Meus filhos só querem comida "trash": como fazer com que tenham uma dieta mais saudável e variada?
Publicado em 04/07/2025 às 08:08

Se a alimentação do seu filho parece se resumir a cereal matinal, nuggets de frango e lanches que sobreviveriam a um apocalipse, você não está sozinho. Alimentos ultraprocessados são a escolha preferida de muitas crianças e, em alguns casos, são os únicos alimentos que elas aceitam comer. Entenda por que isso acontece, e o que você pode fazer a respeito.


O papel dos alimentos processados na dieta infantil

Alimentos processados são aqueles que passaram por algum tipo de alteração em relação ao seu estado natural.

Embora alguns processos sejam benéficos, como a pasteurização do leite para eliminar bactérias, o que preocupa pais e especialistas são os alimentos ultraprocessados. Eles passam por métodos industriais que intensificam sabor, textura e prazo de validade por meio da adição de açúcar, sal, gorduras, corantes, aromatizantes e conservantes artificiais.


Os pais conhecem bem alguns desses alimentos: são os fast foods e guloseimas que as crianças adoram. Mas outros se disfarçam de opções saudáveis, como iogurtes aromatizados e bolinhos industrializados.

Esses produtos oferecem pouco ou nenhum valor nutricional, motivo pelo qual as diretrizes alimentares recomendam restringi-los. Mesmo assim, esses “alimentos ocasionais” representam cerca de um terço da ingestão calórica diária de crianças australianas.

Por que as crianças são tão atraídas por alimentos processados?

1. Biologia básica

Alimentos ultraprocessados são projetados para serem viciantes. A combinação de açúcar, sal e gordura ativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando substâncias que provocam sensação de prazer.

A evolução também contribui: fomos programados para buscar alimentos ricos em açúcar e gordura como forma de sobrevivência, herança dos nossos ancestrais caçadores-coletores.

2. Seletividade alimentar

Cerca de uma em cada duas crianças passa por uma fase de seletividade alimentar. Essa resistência a novos alimentos também tem origem evolutiva: era uma forma de evitar a ingestão de substâncias potencialmente tóxicas.

Por isso, muitas crianças preferem alimentos ultraprocessados como nuggets, batatas fritas e cereais matinais. Esses produtos são familiares, não ameaçadores, têm sabores suaves e cores neutras: muitas vezes semelhantes ao leite materno e aos primeiros alimentos sólidos da infância.

3. Poder de persuasão

De anúncios no YouTube a prateleiras estrategicamente posicionadas no supermercado, as crianças são bombardeadas por campanhas que estimulam o consumo desses alimentos, e pressionam os pais a comprá-los.

Como os ultraprocessados afetam a saúde das crianças?

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados está associado a diversos impactos negativos:

Deficiências nutricionais: quando esses alimentos substituem frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, a alimentação fica pobre em fibras e nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento;

Obesidade infantil: esses produtos são altamente calóricos, ricos em açúcares, sal e gorduras, e geralmente não têm controle de porções, o que favorece o consumo excessivo;


Doenças crônicas: a ingestão contínua desses alimentos está ligada ao aumento do risco de doenças como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer.

Boas notícias: mesmo na infância, mudanças positivas na dieta e no estilo de vida podem reverter os efeitos negativos e contribuir para uma saúde melhor no futuro.


1. Comam juntos

Refeições em família são uma oportunidade para demonstrar bons hábitos alimentares. Sente-se à mesa, compartilhe a mesma refeição e mantenha os aparelhos eletrônicos afastados.

Ultraprocessados: estudo internacional associa consumo dos alimentos a mortes prematuras evitáveis; entenda

2. Introduza novos alimentos com paciência

Pesquisas mostram que são necessárias de 8 a 10 exposições a um novo alimento antes que a criança aceite experimentá-lo. Ofereça regularmente, incentive a provar, mas sem pressionar.

Evite oferecer sobremesas como recompensa por comer algo saudável: isso só aumenta a preferência por alimentos menos nutritivos.

A fome também ajuda: reduza ou evite lanches por pelo menos uma ou duas horas antes das refeições.

3. Varie receitas favoritas da família

Crianças estão mais dispostas a experimentar algo novo quando o prato tem elementos familiares. Tente trocar ingredientes: use lentilhas no lugar da carne moída no molho bolonhesa ou asse cenouras para criar “batatinhas laranjas”. Ralar vegetais e misturá-los ao molho também ajuda.

4. Torne a comida divertida

Apresente os alimentos de forma lúdica: varie cores, texturas e formatos no prato. Mudar o local da refeição — como fazer um piquenique — também pode tornar a experiência mais divertida e especial.

