Duguinha Lins valoriza servidores com grande Arraiá em São Joaquim do Monte
Publicado em 22/06/2026 às 20:09

O prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins, promoveu mais uma ação de valorização dos servidores municipais ao realizar o tradicional Arraiá dos Servidores. O evento reuniu colaboradores de diversas áreas da administração em uma noite marcada pela confraternização, celebração e reconhecimento àqueles que contribuem diariamente para o desenvolvimento do município.

Além de muito forró, reencontros e premiações, a programação contou com momentos de integração entre os participantes, incluindo a transmissão do jogo da Seleção Brasileira, que animou ainda mais a festa. A iniciativa evidencia o compromisso da gestão em prestigiar os servidores e fortalecer os laços entre os profissionais que atuam em benefício da população são-joaquinense.

“Os nossos servidores são peças fundamentais para o crescimento de São Joaquim do Monte. Essa confraternização é uma forma de agradecer pelo empenho e dedicação de cada um, além de celebrar juntos as conquistas alcançadas pelo município”, afirmou Duguinha Lins ao Blog do Alberes Xavier.

Trump ameaça agir contra Irã em caso de descumprimento de acordo
Publicado em 22/06/2026 às 20:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que tomará as medidas necessárias caso o Irã não cumpra o acordo firmado entre os dois países. A declaração foi feita após questionamentos sobre a implementação do tratado.

Segundo Trump, os recursos desbloqueados para o Irã devem ser destinados à compra de alimentos produzidos nos Estados Unidos. O republicano argumentou que a medida beneficiaria tanto a população iraniana quanto os agricultores americanos.

O acordo foi firmado após meses de tensão militar entre EUA, Israel e Irã. Os confrontos provocaram impactos humanitários e econômicos, incluindo alta nos preços do petróleo e instabilidade nos mercados globais.

Flávio defende uso de IA para reduzir gastos públicos
Publicado em 22/06/2026 às 20:00

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu o uso de inteligência artificial na administração pública para monitorar gastos, evitar fraudes em licitações e aumentar a eficiência do Estado.

Durante evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o parlamentar afirmou que pretende implantar sistemas automatizados de conformidade e reforçou propostas voltadas ao equilíbrio fiscal, incluindo privatizações e redução de despesas governamentais.

Flávio também defendeu mudanças no modelo de exploração de petróleo para ampliar receitas da União e destacou a segurança pública como fator essencial para atrair investimentos e melhorar o ambiente de negócios.

Prefeitura de Ouricuri antecipa pagamento da folha de junho e movimenta economia local
Publicado em 22/06/2026 às 19:44

A Prefeitura de Ouricuri antecipou o pagamento da folha salarial de junho. Com os salários sendo pagos durante o período junino, mais de R$ 10 milhões devem circular na economia do município, fortalecendo o comércio e o setor de serviços.

Confira o calendário de pagamento:

* 22/06 – Prefeitura Municipal de Ouricuri e Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social;
* 23/06 – Secretaria de Educação;
* 24/06 – Secretaria de Saúde;
* 30/06 – FUNPREO.

A antecipação da folha tem sido uma prática da atual gestão e contribui para aquecer a economia local em um dos períodos de maior movimentação comercial do ano.

Prefeitura de Arcoverde decreta ponto facultativo e feriado municipal durante festejos juninos
Publicado em 22/06/2026 às 19:43

A Prefeitura de Arcoverde publicou decretos estabelecendo mudanças no funcionamento das repartições públicas municipais em virtude das comemorações juninas de 2026.

De acordo com o Decreto nº 47/2026, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 22 e 23 de junho. A medida não se aplica aos serviços considerados essenciais e indispensáveis, que continuarão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.

Já o Decreto nº 46/2026 oficializa o feriado municipal do dia 24 de junho, data dedicada às celebrações de São João, uma das tradições mais importantes do calendário cultural e religioso do município.

Os decretos foram assinados pelo prefeito Zeca Cavalcanti e consideram a relevância dos festejos juninos para a cultura local, além das solicitações apresentadas por diversos segmentos da sociedade.

Com a medida, os servidores municipais terão um período especial para participar das festividades que movimentam a cidade e atraem milhares de visitantes durante o São João de Arcoverde, reconhecido como uma das maiores celebrações juninas de Pernambuco.

