Secretário nacional de Aviação Civil fala de obra de reforma e ampliação do Aeroporto de Caruaru
Publicado em 07/01/2025 às 09:17

O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, participou na manhã da última quinta-feira, dia 02, da solenidade de posse do novo time de secretários do prefeito reeleito do Recife, João Campos, do PSB. O evento aconteceu no estacionamento da Prefeitura da capital e contou com a presença de várias autoridades e aliados políticos do prefeito.

Tomé representou no evento o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Republicanos. Em entrevista ao programa ‘Cidade e Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier, Tomé elogiou as escolhas feitas por João Campos: “Um time de extrema qualidade, composto por pessoas experientes e jovens muito capacitados”, disse ele.

Outro assunto abordado na entrevista foi a obra de reforma e ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, Pernambuco. O investimento total será de 150 milhões de reais, divididos igualmente entre o Governo Federal e o Estado de Pernambuco. O projeto inclui a construção de um novo terminal de passageiros com seis mil metros quadrados, a ampliação da pista de pouso e decolagem, de 1.800 para 2.250 metros, novas pistas de taxiamento e um pátio para aeronaves. 

“Estamos trabalhando para tirar esse projeto do papel, devido a importância dele para a região e para todo o estado de Pernambuco”, disse ele, lembrando que o objetivo da reforma é modernizar o aeroporto, fortalecer a conectividade aérea regional e nacional, e criar novas oportunidades de trabalho. Após a conclusão das obras, o aeroporto deverá operar voos diretos para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Secretaria de Educação de Garanhuns abre seleção para psicólogos
Publicado em 06/01/2025 às 10:45

A Secretaria de Educação de Garanhuns abriu nesta segunda-feira (06) as inscrições para o processo seletivo do projeto de Psicologia Escolar. Estão sendo disponibilizadas nove vagas para psicólogos que irão atuar nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. A seleção acontecerá em três etapas: Análise Curricular, Análise do Plano de Atuação e Apresentação do Plano de Atuação.

O projeto de Psicologia nas escolas iniciou em 2023 com o objetivo de promoção de saúde mental dos estudantes, o acompanhamento pontual de famílias e intervenções voltadas para os profissionais que atuam na Rede Municipal de Garanhuns. 14 unidades de ensino já foram atendidas diretamente pelos profissionais. 

Para participar do processo seletivo é preciso que o candidato seja bacharel em Psicologia. O prazo de inscrição termina às 23h59 do dia 24 de janeiro. O Edital Nº 001/2025 está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br).

No Parque da Macaxeira, Prefeitura do Recife entrega 14º Gramadão
Publicado em 06/01/2025 às 08:09

Programa requalifica espaços de prática futebolística na cidade. Novo campo ocupa área de 3.548,08 m². Serviços incluíram grama sintética, drenagem, substituição das traves e alambrado, entre outras ações. Prefeito João Campos inaugurou espaço neste domingo (5)

A população recifense ganhou mais um espaço totalmente requalificado e pronto para a prática esportiva. O campo do Parque da Macaxeira, no bairro homônimo, é o 14º reformado pelo programa Gramadão. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, com operacionalização pela Secretaria de Esportes. A inauguração ocorreu na manhã deste domingo (5), com a presença do prefeito João Campos.  

“Estamos inaugurando o décimo quarto gramadão, ao lado do secretário Eriberto Filho. Esse é um espaço especial. Meu pai, quando era governador, fez a construção do parque e depois doou para a prefeitura. E hoje a gente entrega o gramadão no Parque da Macaxeira. São milhares de pessoas da zona norte que utilizam para a prática esportiva e vamos seguir fazendo investimentos para melhorar ainda mais”, afirmou o prefeito João Campos.

As obras no local, com área total construída de 3.548,08 m², além da instalação de grama sintética, incluíram serviços de terraplanagem e drenagem. Também foram realizadas a construção de uma nova mureta, substituição das traves, portões e de todo o alambrado – incluindo pintura –, e instalação de dois portões.