5. Ensine ciência alimentar

Explicar, de forma adequada à idade, a função dos alimentos ajuda a criar consciência alimentar:

Incentive o cultivo de hortas: crianças pequenas podem colher; as maiores, plantar e cuidar;

Leve-as a feiras, peixarias e açougues para conhecer os alimentos de verdade;

Converse com os pequenos sobre energia: “comer pão integral te ajuda a brincar por mais tempo”;

Compartilhe curiosidades com os maiores: “o peixe tem uma gordura chamada ômega-3 que ajuda o cérebro a funcionar melhor”.

6. Inclua as crianças no preparo

Crianças que ajudam a cozinhar tendem a se interessar mais pelos alimentos saudáveis. Deixe que escolham receitas e realizem tarefas adequadas à idade, como misturar ou picar. Participar da preparação aumenta o orgulho e a chance de provarem o que ajudaram a fazer.


Leva cerca de dois meses para formar um novo hábito: por isso, é normal enfrentar resistência no início. Mas, com persistência, é possível redirecionar o gosto infantil por ultraprocessados e construir uma relação mais saudável com a comida que dure a vida inteira.


*Nick Fuller é diretor de Ensaios Clínicos do Departamento de Endocrinologia do Hospital Royal Prince Alfred na Universidade de Sydney, Austrália. Ele também é autor do livro Healthy Parents, Healthy Kids – Six Steps to Total Family Wellness (Pais saudáveis, filhos saudáveis – Seis passos para o bem-estar total da família).

* Este artigo foi republicado de The Conversation sob licença Creative Commons. Leia o original.

Trump assinará "grande e bela" lei orçamentária no Dia da Independência
Publicado em 04/07/2025 às 08:03

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará nesta sexta-feira (4) a lei orçamentária em uma cerimônia com grande pompa que coincide com o Dia da Independência, após obter uma "vitória fenomenal" no Congresso.


O megaprojeto orçamentário do presidente republicano consolida sua agenda radical neste segundo mandato e gerou resistências em seu próprio partido, que finalmente foram superadas para aprovar esta "Lei grande e Bela", como foi batizada por Trump.


Os temores apontam que o orçamento pode aumentar a dívida nacional, reduzir o auxílio à saúde e à assistência social, além de servir como combustível para a onda de repressão migratória de Trump.

Trump anunciou que assinará a lei em uma cerimônia na Casa Branca às 16h00 (17h00 de Brasília). Os pilotos que lançaram os bombardeios contra o Irã neste mês estão entre os convidados.


"Não poderia haver presente de aniversário melhor para os Estados Unidos do que a vitória fenomenal que alcançamos há apenas algumas horas", disse Trump em um comício na quinta-feira em Des Moines, capital de Iowa, evento que iniciou as comemorações pelos 250 anos de independência dos Estados Unidos.

"Em poucas palavras, esta única e bela lei criaria a fronteira mais forte da Terra, a economia mais forte da Terra, o Exército mais forte da Terra e garantiria que os Estados Unidos da América continuem sendo o país mais forte deste belo planeta", acrescentou.


O projeto foi aprovado por estreita margem na votação final na Câmara de Representantes, por 218 votos contra 214.


 O presidente da Câmara de Representantes, Mike Johnson, trabalhou durante a noite para convencer os dissidentes a apoiar a lei.

Em Iowa, Trump previu que a lei transformará o país "em um foguete espacial" e disse que se trata "da maior lei de seu tipo já assinada".

Deportações em massa, cortes fiscais

Com a aprovação, Trump obteve uma nova vitória, que consolida sua visão da política americana, depois das decisões a seu favor da Suprema Corte de Justiça e dos ataques dos Estados Unidos, que levaram a uma trégua no conflito entre Israel e Irã.

Seu extenso projeto de lei já tinha sido aprovado no Senado na terça-feira e precisou voltar à Câmara para uma ratificação das alterações feitas pelos senadores.

O pacote cumpre muitas das promessas de campanha de Trump, como um aumento nos gastos militares, o financiamento de uma campanha de deportação em massa de migrantes e destina 4,5 trilhões de dólares (24,5 trilhões de reais) para estender seus cortes tributários do primeiro mandato (2017-2021).

Mas espera-se que a norma adicione 3,4 trilhões de dólares (18,5 trilhões de reais) em uma década ao déficit fiscal do país, enquanto reduz o programa federal de cupons de alimentos para a população vulnerável e gera os maiores cortes no seguro médico Medicaid para americanos de baixa renda desde seu lançamento, nos anos 1960.

