Prefeitura de Caruaru promoveu capacitação sobre Introdução Alimentar com equipes de nutrição e enfermagem da rede municipal
Publicado em 06/06/2025 às 08:24

O objetivo do encontro foi promover a atualização técnica dos profissionais, com base nas recomendações atuais sobre uma introdução alimentar adequada e saudável


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Coordenação de Nutrição, realizou, nesta quinta-feira (05), uma capacitação voltada aos profissionais de enfermagem e nutrição da rede municipal. O encontro aconteceu no Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (CERPRINC).


Com o tema “Introdução Alimentar: Práticas na Primeira Infância”, a capacitação foi conduzida pela nutricionista do AME Infantojuvenil e abordou aspectos fundamentais sobre os cuidados nutricionais nos primeiros anos de vida. O foco foi a promoção da saúde, a prevenção de agravos e o fortalecimento do cuidado multiprofissional.


O objetivo do encontro foi promover a atualização técnica dos profissionais, com base nas recomendações atuais sobre uma introdução alimentar adequada e saudável, contribuindo para o aprimoramento da atenção integral à saúde da criança.

Em Caruaru, Priscila Krause diz: “Fico muito feliz em poder estar aqui, no maior, mais bonito e mais seguro São João do mundo”
Publicado em 06/06/2025 às 08:23

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, do PSD, participou da abertura oficial da edição deste ano do ‘Maior São João do Mundo’, em Caruaru. Priscila tem atuação política/administrativa destacada na gestão da governadora Raquel Lyra, do PSD, sendo parte importante das principais decisões e ações da gestão.


Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier ela falou sobre a força do São João da Capital do Forró. “Fico muito feliz em poder estar aqui, no maior, mais bonito e mais seguro São João do mundo”, disse ela, frisando ainda o incremento que o evento acarreta na economia local, com destaque para a geração de emprego e renda.


“A festa acarreta a movimentação de toda a cadeia produtiva. São hotéis, pousadas, casas de festa, assessórios, tecidos, todo mundo se prepara para receber o bem os turistas”, disse e emendou, “A expectativa é de que haja o incremento de 700 milhões de reais na economia da cidade. É dinheiro na veia, injetado na nossa economia, contribuindo para o crescimento que Pernambuco vem experimentando desde 2023”.

Joãozinho Tenório deixa claro: “Irei para um partido onde eu fique a vontade, fique tranquilo e claro, que faça parte da base eleitoral da governadora Raquel Lyra”
Publicado em 06/06/2025 às 08:22

O deputado estadual Joãozinho Tenório, do PRD, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com 42 emissoras interligadas e que tem como ‘cabeça de rede’ a RPFM (104.3). Joãozinho é um dos principais nomes da base de apoio da governadora Raquel Lyra, do PSD, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e tem tido atuação destacada ao longo deste mandato.


Segundo ele, sua rotina como deputado é intensa e voltada a ouvir a população pernambucana. “Tenho andado por todo o estado, ouvido a população e levado as demandas para o governo. Estamos satisfeitos com este modelo político, mas sabemos que a cada dia surge um novo desafio, que é superado com ações e obras que contemplem os anseios do povo pernambucano”, disse ele no programa.


Joãozinho Tenório falou ainda sobre o seu futuro partidário, já que a legenda, o PRD, passou por mudança no comando em Pernambuco e agora se declara independente da base eleitoral de Raquel Lyra. “Fui eleito pelo Patriota, que depois passou por uma fusão e passou a se chamar PRD. Agora, sob a presidência do prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, eles dizem que o partido nem está aliado a Raquel, nem a João Campos... Irei para um partido onde eu fique a vontade, fique tranquilo e claro, que faça parte da base eleitoral da governadora Raquel Lyra”.

FIG 35 Anos terá identidade visual em xilogravura assinada por Bacaro Borges, em homenagem a J. Borges
Publicado em 04/06/2025 às 08:05

Filho do mestre J. Borges, artista pernambucano traduz a alma do festival com traços da cultura popular nordestina


Pela primeira vez em 35 anos de existência, a identidade visual do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) será inspirada na xilogravura. O conceito gráfico da 33ª edição do festival será assinado por Bacaro Borges, artista pernambucano natural de Bezerros e filho do mestre J. Borges, um dos maiores nomes da cultura pernambucana.


