Francismar Pontes recebe nova diretoria da Associação de Procuradores e Consultores da Alepe
Publicado em 17/06/2026 às 06:55

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Deputado Francismar Pontes, recebeu nesta terça-feira (16) a diretoria eleita da Associação dos Consultores e Procuradores Legislativos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ACP-PE).

Participaram da reunião o presidente eleito da entidade, Procurador Legislativo Paulo Pinto; o vice-presidente, Mauro Carneiro; a secretária-geral, Marina Freire; e os conselheiros consultivos Marcelo Cabral, Consultor-Geral, e Hélio Lúcio, Procurador-Geral.
Na ocasião, o presidente da ACP-PE destacou que a associação foi criada com o objetivo de assegurar a representatividade da categoria, mantendo caráter suprapartidário e contribuindo para o fortalecimento institucional da Casa Legislativa. No mesmo sentido, o Consultor-Geral, Marcelo Cabral, e o Procurador-Geral, Hélio Lúcio, ressaltaram que a criação da entidade fortalece o diálogo institucional entre os servidores das respectivas categorias e a direção da Alepe.

Em sua manifestação, o Primeiro-Secretário enfatizou a importância da associação para a representatividade da categoria e para o fortalecimento do diálogo institucional entre a Assembleia Legislativa e seus servidores.

O presidente da ACP-PE também destacou que a entidade atuará em harmonia com as demais instâncias representativas dos servidores, em defesa dos interesses da categoria e da valorização da imagem institucional da Assembleia Legislativa.

Também participaram do encontro o Superintendente Parlamentar, Álvaro Mendonça; o Superintendente-Geral, Aldemar Silva; o Superintendente Administrativo, Roberto Andrade; o Superintendente de Comunicação Social, Arthur Cunha; e o Superintendente de Cerimonial, Coronel Fracklin Santos.

Ao final da reunião, o Primeiro-Secretário convidou os representantes da ACP-PE para uma visita institucional às obras do Museu do Palácio Joaquim Nabuco, a ser realizada ainda nesta semana.

Joãozinho Tenório prestigia Arraial do Parque ao lado de Jairo Júnior em São Lourenço da Mata
Publicado em 17/06/2026 às 06:53

No último domingo (14), o deputado estadual Joãozinho Tenório (PSD) participou do Arraial do Parque, em São Lourenço da Mata, celebrando as tradições juninas e prestigiando uma das manifestações culturais mais importantes do Nordeste. Ao lado do deputado federal Mendonça Filho e de Jairo Pereira Júnior, o parlamentar acompanhou apresentações culturais.

Durante a programação, o grupo assistiu à apresentação de uma quadrilha junina, reforçando o apoio às iniciativas que preservam e fortalecem a cultura popular pernambucana.

Também participaram do encontro os ex-vereadores André Melo e Fabinho Pereira, o ex-secretário municipal de Cultura e Turismo, professor Gerivaldo Melo, além das lideranças Lobão, Fábio Castro, Tavinho Tricolor de Umuarama e o professor Marcos, do Loteamento São João e São Paulo.

Para Joãozinho Tenório, momentos como esse fortalecem a identidade cultural do povo pernambucano e promovem a integração entre as comunidades.

“Os festejos juninos representam a alegria, a tradição e a história do nosso povo. É sempre uma satisfação prestigiar eventos como esse, reencontrar amigos e valorizar manifestações culturais que passam de geração em geração”, destacou o deputado.

Ao longo do período junino, Joãozinho Tenório tem participado de diversas festividades em diferentes municípios pernambucanos, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura nordestina e das tradições que marcam a identidade do estado.

Felipe Carreras articula reunião no DNIT para defender implantação de área de escape na Serra das Russas, na BR-232
Publicado em 17/06/2026 às 06:52

O deputado federal Felipe Carreras articulou, nesta terça-feira (16), uma reunião com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira, e apresentou uma pauta urgente para a segurança viária de Pernambuco: a implantação de uma área de escape (caixa de brita) na descida da Serra das Russas, na BR-232, no município de Pombos.

A solicitação foi levada ao órgão a partir de um pleito apresentado por uma liderança política de Arcoverde, Rosinaldo Manoel Veras, conhecido pelo apelido “Já Morreu”, que chamou atenção para a necessidade de uma solução para reduzir os riscos de acidentes no trecho. A Serra das Russas é uma das áreas mais desafiadoras da malha rodoviária pernambucana, com forte inclinação e intenso fluxo de caminhões, veículos de carga, ônibus e carros de passeio.

