Prefeitura do Recife inaugura novo CRAS na Mustardinha
Publicado em 14/06/2024 às 08:42

O Recife passa a contar com um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro da Mustardinha. O equipamento, que está localizado na Rua Eudoro Pires, n° 50, recebeu um investimento de R$ 1,7 milhão e deverá atender cerca de mil famílias por mês, tanto do próprio bairro onde está localizado quanto de Afogados. O CRA é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), acolhendo as pessoas em situação de vulnerabilidade social em suas mais diversas necessidades. 


"Hoje é um dia especial, em que não apenas temos o CRAS Mustardinha entregue, mas muito bem construído. Aqui temos um equipamento de primeira qualidade, além do serviço que será ofertado, que vai transformar a qualidade de vida dos moradores. Temos a oportunidade de fazer diferente pelo Recife e esta entrega é a representação disso", afirmou o prefeito João Campos durante a entrega do equipamento nesta quinta-feira (13). 


O CRAS Mustardinha tem 337,90m², 10 salas, 5 banheiros e uma área de convivência externa. Ao todo, 18 profissionais vão atuar no local. O térreo disponibiliza uma recepção, uma sala de atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais, uma sala multiuso para atividades coletivas, uma sala para atendimento particularizado, uma outra para a equipe do setor administrativo, um banheiro masculino, um banheiro feminino e um outro banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência. Além de um depósito e um almoxarifado.


No piso superior, há mais uma sala multiuso para atividades coletivas, uma outra para atendimentos particularizados, um ambiente para a equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família (PAIF), uma sala para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) e Primeira Infância no SUAS, uma sala de arquivos, dois banheiros para os profissionais da casa, uma copa e uma área de serviço. 


“A entrega do CRAS Mustardinha é muito importante, uma vez que vai atender a comunidade não só da Mustardinha, mas também de Afogados. Essa entrega faz parte de um conjunto de ações de requalificação e ampliação da rede da assistência social no Recife. Hoje, a gente completa 15 CRAS na cidade, para atender principalmente as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e risco social. Este também é o primeiro CRAS que estamos construindo realmente com as especificidades necessárias para o atendimento. Trata-se de uma priorização da gestão do prefeito João Campos com o objetivo de qualificar e melhorar o atendimento da população mais vulnerável da cidade”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna.


Maria Leonícia, 65, é moradora da Mustardinha e comemorou a inauguração do novo equipamento. "Esse CRAS tem uma importância muito grande para toda a comunidade. Muitas pessoas não têm muita informação sobre como acessar os serviços e aqui elas terão uma assistência, em todos os setores, para melhorar o padrão de vida. Acho que era algo que realmente estava faltando por aqui, foi uma benção para todos os moradores", disse ela.


Em relação a equipe, o CRAS Mustardinha conta com o trabalho e a dedicação de um chefe de setor, dois agentes administrativos, quatro assistentes sociais, uma educadora social do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), um educador da Primeira Infância no SUAS, dois artistas educadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cinco porteiros e dois auxiliares de serviços gerais.

Deputado Júnior Tércio diz que agora é hora de uma mulher fazer por Jaboatão o que os 'machos' não fizeram
Publicado em 14/06/2024 às 08:41

Diretamente do seu gabinete, no Recife, o deputado estadual Júnior Tércio, que é esposo da deputada federal e pré-candidata a prefeita de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio, falou com o blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios sobre como está se desenhando as prévias em Jaboatão. Segundo o deputado, o município “clama” por mudança e agora seria a hora de uma mulher fazer o que os “machos” não fizeram.


“Jaboatão clama por mudança de verdade. Aquilo que os 'machos' passaram lá e não resolveram, colocando a cidade numa situação vergonhosa, chegou a hora da gente dar oportunidade para uma mulher que tem capacidade administrativa, que tem garra, que hoje é deputada federal, aprendeu a destravar e trazer recursos para o nosso Estado. Então eu vejo esse clamor, porque a cidade está abandonada. Eu entendo que Clarissa chega renovando a esperança, sendo um canal para renovar a fé do nosso povo”, destacou.