“Hoje, ao inaugurar esse novo Gramadão, tivemos o privilégio de vivenciar de perto o impacto transformador que esse tipo de equipamento traz para nossas comunidades. O futebol de várzea é mais do que esporte: ele é cultura, integração e oportunidade. Com essa iniciativa, a Prefeitura do Recife garante espaços mais seguros, de qualidade e que incentivam a prática esportiva. É a minha primeira agenda como secretário de Esportes e não poderia ser mais simbólica: começamos reforçando nosso compromisso com o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento”, afirmou o secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho. “Vamos juntos seguir ampliando esses benefícios por toda a cidade”, completou.

Treinador de um dos principais times de várzea da região, o 100% Favela, Israel Lopes falou sobre a importância do equipamento para a comunidade. “Não só pra mim, como também para o Favela, isso é muito importante para a nossa comunidade porque a gente tira muitas crianças e adolescentes da rua, da malandragem. A gente jogava antes no terrão, e agora tá nesse campo maravilhoso. Só temos que agradecer. Primeiro a Deus, depois ao nosso prefeito, que tem feito um trabalho excelente", comemorou Israel, que emendou: “O Gramadão está mais que aprovado!”.

Com 60 anos, Leandro Nascimento viu o parque ganhar vida pelas mãos do ex-governador Eduardo Campos. “Eu estou feliz por tudo isso que está acontecendo. Fui funcionário aqui, depois a gente jogava bola e ainda lembramos do nosso grande Eduardo Campos, que teve a ideia de fazer esse projeto, de criar o parque. No começo, só tinham três quadras. Hoje, graças a Deus, a gente vê o filho dele dando continuidade ao legado e nos proporcionando um campo tão bonito, que ajuda a gente a continuar com nosso trabalho social. Ao longo desses 14 anos, já atendemos mais de 200 crianças na escolinha de futebol, com o sonho e a missão de formar não só jogadores, mas cidadãos para o mundo”, pontuou.

ESTÍMULO AO ESPORTE - Outras 13 localidades já foram transformadas pelo projeto, começando pela Arena 1x1, no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão, na Torre; o Parque do Caiara e na Coronel Furtado, na Iputinga; Vila Cardeal, em Areias; Campo do Onze, em Santo Amaro; Campo dos Milagres, no Ibura; Campo da Chesf e Roda de Fogo, ambos nos Torrões; e o Campo do Coque.


Raquel Lyra promete solução para problema de abastecimento de água em Limoeiro
Publicado em 06/01/2025 às 08:07

A cidade de Limoeiro, localizada no Agreste do estado de Pernambuco é mais uma a sofrer com a escassez de recursos hídricos, que castiga municípios de todas as regiões do estado. O problema se arrasta a décadas e o desafio de solucioná-lo, de forma definitiva, tem sido protelado por todos os governantes.

A governadora Raquel Lyra, do PSDB, falou sobre o assunto com o Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios. “Sabemos do problema e estamos buscando alternativas, seja através do fortalecimento da barragem que já abastece a cidade, ou através do Sistema Carpirnão, que beneficiará toda a região da Zona da Mata Norte”, disse ela.

“Iremos trazer boas novidades para a população de Limoeiro, afinal de contas, sabemos do problema, sabemos que não é de hoje, mas que está sob nossa responsabilidade entregar uma resolução”, falou a governadora Raquel Lyra.

Governo Raquel Lyra inicia terceiro ano de gestão tendo diálogo e transparência como marcas
Publicado em 04/01/2025 às 09:42

Administração estadual reforçou a articulação com a população, governo federal, municípios e parlamentares pernambucanos

O Governo Raquel Lyra inicia 2025 tendo o diálogo como uma de suas principais marcas. A boa articulação com o governo federal, os municípios e os parlamentares do Estado tem sido fundamental para a construção de uma gestão alicerçada pela transparência. Além disso, por meio do ciclo de seminários regionais de escuta popular batizado de Ouvir para Mudar, a população foi incluída no processo de definição das políticas públicas desenvolvidas em Pernambuco, garantindo participação efetiva na escolha e no acompanhamento das ações realizadas em todo o Estado em busca do bem comum.

