Ação em alusão à Semana da Criança emocionou a artesã Terezinha Gonzaga
Na manhã desta quinta-feira (10), na Escola Municipal Paulina Monteiro, foi realizada uma oficina de barro com os alunos do 3º ano, em alusão à Semana da Criança. A aula foi planejada pedagogicamente com base nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de valorizar a cultura de Caruaru por meio do barro.
Patrimônio Vivo e artesã do Alto do Moura, Terezinha Gonzaga foi convidada para ministrar a oficina. Além de falar sobre a cultura local, ela ensinou às crianças a importância da arte do barro. "Essa ação valoriza nosso artesanato. Foi uma ideia muito linda, fico feliz em participar. Passar o que aprendemos é muito importante, principalmente para as crianças, que amam mexer com o barro. É a cultura sendo cada vez mais valorizada", falou emocionada a artesã Terezinha Gonzaga.
"Eu gostei muito da aula de hoje e achei muito legal conhecer Terezinha. Fiz uma panelinha, vou levar para casa e deixar no meu quarto", comentou a estudante de 9 anos, Ana Jamyle.
A gestão da escola acredita que ações como essas promovem um novo despertar para o desenvolvimento de múltiplas competências cognitivas nas crianças. E por isso, juntamente com a idealizadora da ação, a professora Brenda Lemony reuniu as duas turmas do 3º ano e detalhou como surgiu a ideia."A escolha fez parte dos componentes planejados no currículo. Pensamos justamente em trazer essa dignidade do artesão para as escolas. É importante que as crianças tenham contato com a cultura local, por isso, estamos planejando uma visita ao Alto do Moura. A arte tem esse poder de inclusão, algo que é tão importante para todos os alunos", afirmou Brenda.