A Secretaria de Educação de Garanhuns realizou nesta quarta-feira (30) o Seminário de Boas Práticas do Programa Criança Alfabetizada. A iniciativa teve como objetivo compartilhar e refletir sobre relatos de experiências realizadas por professores de creche com crianças de zero a três anos e por professores do Ensino Fundamental com estudantes do primeiro ao quinto ano. Participaram do encontro professores, gestores escolares e formadores do programa.
“Nosso objetivo é evidenciar o compromisso e a dedicação dos professores, reforçando a importância da formação continuada e as ações do programa Criança Alfabetizada, que tem contribuído para qualificar professores que inspiram e promovem uma aprendizagem significativa”, afirmou a Diretora de Ensino, Adriana Cordeiro.
Durante a manhã, os professores apresentaram ações educativas que desenvolveram nas creches e também experiências de alfabetização. “Nós estamos falando aqui de creche, de Educação Infantil, de ciclo de alfabetização. É na primeira infância que se consolidam os principais estruturas para a vida inteira. A gente precisa pensar sobre o resultado que estamos proporcionando para que essas crianças e estudantes construam suas vidas”, disse Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.
O município de Garanhuns aderiu neste ano ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que funciona em regime de colaboração entre o Governo Federal, os Estados e os municípios. O programa tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.