Um evento cheio de emoção e significado celebrou o início das comemorações dos 150 anos do Grêmio Musical Dom Luiz de Brito. Na última sexta-feira (07/11), a Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte foi palco de uma Sessão Solene que reuniu músicos, sócios, autoridades e a comunidade para marcar o pontapé inicial das festividades do sesquicentenário desta que é uma das instituições culturais mais tradicionais do Agreste Pernambucano.
Fundado em 15 de novembro de 1875, o Grêmio Musical Dom Luiz de Brito possui uma trajetória marcante na formação musical de milhares de jovens e na participação ativa em eventos cívicos, religiosos e festivos da região. A solenidade serviu não apenas para reverenciar o passado, mas também para lançar as bases para o futuro, apresentando os novos símbolos desta fase: o selo comemorativo e a nova marca da banda.
Durante o evento, foi divulgada a programação especial preparada para o dia 15 de novembro de 2025, data exata do aniversário de 150 anos. As celebrações incluirão um grande encontro de bandas de Pernambuco e do estado de Sergipe, o lançamento do cordel "Dom Luiz, 150 anos de Música", com versos dos poetas Roberto Celestino e José Nunes, e o descerramento de placas comemorativas.
Nomes centrais para a manutenção da banda trouxeram seus depoimentos, como o Presidente do Grêmio, Adriano Vital, e o Maestro Fladenilson, além de músicos e sócios. Eles dividiram a tribuna com autoridades como o Prefeito do Município, Gena Lins, e o Vereador Felipe Martinho. Em seus discursos, foi unânime o reconhecimento da imensa importância artística, cultural e formativa do Grêmio ao longo de seu sesquicentenário, consolidando a Banda Dom Luiz de Brito não apenas como um Patrimônio Cultural do município, mas do país.
A celebração conta com ações incentivadas pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte.
Uma vasta e diversificada programação se estenderá até novembro de 2026, contemplando atividades para todos os gostos e idades. Estão previstos saraus poéticos, corridas, passeios ecológicos, plantio de mudas e mostras de audiovisual, garantindo a participação de toda a comunidade em uma festa que honra a história secular e constrói, no presente, um legado para as futuras gerações.
Sobre o Grêmio Musical Dom Luiz de Brito:
Fundado em 15 de novembro de 1875, o Grêmio Musical Dom Luiz de Brito é uma das instituições culturais mais antigas e atuantes de Pernambuco e do Brasil. Para além de sua reconhecida atuação musical, a banda tem um papel social fundamental, tendo formado gerações de músicos e se mantido como um símbolo de resistência e tradição cultural por 150 anos.