Governadora Raquel Lyra assina acordo de cooperação com o Poder Judiciário para desajuizamento das execuções fiscais de baixo valor
Publicado em 22/07/2024 às 08:31

A governadora Raquel Lyra assina, nesta segunda-feira (22), junto ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, o ato de cooperação que visa agilizar o processo das execuções fiscais com valor inferior a R$ 10 mil, pendentes no âmbito do Poder Judiciário.

A solenidade será realizada no Palácio do Campo das Princesas, às 11h30.

Em São Joaquim, PSDB oficializa candidatura de Duguinha com participação da governadora Raquel Lyra
Publicado em 22/07/2024 às 08:29

Dando continuidade as convenções municipais, na tarde deste domingo (21), a governadora Raquel Lyra e o presidente do PSDB, Fred Loyo, estiveram em São Joaquim do Monte para oficializar a candidatura do atual prefeito Duguinha Lins (PSDB) à reeleição, na chapa junto ao vice-prefeito Guto Coelho (PL). Na ocasião, também foram apresentadas as chapas de vereadores dos partidos da base aliada, que além do PSDB, conta ainda com PSD, PL, Cidadania.

Para a governadora Raquel Lyra, a reeleição de Duguinha representa um sentimento de continuidade ao trabalho no município. "Aqui não estamos tratando de eleitores, e sim de pessoas que sonham com um futuro melhor. Esse futuro passa pelas mãos de gestores como Duguinha, que é um prefeito que sabe do que o povo precisa e tem a missão de continuar um trabalho reconhecido pelas pessoas. Vamos trabalhar por uma linda vitória no dia 6 de outubro", destacou.

"Estou muito feliz de estar aqui hoje, com o time reunido, na presença da nossa governadora e de todo o nosso time, com os deputados Joãozinho Tenório e André Ferreira, além é claro do nosso time de pré-candidatos a vereador. Nossa gestão não foi aprovada por 88% do nosso povo, e vamos continuar fazendo o nosso trabalho sem descanso", afirmou Duguinha Lins.

Já o presidente Fred Loyo destacou que Duguinha Lins representa o modelo de gestão do PSDB. "Aqui em São Joaquim do Monte foram sete mandatos sob o comando de prefeitos do nosso partido, então é una cidade referência de gestão tucana. Tenho orgulho em dizer que Duguinha tem exercido com muita competência o primeiro mandato, e dará continuidade a esse trabalho de referência, que só tem a ganhar nessa parceria com a nossa governadora", pontuou

O deputado estadual Joãozinho Tenório (Patriota), que esteve à frente do município por dois mandatos, falou sobre a importância para eleger uma base de vereadores comprometidas com a gestão. "Claro que é muito importante ganhar a eleição para prefeito e fazer uma boa administração dos recursos, mas muita coisa só se concretiza através de uma base de vereadores aguerrida e empenhado em auxiliar a prefeitura nas questões do município. Então deixo aqui essa mensagem, vamos pedir voto para formar um time vencedor em São Joaquim do Monte", frisou.

O deputado federal André Ferreira (PL), fez questão de destacar as qualidades do prefeito nos quase quatro anos à frente da gestão municipal. "Confesso que a gestão de Duguinha me surpreendeu, por ser uma gestão que olha para todos os cantos: educação, infraestrutura, saúde e cultura. Por onde a gente anda em São Joaquim é possível ver o reflexo dessas ações", deputado federal André Ferreira.

A presidente do PSDB municipal, Bianca Lins afirmou que a chapa de vereadores do partido está competitiva, e espera ocupar 6 das 11 cadeiras da Câmara municipal. Também marcaram presença no evento as prefeitas de Bezerros e Jaqueira, Lucielle Laurentino e Ridete Pellegrino, o prefeito Júnior de Beto, de Palmares e o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito em Camocim de São Félix, Sóstenes Rubano.