A Prefeitura reforça que os serviços essenciais, como atendimento de urgência e emergência na saúde, limpeza urbana, segurança e demais atividades indispensáveis ao interesse público, permanecerão em funcionamento durante o período.

O São João de Arcoverde segue com programação diversificada nos polos culturais espalhados pela cidade, reunindo atrações musicais, manifestações da cultura popular e milhares de forrozeiros de várias regiões do estado e do país.

Volta das Drilhas marca dia histórico no São João da Moda 2026
Publicado em 22/06/2026 às 19:39

O segundo final de semana do São João da Moda foi marcado por eventos grandiosos, entre eles o "No mei da rua", que trouxe de volta as drilhas, formato que não era realizado em Santa Cruz do Capibaribe há mais de uma década e que levou mais de 40 mil pessoas para dançar pelas ruas da cidade. O domingo reuniu Xand Avião, um dos artistas mais consagrados do Brasil, e Elifas Júnior, o Rei das Drilhas, artista pernambucano que consolidou sua carreira se apresentando em quadrilhas e micaretas por todo o estado.

O final de semana começou com os shows de sexta-feira na Arena da Moda, onde Juciê, Lipe Lucena, Wesley Safadão e a dupla Matheus e Kauan, em apresentação inédita no evento, comandaram a festa. A noite coincidiu com o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, e o show de Wesley Safadão acompanhou o primeiro tempo da vitória brasileira sobre o Haiti, com os gols sendo festejados ao som de muito forró.

No domingo, mais de 30 mil pessoas ocuparam a PE-160 para acompanhar a apresentação de Elifas Júnior e um grandioso show de Xand Avião, que durante cerca de duas horas cantou sucessos para um público de todas as idades, que não parou de dançar um só instante.

"Esta é uma cidade muito especial na minha trajetória, eu amo Santa Cruz do Capibaribe. Nesta noite foi um show que me permitiu voltar a apresentar um repertório que eu gosto de trazer para o público e que, como vocês puderam ver, é consagrado. Além disso, ver tantas pessoas de todas as idades, aqueles que com certeza iam aos shows na sua juventude hoje com seus filhos ali aproveitando, isso é muito especial", disse Xand Avião.

Nesta terça-feira, o São João da Moda continua com apresentações no Polo Forró da Ema e no Palco Principal, com a banda local Decentes do Forró e ainda Nando Cordel, Magníficos e Zezé di Camargo.

Antevéspera de São João anima o Mercado Cultural com muito forró em Gravatá
Publicado em 22/06/2026 às 19:36

Martina Sanfoneira e Vinni Luz & Forró Santa Dose garantiram uma tarde de tradição, música e animação na segunda-feira (22)

A antevéspera de São João foi marcada por muita alegria e valorização da cultura nordestina no Mercado Cultural de Gravatá, na tarde da segunda-feira (22). Dentro da programação do São João de Gravatá 2026, o espaço recebeu um grande público que prestigiou apresentações repletas de forró, animação e o clima acolhedor característico das festividades juninas do município.

A programação musical contou com os shows de Martina Sanfoneira e de Vinni Luz & Forró Santa Dose, que levaram ao palco repertórios recheados de clássicos do forró e sucessos que fizeram os forrozeiros dançarem do início ao fim da noite. O Mercado Cultural mais uma vez mostrou porque é um dos polos de celebração da cultura popular durante o período junino ao reunir moradores e visitantes em uma grande festa ao som da autêntica música nordestina.

Petróleo recua com avanço das negociações entre EUA e Irã
Publicado em 22/06/2026 às 19:30

Os preços do petróleo fecharam em queda nesta segunda-feira após sinais de progresso nas negociações entre Estados Unidos e Irã. O movimento reduziu preocupações sobre possíveis interrupções na oferta global da commodity.

O mercado também reagiu à possibilidade de inspeções no programa nuclear iraniano e à licença emitida pelos EUA que autoriza a produção e venda de petróleo e derivados do Irã até agosto de 2026.

Analistas avaliam que o avanço das conversas diminuiu os temores relacionados ao Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte de petróleo. Ainda assim, investidores seguem atentos aos desdobramentos das negociações.

