Publicado em 24/05/2024 às 12:46

Governadora Raquel Lyra anuncia abertura de 48 leitos de assistência ventilatória em 14 UPAs do Estado
Publicado em 24/05/2024 às 12:42

Anúncio foi feito durante visita, nesta sexta-feira (24), à Central de Regulação de Leitos. Governo já abriu 226 leitos nesta sazonalidade dos vírus respiratórios


Durante visita à Central de Regulação de Leitos, no bairro do Bongi, no Recife, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (24), a abertura de 48 leitos de assistência ventilatória para os pacientes pediátricos em 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Estado. A medida foi tomada para garantir mais assistência às crianças neste período da sazonalidade dos vírus respiratórios que acontece todos os anos, e faz parte do Plano da Sazonalidade, lançado pela Secretaria Estadual de Saúde. 


“Temos feito um trabalho muito forte, especialmente neste momento, para o enfrentamento à sazonalidade da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Abrimos mais de 200 leitos nos hospitais de Pernambuco, e hoje temos a felicidade de anunciar 48 leitos de assistência ventilatória. Temos um time incansável, 24 horas por dia, comprometido para garantir que a saúde pública de Pernambuco atenda que mais precisa”, pontuou a governadora Raquel Lyra. 


Por causa da sazonalidade, o Governo do Estado já abriu 226 leitos, sendo 144 de enfermaria e 82 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrico. Esses leitos foram distribuídos em 16 hospitais, espalhados em 13 municípios (11 do Interior e dois na Região Metropolitana). 


O aumento do investimento nas UPAs é de R$ 4,1 milhões em leitos de maior complexidade com suporte ventilatório, destinados aos casos de doenças respiratórias. São unidades de suporte avançado, com monitores e respiradores para crianças. Desde o dia 1° de maio, cada UPA recebeu, por plantão, o incremento de um médico, um enfermeiro e mais dois técnicos de enfermagem na equipe. 


As unidades que contarão com esse suporte são: Barra de Jangada, Imbiribeira, Ibura, Engenho Velho, Caxangá, Torreões, Nova Descoberta, Curado, Olinda, Paulista, Igarassu, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru.


“Os pacientes que hoje aguardam em fila de UTI ou de enfermaria não estão desassistidos, eles estão sendo cuidados nos leitos de assistência ventilatória das UPAs 24 horas e com todo um reforço para que possa acompanhá-los da forma mais adequada até que se viabilize o leito de UTI. Estamos abrindo ainda, na próxima semana, mais 10 leitos de UTI. Lembramos ainda que já abrimos mais leitos do que tem dentro de um hospital inteiro durante esse período para atender a sazonalidade da pediatria”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. 


A secretária executiva de Regulação, Fabiana Emerenciano, detalhou que Central de Regulação de Leitos trabalha em regime de plantão 24 horas, fazendo monitoramento e acompanhamento da lista, tanto de UTI quanto de enfermaria, na pediatria e nas outras especialidades. “Para pediatria, temos uma equipe exclusiva nesse período da sazonalidade, trabalhando dia e noite. Temos um critério, um score de priorização de acordo com o suporte necessário para cada caso. Seguimos atuando para atender as crianças que estão precisando de assistência de maior complexidade e fazer a oferta desse leito, para assim garantir a assistência de qualidade”, finalizou. A central recebe cerca de 1.000 chamadas por dia. 


O Governo de Pernambuco também já enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que aumenta a diária dos plantões dos profissionais em períodos de emergência em saúde do estado. O acréscimo é de 100% na remuneração extra para as categorias da área. O projeto nasce da dificuldade de se abrir leitos especializados para crianças, neste período, pela falta de profissionais com perfil pediátrico para esta demanda.


VACINAÇÃO - Pernambuco iniciou de forma antecipada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ainda no mês de março, como uma das propostas do Plano de Contingência da Sazonalidade, após o recebimento das primeiras 948 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). O pedido de antecipação foi feito pela SES-PE ao órgão federal, em novembro de 2023. De lá para cá, 1,2 milhão de doses foram aplicadas no estado (quando considerado os grupos prioritários), representando uma cobertura vacinal de 34,6%. Para os grupos prioritários, a população estimada é de 3,5 milhões pessoas.


TELEINTERCONSULTA - A Teleinterconsulta Pediátrica também é fruto do Plano da Sazonalidade, lançado este ano. A Teleinterconsulta Pediátrica é composta por médicos pediatras da rede estadual de saúde. Eles estão aptos a discutir casos relacionados às doenças respiratórias nas crianças, comuns nesta época de sazonalidade. No mês de início dos trabalhos, que começaram no dia 15 de abril, foram realizadas 599 consultas para profissionais da saúde. Em maio, até o momento, 684 atendimentos.