Em Santa Cruz do Capibaribe, grupo Verde se esfarela e facilita caminho eleitoral de Helinho Aragão PSD
Publicado em 22/07/2024 às 08:28

A cena política de Santa Cruz do Capibaribe voltou a ser agitada, na última semana, com o anúncio de desistência da pré-candidatura a prefeito do Professor Alan Clemente, que até então era tido como o representante do grupo Verde na disputa local, estando ele filiado ao Partido Novo.

“No último mês, uma outra pré-candidatura surgiu dentro do nosso grupo. Isso inviabiliza e inviabilizou a minha pré-candidatura, pois todas as questões que eu colocava ficava a indecisão de saber quem era o candidato do nosso grupo”, disse ele, frisando ainda que tal decisão aconteceu depois de conversas com amigos, aliados e familiares.

Alan é a mais nova vítima de um processo pré-eleitoral totalmente atrapalhado e pessimamente conduzido pelos principais nomes do grupo, que ao longo dos últimos anos ‘bateram cabeça’, fazendo com o que os ‘Verdes’ perdessem totalmente o prumo.

Robson Ferreira, o empresário direitista, deverá assumir definitivamente a candidato a prefeito. Filiado ao PP, ele já vinha, ao longo das últimas semanas, alimentando especulações de que poderia disputar o comando do executivo local. Sem dar credibilidade (ou relevância) às lideranças do grupo Verde, Robson deverá tentar trazer para perto de si o que restou do agrupamento político.

Assistindo tudo isso de camarote, o grupo Taboquinha, do prefeito Fábio Aragão e do seu vice, Helinho Aragão, observa tais movimentações, que no final das contas deverão gerar lucros para o seu projeto politico/eleitoral. Fábio e Helinho mantém o partido em harmonia, com as principais lideranças afinadas e o apoio massivo da população. A forma como a dupla tem conduzido os seus liderados tornou-se uma verdadeira aula, em especial para o grupo Verde, que corre o sério risco de ser extinto da cena política da Capital das Confecções.  

Palco Pop Zé da Macuca recebe noite do reggae em estreia no 32º FIG
Publicado em 22/07/2024 às 08:11

Tatupeba, N’Zambi e Erica Natuza animaram público na noite de sábado (20)


O Palco Pop Zé da Macuca é o lugar certo para curtir diversas atrações musicais, alternativas e com diferentes ritmos, no Festival de Inverno de Garanhuns. E neste sábado (20), não foi diferente com os shows de Tatupeba, N’Zambi e Erica Natuza.


A banda garanhuense Tatupeba foi a primeira a se apresentar, trazendo um repertório de clássicos do rock. A banda garanhuense, que já conta com mais de 20 anos de estrada, lançou recentemente duas músicas autorais: ‘A couple of hours’ e ‘Behind the walls’.


Em seguida, foi a vez do N’Zambi animar o público do Palco Pop Zé da Macuca. A banda trouxe o repertório do projeto Frevo Reggado. “A ideia surgiu em 2017, através de um desafio proposto pelo Paço do Frevo. Como a gente já fazia o reggae com o nosso sotaque, não foi difícil pegar uma música genuína de Pernambuco e transformá-la. O frevo e o reggae têm pegadas muito próximas, e o reggae também tem facilidade de se transformar”, conta George de Souza, vocalista da N’Zambi.


Encerrando a noite do Palco Pop, a pernambucana Erica Natuza realizou um show em tributo a Bob Marley. “Para mim é uma satisfação enorme trazer esse projeto, porque é também um resgate ao meu início na música”, conta a cantora, finalista do reality show The Voice Brasil 2018. 


A programação do Palco Pop Zé da Macuca continua até sábado (27). Neste domingo (21), o público vai poder prestigia as apresentações de Na Reserva do Rock, Barbarize e Romero Ferro, com o projeto Frevália.


PSB oficializa candidatura de Luciara de Nemias à prefeitura de Custódia
Publicado em 22/07/2024 às 08:10

CUSTÓDIA - No último sábado (20), o Partido Socialista Brasileiro de Pernambuco realizou convenção de lançamento da candidatura de Luciara de Nemias e Paulino Avíncola, a prefeita e vice-prefeito de Custódia. O evento reuniu várias lideranças locais. O deputado federal Pedro Campos participou da convenção e celebrou a construção da unidade das forças populares no município. 