Ao longo dos anos, o trecho registrou acidentes graves, muitos deles envolvendo veículos pesados com falhas mecânicas ou problemas no sistema de frenagem. Para Felipe Carreras, a implantação de uma área de escape representa uma medida fundamental para proteger vidas, especialmente de caminhoneiros que trafegam diariamente pela rodovia, além das famílias que utilizam a BR-232 como principal ligação entre o Agreste, o Sertão e a Região Metropolitana do Recife.

As áreas de escape são estruturas utilizadas em trechos de descida acentuada para permitir que veículos pesados, especialmente caminhões com perda de freio, consigam reduzir a velocidade de forma segura em situações de emergência. A medida já é adotada em importantes rodovias brasileiras e tem impacto direto na redução da gravidade dos acidentes.

Felipe Carreras reforçou que seguirá acompanhando a pauta junto ao DNIT para que o pleito avance e possa se transformar em uma obra de segurança para Pernambuco.

Joaquim Lira participa da inauguração de nova unidade prisional em Araçoiaba e destaca avanços na segurança pública de Pernambuco
Publicado em 17/06/2026 às 06:50

O deputado estadual Joaquim Lira participou, nesta terça-feira, da inauguração de uma nova unidade prisional no município de Araçoiaba, ao lado da governadora Raquel Lyra e do prefeito Jogli Uchôa. A entrega representa mais um passo dentro da estratégia de fortalecimento da segurança pública em Pernambuco.

Durante o evento, Joaquim Lira destacou que os investimentos na área exigem uma visão ampla, que vai além do reforço do policiamento ostensivo.

“Segurança pública se faz com responsabilidade, planejamento e ação. Não basta ter policiais nas ruas. É preciso garantir que todo o sistema funcione de forma eficiente, organizada e preparada para cumprir seu papel”, afirmou o parlamentar.

O deputado também ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios para viabilizar obras estruturadoras que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

A inauguração da unidade reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das políticas de segurança pública e evidencia o trabalho conjunto entre lideranças que atuam para ampliar investimentos e promover melhorias em todas as regiões de Pernambuco.

Para Joaquim Lira, Pernambuco vem avançando por meio da união entre planejamento, investimentos e compromisso com as pessoas, consolidando uma agenda de ações que fortalece a segurança pública e promove mais qualidade de vida para a população em todas as regiões do Estado.

Andréa Medeiros conquista Prêmio InovaCidade Liderança Feminina
Publicado em 17/06/2026 às 06:47

Andréa Medeiros teve a gestão do programa de doação e voluntariado Amor por Jaboatão reconhecida nacionalmente. Ela recebeu o Prêmio InovaCidade Liderança Feminina, nesta terça-feira (16), durante o Smart City Business, que ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo. A premiação integra a Plataforma InovaCidade, considerada uma das mais influentes em inovação urbana na América Latina.

O Prêmio InovaCidade Liderança Feminina certifica iniciativas lideradas por mulheres, que contribuem de forma relevante para a transformação das cidades e para a construção de ambientes urbanos mais inteligentes, inclusivos e sustentáveis. A premiação reconhece que a liderança de Andréa Medeiros, enquanto esteve à frente do programa Amor por Jaboatão, fortaleceu e impulsionou práticas solidárias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

“É muito importante trazer Jaboatão dos Guararapes para um espaço que premia inovação, visão estratégica e desenvolvimento urbano. Isso mostra que estamos no caminho certo e que é possível levar para muitas outras cidades de Pernambuco uma política bem-feita, onde o outro é o seu principal objetivo", destacou Andréa Medeiros.

O Amor por Jaboatão é um programa de voluntariado instituído pela Lei Municipal nº 1.573/2023. O projeto foi estruturado como uma iniciativa de mobilização social voltada à promoção do cuidado, da solidariedade e do apoio a populações em situação de vulnerabilidade.

Ao integrar o poder público e a participação cidadã, Andréa Medeiros transformou solidariedade em gestão eficiente, com a proposta de ampliar o alcance das políticas públicas e responder com mais sensibilidade, agilidade e compromisso coletivo às demandas das populações que mais necessitam de apoio.

“Falar do Amor por Jaboatão é falar de um filho que a gente gerou com muito carinho e que está proporcionando bons resultados à nossa cidade. Receber o Prêmio InovaCidade Liderança Feminina é motivo de orgulho, por saber que a gente construiu uma política pública direcionada a quem mais precisa. Esse é um reconhecimento que compartilho com todas as pessoas que a gente mobiliza e também com a população assistida”, declarou Andréa Medeiros.  

