Solenidade abre comemorações do sesquicentenário do Grêmio Dom Luiz de Brito
Publicado em 10/11/2025 às 12:04


Um evento cheio de emoção e significado celebrou o início das comemorações dos 150 anos do Grêmio Musical Dom Luiz de Brito. Na última sexta-feira (07/11), a Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte foi palco de uma Sessão Solene que reuniu músicos, sócios, autoridades e a comunidade para marcar o pontapé inicial das festividades do sesquicentenário desta que é uma das instituições culturais mais tradicionais do Agreste Pernambucano.


Fundado em 15 de novembro de 1875, o Grêmio Musical Dom Luiz de Brito possui uma trajetória marcante na formação musical de milhares de jovens e na participação ativa em eventos cívicos, religiosos e festivos da região. A solenidade serviu não apenas para reverenciar o passado, mas também para lançar as bases para o futuro, apresentando os novos símbolos desta fase: o selo comemorativo e a nova marca da banda.


Durante o evento, foi divulgada a programação especial preparada para o dia 15 de novembro de 2025, data exata do aniversário de 150 anos. As celebrações incluirão um grande encontro de bandas de Pernambuco e do estado de Sergipe, o lançamento do cordel "Dom Luiz, 150 anos de Música", com versos dos poetas Roberto Celestino e José Nunes, e o descerramento de placas comemorativas.


Nomes centrais para a manutenção da banda trouxeram seus depoimentos, como o Presidente do Grêmio, Adriano Vital, e o Maestro Fladenilson, além de músicos e sócios. Eles dividiram a tribuna com autoridades como o Prefeito do Município, Gena Lins, e o Vereador Felipe Martinho. Em seus discursos, foi unânime o reconhecimento da imensa importância artística, cultural e formativa do Grêmio ao longo de seu sesquicentenário, consolidando a Banda Dom Luiz de Brito não apenas como um Patrimônio Cultural do município, mas do país.


A celebração conta com ações incentivadas pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte.


Uma vasta e diversificada programação se estenderá até novembro de 2026, contemplando atividades para todos os gostos e idades. Estão previstos saraus poéticos, corridas, passeios ecológicos, plantio de mudas e mostras de audiovisual, garantindo a participação de toda a comunidade em uma festa que honra a história secular e constrói, no presente, um legado para as futuras gerações.


Sobre o Grêmio Musical Dom Luiz de Brito:

Fundado em 15 de novembro de 1875, o Grêmio Musical Dom Luiz de Brito é uma das instituições culturais mais antigas e atuantes de Pernambuco e do Brasil. Para além de sua reconhecida atuação musical, a banda tem um papel social fundamental, tendo formado gerações de músicos e se mantido como um símbolo de resistência e tradição cultural por 150 anos.

Veja Também

“Conseguimos entregar uma festa grandiosa, que gerou renda e impulsionou a cultura de nossa cidade”, diz presidente da Fundação de Cultura do Recife

Representantes da Secretaria de Cultura de Garanhuns participam do II Encontro Nacional de Gestores da Cultura, em João Pessoa

Prefeito de Taquaritinga do Norte concede entrevista e fala da expectativa em torno da abertura do Festival Pernambuco Meu País

Pré-campanha de Jobson da Internet segue em crescimento em Taquaritinga do Norte e recebe adesão de Ronilson de Gravatá do Ibiapina