Prefeitura de Garanhuns entrega requalificação e ampliação de escola no Sítio Papa-Terra
Publicado em 02/07/2025 às 08:09

O Sítio Papa-Terra celebrou nesta segunda-feira (30) um novo capítulo na educação do campo. A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, entregou a requalificação e ampliação da Escola Municipal Abílio Camilo Valença, uma importante conquista para estudantes, famílias e educadores da comunidade. A unidade de ensino oferece atualmente Educação Infantil e Ensino Fundamental, beneficiando 184 estudantes. 


Com a obra, a escola ganhou três novas salas de aula, secretaria escolar, banheiro acessível, a cozinha foi ampliada, além da reforma dos banheiros e das salas de aula. “Esse investimento que fizemos aqui é especial, essa escola tem mais de meio século e por mais de 20 anos não teve nenhum tipo de melhoria. Além de reformarmos a escola, ampliamos a unidade de ensino acompanhando o crescimento da comunidade”, disse o prefeito Sivaldo Albino. 


A secretária de Educação, Wilza Vitorino, explicou que com a maior quantidade de salas de aula, foi possível oferecer uma nova oportunidade para a comunidade escolar. “Agora, a escola deixou de funcionar com turmas multisseriadas — que são aquelas em que alunos de diferentes séries estudam juntos na mesma sala — e passou a ter turmas organizadas por ano de ensino, o que garante um aprendizado mais adequado para cada faixa etária."


As obras integram a uma sequência de ações de valorização das escolas do campo. “Me sinto honrada em participar desse momento. As escolas do campo estão com uma estrutura nunca vista antes com tudo que nossas crianças tem direito e de excelente qualidade. Agradecemos pelo cuidado com nossa educação municipal”, afirmou Jacineide Ferreira, gestora da escola. 


“Iniciei minha jornada em 2010 nesta escola e esperamos essa realidade por muitos anos. A reforma dessa escola pra gente está sendo um sonho. Meus pais estudaram aqui, meus filhos também e hoje estou aqui como profissional. A palavra é gratidão”, complementou a professora Ana Cristina, que também é moradora da comunidade. 


Governadora Raquel Lyra celebra chegada da multinacional a Pernambuco e reforça a geração de empregos no Estado
Publicado em 02/07/2025 às 08:09

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta terça-feira (1º), a inauguração do novo centro tecnológico da EY (Ernst & Young) no Porto Digital, no Recife. A instalação da multinacional, uma das líderes globais em consultoria e auditoria, reforça o posicionamento de Pernambuco como polo de inovação, tecnologia e geração de postos de trabalho. A expectativa é de que mais de 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados inicialmente, com possibilidade de dobrar esse número nos próximos dois anos.


Durante o discurso, a chefe do Executivo estadual celebrou a criação de 9.754 empregos com carteira assinada no mês de maio deste ano. “Temos fortalecido a política pública de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Recentemente, fizemos o maior contrato de gestão do Porto Digital, buscando fortalecer o ecossistema, garantindo sua forte presença no Recife e trabalhando pelo interior de Pernambuco. Precisamos garantir a oportunidade para que os nossos jovens empreendedores possam sonhar, trabalhar nos arranjos produtivos de tecnologia e inovação. Enquanto poder público, o Governo de Pernambuco é um instrumento para que todos possam desenvolver as suas atividades com plenitude", pontuou a governadora Raquel Lyra.


A nova unidade, chamada Service Delivery Center (SDC), oferecerá serviços em áreas como SAP, ServiceNow, desenvolvimento de software, automação de processos, testes e cibersegurança. A instalação da EY no Recife reforça a confiança do setor privado no ambiente de negócios local, consolidando Pernambuco como destino estratégico para empresas que buscam inovação, talento e infraestrutura.


