
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, anunciou nesta segunda-feira (08/09), algumas novidades em relação aos setores de mobilidade e infraestrutura. O município vai ganhar um reforço no transporte coletivo municipal com o acréscimo de mais cinco linhas de ônibus circulares, o que vai facilitar de forma significativa o deslocamento diário de moradores e trabalhadores entre os vários bairros da cidade.
O anúncio ocorreu durante uma reunião realizada na Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE), entre o gestor da Terra dos Camarás, o secretário titular da pasta, André Teixeira Filho, o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano, e os secretários municipais Josemir Rufino (Mobilidade e Transporte) e Fernando Martins (Infraestrutura). Além das novas linhas de ônibus, Diego Cabral tratou de projetos da Estrada de Aldeia (PE-027) e da Avenida Dr. Belmino Correia (PE-05), que corta todo o perímetro urbano central de Camaragibe.
“Reunião muito importante na qual tratamos de temas essenciais para melhorar a qualidade de vida do povo de Camaragibe. Primeiro, articulamos o acréscimo de cinco linhas de ônibus circulares, cujo estudo técnico já estava elaborado, necessitando passar por testes operacionais, situação acordada na reunião. Segundo, teremos uma operação tapa-buraco na Avenida Dr. Belmino Correia, importante corredor central da nossa cidade, que também será totalmente requalificada. Agradeço mais uma vez a sensibilidade do Governo de Pernambuco às nossas demandas”, declarou Diego Cabral.
Segundo o secretário de Mobilidade e Transporte de Camaragibe, Josemir Rufino, o acréscimo nas linhas circulares ofertará mais mobilidade à população que diariamente utiliza o transporte público. Entre estas, está a de Vera Cruz sentido quilômetro 14 da Estrada de Aldeia, muito solicitada pela população, que se descola por cerca de um quilômetro para a Estrada de Aldeia para poder ter acesso ao transporte coletivo.
“O estudo técnico dessas linhas circulares para este acréscimo já estava planejado e elaborado, com o percurso percorrido, a quilometragem das viagens e a quantidade de microônibus necessária para atender os usuários. O que faltava era o entendimento na questão dos custos de toda a operação diante do subsídio do governo estadual. Alinhamos os pontos na reunião com a Semobi-PE e o consórcio Grande Recife e os testes operacionais deverão começar brevemente”, explicou Josemir Rufino.
Em relação às duas rodovias estaduais que cortam Camaragibe, PE-05 e PE-027, a Secretaria de Infraestrutura informou que nos próximos dias uma operação tapa-buraco será iniciada na Avenida Dr. Belmino Correia (PE-05), tendo em vista as chuvas dos últimos meses. Além disso, a pasta está desenvolvendo um projeto de restauração da rodovia com a requalificação das calçadas, canteiro central e iluminação, que será executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE).
“As intervenções da PE-05 serão essenciais para melhorar o tráfego na região central da cidade, bastante intenso. Já a Estrada de Aldeia (PE-027) está aguardando a finalização do processo licitatório, cujo orçamento previsto é de R$ 112,7 milhões, para a ordem de serviço ser assinada pelas partes, ou seja, Prefeitura de Camaragibe, Governo de Pernambuco a empresa vencedora que vai executar as obras”, completou o secretário de Infraestrutura, Fernando Martins.