Vereadores de Gravatá esclarecem matérias em blogs e denunciam tentativa de obstrução à fiscalização na Secretaria de Obras
Publicado em 02/07/2025 às 09:37


Após circulação de matérias em blogs regionais que acusam vereadores de agirem de forma desrespeitosa durante uma fiscalização na Secretaria Municipal de Obras, parlamentares que participaram da ação veem a público esclarecer os fatos e repudiar a forma distorcida como a situação está sendo noticiada.


A visita à Secretaria ocorreu na manhã desta terça-feira (1/7) com a participação de 10 vereadores, que foram ao local para fiscalizar a frota de veículos da secretaria. A ação foi motivada por denúncias recebidas pela Câmara Municipal e integra os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI), instaurada para apurar possíveis irregularidades na gestão pública.


Os vereadores negam qualquer conduta inadequada e destacam que a comitiva manteve uma postura respeitosa durante toda a fiscalização. O que de fato ocorreu foi uma série de atitudes desrespeitosas por parte de membros da gestão da Secretaria de Obras.


O Secretário Executivo da pasta, “comissário Irnaldo” ordenou que o servidor responsável por repassar informações se retirasse do local, impedindo que ele continuasse respondendo às perguntas feitas pelos parlamentares. O mesmo, secretário executivo, teria adotado um tom ríspido e desrespeitoso, especialmente ao se dirigir ao vereador Rafael Prequé e aos demais presentes, numa tentativa clara de constranger, obstruir e deslegitimar a fiscalização.


Além desses episódios, a Secretária de Obras, Viviane Facundes, tentou dissuadir os parlamentares de continuar a fiscalização, sugerindo que eventuais questionamentos fossem feitos apenas por ofício. Tal postura afronta o direito constitucional de fiscalização direta do Poder Legislativo. No momento em que o vereador Rafael foi desrespeitado, a secretária, Viviane Facundes, foi omissa, e debochada, chegando a rir da situação, conforme podemos ver no vídeo e áudios gravados. Numa demonstração clara de incapacidade administrativa gerencial. 


Diante dos fatos, indesejados, os vereadores continuarão exercendo o dever legal de fiscalizar os atos da administração pública, independentemente de pressões ou tentativas de descredibilização por parte de setores ligados ao Executivo.

Veja Também

Terceiro fim de semana do Festival Pernambuco Meu País celebra arte e cultura em Gravatá

Prefeitura de Gravatá realiza pavimentação nos bairros Salgadão e Porta Florada para melhorar o dia a dia da população

Pré-campanha de Jobson da Internet segue em crescimento em Taquaritinga do Norte e recebe adesão de Ronilson de Gravatá do Ibiapina

Obras em Postos de saúde de Gravatá chegam na fase final e serão entregues em breve à população