Museu da Sulanca é inserido em projeto de audiodescrição "Pra Todo Mundo Ver"
Publicado em 21/06/2024 às 08:24

O Museu da Sulanca integrou-se a um projeto de audiodescrição, através do seu colaborador Adelmo Teotônio (Conservador de Bens Culturais), que foi um dos selecionados para uma formação em acessibilidade, em formato híbrido (presencial e virtual): “Pra Todo Mundo Ver: curso de audiodescrição em artes visuais”.

Esse curso foi um projeto aprovado no Edital Funcultura Geral 2021/2022 na categoria de Artes Visuais, realizado pela Circullus (@circullusdeideias) e ministrado por Michel Platini e Vanessa Marques, com incentivo do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), e apoio do Sesc Caruaru.

No período de abril a junho de 2024, o nosso colaborador Adelmo participou ativamente dessa formação, que totalizou uma carga horária de 40 horas/aula. Incluiu conteúdos de acessibilidade física, comunicacional, estética, digital, atitudinal e elaboração de roteiros de audiodescrição, por meio de aulas teóricas, exemplos práticos, dinâmicas e mentoria com os formadores Michell Platini, consultor em acessibilidade em projetos culturais e atualmente assessor de comunicação da Associação Pernambucana de Cegos (APEC); e Vanessa Marques, professora, produtora cultural e audiodescritora, gestora da empresa Ferva Acessibilidade (@ferva.acessibilidade).

Em uma das atividades práticas e produto final dessa oficina, foi escolhida a obra “Sulanca”, doada pela União dos Confeccionistas ao Museu da Sulanca. Trata-se de uma miniatura de Toyota Bandeirante criada em 2018 pelo artesão Luiz Carlos Melo dos Santos, na sua oficina “Artes em Sucata” em Brejo da Madre de Deus/PE, fabricada com resíduos de metal, através da técnica “catamisto”, fazendo reaproveitamento de sucatas descartadas no meio ambiente.

Em 08 de junho, houve uma exposição de encerramento "Pra Todo Mundo Ver", na Galeria de Arte Mestre Galdino, com 14 obras dos concluintes do curso, incluindo a obra "Sulanca" audiodescrita por Clecia Lira - Pedagoga, Especialista em Educação e Legislação Inclusiva e em Psicopedagogia Institucional (UPE), Professora em exercício no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede pública de Santa Cruz do Capibaribe e Analista em Gestão Escolar na EREM Padre Zuzinha EREM Padre Zuzinha.

Durante a instalação dessa exposição, foi disponibilizada a versão em áudio da obra "Sulanca", com navegação e leitura acessível para pessoas com deficiência visual ou baixa visão, em formato QR-code.


Link da audiodescrição da obra “Sulanca” (2018):


https://drive.google.com/file/d/1915Hp2fY3_4yll1O3G1_gaw5Fg4wGuw4/view



Em uma experiência imersiva, as obras encontram-se cobertas durante a reprodução das audiodescrições até que o público possa depois interagir com as peças expostas. Foi assim também na abertura da exposição, no momento da mediação da obra “Sulanca” por Adelmo Teotônio, que contou ainda com a presença de membros da Associação Caruaruense de Cegos e do Superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência do Governo de Pernambuco.


Em convite do Sesc Caruaru, o Museu da Sulanca passou a integrar essa mostra coletiva que se estenderá até o final do mês de junho. Mediante agendamento prévio, a exposição tem entrada gratuita nos seguintes dias e horários:


????️ Sexta-feira: 21/06/24 - 9h às 11h e 15 às 17h / Sábado: 22/06/24 - 10h às 16h.




“Essa minha formação em audiodescrição foi uma excelente oportunidade para refletir a acessibilidade, traduzir imagens em palavras. Nesse exercício, realizar a primeira audiodescrição do Museu da Sulanca, a obra ‘Sulanca’ do artista Luiz Carlos, traz um significado muito além do que um museu deve proporcionar ao seu público, além de suas fronteiras físicas. Nesse processo de inclusão social, de possibilitar ao usuário ‘imagens mentais’, o nosso Museu da Sulanca passará por adequações em seu acervo, para que possamos atender com qualidade a quem possui deficiência visual ou baixa visão, em uma perspectiva do desenho universal e das normas de acessibilidade. O futuro do Museu da Sulanca começa por um museu mais acessível no agora.” pontuou Adelmo.



