Prefeitura do Paulista antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores
Publicado em 23/06/2026 às 10:45

A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais.

A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.

O pagamento representa um importante reforço no orçamento dos servidores, especialmente neste período de festejos juninos, além de contribuir para ampliar a circulação de recursos no município.

O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa.

“Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou.

A medida reforça o compromisso da gestão com o cumprimento das obrigações financeiras e a manutenção do calendário de pagamentos do funcionalismo municipal.

Fitch alertou para risco de quebra do Digimais antes de operação da PF
Publicado em 23/06/2026 às 10:41

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating nacional do Banco Digimais e alertou para a possibilidade de insolvência da instituição um dia antes da operação da Polícia Federal que teve o banco como alvo. A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 670 milhões em recursos ligados à instituição.

Em seu relatório, a Fitch avaliou que a margem de segurança do banco é “muito baixa” e classificou como real a possibilidade de quebra ou inadimplência. A agência citou a deterioração dos resultados financeiros e a falta de informações suficientes para avaliar a situação da instituição.

Diante das incertezas, a Fitch também retirou todas as classificações de risco do Digimais. Segundo a agência, a ausência de dados financeiros confiáveis impede o monitoramento adequado dos ratings do banco.

Humberto Costa entrega retroescavadeira em Nazaré da Mata e garante apoio em São Lourenço da Mata
Publicado em 23/06/2026 às 10:25

O senador Humberto Costa (PT) entregou, nesta segunda-feira (22), mais uma retroescavadeira ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A entrega contou com a presença da prefeita Aninha da Ferbom e de vereadores do município, e marca a segunda máquina adquirida com emendas do parlamentar em um intervalo de apenas dois meses.

O município também recebeu um ônibus de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), conquistado por indicação de Humberto Costa junto ao governo federal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados em outras regiões do estado.

Ainda na cidade, Humberto visitou o recém reformado Mercado Municipal, e se comprometeu com a população a levar novos investimentos ao espaço público.

“Nazaré da Mata merece investimento de verdade, e é isso que estamos fazendo. Cada máquina entregue representa estradas mais transitáveis, obras que saem do papel e qualidade de vida para o povo desta cidade. Vamos continuar trabalhando para que Pernambuco receba o que lhe é de direito”, afirmou o senador.

Humberto conquista apoio na RMR
Mais cedo, Humberto Costa esteve reunido com o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, que declarou apoio à reeleição do parlamentar ao Senado Federal, ao lado de 13 vereadores do município. O encontro reforça a articulação política de Humberto na Região Metropolitana do Recife e amplia a base de aliados para 2026.

“O apoio do prefeito Vinícius Labanca e dos parlamentares de São Lourenço nos alegra e nos dá mais confiança para seguir em frente.

A gente vai seguir juntos, porque Pernambuco precisa de pessoas comprometidas com o que realmente importa: a vida das pessoas”, disse Humberto Costa.

Véspera de São João na Mata Sul e no Recife
Nesta terça-feira (23), véspera de São João, Humberto inicia a agenda em Ribeirão, na Mata Sul, onde faz a entrega de um trator. Depois, segue para um encontro com lideranças em Palmares e, em seguida, entrega uma patrol em São Benedito do Sul.

A agenda se encerra no Sítio da Trindade, no Recife, onde Humberto participa da festa de São João da cidade ao lado do time de Lula em Pernambuco.

Humberto Costa conclui giro de 4 dias pelo interior e inicia rota de São João pela Zona da Mata
Publicado em 23/06/2026 às 10:21

O senador Humberto Costa (PT) percorreu, nos últimos quatro dias, 11 cidades do interior de Pernambuco ao lado dos pré-candidatos da Frente Popular para 2026, num giro político que levou a articulação da base de Lula no estado a municípios do Agreste ao Sertão. Nesta segunda-feira (22), o parlamentar retoma as agendas fazendo entregas e participando das festas de São João, iniciando pela Zona da Mata Norte.

A rota do interior teve início na quinta-feira (18), com passagem por Bonito e Bezerros, no Agreste Central, e Bom Conselho, no Agreste Meridional. O senador seguiu para o Sertão do Araripe, onde cumpriu agenda em Trindade, Araripina e Ouricuri, e depois avançou para Parnamirim e Mirandiba, no Sertão Central.

O roteiro ainda contemplou Sertânia, no Sertão do Moxotó, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. O encerramento se deu em Arcoverde, neste domingo (21), com a participação de Humberto Costa na tradicional Caminhada do Forró, um dos maiores eventos do São João do estado.

Durante toda a viagem, Humberto esteve acompanhado do time de Lula: João Campos, pré-candidato a governador; Carlos Costa, pré-candidato a vice-governador; Marília Arraes, pré-candidata a senadora, além de deputados federais e estaduais e lideranças locais, combinando encontros políticos com conversas diretas com o povo nas ruas.

