CHUVAS NO RS: três barragens correm RISCO de rompimento; SAIBA QUAIS
Publicado em 13/05/2024 às 08:08

O governo do Rio Grande do Sul informou que monitora, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a situação das barragens no Rio Grande do Sul. Dados parciais divulgados, neste sábado, 11 de maio, apontam três estruturas em “Nível de Emergência”.

Tendo por base os resultados da inspeção das estruturas civis, realizada na última terça-feira (7), a Aneel informa que as anomalias apresentadas na UHE Dona Francisca, em Nova Palma, não comprometem a segurança da barragem, alterando o Nível de Atenção para a situação de normalidade, com o monitoramento e controle ao longo tempo.

Após encerramento da Declaração de Emergência da Barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves, o nível de segurança foi alterado para Nível Normal, considerando que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realizou a recuperação e manutenção da ombreira direita.

Em relação à Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves, o nível de segurança foi alterado de Emergência para Alerta, com monitoramento da encosta sobre a ombreira direita e o comportamento geral da barragem.

Barragens monitoradas pela Aneel

Nível de Emergência – Risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas:

PCH Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga

Nível de Alerta – Quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança:

UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves

Nível de Atenção – Quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo:

UHE Bugres – Barragem Divisa, em Canela

UHE Bugres – Barragem do Blang, em Canela

UHE Canastra, em Canela

PCH Furnas do Segredo, em Jaguari

Barragens monitoradas pela Sema

Nível de Emergência:

Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra

Barragem Santa Lúcia, em Putinga

Nível de Alerta:

Barragem Capané, em Cachoeira do Sul

Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves

Nível de Atenção:

Barragem do Saibro, em Viamão

Barragem A – Assentamento PE Tupy, em Taquari

Barragem Filhos de Sepé, em Viamão

Barragem do Assentamento PE Belo Monte, em Eldorado do Sul

Da redação do Portal com informações do Governo do Rio Grande do Sul

Roberto Carlos cogita fazer show beneficente após doar R$ 200 mil a vítimas de enchente no RS
Publicado em 13/05/2024 às 08:07

O cantor Roberto Carlos fez uma doação no valor de R$ 200 mil para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e pretende realizar “show com renda totalmente revertida” para o Estado nas próximas semanas.

A reportagem entrou em contato com a equipe do cantor, que informou: “Ele pediu que a equipe técnica providencie um espaço para poder realizar um show com renda totalmente revertida para o Estado do Rio Grande do Sul. Esperemos que nas próximas 3 semanas já tenhamos mais informações.”

Depois de um show em homenagem ao Dia das Mães neste domingo, 12, em Santos, litoral de São Paulo, o próximo compromisso na agenda do ‘Rei’ está marcado para o mês que vem, em 16 de junho, quando faz alguns shows nos Estados Unidos.

O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública, com bloqueios em rodovias, pontes e vias de acesso, crise no abastecimento de mantimentos e falta de água e energia em parte dos municípios. A previsão é de que as chuvas continuem neste fim de semana.

A informação foi publicada neste sábado, 11, pelo jornal O Globo e posteriormente compartilhada nas redes sociais oficiais de Roberto Carlos, gerenciadas por sua assessoria.

CAMPEONATO Brasileiro vai PARAR? CBF pede posição de CLUBES e federações
Publicado em 13/05/2024 às 08:06

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício para os clubes das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, bem como para as federações estaduais, solicitando um posicionamento sobre uma possível interrupção das competições devido às tragédias causadas pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul.


Esta informação, inicialmente divulgada pelo perfil ‘Lei em Campo’ e posteriormente confirmada pela ESPN, segue o pedido formal do ministro do Esporte, André Fufuca, para que a CBF considere a paralisação das atividades futebolísticas.


Segundo a ESPN, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, não espera que a maioria dos clubes apoie a suspensão do Campeonato Brasileiro. Por isso, ele aguarda uma decisão da comissão de clubes e do Conselho Técnico da entidade.


Foi relatado também que, apesar das tragédias no Rio Grande do Sul, nenhum clube brasileiro fez um pedido formal à CBF para interromper o campeonato nacional.


Na sexta-feira passada, Rodrigues comentou sobre o ofício do Ministério do Esporte, afirmando que a decisão final caberia aos clubes, que seriam convocados para um Conselho Técnico.


A ESPN revelou ainda que a CBF está preocupada com o possível adiamento das competições devido à falta de datas disponíveis.


