João Campos recebe apoio do União Brasil e garante terceiro maior partido do Brasil na sua aliança
Publicado em 30/05/2024 às 07:10

Alinhamento com a legenda fortalece projeto que aponta para novos avanços na capital pernambucana


Terceiro maior partido do País, o União Brasil formalizou, nesta quarta-feira, o seu apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB). Durante reunião realizada em Brasília, a direção nacional do partido anunciou o alinhamento à reeleição do gestor.


“Estou muito feliz de poder contar com o apoio do União Brasil, através da sua direção nacional. É um reforço extremamente importante para a caminhada que estamos trilhando com muita dedicação e compromisso com os recifenses”, destacou João Campos, completando: “quero agradecer a confiança do presidente nacional Antônio Rueda, do deputado federal Elmar Nascimento, do ex-prefeito Miguel Coelho e do deputado Fernando Filho, que foram primordiais para a construção desse alinhamento.”


Antônio Rueda destacou a capacidade de diálogo do seu partido e do PSB, que buscaram fortalecer as convergências existentes para encontrar o melhor caminho para o Recife, para Pernambuco e para o Brasil.”Esse é um momento histórico, de uma parceria que vai refletir em avanços para o Recife e que nos permite fortalecer o projeto liderado por Elmar na Câmara dos Deputados”, frisou.


O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pontuou que a formalização do apoio hoje é resultado de uma discussão que foi aberta no início do ano, quando o seu grupo político em Pernambuco celebrou um alinhamento com o prefeito João Campos. “O nosso alinhamento é fruto de um processo que aponta para um novo caminho no nosso Estado. Desde o início do ano, externamos o nosso entendimento de que João representa o melhor para o Recife e que nossa parceria possibilitará a Pernambuco uma alternativa que prioriza, sempre, a população”, afirmou Miguel Coelho.


Também participaram da reunião o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia; o deputado federal Felipe Carreras (que liderou a bancada do PSB) e o deputado federal Pedro Campos, que será o próximo líder da bancada.

Em Goiana, Neoenergia identifica furto que daria para abastecer 15 mil casas por 30 dias; Ação teve apoio da Polícia Militar
Publicado em 29/05/2024 às 12:18

A Neoenergia Pernambuco, com o apoio da Polícia Militar, identificou um desvio de energia elétrica na Rodovia Municipal Osvaldo Rabelo Filho, na zona rural de Goiana, Região Metropolitana do Recife (RMR). Equipes técnicas da concessionária estiveram no local e constataram a irregularidade ao observar que dois trechos da rede elétrica que atende a localidade tinham sido construídos à revelia, por pessoas não autorizadas, utilizando equipamentos fora do padrão de segurança e sem o conhecimento da distribuidora.

 

Na ocasião, três transformadores e 150 metros de cabos foram retirados, além das estruturas que sustentavam o fornecimento irregular de energia. Ao todo, 30 propriedades rurais estavam sendo beneficiadas pelo uso indevido da energia elétrica. A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na região.

 

A área técnica da Neoenergia calcula que o volume de energia furtado por meio desta ligação irregular, anualmente, seria de 1.000.000 kWh, o suficiente para abastecer 15 mil residências pelo período de 30 dias.

 

“A atuação do núcleo de inteligência da Neoenergia Pernambuco foi decisiva para a identificação do desvio de energia nestes estabelecimentos. Vale ressaltar aos clientes que irregularidades como essa prejudicam toda a sociedade e impactam diretamente no valor da conta de todos os consumidores de energia de Goiana. Por isso, é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação criminosa”, relata o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.

 

COMO DENUNCIAR


Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, o cliente pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco por meio do 116 e fazer a denúncia. A identidade será mantida em sigilo. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.

