Lula avalia futuro de Jaques Wagner após pressão no PT
Publicado em 24/06/2026 às 19:00

O presidente Lula deve se reunir com Jaques Wagner nesta quarta-feira (24) para discutir a permanência do senador na liderança do governo no Senado. O encontro é visto como decisivo para o futuro político do petista.

Auxiliares defendem o afastamento imediato para reduzir desgastes da investigação da Operação Compliance Zero. Já aliados de Wagner avaliam que uma saída agora poderia ser interpretada como admissão de culpa.

A relação histórica entre Lula e Wagner e a importância política da Bahia pesam na decisão. O PT também monitora possíveis novos desdobramentos da investigação envolvendo lideranças do partido.

Fachin avalia relatoria de caso ligado a Flávio Bolsonaro
Publicado em 24/06/2026 às 18:30

O presidente do STF, Edson Fachin, solicitou análise técnica antes de decidir qual ministro ficará responsável pela investigação sobre recursos destinados ao filme Dark Horse, inspirado na trajetória de Jair Bolsonaro.

A dúvida é se o caso permanecerá com Alexandre de Moraes ou será encaminhado para André Mendonça. A Procuradoria-Geral da República defendeu que a apuração seja redistribuída ao gabinete de Mendonça.

A investigação envolve repasses atribuídos ao senador Flávio Bolsonaro e ao banqueiro Daniel Vorcaro. Fachin pediu esclarecimentos sobre os critérios de distribuição antes de tomar uma decisão.

Damares coordena propostas para plano de direitos humanos de Flávio
Publicado em 24/06/2026 às 18:00

A senadora Damares Alves lidera um grupo de especialistas responsável por elaborar propostas de direitos humanos para o plano de governo de Flávio Bolsonaro na disputa presidencial de 2026.

A equipe reúne ex-integrantes do Ministério dos Direitos Humanos e especialistas para formular medidas voltadas a mulheres, pessoas com deficiência, autistas, povos tradicionais e famílias atípicas.

Segundo Damares, os trabalhos estão em andamento há cerca de três meses e devem ser concluídos até agosto, prazo final para registro das candidaturas e apresentação dos programas de governo.

Governadora Raquel Lyra reforça segurança pública com entrega de viaturas e formatura de novos policiais civis e bombeiros
Publicado em 24/06/2026 às 17:57

A governadora Raquel Lyra cumpre agenda, nesta quinta-feira (25), no Recife, com entregas que valorizam o efetivo e a estrutura operacional de segurança pública do Estado.

Às 10h30, a chefe do Executivo estadual comanda a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A cerimônia marca a formatura de novos oficiais que passam a integrar a corporação, fortalecendo as ações de prevenção, salvamento e atendimento à população pernambucana.

Já à tarde, Raquel Lyra entrega novas viaturas para a Polícia Civil de Pernambuco e comanda a formatura de novos policiais civis. As ações integram o programa Juntos pela Segurança, com investimentos para ampliar a capacidade investigativa, reforçar o combate à criminalidade e fortalecer a segurança pública em todas as regiões pernambucanas.

Ilha de Itamaracá realiza 10 dias de São João e consolida tradição junina no litoral norte pernambucano
Publicado em 24/06/2026 às 17:40

A cidade da Ilha de Itamaracá vive mais um grande momento da sua cultura popular com a realização do São João 2026, promovendo entre os dias 19 e 28 de junho, totalizando 10 dias de festa, tradição e valorização cultural.

Mesmo diante dos desafios enfrentados pelos municípios, a gestão municipal conseguiu realizar um evento organizado, movimentado e marcado pela forte participação popular. A Praça do Pilar recebe milhares de pessoas durante toda a programação, consolidando a Ilha de Itamaracá como uma das cidades litorâneas que mais vêm crescendo no calendário junino de Pernambuco.

Com apresentações culturais, atrações musicais e muito forró, o São João também fortaleceu a economia local, beneficiando comerciantes, ambulantes e trabalhadores que aproveitaram o período festivo para aumentar a renda durante o período junino.

