João Campos prestigia os 127 anos de Altinho com entregas e compromissos com a cidade
Publicado em 28/06/2026 às 12:15

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) participou, neste domingo (28), das celebrações dos 127 anos de elevação de Altinho à categoria de cidade. A data foi comemorada com a entrega de 103 títulos de propriedade e de veículos e equipamentos que reforçarão os serviços públicos. Conduzido pelo prefeito Marivaldo Pena (PSB), o ato reuniu lideranças políticas de todo o Agreste e demonstrou a força da Frente Popular na região.

Durante o evento, João Campos foi exaltado como líder do grupo político que articulou, junto ao presidente Lula (PT), um tempo de avanços para a cidade, como a conquista de R$ 14 milhões em obras federais para a construção de uma creche, de uma escola e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a duplicação dos recursos federais enviados para o hospital local. Em seu discurso, o pré-candidato a governador citou essas ações como exemplos de como Altinho poderá avançar ainda mais a partir de 2027, quando houver um alinhamento entre os governos federal e estadual.

“São 127 anos de luta, resistência, e nós vamos ter a oportunidade de celebrar muitos aniversários juntos. Marivaldo, você não chega aqui para bater parabéns e cortar uma fatia de bolo, mas chega com presentes para Altinho, fruto do trabalho de um time que tem coerência. E quem tem coerência pode sonhar com um futuro melhor. A gente está junto de Lula porque a gente trabalha pelo mesmo povo. Vejam que aí só tem veículos que vão servir ao povo. É o consultório móvel que vai atender a pessoa idosa que não pode sair de seu sítio, é o ônibus para levar os meninos para a escola, é a máquina agrícola que vai trabalhar no campo”, declarou.

Já o prefeito Marivaldo Pena disse que tem driblado perseguições políticas do Governo do Estado recorrendo a parcerias com o Governo Federal. “É o presidente Lula que está trazendo essas conquistas para cá, junto com nosso time. É com sua intercessão, João, junto ao nosso presidente, com esse time, que a gente está conseguindo. Em um ano e meio, nossos investimentos superam em cinco ou seis vezes os investimentos do Governo do Estado aqui nos últimos quatro anos. Meu povo passa um ano para ter oportunidade de fazer uma cirurgia simples. Isso dói na minha alma. Esse é o tratamento cruel, essa é a maquiagem que se faz no nosso estado. Mas nós temos um compromisso com Altinho e Pernambuco. Quando você estiver com a caneta na mão, João, anote o nome de Altinho e retribua esse carinho que esse povo veio te dar”, discursou.

Entre as entregas, estiveram uma unidade móvel do programa Brasil Sorridente e dois veículos do MobSuas, do Governo do Brasil, além de uma retroescavadeira encaminhada pelo mandato da senadora Teresa Leitão (PT) e um trator e outras duas máquinas agrícolas articulados junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) pelo deputado federal Pedro Campos (PSB) e pelo pré-candidato a deputado estadual Jobson Almeida (Republicanos). Já os títulos de propriedade foram viabilizados por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Acompanharam a agenda em Altinho o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador Humberto Costa (PT), os prefeitos de Panelas, Ruben Lima (PSB), de Agrestina, Josué Mendes (PSB), e de São Caetano, Josafá Almeida, o vice-prefeito de Altinho, Adnailson Barbosa, vereadores da cidade, ex-prefeitos e outras lideranças de toda a região.

Papa Leão XIV manifesta solidariedade à Venezuela
Publicado em 28/06/2026 às 11:53

O papa Leão XIV manifestou solidariedade aos venezuelanos afetados pelos terremotos e afirmou estar próximo das famílias das vítimas. Após a oração do Angelus, ele também rezou pelos mortos e feridos da tragédia.

O pontífice agradeceu às equipes de resgate e incentivou os profissionais que atuam nas operações de busca e socorro. O papa destacou a importância do trabalho realizado para atender os milhões de pessoas afetadas.

Segundo a ONU, os terremotos deixaram mais de 1.400 mortos, cerca de 50 mil desaparecidos e milhões de afetados. O estado de La Guaira foi o mais atingido pelos abalos registrados na quarta-feira.