O PP, partido de Clarissa, que é liderado em Pernambuco por Eduardo da Fonte, está na base de apoio da governadora Raquel Lyra. No entanto, até o momento a tucana não oficializou quem deve apoiar em Jaboatão, o segundo maior colégio eleitoral do estado.


Ter apoio da governadora, que tem a máquina estadual nas mãos, é um fato que não deve ser menosprezado. A governadora também não deve abrir mão de apoiar algum candidato no município, tamanha importância que tem em Pernambuco.


O deputado Júnior Tércio diz que no momento não existem conversas voltadas neste sentido. "Nós fazemos política porque acreditamos. Essa mudança que Jaboatão clama, nos faz acordar bem cedinho e dormir tarde. Isso é algo que pulsa dentro da gente. Nós não temos tempo para pensar nisso. Jaboatão precisa voltar a sonhar, precisa voltar a sorrir e as propostas que aí estão, não alcançam este objetivo. Até porque o prefeito que aí está, tem uma aprovação muito ruim. Está agora dando um banho na cidade, colocando piche onde não precisa, pra dar uma repaginada na cidade. Mas o povo conhece: a cidade está esburacada, quando chove alaga tudo. Falar em Elias, é falar de quem já teve oito anos, e eu entendo que ele não pode andar por todo canto em Jaboatão, até porque tiveram a oportunidade de fazer, e não fizeram”, pontuou.

Prefeitura do Recife lidera criação da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais
Publicado em 13/06/2024 às 13:52

Acordo de cooperação foi assinado durante o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais visando a reabilitação dos centros urbanos no país


Com o objetivo de criar um respaldo jurídico que formaliza a cooperação entre as cidades, vinculando-as à concretização dos objetivos da rede sem implicar a transferência de recursos financeiros, o Recife e outras sete cidades assinaram um acordo de cooperação para a criação da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais. O termo foi assinado nesta quinta-feira (13) durante o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, promovido pela Prefeitura do Recife, através do Programa Recentro. O prefeito do Recife, João Campos, participou do ato.


"Reunir mais de oito capitais do Brasil para o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, no Recife, é muito importante. O trabalho vem sendo articulado com diversas frentes, como a dos vereadores, na Câmara Municipal do Recife e a frente parlamentar do Congresso Nacional, liderado pela deputada Tábata Amaral. Estamos juntando todos os atores políticos necessários para garantir a efetividade das políticas públicas, as revisões das normas e as mudanças de parâmetros que possam garantir a preservação do centro. Recife ser o palco deste encontro nacional mostra o protagonismo na vanguarda da nossa cidade dentro desse tema tão relevante", ressaltou João Campos"


Formada por Recife, Manaus, Campo Grande, São Luís, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais tem o objetivo de influenciar a reabilitação das áreas centrais em seus mais variados âmbitos através da colaboração mútua. Unindo esforços, os membros da rede combatem o declínio urbano e constroem um futuro próspero para os centros das cidades. Em um contexto marcado pelo esvaziamento dos centros urbanos em todo o mundo, a Rede surge como uma referência para a revitalização desses espaços, reunindo cidades brasileiras comprometidas com a reabilitação sustentável e inclusiva de seus centros históricos.


"Durante este evento, que dura até o dia 14 de junho, estamos promovendo uma troca de ideias e de experiências com outras cidades. Assim, todos nós aprendemos o que cada cidade tem de projetos, programas, planos e desafios quando se trata de cuidar dos seus centros históricos", explicou Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Recentro.


A ideia é que a Rede seja reconhecida, em até quatro anos, como um importante fórum de discussão e formulação de políticas públicas direcionadas à reabilitação das áreas centrais brasileiras. A rede ambiciona ser referência nacional na busca por soluções inovadoras e eficazes para os desafios urbanos. Para isso, busca o compartilhamento de experiências, com a troca de planos, programas e ações bem-sucedidos entre as cidades participantes; o fomento à construção de diretrizes para o planejamento urbano de áreas centrais; recuperação do patrimônio material das cidades; prosperidade do território e dinamização da economia local; e planejamento urbano colaborativo com a participação de diversos atores da sociedade.


