Primeira-dama de Gravatá e família sofrem com onda de ataques, ofensas e perseguição política
Publicado em 28/10/2024 às 08:14


Nos últimos meses, Gravatá, cidade do interior pernambucano, tem sido palco de uma onda de ataques, contra a mulher, difamatórios, ofensas e perseguição política direcionados à primeira-dama Viviane Facundes e a seus familiares. Os episódios ganharam destaque após uma série de publicações feitas pelo blogueiro local Marivan Melo, que teria iniciado uma campanha de ofensas e provocações contra Viviane e sua família.


Viviane Facundes, que também é secretária de Obras e Serviços Públicos, cargo historicamente dominado por homens, vem sendo alvo de ataques nas redes sociais do blogueiro. Os conteúdos frequentemente incluem ofensas de cunho pessoal, que não apenas mancham sua imagem pública, mas também são vistos por muitos como uma tentativa de desqualificar o trabalho de uma mulher em um cargo de liderança. 


Campanha de Ódio: Acusações, Difamações e Intimidações


Segundo informações locais, a campanha de ataques intensificou-se, em julho de 2024, após Marivan Melo ter sido exonerado de um cargo comissionado na administração municipal do prefeito Padre Joselito. Desde então, ele teria utilizado suas redes sociais para difamar Viviane e até mesmo outros membros de sua família, incluindo a mãe idosa da primeira-dama e suas irmãs. Moradores da cidade relatam que os vídeos e publicações apresentam linguagem ofensiva e carregada de baixo calão, o que tem causado indignação e constrangimento na comunidade.


Diante da gravidade das ameaças e das ofensas constantes, Viviane Facundes recorreu à Justiça e conseguiu uma medida protetiva contra o blogueiro, estabelecendo uma distância mínima de 200 metros entre ele e os membros de sua família. No entanto, relatos indicam que Marivan Melo não estaria cumprindo as ordens judiciais. Na última sexta-feira, ele teria sido visto nas imediações da residência da mãe da Primeira-Dama, onde a situação escalou para um confronto direto, resultando em um episódio de intimidação contra a senhora idosa. 


O blogueiro, agressor, difamador e caluniador após provocações e agressões verbais quer ser vítima, inclusive, acusando a idosa de tentativa de homicídio. Mas e todas as agressões e falsas acusações que ele tem feito desde julho, como ficam?


Oposição Política ou Motivações Pessoais?


As ações de Marivan Melo contra Viviane e sua família levantaram suspeitas na cidade, alimentadas por publicações recentes do blogueiro, onde ele exibe uma vida de viagens e luxos. Essas postagens chamaram a atenção, uma vez que até recentemente ele pedia apoio financeiro em suas redes sociais. Rumores entre os moradores sugerem que terceiros possam estar financiando essa campanha contra a Primeira-Dama, possivelmente com interesses políticos.


Enquanto o caso repercute em Gravatá, a comunidade se pergunta quais seriam os reais interesses por trás de tamanha campanha de ataques contra uma mulher em posição de liderança e sua família. Viviane Facundes segue tomando medidas judiciais para proteger seus direitos e os de seus familiares, enquanto o blogueiro responde a uma série de processos criminais e por danos morais na Justiça de Pernambuco. 


O desfecho desse caso coloca em evidência as questões de ataques com calúnias e difamações, essa violência verbal enfrentadas por mulheres que ocupam cargos de destaque, além de suscitar reflexões sobre o papel das redes sociais na propagação de discursos de ódio e desinformação. O que estaria por trás de toda essa campanha misógina contra uma mulher, sua mãe e irmãs? Porque o acusador, caluniador, difamador e agressor passaria a ser vítima?