Este ano, o Ouvir para Mudar será reeditado e o Governo do Estado voltará com uma segunda rodada de escutas populares, entre março e abril. “Não há como compreender as demandas mais urgentes da população sem ouvi-la. Esse é o objetivo do Ouvir para Mudar: dar voz aos pernambucanos e às pernambucanas em cada canto do Estado. Assim, nós teremos condições de colocar as reais necessidades da população como prioridades nas nossas leis orçamentárias. Será difícil fazer tudo o que for pedido, mas tudo o que for feito vai atender os sonhos e as vontade de muita gente no Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

"A mudança que está sendo construída em Pernambuco é feita a várias mãos, com muito diálogo e parcerias. A união, a inclusão e a transparência são marca deste governo", reforçou a vice-governadora Priscila Krause.

Em 2023, o Ouvir para Mudar incluiu os pernambucanos residentes do Litoral ao Sertão na construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Os seminários foram realizados nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado e contabilizaram cerca de 15 mil participações e 1.968 propostas da população. Na plataforma digital lançada pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de colher sugestões da população de forma on-line, foram registrados mais de 14 mil participantes e quase 900 propostas. 

A expectativa é que os seminários realizados este ano tenham uma participação popular ainda maior. “Teremos uma nova rodada do Ouvir para Mudar para prestar contas do que foi realizado, mas também para atualizar as demandas e incorporar ao orçamento. Será um Ouvir para Mudar com muito foco no orçamento participativo, passando por todas as regiões do Estado para garantir o envolvimento de toda a sociedade na construção, monitoramento e avaliação das políticas públicas lançadas até agora", declarou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

APOIO AOS MUNICÍPIOS - Nos últimos dois anos, também houve uma série de reuniões entre a governadora e prefeitos de todas as regiões do Estado. No último grande encontro, a gestão estadual anunciou a instalação de 52 novas creches em 43 municípios do Estado a partir de um investimento de R$ 302 milhões que vão assegurar a abertura de 15 mil novas vagas para a educação infantil. Novas reuniões de trabalho serão realizadas pela equipe do Governo de Pernambuco com os gestores municipais ainda este mês para alinhar parcerias em áreas estratégicas como educação, infraestrutura, habitação, saúde, segurança, assistência social e acesso à água.

TRANSPARÊNCIA - No fim de 2024, a governadora Raquel Lyra reuniu deputados da bancada federal de Pernambuco, ministros e senadores para apresentar as entregas e os andamentos de projetos e ações estruturantes desenvolvidos pela gestão estadual. Foram detalhadas iniciativas em diversas áreas e houve um diálogo sobre a destinação de emendas da bancada federal para obras estruturadoras no Estado, como o Arco Metropolitano. Além das idas a Brasília, a chefe do Executivo estadual também recebeu ministros em agendas diversas como uma reunião de monitoramento de todas as obras contempladas com recursos do Novo PAC em Pernambuco e vistoria de obras. 

ARTICULAÇÃO NACIONAL - Nos últimos dois anos, o Governo também se notabilizou pelo diálogo com o governo federal, seja com o presidente Lula ou com os ministros de Estado. Desde janeiro de 2023, Raquel Lyra ultrapassou a marca de 60 viagens a Brasília, sempre em busca de parcerias com o Executivo nacional para viabilizar a realização de obras consideradas prioritárias para Pernambuco. Graças a essa articulação, o Estado conseguiu a inclusão de obras importantes para o Estado no PAC Seleções. Entre elas, a conclusão dos corredores de ônibus do sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, na Região Metropolitana do Recife (RMR) - que interligam o Recife a Camaragibe e Igarassu -, e a barragem de São Bento do Una. Juntas, essas duas obras terão, do governo federal, um investimento de R$ 410 milhões.