A rede propõe ainda 10 eixos temáticos para nortear as ações de cooperação: requalificação do parque edificado patrimonial; governança participativa; atração de investimentos; mobilidade urbana; requalificação dos espaços públicos; cultura e turismo; desenvolvimento social; habitação no centro; resiliência climática; e inovação e tecnologia.


"Estamos trabalhando nos últimos meses para colocar no centro do debate do Congresso Nacional um tema que geralmente é esquecido, o das cidades. Nossos centros históricos são o coração de cada cidade, eles contam as nossas histórias e mostram como estamos cuidando das pessoas no presente. Eles também apontam para o futuro, quando entendemos o papel da tecnologia, as vocações locais que podem ser incentivadas e quando temos uma cidade que está ali para acolher e não para excluir. Esse encontro de hoje é a materialização de diversos esforços para trazer todas essas questões à luz no nosso país", afirmou a deputada federal Tábata Amaral, presidente da Frente Parlamentar Mista pelos Centros Urbanos.


Além da deputada Tábata, o deputado federal Duarte Júnior e Amom Mandel também estavam presentes. Eles, assim como o deputado federal Pedro Campos, integram a Frente Parlamentar Parlamentar Mista pelos Centros Urbanos.

Vantagens e desvantagens na terceirização da produção é tema de palestra no Educa Moda Center
Publicado em 13/06/2024 às 12:26

Próxima terça-feira (18), das 19h às 21h, no Auditório do Moda Center, será realizada a palestra “A terceirização da produção no polo de confecções do Agreste: suas vantagens e desvantagens”, que faz parte das ações do Educa Moda Center.

O evento será ministrado por Ezequias Júnior, administrador de empresas com pós-graduação em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. Não deixe sua empresa de fora desta oportunidade de aprendizado!

Pontos que serão abordados:

- O que é terceirização e como ela funciona;

- Vantagens e desvantagens;

- Redução de custos e os riscos de perda de controle de qualidade;

- Os riscos jurídicos;

- Reconhecimento de vínculo empregatício e a responsabilidade solidária;

- Boas práticas para mitigar esses riscos e muito mais.

Como se inscrever

As inscrições, limitadas a capacidade do auditório, podem ser realizadas gratuitamente no link abaixo:

https://www.sympla.com.br/a-terceirizacao-da-producao-no-polo-de-confeccoes-do-agreste-suas-vantagens-e-desvantagens__2508069

Sobre o palestrante:

Ezequias Júnior é advogado e administrador de empresas com pós-graduação em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. Possui 20 anos de experiência no mercado e, atualmente, é assessor jurídico no Grupo Rota do Mar.

O Educa Moda Center

Iniciado em abril de 2023, o Educa Moda Center já realizou quase 40 palestras, workshops e treinamentos voltados especialmente para os pequenos comerciantes do setor de moda e vestuário; tudo de forma gratuita e acessível.

O programa é uma iniciativa do Moda Center, com o apoio do Sebrae-PE, Senai-PE, Armazém da Criatividade/Porto Digital, NTCPE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil, Organize Soluções Comerciais, Catálogo Vende Moda e Agência Batuta Digital.

A que chegamos: estuprador e assassino de menino dá palestra a juízes – Por Mario Sabino
Publicado em 13/06/2024 às 12:02

 Justiça brasileira e os seus arredores continuam a causar espantos cotidianos. Desta vez, não foi em Brasília, mas em Minas Gerais, com uma palestra de outro mundo.

Não sei se você sabe, mas existe uma Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, a Enfam. Pois uma professora da Enfam, juíza aposentada, convidou recentemente um sujeito para falar a novos juízes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em uma aula sobre “proteção do vulnerável, acesso à justiça e direito antidiscriminatório”.

Direito antidiscriminatório, vamos lá. O convidado da professora se apresenta como “sobrevivente do sistema penitenciário”.

Jean Wyllys acusa TV Globo de ajudar Bolsonaro a se eleger: “Tem responsabilidade na desgraça em que a gente se meteu”
Publicado em 13/06/2024 às 12:00

Em uma entrevista ao podcast Futeboteco, o ex-deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, Jean Wyllys, fez declarações contundentes contra a TV Globo. Ele acusou a emissora de ter contribuído para a eleição de Jair Bolsonaro em 2018. Jean Wyllys menciona a entrevista que o ex-presidente concedeu ao canal, na época em que concorria para as eleições presidenciais contra Fernando Haddad (PT), em 2018.