O que é a audiodescrição (AD)



"A Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, músicas, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos, tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora. É uma atividade de mediação linguística, uma modalidade de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos." (MOTTA & ROMEU FILHO, 2010, p. 11).


A AD iniciou no Brasil de modo informal em 1999, quando uma professora de Campinas levava os cegos ao cinema e ficava cochichando no ouvido deles. Em 2000, a Lei nº. 10.098, conhecida como Lei de Acessibilidade, trouxe à tona a questão. Com isso, teve início a implementação desse recurso não somente nas vias comunicacionais, mas com foco nessa área.


No Brasil, em 2003, a AD teve sua estreia em "Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência". Em 2004, o Decreto nº. 5.296 regulamentou a Lei nº. 10.098, apontando no Art. 53 a obrigatoriedade da descrição de voz em imagens na televisão. E a Portaria nº 310 de 2006 veio complementar os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência na programação veiculada nos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão.


Também foi na norma brasileira NBR 16452 (Acessibilidade na comunicação - Audiodescrição), em 2016, que foi indicada a necessidade da audiodescrição em museus e exposições, de modo que a AD deve ser suficiente para garantir ao visitante o pleno entendimento das obras, inclusive quando associadas à exploração tátil.

Deputado Carlos Veras fala sobre possibilidade de ida do PT para a base de Raquel Lyra na Alepe
Publicado em 20/06/2024 às 11:50

A cena política pernambucana vive, aparentemente, um constante estado de ebulição, com as principais forças eleitorais medindo forças e reforçando seus palanques, seja para a eleição municipal deste ano, ou mesmo para a próxima eleição estadual, agendada para outubro de 2026.


Um dos principais atores desse cenário é o Partido dos Trabalhadores, o PT, partido do presidente Lula, o mais expressivo líder político do Nordeste e figura que tem eleição após eleição seu apoio disputado em Pernambuco. Atualmente o partido é o principal aliado do PSB no estado, no entanto, não se distancia do projeto eleitoral da principal adversária dos socialistas, a governadora Raquel Lyra.


Em entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao meu blog, o deputado federal Carlos Veras falou sobre a relação Raquel/PT. Segundo ele, o governo Lula trata a governadora da melhor forma possível, abrindo para ela todas as portas do governo federal. Em contrapartida, segundo Veras, Raquel reconhece todos os avanços e conquistas possibilitados ao estado através do presidente e de sua equipe de ministros.


PCR entrega USF+ Jardim Uchôa totalmente requalificada
Publicado em 20/06/2024 às 11:49

Foram instalados novos mobiliários e equipamentos mais modernos. Além disso, houve mudanças estruturais, como a climatização de todos os ambientes, e foram garantidos espaços com acessibilidade


A Prefeitura do Recife entregou à população, nesta quarta-feira (19), a Unidade de Saúde da Família Mais (USF +) Jardim Uchôa, em Areias, após uma requalificação total, fruto de um investimento de R$ 560 mil do Programa Recife Cuida, da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). A reinauguração contou com a presença do prefeito João Campos; da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, além da população, gestores da Saúde e vereadores.


“Estamos, hoje, inaugurando a requalificação de uma das primeiras unidades de saúde da família da cidade do Recife. Temos, aqui, uma história que começou no início dos anos noventa. Essa é uma unidade de muitos anos, que estava precisando de uma requalificação, e estamos fazendo isso em muitas outras unidades, que é o investimento na infraestrutura. Assim, as pessoas podem trabalhar e serem acolhidas e atendidas em um espaço com qualidade. Também estamos ampliando o horário de atendimento, que será das sete da manhã às sete da noite, e o número de equipes de saúde da família, saindo de duas para quatro, garantindo uma maior cobertura de atendimento nesse território. Como dissemos, o que estamos fazendo aqui no Jardim Uchôa, estamos fazendo em muitas outras unidades e, assim, iremos chegar na maior cobertura de saúde da família da história do Recife, com expansão recorde de mais de 30%”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.


A requalificação incluiu novos mobiliários e equipamentos mais modernos, além de mudanças estruturais, como todos os ambientes climatizados e em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, garantindo ainda mais conforto e segurança para usuários e trabalhadores do local.


“Além da questão estrutural, estamos ampliando, nas próximas semanas, de 2 para 4 equipes de Saúde da Família, o que possibilitará aumentar o horário de funcionamento e a quantidade de usuários beneficiados, nos bairros de Areias e Barro”, explicou Luciana Albuquerque.


