Em agenda no Recife, Israel Ferreira garante investimentos para infraestrutura de Vertentes e se destaca em assembleia na Amupe
Publicado em 17/06/2026 às 15:14

O prefeito de Vertentes, Israel Ferreira, cumpriu uma intensa agenda no Recife nesta terça-feira (16) e retornou ao município com novidades e investimentos robustos em infraestrutura. Ao lado dos secretários Allan Kardec (Administração) e Gertúlio Timóteo (Desenvolvimento Urbano e Transporte), Israel participou de assembleia na Amupe e, em seguida, firmou convênios estratégicos na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (SEDUH).

Na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o prefeito e sua comitiva integraram uma assembleia extraordinária que tratou sobre a outorga e o Refis da Compesa. Israel, inclusive, destacou-se por ser um dos poucos prefeitos do estado a apresentar um plano de ações estruturado para a aplicação dos recursos oriundos da concessão da companhia. Com a confirmação de que as verbas poderão ser utilizadas em infraestrutura, o gestor iniciará os estudos para colocar o planejamento em prática.

Logo após a agenda na Amupe, Israel Ferreira reuniu-se com Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, na sede da SEDUH. Na oportunidade, o prefeito firmou dois convênios fundamentais em parceria com o Governo de Pernambuco que representarão um grande salto em infraestrutura para Vertentes: R$ 2 milhões garantidos para a construção da primeira etapa do Parque Biblioteca e para a pavimentação de diversas ruas nos loteamentos São José e João Santos, além do distrito de Capela Nova.

Esses novos convênios firmados junto ao governo de Raquel Lyra somam-se ao recebimento de um veículo zero km doado pelo Estado para a Assistência Social na última segunda-feira, concluindo dois dias de importantes entregas e fortalecendo a parceria entre o prefeito Israel Ferreira e a gestora estadual.

PT de Minas pressiona Lula por definição de candidato ao governo em 2026
Publicado em 17/06/2026 às 15:00

Integrantes do PT em Minas Gerais aumentaram a cobrança ao presidente Lula para que seja definido o nome que representará seu grupo político na disputa pelo Governo de Minas em 2026. A discussão ganha força às vésperas de uma nova agenda do presidente no estado.

De acordo com a Folha de S.Paulo, entre os possíveis candidatos estão o empresário Josué Gomes (PSB), o ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), e o ex-procurador-geral de Justiça Jarbas Soares (PSB). Há ainda setores da legenda que defendem o lançamento de uma candidatura própria.

Nos bastidores, aliados entendem que a falta de definição prejudica a articulação do palanque de Lula em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Diante desse cenário, o diretório estadual pediu uma reunião com o presidente para tratar da estratégia para as eleições de 2026.

Com informações do portal Vero Notícias.

Paulista inicia revisão do planejamento orçamentário e amplia participação popular com plataforma digital
Publicado em 17/06/2026 às 15:03

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura do Paulista realizou o I Seminário de Planejamento, Revisão e Atualização Orçamentária do município, no auditório da Uninassau Paulista, no Centro da cidade. O evento reuniu representantes das secretarias municipais, membros do Poder Legislativo e da sociedade civil para debater a revisão dos instrumentos de planejamento e orçamento que irão nortear os investimentos públicos nos próximos anos.

Durante o encontro, foram discutidas a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2027 e a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo exercício. O objetivo é promover o realinhamento das metas, prioridades e investimentos da gestão municipal de acordo com as demandas da população e os desafios atuais do município.

O secretário de Planejamento e Gestão, Evilson Rodrigues Rêgo, destacou que a revisão periódica dos instrumentos de planejamento é fundamental para garantir que as ações da administração pública estejam alinhadas às necessidades da cidade.

“Todos os anos é necessário revisar o planejamento. Fazemos ajustes, redirecionamos investimentos e redefinimos prioridades quando necessário. Este seminário tem justamente o objetivo de orientar cada secretaria sobre como construir essa revisão. A expectativa é que os participantes também atuem como multiplicadores desse conhecimento em suas equipes, contribuindo para o realinhamento das metas e dos investimentos do município”, afirmou.

O contador público e especialista em administração pública municipal, Jairo Pereira Luz, explicou que o seminário também busca ampliar o entendimento sobre os instrumentos que orientam a gestão financeira do município.