Zeca recebe Raquel Lyra na 15ª noite do São João de Arcoverde e reforça parceria por novos investimentos
Publicado em 28/06/2026 às 11:45

O prefeito Zeca Cavalcanti recebeu, na noite deste sábado (27), a governadora Raquel Lyra durante a 15ª noite do São João de Arcoverde. A agenda contou ainda com a presença da primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, do vice-prefeito Siqueirinha, da vice-governadora Priscila Krause, do senador Fernando Dueire, além de vereadores, secretários municipais e lideranças políticas.

Antes de acompanharem a programação do Polo Multicultural, Zeca e Raquel concederam entrevista coletiva para fazer um balanço da edição 2026 dos festejos juninos e destacar os investimentos do Governo de Pernambuco em Arcoverde e no Sertão.

O prefeito comemorou o sucesso do evento, ressaltando que o São João se consolidou como um dos maiores e mais seguros do Nordeste.

"Estamos no 15º dia de festa e nem a chuva diminuiu o entusiasmo do público. Recebemos visitantes de várias regiões do Estado e do Brasil, com uma programação organizada e segura. Esse reconhecimento como o São João mais seguro do Nordeste nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo", afirmou.

Zeca também agradeceu o apoio do Governo do Estado para a realização da festa. "Essa parceria com a governadora Raquel Lyra tem sido fundamental para fortalecer o nosso São João e garantir investimentos importantes para Arcoverde. É uma união que traz resultados concretos para a população", destacou.

Durante a coletiva, Raquel Lyra afirmou que Arcoverde já se consolidou como um polo turístico permanente e defendeu que o crescimento do turismo passa por investimentos em infraestrutura.

"Um lugar só é bom para visitar quando também é bom para viver. Por isso estamos investindo em estradas, abastecimento de água, saúde, educação e segurança, criando as condições para que Arcoverde continue crescendo como destino turístico durante todo o ano", disse.

A governadora também confirmou a entrega, nos próximos dias, da nova creche estadual de Arcoverde e destacou obras estruturadoras em andamento, como a duplicação da BR-232 e investimentos em infraestrutura e saúde no interior.

A visita reforçou a parceria entre a Prefeitura de Arcoverde e o Governo de Pernambuco e marcou a reta final de um São João que vem reunindo milhares de visitantes, movimentando a economia e fortalecendo a posição do município como uma das principais referências dos festejos juninos do Nordeste.

Forró, gente bonita e muita alegria marcaram o polo junino da Vila Tamandaré
Publicado em 28/06/2026 às 11:29

Já virou tradição da Zona Oeste do Recife o polo junino organizado pelo vereador Chico Kiko, na Rua Ernesto Nazareth, na Vila Tamandaré. Foram dois dias de festas - sexta, 26 e sábado, 27, embalados por nomes de peso da nossa cultura raiz, como Nena Queiroga e Irah caldeira, além de apresentação de quadrilhas e bandas de forró da região.

No meio do público animado, foram registradas presenças da cena política pernambucana, como o deputado estadual Rodrigo Farias, o deputado federal Pedro Campos e a pré candidata ao senado pelo PDT Marília Arraes.

"Fazemos todos os anos esta festa para os moradores não só daqui da Vila Tamandaré, mas para toda a região, valorizando os artistas locais e nossas tradições. Foi uma festa tranquila que proporcionou muita diversão para nosso povo. Agradecer o apoio da Prefeitura do Recife e de todos os envolvidos na organização desta festa maravilhosa, estou muito feliz com o resultado," concluiu Chico Kiko.

Governo de Pernambuco e Prefeitura do Jaboatão inauguram maior contenção de encosta da América Latina
Publicado em 28/06/2026 às 09:52

A governadora Raquel Lyra e o prefeito Mano Medeiros inauguram, neste domingo (28), a maior obra de contenção de encosta da América Latina, em Jardim Monte Verde. A intervenção é resultado de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e representa um marco para a segurança e a urbanização da comunidade, uma das mais atingidas pela tragédia das chuvas de 2022.