Moradora do bairro e usuária dos serviços da USF+, a dona de casa Luciene Silva de França, 46 anos, celebrou as mudanças. Há oito anos, Luciene retira os seus medicamentos, para hipertensão, na farmácia do posto de saúde. “Estou aqui para prestigiar o novo posto de saúde da nossa comunidade. É uma grande conquista essa inauguração e a gente só tem a agradecer. Os materiais, as macas, os equipamentos são todos novos. O posto ficou mais amplo, com maior mobilidade e climatizado. Eu gostei muito do espaço da recepção, ele ficou perfeito por dentro", comentou Luciene.


A USF+ Jardim Uchôa está localizada na Rua Jupicapy, 130, em Areias, Zona Sudoeste do Recife, e funciona de segunda a sexta. Na unidade, os moradores deste bairro e também do Barro têm acesso a acolhimento e consultas médicas, odontológicas e de enfermagem; atividades em grupos e educação em saúde; vacinas, curativos, dispensação de medicamentos e visitas domiciliares, entre outros.


RECIFE CUIDA - O investimento na requalificação da USF Jardim Uchôa é fruto do Programa Recife Cuida, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos, reformar e construir novas unidades, de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na área até o final deste ano. Desde 2021, 356 intervenções de engenharia, a exemplo de requalificações e manutenções gerais, foram feitas em unidades da rede de saúde do Recife. Entre as unidades novas entregues pela atual gestão, estão a UPAE Doutor Cyro de Andrade Lima, na Mustardinha, e a USF Mais Encanta Moça Doutor Guilherme Robalinho, no Pina, e um Centro TEA na UPA-E do Ibura.

Prefeitura do Recife inicia requalificação de quatro vias nos Torrões
Publicado em 20/06/2024 às 11:48

Nesta quarta-feira (19), o prefeito do Recife, João Campos, assinou a Ordem de Serviço para o início das obras de pavimentação e drenagem do Programa Rua Tinindo, no bairro dos Torrões. As intervenções serão realizadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) nas ruas Sanfoneiro Luiz Gonzaga, Onze de Novembro, Vinte e Três de Abril e Cinco de Setembro, e irão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pedestres, além de otimizar o sistema de escoamento das águas pluviais.


"Hoje, estamos compartilhando muita alegria e responsabilidade ao requalificar não apenas uma ou duas, mas quatro ruas. A história da luta pela moradia na comunidade de Roda de Fogo começou há décadas e, anos depois, os desafios são diferentes, sendo o principal o desejo por uma infraestrutura de qualidade, que vamos entregar. Isso não é tudo e faz parte do intenso trabalho que a Prefeitura do Recife está realizando em toda a cidade. Estamos fazendo obras em todos os lugares e em cada inauguração estamos pensando na próxima rua que precisa ser requalificada. Seguimos dessa forma, com muita dedicação, para melhorar a qualidade de vida dos recifenses", ressaltou João Campos.


As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em 60 ruas, e os serviços de pavimentação e drenagem foram iniciados em cerca de 40 vias distribuídas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, melhorando as condições de tráfego e proporcionando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.


Genésio da Silva, 58, mora na rua Sanfoneiro Luiz Gonzaga há 18 anos e se emocionou ao saber que a obra vai acontecer. "Nós, moradores, tínhamos a esperança que nossas ruas fossem calçadas há muitos anos, mas a gente só ouvia promessas. Na época de chuva é muito ruim, acumula muita lama, que vai entrando nas casas. Agora eu estou muito feliz, é muito satisfatório saber que nossa rua vai ser calçada, é muito bom. Nossas casas vão ser mais valorizadas e a gente não vai ter que se preocupar com motoristas de aplicativos de transporte tendo medo de vir nos buscar, por exemplo", comemorou ele.


A pavimentação das vias será feita em paralelepípedos, totalizando 555,69 metros de extensão, ou uma área total de 2.561,05 m². O investimento total na obra será de R$ 1.783.266,88. A rede de drenagem contará com a instalação de 76,49 metros de tubulação para coleta de águas pluviais, seis poços de visita, três caixas coletoras do tipo grelha, além de 535,71 metros de meio-fio e 759,43 m² de calçadas em concreto. As intervenções começaram com a regularização do solo, removendo o material natural, e as obras deverão ser concluídas em sete meses.