A CBF considera que os clubes brasileiros ainda têm um longo percurso nas competições sul-americanas, o que complicaria ainda mais a situação, já que a CONMEBOL teria prioridade nas datas. Isso poderia levar a que o Campeonato Brasileiro de 2024 terminasse apenas no ano seguinte.


Confira pronunciamento:


“A CBF quando define uma competição, fazemos reuniões de Conselhos Técnicos de Séries A, B, C e D e também das de base. Se pede uma paralisação, nós vamos dar conhecimento a cada Série desses clubes, para que eles possam se posicionar em relação ao documento do Ministério dos Esportes. A partir daí, se for necessário, reunir o Conselho Técnico para que eles possam deliberar: ‘olha, podemos parar toda competição? Sim’.


E as competições internacionais que seguem, como faz? Estão afunilando, faltam duas rodadas para próximas fases de Libertadores e Sul-Americana.


Toda decisão com relação a uma competição, começar, ter, suspender, prorrogar, adiar, tudo isso a CBF discute de forma conjunta com os clubes. O poder da CBF não é supremo e absoluto. É um poder limitado e com base, assim como fizemos em reunião com todos os clubes, faremos também. A partir do momento em que os próprios clubes entendam que precisam deliberar sobre o assunto.


No momento, estamos sintonizados diretamente através dos clubes do Rio Grande do Sul e sua Federação. Aquilo que foi solicitado dos clubes, a CBF atendeu integralmente, que foi o adiamento da competição até o dia 27 de maio. Tudo que acontecer daqui para a frente, teremos que conversar com os clubes e com todas as divisões do futebol.”

CHUVAS NO RS: sobe para 143 o número de mortes confirmadas
Publicado em 13/05/2024 às 08:04

Boletim divulgado às 9h deste domingo (12) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul revela que subiu para 143 o número de óbitos confirmados nas chuvas recentes que afetaram 446 municípios gaúchos.

Estão desaparecidas ainda 125 pessoas. No total, as enchentes afetaram 2.115.704 pessoas. Estão desalojadas 537.380. Há 806 feridos e 81.170 pessoas em abrigos.

O mutirão formado por profissionais e voluntários de todo o país que trabalham no estado resgatou até o momento 76.399 pessoas e 10.555 animais que foram vítimas das fortes chuvas.

As equipes somam 27.589 pessoas, com auxílio de 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações. A orientação dada à população é que verifique se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Em caso positivo, deve-se procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos.

Alertas

Com o objetivo de aumentar o nível de prevenção, recomenda-se que as pessoas se cadastrem para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o Código de Endereçamento Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo gaúcho, também é possível efetuar o cadastramento via ‘Whatsapp’, registrando-se pelo telefone (61) 2034-4611 ou no ‘link’. “Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual”, informou a Secom.

Dia das mães com Bingo na praça em Taquaritinga do Norte
Publicado em 13/05/2024 às 08:01

Para comemorar o dia das mães, o Governo Municipal de Taquaritinga do Norte promoveu vários bingos pelo município. Na noite do sábado (11), os Distritos de Pão de Açúcar e Gravatá do Ibiapina tiveram seus shows de prêmio. No domingo (12), dia das mães, o bingo foi realizado na Praça Padre Otto Sailler. Uma televisão, uma geladeira e um fogão estiveram entre os prêmios sorteados com o apoio do comércio local. A praça ficou lotada de mamãe que foram festejar seu dia, fazer fotos nas lindas praças, no coreto central onde foi montado uma área instagramável e concorrer aos valiosos prêmios. Para a supresa de todos, o empresário da Marjosports, Jorge Dias, que desde infância frequentava e promovia bingos na cidade, chamou o último prêmio do bingo, a geladeira. De forma irreverente, citando jargões de rodas de bingo, o empresário reviveu seus tempos de adolescência e divertiu as mamães. 


“Mais um ano promovemos o bingo das mães em várias localidades do município. Quero agradecer aos comerciantes que nos ajudaram a realizar esta festa tão linda para as mães. Agradeço ao empresário Jorge Dias pela parceria de sempre e por participar de forma tão ativa do bingo este ano. E lógico, não poderia deixar de parabenizar todas as mães de nossa cidade. Que Deus abençoe todas vocês”, comemorou o prefeito, Lero. 


Outras localidades também receberão o show de prêmios. Durante esta semana vamos divulgar todos os detalhes. 