A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, pontuou que Pernambuco se destaca por ser um estado que atrai empresas inovadoras. “A chegada da Ernst & Young, se soma às quase 500 que estão no Porto Digital. E elas foram atraídas para Pernambuco porque temos todo um ecossistema robusto, desde formação de pessoas, startups, Gov Techs e universidades, isso dá suporte para que essas empresas venham para o nosso Estado. Estamos muito felizes que o sistema está cada dia se fortalecendo”, enfatizou a titular da pasta.


O Governo de Pernambuco firmou o contrato de gestão com o Porto Digital no valor de R$ 44,5 milhões pelo período de quatro anos. O montante representa o maior recurso já firmado com o parque tecnológico. “A chegada da Ernst & Young vem de um processo natural nosso de crescimento. Nossa evolução se deu na aposta de duas frentes: no crescimento do capital humano e no empreendedorismo e, agora, com um processo de interiorização que vai marcar pontos importantes como a chegada do Porto Digital em Caruaru no final de agosto”, enfatizou o presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena.


O sócio-líder de Markets e Business Development da EY Brasil, Victor Guelman, pontuou ser um momento simbólico para a multinacional. “O Porto Digital foi uma escolha natural para essa expansão. Pelo belo trabalho realizado pela iniciativa privada, em conjunto com universidades, Governo do Estado e a prefeitura. Assim, se criou o maior polo de tecnologia do Brasil, um ecossistema vibrante, convidativo, que fomenta a inspiração e a inovação”, ressaltou.

Festival Gospel tem início nesta sexta-feira (04) na quadra do Colégio XV de Novembro
Publicado em 01/07/2025 às 14:52

A partir desta sexta-feita (04), a quadra do Colégio XV de Novembro será palco de momentos de louvor, adoração e celebração com o início do Festival Gospel 2025. O evento, que segue até o dia 12 de julho, abre sua programação às 20h com apresentações da Igreja Jardim das Oliveiras, Igreja Família C2, Isabel Chalegra e da dupla André e Felipe. 


Com entrada gratuita, o Festival é uma oportunidade para reunir família, amigos e toda a população em noites marcadas pela música cristã. A programação segue ao longo da semana com outras apresentações de igrejas locais e cantores convidados. 

 

Confira abaixo a programação completa:


SEXTA 04/JUL (a partir das 20h):

- Igreja Jardim das Oliveiras

- Igreja Família C2

- Isabel Chalegra

- André e Felipe


SÁBADO 05/JUL (a partir das 19h):

- Igreja Presbiteriana Renovada

- Igreja Batista Moriá

- Thayslane Gonçalves

- Pastor Théo Barros

- Discopraise


TERÇA 08/JUL (a partir das 20h):

* Ministério de Louvor - Igreja de Cristo Pentencostal Internacional (ICPI) Garanhuns

* Banda Cordel Dobrado 

* ⁠Pela Honra do Rei - Ibreja Batista Missionária Independente (IBMI) Venturosa

* ⁠Ryann Pereira e Banda

* Armando Filho e Banda


QUARTA 09/JUL (a partir das 20h):

- AD Madureira

- Igreja Pentencostal Assembleia de Deus

- Ministério de Louvor Aviva-Nos

- Sérgio Lopes


QUINTA 10/JUL (a partir das 20h)

- Jeová Nissi

- Ministério Gratidão Cantando

- Evandro Azevedo e Banda

- Lis Avancine


SEXTA 11/JUL (a partir das 20h)

- Igreja de Cristo Pentencostal Internacional Garanhuns (ICPI Garanhuns)

- 2ª Igreja Evangélica Quadrangular

- Vocal Sublime

- Marcos Freire


SÁBADO 12/JUL (a partir das 19h)

- Igreja Batista Shalom

- Igreja Farol

- Pastora Milenna Araújo

- Grupo Atraídos

- Delino Marçal

STF condena a 17 anos de prisão homem que furtou bola autografada por Neymar no 8 de janeiro
Publicado em 01/07/2025 às 12:46

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal ( STF) condenou a 17 anos de prisão o homem que furtou uma bola de futebol assinada pelo jogador Neymar durante os atos golpistas do 8 de janeiro. Nelson Ribeiro Fonseca Júnior retirou a bola Congresso, onde ficava exposta, e a entregou à polícia 20 dias depois dos atos.