Outra conquista importante junto ao governo federal foi a inclusão do trecho Suape-Salgueiro da Transnordestina no PAC 3. Essa foi uma decisão técnica, já que a obra vai impulsionar a economia pernambucana, mas que só foi viabilizada graças à atuação política do Governo de Pernambuco, com participação dos parlamentares do Estado, junto ao governo federal. Quando Raquel Lyra tomou posse, em janeiro de 2023, esse trecho estava excluído do projeto original.

REFERÊNCIA - A retomada do ciclo de investimentos em Pernambuco, impulsionada pelas parcerias com o governo federal, também contribuiu para que Pernambuco recuperasse o protagonismo como referência em gestão pública. Em dezembro do ano passado, Raquel Lyra participou, em Brasília, do 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos e Reeleitos de Grandes Cidades, promovido pela organização da sociedade civil Todos pela Educação. Na ocasião, a governadora falou sobre os avanços conquistados pelo Estado. Pela primeira vez na história, a taxa de alfabetização de Pernambuco em 2023 (59%) foi superior à do país (56%).

Também em Brasília, a governadora participou do congresso promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o tema Educação e Trabalho. A gestora falou sobre “os desafios de qualificação profissional sob a ótica dos estados” e garantiu compromisso com a promoção da qualificação profissional em Pernambuco. Em outubro de 2024, Raquel Lyra anunciou que o Qualifica PE, maior programa de cursos profissionalizantes de Pernambuco, será levado para 70 cidades ainda este ano.

Prefeitura de Caruaru divulga calendário de pagamentos dos servidores municipais e feriados de 2025
Publicado em 04/01/2025 às 09:39

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), de forma prévia, divulgou, nesta quinta-feira (2), através do decreto de nº 001/2025 e 002/2025, no Diário Oficial, o calendário de pagamentos das remunerações dos servidores ativos e inativos do município e o calendário de feriados para o exercício de 2025.

Com o decreto em vigor (002/2025), fica instituido que não haverá expediente nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional nos feriados nacionais, estaduais e municipais, bem como nos dias facultativos, determinados por meio de Portaria da Secretaria de Administração. 

O calendário poderá sofrer alterações com a inclusão ou exclusão de dias, caso ocorram novas definições relacionadas a feriados. Os serviços essenciais não se incluem neste decreto, tendo seu funcionamento de fora habitual. 

Confira a seguir os calendários:

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO SERVIDORES ATIVOS - 2025

Janeiro -31/01/2025 

Fevereiro -27/02/2025 

Março- 31/03/2025 

Abril -30/04/2025 

Maio -30/05/2025 

Junho -30/06/2025 

Julho -31/07/2025 

Agosto -29/08/2025 

Setembro -30/09/2025 

Outubro- 28/10/2025 

Novembro- 28/11/2025 

Dezembro – 13º Salário -19/12/2025 

Dezembro -29/12/2025 

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO SERVIDORES INATIVOS (APOSENTADOS E PENSIONISTAS) - 2025

Janeiro - 24/01/2025 

Fevereiro - 21/02/2025

Março -25/03/2025 

Abril - 25/04/2025 

Maio -26/05/2025 

Junho- 23/06/2025 

Julho -25/07/2025 

Agosto -25/08/2025 

Setembro -26/09/2025 

Outubro -28/10/2025 

Novembro -25/11/2025 

Dezembro – 13º Salário - 15/12/2025 

Dezembro - 26/12/2025 

As datas informadas podem sofrer variações de antecipação ou prorrogação, em virtude de adequações alusivas às receitas municipais, bem como de dificuldades técnicas junto ao agente financeiro.