Diretores do Moda Center entregam ao senador Fernando Dueire reivindicações de interesse do polo
Publicado em 29/05/2024 às 11:13

Nesta terça-feira (28), o síndico do Moda Center, Tales Nery, e o conselheiro consultivo, José Gomes Filho, participaram de uma reunião, em Recife, com o senador Fernando Dueire (MDB). No encontro intermediado por Zilda Moraes, assessora parlamentar do deputado federal Mendonça Filho (União Brasil), foi entregue ao senador Dueire um ofício com reivindicações de interesse não apenas do Moda Center, mas de todo o Polo de Confecções de Pernambuco.


Dentre as reivindicações, estão a defesa pela isonomia tributária para as empresas de confecções frente às concorrentes asiáticas, mais segurança nas rodovias que dão acesso aos centros de compras da região, medidas para ampliação do turismo de compras, conclusão das adutoras do Alto Capibaribe e Agreste e a defesa, junto aos órgãos federais, pela implantação unidades físicas do “Sistema S” (SENAI, SEBRAE, SESC e SESI) em Santa Cruz do Capibaribe.


“Fomos muito bem recebidos pelo senador Fernando Dueire e ele se mostrou sensível às demandas que nós apresentamos. Pudemos mostrar nossas dificuldades, apresentar em números o potencial empreendedor do Moda Center e dos demais centros de compras em nossa região e, claro, formalizar nosso pedido para que ele seja uma das vozes em defesa de nossas reivindicações.”, pontuou Tales.


“Essa é uma região promissora que tem futuro, que gera emprego e economia não só para Pernambuco, mas para todo o país. Apesar das dificuldades, essa região pulsa e estou colocando meu mandato de senador da República à disposição. Já estamos tratando da BR-104 em Toritama, mas vamos conversar também sobre a agenda que aqui foi posta, para que a gente acompanhe, assunto por assunto, o começo, meio e fim.”, destacou o senador Dueire.


Também participou da reunião a ex-deputada e ex-conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teresa Duere. 

Com investimento de R$ 15 milhões, governadora Raquel Lyra anuncia a 24ª edição da Fenearte e lança o Programa Pernambuco Artesão
Publicado em 29/05/2024 às 11:11

Uma das novidades é a venda antecipada dos ingressos, que já podem ser comprados


A 24ª edição da Fenearte - Feira Nacional de Negócios do Artesanato - foi lançada no auditório do Centro de Artesanato, nesta terça-feira (28), pela governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause. Este ano, o evento recebe o aporte total de R$ 15 milhões por parte do Governo do Estado. A edição anual da maior feira de artesanatos da América Latina terá como tema “Sons do Criar - Artesanato que Toca a Gente”. A feira será realizada de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. 


"A 24ª edição da Fenearte tem como tema os sons que estão nos ateliês de cada um daqueles que fazem parte da nossa cultura e da nossa história. Serão cinco mil expositores, nesta edição que vai extrapolar os muros do Centro de Convenções de Olinda, chegando ao Interior. Assinamos um convênio com o Sebrae para trabalhar o programa de Pernambuco Artesão, para garantir melhor qualificação aos nossos artistas, de quem faz a economia criativa de Pernambuco, para que os artesãos possam viver do seu ofício no seu chão e não somente a grande culminância, que é a Fenearte", destacou Raquel Lyra.


O grande homenageado da edição será o Mestre Nado, artesão olindense conhecido por sua produção de instrumentos musicais a partir do barro. Ele será homenageado com uma exposição no Mezanino do Centro de Convenções, na mesma área onde acontecem as Oficinas Fenearte.


A feira é uma realização da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Ao todo, irão participar mais de cinco mil artesãos, expositores e empreendedores pernambucanos e também vindos de outros estados e até de outros países. Os artistas irão expor em cerca de 700 espaços de comercialização.


"Nesta edição a gente chega ao Interior, com o circuito Fenearte, onde também vamos ofertar qualificação profissional e empreendedorismo. Vamos valorizar esses artesãos não só durante a Fenearte, mas antes e depois da sua realização. Então, o projeto de investir na economia do artesanato pernambucano perpassa a feira, expandindo por todo o Estado", afirmou o presidente da Adepe, André Teixeira Filho.