No Agreste, governadora Raquel Lyra autoriza requalificação da PE-112, anuncia obra hídrica e garante licitação para 51 creches
Publicado em 11/05/2024 às 09:59

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (10), durante solenidade em São Joaquim do Monte, no Agreste, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de requalificação da PE-112, no trecho que começa no entroncamento com a PE-103, em Camocim de São Félix. Na ocasião, a chefe do Executivo também antecipou que, ainda no mês de maio, será aberta licitação para construção de 51 creches no Estado e autorizou o convênio para implantação da rede de distribuição de água para o Loteamento Nova São Joaquim.


Com investimentos no valor de R$ 17,4 milhões, os serviços da PE-112 vão contemplar a restauração de 25,10 quilômetros da rodovia. “É uma alegria poder voltar ao meu Agreste trazendo as mãos cheias de esperança para o nosso povo. A restauração da PE-112 é um sonho muito antigo da população e, a partir dessa obra, iremos garantir o ir e vir da população e uma melhor trafegabilidade na região. É com trabalho que a gente vence os problemas”, destacou Raquel Lyra, que também vistoriou o andamento das obras da PE-109 e participou da inauguração do pórtico da cidade. 


Para a restauração da PE-112 serão executados serviços de recomposição de base, restauração do asfalto, sistema de drenagem e das sinalizações horizontal e vertical. “Este é mais um compromisso do governo Raquel Lyra em requalificar as rodovias de Pernambuco. Esse trecho já vinha sendo solicitado há muito tempo pela população e agora iremos iniciar as obras”, enfatizou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra. 


Presente na solenidade, o deputado federal André Ferreira destacou a importância do investimento. “A governadora recebeu o Estado completamente abandonado e, desde o início da sua gestão, vem fazendo investimentos importantes para uma melhor trafegabilidade nas regiões”, ressaltou o parlamentar, que esteve acompanhado do deputado estadual Joãozinho Tenório. “É uma obra sonhada há muitos anos pela população. Ela vai ajudar a atrair mais empresas para o Agreste, impulsionando a economia, gerando emprego e renda para a nossa gente”, concluiu. 


Com investimentos no valor de R$ 1,4 milhão, a governadora também formalizou convênio com a prefeitura de São Joaquim do Monte para implantação de rede de distribuição de água para o Loteamento Nova São Joaquim. A iniciativa vai beneficiar dois mil habitantes. 


Cumprindo uma das diretrizes do Juntos Pela Educação, Raquel Lyra ainda anunciou que, nos próximos dias, vai abrir a licitação para construção de 51 das 250 creches prometidas pela gestão no âmbito do programa. “Estamos felizes em saber que o nosso município será beneficiado neste primeiro lote. A creche da cidade já está lotada, e com essa ajuda do Governo do Estado, teremos mais um suporte para beneficiar as famílias e, sobretudo, as nossas crianças”, comemorou o prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins. 


MÃES DE PERNAMBUCO - Durante a solenidade, a beneficiária do programa Mães de Pernambuco Edilene da Silva, de 40 anos, mãe de dois filhos, agradeceu à governadora Raquel Lyra pelo auxílio mensal de R$ 300 concebido às chefes de família. Nesta segunda-feira, 13 de maio, será paga a primeira parcela do benefício.


Também estiveram presentes na agenda os prefeitos Giorge de Neno (Camocim de São Félix), Zé Maria (Cupira), Júnior de Beto (Palmares), Gustavo Adolfo (Bonito), Lucielle Laurentino (Bezerros), Dona Graça (Catende) e Stênio Fernandes (Lagoa dos Gatos); o secretário executivo de Saneamento, Artur Coutinho; e os diretores-presidentes da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, e do Departamento de Estradas e Rodagem, Rivaldo Melo.

Prefeito Rodrigo Pinheiro entrega novos terminais de ônibus no Centro, mais um importante equipamento para Caruaru
Publicado em 11/05/2024 às 09:58

Obra foi realizada em parceria com a iniciativa privada e traz benefícios para os pedestres e usuários do transporte público


O prefeito Rodrigo Pinheiro, por meio da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB), entregou mais uma importante obra para a população do município: os terminais de ônibus localizados em frente à Estação Ferroviária totalmente requalificados. O espaço foi nomeado de Praça Francisco Bezerra de Souza.