FERIADOS 2025

1º de janeiro -Confraternização Universal 

3, 4 e 5 de março - Carnaval (Ponto Facultativo)

6 de março -Data Magna 

18 de abril -Sexta-feira Santa 

21 de abril -Tiradentes 

1º de maio -Dia do Trabalhador 

18 de maio -Aniversário da cidade 

19 de junho -Corpus Christi 

24 de junho -Dia de São João 

29 de junho -Dia de São Pedro (Ponto Facultativo)

07 de setembro -Independência do Brasil 

15 de setembro -Consagrado à Padroeira do Município, Nossa Senhora das Dores 

12 de outubro -Consagrado à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida 

28 de outubro -Dia do servidor público 

02 de novembro- Finados 

15 de novembro -Proclamação da República 

20 de novembro- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra 

25 de dezembro -Natal

Açude de Apipucos ganha escultura em homenagem às capivaras
Publicado em 04/01/2025 às 09:28

Projeto faz parte do “Circuito de arte das águas do Recife”, coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS)

O Açude de Apipucos, Zona Norte do Recife, ganha um novo elemento para compor a sua paisagem e deixar o local mais atrativo. A partir de agora, quem circular na região poderá conferir a instalação da obra de arte “Kapi'wara”, do artista plástico Demétrio Albuquerque Silva Filho. Trata-se de uma escultura com três peças representando capivaras, fixadas sobre balsa flutuante pré-fabricada em polietileno modular, ancorada ao meio do açude com iluminação interna, acesas à noite junto com a iluminação pública. O prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques, foram ao local para entregar oficialmente a escultura.

"A obra faz parte de um circuito de paisagismo nas águas, conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente", explicou o prefeito João Campos, na noite desta sexta-feira (3), ao realizar a entrega. "Aqui, a capivara simboliza a nossa natureza, porque é um elemento nativo nosso. E a iluminação também carrega um painel solar pra geração de energia, então, além de fazer algo com a cultura e a arte, trazemos um conceito sustentável", afirmou. O gestor estava acompanhado ainda do secretário de Meio Ambiente, Oscar Barreto.

Ancorada por cabos e blocos, a obra permanecerá a meia distância das margens, na parte leste do açude, depois da ponte que liga o bairro de Apipucos ao Parque da Macaxeira. O valor investido foi de R$ 242 mil, recurso de mitigação ambiental oriundo do projeto “Circuito de arte das águas do Recife”, coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). A obra de arte “Kapi'wara” traz uma simbologia representando o Circuito das Águas na figura da Capivara, que já dá nome ao rio-símbolo do Recife, o Capibaribe, cuja bacia se liga e dá razão à existência do açude. As peças das capivaras são feitas em resina cristal e fibra de vidro, translúcidas, coloridas com pigmento, com tratamento UV, fixadas ao piso por parafusamento inox.

 “A proposta artística proporciona vários desdobramentos, desde a contemplação paisagística e turística, a educação ambiental e inserção social e produtiva das comunidades, como um motivador cultural que coroe este longo trabalho de recuperação e preservação deste sistema para a cidade e sua população. Acreditamos que a proposta venha somar forças no processo de envolvimento e motivação da população para o cuidado e atenção que o sistema hídrico merece, voltando a ser agente usuária e cuidadora deste tesouro natural”, comenta Demétrio.

SOBRE O “CIRCUITO DE ARTE DAS ÁGUAS DO RECIFE"

O objetivo é promover a instalação de obras de artistas nascidos ou residentes em Pernambuco, reconhecendo o estado como importante pólo brasileiro de criação de arte e de cultura, além de valorizar os espaços públicos ligados às águas da cidade do Recife, em benefício de sua população. É um projeto social envolvendo as comunidades locais que pretende fomentar oportunidades para a educação ambiental. Esse projeto dialoga com a urbanização em curso dos locais e territórios onde as obras serão instaladas.

Esta chamada é um projeto piloto de implantação de um circuito das águas do Recife: um projeto de longo termo que visa instalar obras de arte em vários lugares ligados às águas fluviais da cidade – rios, riachos, açudes e lagoas –, a ser suportado pelo Plano de Mitigação Ambiental sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura da Cidade do Recife.