Uma das novidades deste ano é a ampliação da entrada de acesso dos visitantes. Também haverá aumento no número de bilheterias, passando de 18 para 30. Além disso, serão instalados totens de autoatendimento, balcão de informações e telas para que os visitantes acompanhem a programação diária da feira.


“A Fenearte se consolidou enquanto importante política pública do Estado e como ambiente de relevância para o desenvolvimento da cadeia do artesanato e da economia de Pernambuco. Nosso desafio agora é tornar a feira ainda melhor. Temos novidades que trarão maior conforto, acesso e melhores experiências para todos”, disse a diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe e diretora-executiva da Fenearte, Camila Bandeira.


A expectativa é superar o público de 315 mil pessoas que frequentou a feira no ano passado. Otimismo que se reflete no recorde de inscrições para o setor Individual Pernambuco, que reúne artesãos do Estado: 1.400 candidatos para os 300 estandes disponíveis nesta área.


PERNAMBUCO ARTESÃO - Na ocasião do lançamento, a governadora Raquel Lyra assinou, junto ao presidente do Sebrae, Murilo Guerra, o convênio que dá início ao Programa Pernambuco Artesão. A iniciativa consiste numa série de ações, como a continuidade do Estudo da Cadeia Produtiva do Artesanato, iniciado na edição passada; seminários e jornadas criativas em sete regiões do Estado; oficinas, palestras e participação em feiras nacionais.


MESTRES - Dois mestres do artesanato pernambucano, com trabalhos já reconhecidos, passam a integrar a Alameda dos Mestres da Fenearte: Nicinha, de Caruaru, e Saúba, de Jaboatão dos Guararapes.


Cleonice Otília da Silva, a Nicinha, tem o barro como matéria-prima para as suas criações, que são acompanhadas por poemas seus. Sua inspiração é a arte figurativa e imaginativa do Mestre Galdino. A artesã mantém ateliê no Alto do Moura e participa do grupo Flor do Barro.


José Antônio da Silva, o Saúba, é conhecido por fazer brinquedos populares de madeira, como o mané-gostoso (boneco articulado, com braços ligados por barbante a hastes de madeira) e o rói-rói.


INGRESSOS - Pela primeira vez, haverá venda antecipada de ingressos. A medida vai evitar a formação de longas filas durante a feira e traz mais comodidade aos visitantes. As vendas estão abertas pelo site https://www.evenyx.com/24a-fenearte e em pontos de venda físicos: nos shoppings Boa Vista (quiosque Ticket Folia), Guararapes (Loja Artesanato de Jaboatão), Patteo (loja Cobogó Collab), Paulista North Way (loja Luckwu Artes), Plaza (loja Crabolando), Recife (quiosque Ingresso Prime), RioMar (quiosque Ingresso Prime) e Tacaruna (lojas Club da Miçanga e Cia. da Montagem). Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (entrada), de segunda a quinta-feira; e R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia), de sexta-feira a domingo.

Pernambuco é o único estado do Brasil a reduzir o desmatamento da Caatinga
Publicado em 29/05/2024 às 11:09

Segundo Relatório Anual de Desmatamento 2023, publicado nesta terça-feira (28), Estado reduziu em 35% o desflorestamento do bioma


⁠Pernambuco reduziu em 35% o desmatamento na Caatinga. Esse foi um dos principais resultados trazidos pelo Relatório Anual de Desmatamento 2023 (RAD 2023), produzido pelo MapBiomas Alerta, um sistema de validação de alertas de desmatamento de vegetação nativa. O documento foi divulgado nesta terça-feira (28) e pode ser acessado através do site https://alerta.mapbiomas.org/relatorio/.