Pré-candidata a deputada estadual, Andréa Medeiros afastou-se da gestão do programa, como determina a legislação eleitoral. O Amor por Jaboatão segue realizando ações no município e impactando positivamente a vida das pessoas. 

Vitória de Santo Antão sedia Fórum Intermunicipal de Educação e debate construção do Plano Municipal para a próxima década
Publicado em 17/06/2026 às 06:44

A Prefeitura de Vitória de Santo Antão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (16) o Primeiro Encontro Intermunicipal de Alinhamento para a Construção do Plano Municipal de Educação 2026–2036, reunindo gestores, educadores, conselheiros e representantes de municípios da região para discutir os desafios e perspectivas da educação para os próximos dez anos.

Com o tema “Desafios, Perspectivas e Compromissos para a Próxima Década”, o encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Fórum Municipal de Educação, em consonância com a Lei Federal nº 15.385/2026, que instituiu o novo Plano Nacional de Educação.

A programação contou com a mediação do professor Sinésio Monteiro e a palestra magna da professora Célia Vieira, presidente do Fórum Estadual de Educação, que abordou a importância do planejamento educacional participativo e da articulação entre os entes federativos para o fortalecimento das políticas públicas de ensino.

Durante o evento, foram discutidas estratégias para a elaboração do novo Plano Municipal de Educação, documento que irá nortear as ações e metas do setor educacional em Vitória de Santo Antão entre os anos de 2026 e 2036.

O prefeito Paulo Roberto destacou a importância de pensar a educação como uma ferramenta de transformação social e desenvolvimento para as futuras gerações.

"Construir o futuro passa, necessariamente, pela educação. É através dela que formamos cidadãos, ampliamos oportunidades e preparamos nossas crianças e jovens para os desafios de um mundo em constante transformação. Este fórum representa um compromisso coletivo com uma educação cada vez mais inclusiva, inovadora e de qualidade para os próximos anos", afirmou.

PGR pede rejeição de recurso de Bolsonaro no STF
Publicado em 17/06/2026 às 06:42

A Procuradoria-Geral da República defendeu que o STF rejeite o pedido de revisão da condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.

Segundo a PGR, a defesa não apresentou fatos novos, provas inéditas ou elementos capazes de justificar a anulação da sentença. O parecer foi enviado ao ministro Nunes Marques, relator do caso.

Os advogados de Bolsonaro pedem a anulação do processo e da delação de Mauro Cid. Atualmente, o ex-presidente cumpre pena em regime domiciliar por decisão humanitária.

"Não tem essa conversa de dois palanques em Pernambuco": Carlos Veras confirma que o palanque de João Campos é o de Lula
Publicado em 16/06/2026 às 22:36

O presidente estadual do PT e deputado federal Carlos Veras aproveitou o ato de João Campos, realizado na segunda-feira (15), em Gravatá, para afastar qualquer possibilidade de divisão do partido nas eleições de 2026.

Em discurso direcionado à militância petista e aos aliados presentes no evento, o parlamentar afirmou que o presidente Lula terá apenas um palanque em Pernambuco e vinculou diretamente o projeto de reeleição do petista à pré-candidatura do ex-prefeito do Recife ao Governo do Estado.

“Não tem essa história, essa conversa de dois palanques. Em Pernambuco, só tem um palanque. O palanque de Lula é o palanque de João Campos, e o palanque de João Campos é o palanque de Lula”, declarou Veras, afirmando que a posição conta com o respaldo da direção nacional da legenda.

Durante a fala, Carlos Veras também destacou a aliança construída em torno da pré-candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. Segundo ele, o prefeito do Recife já demonstrou capacidade administrativa e reúne as condições necessárias para disputar o comando do estado. “Você já mostrou o que sabe fazer. Está pronto, está preparado e está querendo”, afirmou.

O dirigente petista ainda convocou a militância e os aliados para intensificar a mobilização política nos próximos meses. “Nós estamos prontos para suar a camisa de verdade, para rodar o estado de Pernambuco, que você conhece de canto a canto, João. Vamos conversar com cada um e cada uma, vamos trabalhar lado a lado”, declarou.

Ao encerrar o discurso, Veras voltou a associar a pré-candidatura de João Campos ao projeto nacional liderado por Lula e demonstrou confiança no desempenho eleitoral do grupo em 2026. “A vitória está logo ali, porque aqui está o time de Lula”, concluiu.