Data: Domingo (28)
Horário: 17h
Local: Avenida Chapada do Araripe, em Jardim Monte Verde, Jaboatão dos Guararapes

Edinho propõe descentralizar fundo eleitoral do PT
Publicado em 28/06/2026 às 09:44

O presidente do PT, Edinho Silva, propôs que os diretórios estaduais decidam a divisão do fundo eleitoral destinado às campanhas de deputados federais. A sugestão gerou reação negativa na bancada.

Deputados avaliam que a proposta poderá favorecer grupos ligados às direções estaduais e prejudicar parlamentares de outras correntes internas. Segundo a Folha de S.Paulo, a reunião terminou sem consenso sobre o modelo.

O PT ainda definirá os critérios de distribuição do fundo, tema em discussão no Grupo Tático Eleitoral. A direção nacional deverá manter a decisão sobre recursos para presidente, governadores e Senado.

Em Pesqueira, Cacique Marcos e Raquel Lyra reforçam parceria, anunciam investimentos e Governadora recebe título de cidadã pesqueirense em agenda deste sábado (27)
Publicado em 28/06/2026 às 09:33

A parceria entre a Prefeitura de Pesqueira e o Governo de Pernambuco foi fortalecida neste sábado (27), durante agenda institucional realizada na Aldeia Cana Brava, com a presença do prefeito Cacique Marcos e da governadora Raquel Lyra. O encontro também contou com a participação do deputado estadual Luciano Duque, vereadores da base aliada, lideranças indígenas, secretários municipais e demais autoridades, reforçando a articulação conjunta em prol do desenvolvimento do município.

Durante a programação, foram anunciados novos investimentos para Pesqueira, com a assinatura da autorização para abertura do processo licitatório de obras de pavimentação. Também foram entregues importantes equipamentos e estruturas, como a inauguração da quadra poliesportiva Cícero Pereira de Araújo, na Escola Estadual Indígena Ororubá, além da instalação de dessalinizadores na Aldeia Jatobá, ampliando a infraestrutura, fortalecendo a educação e garantindo mais segurança hídrica para a população.

Um dos momentos marcantes da agenda foi a valorização da cultura indígena, com a apresentação do tradicional Samba de Coco Toype do Ororubá, que levou música, dança e tradição ao evento, celebrando a identidade cultural do povo pesqueirense.

Na ocasião, a governadora Raquel Lyra recebeu o título de cidadã pesqueirense, concedido pela Câmara de Vereadores de Pesqueira e entregue pelo presidente do Legislativo municipal, em reconhecimento aos serviços prestados e à relação institucional com o município.

Para o prefeito Cacique Marcos, os avanços são resultado do diálogo permanente e da cooperação entre as gestões.

“Essa parceria com a governadora Raquel Lyra tem transformado projetos em realidade. O diálogo, o compromisso e o trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Governo do Estado têm garantido investimentos importantes para Pesqueira, levando mais desenvolvimento e melhorando a vida da nossa gente”, afirmou o prefeito.

A agenda reafirma a parceria entre a Prefeitura de Pesqueira e o Governo de Pernambuco, que vem viabilizando investimentos estratégicos em diversas áreas. As ações anunciadas e entregues neste sábado reforçam o compromisso das gestões com o fortalecimento dos serviços públicos, ampliação de oportunidades e promoção do desenvolvimento do município.

Mendonça Filho comemora sucesso do São João de Serra Negra ao lado de Lucielle e destaca investimentos que fortaleceram a festa
Publicado em 28/06/2026 às 09:02

Ao lado da prefeita Lucielle Laurentino, o deputado federal Mendonça Filho participou da reta final do São João de Serra Negra, em Bezerros, que será encerrado neste domingo(28). Considerado um dos maiores destinos juninos de Pernambuco, Serra Negra faz um São João raiz, reunindo milhares de turistas e moradores ao longo de toda a programação, movimentando a economia local e valorizando a cultura nordestina.

"Serra Negra é um patrimônio de Pernambuco. Trabalhamos para garantir os recursos que ajudaram a realizar uma grande festa e, ao mesmo tempo, investir em uma estrutura cada vez melhor para receber quem vem prestigiar esse destino tão importante para o turismo e para a cultura do nosso Estado", afirmou Mendonça, destacando que foram assegurados R$ 1,3 milhão junto ao Ministério do Turismo para apoiar a realização do São João, além de mais de R$ 800 mil em emendas parlamentares e articulação política junto ao Governo do Estado, destinados à contratação de atrações que fortaleceram a programação.