O prefeito Paulo Galvão e o vice-prefeito Ailton Aguiar reforçaram a importância da realização do evento para a cultura e para o fortalecimento do turismo no município, destacando o compromisso da gestão com as tradições nordestinas e com o povo itamaracaense.

A edição deste ano também foi marcada por homenagens especiais. Em memória, foi homenageado o amigo e ex-vereador Flávio Madeira, figura bastante lembrada pela população da cidade. Já em vida, recebeu homenagem o radialista e locutor Tony Araújo, da Rádio Voz da Ilha, que também possui uma trajetória política no município, tendo exercido os cargos de vice-prefeito e vereador.

A grande presença do público durante o decorrer dos 10 dias de programação demonstra a força do São João da Ilha de Itamaracá, que segue conquistando cada vez mais espaço entre os festejos juninos do estado, unindo alegria, cultura, tradição e organização.

Ao lado do prefeito Saulo Maruim, Álvaro Porto participa da 23ª Cavalgada de Sao João, em Brejão
Publicado em 24/06/2026 às 17:28

Acompanhado pelo prefeito de Brejão, Saulo Maruim, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, nesta quarta-feira (24.06), da 23ª Cavalgada de São João naquele município do Agreste. Uma das principais manifestações culturais de Brejão, a cavalgada reuniu centenas de cavaleiros, fortalecendo a tradição já associada aos festejos juninos.

Porto destacou a importância do evento, enfatizando a participação popular. “A cavalgada de São João reúne muita gente que faz questão de comparecer e manter a tradição. 

A cada ano, o evento cresce e se firma como expressão da cultura do povo do Agreste. Quero parabenizar o prefeito Saulo Maruim e a população de Brejão por promoverem uma festa tão especial neste dia de São João”, disse. 

PETROLINA RECEBE EQUIPAMENTOS PARA OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Publicado em 24/06/2026 às 15:55

O município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, recebeu uma boa notícia esta semana: a chegada dos novos conjuntos de bombas que vão fazer parte da obra de ampliação da produção do sistema de abastecimento de água da cidade. A Compesa investiu R$ 1,3 milhão na aquisição dos equipamentos, ação que integra o pacote de investimentos, de R$ 100 milhões, garantidos pelo Programa Águas de Pernambuco, recursos autorizados pela governadora Raquel Lyra para Petrolina.

As bombas vão integrar a nova Estação de Tratamento de Água-ETA São Francisco, cujas obras estão em estágio avançado de execução e vão ampliar a produção de água para a cidade em mais 400 litros por segundo, melhorando o atendimento da população bem como de futuras áreas de expansão.

A obra da nova ETA São Francisco, no Distrito Industrial, está com 50% de avanço físico e recebe um investimento R$ 60 milhões. A previsão é entregar o novo sistema à população ainda em 2026.

Conforme anunciado no ano passado, os investimentos planejados para Petrolina estão em fase de plena execução. “Esse pacote de investimentos visa acompanhar as demandas de uma das cidades que mais crescem no Estado, levando mais água e proporcionando mais segurança operacional aos sistemas de abastecimento”, afirma o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

Entre as ações previstas para ampliar a oferta de água em Petrolina está, além da implantação da nova captação na ETA Vitória, onde serão instalados os conjuntos motobombas recém-chegados e a ETA São Francisco, a construção de duas adutoras entre as ETAs Vitória, São Francisco e Centro. As três ETAs existentes na cidade passarão por requalificação. Juntas, essas ações receberão um aporte de mais de R$ 20 milhões. Essa etapa está prevista para ser entregue em 2027.

Lagoa Grande e Izacolândia

Outros R$ 20 milhões foram aplicados para ampliar a produção de água para a cidade de Lagoa Grande e Izacolândia, distrito de Petrolina. Uma Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração, com tecnologia moderna e eficiente de tratamento da água, foi instalada este ano e já opera em Lagoa Grande, com benefício para as duas localidades.