Arraiá da Collab recebeu turistas de todo país
Publicado em 19/06/2024 às 12:21

A Prefeitura Municipal de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural(SDR), promoveu no último fim de semana o Arraiá da Collab através do Roça Day. 


Os agricultores e agricultoras familiares que compõem a Collab, produzem muitos insumos, sendo um deles fortemente ligada ao plantio de milho, inclusive vinculado ao fato da SDR distribuir anualmente sementes de milho.


"O período junino é importantíssimo para a agricultura familiar de Caruaru, que celebra com muita festa e recebe inúmeros turistas de todas as partes do país", pontuou o secretário da SDR, Manoel Junior.


O Roça Day reforça a importância e necessidade da agricultura familiar para a sociedade, englobando pontos para reflexão acerca da segurança alimentar, sustentabilidade, renovação de terras, preservação ambiental e implementação de tecnologias inovadoras que basilares para o desenvolvimento da agricultura familiar, assim, proporcionando melhor qualidade de vida, bem-estar e geração de renda para esses agricultores e agricultoras familiares.

AMTTC participa de lançamento da carreta da PRF em Caruaru
Publicado em 19/06/2024 às 12:21

Com ações de prevenção à violência no trânsito, o equipamento é mais um aliado à educação para a prevenção de sinistros


A Autarquia de Mobilidade, Transito e Transporte de Caruaru, participou na tarde desta terça-feira (17), da sessão solene do lançamento da carreta da PRF. O equipamento é um importante aliado no trabalho de educação para o trânsito exercido na cidade de Caruaru, um trabalho em conjunto com os órgãos responsáveis pela segurança viária na cidade. 


Um veículo adaptado para realização de palestra, teatros e exibição de vídeos. Com capacidade para até 50 pessoas por sessão, a carreta da PRF conta com toda estrutura de cinema. O equipamento estará estacionado durante os festejos juninos em Caruaru, do dia 18 até o último dia do Maior e Melhor São João do Mundo 2024, com atividades de educação para o trânsito, direitos humanos e cidadania,


Na ocasião estavam presentes representantes da Prefeitura Municipal de Caruaru, como o secretário de saúde George Veloso, o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, o secretário executivo da AMTTC, Isaque Barbosa, representantes da PRF, do Ciretran, Polícia Militar, do Exército e do Samu. 


Durante o evento os arte educadores da AMTTC, encenaram uma esquete com a temática de Paz para o trânsito, uma extensão do Maio Amarelo. Durante a encenação é possível observar e reconhecer falhas cometidas por condutores, que acarreta sinistros com lesões graves e mortes. 


“A educação para o trânsito é essencial para promover a segurança, a cidadania e a convivência harmoniosa nas vias públicas. A educação para o trânsito é um esforço contínuo e colaborativo, envolvendo governos, escolas, empresas e principalmente o cidadão, pois do condutor ao pedestre, todos nós somos responsáveis por manter a Paz no trânsito”, destacou Isaque Barbosa, secretário executivo da AMTTC.

Prefeitura do Recife inaugura primeiro Centro de Convivência em Saúde Mental
Publicado em 19/06/2024 às 12:13

O Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio, voltado para o apoio em saúde mental, contou com um investimento de R$ 250 mil e terá capacidade para atender 60 pessoas diariamente


Nesta terça-feira (18), a Prefeitura do Recife inaugurou o primeiro centro de convivência gratuito voltado para o apoio em saúde mental. Pioneiro em Pernambuco, o Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio, na Caxangá, contou com um investimento de R$ 250 mil e promoverá reabilitação psicossocial para recifenses, a partir dos 18 anos de idade, que estejam em sofrimento psíquico, por meio de oficinas artísticas e sem internação. O objetivo é possibilitar o retorno ao cotidiano e diminuir o estigma associado à dependência química e transtornos psíquicos. O espaço terá capacidade para atender 60 pessoas por dia, tanto por demanda espontânea quanto encaminhadas por algum Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. O prefeito João Campos participou da inauguração ao lado da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.


“Sabemos da importância de construir um espaço que ofereça um atendimento acolhedor, de qualidade e que também sirva como um tipo de reabilitação para quebrar estigmas sociais, oferecendo atividades que mexem com a ludicidade, com a arte, a culinária e diversas outras áreas. Muitos pensavam que isso não seria possível em um equipamento público do SUS, mas é possível e agora ele faz parte da Rede de Saúde do Recife”, ressaltou João Campos.


