Simão Durando reúne lideranças comunitárias e inicia ciclo de reuniões populares
Publicado em 11/04/2024 às 12:39

Com o objetivo de ouvir a sociedade para discutir as soluções para os principais desafios de Petrolina, o prefeito Simão Durando (UB) promoverá uma série de encontros populares com segmentos econômicos e sociais. A primeira reunião ocorreu, na noite desta quarta-feira (10), com dezenas de lideranças comunitárias da área urbana e zona rural do município sertanejo.


Nomeado “Petrolina segue em frente”, o ciclo de debates está sendo organizado pelo União Brasil, partido do prefeito Simão. No primeiro encontro, por mais de duas horas, os líderes populares apresentaram demandas nas áreas de saúde, saneamento, abastecimento de água, social, infraestrutura, educação, causa animal entre outros temas.  


Simão Durando respondeu aos questionamentos e anotou todas as solicitações feitas pelos comunitários. O prefeito informou que levará os encontros para os bairros, periferia, áreas de sequeiro, ribeirinha e perímetros irrigados para ampliar o debate sobre a cidade e ouvir mais pessoas. "Hoje nesse ambiente democrático eu estou muito feliz em estar dando o pontapé inicial para alcançarmos vôos mais altos em Petrolina. Essa reunião é importante para o nosso futuro. Aqui vamos reunir todas as demandas para construir a Petrolina que queremos. Vamos para as comunidades, escutar o nosso povo, como sempre fizemos desde o início do nosso governo. Iremos ouvir as críticas e as sugestões, nos quatro cantos de Petrolina, para continuar construindo a terceira maior cidade de Pernambuco de mãos dadas com o povo. Essas lideranças trazem o sentimento da população, o reflexo dos bairros e localidades. Fizemos muito, mas temos a certeza que temos muitos desafios ainda e juntos vamos construir soluções", destacou. 


Além das lideranças comunitárias, estiveram presentes na reunião o ex-prefeito Miguel Coelho e secretários municipais. Miguel aproveitou o encontro e também fez um pedido a Simão relacionado a saneamento. “Eu não tenho nada contra a Compesa, mas essa empresa não faz um serviço que presta em Petrolina. Por isso, todas as lideranças comunitárias fizeram aqui pedidos e minha solicitação é lhe pedir para priorizar o saneamento básico. O que nós pudermos fazer para ajudar, estaremos à disposição. É preciso tirar essa empresa do comando do saneamento e abastecimento. As pessoas estão cansadas e tenho certeza que Simão vai conseguir realizar um grande plano de saneamento para Petrolina”, reforçou.

Deputado Guilherme Uchôa Jr afirma que irá trabalhar pela reeleição de João Campos
Publicado em 11/04/2024 às 12:38

Nesta terça-feira (9), em entrevista exclusiva à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog, o deputado federal, Guilherme Uchôa Jr., afirmou que o prefeito do Recife, João Campos, vem fazendo um excelente trabalho na capital pernambucana e estará ao seu lado na disputa pela reeleição no município.

“João vem fazendo um grande trabalho em Recife para o povo e vamos trabalhar junto com o vereador Eduardo Marques, uma pessoa que é minha referência em Recife, já vem votando na gente em cinco eleições, e Eduardo está no projeto de João”, explica.

Segundo Uchôa, as lideranças políticas trabalharão bastante para garantir a vitória de Campos. Além disso, o deputado declarou que acha bonito a forma de João governar no Recife, unindo as pessoas.

“Nós vamos estar juntos porque, para mim, as pessoas não podem sofrer nenhum malefício por causa da briga política. A gente tem que estar juntos num projeto que o povo seja beneficiado. A gente não pode fazer política pequena e João tem mostrado que está fazendo uma política boa, propositiva, e uma política que quer chegar em algum canto. Eu parabenizo e acho bonito a forma dele trabalhar juntando e somando as pessoas. Vamos trabalhar para que Pernambuco seja maior”, pontuou.

Simão Durando autoriza revitalização de praça cartão-postal de Petrolina
Publicado em 11/04/2024 às 12:36

Um dos principais cartões postais da cidade, cenário de muitas memórias afetivas de petrolinenses e turistas, a praça Dom Malan, no centro da cidade, passará por uma grande reforma. As obras foram autorizadas pelo prefeito Simão Durando e quem passa pelo local já pode ver o fechamento do espaço através de tapumes.

O equipamento, que está se preparando para celebrar o seu centenário no próximo ano, será totalmente restaurado. Serão realizadas as melhorias do piso e limpeza da pedra portuguesa, iluminação em led, pintura nova, novos bancos, duas fontes, entre outras melhorias. O projeto arquitetônico do espaço conta ainda com paisagismo através da colocação de grama e arborização.