O serviço de Teleinterconsulta disponibiliza pediatras 24h por dia, que atendem profissionais que estão na linha de frente da assistência, orientando e encaminhando cuidados propícios no período da sazonalidade, que começou em março e se estende até agosto. Durante o atendimento, feito apenas de forma remota, é realizada a discussão dos casos e, então, define-se como abordá-los na prática.

Creatina: 25 marcas foram reprovadas por ter impurezas acima do permitido; SAIBA QUAIS
Publicado em 24/05/2024 às 08:19

Um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) reprovou 25 das 66 creatinas vendidas no Brasil devido à quantidade do composto presente nos produtos. Foi constatado que esses produtos não possuíam a concentração indicada nos rótulos.

Para identificar impurezas, a variação máxima da creatina é examinada, ou seja, a presença de outros ingredientes além do composto principal. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite até 20% de variação.

No entanto, a análise revelou que 10 das marcas apresentaram 100% de variação, ou seja, nenhum desses produtos continha creatina.

“Para surpresa dos profissionais da área de Nutrição existem marcas não tinham nada de creatina e isso é medido pela porcentagem de pureza”, analisa a nutricionista Annete Marum, doutora em Genômica Nutricional pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Confira a lista de suplementos de cratina reprovados no teste da Abenutri:

Natures Now Researches creatine energy now atp: 96,8%.

Body Nutry suplementos: 86,7%;

Nitro max creatina: 59%;

R74 Pro healthy creatine – 55,7%;

Body Nutry creatina – 54,5%;

Healthy time creatina powder – 53%;

Body action web creatine dual power – 46,2%;

Pro Healthy creatine micronized – 43,3%;

Absolut Nutrition creatina 100% pure – 37,1%;

Muscle full creatina – 32,7%;

Absolut Nutrition creatina Flavor – 32,3%;

Adaptogen hd cret – 24,3%;

Vitamax Nutrition creatine booster – 23,67%.

Body Action creatine double force – 23%;

Ftw creatina ultra – 20,17%;

Veja as marcas que tiveram 100% de variação:

Healthy labs creatina gourmet;

Ravenna sports creatina micronized;

Impure nutrition creatina;

Nft Nutrition creatina 100% pura;

Sun food creatine pure;

Dymatrix nutrition creatina monohidrate;

Iron tech sports nutrition creatina monohidratada;

Red bolic creatine monster maca palatinose zma;

Airomax creatine;

Dark dragon crea delite.

“Importante salientar que as empresas SUPLEY (fabricante marcas Probiotica e Max Titanium), INTLAB (das marcas AGE, MonsterFeed, Intlab e Cellucor) e BRG (Integralmédica e Darkness) tiveram seus produtos testados, porém entraram com medidas jurídicas para não divulgação dos resultados”, escreveu a Abenutri.

JOÃO Campos anuncia AQUISIÇÃO do Sítio da TAMARINEIRA: ‘conquista de nossa cidade’
Publicado em 24/05/2024 às 08:17

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), anunciou pelas redes sociais na quarta-feira, 22 de maio, que a área do antigo Sítio da Tamarineira, localizada na Zona Norte da cidade, agora pertence oficialmente à prefeitura.

O local será destinado à construção do Parque da Tamarineira, com o objetivo de proporcionar um novo espaço de lazer para os moradores de Recife.

‘Uma grande conquista de nossa cidade. E as obras já tão moendo pra transformar o local no Parque da Tamarineira’, escreveu João Campos.

A medida é a conclusão de um acordo feito pelo gestor municipal e o o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, feito em outubro do ano passado, quando o terreno de 10,5 hectares (ou 105 mil metros quadrados) da Santa Casa de Misericórdia foi cedido ao município.

O Projeto de Lei proposto por João Campos e encaminhado à Câmara Municipal em outubro de 2023, que visa autorizar a troca, já foi aprovado pelos vereadores.

O terreno do antigo Sítio da Tamarineira equivale a 10 campos de futebol e será permutado por seis lotes que fazem parte do futuro Parque Eduardo Campos, no Pina, e totalizam uma área de 18 mil metros quadrados, área quase seis vezes menor em comparação ao terreno permutado.

O Parque da Tamarineira será a segunda maior área verde da cidade, ficando apenas atrás do Parque Eduardo Campos (12 ha) e à frente da Jaqueira (7 ha), levando mais lazer, saúde e áreas contemplativas para bairros e comunidades da Zona Norte, sobretudo as da área oposta à Avenida Norte, tais como Água Fria, Mangabeira, Arruda, Alto José do Pinho e Casa Amarela.