“A gente trabalhou para construir a unidade em Custódia daqueles que querem mudança na cidade, daqueles que sabem que dá pra fazer mais e melhor, que dá pra entregar mais para o povo. Essa unidade foi construída ouvindo a população e tenho certeza que Luciara irá conduzir muito bem essa mudança”, afirmou o parlamentar.


“Vamos dar continuidade a parceria de sucesso que sempre existiu entre Custódia e o PSB, desde a época de Arraes, Eduardo e Nemias”, afirmou Luciara.


Durante sua fala, Pedro relembrou o conjunto de conquistas implementadas pelo grupo político pessebista, citou a ligação da Estação de Tratamento de Água, que possibilitou o abastecimento das casas com a água da transposição do rio São Francisco, a implantação da educação integral e obras de estradas. Para o parlamentar é preciso fazer mais pela educação, mais pela saúde e pelo homem e a mulher do campo, cuidando das estradas, dando mais assistência ao agricultor e à agricultora.


 “A gente sabe a história que Arraes e Eduardo tiveram com Nemias e a gente sabe a história que a gente vai construir junto, aqui em Custódia. Vamos fazer muito mais com Luciara e Paulino a frente da prefeitura”, concluiu.

TJPE atinge a marca de 1 milhão e 400 mil decisões e despachos em 6 meses
Publicado em 21/07/2024 às 09:35

Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, falou dos avanços que o tribunal tem conseguido, principalmente durante a sua gestão, que já dura 6 meses.


Uma das ferramentas implantadas na sua gestão foi o “Decisômetro”, que serve para mostrar à sociedade todo o volume de trabalho que o Poder Judiciário do Estado de Pernambuco faz diariamente. “Ele é atualizado a cada minuto e, para se ter uma ideia, de fevereiro até até o mês atual, foram mais de 1 milhão e 400 mil decisões proferidas em todo o Estado”, destaca o presidente do TJPE.


O Decisômetro funciona no site do Tribunal e fica exposto em telas nas entradas dos prédios do Judiciário estadual. No computador ou celular, com um simples clique, qualquer pessoa pode ter acesso à quantidade de decisões, despachos e julgamentos do primeiro grau, dos Juizados e do segundo grau. Os números são atualizados automaticamente, sempre que os magistrados e magistradas lançam as decisões, despachos e julgamentos no Processo Judicial Eletrônico (PJe).


Para Ricardo Paes Barreto, esse número demonstra “o trabalho que a gente faz todo santo dia. Com dificuldade, às vezes dificuldade de pessoal. A gente tem um quadro de magistrados reduzidos, embora tenhamos feito concursos sucessivamente”, reforça.


Nesta quarta-feira (17), o TJPE publicou o edital para o Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Pernambuco. O concurso busca preencher 147 vagas. Dois terços delas serão destinadas aos candidatos novos, que ainda não exercem a função e atendem aos requisitos legais previstos.


As demais serão destinadas a candidatos à remoção que já exerçam titularidade de registro ou notarial no Estado de Pernambuco há mais de dois anos.


Há reserva de vagas para candidatos com deficiência (5% das serventias oferecidas) e para pessoas negras - pretas ou pardas (20%). As inscrições deverão ser realizadas entre 26 de setembro e 25 de outubro de 2024 no site do Cebraspe. Todas as provas serão aplicadas em Recife, em datas, locais e horários a serem ainda divulgados.