“Com toda a equipe do ‘Jornal Nacional’ sabendo que aquilo era uma mentira, e [William] Bonner não desmente ele no ar, porque se desmentisse ele, ele perderia as eleições, e a Globo não queria que [Fernando] Haddad vencesse as eleições. A Globo ajudou a eleger Bolsonaro. Tem responsabilidade na desgraça em que a gente se meteu a partir da eleição dele”, cita Jean Wyllys.

João Paulo classifica como ‘humilhante’ a briga do PT para ocupar a vice de João Campos no Recife
Publicado em 13/06/2024 às 09:32

O imbróglio sobre se o PT terá ou não a vaga de vice de João Campos, no Recife, só deve ter um ponto final nas convenções partidárias, que acontecerão entre julho e agosto deste ano. Em entrevista exclusiva à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, o deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo, afirmou que não acredita que o partido terá a vice na capital pernambucana e classificou a situação como humilhante.


João Paulo lembrou que, nas eleições de 2022, o PT abriu mão de disputar o Governo de Pernambuco e decidiu apoiar o nome de Danilo Cabral. Também lembrou que o presidente Lula escolheu Geraldo Alckmin, que se filiou ao PSB justamente para ocupar o cargo de vice-presidente. No entanto, segundo o deputado, mesmo diante de todas essas ações do Partido dos Trabalhadores favorecendo o PSB, os socialistas não estão retribuindo da mesma forma no Recife.


Ele também relembrou outras alianças com o Partido Socialista Brasileiro na capital. “Eu quando fui prefeito, o vice que nós escolhemos foi do PSB, que foi Milton Coelho. Com João da Costa (PT), o vice era do PSB. Então, com o quadro que há hoje, há um certo sentimento que o PSB não quer, não precisa e não aceita o PT na vice”. No entanto, João Paulo reconhece que há uma insistência de alguns de seus companheiros de partido na perspectiva da indicação da vice.


“Eu acho que alguns companheiros, pela forma que nós renunciamos à indicação de Humberto para o Governo do Estado, apoiando Danilo, entendeu que havia um certo compromisso do prefeito em apoiar o vice do PT. Mas isso não havia. Tudo ele sinalizava que não iria. Eu acho que o PT não terá a vice, por mais que coloquem a responsabilidade para Lula definir. Lula não define quem será o vice, quem define será o atual prefeito”, falou o deputado.


“Por tudo o que Lula fez aqui, com o ex-governador Eduardo Campos, e vem fazendo agora na sua atual gestão, não precisaria nem que o presidente tivesse dando uma sugestão de nome. Acho que esse processo está muito ruim, o que parece muito mais uma situação de subordinação e humilhação. Não acredito que o PT terá a vice e, mesmo que tenha a vice, eu acho que parte da militância terá dificuldade de apoiar o prefeito”, complementou.

Recuperação da estrada que liga o Sítio Açudinho ao Distrito São Domingos está a todo vapor
Publicado em 13/06/2024 às 08:50

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus está empenhada na recuperação da estrada que conecta o Sítio Açudinho ao Distrito São Domingos. Esse trecho de 30,1 km está recebendo melhorias significativas para garantir melhores condições de tráfego e facilitar o acesso dos moradores da região.


A Secretaria de Obras e Planejamento tem intensificado os trabalhos de patrolamento nas estradas rurais do município. Essa manutenção é essencial para proporcionar segurança e conforto aos usuários dessas vias diariamente. Além da estrada entre o Sítio Açudinho e o Distrito São Domingos, outras localidades também estão sendo beneficiadas com essas melhorias.

A administração municipal reconhece a importância das estradas rurais para o desenvolvimento local. Ao investir na infraestrutura, a Prefeitura contribui diretamente para a qualidade de vida dos moradores da zona rural. O patrolamento é uma das ações que refletem esse compromisso.