Em números absolutos, em 2022 o desmatamento na Caatinga foi de 21,5 mil hectares, enquanto em 2023 o alerta da plataforma identificou uma supressão de 15,9 mil hectares na vegetação do semiárido pernambucano. “Pernambuco não somente está evitando o desmatamento, como está ativamente promovendo o reflorestamento do bioma. Em abril, lançamos o Edital Caatinga destinando R$ 16 milhões para o plantio de 500 mil árvores de espécies nativas do bioma. Estamos dando atenção à regeneração deste bioma, tão importante para nosso ecossistema”, destaca a governadora Raquel Lyra.


Dos nove estados que possuem a Caatinga - Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e Minas Gerais - Pernambuco foi o único que apresentou redução no desmatamento neste bioma. Em relação ao desmatamento geral, que inclui outros biomas, o RAD 2023 mostra que, no Nordeste, apenas em Pernambuco e Piauí os índices de supressão geral às vegetações caíram. 


Para a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, Ana Luiza Ferreira, os números de redução do desflorestamento no Estado, trazidos pelo Relatório Anual de Desmatamento 2023 (RAD 2023), são frutos da intensificação das ações de monitoramento, fiscalização e licenciamento feitas pela Agência Estadual de Meio Ambiente CPRH e são os primeiros resultados da nova política pública ambiental de Pernambuco, que valoriza o meio ambiente como vetor de desenvolvimento. “É mais floresta. É mais carbono capturado. É mais potencial de bioprospecção. É também mais potencial de biotecnologia e menos aquecimento global”, comemora Ana Luiza Ferreira. 


Este é o 5º ano consecutivo em que o MapBiomas Alerta divulga o raio-x do desmatamento em todos os biomas brasileiros. “Pernambuco está de parabéns pelo trabalho realizado”, disse o coordenador técnico do MapBiomas Caatinga, Washington Rocha, durante a apresentação do Relatório nesta terça (28), transmitido pelo canal do YouTube da Instituição para todo o país (https://www.youtube.com/watch?v=BjC9Vy7hu3k) .


Segundo o RAD 2023, nos últimos cinco anos o Brasil perdeu 8,5 milhões de hectares de vegetação nativa, o equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro. Porém, 2023 representou um ponto de inflexão nesse processo. Esse resultado foi graças a uma queda de 11,6% na área desmatada. Essa redução se deu mesmo com um aumento de 8,7% no número de alertas, na comparação com 2022.


Ainda de acordo com os dados do RAD 2023, também houve redução de 28,7% no desmatamento da Mata Atlântica em Pernambuco. Em 2022, havia tido supressão de 335,83 mil hectares de Mata Atlântica no estado, e em 2023, esse número foi de 239,37 mil hectares.


EDITAL - Um dos principais esforços de Pernambuco para preservar a Caatinga é o investimento de R$ 16 milhões para o plantio de 500 mil espécies nativas do bioma, inclusive aquelas usadas no cultivo da agricultura familiar, em sistemas agroflorestais. Para a execução do reflorestamento, está aberto até amanhã quinta (30/05), pelo Governo de Pernambuco, o Edital Caatinga, processo público direcionado a organizações da sociedade civil com experiência em recuperação ambiental e reflorestamento. (Link do edital: https://www2.cprh.pe.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-da-Caatinga_2.pdf) .

Prefeito Rodrigo Pinheiro traz mais modernidade e segurança nos novos pontos de ônibus de Caruaru
Publicado em 29/05/2024 às 11:08

Caruaru iniciou a implantação de novos equipamentos urbanos, com destaque para os abrigos de ônibus e os relógios digitais. Utilizando tecnologia LED, os novos pontos de ônibus ofertam mais conforto para os usuários do sistema de transporte público, com melhor iluminação e sinalização. Além dos abrigos, serão implantados relógios digitais com informações diversas, como tempo e temperatura.