O Centro de Convivência funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h, e contará com a atuação de 30 trabalhadores, como profissionais de educação física, psicólogos, pedagogos, oficineiros e profissionais de apoio. As atividades artísticas são um importante instrumento de terapia, por permitir às pessoas a expressão de seus sentimentos e pensamentos, além de momentos de lazer e relaxamento.


“Somadas ao acompanhamento multiprofissional, as oficinas de música, culinária, artes plásticas, teatro e jardinagem, entre outros, são capazes de promover o fortalecimento de vínculos sociais, retorno pleno à sociedade e diminuição da dependência de medicamentos. A ideia é que, com esse suporte e cuidado humanizado, tenhamos uma redução nas crises dos pacientes, levando às emergências e internamentos, uma vez que o convívio social é fundamental para a autoestima e protagonismo das pessoas”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.


A construção da unidade começou em novembro do ano passado e contou com um investimento de R$ 250 mil. Na requalificação do espaço, foram construídas salas para atividades em grupo, oficina de cerâmica, setores administrativos, biblioteca, cozinha experimental e anfiteatro, tudo com acessibilidade e ambientes climatizados. “Estamos vivendo um momento muito especial na saúde mental do Recife. Dos 17 CAPS, requalificamos oito, a exemplo da nova estrutura do Cempi, em Jardim São Paulo, entregue na semana passada. Além de proporcionar melhores condições de atendimento à população, também possibilitamos um local de trabalho mais adequado e confortável para os profissionais. Outras ações significativas foram a nomeação de mais de 140 profissionais aprovados em concurso para esse tipo de atendimento e a revisão dos itens de assistência farmacêutica, incorporando medicamentos modernos e com maior eficiência para o tratamento de diversos transtornos”, resume a secretária.

Prefeitura do Recife desapropria Edifício Trianon e Cine Art-Palácio para construção de campus do IFPE
Publicado em 18/06/2024 às 12:01

Os prédios serão doados ao Ministério da Educação para a construção de um novo campus do Instituto Federal e vão possibilitar, além da revitalização do Centro, a preservação da tradição cinematográfica


O prefeito João Campos assinou, na tarde desta segunda-feira (17), o documento de desapropriação dos prédios do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para a construção do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Os edifícios, agora em posse da Prefeitura do Recife, serão doados para o Ministérios da Educação, que irá realizar a obra nos imóveis. A iniciativa faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro.


"O Edifício Trianon e o Cine Art-Palácio agora pertencem ao Recife e vão passar a ser o Instituto Federal, no Centro da cidade. Em seguida, vamos doar os edifícios ao Ministério da Educação e, com isso, o MEC vai ser responsável pelas obras. Serão mais de 1.400 alunos, além da reabilitação da sala de audiovisual, que será usada como auditório do Instituto e sala de cinema. Todos vão ganhar com essa ação, principalmente o Recife, com os prédios preservados para um fim tão nobre como a educação", ressaltou o prefeito.


No documento assinado pelo prefeito João Campos, os prédios passam a ser posse da Prefeitura do Recife, assim, a próxima etapa do projeto é a doação para o Ministério da Educação, que irá realizar a obra. Na Carta Compromisso para a execução do projeto, já enviada ao MEC, a PCR detalha as ações de apoio à implantação da unidade de ensino, como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).


O projeto visa a requalificação da sala de projeção do Cine Art-Palácio para garantir a volta de exibição de filmes e ser usada como auditório do IFPE. O intuito é preservar e expandir a memória cultural da cidade, mantendo viva a tradição cinematográfica do local. O Campus, quando pronto, terá capacidade para 1.400 estudantes. 


Os imóveis possuem grande valor histórico e arquitetônico para a cidade. O Edifício Trianon, construído nos anos 30, é um marco da arquitetura modernista e já foi adaptado para diversas funções, incluindo consultórios médicos e uma faculdade, e agora está apto para abrigar o novo campus do IFPE com poucas modificações. Já o Cine Art-Palácio, inaugurado em 1940, é um ícone do patrimônio cultural do Recife, conhecido por sua sala de projeção.