O espaço vai contar com equipamentos de lazer tanto para crianças quanto para adultos, de exercícios físicos, de convívio e contemplação da cidade, funcionando de forma complementar às áreas verdes já existentes, ajudando a desafogar o Parque da Jaqueira.

Os serviços de saúde que funcionam no terreno (hospitais Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, Pediátrico Helena Moura e o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo-CPTRA) permanecerão à disposição da população.

Maconha ultrapassa o álcool no uso diário nos EUA pela primeira vez, diz estudo
Publicado em 24/05/2024 às 08:16

Pela primeira vez, o número de americanos que usam maconha quase todos os dias ultrapassou o daqueles que bebem álcool com essa frequência, uma mudança que demorou 40 anos e aconteceu à medida que o uso recreativo da maconha se tornou mais comum e legalizado em quase metade dos Estados dos EUA.

Em 2022, 17,7 milhões de pessoas relataram usar maconha de forma diária ou quase diariamente, comparado a 14,7 milhões de bebedores diários ou quase diários, segundo uma análise de dados de pesquisas nacionais. Em 1992, menos de 1 milhão de pessoas disseram que usavam maconha quase todos os dias.

O álcool ainda é mais amplamente utilizado, mas 2022 foi a primeira vez que esse nível intenso de uso de maconha superou o consumo diário e quase diário de álcool, disse o autor do estudo, Jonathan Caulkins, um pesquisador de políticas sobre cannabis na Universidade Carnegie Mellon.

“Cerca de 40% dos usuários atuais de cannabis estão usando-a diariamente ou quase diariamente, um padrão que está mais associado ao uso do tabaco do que ao uso típico de álcool”, disse Caulkins.

A pesquisa, baseada em dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, foi publicada na quarta-feira na revista Addiction. De 1992 a 2022, a taxa per capita de relatos de uso diário ou quase diário de maconha aumentou 15 vezes.

Caulkins reconheceu no estudo que as pessoas podem estar mais dispostas a assumir o uso de maconha à medida que a aceitação pública cresce, o que poderia ajudar a explicar os resultados.

A maioria dos Estados agora permite o uso médico ou recreativo da maconha, embora permaneça ilegal em nível federal.

Em novembro, os eleitores da Flórida decidirão sobre uma emenda constitucional permitindo a cannabis recreativa, e o governo federal está se movendo para reclassificar a maconha como uma droga menos perigosa.

Pesquisas mostram que usuários de alta frequência têm mais probabilidade de se tornarem viciados em maconha, ressaltou David A. Gorelick, professor de psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade de Maryland, que não esteve envolvido no estudo.

O número de usuários diários sugere que mais pessoas estão em risco de desenvolver problemas de uso de cannabis ou vício, disse Gorelick.

“O uso de alta frequência também aumenta o risco de desenvolver psicose associada à cannabis”, uma condição grave onde a pessoa perde o contato com a realidade, disse ele.

Prefeitura de Garanhuns avança na conclusão da Quadra Poliesportiva de Escola Municipal
Publicado em 24/05/2024 às 08:12

Em menos de um mês a comunidade do bairro da Boa Vista vai ganhar uma nova Quadra Poliesportiva, que faz parte da Escola Municipal Professor Letácio Brito. A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, está na fase final da obra e em breve entregará o novo espaço para a prática de atividades físicas, beneficiando diretamente os mais de 460 estudantes matriculados hoje na unidade de ensino.


O espaço será um dos polos dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino, que este ano chegam ao terceiro ano de realização, mobilizando cerca de 1.500 crianças e adolescentes na prática de esportes. 


A Quadra Poliesportiva é coberta e atende ao padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), incluindo vestiários e depósito. Esta será a segunda quadra neste padrão entregue em pouco mais de um ano. Em maio de 2023, a Escola Jaime Luna ganhou o espaço que hoje é utilizado em diversas ações. A previsão é que a nova quadra seja entregue em junho.

Cristiano Dantas representou os Vereadores do Nordeste
Publicado em 24/05/2024 às 08:11

A Marcha em defesa dos Município, realização da CNM, maior evento municipalista da América Latina. Muitos temas abordados entre a defesa dos municípios, políticas públicas transformadoras e muito mais.

Cristiano Dantas, Vereador por Custódia/PE, representou o Nordeste como palestrante do Fórum de Vereadores. Um evento que reuniu mais 11 mil participantes de todas as regiões do Brasil e da América Latina. Cristiano Dantas que também é advogado, e palestrante, Especialista em Admiração Publica tem se destacado no senário nacional.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma organização apartidária que tem por objetivo consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos Municípios, dando suporte técnico a todos, seja do Executivo seja do Legislativo.