Das localidades que receberam os novos abrigos de passageiros são: nas proximidades da Secretaria de Políticas para Mulheres, da Prefeitura Municipal de Caruaru, Espaço Cultural Tancredo Neves, av. Oswaldo Cruz e av. Agamenon Magalhães.


Ação viabilizada por meio do Programa Adote Caruaru, que permite a adoção de espaços e equipamentos públicos, a exemplo de abrigos e terminais de ônibus, esta iniciativa abre um novo capítulo no processo de parcerias entre a prefeitura e iniciativa privada, ampliando o alcance para equipamentos de transporte e mobiliários urbanos. Além do benefício direto oferecido pelos abrigos aos usuários e cidadãos, os painéis em led apresentarão mensagens de utilidade pública e campanhas educativas, como disse o prefeito Rodrigo Pinheiro.


"É por meio do diálogo direto e de parcerias como essa que Caruaru avança rumo a novos patamares de desenvolvimento. A modernização dos atuais abrigos era uma necessidade e um pedido da população. Em mais uma iniciativa inédita do nosso programa de adoção, conseguimos unir interesses em prol do bem comum. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. 


Em suma, a modernização dos pontos de ônibus representa um investimento significativo na qualidade de vida urbana e na eficiência do transporte público, trazendo mais comodidade, acessibilidade e segurança para os cidadãos que se utilizam do transporte público.

Chamada da Pauta – Inauguração da creche Márcia Lyra, no loteamento Fernando Lyra
Publicado em 29/05/2024 às 11:06

Maio poderia ser chamado como o mês da Educação, em 2024, em Caruaru. Nele, o prefeito Rodrigo Pinheiro já realizou as entregas das requalificações das escolas municipais Santa Inês e João XXIII, na zona rural, e do Centro de Formação de Profissionais da Educação, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. E, nesta sexta-feira (31), a partir das 9h30, fechando o período citado, o chefe do Executivo, juntamente com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fará a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Márcia Lyra. 


O novo CMEI fica localizado no loteamento Fernando Lyra, no bairro Universitário, com capacidade para atender 190 crianças, dos quatro meses até os seis anos de vida, matriculadas do berçário ao Pré II, no período integral. O investimento do governo Rodrigo Pinheiro vem a atender a uma antiga solicitação dos moradores do Fernando Lyra, que havia anos, que sonhavam com a construção de uma unidade do tipo. 

BNB Day reúne mais de 200 investidores em São Paulo para discutir oportunidades de negócios no Nordeste do Brasil
Publicado em 29/05/2024 às 11:05

Evento também foi marcado pela assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Banco e a Apimec


São Paulo (SP), 28 de maio de 2024 – O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, juntamente com toda a Diretoria da instituição, apresentou os resultados e as oportunidades de investimento durante o BNB Day, realizado nesta terça-feira, 28, na MZ Arena, em São Paulo. No encontro, que reuniu cerca de 200 investidores, foram destacadas a qualidade da carteira de crédito e a ampliação dos financiamentos concedidos pelo Banco.



Este foi o primeiro evento desse tipo promovido pelo BNB, maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, cuja ação (BNBR3) acumula valorização de 238% nos últimos cinco anos. De acordo com Paulo Câmara, o Banco está trabalhando para ampliar a oferta de produtos e serviços, com investimentos em tecnologia, inovação de processos e na contratação e qualificação de pessoal. Essas iniciativas têm refletido positivamente no aumento da concessão de crédito de longo e curto prazos.


“O BNB vem crescendo de forma robusta e continuará a crescer, dada sua capacidade técnica em financiar desde o microcrédito até grandes obras estruturantes. O Banco tem buscado aproximar o Nordeste de instituições financeiras nacionais e internacionais dispostas a financiar investimentos locais. Procuramos atrair recursos de investidores comprometidos com o crescimento econômico e sustentável, que buscam não apenas o retorno financeiro, mas também impacto ambiental e social duradouro. Estamos no rumo certo e nesse aspecto, a realização de eventos dessa natureza se mostra de extrema importância”, destacou Paulo Câmara.



