“Sem os nossos deputados eu não sei o que seria de nós, o que seria de Timbaúba”, diz Balazinha
Publicado em 22/06/2026 às 15:17

A vereadora da cidade de Timbaúba, Balazinha Rosendo, do PP, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que tem como ‘cabeça-de-rede’ a 107.1 FM. Balazinha é irmã do prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, que também é filiado ao PP.

No programa a vereadora falou sobre a visita que o deputado federal Eduardo da Fonte, do PP, fez nesta quinta a várias cidades da Zona da Mata Norte, dentre elas, Timbaúba. “Foi um dia muito especial, onde tivemos a oportunidade de recebermos em nossa cidade o nosso deputado federal Eduardo da Fonte e o seu filho, o deputado Lula da Fonte. Eduardo e Lula da Fonte vieram à nossa região nos ouvir, eles que são grandes parceiros do nosso povo”, disse ela.

Para finalizar, a vereadora citou também o apoio que tem recebido do deputado Eriberto Filho, do PSB. “Sem os nossos deputados eu não sei o que seria de nós, o que seria de Timbaúba. Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Eriberto Filho têm trabalhado ao nosso lado e têm injetado recursos que têm sido revertidos em obras importantes para o nosso povo”.

Defesa Civil informa indisponibilidade temporária do sistema de alertas por SMS
Publicado em 22/06/2026 às 15:22

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM) e da Defesa Civil informa que o sistema nacional de envio de alertas por SMS encontra-se temporariamente indisponível após um ataque cibernético registrado na última sexta-feira (19), que ocasionou o disparo indevido de mensagens para algumas regiões do país.

Enquanto o serviço permanece fora do ar para ajustes e reforço da segurança, a população continuará sendo informada sobre possíveis ocorrências e situações de risco por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Caruaru, incluindo redes sociais, site institucional e veículos de imprensa parceiros.

A Defesa Civil reforça que segue monitorando as condições meteorológicas e demais situações que possam representar riscos à população. Em caso de necessidade, os avisos e orientações serão divulgados de forma imediata pelos canais oficiais, garantindo que a população receba informações seguras e confiáveis. Em caso de urgência ligue 199.

Mutirão “Brejo Tem Saúde” oferecerá consultas e exames especializados para reduzir filas de espera
Publicado em 22/06/2026 às 15:14

Nos dias 13, 14 e 15 de julho, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o mutirão “Brejo Tem Saúde”, com o objetivo de reduzir as filas de espera da regulação, atendendo demandas oriundas da Atenção Primária à Saúde.

Durante os dias de mutirão, serão ofertadas consultas com as seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, reumatologia e urologia.

Também serão realizados procedimentos como ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, biometria ultrassônica monocular, mapeamento de retina, microscopia especular de córnea e tonometria.

Os pacientes devem procurar a Central de Regulação, localizada na Policlínica Jerônimo César Tavares, na Praça Abel de Freitas, para obter mais informações sobre os atendimentos e procedimentos disponíveis.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, garantindo mais agilidade nos atendimentos e promovendo mais qualidade de vida para os brejenses.

São João Serrano 2026 reúne público expressivo em Pão de Açúcar no último sábado
Publicado em 22/06/2026 às 15:13

O distrito de Pão de Açúcar viveu um sábado (20) de festa e tradição com a programação do São João Serrano 2026. Promovido pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte, o evento atraiu público expressivo para a localidade conhecida nacionalmente como a Capital da Camisaria.

A programação começou à tarde, no Arraial da Dona Gilza. O espaço recebeu apresentações dos alunos da Escola Municipal Gilzenete Guerra e show do Trio Caçulas do Forró, com foco na valorização de artistas locais e na participação da comunidade escolar.

À noite, a festa seguiu com uma grade que uniu tradição e música regional. Subiram ao palco Coroné do Pife, a Quadrilha Girassol, o Coral Dálias da Serra, Leidinha Santos e Adriano Silva. A área de shows registrou público expressivo.

Para a gestão municipal, o resultado confirma a estratégia de descentralizar os festejos. “O São João Serrano é mais que festa: é geração de renda, é turismo e é o orgulho da nossa gente. Pão de Açúcar mostrou a força da nossa cultura popular”, afirmou o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins.

O impacto econômico foi registrado diretamente pelo comércio local. Donos de bares e vendedores ambulantes relataram aumento significativo nas vendas durante o evento. A segurança e a organização também foram pontos elogiados pelo público presente.

O São João Serrano 2026 segue com programação em outras localidades do município até o dia 11 de julho. A proposta é valorizar a identidade cultural, impulsionar o turismo e fortalecer a economia local. A programação completa pode ser conferida no Instagram da prefeitura de Taquaritinga do Norte.

Alcolumbre mantém PEC 6x1 travada em semana esvaziada no Senado
Publicado em 22/06/2026 às 15:00

A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 no Brasil deve seguir travada no Senado em uma semana esvaziada pelas festas de São João, pelo jogo do Brasil contra a Escócia e pelos trabalhos semipresenciais na Casa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mantém a PEC 221 de 2019 em sua mesa, sem despachá-la para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como a comissão não marcou reuniões para esta semana, a expectativa é que a PEC siga parada, completando um mês, no próximo sábado (27), desde a aprovação na Câmara dos Deputados. 