“Estamos entregando mais um equipamento e fazendo uma justa homenagem a Francisco Bezerra, conhecido como Sr. Careca. A homenagem foi uma propositura do vereador Anderson Correia, mas que foi aceita por todos os parlamentares. Tudo isso só é possível devido a muito planejamento e fazendo com que a desburocratização seja uma realidade para todos e todas”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro. 


A requalificação do espaço é uma obra da gestão municipal e foi executada pela CP Construções, a partir de um processo de mitigação do empreendimento Life Center, e contou com um investimento de mais de R$ 1 milhão, considerando as obras de todo o entorno. Todo o processo de requalificação foi feito a partir do Estudo de Impacto e Vizinhança (EIV), instrumento urbanístico que é regulamentado pela Lei Municipal 6.742, de 2021. 


“Este é um momento importante e traz todo um simbolismo, no sentido de que a nossa cidade passou por toda uma transformação, que começou com a requalificação do Centro da cidade, na rua 15 de novembro. É um equipamento extremamente importante, que só vem a ressaltar o cuidado que o prefeito tem com o seu povo”, disse o presidente da URB, Francisco Batista.


O espaço apresenta uma série de benefícios para a população e, claro, para os usuários do Sistema de Transporte Público de Caruaru, que somam mais de 1,1 milhão de pessoas por mês, de acordo com dados da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC). Entre os benefícios, estão calçadas mais largas e acessíveis para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo. 


Além disso, também foi feita nova roupagem em todo o local, com novos jardins, iluminação pública e mais abrigos de ônibus com maior cobertura para proteger os usuários do sol e da chuva. O projeto foi assinado pela arquiteta Marcela Marabuco. “A acessibilidade foi algo conversado diretamente com a gestão municipal. Era uma preocupação do prefeito Rodrigo Pinheiro. Então, projetamos calçadas elevadas em 45 cm, ficando na mesma altura dos ônibus, piso tátil, grades para proteção e também um piso cujo material foi escolhido para não ter problemas futuros de erosão”, finalizou a arquiteta.

Creche Escola Municipal do Bongi é ampliada e requalificada
Publicado em 11/05/2024 às 09:43

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entregou à comunidade escolar do Bongi a ampliação e requalificação da Creche Escola Municipal do Bongi. Com investimentos na ordem de R$ 1,1 mi, unidade de ensino tem capacidade de atender 230 crianças, distribuídas do grupo I ao IV. O prefeito João Campos participou da entrega ao lado do secretário de Educação, Fred Amancio.


“Ontem foi um dia muito importante, recebemos o ministro da Educação, Camilo Santana, e anunciamos que conseguimos realizar o sonho de dobrar a quantidade de vagas de creches em 4 anos. Hoje, na véspera do Dia das Mães, estamos entregando a Creche do Bongi totalmente ampliada, prova do nosso cuidado com as mães e crianças do Recife. Nas creches, os alunos têm direito a cinco refeições por dia, um ambiente seguro, educação de qualidade e a garantia de uma futura matrícula escolar. Mas, além do desenvolvimento infantil, a vaga em creche também é uma oportunidade para a família trabalhar enquanto a criança está na sala”, afirmou o prefeito João Campos durante a entrega.


As obras de ampliação contemplaram a implantação de quatro novas salas de aula; Sala de Recursos Multifuncionais; Ampliação do Refeitório; e ampliação da Biblioteca.


“A nossa Creche do Bongi é uma unidade muito tradicional aqui no bairro, ela já existe há muitos e muitos anos. Agora, com todo o processo de requalificação e de ampliação, além das cinco novas salas, sala de recursos multifuncionais e biblioteca, temos vários espaços para as crianças brincarem também. Conseguimos ampliar em quase 50% o número de vagas da unidade e o mais bonito é que ela manteve todo o caráter especial que sempre teve. Essa ampliação contribuiu com o aumento de vagas de creches que anunciamos ontem, quando falamos que não apenas batemos a meta como a superamos, o que é uma grande conquista para o Recife”, ressaltou Fred Amancio, secretário de Educação do município.


Já as intervenções de requalificação contemplaram as 8 salas de aula; Biblioteca; Sala de Recursos Multifuncionais; Refeitório; Pátio Coberto; Secretaria; Direção; Sala de Professores; Cozinha; Despensa; Despensa e Depósitos; Lavanderia; Banheiros Infantis; Banheiros de Funcionários; Sanitários para pessoas com deficiência.