A revitalização trará ainda mais beleza para a Catedral de Petrolina, que também está instalada no local. Com um contexto europeu em pleno Sertão, a praça demonstra o olhar visionário do seu criador, o religioso Dom Malan.

O prefeito destacou a importância desta reforma para a conservação da história e cultura de Petrolina e ressaltou que obra vai valorizar ainda mais um dos pontos que é parada obrigatória para os moradores e turistas que chegam à cidade. “Um lugar icônico da nossa Petrolina, que já foi palco de acontecimentos marcantes e que está conectada com a vida de tanta gente. Seja pela fé, pela cultura ou até mesmo pelo turismo. E aqui, mais uma vez, vamos promover um importante acontecimento que vai marcar a história desse lugar. Estamos transformando Petrolina com ações em todas as áreas. É um resgate e conservação da história da nossa cidade, tornando-a ainda mais atrativa tanto para os moradores, quanto para os turistas”, concluiu o prefeito.

Educa Moda Center realiza importante palestra sobre Industrialização para E-commerce
Publicado em 11/04/2024 às 12:35

Na próxima terça-feira (16), das 19h às 21h, no Auditório do Moda Center, será realizada a palestra “Industrialização para E-commerce”, que abordará as diferentes estratégias de industrialização voltadas para empresas do Polo de Confecções de Pernambuco.

O encontro, que faz parte das ações do Educa Moda Center, será ministrado por Júlio Maruan, diretor do grupo catarinense EBNZ, um dos maiores cases do mercado brasileiro na área de confecções.

Serão discutidos pontos como: otimização de processos, automação, logística eficiente, gestão de estoque, entre outros, com objetivo de fornecer insights e dicas práticas para que os confeccionistas possam industrializar suas operações e alcançar maior escala e eficiência em seus negócios.

As inscrições são limitadas à capacidade do auditório e podem ser realizadas no Sympla do Moda Center, pelo link abaixo. Não deixe sua empresa de fora desta oportunidade única de qualificação.

https://www.sympla.com.br/palestra---industrializacao-para-e-commerce__2419479

Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de PE participa em Brasília de negociação de empréstimo para o Saneamento Rural com Banco Mundial e Governo Federal
Publicado em 11/04/2024 às 12:30

Nestas quinta e sexta feiras (11 e 12), a equipe de Saneamento Rural, da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE), participa, em Brasília, das reuniões, na sede do Banco Mundial, de negociação do Prosar – Programa de Saneamento Rural de Pernambuco. Esta é a etapa final para a assinatura do contrato da operação de crédito, no valor de R$ 600 milhões, que serão aplicados, ao longo dos próximos sete anos, em ações de melhoria da segurança hídrica nas áreas rurais do estado, prioritariamente.

Ao longo dos últimos quinze meses, foram cumpridas as fases anteriores da negociação, incluindo visitas a campo, reuniões, encontros, consulta pública e articulações junto a órgãos e entidades civis que representam o público-alvo do programa. “Agora, vamos passar para a etapa de avaliação ponto a ponto do projeto, envolvendo nossa equipe, a equipe do banco e do Governo Federal. Serão ajustados todos os termos do contrato e, em seguida, ele seguirá para análise do Congresso Nacional. A expectativa é de que o acordo seja assinado ainda este ano para que, em 2025, possamos dar início ao programa”, explicou Almir Cirilo, secretário de recursos hídricos e saneamento de Pernambuco.

Esta parceria com o Banco Mundial acontece no momento em que o estado enfrenta o desafio de alcançar as metas do Novo Marco Legal do Saneamento, a Lei 14.026, sancionada, em julho de 2020, que impõe prazo, até 2033, para que 99% da população brasileira tenham acesso a água potável e 90% recebam serviços de coleta e tratamento de esgoto. De acordo com o SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, em Pernambuco, o percentual de atendimento para os serviços de água é hoje de 93,38% e de esgotamento sanitário é de 35,35%, na área urbana. Enquanto, na área rural, o atendimento atinge índices bem menores: cerca de 38% para abastecimento de água e 10% para esgotamento sanitário.

Além disso, Pernambuco, dentre as 27 unidades da federação, é o estado com pior índice de disponibilidade hídrica per capta, que é de cerca de 1.270 m³ por habitante por ano, o que equivale a 3,6% da média nacional. A distribuição destes escassos recursos hídricos é também desequilibrada. As regiões do semiárido do estado, que representam 89% de seu território, têm apenas cerca de 20% da água doce disponível.