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), não marca reuniões em semanas semipresenciais, quando os parlamentares podem votar remotamente, devido ao baixo quórum.

A assessoria da CCJ informou à Agência Brasil que não houve sinalização de Alcolumbre para liberar a PEC. Já a assessoria do presidente do Senado não respondeu à reportagem.

Com o feriado de São João no Nordeste, na quarta-feira (24), e também dia do jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo, a expectativa é de uma semana esvaziada no Parlamento.

Na semana passada, o senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou, no plenário, a votação da PEC. “Não temos mais por que demorar”, afirmou.

“O que afinal está faltando para que o Senado vote a matéria, já que debatemos esse tema há anos?”, questionou Paim.

A PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais foi aprovada na Câmara por ampla maioria. Apenas 22 dos 513 deputados votaram contra. Mesmo assim, o tema não avança no Senado, onde enfrenta resistência da oposição, que apresentou PEC alternativa para manter a escala 6x1 e permitir contratos por hora. 

A proposta da oposição foi despachada à CCJ por Alcolumbre no mesmo dia em que foi apresentada, no dia seguinte à aprovação da PEC do fim da 6x1 na Câmara.

O senador Otto Alencar informou que vai priorizar a PEC do fim da escala 6x1, por ter iniciado a tramitação antes da proposta da oposição.

Na semana seguinte à aprovação na Câmara, Alcolumbre criticou a pressão para despachar a matéria, sugerindo que ela poderia ser melhorada no Senado e passar por comissões antes do plenário.   

“Tenho certeza de que, como outros senadores, seria razoável que o Senado pudesse melhorar um texto dessa importância e debater o tema com calma”, defendeu Alcolumbre.

SRHS-PE LICITA OBRAS DE CONSTRUÇÃO DE SETE NOVOS SISTEMAS RURAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SOMANDO INVESTIMENTOS DE R$ 86 MILHÕES
Publicado em 22/06/2026 às 14:59

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento (SRHS) abriu processo licitatório para a contratação de empresas de engenharia que serão responsáveis pela implantação de sete novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAAs), voltados a atender a zona rural do estado. Com aporte de R$ 86 milhões – recursos oriundos do Novo PAC, do Governo Federal e contrapartida da gestão estadual – a iniciativa vai beneficiar cerca de 16.700 habitantes com acesso a água de qualidade. Os certames terão sessão pública às 10h dos dias 18 e 19 de junho (conforme publicado em edital).

Os SAAs irão contemplar todas as etapas necessárias para o fornecimento de água potável, incluindo captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. As obras terão duração entre 6 e 18 meses e atenderão as comunidades rurais da Zona da Mata (Vitória de Santo Antão e Palmares), Agreste (Tupanatinga) e Sertão (Petrolândia, Jataúba, Cabrobró, Betânia).

Um dos diferenciais do projeto é que os novos equipamentos serão integrados aos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisar) já existentes no estado, um modelo de gestão compartilhada com as próprias comunidades beneficiadas, para assegurar o funcionamento e a manutenção da infraestrutura após a entrega das obras.

“Um ponto fundamental desses sistemas é que todos eles serão geridos pelos Sisars. Os sistemas direcionados a Vitória e Palmares, por exemplo, irão compor o Sisar Mata Sul, que irá se formar ainda este mês. Assim como Jataúba, que deve ser gerido pelo Sisar Sertão Central”, relatou o Secretário Executivo de Saneamento Rural, Artur Coutinho.

De acordo com o Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, o abastecimento de água para comunidades rurais em Pernambuco já é uma realidade, sobretudo pela contribuição da presença dos dessalinizadores e sistemas de abastecimento nos territórios rurais.“Um exemplo são as instalações dos sistemas de dessalinização espalhados por todo o estado, inclusive nas regiões mais atingidas pelo clima semiárido. Nós temos feito um esforço muito grande para levantar recursos, fazer os projetos e executar as obras para abastecer comunidades de maior e menor porte. Nesse processo, a Secretaria tem sido incansável na busca de recursos perante o Programa de Aceleração do Crescimento e o levantamento de recursos com órgãos internacionais e nacionais”.

O edital na íntegra está disponível no site www.compras.gov.br. Recomenda-se que os licitantes iniciem a sessão de abertura da licitação com todos os documentos necessários à classificação/habilitação previamente digitalizados.

Labanca declara apoio à reeleição de Humberto Costa para o Senado
Publicado em 22/06/2026 às 14:49

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, declarou apoio à pré-candidatura do senador Humberto Costa à reeleição para o Senado Federal. O anúncio foi realizado ao lado de 13 vereadores com mandato, além de ex-vereadores e suplentes da última eleição.

