Fazenda urbana de FOLHA DA MACONHA, em Olinda, se prepara para atender demanda com fins medicinais
Publicado em 14/01/2025 às 08:47

A Aliança Medicinal, a primeira fazenda urbana de Cannabis sativa para fins medicinais do país, ampliando suas instalações em Olinda, Pernambuco, a fim de atender ao aumento da demanda por óleo medicinal. A edição 2024 do Anuário da Cannabis Medicinal no Brasil, publicado pela Kaia Mind, revela que 672 mil pessoas fizeram tratamentos com derivados da Cannabis no país no ano passado. O número é considerado um recorde e é 56% maior do que o registrado em 2023.


O crescimento é acompanhado pela Aliança, que abre as portas para médicos interessados em informações técnicas para prescrever o medicamento que, a cada dia, é mais pedido pelos pacientes que estão mais informados e perdendo o preconceito contra a maconha, o nome popular da Cannabis sativa.

“Conheci a Cannabis quando minha mãe teve câncer e eu ainda era estudante de medicina e passei a pesquisar a planta e entender seus benefícios, mas sofria discriminação dos próprios colegas. Hoje eles querem conhecer o processo da Aliança, que vai do cultivo à fabricação e distribuição do óleo, e suas inúmeras possibilidades para tratar doenças como o câncer, fibromialgia, reumatismo, depressão, epilepsia e até o autismo”, revela a diretora-médica da Aliança Medicinal, Rafaela Espósito.


Regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para cultivar a planta e produzir o óleo medicinal à base do THC (tetrahidrocanabinol) e do CBD (canabidiol), os fitocanabinoides mais conhecidos da Cannabis, a Aliança é fruto da batalha da sua presidente, Hélida Lacerda, que via seu filho Antonny sofrer até 80 convulsões por dia. Portador de epilepsia refratária e apraxia progressiva, aos 12 anos uma médica disse que ele teria só mais um ano de vida.



DO PORTAL DAS PREFEITURAS

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, divulga o calendário de pagamentos para 2025
Publicado em 14/01/2025 às 08:24

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, divulga o calendário de pagamentos para 2025, com informações sobre as datas de pagamento das Secretarias, Autarquias e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Garanhuns (IPSG). O cronograma contempla tanto os servidores ativos, quanto os aposentados e pensionistas do município.

A divulgação antecipada tem o intuito de facilitar o planejamento financeiro dos servidores, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso da gestão com a movimentação da economia local. Ao informar previamente as datas de pagamento, a iniciativa beneficia os setores de comércio e serviços, promovendo maior previsibilidade na circulação de recursos.

 Os primeiros pagamentos de 2025 seguirão a ordem: aposentados e pensionistas do IPSG recebem no dia 24 de janeiro; servidores de todas as Secretarias, incluindo a AMSTT, receberão em 30 de janeiro e a Aesga no dia 07 de fevereiro. 

AMC realizará interdição temporária da Rua Cônego Júlio Cabral, no bairro Universitário
Publicado em 14/01/2025 às 08:23

Nesta quarta-feira(15), a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) irá interditar um trecho da Rua Cônego Júlio Cabral, no bairro Universitário, para serviço de despoluição do Canal do Bairro do Salgado. A previsão da liberação da via é de 30 dias.

Os condutores que quiserem acessar o Bairro Universitário, sentido subúrbio, ao final da Rua Tupy, devem convergir à direita, na rua São Jorge, entrar à esquerda na Rua Carlos Eduardo Pereira, à direita na Rua Carlos Chagas e à esquerda na Rua Guerra Junqueira, retornando à Rua Cônego Júlio Cabral.

Já os condutores que estiverem no sentido centro, devem convergir à direita na Avenida Suécia e à esquerda na Avenida Amazonas, retornando à Rua Cônego Júlio Cabral.

RANKING NORDESTE 2024: PERNAMBUCO CRESCE NA PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR
Publicado em 14/01/2025 às 07:56

Um dos pilares da política econômica adotada pelo Governo de Pernambuco na busca pelo desenvolvimento sustentável, a produção de energia solar cresceu no Estado em 2024. Entre os estados do Nordeste, Pernambuco foi líder no ano passado no crescimento da geração distribuída, com 34.944 novas unidades, um aumento de 47% quando comparado com as unidades conectadas até 2023.. No acumulado da geração distribuída na região, Pernambuco terminou 2024 com 109.941 unidades, conquistando o segundo lugar no total de unidades consumidoras que geram sua própria energia. Quando considerada a potência instalada de geração solar distribuída, o Estado cresceu 31% em 2024 com relação ao ano anterior, superando a marca de 1GW. 


Os números são da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e refletem um novo momento em que vive o Estado, com mais estímulo da gestão estadual para a produção de energias renováveis. De acordo com o Secretário Executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Sá, o crescimento na geração distribuída deve-se também ao ambiente mais atrativo criado pelo governo. "Existem iniciativas importantes da gestão Raquel Lyra para apoiar a expansão da energia solar em nosso Estado. A primeira que eu destaco é a simplificação do licenciamento ambiental para as usinas solares de pequeno porte. Uma importante melhoria, que entrou em vigor em 2024, foi a inexigibilidade de licenciamento ambiental para unidades de geração de energia solar com até meio mega de capacidade instalada. Isso representa cerca de 99% das unidades de geração distribuída em Pernambuco. São usinas de pequeno porte que têm baixo impacto ambiental. A desburocratização do licenciamento ambiental, conquista do governo Raquel Lyra, facilita o acesso a fonte solar pela população e pelos empreendedores que investem e implantam essas usinas", ressalta.  