Festival Pernambuco Meu País leva manifestações culturais para Bezerros, no Agreste Central
Publicado em 21/07/2024 às 09:28

Governadora Raquel Lyra comandou a abertura do festival na Terra do Papangu, que segue com programações até este domingo (21)


O Festival Pernambuco Meu País desembarcou, nesta sexta-feira (19), no município de Bezerros, no Agreste Central. A governadora Raquel Lyra comandou a abertura da segunda etapa da festividade, que segue até este domingo (21), com atividades culturais e apresentações musicais. Dentro da programação, o palco “Pernambuco Meu País”, na Praça da Vila, em Serra Negra, recebeu grandes nomes da música pernambucana, como Duda Beat, Joyce Alane e Almério. O evento passará, ainda, por mais seis cidades até 1° de setembro e recebeu investimentos de R$ 25 milhões do Governo do Estado.


“É uma alegria poder estar aqui, na segunda etapa do Festival Pernambuco Meu País. É um festival que foi desenhado a muitas mãos, com muito carinho, buscando enxergar aquilo que é mais forte na nossa identidade. Taquaritinga foi lindo, a gente viu a praça cheia de manhã, de tarde e de noite. Aqui em Bezerros, o sucesso já está no rosto de todos. Serra Negra é um lugar muito especial para o turismo de Pernambuco. O festival já nasce muito grande. Isso é valorização da nossa cultura, respeito ao nosso artista. Pernambuco é um país e a gente tem muito orgulho de viver nele”, destacou a governadora Raquel Lyra. 


Para o segundo final de semana do festival, o Governo de Pernambuco reforçou a segurança com o acréscimo de 300 integrantes das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, além de servidores do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Defesa Civil do Estado e da Corregedoria Geral.


Na abertura da festividade na Terra do Papangu, o público pôde conferir uma apresentação inédita que une música e dança em uma homenagem às trajetórias artísticas construídas pelos homenageados da festa, Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos.


“A programação já começou focada na nossa cultura popular com atividades circenses, dando destaque para o show em homenagem a Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos. Esta é a primeira vez que a apresentação está acontecendo em nosso festival”, ressaltou a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.


Para a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, a essência itinerante do festival permite que os fazedores de cultura levem a sua arte para várias cidades. “Trazemos também grandes artistas nacionais e pernambucanos, pessoal da nova cena e artistas já consagrados, dividindo o mesmo palco. Por isso que a gente fala em Pernambuco Meu País”, enfatizou.


Até o domingo, o público poderá conferir as mais diversas linguagens artísticas em sete polos que compõem a programação no município, como os palcos País da Literatura, País das Artes Cênicas, País do Circo, País das Culturas Populares, País da Música, País das Conexões Visuais e País da Cultura Alimentar. Também está acontecendo pelas ruas da cidade, o Cortejo Brincantes, que leva muita cultura, das 13h às 18h, em desfiles. 


“Quando a gente incentiva o turismo, estamos impulsionando a geração de emprego e renda. Estamos muito felizes em saber que a cidade está lotada, o festival está muito bonito. Toda nossa equipe está de parabéns”, celebrou o secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery.


O cantor Almério, natural de Aliança, na Zona da Mata Norte, foi um dos artistas que estiveram abrilhando a festa com a sua arte. “Eu sou doido por Pernambuco. E estar subindo nesse palco, em um festival tão pernambucano, é um privilégio. Estou muito emocionado de estar participando da primeira edição do festival”, comemorou. 


Palco Instrumental Paulo Rafael recebe grandes artistas pernambucanos no 32º FIG
Publicado em 21/07/2024 às 09:27

Localizado no Parque Ruber Van Der Linder, o Palco Instrumental é tradição para quem curte jazz e música instrumental


Tradição no Festival de Inverno de Garanhuns, o Palco de Música Instrumental Paulo Rafael retorna à 32ª edição do maior festival multicultural da América Latina. Serão cinco dias de atrações, que celebram a diversidade musical de Pernambuco.


O polo, localizado no Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo), recebe o nome do músico Paulo Rafael. Referência na guitarra em todo o país, ele fez parte da banda Ave Sangria e era parceiro de longa data de Alceu Valença, além de produzir e participar de projetos com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e outros grandes nomes da MPB.


A programação conta com artistas pernambucanos de diversos estilos. Jazz, MPB, experimentalismo e improviso serão encontrados para o público que prestigiar as apresentações do Palco Instrumental.