"Percorrer o interior de Pernambuco é a melhor forma de ouvir diretamente as pessoas, entender suas dificuldades e discutir, junto com prefeitos e lideranças, as melhorias que o estado precisa. E neste momento, com o São João tomando conta de cada praça, nós aproveitamos para celebrar a cultura e a identidade de cada lugar do estado", afirmou o senador.

Agenda de São João


Nesta segunda-feira (22), Humberto Costa começa a semana em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, ao lado do prefeito Vinícius Labanca, e segue para Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, onde faz entregas e participa dos festejos juninos da cidade.

Na terça-feira (23), véspera de São João, o senador se desloca para a Mata Sul, com visitas a Ribeirão, Palmares e São Benedito do Sul, onde realizará entregas à população. À noite, já no Agreste Setentrional, participa da festa de São João de Santa Cruz do Capibaribe. Na quarta-feira (24), dia de São João, Humberto Costa prestigia os festejos de Caruaru, no Agreste Central, e de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.

A agenda segue na sexta-feira (26), quando o senador participa de uma reunião da Hemobrás, no Recife, e, depois, faz entregas em Bom Conselho, no Agreste Setentrional, e recebe o título de cidadão de Macaparana, na Mata Norte.

Após receber Natanzinho e Xand Avião, Vitória do Pé de Serra terá Wesley Safadão na véspera de São João 2026
Publicado em 23/06/2026 às 09:55

O São João Vitória do Pé de Serra começou mais uma sequência de grandes shows na última sexta-feira (19), se consolidando como o maior ciclo junino da Zona da Mata pernambucana. A programação no Pátio Otoni Rodrigues contou, na oportunidade, com as apresentações de Sétima Dose, Forró dos Plays e Taty Girl, além da transmissão do jogo da Seleção Brasileira contra o Haiti. No sábado, dia 20, o destaque da noite ficou por conta de Roberta Miranda, que dividiu o palco com Ávine Vinny, Baby Som e Priscila Senna.

O ponto alto do segundo fim de semana de festas aconteceu no domingo e na segunda-feira, dias 21 e 22 de junho, ocasiões em que o polo principal registrou um público expressivo. No primeiro dia mencionado, Natanzinho Lima foi a atração mais esperada, lotando todos os espaços disponíveis. Também tocaram Pedro Guerra, Henry Freitas e Silvânia & Berg. No dia 22, ainda com chuva, Xand Avião, Novinho da Paraíba, Trimanos Brasil, Lipe Lucena e Brasas do Forró encerraram a grade.

A programação oficial continua nesta terça-feira, (23), com as apresentações de Wesley Safadão, Wallas Arrais, Mara Pavanelly e Noara Marques. Na quarta-feira, dia 24, o evento fecha o calendário junino com os shows de João Gomes, Alexandre Pires, Malla 100 Alça e Willy Vaqueiro, além de exibir mais uma partida do Brasil.

Polo Estação

Montado na Praça Leão Coroado, o polo alternativo foi espaço para sediar o 1º Concurso de Quadrilha Junina do ciclo junino local. No domingo (21), três quadrilhas, além da homenageada Forró Fiá, se apresentaram antes dos shows de Jack Farra e Matheus Lima. A vencedora foi a Zé Matuto, enquanto Bacamarte e Matutá ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A noite de véspera de São João (23) contará com apresentações de Vava do Acordeon e Silvinho Cavalcanti, enquanto a animação do dia seguinte fica por conta de Zezé do Forró, Forrozão Capim e Ciço Moreno. A Quadrilha Forró Fiá, homenageada do concurso, se apresenta também nessas duas noites.

No dia 26 de junho, as festividades continuam com Jorge Neto e Aninha, Nordestinos do Forró, Anjos do Forró e Watusi Alves. No dia 27, tem Maciel Melo, Forró Cariciar e Rei do Cangaço, Quadrilha Explosão JK, além de Salustiano e a Rabeca Encantada. Já no domingo, dia 28, o encerramento oficial do espaço será comandado por Gel e Seus Manos, Alencar, Quadrilha Forró Fiá, Whisky de Luxo e Embaixadoras do Brega.

Aliados de Flávio veem risco de atuação do STF na eleição
Publicado em 23/06/2026 às 09:45

Auxiliares e aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, avaliam que decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) indicam uma possível atuação da Corte com impacto sobre a disputa eleitoral de 2026. As informações foram publicadas pela Folha de S.Paulo.

Segundo a reportagem, integrantes da pré-campanha demonstram preocupação com a possibilidade de o STF ampliar sua influência sobre decisões relacionadas ao processo eleitoral. O grupo também avalia que ministros da Corte poderiam esvaziar competências tradicionalmente atribuídas ao TSE.

De acordo com a Folha, o tema já motivou reuniões de Flávio Bolsonaro e do senador Rogério Marinho (PL-RN) com o presidente do STF, Edson Fachin. Procurados pelo jornal, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin não comentaram o assunto.