A proposta estética do FIG foi desenvolvida com o objetivo de representar, através da xilogravura, a alma do festival, suas múltiplas linguagens, além da identidade cultural do Nordeste e da cidade de Garanhuns. A arte criada por Bacaro traz figuras do povo, cenas cotidianas, manifestações culturais de rua e expressões típicas do Agreste pernambucano.


A escolha de Bacaro também tem forte valor simbólico. J. Borges, que faleceu em 2024, é um dos homenageados do FIG este ano. O mestre da xilogravura é reconhecido internacionalmente por sua contribuição à arte popular. Nascido em Bezerros, J. Borges começou a esculpir em madeira nos anos 60, quando se tornou referência nacional por suas obras que retratam o universo nordestino, com cenas do cotidiano, lendas, cordéis e crítica social. Em vida, J. Borges foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco.


Com 25 anos, Bacaro Borges carrega desde a infância a influência do pai. Produziu sua primeira xilogravura aos quatro anos e hoje possui uma produção artística marcada pela riqueza de detalhes e por temas que abordam a realidade social do povo nordestino. Apesar de seguir a mesma técnica, Bacaro desenvolveu um estilo próprio, contemporâneo e sensível, que vem ganhando espaço em murais, exposições e projetos gráficos em todo o país.


"É uma satisfação enorme fazer este trabalho tão especial, porque o Festival de Inverno de Garanhuns é um evento conhecido nacionalmente e mundialmente. E a gente tem toda uma história com a cidade também. É uma cidade que eu particularmente gosto muito", destacou o artista Bacaro Borges.


Ao adotar pela primeira vez a xilogravura como base de sua comunicação visual, o Festival de Inverno de Garanhuns reforça seu compromisso com a valorização da cultura popular e estabelece um diálogo direto com o patrimônio artístico de Pernambuco.

Prefeitura lança oficialmente 33º Festival de Inverno de Garanhuns, que comemora 35 anos do evento
Publicado em 04/06/2025 às 08:04

Mais de 20 polos de cultura vão animar o maior Festival Multicultural da América Latina entre os dias 10 a 27 de julho de 2025


Nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, lançou oficialmente a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que completa 35 anos em 2025. Entre os dias 10 a 27 de julho, a Suíça Pernambucana vai se transformar no palco do Maior Festival Multicultural da América Latina, contando com mais de 20 polos de cultura e diversas linguagens artísticas, como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo e gastronomia.


“Este ano, o FIG completa 35 anos e estamos, em mais uma edição, anunciando a programação com bastante antecedência. Toda a rede hoteleira de Garanhuns e da região já está sendo procurada pelos turistas e isso é fruto de planejamento e organização por parte da nossa gestão”, comentou o prefeito Sivaldo Albino. Na ocasião, o prefeito também anunciou a data do 34º FIG, que acontecerá dos dias 09 a 26 de julho de 2026.


A edição de 35 anos do FIG vai homenagear o artista pernambucano J. Borges. Xilógrafo, poeta e cordelista natural de Bezerros, foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco e eternizou, em sua arte, o cotidiano e alma do povo nordestino.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              


“Com uma grade completamente gratuita, o 33º FIG vai atrair visitantes de todo o Brasil, consolidando, mais uma vez, a Cidade das Flores como centro de turismo e transformação. Desde 2024, a Prefeitura assumiu com orgulho a produção do FIG, amplificando nosso patrimônio artístico e promovendo o acesso democrático à arte e à cultura”, declarou a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino.


IDENTIDADE VISUAL — Em 2025, o artista bezerrense Bacaro Borges será o responsável por produzir a identidade visual do evento. Honrando o legado do pai, J. Borges, o jovem artista buscou unir a tradição da xilogravura com a pluralidade cultural do FIG. A arte criada por Bacaro traz figuras do povo, cenas cotidianas, manifestações culturais de rua e expressões típicas do Agreste pernambucano.


MÚSICA — No 33º FIG, a música vai além da Praça Mestre Dominguinhos. Outros polos muito procurados pelo público estarão presentes na programação, dentre eles, o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que trará apresentações intimistas; o Palco Pop e o Palco Forró Zé da Macuca, localizado na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário); e o Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden.


CULTURA POPULAR — Grandes atrações da cultura popular pernambucana e regional estarão presentes no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, entre os dias 19 e 27 de julho. Dentre eles, Mestre João Limoeiro; Mestre Galo Preto; João do Pife e Banda Dois Irmãos e Coco Raízes de Arcoverde.