Essa ação foi fruto de um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, CPRH, por representantes da sociedade civil e do setor de energia. Ele lembra ainda os programas de incentivos fiscais oferecidos pelo Governo de Pernambuco. "Possuímos um pacote robusto de incentivos fiscais. Pernambuco foi um dos três primeiros estados do Brasil a conceder isenção de ICMS para os consumidores que geram a sua própria energia com usinas de até 1MW de capacidade instalada. Além disso, temos um pacote de incentivos que incluem o diferimento do ICMS para aquisição de equipamentos de geração solar e desoneram o ICMS para a atividade de fabricação de equipamentos de geração solar em nosso estado", lembrou.

Prefeitura de Garanhuns inicia recuperação de vias afetadas pelas fortes chuvas dessa sexta-feira
Publicado em 13/01/2025 às 11:00

Com volume superior a 125mm, fortes chuvas caídas em Garanhuns nessa sexta-feira (10) à noite, entrando pela madrugada deste sábado, causaram estragos em vias urbanas do município, quedas de árvores, além de outros prejuízos na infraestrutura. As equipes da prefeitura já iniciaram os trabalhos de recuperação das vias afetadas, inclusive fazendo levantamento das estradas na zona rural.


Equipes das secretarias de Infraestrutura e Obras, Meio Ambiente, Defesa Civil, AMSTT e Assistência Social estiveram à postos durante toda a noite, e nesta manhã de sábado estão fazendo levantamento dos estragos causados, realizando serviços de restauração e fazendo busca ativa por famílias que possam ter sido afetadas pelas chuvas.


Por determinação do prefeito Sivaldo Albino, haverá uma reunião na próxima segunda (13), para definir estratégias e metas que possam solucionar os problemas o quanto antes. Enquanto isso, os trabalhos seguirão por todo o final de semana.

Governo Raquel Lyra valoriza patrimônio cultural de Pernambuco e impulsiona a produção artística estadual
Publicado em 13/01/2025 às 10:59

Por meio da Secult e da Fundarpe, gestão estadual reabriu o Cinema São Luiz, promoveu o festival Pernambuco Meu País, fortaleceu o Funcultura e assegurou a realização de projetos importantes

A valorização da cultura pernambucana é uma das principais marcas do Governo Raquel Lyra. Em 2024, a gestão estadual, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), reabriu o Cinema São Luiz, promoveu a primeira edição do festival Pernambuco Meu País - realizado em oito municípios do Agreste e do Sertão -, implementou políticas públicas para o fortalecimento do setor artístico e assegurou a realização de projetos importantes, como a revitalização do Mosteiro de São Bento, em Olinda, da Igreja Matriz de Santo Antônio e do antigo prédio do Diario de Pernambuco, ambos no Recife.

"Investimos fortemente na valorização do nosso patrimônio cultural. A reabertura do Cinema São Luiz é prova disso. Com esta histórica sala de cinema reaberta, contribuímos para movimentar o Centro do Recife. A área central da nossa capital também será valorizada com a recuperação do Liceu de Artes e Ofícios e do antigo prédio do Diario de Pernambuco, devolvendo ao centro da cidade a importância que ele tem. Também investimos nos ciclos carnavalesco e junino e ajudamos a movimentar a economia no interior do Estado com o festival Pernambuco Meu País. Uma iniciativa inédita, que reuniu centenas de atrações e contribuiu para impulsionar o turismo das cidades-sede do evento e gerar emprego e renda", afirmou a governadora Raquel Lyra.

A reabertura do Cinema São Luiz ao público ocorreu em novembro do ano passado, com a realização do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife. Para devolver a sala de cinema aos pernambucanos, as intervenções incluíram a recuperação da coberta, orçada em R$ 106 mil, com investimento da gestão estadual, e a restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão, por meio de recursos do governo federal através da Lei Paulo Gustavo (LPG). As obras foram realizadas pela Secult e Fundarpe. Outros serviços serão executados ao longo dos próximos meses, como a recuperação estrutural das marquises externas, a implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio, a requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador acessível aos quatro pavimentos superiores. O investimento total é de R$ 1,9 milhão, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

"Estamos cuidando desse valioso patrimônio, que é o Cinema São Luiz, com a devida atenção que ele merece. E paralelamente não descuidamos de outras ações, pois cuidar da cultura é um compromisso inegociável para este governo. De forma pioneira, o Estado, por meio da Secult, está investindo em um censo cultural para mapear a produção cultural de Pernambuco. Dessa forma, os investimentos e políticas públicas para o setor serão feitos em conjunto com toda a cadeia produtiva da cultura pernambucana, pois sabemos que quem ouve mais erra menos", afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