“Quero ser a deputada da saúde, pois a única coisa que eu sei fazer na minha vida é trabalhar pela saúde”, diz Socorrinho da APAMI
Publicado em 22/06/2026 às 18:48

O programa ‘Cidade em Foco’ desta segunda-feira, dia 22, recebeu Socorrinho da APAMI. Filiada ao Avante, ela é pré-candidata a deputada estadual e pretende levar sua experiência e sua luta pela saúde pública pernambucana para a Assembleia Legislativa (Alepe) a partir de 2027.

“Quero ser a deputada da saúde, pois a única coisa que eu sei fazer na minha vida é trabalhar pela saúde. Tenho certeza que com uma cadeira na Alepe poderei fazer muito mais pelo meu povo”, disse ela, que não esconde sua empolgação e o seu otimismo diante o desafio de disputar um mandato de deputada estadual.

Socorrinho fez questão de frisar que mantém uma excelente relação com o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, Waldemar e reforçou que conta com o apoio da população para fazer um grande mandato. “Sem sombra de dúvidas eu conto com a ajuda do povo de Pernambuco. Vou buscar parcerias e investimentos junto aos governos e buscarei os mecanismos necessários para oferecer uma saúde pública de primeira qualidade para todos os pernambucanos”.

Federação PRD-Solidariedade demonstra força política e desponta como uma das chapas mais competitivas para a Câmara Federal em 2026
Publicado em 22/06/2026 às 18:41

Uma reunião realizada nos últimos dias entre parte dos pré-candidatos da Federação PRD-Solidariedade reforçou aquilo que já vem sendo comentado nos bastidores da política cearense: a federação chega para as eleições de 2026 com uma das chapas mais fortes e competitivas do estado na disputa por vagas na Câmara dos Deputados.

Liderada pela pré-candidata a deputada federal Jordana Mano, que aparece entre os nomes com maior potencial eleitoral do Ceará, a federação vem reunindo lideranças políticas, ex-parlamentares, vereadores e representantes de importantes segmentos da sociedade, formando um grupo que poderá conquistar de duas a três cadeiras na Câmara Federal.

A fotografia do encontro é considerada uma demonstração da força política da federação. Nela aparecem o ex-deputado federal Vanderlan Alves, a ex-deputada federal Enfermeira Ana Paula, o ex-deputado federal Vaidon Oliveira, o vereador de Fortaleza Chiquinho dos Carneiros, o vereador de Fortaleza Emanuel Acrísio, o ex-vereador Danilo Lopes e a líder dos Agentes de Endemias, Hilda, todos nomes com atuação consolidada em suas respectivas áreas e regiões de influência.

O encontro também evidencia que a chapa vai muito além dos nomes presentes na imagem. Outros vereadores, ex-vereadores, lideranças comunitárias, representantes de categorias profissionais e importantes quadros políticos filiados à federação também deverão disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, ampliando ainda mais a capilaridade eleitoral do grupo em todas as regiões do Ceará.

Nos bastidores, a avaliação é de que o PRD-Solidariedade conseguiu construir uma chapa equilibrada, reunindo candidatos com forte presença na capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do estado. Essa combinação tem sido apontada como um dos principais fatores que podem garantir um desempenho expressivo nas urnas.

Analistas políticos avaliam que a federação possui todas as condições para conquistar duas vagas na Câmara Federal, havendo ainda a possibilidade real de alcançar uma terceira cadeira caso o desempenho coletivo dos seus candidatos acompanhe as projeções mais otimistas.

A reunião serviu para alinhar estratégias, fortalecer o grupo e demonstrar unidade em torno de um projeto político que pretende ampliar a representatividade da federação no Congresso Nacional. Com nomes experientes, novas lideranças em ascensão e uma estrutura partidária organizada, a Federação PRD-Solidariedade entra no cenário eleitoral de 2026 como uma das forças mais observadas da política cearense.

Para muitos observadores, a imagem do encontro transmite uma mensagem clara: a chapa está formada, possui densidade eleitoral, representatividade regional e potencial para surpreender nas eleições de 2026, consolidando-se como uma das principais apostas para a disputa proporcional no Ceará.