“Estamos discutindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2027, a revisão do Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual. Nosso objetivo é esclarecer dúvidas e mostrar a importância de cada instrumento de planejamento para a gestão pública municipal”, destacou.

Jairo ressaltou ainda que um dos temas mais questionados pela população está relacionado à origem dos recursos públicos e à forma como eles são aplicados.

“As pessoas querem saber de onde vêm as receitas públicas, qual é o tamanho do orçamento e onde os recursos são investidos. Por isso, é importante fortalecer os mecanismos de transparência e participação popular”, acrescentou.

Para ampliar esse diálogo com os cidadãos, a Prefeitura está desenvolvendo uma plataforma digital que permitirá à população participar diretamente da definição de prioridades para o orçamento municipal. A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias de Planejamento, Finanças e Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Andrade, a ferramenta será um importante canal de participação democrática.

“A tecnologia vai se integrar às áreas de Finanças e Planejamento para facilitar a vida do munícipe. Estamos desenvolvendo uma plataforma onde o cidadão poderá participar ativamente da escolha das prioridades da cidade, indicando em quais áreas deseja que a Prefeitura invista mais recursos, seja na saúde, infraestrutura, educação ou outros setores”, explicou.

Segundo Thiago, a ferramenta permitirá que a população acompanhe o orçamento público e contribua diretamente para a construção das políticas municipais.

“Será um elo entre a Prefeitura e a população, garantindo uma participação mais ativa, transparente e democrática nas decisões sobre os investimentos públicos”, afirmou.

A participação popular no processo de elaboração do orçamento está prevista na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal. Para ampliar o acesso da população às consultas públicas, a Prefeitura disponibilizou a plataforma digital por meio do endereço eletrônico ppa.paulista.pe.gov.br, além de outros canais de participação.

Hugo Motta admite viagem em jato de Vorcaro a convite de Ciro Nogueira
Publicado em 17/06/2026 às 14:59

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou ter viajado para Portugal em um jato de Daniel Vorcaro e afirmou que o então banqueiro custeou parte de sua hospedagem em Lisboa. A declaração ocorreu após a divulgação de documentos da Polícia Federal sobre o caso.

Segundo a PF, Vorcaro teria pago cinco diárias em hotel de luxo para Motta durante a viagem. O deputado, no entanto, relatou a interlocutores que o pagamento teria sido referente a apenas duas diárias.

Os documentos fazem parte da Operação Compliance Zero, que investiga possíveis fraudes financeiras ligadas ao Banco Master e cita benefícios concedidos por Vorcaro a agentes políticos.

Ministro das Comunicações inaugura internet 5G para áreas rurais, amplia TV digital e forma 1,5 mil alunos no Vale do São Francisco
Publicado em 17/06/2026 às 14:52

 O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, cumpre agenda nesta quinta-feira (18) em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) com uma série de entregas voltadas à ampliação do acesso à informação, à conectividade e à inclusão digital no Vale do São Francisco.

A programação inclui a inauguração de novos canais públicos de TV digital, a entrega de 23 Estações de Torres que vão ampliar o acesso à internet e à telefonia em áreas rurais, a celebração dos 10 anos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC Univasf) e a formatura de 1,5 mil alunos capacitados gratuitamente em tecnologia.

Durante a agenda, o ministro também anunciará a doação de 500 computadores recondicionados para associações, escolas e instituições que desenvolvem projetos de inclusão digital na região.

Na ocasião, também será realizada a entrega simbólica de 500 computadores recondicionados para entidades e projetos sociais do Vale do São Francisco.

César Ramos acompanha inauguração do novo Complexo Prisional de Araçoiaba
Publicado em 17/06/2026 às 14:48

Nesta terça-feira (17), o pré-candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), César Ramos, participou da inauguração do novo Complexo Prisional de Araçoiaba, ao lado do ex-prefeito do município, Joamy Alves. A entrega reforça o investimento do Governo de Pernambuco voltado ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação das ações de ressocialização no Estado.

A obra, que estava paralisada há mais de dez anos, foi retomada pelo Governo de Pernambuco em 2025 e integra a estratégia estadual voltada à redução dos índices de violência e ao fortalecimento das políticas de segurança pública.

Durante a solenidade, César destacou a importância da iniciativa e parabenizou a governadora Raquel Lyra pela entrega do equipamento. Segundo ele, a nova estrutura representa um avanço na modernização do sistema prisional pernambucano, aliando segurança, dignidade e oportunidades de reintegração social.