Fonseca Júnior foi condenado por furto qualificado, além dos outros cinco crimes que têm sido atribuídos aos participantes do 8 de janeiro: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tomado.

Os cinco ministros do colegiado concordaram com a condenação, mas houve divergência nas penas e nos crimes. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela pena de 17 anos e foi seguido integralmente por Flávio Dino e Cármen Lúcia.


Cristiano Zanin sugeriu pena de 15 anos, enquanto Luiz Fux propôs 11 anos e seis meses. Como o Globo mostrou, nas últimas semanas Fux passou a divergir de Moraes e a considerar que os crimes de abolição violenta e golpe de Estado não podem ser acumulados. O julgamento ocorreu no plenário virtual e terminou na segunda-feira. Os ministros seguiram o parecer da Procuradoria-Geral da República ( PGR), que defendeu a condenação.


Em seu interrogatório, Fonseca Júnior afirmou que entrou no Congresso para se proteger de bombas e que encontrou a bola no chão.Ele relatou que guardou o objeto para protegê-lo e esperou que "as coisas se acalmassem" para devolvê-lo. Sua defesa também alegou, no processo, que Fonseca Júnior participou da manifestação de forma pacífica e não participou de depredação.


Em seu voto, Moraes afirmou que a devolução da bola não atenua a conduta do réu. "A posterior restituição voluntária do bem não elide a tipicidade da conduta do acusado, consistente em integrar a massa de manifestantes e participar da invasão de prédios públicos", considerou o ministro.

Marcílio Régio toma posse como prefeito de Goiana e promete reorganizar cidade
Publicado em 01/07/2025 às 12:34

Na noite dessa segunda-feira (30), Marcílio Régio (PP) foi empossado como prefeito de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, assumindo oficialmente o comando da cidade no lugar do então prefeito interino, Eduardo Batista (Avante). Durante a cerimônia, Régio descreveu o momento como a realização de um sonho e reforçou o compromisso com a população goianense.


"Um sonho realizado. Agora eu tenho que mostrar um grande trabalho aqui por Goiana. Vou pegar uma situação difícil, mas com pouco tempo a gente organiza a cidade e ela vai crescer ainda mais", declarou o prefeito eleito.

Entre as principais prioridades da nova gestão, Régio destacou a construção de um hospital municipal. "É um sonho meu, porque Goiana não tem hospital", afirmou. Ele também ressaltou a importância de superar divisões políticas. “Não tem mais azul nem laranja, agora é Goiana na veia. Agora é todo mundo livre, porque eu sou prefeito de todo goianense”, completou.


O prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve presente na solenidade e parabenizou o novo gestor.

“Eu só quero parabenizar o prefeito Marcílio, a vice, Lícia, dizer da alegria de estar aqui hoje. É a única posse que foi no mesmo dia que tomei posse, por isso posso estar presente. É um prazer ver uma cidade tão importante como Goiana sob a liderança de um grande prefeito e uma grande vice-prefeita, que vão fazer um grande trabalho. É a continuidade do que Eduardo Honório começou lá atrás, pensando no futuro”, declarou.


O prefeito João Campos finalizou sua fala destacando que Goiana pode contar com o apoio da capital pernambucana e com sua torcida. O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) também esteve na cerimônia e manifestou apoio ao novo governo.


“A gente está aqui para participar da posse do nosso amigo Marcílio como prefeito de Goiana. Tenho certeza de que você vai construir um mandato muito bonito. Nosso mandato de deputado estará à disposição de Goiana, à disposição da sua gestão, para somarmos esforços e respondermos à expectativa do povo”, afirmou Guedes.

Chuvas: Três regiões de Pernambuco estão sob alerta de observação
Publicado em 01/07/2025 às 10:54

Mais um dia começa com chuvas em Pernambuco. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um estado de observação para esta terça-feira (1°), que contempla a Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Mata Norte do estado.