Ilha de Itamaracá realiza 10 dias de São João e consolida tradição junina no litoral pernambucano
Publicado em 24/06/2026 às 15:47

A cidade da Ilha de Itamaracá viveu mais um grande momento da sua cultura popular com a realização do São João 2026, promovido entre os dias 19 e 28 de junho, totalizando 10 dias de festa, tradição e valorização cultural.

Mesmo diante dos desafios enfrentados pelos municípios, a gestão municipal conseguiu realizar um evento organizado, movimentado e marcado pela forte participação popular. A Praça do Pilar recebeu milhares de pessoas durante toda a programação, consolidando a Ilha de Itamaracá como uma das cidades litorâneas que mais vêm crescendo no calendário junino de Pernambuco.

Com apresentações culturais, atrações musicais e muito forró, o São João também fortaleceu a economia local, beneficiando comerciantes, ambulantes e trabalhadores que aproveitaram o período festivo para aumentar a renda durante o período junino.

O prefeito Paulo Galvão e o vice-prefeito Nailton Aguiar reforçaram a importância da realização do evento para a cultura e para o fortalecimento do turismo no município, destacando o compromisso da gestão com as tradições nordestinas e com o povo itamaracaense.

A gestão municipal também destacou o importante apoio da EMPETUR, da Fundarpe e do Governo do Estado de Pernambuco, que contribuíram para a realização do evento e para o fortalecimento das festividades juninas no município.

A edição deste ano também foi marcada por homenagens especiais. Em memória, foi homenageado o amigo e ex-vereador Flávio Madeira, figura bastante lembrada pela população da cidade. Já em vida, recebeu homenagem o radialista e locutor Tony Araújo, da Rádio Voz da Ilha, que também possui uma trajetória política no município, tendo exercido os cargos de vice-prefeito e vereador.

A grande presença do público durante os 10 dias de programação demonstrou a força do São João da Ilha de Itamaracá, que segue conquistando cada vez mais espaço entre os festejos juninos do estado, unindo alegria, cultura, tradição e organização.

Ministro das Comunicações inaugura centro que transforma lixo eletrônico em computadores para inclusão digital no DF
Publicado em 24/06/2026 às 15:45

Nova unidade no Distrito Federal ampliará a capacitação de jovens em tecnologia e a doação de equipamentos para escolas e entidades sociais

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participa nesta quinta-feira (25), às 15h, da inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) INAC Reciclotech, na Cidade Estrutural (DF). A nova unidade reforçará as ações do programa Computadores para Inclusão, uma das principais iniciativas do Governo Federal para ampliar o acesso à tecnologia, promover a qualificação profissional e dar destinação sustentável a equipamentos eletrônicos descartados.

Durante a agenda, o ministro visitará as instalações do centro e participará da entrega de computadores recondicionados para representantes da sociedade civil. Os equipamentos serão destinados a ações de inclusão digital, ampliando o acesso à tecnologia para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) recuperam equipamentos que seriam descartados e os transformam em ferramentas de aprendizado, qualificação profissional e acesso ao mundo digital. Além disso, oferecem cursos de tecnologia da informação, contribuindo para a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.

A inauguração da unidade fortalece a política de inclusão digital do Ministério das Comunicações e amplia a capacidade de atendimento do programa Computadores para Inclusão, que alia sustentabilidade, capacitação profissional e transformação social por meio da tecnologia.

Trump pressiona Congresso por mudanças nas regras eleitorais
Publicado em 24/06/2026 às 15:30

O presidente Donald Trump adiou a sanção de um projeto sobre moradia acessível para pressionar o Congresso a aprovar o Save America Act. A proposta é tratada pela Casa Branca como prioridade legislativa.

O projeto exige documento com foto para votação, comprovação de cidadania para registro eleitoral e compartilhamento de cadastros estaduais com o governo federal. Críticos afirmam que a medida pode restringir o voto de minorias.

Apesar da maioria republicana no Congresso, a proposta enfrenta resistência no Senado e ainda não reúne votos suficientes para avançar. O impasse ocorre às vésperas das eleições legislativas e em meio a divergências dentro do próprio partido de Trump.