Humberto Costa deixa Raquel de lado, foca em Bolsonaro e afirma que Lula terá a maior vitória em Pernambuco
Publicado em 16/06/2026 às 22:26

Sem direcionar críticas à governadora Raquel Lyra, o senador Humberto Costa concentrou seu discurso nos embates da política nacional durante o ato de João Campos realizado na segunda-feira (15), em Gravatá. Ao defender o legado do presidente Lula e atacar o grupo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar afirmou que Pernambuco terá papel decisivo nas eleições de 2026 e projetou que o estado dará ao petista “a maior vitória eleitoral de sua história”.

“Nós, muito em breve, vamos decidir o futuro do Brasil e o futuro de Pernambuco. E o futuro do Brasil, nós vamos decidir entre aqueles que massacraram o povo brasileiro, que negaram o acolhimento, o socorro às pessoas durante a pandemia, os que criaram a fila do osso no nosso país, os que perseguiram o povo brasileiro e que tentaram dar um golpe de Estado no Brasil”, declarou.

Em contraponto, o senador destacou ações e indicadores que atribuiu à gestão de Lula. “Do outro lado, está o governo que reduziu a inflação do nosso país, que levou o Brasil para o menor desemprego da história, que criou uma série de programas sociais, como o Gás do Povo, como a tarifa social de energia elétrica, como a redução do pagamento do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais”, afirmou.

Humberto também ressaltou a proposta de redução da jornada de trabalho e o debate sobre o fim da escala 6x1, “dando ao povo brasileiro o direito de poder ter um mínimo de lazer”, acrescentou.

O senador afirmou que a base aliada de Lula em Pernambuco estará mobilizada para ampliar a votação do presidente no estado. “Esse que é o time de Lula vai enfrentar essa campanha e vai dar a Lula a maior vitória eleitoral que ele já teve na história de Pernambuco. É isso que nós precisamos dizer ao povo. Que esse time, que é o time de Lula, está unido para garantir a vitória dele”, declarou.

Ao tratar da disputa estadual, Humberto Costa rebateu avaliações de que a força política do grupo estaria concentrada apenas no Recife e na Região Metropolitana. Segundo ele, a mobilização registrada em Gravatá demonstrou a presença da Frente Popular em todas as regiões do estado.

“Esse ato aqui é a demonstração da nossa força no Sertão, no Agreste, na Zona da Mata, na Região Metropolitana e na capital”, afirmou.

"Nós temos duas opções: votar no que está aí, ou votar na esperança", diz Silvio Costa Filhos sobre disputa entre Raquel e João
Publicado em 16/06/2026 às 22:01

A defesa de uma aliança política liderada por João Campos (PSB) e vinculada ao presidente Lula (PT) deu o tom do discurso do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) durante ato realizado na segunda-feira (15), em Gravatá. Diante de apoiadores, o parlamentar afirmou que está confiante na vitória do grupo político nas eleições de 2026 e sustentou que a principal força da candidatura será o apoio popular.

“Eu estou muito animado com a nossa vitória, porque a nossa grande aliança será a aliança com o povo de Pernambuco”, declarou. Para Silvio, a disputa eleitoral permitirá que a população faça uma comparação entre a atual administração estadual e o projeto que será apresentado pela oposição. “Mais cedo ou mais tarde, as pessoas vão saber quem é quem”, acrescentou.

Ao justificar sua posição, o deputado fez críticas à gestão da governadora Raquel Lyra e apontou dificuldades enfrentadas pelo estado em áreas consideradas estratégicas. “Nós temos dois caminhos: votar no modelo atual, votar no que está aí, e a gente está vendo os problemas da segurança, da saúde pública, os problemas da falta de abastecimento d’água, ou votar na esperança”, afirmou.

Silvio também dedicou parte significativa de sua fala à defesa do nome de João Campos para a disputa estadual. Segundo ele, o prefeito do Recife reúne as credenciais necessárias para comandar Pernambuco a partir de 2027. “Votar no jovem sério, no jovem preparado, no jovem que tem espírito público”, disse. Em seguida, elevou o tom dos elogios: “Foi o melhor prefeito da história da cidade do Recife e será, sem dúvida alguma, o melhor governador da história do nosso estado”.

O deputado ainda criticou movimentos de adversários políticos e acusou a governadora de se alinhar ao bolsonarismo. “Estão tentando embaralhar o jogo, estão tentando misturar as tintas, estão se aliando até com bolsonaristas”, declarou.

Na sequência, relembrou o período em que Lula esteve preso e afirmou que alguns dos atuais aliados da governadora estiveram em posição oposta ao presidente da República. “Enquanto o presidente Lula estava preso, tinha gente trabalhando contra o presidente Lula, do lado de lá”, disse.