A Apac informa que um distúrbio Ondulatório de Leste está favorecendo a ocorrência das chuvas, que registraram um acumulado de 55.22 mm em Cabo de Santo Agostinho desde o início da noite de ontem.

Outros acumulados de chuva

Ilha de Itamaracá: 38.66 mm

Escada: 36.22 mm

Itapissuma: 35.9 mm

Camaragibe: 34.95 mm

Chã Grande: 34.2 mm

Ipojuca: 34.06 mm

Igarassu: 33.73 mm

Paulista: 28.7 mm

Vitória de Santo Antão: 25.8 mm

São Lourenço da Mata: 25.62 mm

Jaboatão dos Guararapes: 24,31 mm

Recife: 22.78 mm


Para essa terça-feira (1°), a previsão da Apac é que haja pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada nas três regiões citadas.

Governo decide entrar com ação no STF contra decisão do Congresso que derrubou alta do IOF
Publicado em 01/07/2025 às 10:26

Após aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo decidiu que ingressará nesta terça-feira no Supremo Tribunal Federal ( STF) com uma ação para tentar anular a decisão do Congresso que derrubou a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O questionamento será feito pela Advocacia-Geral da União ( AGU), segundo auxiliares do presidente.Líderes da Câmara disseram que não foram consultados ou avisados da iniciativa.


Apesar da decisão pelo embate, aliados do presidente Lula afirmam que a medida não inviabiliza o debate político e que será necessário separar as duas esferas: política e jurídica.A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, vem costurando, nos últimos dias, a retomada do diálogo com lideranças da Câmara. Até esta segunda-feira, integrantes do Centrão tentavam falar em “virar a página” e “sentar com o governo” para conversar. Mas o cenário muda com a apelação à Corte superior.


Sem uma alternativa negociada para compensar a derrubada do decreto, o presidente da Câmara, Hugo Motta avisou reservadamente ao governo que não aceitaria a judicialização do caso. Nas redes sociais, também negou ter traído o Palácio do Planalto ao pautar a proposta.

Em vídeo publicado nesta segunda nas redes sociais, o parlamentar reiterou que já havia feito alertas sobre o assunto:


— Capitão que vê o barco indo em direção ao iceberg e não avisa não é leal, é cúmplice. E nós avisamos ao governo que essa matéria do IOF teria muita dificuldade de ser aprovada no Parlamento.

A decisão do Congresso de derrubar o decreto que aumentava as alíquotas do IOF agravou a crise fiscal e piorou a situação política entre Executivo e Parlamento. Motta voltou a dizer que não atende a projetos políticos individuais:


— Presidente de qualquer Poder não pode servir a um partido, tem que servir ao seu país — disse Hugo Motta.

Impasse e congelamento

O Ministério da Fazenda calculava uma receita de R$ 10 bilhões neste ano com a medida, e o dobro disso no ano que vem. Para 2025, a receita é considerada necessária para evitar um congelamento ainda maior nos gastos, hoje em R$ 31,3 bilhões.


O projeto que derrubou a alta do IOF foi aprovado por ampla margem na Câmara, com 383 votos favoráveis e 98 contrários. Já no Senado a votação foi simbólica, sem o registro nominal. Durante esta segunda-feira, líderes apostavam em um gesto do governo para melhorar o ambiente.


— O governo tem que entender que nem sempre seremos convergentes. Essa narrativa de ir para o confronto não ajuda. Temos que virar a página e sentar com o governo. Quero conversar com a Gleisi nesta semana, estou pronto para negociar. Vamos olhar para frente — afirmou o líder do União Brasil, Pedro Lucas Fernandes (MA).

Já o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), defendia que o governo olhasse para o corte de gastos como uma forma de conquista de parcela da classe média, público que tende a ser mais crítico a Lula.


— O governo tem que discutir contrapartidas. Rever empresas estatais que não tem mais razão de existir, rediscutir o tamanho do estado, com eficiência. Isso é algo que a classe média quer dialogar e setores do governo tem resistência a isso. Mas não houve quebra de diálogo. O que foi colocado é o sentimento do Congresso de que não há ambiente para aumento de impostos. Esse foi o recado político — disse Bulhões.