Ações do ProMorar são apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado
Publicado em 18/06/2024 às 11:59

O conselheiros do TCE foram convidados a acompanhar a execução do programa de resiliência urbana que visa melhorar a infraestrutura de 40 comunidades de Interesse Social no Recife


O prefeito do Recife, João Campos apresentou, nesta segunda-feira (17), ao presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), Valdeci Pascoal, o ProMorar - programa de resiliência urbana em curso no município. O encontro aconteceu na sede da Corte e, na oportunidade, os gestores da Prefeitura convidaram o órgão de controle, que também estava representado pelos conselheiros Marcos Loreto, Carlos Neves e Eduardo Porto, para acompanhar a execução do programa. "O que a gente está fazendo com o ProMorar vai transformar muitas vidas. É nosso papel proporcionar a segurança necessária e proteger vidas e nós vamos alcançar esse objetivo com o maior volume de investimentos que essa cidade já viu”, afirmou o prefeito João Campos.


O ProMorar tem o objetivo de melhorar a infraestrutura de 40 Comunidades de Interesse Social do Recife, além de atuar na macrodrenagem da bacia do rio Tejipió e na estabilização de encostas espalhadas pelos morros. O programa tem duração de seis anos e visa transformar áreas vulneráveis com financiamento no valor total de R$ 2 bilhões, resultado de uma operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Trata-se da maior operação do gênero realizada pelo Banco junto a um município brasileiro.


São três componentes prioritários que compõem o ProMorar. O primeiro é promover urbanização integrada em Comunidades de Interesse Social, com obras de saneamento, pavimentação, drenagem, moradia e revitalização de espaços públicos. Até o momento, estão sendo realizadas obras na Comunidade do Bem e estão em curso as licitações das obras do Complexo de Lazer, Cultura e Esportes de Vila do Papel, urbanização integrada de Vila do Papel e urbanização integrada da Comunidade do Bem. Além disso, também foram investidos recursos do programa na estabilização de encostas em áreas de risco da cidade para a prevenção de deslizamentos de barreiras.


A macrodrenagem da bacia do Tejipió é outro componente importante do ProMorar, com o objetivo de reduzir o volume de alagamentos na cidade. Os estudos da bacia foram executados e as soluções debatidas com especialistas estrangeiros e brasileiros. Estão previstas obras de macrodrenagem, como dragagem, comportas, reservatórios sob pavimento, diques e parques alagáveis. Este ano será construído o parque alagável do Campo do Sena, a dragagem de 1 quilômetro do rio Tejipió e a construção de dois reservatórios sob pavimento. A licitação para essas obras foi publicada no último dia 21 de maio. A previsão é investir o total de R$ 500 milhões na macrodrenagem da bacia do Tejipió, incluindo os rios Moxotó, Jiquiá e Tejipió.

   

Uma premissa do ProMorar é seu enfoque na metodologia participativa. Todas as intervenções são debatidas e aprovadas em conjunto com a população beneficiada, garantindo que as obras atendam às reais necessidades da população. Até o momento, as equipes do social estão trabalhando com as seguintes comunidades: Vila do Papel; Vila Brasil; Dancing Days; Sítio das Mangueiras; Ayrton Senna – Imbiribeira; Beira do Rio; Curral; Bom Jesus; Joca; Pocotó; Fazendinha; Irmã Dorothy; Aritana; Beira da Maré; Nova Esperança; Coelhos e Areinha (Coque). Nessas comunidades são realizadas oficinas participativas de escuta.


Durante as obras, serão formadas comissões de participação popular e implantação de escritórios sociais para que a população esteja sempre engajada em todas as etapas do processo de intervenção.

Felipe Carreras destinou mais de R$ 36 milhões para Santa Cruz do Capibaribe
Publicado em 18/06/2024 às 11:58

O deputado federal Felipe Carreras cumpriu agenda neste domingo (16), em Santa Cruz do Capibaribe. O parlamentar participou da inauguração da Agência Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa.


Na ocasião, mostrando alinhamento com a governadora Raquel Lyra, Carreras destacou que todo recurso que tem destinado para Santa Cruz do Capibaribe, sendo um dos parlamentares que mais ajudou município, chegando a um repasse de quase R$ 36 milhões, colaborou com o desenvolvimento do município.


"A gente fez um compromisso com a cidade que a gente podia ver que estava sendo transformada. Uma cidade que foi resgatada a altoestima, e dizer que cada recurso que a gente coloca pra Santa Cruz, a gente tem um orgulho arretado. Quando a gente chega pra visitar uma escola, a gente ver o brilho nos olhos das crianças", disse o deputado ao Blog do Alberes Xavier.