Segundo Labanca, a decisão está alinhada ao projeto liderado pelo presidente Lula e à construção da candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. O prefeito destacou que a Frente Popular representa um caminho de desenvolvimento para o estado, com mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento dos serviços públicos.

Labanca também ressaltou a parceria de Humberto Costa com o município. De acordo com o prefeito, o senador já destinou mais de R$ 5 milhões em emendas para São Lourenço da Mata e assumiu o compromisso de apoiar a inclusão da cidade no PAC voltado à construção de muros de contenção e arrimos.

“Humberto é um parceiro estratégico da nossa cidade. Sempre esteve ao nosso lado e agora firmou um compromisso importantíssimo que é nos ajudar na questão dos muros de arrimo e encostas. Vamos vencer as eleições e começar o trabalho”, afirmou Labanca.

Humberto Costa agradeceu o apoio e reafirmou seu compromisso com a cidade. “São Lourenço da Mata sempre contou com meu apoio e me comprometo a trabalhar junto com Labanca para incluir no PAC as obras necessárias de muros de arrimo e contenção de encostas”, declarou o senador.

Simão Durando destaca força do São João após estreia inédita de Marisa Monte em Petrolina
Publicado em 22/06/2026 às 14:15

O São João de Petrolina viveu mais um momento histórico na noite deste domingo (21). Pela primeira vez em mais de três décadas de carreira, a cantora Marisa Monte subiu ao palco de uma festa junina, escolhendo justamente Petrolina para estrear em um dos eventos culturais mais tradicionais do Brasil. O show, realizado no Pátio Ana das Carrancas, reuniu uma multidão de fãs de vários lugares da região.

A estreia da artista em um palco junino foi celebrada pelo prefeito Simão Durando. Para o gestor, a presença de Marisa Monte simboliza o momento vivido pelo São João de Petrolina, que tem ampliado sua projeção nacional sem perder a identidade cultural nordestina. Com o pátio lotado e público estimado entre 80 e 100 mil pessoas, a noite foi marcada pela emoção da cantora e pela forte interação com os forrozeiros que ocuparam o principal polo da festa.

"Marisa Monte é uma das maiores artistas da música brasileira. Isso mostra a força que o nosso São João conquistou. Estamos construindo uma festa que respeita as raízes nordestinas, mas que também dialoga com diferentes públicos, ouvindo a população e trazendo atrações que as pessoas desejam ver. O resultado é esse: um evento cada vez mais forte, diverso e reconhecido em todo o país", destacou Simão Durando.

A receptividade do público foi um dos pontos altos da apresentação. Ao longo do show, Marisa Monte apresentou sucessos que marcaram gerações, como "Ainda Bem", "Amor I Love You", "Beija Eu" e "Depois". O repertório também trouxe versões de clássicos ligados à cultura nordestina, com referências ao forró, ao xaxado e ao baião, fortalecendo a conexão da artista com o público. A apresentação contou ainda com a participação especial de João Gomes, em um dos momentos mais celebrados da noite.

A presença inédita de Marisa Monte reforça uma característica que tem marcado o São João de Petrolina nos últimos anos: a capacidade de unir tradição e inovação, preservando nossa identidade, mas também abrindo espaço para grandes nomes da música brasileira, ampliando e atraindo diferentes públicos.

Com recordes de público e uma programação que reúne artistas consagrados e talentos nordestinos, o São João de Petrolina segue até o dia 27 de junho consolidando a cidade como uma das principais referências do calendário junino brasileiro.

Apoio de Alcolumbre a Jaques amplia pressão sobre o Planalto
Publicado em 22/06/2026 às 14:14

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu publicamente o senador Jaques Wagner (PT-BA) após o parlamentar ser alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Segundo informações da CNN, o gesto aumentou a pressão sobre o governo federal para definir o futuro de Wagner na liderança do governo no Senado.

A manifestação ocorreu em meio aos desdobramentos da investigação que atinge o senador petista. Alcolumbre também enfrentava repercussões de reportagem que o citava como suposto destinatário de recursos ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro, acusação que ele nega.

O presidente do Senado foi ao Salão Verde da Câmara dos Deputados e, diante da imprensa, prestou apoio a Jaques Wagner. A posição foi interpretada nos bastidores como um sinal político relevante em meio às discussões sobre a permanência do líder governista no cargo.

Araújo atinge 90% de aprovação em enquete do Blog do Alberes Xavier
Publicado em 22/06/2026 às 14:03

Uma enquete realizada pelo Blog do Alberes Xavier, através dos stories no Instagram, apontou um resultado amplamente favorável ao prefeito de Amaraji, Araújo. Segundo a consulta, 90% dos participantes aprovaram a gestão municipal, enquanto apenas 10% manifestaram reprovação.

Com nove em cada dez votos favoráveis, Araújo alcançou um dos maiores índices registrados nas enquetes promovidas pelo blog. O resultado evidencia uma ampla vantagem da aprovação sobre a rejeição entre os internautas que participaram da votação, mostrando o sucesso que Araújo vem tendo em conduzir o município.