Terça-feira com duas comidas gigantes em Caruaru
Publicado em 13/06/2024 às 08:49

Na noite desta terça-feira (11), Caruaru festejou mais duas comidas gigantes, o maior mungunzá do sertão no bairro das rendeiras é o maior bolo barra branca no bairro do salgado. Os eventos deram início às 19h e se estendeu ao longo da noite com apresentações artísticas até a distribuição das comidas.


No bairro das rendeiras são distribuídos 400 litros de mungunzá do sertão, são 18 anos de evento e de início acontecia na rua 63 e pela grandiosidade mudaram para praça da juventude, mas sempre no mesmo bairro. Dos ingredientes usados estão o milho, feijão, charque, calabresa, bucho e temperos de todos os gostos.


Já o bolo barra branca aconteceu no bairro do Salgado, com 350 kg de bolo a festa teve sua 6ª edição. A organização é de Paulinho do Salgado, que conta com apoio de amigos e familiares para realização deste evento. Dos ingredientes estão 135 kg de massa de mandioca, 56 kg de açúcar, 136 ovos, leite de coco e muito mais. 


Como o São João de Caruaru que é o maior e melhor do mundo, as comidas gigantes são um marco que abrilhanta ainda mais as festividades juninas da capital do forró. Ao todo são mais de 60 comidas espalhadas pelos bairros e zona rural de Caruaru.

Governadora Raquel Lyra anuncia que Pernambuco será sede dos Jogos Escolares Brasileiros pela primeira vez
Publicado em 13/06/2024 às 08:38

Pernambuco será a sede dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) pela primeira vez. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra, nesta quarta-feira (12), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o Governo do Estado garantiu a maior competição esportiva-educacional do País sendo disputada em Pernambuco. Os JEBs vão reunir milhares de alunos/atletas de todos os estados.


A governadora Raquel Lyra destacou que a equipe do Governo do Estado vai trabalhar para permitir que Pernambuco entre na história dos JEBs. “Para nós é muito emblemático trazer um evento dessa dimensão para Pernambuco. O esporte, juntamente com a educação, tem o poder de transformar a vida de tantos adolescentes e estamos trabalhando para essa realidade no Estado. O incentivo ao esporte já está sendo praticado em Pernambuco, com programas como o Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Time Pernambuco. Agradeço à confiança da CBDE por aceitar nosso convite de fazer os jogos aqui”, disse a governadora.


A atleta de Wrestling Lara Tainara é natural do município de Tabira, no Sertão, e contou que está muito feliz em participar dos jogos. “O esporte é muito bom, me faz feliz. Eu gosto muito de treinar e meu objetivo é chegar no mundial”, registrou a atleta.


A competição está prevista para ser realizada entre os dias 20 de setembro e 03 de outubro, em diferentes pontos da cidade do Recife. Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idade de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. Ao todo são 18 modalidades disputadas.


“Nos JEBs temos uma política de equidade de gênero, com atletas femininos e masculinos, além de uma política de descentralizar o evento, realizando em todas as regiões do Brasil. Realizaremos juntos a melhor edição dos JEBs dos tempos modernos”, ressaltou o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho.


“Pernambuco entra na rota de grandes eventos, serão quase 10 mil pessoas no Estado, entre atletas, equipe técnica, voluntários, em uma operação grande. Estamos muito orgulhosos dos JEBs serem na nossa casa, recebendo o País inteiro”, afirmou o secretário de Educação e Esportes em exercício, Luciano Leonidio.


Os JEBs são uma grande competição esportiva nacional organizada anualmente pela CBDE. O evento visa promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os atletas.


“Estou muito alegre em poder participar desse momento histórico em Pernambuco. Falar de esporte é falar de transformação de vidas”, disse a deputada federal Clarissa Tércio. Para o deputado estadual Renato Antunes, “o evento dá ao desporto escolar o destaque que ele merece”.


Estiveram presentes no evento a deputada estadual Socorro Pimentel, os vereadores do Recife Ronaldo Lopes e Davi Muniz, além dos secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Ismênio Bezerra (Criança e Juventude), Joana Figueirêdo (interina de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Daniel Leite (Turismo e Lazer) e Hercílio Mamede (Casa Militar).