Com mais de R$ 209 milhões investidos, a Secult e a Fundarpe fizeram valer sua vocação para impulsionar a produção cultural em diversas linguagens, promovendo a interiorização e o acesso à cultura para um número crescente de pernambucanos. "Conseguimos expandir o alcance da cultura pernambucana. Ao investir na formação de novos públicos, no fortalecimento de nossa produção e na projeção internacional de nossas tradições, 2024 se consolidou como um ano de grandes vitórias para a cultura do nosso Estado. O trabalho realizado estabelece as bases para um futuro ainda mais próspero para a cultura pernambucana”, declarou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

Nota de funcionamento - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Publicado em 13/01/2025 às 10:53

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o telefone 192, do SAMU, está temporariamente fora do ar devido a uma queda de internet. Os reparos já estão sendo realizados. As pessoas que necessitarem de atendimento podem entrar em contato com o telefone funcional: (81) 98384-4303.

GOVERNO LULA gasta R$ 87,2 milhões em PUBLICIDADE na TV Globo em 2024; valor é 53% do total
Publicado em 11/01/2025 às 08:31

O governo federal destinou R$ 164,4 milhões para publicidade nas principais emissoras de televisão do Brasil em 2024, marcando mudanças estratégicas na comunicação oficial.

A Rede Globo foi a maior beneficiada, recebendo R$ 87,2 milhões, o que representa 53% do total investido. A informação foi divulgada pelo portal Terra, após consulta ao Portal da Transparência.

Segundo o levantamento, o montante repassado à Globo superou o valor de 2022, quando a emissora recebeu R$ 86,3 milhões.

A Record TV ficou na segunda posição, com R$ 35,8 milhões, enquanto o SBT garantiu R$ 23,2 milhões. O Grupo Bandeirantes recebeu R$ 11,7 milhões, e a RedeTV! ficou com R$ 2,1 milhões.  

A reconfiguração na distribuição das verbas de publicidade chama atenção, especialmente no caso da Record TV.A emissora, que liderou os repasses entre 2019 e 2020, teve uma redução expressiva em comparação aos R$ 41,1 milhões recebidos em 2023. Apesar disso, continua ocupando a segunda posição no ranking.  

Já o SBT, com R$ 23,2 milhões, manteve-se como uma das principais plataformas de divulgação para o governo, consolidando sua relevância no cenário da mídia nacional.  

Os repasses refletem ajustes na estratégia de comunicação da gestão federal, com a Rede Globo retomando a liderança absoluta no recebimento de verbas publicitárias, reafirmando seu papel como a maior emissora do país.

ZUCKERBERG diz que GOVERNO BIDEN obrigou Meta a CENSURAR CRÍTICAS às vacinas de COVID-19
Publicado em 11/01/2025 às 08:29

Em entrevista a um podcast, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, afirmou que a administração de Joe Biden pressionou a empresa para retirar do ar conteúdos relacionados aos efeitos colaterais das vacinas contra a Covid-19, incluindo publicações que, segundo ele, seriam verdadeiras.

Zuckerberg declarou que o governo exigia que a Meta, controladora de plataformas como Facebook e Instagram, excluissem postagens que abordavam os possíveis efeitos adversos das vacinas. A pressão teria ocorrido no contexto das estratégias de combate à desinformação durante a pandemia.

Zuckerberg muda diretrizes

Em uma sinalização a Donald Trump, Mark Zuckerberg publicou, na última terça-feira, 7 de janeiro, em sua conta do Instagram, um vídeo anunciando uma série de mudanças de moderação de conteúdo e checagem de informações nas redes sociais da Meta: Facebook, Instagram e Threads.

O executivo afirmou que a decisão foi tomada para acabar com uma suposta censura na plataforma e afirmou que a América Latina tem "tribunais secretos de censura" Procurada pela reportagem para comentar a declaração, a Meta não quis se manifestar.

LULA E MACRON conversam por telefone sobre fim da CHECAGEM DE FATOS da Meta
Publicado em 11/01/2025 às 08:27

Os governo do Brasil e da França compartilham de posicionamento similar na preocupação com o risco que a disseminação de notícias falsas, por meio de redes sociais, pode representar para a soberania dos países.

O assunto foi abordado durante conversa telefônica entre os presidentes dos dois países nesta sexta-feira, 10 de janeiro.

Segundo o Planalto, a conversa entre Luiz Inácio Lula da Silva e o líder francês Emmanuel Macron durou cerca de 30 minutos e abordou temas das agendas bilateral e global.

Na oportunidade, Macron reiterou o convite ao presidente brasileiro para a visita de Estado à França em junho.

Durante a conversa, Lula elogiou as manifestações do governo francês contrárias à recente decisão da Meta de reduzir a checagem de fatos de suas publicações.

"Eles concordaram que liberdade de expressão não significa liberdade de espalhar mentiras, preconceitos e ofensas”, informou o Planalto.“Ambos consideraram positivo que Brasil e Europa sigam trabalhando juntos para impedir que a disseminação de fake news coloque em risco a soberania dos países, a democracia e os direitos fundamentais de seus cidadãos”, complementou.