Enquanto os moderados na Câmara estão preocupados que os cortes possam prejudicar suas perspectivas de reeleição, os 'falcões fiscais' - os mais ortodoxos - reclamam que as economias estão muito abaixo do prometido, segundo eles.


O presidente passou semanas dando telefonemas e organizando reuniões na Casa Branca para convencer os legisladores, divididos entre desagradar os beneficiários da assistência social em seus estados ou enfrentar a ira do chefe do Executivo.


Os democratas esperam que a oposição pública ao projeto de lei os ajude a retomar o controle da Câmara de Representantes nas eleições de meio de mandato, em 2026, com o argumento de que a iniciativa do presidente representa uma enorme redistribuição de riqueza dos americanos mais pobres para os mais ricos.

Camarote da Acessibilidade garante mais inclusão no FIG 2025
Publicado em 04/07/2025 às 08:01

Na 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a população contará mais uma vez com o Camarote da Acessibilidade. O local é reservado para pessoas com deficiência que desejam curtir os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. O espaço é gratuito e tem capacidade para 50 pessoas. Os agendamentos começam nesta quinta-feira (03) e seguem até enquanto houver vagas.


Com direito a um acompanhante, o espaço conta com intérprete de Libras, banheiro químico adaptado, programação em Braille e ampliada, técnico em enfermagem, material para primeiros socorros e profissionais de apoio. Localizado no primeiro andar do camarote principal da praça, o espaço contém elevador acessível e estará aberto a partir do horário da primeira atração do dia, funcionando até o encerramento do último show. Cada pessoa poderá reservar até duas noites.


Para agendar, é necessário apresentar documento de identificação com o símbolo PCD, carteira oficial ou laudo médico com CID-10. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone (87) 99800-0019 (ligações e WhatsApp) ou presencialmente na Casa dos Conselhos, na Rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis. A comunidade surda também pode realizar o agendamento pela Central de Interpretação de Libras, no mesmo endereço e horário, ou pelo WhatsApp (81) 99736-2015.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para construção de prédio que irá ampliar a oferta de leitos no Procape-UPE
Publicado em 04/07/2025 às 08:00

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (3), a ampliação do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape-UPE). O novo prédio irá ampliar em 54% a capacidade da unidade. Quando estiver em funcionamento, a nova instalação terá 138 novos leitos, sendo 50 de UTI e 88 de enfermaria. A obra, que estava paralisada há 14 anos, irá receber o aporte de R$ 36,9 milhões do Governo de Pernambuco. O Procape integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), que está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. 


Durante o evento, a chefe do Executivo estadual foi agraciada com a medalha Professor Ênio Lustosa Cantarelli, em reconhecimento aos serviços prestados ao hospital, melhorando a qualidade do atendimento à população. “Desde o início do nosso governo temos investido muito na UPE para garantir mais saúde à população. A construção desse prédio é sonhada há 20 anos e o Governo de Pernambuco está colocando o recurso necessário para se realize. A ordem de serviço foi assinada e as obras começam hoje mesmo. Daqui a um ano, vamos voltar aqui para inaugurar essa segunda etapa e melhorar a capacidade dessa que é uma referência em cardiologia do Norte-Nordeste brasileiro”, pontou Raquel Lyra.


O novo espaço permitirá um aumento significativo no número de internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade voltados a adultos e crianças cardiopatas atendidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o equipamento opera com 254 leitos.


A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, enfatizou que a iniciativa beneficia diretamente os pacientes do SUS. “Trata-se de um investimento em pesquisa, ensino e na formação de profissionais que atuarão nas áreas mais sensíveis do nosso sistema de saúde. Estamos fortalecendo o SUS e a ciência pernambucana”, disse.


De acordo com a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, a ampliação irá fortalecer a assistência dos atendimentos em cardiologia. “Os pacientes que têm uma indicação de UTI, poderão ser rapidamente regulados, porque vai aumentar a oferta no Procape. Então, temos uma melhora de forma geral, não somente para a população, mas também para os servidores e profissionais de saúde, que vão trabalhar em melhores condições”, frisou. 


Além do impacto assistencial, a expansão também trará benefícios à formação acadêmica, ampliando a capacidade de ensino e pesquisa nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e outras profissões da saúde ligadas à UPE. “Esse é um momento extremamente importante para a Universidade de Pernambuco, especialmente para o nosso complexo hospitalar”, pontuou a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti.


O gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, celebrou os incentivos que estão sendo aportados no equipamento. “Essa ampliação representa muito para todos nós. Após 14 anos com as obras paralisadas, tomamos conhecimento que o Governo do Estado havia incluído o Procape nos seus planos de metas prioritárias, o que nos deu um alívio muito grande”, disse.