“Os números refletem o desafio que temos nas mãos hoje. Desafio na cidade e desafio maior ainda nas áreas rurais, historicamente esquecidas e invisibilizadas nas políticas públicas de nosso estado. O Prosar muda o foco, a lógica dos investimentos, voltando o olhar do estado diretamente para a população rural. Isto, não só devolve cidadania e dignidade a estes pernambucanos, quanto também promove desenvolvimento social e econômico pra estas cidades”, finalizou o gestor.

Sobre o Prosar

Ao todo, 1,2 milhão de pessoas, de 106 municípios pernambucanos, serão beneficiados pelo Prosar-PE – que é considerado o maior volume de investimentos já feitos em Pernambuco exclusivamente para o saneamento rural. O programa prevê investimentos na implantação de soluções de abastecimento para as regiões de maior escassez hídrica, como a instalação, recuperação e manutenção de dessalinizadores, a expansão dos sistemas de abastecimento de água simplificados, o fortalecimento da Apac – a Agência Pernambucana de Águas e Clima, entre outros.

Apac

Os recursos do Prosar direcionados à Apac visam o fortalecimento da atuação da agência, que, além das ações de meteorologia, que a população mais conhece, é a gestora da política de recursos hídricos do estado de Pernambuco. Os recursos do Prosar vão possibilitar a realização de novos estudos para a captação de águas subterrâneas e ainda a aquisição de equipamentos de monitoramento. Além disso, está prevista também a criação de duas subsedes regionais, que promoverão a interiorização da atuação da agência.

Sisar

O Prosar-PE também irá fortalecer o Sisar (Sistema de Saneamento Rural de PE) - uma startup social que promove a gestão compartilhada de sistemas locais de abastecimento d’água e saneamento, voltado para populações vulneráveis. O modelo tem hoje duas unidades implantadas em Pernambuco, que atendem juntas 30 municípios: Sisar Moxotó, com sede em Arcoverde e o Sisar Pajeú, com sede em Afogados da Ingazeira. A

partir dos investimentos do Prosar,, outros 4 serão criados, beneficiando outras 78 cidades: Sisar Sertão do São Francisco, Sisar Matas, Sisar Agreste Central e Sisar Araripe/Sertão Central.

Novo atlas do IBGE traz mapas com o Brasil no centro do mundo
Publicado em 10/04/2024 às 13:18

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulga, nesta terça-feira, dia 09/04, a 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar. A nova edição, além de atualizada em seu volume impresso, contará com uma versão digital no portal do Instituto com inovações na forma de apresentação das informações e como diferencial contém mapas com o Brasil no centro do mundo. Assista aqui ao evento de lançamento do Atlas


Na mesma ocasião, será lançado o mapa mundi, elaborado pelo IBGE, que tem a marcação dos países que compõem o G20 e dos que possuem representação diplomática brasileira, além de algumas informações básicas sobre o Brasil, como população e área, entre outros dados. O evento será transmitido pelo Portal do IBGE e por todas as redes sociais do Instituto.


Essa divulgação ocorre em consonância com o momento especial em que o Brasil está presidindo o G20 e é uma oportunidade de mostrar uma forma singular do Brasil ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo.


O Atlas Geográfico Escolar do IBGE é uma publicação que tradicionalmente reúne dados sobre clima, vegetação, uso da terra, divisão política e regional, características demográficas, indicadores sociais, espaço econômico e das redes, além de diversidade ambiental do Brasil e de mais de 180 países.


Com mais de 200 mapas, dentre físicos, políticos e temáticos do Brasil e do mundo, a nova edição destaca, ainda, aqueles que indicam os territórios quilombolas e a distribuição de pessoas quilombolas e indígenas, além da cobertura e uso da terra e espécies ameaçadas de extinção.


Como todos os atlas produzidos pelo IBGE, a nona edição contempla a Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ministério da Educação, e reúne, num mesmo volume, dados geográficos, cartográficos e estatísticos, imprescindíveis ao estudo e à análise das dimensões sociopolítica, ambiental e econômica do Brasil e do mundo.


Outra novidade são QR codes disponíveis na publicação impressa que levam a gráficos interativos na versão digital, além de vídeos e links com conteúdos complementares. Também será possível baixar o arquivo da versão impressa e realizar busca por temas e palavras-chave.


O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destaca que com a nova edição do Atlas Geográfico Escolar o IBGE espera “despertar o interesse do público jovem para a compreensão da nossa realidade e de outras tantas, tão diversas, que compõem o cenário mundial da atualidade”.


A publicação impressa poderá ser adquirida na loja virtual do IBGE e a versão digital estará disponível no portal do IBGE (www.ibge.gov.br), a partir das 16h.