CORTEJOS — Movimentações populares estarão presentes nas tardes do FIG, como o Boi da Macuca, Bloco da Saudade, Maracatu Leão Vencedor de Carpina e a Troça Carnavalesca Mista John Travolta. Os cortejos saem do Relógio de Flores em direção ao Parque Euclides Dourado, aos sábados e domingos.


ARTES VISUAIS — A programação do 33º FIG conta com exposições de artes visuais e fotografia no polo Galeria Galpão, que será realizado no Colégio Municipal Padre Agobar Valença. Territorialidade e expressão cultural estão entre os temas das exposições, que acontecem de 18 a 27 de julho.


TEATRO E DANÇA — O FIG conta com três polos dedicados às artes cênicas, incluindo teatro adulto, infantil e alternativo. Na programação, expoentes do teatro, como os espetáculos “Romeu e Julieta - Cordel de Ariano Suassuna”, de Aramis Trindade, e “O Figurante”, de Mateus Solano, compõem a grade, que se inicia no dia 18 de julho. Espetáculos de dança, como “O amor escapa por entre os planos” e “Tudo em volta é só beleza”, fazem parte da grade de dança, que será realizada no Centro Cultural do Sesc Garanhuns. 


CIRCO — A programação de artes circenses do 33º FIG acontecerá na Lona de Circo Índia Morena, que, em 2025, conta com três semanas de duração e será localizada na Rua Cel. Antônio Victor, próximo à Praça Mestre Dominguinhos. Circo do Cheirozinho, Alakazam e a Mostra de Circo Pernambucano integram a grade, garantindo diversão e cultura para toda a família. 


CASA DOS SABERES - Diversas oficinas serão promovidas na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contempla por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, gastronomia, entre outros.


SESC E SEBRAE - No Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE será promovida uma série de ações voltadas para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil. Já no Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue mantida para realização de mais um ano do Armazém das Artes e Negócios, com espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano e também com o Espaço de Queijos e Vinhos.


Outras informações sobre o evento podem ser acessadas por meio do Instagram @figgaranhunsoficial. A programação completa está disponível a seguir: https://docs.google.com/document/d/1VoRAjzeyzyZLs7LMcBQ2eq34lErkQpGgC-Pau1xyidw/edit?usp=sharing. 


Rodrigo Pinheiro envia à Câmara projeto de lei de grandes geradores de resíduos para tornar Caruaru cada vez mais limpa e sustentável
Publicado em 04/06/2025 às 08:03

Outros importantes projetos também foram encaminhados ao poder legislativo


O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei de grandes geradores de resíduos, que tem como objetivo tornar o município cada vez mais limpo e sustentável. 


O projeto segue umas das obrigações legais da lei federal do marco do saneamento (lei nº 14.026/2020), que define que os municípios deliberem sobre a obrigatoriedade da identificação, controle e responsabilidade pelos descartes dos resíduos sólidos por parte dos grandes geradores. Neste projeto há modificações importantes, prezando pela economicidade de Caruaru, além de incentivar a prática da reciclagem, uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável.


“Assim como acontecem nas principais capitais e cidades do país, os grandes geradores, sejam eles pessoas físicas ou pessoas jurídicas, deixarão de pagar a taxa de coleta de lixo, para terem a opção de descarte dos resíduos de maneira particular ou através de reciclagem e outros projetos sustentáveis” ressaltou o prefeito. 


Além deste projeto de lei, outros também foram enviados: 


- Nova lei que regulariza os postos de combustíveis de Caruaru (atualização conforme lei federal);

- Atualização na legislação ambiental, flexibilizando as obrigações do contribuinte;

- Atualização de parâmetros construtivos (construção civil)

Juntos pela Segurança: governadora Raquel Lyra envia à Alepe projeto de lei que cria cinco novos batalhões da Polícia Militar
Publicado em 04/06/2025 às 08:02

Novos batalhões serão implantados em Goiana, Bezerros, Camaragibe, Arcoverde e Barreiros como parte da reestruturação da segurança pública em Pernambuco


A governadora Raquel Lyra encaminhou, na manhã desta quarta-feira (4), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o projeto de lei que autoriza a criação de cinco novos Batalhões da Polícia Militar (BPM) em diferentes regiões do Estado. A iniciativa integra as ações do Juntos pela Segurança para reestruturar a segurança pública, descentralizar o policiamento ostensivo e reforçar o combate à criminalidade em todo o território pernambucano.


