Caruaru participa da Reunião de Encerramento das Atividades da Rede de Parcerias, em Brasília, e traz bons resultados
Publicado em 16/12/2024 às 08:08

 Dentre as prefeituras que firmaram mais de 50 instrumentos, Caruaru alcançou a sexta posição de todos os municípios do Brasil


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), participou da Reunião Conjunta de Encerramento das Atividades da Rede de Parcerias em 2024, ocorrida em Brasília (DF), entre os dias 11 e 12 de dezembro. Dentre as prefeituras que firmaram mais de 50 instrumentos, Caruaru alcançou a sexta posição de todos os municípios do Brasil. 


O evento teve por objetivo reunir representantes das Unidades Gestoras das instituições que compõem a Rede de Parcerias do Governo Federal. Além de ser uma excelente oportunidade de integração entre os parceiros da Rede para o compartilhamento de boas práticas e experiências. Durante a reunião, foi apresentada a consolidação das ações realizadas ao longo do ano e celebrado o impacto dessas ações nas políticas públicas implementadas.


A assessora especial da Prefeitura de Caruaru e coordenadora da Rede de Parcerias do município, Mayara Soares, esteve na reunião. Ela destacou a importância dessa aproximação do município junto ao Governo Federal e demais órgãos que compõem o Elo da Rede. “Caruaru vem se aperfeiçoando e se aprimorando na captação e gestão de recursos de emendas e transferências discricionárias, e estar na Rede recebendo informações e orientações faz toda a diferença”, analisa Mayara.


Atualmente Caruaru já consegue se destacar através do Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Discricionárias e Legais da União (IDRTU-DL), que é um indicador elaborado pelo Ministério da Gestão sobre a qualidade e eficiência do município quando o assunto é captação, execução e prestação de contas de convênios. “Segundo o IDRTU-DL, Caruaru obteve 55,10, o melhor resultado na gestão de instrumentos no Transferegov, que é uma plataforma do Governo Federal para operacionalização das transferências de recursos, no Grupo 7, dentre todo o estado de Pernambuco”, informou a coordenadora. 


O Grupo 7 agrega municípios que possuem quantidade de habitantes acima de 100 mil e PIB per capita de até R$35.934,57. Além disto, entre as prefeituras que firmaram mais de 50 instrumentos, Caruaru alcançou a sexta posição de todos os municípios do Brasil. “Esse resultado só demonstra o trabalho do Prefeito, Rodrigo Pinheiro, que mensalmente está em Brasília em busca de investimentos para Caruaru e que tem uma equipe dedicada aos recursos federais”, ressaltou.


A Rede de Parcerias conta atualmente com mais de 250 parceiros, é composta por órgãos e entidades públicas e privadas e foi constituída para o aprimoramento, a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos relativos à gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no obrasgov.br, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas.

Caravana do Papai Noel encanta multidão no Marco Zero
Publicado em 16/12/2024 às 08:06

Evento, promovido pela Cola-Cola, integra ações do ciclo natalino do Recife A magia do Natal invadiu o Recife neste domingo (15) com a tradicional Caravana do Papai Noel da Coca-Cola, que encantou a população. O evento atraiu uma multidão ao Marco Zero, no Bairro do Recife. O prefeito João Campos esteve presente, prestigiando a celebração. "Estou muito feliz em ver a prefeitura realizando um Natal tão especial, em parceria com empresas patrocinadoras como a Coca-Cola, que trouxe a Casa do Papai Noel e o desfile dos caminhões. Promover um Natal bonito e gratuito para todos e todas é algo que nos enche de alegria”, afirmou o prefeito João Campos. Além da programação na Avenida Rio Branco, que contou com as apresentações da Orquestra Plural, Boi Faceiro, Pastoril UR-3 do Ibura e Orquestra Riviera do Recife, o espetáculo contou com a tradicional caravana dos caminhões iluminados com o Papai Noel, cruzando o Marco Zero da cidade e encantando a multidão. Este ano, a campanha de Natal da Coca-Cola 2024 foi intitulada "Desperte o Papai Noel que há em você", simbolizando a força da tradição e inovação, ao mesmo tempo em que valoriza o espaço público como ponto de encontro e celebração.