Mendonça também lembrou o investimento de R$ 1,5 milhão destinado à requalificação do Polo Cultural de Serra Negra, obra que contribuiu para oferecer mais conforto, segurança e uma melhor experiência para moradores e visitantes.

Ao lado da prefeita Lucielle, Mendonça, que esteve três vezes na Serra durante o período junino, percorreu neste sábado (27/06) o polo de eventos, cumprimentou moradores e visitantes e comemorou o sucesso de mais uma edição do São João de Serra Negra. “O nosso compromisso de seguir apoiando ações que impulsionem o turismo, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de Bezerros é a cada dia mais forte”, reforçou Mendonça.

Em Belo Jardim, João Campos destaca capacidade de entrega
Publicado em 28/06/2026 às 08:56

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) prestigiou, neste sábado (27), o lançamento da pré-candidatura de Zé Guri Júnior (Republicanos) a deputado federal. O futuro postulante à Câmara dos Deputados foi o vereador mais votado de Belo Jardim nas duas últimas eleições municipais e se coloca como um soldado do palanque da Frente Popular na região. Após uma caminhada que mobilizou a população por ruas do bairro Santo Antônio, o ato se concentrou em uma casa de eventos e reuniu lideranças de todo o Agreste Central.

No discurso, João Campos elogiou a conexão de Zé Guri Júnior com as causas populares e se comprometeu a ser um parceiro de Belo Jardim em pautas como o acesso à água e a duplicação da BR-232. “A gente precisa sonhar, ter esperança, mas o que difere um governante que sabe fazer e o que não sabe fazer é o compromisso e a capacidade de entrega. Prometeram fazer a duplicação da BR-232, passaram quatro anos e não colocaram uma pá de cal. Sabe por que eu quero ser governador? Para, no primeiro semestre do meu governo, a gente ter a obra começando. Vamos com esse time e com esse propósito, Belo Jardim”, disse.

No mesmo sentido, Zé Guri Júnior lembrou que os únicos avanços recentes registrados em Belo Jardim se devem ao olhar do Governo do Brasil para a região e delimitou o time da Frente Popular como o palanque de Lula na cidade e no estado, em contraponto ao grupo político que hoje comanda o município, representado por um deputado federal do partido de Flávio Bolsonaro. “As entregas que acontecem hoje aqui são projetos do presidente Lula, como o Minha Casa Minha Vida. A mudança verdadeira é João Campos. Vocês conhecem meu coração. Eu trabalho demais e vou trabalhar muito mais. Não tenho dúvida que esse grupo vai mudar a história de Belo Jardim e de Pernambuco”, declarou.

Também participaram do ato o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos de São Caetano, Josafá Almeida, e de Sanharó, César Freitas, o pré-candidato a deputado estadual Jobson Almeida (Republicanos), o ex-prefeito de Belo Jardim João Mendonça, vereadores da cidade e outras lideranças da região.

Ao lado de Raquel Lyra, Regina da Saúde participa de entrega de creche e Centro de Referência da Mulher, em Buíque
Publicado em 28/06/2026 às 08:54

A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos), participou, ao lado da governadora Raquel Lyra, neste sábado (27), da inauguração da Creche Blésman Modesto e do Centro de Referência da Mulher Dayanne Guerra Moreira, em Buíque, no Agreste de Pernambuco.

Durante a solenidade, Regina destacou que a entrega da creche amplia as oportunidades para as crianças e oferece mais tranquilidade às famílias, enquanto o Centro de Referência fortalece a rede de proteção e acolhimento às mulheres do município.

"Hoje, celebramos investimentos que fortalecem a educação e ampliam a proteção às mulheres. Em breve, Itaíba também receberá uma creche e outras ações, um compromisso da governadora Raquel Lyra com a nossa região", destacou Regina, que esteve acompanhada do prefeito de Itaíba, Pedro Pilota.

A agenda reforça o alinhamento de Regina da Saúde com a governadora Raquel Lyra em ações voltadas à expansão de políticas públicas no Agreste e Sertão de Pernambuco, com investimentos em educação, saúde, proteção às mulheres, agricultura e infraestrutura.