"Enviamos um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, criando cinco novos batalhões da Polícia Militar em Bezerros, Goiana, Barreiros, Camaragibe e Arcoverde. Essa é mais uma ação do Juntos pela Segurança que se soma a muitos outros investimentos que estão trazendo excelentes resultados para a segurança pública no Estado. Em maio, chegamos a 13 meses seguidos de redução de mortes violentas em Pernambuco. Essa é uma marca histórica. Mas não descansamos e seguimos trabalhando. Em agosto, mais 2.400 novos policiais militares ingressarão nas forças operacionais de segurança", destacou a governadora Raquel Lyra.


Serão criadas as seguintes unidades: 27º BPM (Goiana, na Zona da Mata Norte), 28º BPM (Bezerros, no Agreste Central), 29º BPM (Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife), 3º BIEsp (Arcoverde, no Sertão do Moxotó) e 4º BIEsp (Barreiros, na Zona da Mata Sul). A criação das novas unidades foi estruturada com base no Plano de Articulação e Desdobramento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). 


A proposta de reestruturação inclui ainda a criação do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), com sede no Recife Antigo, e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), com sede em Igarassu, na Região Metropolitana. Ambos substituem unidades anteriores (CIATur e CIPOMA) e passam a operar de forma especializada sob a estrutura da Diretoria Integrada Especializada da PMPE.


"Essa é mais uma ação do Juntos pela Segurança, que prioriza o fortalecimento institucional. Continuamos investindo de forma técnica e planejada para garantir que as forças de segurança tenham as condições necessárias para atuar de forma eficaz em todo o território pernambucano e seguiremos trabalhando na redução dos índices de violência em Pernambuco", ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.


AVANÇOS - Pernambuco fechou, no último sábado (31), o mês de maio mais seguro dos últimos 21 anos, registrando 8,1% menos Mortes Violentas Intencionais (MVIs) do que no mesmo período de 2024. Com uma taxa de 33,8 mortes por cem mil habitantes, este foi o melhor mês de maio da série histórica e a segunda melhor taxa, em períodos de 12 meses, já registrada no Estado.


Com esse resultado, Pernambuco acumula, em 2025, uma queda de 14,3% nos homicídios em comparação com os cinco primeiros meses de 2024. Ao todo, 226 vidas foram preservadas graças às ações integradas de prevenção, investigação e repressão qualificada.


A violência contra a mulher também apresentou recuos importantes, com uma redução de de 28,1% no comparativo entre maio deste ano e maio de 2024. Já os crimes de Morte Violenta Intencional (MVI) contra mulheres caíram 51,9%, consolidando o avanço das políticas públicas voltadas à proteção da mulher pernambucana. Dados preliminares da Secretaria de Defesa Social ainda apontam 6% de redução nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) em comparação a maio de 2024.

Juntos pela Segurança: Pernambuco tem o mês de maio mais seguro dos últimos 21 anos
Publicado em 04/06/2025 às 08:02

Estado registrou queda de 8,1% nas Mortes Violentas Intencionais no mês que se encerrou no último sábado


Pernambuco fechou, no último sábado (31), o mês de maio mais seguro dos últimos 21 anos, registrando 8,1% menos Mortes Violentas Intencionais (MVIs) do que no mesmo período de 2024. Com uma taxa de 33,8 mortes por cem mil habitantes, este foi o melhor mês de maio da série histórica e a segunda melhor taxa, em períodos de 12 meses, já registrada no Estado.


Com esse resultado, Pernambuco acumula, em 2025, uma queda de 14,3% nos homicídios em comparação com os cinco primeiros meses de 2024. Ao todo, 226 vidas foram preservadas graças às ações integradas de prevenção, investigação e repressão qualificada. “O governo inteiro está empenhado em virar a chave da segurança em Pernambuco, e o resultado de tantos meses de trabalho está posto: mais de um ano de redução nos casos de homicídios e o mês de maio mais seguro da série histórica. Essa é a mudança que queremos oferecer ao nosso povo, esse é o Estado que sonhamos e merecemos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


“Esse é um quadro que nos estimula a seguir firmes. O trabalho das forças de segurança está alinhado e comprometido com a missão de salvar vidas. Investimos em inteligência, presença policial e integração com a comunidade. Os números mostram que estamos no caminho certo, mas sabemos que o trabalho não para por aí”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.