Negociação para o IR, Mesmo com a crise entre Legislativo e Executivo, Gleisi e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), estavam tentando marcar uma conversa com o deputado Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto que eleva a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.


A proposta é a principal prioridade do governo do ano e a expectativa é votar o relatório de Lira durante o mês de julho. Os petistas querem usar o projeto como bandeira na eleição presidencial do ano que vem.

Lira decidiu adiar a entrega do parecer sobre a proposta. A publicação do texto estava prevista para última sexta-feira. Segundo aliados, o texto está pronto, mas não será divulgado por enquanto. Em meio à crise, Lira avaliou que não havia “clima” para a proposta ser apresentada.

Caruaru realiza 3ª Conferência das Cidades com foco em políticas públicas e desenvolvimento urbano
Publicado em 01/07/2025 às 08:30

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), realizou, nesta segunda (30), a 3ª Conferência das Cidades, em Caruaru. O evento aconteceu no auditório da Seduc, com início às 8h e seguimento no período da tarde, e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para debater os caminhos para o desenvolvimento urbano e sustentável do município.


Durante a conferência, foram abordados três eixos temáticos centrais, que nortearam os debates e as propostas apresentadas. A partir dessas discussões, políticas públicas foram analisadas e sugeridas com o objetivo de promover melhorias em diversas áreas da cidade, buscando garantir mais qualidade de vida para a população.


Temáticas de cada eixo:


Eixo 1 – Articulação Setorial e Planejamento Urbano

Temas: Habitação e Regularização Fundiária · Mobilidade Urbana · Saneamento Básico;


Eixo 2 – Gestão Integrada e Financiamento

Temas: Planejamento Municipal · Plano Diretor · Financiamento Urbano · Participação Social;


Eixo 3 – Temas Transversais e Desafios Contemporâneos

Temas: Sustentabilidade e Clima · Transformação Digital · Patrimônio Cultural · Cidades Seguras e Inclusivas (identidades socialmente vulneráveis).


Estiveram presentes na conferência a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, secretários municipais, vereadores e a população em geral, que participaram ativamente das atividades, incluindo votações e plenárias.


“A Conferência das Cidades representa um marco importante no fortalecimento da nossa democracia participativa. É através do diálogo com a população e com os diversos setores da sociedade que construímos políticas públicas mais eficientes e comprometidas com o desenvolvimento de Caruaru. Estamos reafirmando nosso compromisso com uma gestão que planeja o presente com responsabilidade e pensa o futuro com visão estratégica”, destacou a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva.


O evento se consolida como um espaço democrático e participativo, essencial para fortalecer a gestão urbana e a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pela cidade, visto que há 10 anos não era realizada a conferência no município.


“A cidade é um organismo vivo, e Caruaru como a maior cidade do interior do Pernambuco precisava voltar com esse diálogo, fazer essa escuta e entender as demandas da população, para concatenar todas as ideias e levar esse debate para o nível estadual. A prefeitura segue também com essa escuta, fora da conferência, ouvindo a população, para que a gente possa chegar onde não se chegou ainda, dialogando e transformando a cidade de Caruaru” enfatizou o secretário da Siurb, Andrews Melo.


Nessa conferência, foram eleitos 12 delegados e definidas oito propostas para a etapa estadual.

Pernambuco gera quase 10 mil empregos em maio, supera toda a região Sul e alcança segundo melhor resultado do Nordeste
Publicado em 01/07/2025 às 08:11

Pernambuco teve mais um mês de destaque na geração de empregos em 2025, com 9.754 novos postos de trabalho com carteira assinada registrados em maio. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Novo Caged, mostram o expressivo crescimento de 106,48% no número de vagas criadas no Estado, na comparação com o mesmo período do ano passado (4.742). Com este resultado, o Estado não apenas conquistou a segunda posição entre os maiores geradores de emprego do Nordeste, atrás apenas da Bahia (12.858), como também superou o saldo de toda a região Sul do País, que somou 7.117 vagas no mesmo mês. No Brasil, Pernambuco foi o quinto maior gerador de empregos, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.