“Pernambuco avança quando investe em segurança pública, mas também quando cria condições para que as pessoas possam reconstruir suas trajetórias. Este complexo representa um passo importante para um sistema mais humano em todo o estado, eficiente e comprometido com a ressocialização”, afirmou.

Com estrutura moderna e capacidade para receber cerca de 1.200 reeducandos, o novo Complexo Prisional contribui para a redução da superlotação e para a melhoria das condições de cumprimento de pena em Pernambuc

OBRA DA COMPESA EM TRINDADE VAI MELHORAR O ABASTECIMENTO EM CIDADES DO SERTÃO DO ARARIPE
Publicado em 17/06/2026 às 14:47

Oeste, no município de Trindade, Sertão do Araripe. Com investimento de aproximadamente R$ 3,7 milhões, a intervenção vai ampliar a segurança operacional do sistema e contribuir para a melhoria do abastecimento de água nos municípios de Trindade, Araripina e Ipubi, além dos respectivos distritos. Atualmente, as localidades operam em regime médio de rodízio de três dias com abastecimento para 25 dias sem fornecimento. Com a conclusão das obras, prevista para julho, a expectativa é reduzir esse intervalo para 15 dias, proporcionando mais regularidade na distribuição de água para a população.

A obra prevê a implantação de 1.200 metros de nova tubulação, substituindo um trecho da adutora que apresenta elevado grau de desgaste e oxidação. As constantes ocorrências de vazamentos nesse segmento comprometem a operação do sistema e provocam interrupções no abastecimento. Com a substituição da tubulação, a Compesa espera reduzir perdas operacionais, aumentar a confiabilidade do Sistema Adutor do Oeste e garantir maior eficiência na distribuição da água. A intervenção beneficiará diretamente cerca de 153 mil moradores da região.

A iniciativa integra o conjunto de investimentos da Compesa voltados à modernização dos sistemas de abastecimento e ao fortalecimento da segurança hídrica no Sertão pernambucano, ampliando a disponibilidade de água e a confiabilidade dos serviços prestados à população. “Essa obra vai aumentar a segurança operacional do sistema e permitir avanços importantes na regularidade do abastecimento parte significativa da população na região”, destaca o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

Prefeitura de Garanhuns autoriza construção de pista de skate no Euclides Dourado, requalificação de novo trecho da Praça Dom Moura e nova praça em São Pedro
Publicado em 17/06/2026 às 14:31

Ordens de serviço assinadas somam mais de R$ 2,2 milhões em investimentos para o município

A Prefeitura de Garanhuns deu mais um passo na ampliação da infraestrutura urbana e dos espaços de convivência da cidade. No último sábado (13), foram assinadas ordens de serviço que autorizam o início de novas obras que, juntas, representam investimentos superiores a R$ 2,2 milhões em áreas voltadas ao lazer, esporte e qualificação dos espaços públicos.

Entre as intervenções anunciadas está a requalificação do Trecho 3 da Praça Dom Moura, localizada no Centro da cidade. A obra contará com um investimento de quase R$ 810 mil. A iniciativa dará continuidade ao processo de revitalização de um dos principais cartões-postais de Garanhuns, proporcionando mais conforto, acessibilidade e segurança para a população.

Também foi autorizada a construção de uma nova praça no distrito de São Pedro, na Rua Antônio Miranda de Lima. Com investimento de quase R$ 450 mil, o equipamento público será destinado ao lazer e à convivência dos moradores, fortalecendo a infraestrutura urbana da localidade e ampliando os espaços de integração comunitária.

Outra importante ação anunciada foi a construção de uma pista de skate no Parque Euclides Dourado, com investimento superior a R$ 1 milhão. A nova estrutura integrará o conjunto de equipamentos esportivos do parque, que já passa por um processo de requalificação. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o incentivo à prática esportiva e a oferta de espaços modernos de lazer para os garanhuenses.

Prefeitura de Gravatá encaminha à Câmara projeto de lei para regulamentar transporte por aplicativo
Publicado em 17/06/2026 às 14:30

Proposta estabelece regras para funcionamento de plataformas digitais, motoristas e veículos, além de critérios de fiscalização, segurança e arrecadação municipal

A Prefeitura de Gravatá encaminhou à Câmara Municipal, na quarta-feira (17), o Projeto de Lei nº 08/2026, que dispõe sobre a regulamentação do Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiros (TRPIP) no município. A iniciativa busca adequar a atividade às legislações federais que tratam da mobilidade urbana e do transporte por aplicativos, além de estabelecer normas para a atuação das plataformas digitais, motoristas e veículos que prestam esse tipo de serviço na cidade.