Confira a programação:


Sábado - 20/07

17h - Nino Alves

18h - Ivison Trio

19h20 - Luciano Magno


Domingo - 21/07

17h - Nosso Jazz

18h - Mongiovi Trio

19h20 - Augusto Silva


Quinta - 25/07

17h - Duo BasSax: Joãozinho Souza e Ivanar Nunes - “Entre e ouça do Frevo ao Jazz”

18h - Nelson Brederode

19h20 - Gilú Amaral 


Sexta - 26/07

17h - Mobile Jazz Band

18h - Orquestra de Pau e Corda

19h20 - Henrique Albino


Sábado - 27/07

17h - Olegário Lucena

18h - Cláudio Rabeca

19h20 - Sá Grama


Fotos: Arquivo Secom (PMG)

Milu Megale assume a Secretaria de Cultura do Recife
Publicado em 20/07/2024 às 07:57

Com experiência na gestão pública, tendo passagem na Secretaria de Turismo de Pernambuco, entre outras funções, nova gestora cultural sucede Ricardo Mello, que comandou a Secult de janeiro de 2021 a julho deste ano


Conhecida nacional e internacionalmente por sua pujança e diversidade cultural, o Recife tem uma nova gestora para executar as ações deste segmento na cidade. Milu Megale assume a Secretaria de Cultura do município no lugar de Ricardo Mello, que comanda a pasta desde janeiro de 2021.


À frente da Secult, Milu terá a missão de expandir as ações com o foco no fortalecimento da política cultural recifense e gerenciar iniciativas importantes, tais como o MOVE Cultura, Registros dos Patrimônios Vivos, a conquista do título de Cidade Criativa na Música, conferido pela Unesco, a retomada do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), a coordenação dos ciclos festivos populares, entre outras iniciativas. A mudança será publicada no Diário Oficial do Município (DOM).


Milu Megale é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem mais de 20 anos em cargos de liderança e possui ampla experiência em agências de Pernambuco, São Paulo e Lisboa.


Com expertise em Marketing Institucional e gestão de contratos de publicidade, Milu atendeu a grandes empresas e governos nacionais e internacionais. Atuou como Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, contribuindo para o desenvolvimento do turismo regional. Atualmente, Megale atuava como Relações Institucionais na Azul Viagens, fortalecendo conexões com stakeholders do setor.

Investimento: Raquel afirma que PE teve o melhor primeiro semestre dos últimos 20 anos
Publicado em 19/07/2024 às 08:41

A governadora Raquel Lyra participou do Seminário Construindo caminhos para o desenvolvimento, com foco na infraestrutura econômica do estado. O evento, realizado pela Associação Atitude Pernambuco e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), aconteceu no auditório do empresarial Rio Mar Trade Center, no Pina, Zona Sul do Recife.


Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, Raquel afirmou que para Pernambuco voltar a crescer, gerar emprego e renda, o governo estadual tem que garantir investimentos públicos.


“O Estado vinha investindo, nos últimos 10 anos, algo em torno de R$ 1.3 bilhão de reais, batendo em 2022 algo em torno de R$ 2.2 bilhões. O que a gente faz hoje em Pernambuco é garantir, no primeiro semestre deste ano, R$ 1 bilhão de investimento já liquidado, permitindo que a gente tenha o maior investimento dos últimos 20 anos, no primeiro semestre. A gente está trabalhando para que o segundo semestre seja melhor do que o primeiro”, detalhou.


O presidente do Atitude Pernambuco, Guilherme Ferreira Costa afirmou que o seminário é importante para que a sociedade entenda o que vem sendo feito pelo Governo de Pernambuco no contexto de investimentos no estado.


"Quando falamos em estradas, rodovias, gás natural, energia, além de portos e aeroportos, e de nos colocarmos de forma proativa à frente dos desafios que se apresentam ao nosso estado. Queremos somar e, ao lado da FIEPE e de todos os envolvidos neste evento, temos certeza que colheremos bons resultados que beneficiarão a todos”, pontuou.