Em Arcoverde, Regina da Saúde marca presença na Caminhada do Forró
Publicado em 23/06/2026 às 09:29

A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos) participou, no último domingo (21), da 14° Caminhada do Forró, um dos principais eventos do São João de Arcoverde, no Sertão pernambucano.

O cortejo reuniu mais de 40 mil pessoas nas ruas da cidade e contou com trios elétricos e diversas manifestações da cultura nordestina, consolidando-se como um dos momentos de maior movimentação da programação junina local.

“É sempre uma grande alegria participar de uma celebração tão importante para a nossa cultura, reencontrar amigos de Arcoverde e de tantas localidades e reforçar nosso vínculo com o povo e com as tradições sertanejas”, destacou Regina da Saúde.

Durante a programação, a pré-candidata cumprimentou moradores, visitantes e lideranças de Arcoverde e região, acompanhada pelo prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, entre outras lideranças.

A Caminhada do Forró é reconhecida como um dos maiores cortejos juninos do Nordeste e integra o calendário cultural de Pernambuco, atraindo público de diversas regiões do estado.

CNJ deve votar nesta terça fim da aposentadoria compulsória para magistrados
Publicado em 23/06/2026 às 09:24

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve votar nesta terça-feira (23) mudanças em seu regimento interno para adequar as regras disciplinares da magistratura ao entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta também endurece as regras para aplicação da pena de disponibilidade, que afasta o juiz de suas funções com remuneração proporcional. Atualmente, essa é uma das punições mais severas previstas na Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

As mudanças seguem decisão da Primeira Turma do STF que estabeleceu a perda do cargo e dos vencimentos como punição máxima para magistrados envolvidos em infrações graves. A expectativa é de que o texto seja aprovado pelo CNJ.

No São João de Gravatá, governadora Raquel Lyra ressalta investimentos do Governo de Pernambuco no município
Publicado em 23/06/2026 às 08:32

O apoio do Governo do Estado nos festejos juninos se soma a investimentos em segurança pública, recuperação de estradas, recursos hídricos e geração de emprego e renda.

Celebrando o ciclo junino em mais uma cidade no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra desembarcou, na noite desta segunda-feira (22), em um dos destinos mais tradicionais e animados de Pernambuco: o São João de Gravatá. A gestora marcou presença na festa, que teve início no dia 13 deste mês e segue até o próximo dia 28. O São João de Gravatá conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Defesa Social. Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Estado reforçou a operação com 1.124 lançamentos extras das forças de segurança durante o período junino. A vice-governadora Priscila Krause também participou dos festejos.

“Frequento o São João de Gravatá há muitas décadas e é uma alegria voltar mais uma vez como governadora e ver o quanto essa festa cresce e fica ainda mais bonita a cada ano. O Governo de Pernambuco tem apoiado não apenas a realização do evento, mas também investido em ações que fortalecem o município, como segurança pública, recursos hídricos, recuperação de estradas e infraestrutura para impulsionar o comércio, os bares e os restaurantes. Trabalhamos para garantir desenvolvimento, geração de renda e emprego para a nossa gente, porque um lugar bom para visitar também precisa ser um lugar bom para morar”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Além de movimentar a cultura popular, o São João de Gravatá impulsiona a economia local, beneficiando setores como comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. A expectativada Prefeitura é receber cerca de um milhão de pessoas, gerando uma movimentação econômica estimada em R$ 350 milhões.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, celebrou a parceria com a gestão estadual. “O Governo de Pernambuco vem apoiando a realização de grandes e bons eventos em nosso município, dentre eles, o São João, que se torna cada vez maior com o Governo chegando junto e nos incentivando”, agradeceu.

Com o reforço no efetivo, o São João de Gravatá conta com um esquema especial de segurança coordenado pela Secretaria Estadual de Defesa Social, com integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca, além do uso de tecnologias como reconhecimento facial, drones, Plataforma de Observação Elevada (POE) e monitoramento do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A operação também conta com delegacia móvel, reforço do policiamento ostensivo e atuação da Corregedoria da SDS para garantir mais segurança e tranquilidade durante os festejos.

Acompanharam a governadora o senador Fernando Dueire; o deputado federal André Ferreira; o deputado estadual João de Nadegi; e os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Silvestre (Passira) e Araújo (Amaraji); além dos secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Ana Paula Jardim (interina da Cultura), e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

PF faz operação contra cúpula do Banco Digimais e investiga Edir Macedo
Publicado em 23/06/2026 às 08:30

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que tem como alvo integrantes da cúpula do Banco Digimais, instituição financeira controlada por Edir Macedo.

São cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em SP. Também foram determinados a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o bloqueio de bens e valores que podem chegar a R$ 670,3 milhões.

Os investigadores suspeitam que administradores da instituição tenham adotado mecanismos para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, por meio da alteração de registros contábeis e da geração artificial de receitas, relata o Metrópoles.