Governadora Raquel Lyra entrega Casa do Trabalhador, em Igarassu, e assina autorização da implantação da nova fase da Adutora do Agreste, em São Bento do Una
Publicado em 24/05/2024 às 08:09

Nesta sexta-feira (24), a governadora Raquel Lyra entrega, às 14h, unidades da Casa do Trabalhador, da Casa da Trabalhadora, do Centro de Qualificação da Mulher e do Espaço Bora Empreender no município de Igarassu, na Região Metropolitana. As estruturas a serem inauguradas oferecem serviços voltados para a qualificação profissional e empreendedora, empregabilidade e desenvolvimento de micro e pequenos negócios.

Já às 16h, a gestora estará no município de São Bento do Una, no Agreste Central, para inauguração do Mercado da Carne Dr. Altino Soares da Rocha, no Centro. Às 17h, a chefe do Executivo estadual autoriza a implantação da nova fase da Adutora do Agreste, beneficiando mais de 100 mil pessoas com um investimento de R$ 27 milhões. 

Luciana Santos defende criação de rede internacional de pesquisa sobre eventos climáticos extremos
Publicado em 23/05/2024 às 12:29

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação participou da mesa de abertura da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20, em Recife (PE)


A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu a criação de uma rede internacional de pesquisadores, como parte dos esforços de prevenção de eventos climáticos extremos e reconstrução de territórios afetados. “Não conseguiremos superar esses desafios que se impõem sem ciência. A gravidade de situações que estamos vivendo como as do RS exige a união e a mobilização de todos”, afirmou. A fala da titular do MCTI ocorreu durante a solenidade de abertura da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20, evento que teve início nesta quarta-feira (22), no Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife (PE). A cerimônia contou com a participação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; da vice-prefeita da capital do estado anfitrião, Isabella de Roldão; do embaixador Lineu de Paula, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste; do chefe da Delegação Brasileira e secretário substituto de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Osvaldo Morais.


Durante três dias, o encontro reúne representantes de mais de 40 delegações, entre membros do G20, países convidados e organizações internacionais para debater temas como inovação aberta, democratização da ciência, preservação da Amazônia, biodiversidade, transição energética e políticas de promoção da diversidade, entre outros. “Eu tenho certeza de que o trabalho desenvolvido por esse grupo técnico vai resultar em ações concretas e impactantes”, ressaltou a governadora Raquel Lyra. 


Com o tema Inovação Aberta para um Desenvolvimento Justo e Sustentável, o GT vai tratar da importância da cooperação internacional em pesquisa e inovação como instrumento para a redução das desigualdades e assimetrias no acesso e produção da ciência, tecnologia e inovação, visando garantir o direito ao desenvolvimento e respostas aos desafios globais. “A quantidade de esforços que devemos empregar para chegarmos a resultados ao mesmo tempo estratégicos e concretos está diretamente relacionada aos grandes desafios que temos enfrentado em um mundo de múltiplas crises, como as mudanças climáticas, perda da biodiversidade, emergências na área da saúde, insegurança alimentar e as tensões geopolíticas”, pontuou a ministra Luciana Santos.


“Estamos usando o conhecimento da ciência e a colaboração para tentarmos dar àqueles mais necessitados, melhores condições. Eu acho que esse é um legado que o G20 e o seu componente de ciência, tecnologia e inovação podem dar para humanidade”, avaliou o secretário do MCTI, Osvaldo Morais.


O encontro segue até a sexta-feira (24), a meta é contribuir para que seja fomentado um desenvolvimento global justo e sustentável, beneficiando a sociedade como um todo e preservando o meio ambiente para as futuras gerações. Essa abordagem busca promover a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos e recursos entre diversos setores e regiões do mundo. 


Recife


A escolha da capital de Pernambuco ocorreu devido a cidade possuir um dos principais ambientes tecnológicos do país. “A cidade é uma pequena amostra do que nós podemos fazer para desenvolver por meio da inovação um Brasil melhor, um país melhor, um mundo melhor”, enfatizou o chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste, embaixador Lineu de Paula.

Senador Humberto Costa destina emenda parlamentar para a saúde de Taquaritinga do Norte
Publicado em 23/05/2024 às 12:29

O Prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero que está em Brasília participando da XXV Marcha dos Prefeitos em Brasília. Além da marcha o Prefeito tem visitado deputados e senadores. E nesta terça - feira (21), foi até o Senador Humberto Costa agradecer por uma emenda destinada a saúde de Taquaritinga do Norte no valor de R$ 300 mil reais. “Obrigado Senador por sempre nos contemplar com emendas que elevam a qualidade de vida de nossa população”, comemorou o Prefeito, Lero. 


O Prefeito Lero, está em Brasília, participando da XXV Marcha dos Prefeitos em defesa dos Municípios que segue até a quinta - feira (23).