“Estamos trabalhando para gerar oportunidades para os pernambucanos, e os resultados mostram que o caminho da geração de emprego e renda estão sendo alcançados no Estado. Este é um trabalho feito por todo o governo, por meio de programas de empreendedorismo, obras de estradas, iniciativas de qualificação e outras ações, colocando Pernambuco em importantes posições no Nordeste e no Brasil”, destacou a governadora Raquel Lyra.


O saldo positivo de maio é resultado de 58.674 admissões contra 48.920 desligamentos, refletindo um mercado de trabalho aquecido e dinâmico. O salário médio de admissão no estado ficou em R$ 1.904,44. Só nos cinco primeiros meses deste ano, já foram gerados 19.971 novos postos de trabalho, revelando um crescimento de mais de 9 mil na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 10.138 empregos foram criados. Desde o início da atual gestão estadual até o momento, Pernambuco acumula a criação de 131.044 empregos formais.


O resultado também é o melhor para um mês de maio desde o ano de 2020, quando teve início a série histórica do Novo Caged. “Pernambuco se destacou no cenário nacional com a geração de oportunidades em todas as regiões do Estado e com o trabalho de conectar a população às vagas de emprego criadas. O nosso desempenho em maio é o maior dos últimos oito meses, trazendo novos postos de emprego formal em todos os grandes setores da economia”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Manuca.


SETORES - O principal motor do crescimento em maio foi o setor de Serviços, que abriu 5.386 novas vagas, com destaque para as atividades de "Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas". A Indústria também apresentou um desempenho robusto, com a criação de 2.026 postos de trabalho, impulsionada principalmente pela indústria de transformação, em especial o segmento de fabricação de produtos alimentícios. Os demais setores também registraram saldo positivo, contribuindo para o resultado expressivo do estado: Agropecuária (+872), Construção (+865) e Comércio (+604 vagas). 


"Isso é resultado de uma ação contínua para atração de investimentos privados e realização de investimentos públicos. Essas ações coordenadas estão mostrando resultado na criação de um melhor ambiente de negócios. Isso é um excelente resultado para a vida dos pernambucanos", afirmou Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.


NOVO CAGED - O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Prefeitura das Vertentes segue valorizando a importância dos debates sociais através da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social
Publicado em 01/07/2025 às 08:09

Celebrando os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a Prefeitura de Vertentes realizou, nesta segunda-feira (30), por meio da Secretaria Municipal de Governo e Ação Social, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal José Acácio Pessoa, reunindo o prefeito Israel Ferreira, a secretária de Governo e Ação Social, Rayanne Santana, o secretário de administração, Allan Kardec, a secretária adjunta de Saúde, Dagmar Lins, servidores dos órgãos ligados à Secretaria Municipal de Governo e Ação Social e representantes da sociedade civil organizada.


Neste ano, o tema do encontro foi “20 anos de SUAS: construção, proteção social e resistência”, celebrando os avanços e as importantes conquistas dos órgãos integrados à assistência social no âmbito municipal. O evento marca, conforme o próprio tema, duas décadas da implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), uma política pública essencial para a garantia de direitos das famílias em situação de vulnerabilidade social e para o enfrentamento das desigualdades sociais no Brasil.


Em Vertentes, o debate promovido pela secretária Rayanne Santana teve como base fundamental o olhar sensível e inclusivo da gestão do Prefeito Israel, destacando os principais avanços nestes seis meses de gestão, a projeção do que virá e a certeza do trabalho em equipe.


Com a realização dessa conferência, o município de Vertentes posiciona-se como um importante garantidor do suporte às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e demonstra compromisso com o futuro da assistência social e seus serviços, promovendo, por meio da construção coletiva, as diretrizes que orientarão os rumos da política de assistência social nos âmbitos municipal e nacional pelos próximos anos.