A Prefeitura do Recife entregou, neste domingo (14), mais uma obra de pavimentação e drenagem do Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) na Rua Exp. Valdemar Adelino e vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. Na ocasião, o prefeito João Campos também realizou uma vistoria nas obras iniciadas na Rua Isaltino Lobo, no mesmo bairro.
“Esse tipo de intervenção é uma das mais importantes, porque é bem na frente da casa das pessoas e significa muito para elas. Apenas nas redondezas da Linha do Tiro, são mais de R$ 50 milhões de investimentos em obras diversas. Sabemos que quem está em área de risco não pode esperar as chuvas chegarem e as decisões voltadas para infraestrutura precisam ser tomadas pensando em toda a cidade, mas, principalmente, naqueles que mais precisam. Por isso, vamos seguir batendo recordes de investimento no Recife”, garantiu o prefeito.
A Rua Exp Valdemar Adelino recebeu um investimento total de R$ 835 mil na obra. O trecho contemplado possui uma extensão de aproximadamente 150 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em asfalto, numa área de 1.053,16 m². Os passeios foram feitos em uma área de 710,23 m² em piso intertravado. Já a rede de drenagem contou com a implantação de 68,02 metros de tubulação para coleta de águas pluviais, três poços de visita e seis caixas coletoras com grelha.
"Foram sete meses de obra e 150 metros de via que vão melhorar a trafegabilidade de quem passa por esta rua e, principalmente, a qualidade de vida dos moradores. Além disso, também traz mais dignidade para as pessoas, que deixam de pisar em leito natural e conseguem se locomover bem em dias de chuva, devido à drenagem que escoa a água corretamente", afirmou Gabriela Buarque, diretora de manutenção urbana da Emlurb.
Heli Barros da Silva Lobo, de 69 anos, reside na mesma casa há 52 anos com seu marido, Isaltino Lobo. Ele já teve seu acesso à saúde impedido devido à situação de alagamento e lama na rua nos dias de chuva. "Antes, quando chovia, a rua ficava cheia d'água, era péssimo mesmo e há muitos anos os moradores vão atrás para acontecer a reforma aqui. Meu esposo é decifiente e faz hemodiálise, mas já perdeu agendamentos médicos em dias de chuva, porque os carros não queriam chegar até a nossa casa. Mas agora tudo melhorou, ficou ótimo e meu marido é buscado na porta de casa, sem problemas", disse ela.