Recentemente, o Banco do Nordeste divulgou seu resultado operacional de R$ 942,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, crescimento de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido de janeiro a março de 2024 foi de R$ 500,7 milhões, mantendo-se estável em relação aos três primeiros meses de 2023. A inadimplência acima de 90 dias na carteira própria do BNB foi de 2,6%, apresentando uma redução de 0,9 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Parceria BNB e Apimec

 

O Banco do Nordeste e a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil – Apimec Brasil assinaram, durante o evento, Acordo de Cooperação Técnica. A iniciativa busca soluções no processo de desenvolvimento do mercado de capitais na região Nordeste, com promoção e disseminação do conhecimento técnico de todo o ecossistema, que congrega instituições financeiras, entidades de classe, profissionais de mercado, analistas e assessores de investimento. O objetivo é conectar os recursos dos investidores com a demanda por financiamentos para atividades econômicas na área de atuação do Banco.

Raquel Lyra fala sobre como se dividirá entre atribuições como governadora e campanha eleitoral 2024
Publicado em 29/05/2024 às 11:04

Outro ponto abordado pela governadora Raquel Lyra, na entrevista que concedeu na manhã desta segunda-feira 27 a Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier foi a forma como ela se dividirá, entre suas atribuições como gestora do estado e os compromissos políticos, típicos de um ano eleitoral, já que em outubro acontecerá eleições municipais em todo o país.  


Segundo ela, sua prioridade é governar Pernambuco. “O povo de Pernambuco me elegeu para isso. Nem eu nem Priscila (Krause, a vice-governadora) somos candidatas a nada”, disse e emendou, “Participarei das campanhas de aliados e amigos, mas tudo de forma natural e sempre fora do horário de expediente”.

Prefeito Rodrigo Pinheiro entrega à população uma das maiores praças públicas de Pernambuco
Publicado em 27/05/2024 às 08:20

Equipamento trouxe melhorias na mobilidade urbana e também espaços de lazer para as famílias


O prefeito Rodrigo Pinheiro entregou à população, neste sábado (25), a Praça Vereador José Pinheiro dos Santos Filho, uma das maiores praças públicas de Pernambuco. O equipamento, além de trazer melhorias na mobilidade urbana, com um novo acesso para o bairro São João da Escócia, também conta com espaços de lazer para as famílias. O espaço está localizado na Avenida Brasil, sem número, bairro Universitário, próximo ao Condomínio Reserva Portugal.


“Uma das preocupações da população e da gestão era requalificar esse acesso ao bairro São João da Escócia. E, agora, o equipamento foi entregue e conta com a participação e a competência de toda a equipe da URB Caruaru. E também de toda a gestão municipal. É um equipamento que vai reunir segurança, lazer, esportes e a conexão com pessoas, gerando também emprego e renda”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro. 


A praça tem uma área verde com área total de, aproximadamente, 10 mil m², pista de cooper, playground, mobiliário, academia ao ar livre, food trucks e um posto avançado da Guarda Municipal. Os recursos de implantação do espaço foram garantidos a partir do estudo de impacto gerado pela implantação do empreendimento imobiliário, respaldado pela Lei do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Lei 6.742/ 2021. Este estudo foi realizado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB). 


“Não apenas realizamos o estudo, como acompanhamos de perto todo o processo de construção desse importante equipamento. Todo o município só tem a ganhar com mais essa entrega de sucesso do prefeito Rodrigo Pinheiro”, destacou o presidente da URB, Francisco Batista. 


A construção da praça foi viabilizada por meio de uma parceria público-privada, pela empresa MG3 Empreendimento Imobiliário SPE LTDA, responsável pelo empreendimento Condomínio Reserva Portugal, custeando o projeto, a execução e a posterior adoção do equipamento.