Para Wynayara Ferreira, 28, mãe de Maria Ferreira, de 1 ano, a estrutura e a equipe da Creche do Bongi são essenciais para que ela possa trabalhar com a certeza de que sua filha está sendo bem educada em um espaço de qualidade e segurança. “Eu me senti muito insegura antes de matricular minha filha na creche, chorei muito no primeiro dia, mas ela é extremamente amada e acolhida, então hoje eu a deixo aqui tranquilamente. Preciso trabalhar e estudar sabendo que ela está em um lugar seguro, onde ela não só recebe educação, mas também amor e carinho. Sou muito grata por toda a equipe da creche do Bongi”, disse.


INFÂNCIA NA CRECHE - A obra da Creche Escola Municipal do Bongi faz parte do Programa Infância na Creche. Lançada pela Prefeitura do Recife em 2020, a iniciativa tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife e ampliar a oferta de vagas.  


O Programa Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife - em torno de R$ 150 milhões - envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

Clima quente em São Vicente Ferrer - Jadiel Lopes detona Flávio Régis e diz que tempo do ex-prefeito ‘já passou’
Publicado em 11/05/2024 às 09:40

Liderança política da cidade de São Vicente Ferrer, Jadiel Lopes concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádiose ao Blog. Ele falou sobre a realidade política no município e fez uma análise sobre o tabuleiro eleitoral local.


Em 2020 Jadiel disputou o cargo de prefeito de São Vicente Ferrer, ficando em segundo lugar na disputa com 35,51% (3.826 votos). Agora em 2024 ele faz duras críticas à postura do ex-prefeito Flávio Régis, que segundo ele, “se arvorou como grande líder da oposição, sem consultar, sem dialogar com ninguém”.


Jadiel disse que Flávio Régis faz a oposição do ‘quanto pior, melhor’. “Ele não percebeu que o tempo dele passou, que está na hora de se criar novas lideranças, novas alternativas no campo oposicionista”, disse e emendou, “Ele deveria fazer uma oposição responsável, que fosse ao encontro dos anseios da sociedade”.


Para finalizar, Jadiel admitiu que nunca foi procurado por Flávio Régis para uma conversa política, como também, nunca o procurou, porque, segundo ele, Flávio se autointitulou ‘chefe’ da oposição.

Mestre Azulão “suspende” aposentadoria, faz supresa no São João na Roça e leva sucessos ao Sítio Juá
Publicado em 11/05/2024 às 09:39

Noite ainda foi marcada por shows do Trio Remelexo e do Mestre Gennaro


Como vem acontecendo desde o último dia 19 de abril, o forró está invadindo as comunidades rurais de Caruaru no Maior e Melhor São João do Mundo. No entanto, a noite da última sexta-feira (10) foi marcada por uma surpresa: a presença do Mestre Azulão no palco do São João na Roça, no Sítio Juá. Conhecido popularmente como “o pequeno grande”, Azulão é Patrimônio Vivo do município e um dos maiores cantores e compositores de todo o Brasil. 


O Mestre anunciou a aposentadoria dos palcos em junho 2022, quando se apresentou pela última vez no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. “Mas eu ‘suspendi’ a aposentadoria e vim cantar com o meu filho, Azulinho. Aqui, é como dizia Luiz Gonzaga, é ‘de pai para filho e de filho para pai’. Estou feliz de estar me apresentando em Caruaru, em mais um São João”, ressaltou Azulão. 


No palco, Azulinho não conteve a emoção de ter o pai participando do seu show mais uma vez. “Se você é caruaruense e não reconhece a grandeza de Azulão, você está sendo caruaruense errado. Quando minha mãe me disse que ele estava bem e que queria cantar comigo, no meu show, eu me emocionei demais”, falou. A apresentação de Azulinho também contou com a participação da jovem cantora Thayanne Torres. 


Antes de Azulinho subir ao palco, o Trio Remelexo se apresentou, fazendo com que ninguém ficasse parado com grandes sucessos do forró. Quem finalizou a noite de shows foi o Mestre Gennaro, sanfoneiro, cantor, compositor, ex-integrante do Trio Nordestino e contemporâneo de Luiz Gonzaga. Natural de Alagoas, o Mestre recebeu o título de cidadão pernambucano em 2019.


Pelas ruas do Sítio Juá, ainda passaram o Ballet Cia Marcos Mercury, a Quadrilha Animadrilha e o Batalhão de Bacamarteiros 27, comandado pela chefe Angela Maria, uma das homenageadas do São João 2024.