De acordo com o texto encaminhado pelo Poder Executivo, as empresas operadoras deverão realizar credenciamento junto ao Departamento Municipal Gravataense de Trânsito e Transportes (DMGTTRANS) e atender a uma série de requisitos legais, fiscais e operacionais. O projeto também prevê mecanismos de fiscalização, compartilhamento de dados para controle da atividade, garantia de direitos dos usuários e a obrigatoriedade de manutenção de canais de atendimento para registro e resolução de demandas dos passageiros.

A proposta ainda estabelece critérios para os condutores e veículos cadastrados e inclui exigências como habilitação compatível para atividade remunerada, certidões de antecedentes criminais, inspeção veicular periódica e limite de até nove anos de fabricação para os automóveis utilizados. O projeto prevê, ainda, a cobrança de percentual sobre as viagens realizadas pelas plataformas credenciadas, com recursos destinados ao Fundo Financeiro de Mobilidade Urbana de Gravatá, além da aplicação de penalidades em casos de descumprimento das normas com o
objetivo de promover maior segurança jurídica, qualidade na prestação dos serviços e equilíbrio entre os diferentes modais de transporte que atuam no município.

Prefeito Simão Durando acompanha ampliação de cirurgias de média complexidade no Hospital Municipal de Petrolina
Publicado em 17/06/2026 às 14:28

A saúde pública de Petrolina deu mais um importante passo na ampliação da assistência à população com a expansão dos serviços cirúrgicos oferecidos pelo Hospital Municipal Dr. Alírio Brandão. Durante visita à unidade, o prefeito Simão Durando acompanhou o início de uma nova etapa na oferta de procedimentos de média complexidade, com a realização das primeiras cirurgias de otorrinolaringologia, incluindo procedimentos de adenoidectomia e amigdalectomia, indicados para pacientes que apresentam quadros recorrentes e comprometimento da qualidade de vida.

A nova especialidade passa a ser ofertada no Hospital Municipal com equipe especializada, estrutura adequada e monitoramento contínuo, garantindo mais segurança e qualidade na assistência aos pacientes. A implantação desse novo serviço fortalece a rede municipal de saúde e amplia o acesso da população a procedimentos especializados realizados no próprio município, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades.

Além disso, o atendimento conta com acompanhamento multiprofissional em todas as etapas, permitindo que os pacientes recebam alta no mesmo dia, garantindo mais conforto, acolhimento e tranquilidade para as crianças e suas famílias. Durante a visita, Simão Durando destacou que a iniciativa faz parte dos investimentos realizados pela Prefeitura para ampliar a oferta de serviços especializados e reduzir o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos.

“Estamos ampliando a capacidade cirúrgica do Hospital Municipal e oferecendo procedimentos modernos e com recuperação mais rápida. É um avanço importante para a saúde pública de Petrolina, principalmente para nossas crianças, que agora poderão fazer essas cirurgias com mais agilidade, perto de casa e com toda a qualidade necessária”, afirmou o prefeito.

Um dos pacientes atendidos foi Heitor Ravi, de 5 anos. A mãe, Weusilan Daiane, moradora do Jardim Imperial, comemorou a realização da cirurgia de adenoamigdalectomia após anos de espera. “Só tenho a agradecer. Foi tudo muito rápido, organizado e a equipe nos atendeu muito bem. Meu filho precisava dessa cirurgia há cerca de cinco anos e agora vai melhorar muito a qualidade de vida dele”, relatou.

A ampliação dos serviços cirúrgicos também contempla novos procedimentos, como as cirurgias de fimose, laqueaduras, além da continuidade de atendimentos já consolidados, a exemplo das vasectomias. Os números refletem esse avanço. Desde outubro de 2024, o Hospital Municipal já realizou quase 10 mil cirurgias e contabilizou mais de 211 mil procedimentos assistenciais, entre consultas, exames e intervenções cirúrgicas. Os resultados demonstram o fortalecimento da rede municipal de saúde e a ampliação do acesso da população a serviços especializados cada vez mais perto de casa.