A violência contra a mulher também apresentou recuos importantes. Em maio, foram registrados cinco casos de feminicídio, contra sete no mesmo mês de 2024 — uma redução de 28,1%. Já os crimes de Morte Violenta Intencional (MVI) contra mulheres caíram 51,9%, consolidando o avanço das políticas públicas voltadas à proteção da mulher pernambucana.


No campo dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), maio também apresentou resultado positivo. Dados preliminares da SDS apontam 6% de redução em comparação a maio de 2024, reforçando a tendência de queda nos crimes contra a população. “A redução dos crimes patrimoniais também é uma prioridade. Sabemos o quanto esses delitos impactam no dia a dia das pessoas, por isso estamos adotando novas estratégias para a atuação do policiamento ostensivo e da inteligência”, completou Alessandro Carvalho.

No Circuito Literário de Pernambuco em Caruaru, governadora Raquel Lyra destaca educação e cultura como pilares da transformação do Estado
Publicado em 04/06/2025 às 07:58

Evento, realizado pelo Governo do Estado, já passou por Serra Talhada e terá etapas em Petrolina e no Centro de Convenções, em Olinda


A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (3), do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), que acontece até o próximo sábado (7), no Polo Comercial de Caruaru, no Agreste Central. Com entrada gratuita, o evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), e tem uma programação educativa e cultural diversificada. Durante toda a programação do Clipe 2025, que já passou por Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e ainda será realizado em Petrolina, no Sertão do São Francisco, e no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, professores e servidores da SEE podem adquirir livros e materiais didáticos por meio do Bônus Livro, concedido pela gestão estadual. 


“Não existe população que cresça nem sociedade que se desenvolva sem investir em educação. Essa é mais uma ação do nosso programa Juntos pela Educação. Aqui, além de toda a programação cultural, a gente também oferece o Bônus Livro, um cartão com crédito de mais de R$ 1 mil para professores e mais de R$ 500 para assistentes e analistas. Com esse benefício, nossos profissionais da educação podem investir na compra de livros, seja para aprofundar conteúdo ligado ao seu trabalho, seja para ampliar seus horizontes e enriquecer sua bagagem cultural”, destacou a governadora Raquel Lyra.


A edição 2025 do Clipe tem como tema “A justiça socioambiental num contexto de leituras do mundo”. A proposta é integrar a comunidade escolar em torno de práticas educativas voltadas à preservação ambiental, à sustentabilidade e à justiça social. 


Para o secretário de Educação, Gilson Monteiro, a etapa do Clipe em Caruaru contribui para o desenvolvimento cultural e econômico da região. “A importância do Circuito Literário é grande, não só para a comunidade escolar, mas para todo o Agreste, quando se fomenta o desenvolvimento econômico da região. O evento acontece durante toda a semana em Caruaru, trazendo arte, cultura e literatura de forma que possa abranger todo mundo", ressaltou.


Bônus Livro - O Bônus Livro é destinado a servidores efetivos e contratados que estejam em pleno exercício de suas funções na Secretaria Estadual de Educação. Em 2025, os docentes passam a receber R$ 1.045,60 e os analistas e assistentes têm direito ao valor R$ 522,80. A estimativa é que cerca de 40 mil profissionais da educação sejam beneficiados. O cartão está sendo entregue pelas Gerências Regionais de Educação (GREs), ou diretamente na feira, nos estandes da SEE.


Um dos contemplados pelo Bônus Livro é Carlos Soares da Silva, de 56 anos, professor da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria de Lourdes Temporal, em Cupira, no Agreste Central. Ele é um dos homenageados do Clipe 2025 e foi eleito professor-escritor pela GRE Caruaru. “Depois de 20 anos de trabalho e luta, de ser escritor e cordelista, receber uma homenagem como essa é muito gratificante. Além disso, ser contemplado com Bônus Livro é muito bom. Para o professor receber um livro de presente, é a melhor satisfação do mundo”, comemorou.


Atividades culturais - Além dos estandes de livros, o Clipe é recheado de atividades educativas e culturais. Em Caruaru, o Circuito Literário tem shows de Maciel Melo, Maestro Forró, Josildo Sá, Irah Caldeira, Vitória do Pífano, entre outros artistas. O evento também conta com palestras da ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó e de João Suassuna, neto do escritor Ariano Suassuna, que apresenta uma aula-espetáculo sobre o Movimento Armorial e a vida e a obra do avô, além de escritores e convidados de áreas diversas.