 

Estiveram presentes na solenidade as diretoras do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar; e do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Benita Spinelli; e o vice-reitor da UPE, José Roberto Cavalcanti.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para construção de prédio que irá ampliar a oferta de leitos no Procape-UPE
Publicado em 03/07/2025 às 14:55

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (3), a ampliação do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape-UPE). O novo prédio irá ampliar em 54% a capacidade da unidade. Quando estiver em funcionamento, a nova instalação terá 138 novos leitos, sendo 50 de UTI e 88 de enfermaria. A obra, que estava paralisada há 14 anos, irá receber o aporte de R$ 36,9 milhões do Governo de Pernambuco. O Procape integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), que está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. 


Durante o evento, a chefe do Executivo estadual foi agraciada com a medalha Professor Ênio Lustosa Cantarelli, em reconhecimento aos serviços prestados ao hospital, melhorando a qualidade do atendimento à população. “Desde o início do nosso governo temos investido muito na UPE para garantir mais saúde à população. A construção desse prédio é sonhada há 20 anos e o Governo de Pernambuco está colocando o recurso necessário para se realize. A ordem de serviço foi assinada e as obras começam hoje mesmo. Daqui a um ano, vamos voltar aqui para inaugurar essa segunda etapa e melhorar a capacidade dessa que é uma referência em cardiologia do Norte-Nordeste brasileiro”, pontou Raquel Lyra.


O novo espaço permitirá um aumento significativo no número de internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade voltados a adultos e crianças cardiopatas atendidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o equipamento opera com 254 leitos.


A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, enfatizou que a iniciativa beneficia diretamente os pacientes do SUS. “Trata-se de um investimento em pesquisa, ensino e na formação de profissionais que atuarão nas áreas mais sensíveis do nosso sistema de saúde. Estamos fortalecendo o SUS e a ciência pernambucana”, disse.


De acordo com a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, a ampliação irá fortalecer a assistência dos atendimentos em cardiologia. “Os pacientes que têm uma indicação de UTI, poderão ser rapidamente regulados, porque vai aumentar a oferta no Procape. Então, temos uma melhora de forma geral, não somente para a população, mas também para os servidores e profissionais de saúde, que vão trabalhar em melhores condições”, frisou. 


Além do impacto assistencial, a expansão também trará benefícios à formação acadêmica, ampliando a capacidade de ensino e pesquisa nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e outras profissões da saúde ligadas à UPE. “Esse é um momento extremamente importante para a Universidade de Pernambuco, especialmente para o nosso complexo hospitalar”, pontuou a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti.


O gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, celebrou os incentivos que estão sendo aportados no equipamento. “Essa ampliação representa muito para todos nós. Após 14 anos com as obras paralisadas, tomamos conhecimento que o Governo do Estado havia incluído o Procape nos seus planos de metas prioritárias, o que nos deu um alívio muito grande”, disse.

 

Estiveram presentes na solenidade as diretoras do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar; e do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Benita Spinelli; e o vice-reitor da UPE, José Roberto Cavalcanti.

Chuva: Prefeitura de Igarassu reforça apoio às famílias afetadas e amplia medidas de prevenção
Publicado em 03/07/2025 às 13:30

Nesta quinta-feira (03), 21 pessoas continuam abrigadas no espaço montado no Serviço de Convivência do Loteamento Agamenon, após serem desalojadas pelas fortes chuvas que atingiram o município de Igarassu.


Mais de 400 pessoas afetadas pelas chuvas já foram identificadas e registradas no sistema da Assistência Social de Igarassu, e estão recebendo apoio com a entrega de colchões, travesseiros, kits de higiene pessoal, cestas básicas e de limpeza doméstica. Além disso, a equipe da Assistência está realizando o mapeamento de todas as famílias atingidas sem cadastro.


A ação é fruto de um esforço conjunto da Defesa Civil Municipal, das Secretarias de Defesa Cidadã, Políticas Sociais e Educação Profissional, com o apoio da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE). 


A prefeitura continua realizando limpezas preventivas em canais e rios, retirando entulhos, recolhendo metralhas, instalando lonas em áreas de risco e mobilizando todo o Comitê de Enfrentamento às Chuvas para atender a população e buscar soluções para os munícipes.


Em caso de urgência, a população pode entrar em contato com o Centro Integrado de Operações de Igarassu, o ClOPI, pelo número (81) 99225-2640 ou com a Defesa Civil pelo telefone (81) 99460-9073.