SOBRE O ARTISTA

Demétrio Albuquerque Silva Filho (Piauí, 1961) é formado em Arquitetura e iniciou as atividades como escultor frequentando os ateliers de escultores em Recife. Em 1987, ganha o concurso para o Monumento Tortura Nunca Mais. Segue para Curitiba, onde faz o curso de escultura do Centro de Criatividade do Parque São Lourenço com orientação do escultor Elvo Benito Damo. Ganha o prêmio João Turim (91) de aquisição no 1º salão do Museu João Turim em Curitiba com as esculturas Migrante e Andaluz. Muda-se para o Japão onde faz curso de cerâmica (Yakimono) e realiza a exposição Karada em Ashikaga-shi. Volta para Pernambuco e se estabelece em Olinda, passando a produzir esculturas de grande porte: “A Pedra” Jardim de esculturas do Shopping Recife; “Caboclo de Lança”, Av. Chico Science – Olinda; “Circuito dos Poetas do Recife” com 12 estátuas; “Dom Helder”, Recife; “Monumento a Augusto dos Anjos” na Praça Pedro Américo, João Pessoa PB; Mestre Vitalino, Caruaru. Além disso, também produziu as estátuas para o “Pátio das Esculturas” -Palácio da Justiça, bustos aos titulares de Fórum de Justiça do Recife e o Monumento a Pedro Jorge – Sede do Ministério Público de Pernambuco.

Fred Amâncio exalta evolução da educação pública no Recife
Publicado em 04/01/2025 às 09:27

O secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios (RPR) e ao Blog do Alberes Xavier. Ele, assim como os demais secretários de João Campos, foram oficialmente empossados para os seus cargos na manhã desta quinta.

Segundo Fred, nos quatro primeiros anos de administração de João Campos, a educação pública da capital deu um verdadeiro salto qualitativo nos índices que medem o seu desenvolvimento. “Saímos da 21ª para a 6ª colocação dentre as capitais de todo o país, a frente de tantas capitais de maior porte que a nossa. Avançamos e vamos seguir trabalhando forte, em ritmo acelerado, colocando vários projetos em prática”, disse ele.

O secretário frisou ainda que o prefeito João Campos determinou que o ritmo de trabalho siga forte, assim como o implementado em sua primeira gestão. “Nosso compromisso é de seguir em frente com obras e serviços, seguir no ritmo da gestão de João Campos, que tem trabalhado muito pelo povo do Recife”, falou.

Prefeitura do Recife dá continuidade à ação de limpeza dos canais da cidade
Publicado em 03/01/2025 às 13:14

As intervenções, que iniciaram em 2024 como parte da Ação Inverno, visam a melhoria do escoamento das águas dos sistemas de macrodrenagem para o período de chuvas

Nesta sexta-feira (03), o prefeito do Recife, João Campos, realizou uma vistoria no serviço de limpeza do Canal do Arruda, no trecho que compreende o bairro de Vasco da Gama, que compõe a bacia do Rio Beberibe. A intervenção, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), dá continuidade ao programa Ação Inverno, iniciado em 2024, com a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, para o período de chuvas na capital, visando melhorar o escoamento de água com a retirada de resíduos desses sistemas de macrodrenagem. O investimento do programa na edição 2024 foi da ordem de R$ 8,5 milhões.

“Quando tiramos esses resíduos aqui, auxiliamos em todo o processo de drenagem. Temos nove equipes simultâneas fazendo esse trabalho, e estaremos continuando com essa limpeza nos demais canais da cidade para garantir a preparação para o período do inverno”, garantiu o prefeito João Campos durante a vistoria. Secretário de Infraestrutura, o vice-prefeito Victor Marques também esteve presente na ação.

A intervenção teve início nesta quinta-feira (02) , atuando em uma extensão de 100 metros. O total de resíduos removidos foi de 89 toneladas. Na próxima segunda-feira (06), outros nove canais terão a ação de limpeza iniciada, dando continuidade nos serviços para atender os 99 canais que cortam o município até meados de setembro. São eles: Canal do Arruda; Santa Terezinha; Minerva; da Fortuna; do Zumbi; Guarulhos; 21 de Abril; do Jordão; e trecho do Rio Tejipió.

A Emlurb vem trabalhando constantemente ao longo dos anos na execução de serviços que minimizam os transtornos ocasionados pelas chuvas durante o período de inverno da cidade. Além disso, a autarquia tem levado educação socioambiental para sensibilizar a população sobre a importância de não jogar lixo nos canais, galerias e encostas. Esse trabalho também será realizado durante todo o ano, assim como a limpeza de galerias e canaletas, manutenção da arborização urbana, capinação, remoção de entulhos, intensificação da manutenção de pavimentos das vias e a recuperação de escadarias, muros de arrimo e pontilhões, que também fazem parte das atribuições do órgão.

Por que o ano dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos? Descubra a ciência por trás do calendário
Publicado em 03/01/2025 às 08:33

O calendário gregoriano, estabelecido pelo Papa Gregório XIII, é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol. O ano tropical – o tempo necessário para que a Terra complete uma órbita em torno do Sol – dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos

O ano de 2025 teve início à meia-noite desta quarta-feira, 1º de janeiro. Mas você sabe o que define a duração desse período? Desde 1582, o calendário gregoriano é o sistema adotado mundialmente. Ele é classificado como solar, pois se baseia no movimento da Terra ao redor do Sol e tem a duração de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

A necessidade de um calendário acompanha a humanidade desde os primórdios, pois ele permite organizar atividades diárias e contar longos períodos de tempo, como séculos e milênios. Mas o que exatamente é um calendário? Em termos simples, é uma ferramenta para medir e organizar o tempo. Contudo, sua criação e adaptação ao longo dos séculos envolvem complexidades significativas, especialmente considerando as variações naturais do planeta.

“A primeira coisa que a gente pensa em relação ao tempo é que há horas sem luz natural (noite) e horas com luz natural (dia). Mas, quem não mora na região do equador terrestre sabe muito bem que quando o tempo é mais quente (verão) o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde e que quando o tempo é frio (inverno) o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo”, explicou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Quanto mais distante do equador terrestre estivermos (e mais perto dos polos) esse efeito é ainda maior. Perto dos polos, chega ao ponto de o Sol nem nascer no inverno ou nem se pôr no verão. Então, até mesmo determinar o número de horas de um dia não é tão simples quanto parece”, completou.

Do Calendário Juliano ao Gregoriano

Antes do calendário gregoriano, boa parte do planeta utilizava o juliano, introduzido por Júlio César em 45 a.C. Esse sistema, no entanto, apresentava uma pequena falha: ele considerava anos bissextos a cada quatro anos, mas isso não corrigia completamente a defasagem das datas em relação às estações do ano.

“O calendário juliano já estabelecia anos com 365 dias e um ano bissexto com 366 dias a cada quatro anos. Porém, essa correção não era suficiente para impedir que as estações do ano ficassem defasadas ao longo do tempo. Em 1582, dez dias do calendário sumiram e uma outra correção foi adicionada, marcando o início do calendário gregoriano: os séculos inteiros só são bissextos se forem divisíveis por 400. Assim 2000 foi bissexto, 1900 não foi bissexto e 2100 não será bissexto”, explicou Josina Nascimento.

Calendário Lunar

Alguns calendários são baseados no movimento da Lua ao redor da Terra (lunares), enquanto outros se baseiam no movimento da Terra ao redor do Sol (solares). Nos calendários lunares, os meses são definidos de acordo com as fases da Lua, começando na fase nova e terminando na próxima fase nova. Esse período dura, em média, 29,53 dias. Por isso, são feitos ajustes para que os meses tenham um número inteiro de dias. O ano lunar pode ter 12 ou 13 meses, dependendo da cultura que o utiliza.

Calendários em uso no mundo

Embora o calendário gregoriano seja o mais comum, outros sistemas ainda são utilizados em diferentes partes do mundo: judaico, islâmico, indiano, chinês e juliano, sendo este último ainda utilizado por igrejas ortodoxas.

“Todos eles baseados em ciclos astronômicos, sendo que o islâmico é um calendário lunar, o juliano é um calendário solar e o judaico, o indiano e o chinês são calendários lunissolares. Esses têm datas diferentes para seu início e, além disso, estão em contagem diferente de anos também”, completou Josina Nascimento.