Prefeitura do Jaboatão realiza serviços de saúde para crianças e mulheres da zona rural
Publicado em 03/07/2025 às 10:50

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, na próxima sexta-feira (4), um mutirão de serviços de saúde voltado para pais, responsáveis e alunos da Escola Municipal Rural Paulo Freire, localizada no Assentamento Engenho Camaço, na zona rural do município.


As crianças, com idades entre 4 e 8 anos, terão acesso ao serviço OdontoKids, enquanto os adultos serão atendidos pelo Odontomóvel. Além disso, as mulheres poderão realizar exames de mamografia por meio do mamógrafo móvel.


Pamella Paixão, coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, destacou a importância dessa vivência para as crianças. “Estamos criando a oportunidade de influenciar o desenvolvimento delas, formando adultos mais conscientes”, afirmou.


Para as mulheres do Assentamento Engenho Camaço, a Prefeitura disponibilizará o mamógrafo móvel, oferecendo exames de mamografia, fundamentais para a prevenção do câncer de mama. Ao todo, poderão ser realizados até 80 exames durante a ação.

AGE apresenta linhas de crédito a empreendedores de Santa Maria da Boa Vista
Publicado em 03/07/2025 às 09:53

Situado no Sertão do São Francisco, o município de Santa Maria da Boa Vista recebeu a visita da equipe técnica da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), que apresentou as diversas linhas de crédito ofertadas pelo Governo do Estado, com o intuito de promover o espírito empreendedor dos sertanejos e impulsionar a economia local.


Na ocasião, a AGE, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, detalhou as condições especiais de suas linhas de crédito, em especial, a Bora Empreender Mulher, voltada às pernambucanas que já possuem o seu próprio negócio e as que pretendem, formal ou informalmente, inciar na área do empreendedorismo, além do Bora Empreender.


“Santa Maria da Boa Vista recebeu a AGE para dialogar com nossas empreendedoras e empreendedores, objetivando impulsionar o pequeno e médio comerciante. Foi apresentado várias linhas de financiamento, com taxas atrativas para os mais diversos segmentos.

A resposta foi imediata, com vários cadastros sendo feitos na hora, e muitos outros já com agendamento para visitas.


Quero agradecer a AGE, por esse entendimento de estar aqui e explanar presencialmente de maneira bem didática todo processo para financiamentos”, destacou a secretária da Mulher de Santa Maria da Boa Vista, Salete Gonzaga.


Logo após o momento de interação, a AGE já iniciou o pré-cadastro dos interessados e a visita aos empreendimentos: “Foi uma ação bastante produtiva, levando em consideração o interesse e, consequentemente, a prospecção de novos negócios”, ressaltou a assistente de Negócios da AGE, Jessyca Renata.

Prefeito de Lajedo declara apoio à reeleição de Fernando Dueire
Publicado em 03/07/2025 às 09:42

O prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas, anunciou apoio à reeleição do senador Fernando Dueire (MDB), destacando sua atuação municipalista. “Dueire é um parceiro firme de Lajedo e tem se mostrado presente com prefeitos de todas as regiões de Pernambuco”, afirmou.


O gestor elogiou a postura do senador no Senado e sua sensibilidade com os municípios. “É um político que entende as necessidades das cidades e garante recursos que fazem a diferença na vida das pessoas”, completou.


O apoio reforça a base de Dueire entre lideranças do interior, valorizando sua conexão com os gestores locais e seu compromisso com o desenvolvimento regional.

Coronel Alberto Feitosa participa de Podcast em Lisboa
Publicado em 03/07/2025 às 09:40

O deputado será palestrante no Seminário Veritas Liberat, um evento organizado por patriotas no mundo todo.

A edição deste ano terá como tema “Reconstruindo Direitos: uma jornada pela Anistia e Liberdade.


Em Lisboa, o evento acontecerá amanhã em sua nona edição e em Madrid, será realizado no dia 06/07 em sua segunda edição. O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa foi convidado como palestrante nos dois eventos. A palestra de Feitosa terá como tema “Estado Democrático de Direito?” e trará uma reflexão sobre os fatos da prisão de Gilson Machado e Mauro Cid neste mês de junho.


Entre os outros palestrantes estarão : a senadora Damares Alves; o ex ministro do governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni; o deputado espanhol Hermann Tertsch; o deputado da Assembleia de Madrid, José Antonio Fuster; o deputado federal Sóstenes Cavalcante; o deputado português, Antonio Tanger e o deputado da Assembleia de Portugal, Diogo Pacheco.


É a segunda vez que o deputado é convidado como palestrante no Seminário Veritas Liberat.