Após a passagem pelo Bairro do Recife, a caravana seguiu para o Palácio Campo das Princesas, Lagoa do Araçá (Imbiribeira) e Monte dos Guararapes, em Jaboatão. Silvana Santos veio do bairro de Casa Amarela com os filhos para conferir a caravana do papai noel de perto. “Todos os anos eu trago meus filhos para ver como ficou a decoração de Natal aqui do bairro do Recife. Mas este ano viemos principalmente ver a caminhões. Era um desejo do meu filho e viemos conferi”, contou. O evento, coordenado pela Solar Coca-Cola, integra um roteiro que contempla mais de 50 cidades brasileiras, com apresentações em 26 municípios nordestinos. NATAL - O Ciclo Natalino do Recife teve início no dia 1º de dezembro e está levando apresentações culturais aos principais pontos da cidade. O encerramento está marcado para 6 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha, que encerra simbolicamente as festividades e abre espaço para o Carnaval. Além das apresentações culturais, a Prefeitura do Recife enfeitou a cidade com um espetáculo de luzes e cores para celebrar o Natal de 2024. A decoração abrange mais de 384 mil metros de mangueiras e cordões de LED, totalizando cinco milhões de luzes espalhadas por toda a cidade. Entre os destaques estão a tradicional árvore de 45 metros na Avenida Agamenon Magalhães, decorada com 37 mil metros de luzes e elementos dourados, e os parques Dona Lindu, Tamarineira e Graças, que receberam árvores de 15 metros, presépios e túneis luminosos. A Avenida Rio Branco, além de túnel de arabescos iluminados, conta com uma vila cenográfica e espaço especial para fotos com Papai Noel.

Prefeitura de Garanhuns abrirá nova escola em 2025 e orienta sobre procedimento de matrícula
Publicado em 13/12/2024 às 08:55

A Rede Municipal de Garanhuns vai ganhar uma nova escola em 2025. Instalada no Viana e Moura, a unidade se chamará Pacífico Carlos Zoby e atenderá do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação. Serão disponibilizadas 365 vagas para ao próximo ano letivo. 


Com previsão de início do funcionamento no começo do ano letivo, as matrículas para os estudantes novatos serão realizadas pelo site matricula.educacaogaranhuns.com.br, a partir do dia 13 de janeiro, às 8h. Se o estudante já fizer parte da Rede Municipal de Ensino e o pai quiser fazer a transferência para a nova unidade, deve procurar as Escolas Municipais Abílio Camilo ou Petrônio Fernandes para ser orientado sobre os trâmites que deve seguir. 


A construção da unidade de ensino está sendo feita no Padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem o investimento de mais de 2 milhões de reais. Com as obras em fase de finalização, a escola terá seis salas de aula e espaço amplo para atividades.

Livro Lilás reúne recomendações da sociedade durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação
Publicado em 13/12/2024 às 08:54

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta quarta-feira (11), em Brasília, o “Livro Lilás – Relatório Geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”. A publicação, em formato digital, reúne as contribuições feitas durante os 3 dias do evento nacional realizado em 30, 31 de julho e 1º de agosto. A programação alcançou 30 mil pessoas em mais de 60 painéis de debates.


A produção do livro teve o uso de ferramentas de inteligência artificial para sistematizar os áudios, vídeos e incorporar os relatórios feitos em cada sessão. Os textos foram revisados pelos integrantes da comissão responsável pela sistematização e documentação da Conferência. O evento teve como tema “Para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” e foi realizado após um hiato de 14 anos.


No lançamento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que, mais que um registro, o livro é uma ferramenta estratégica para o futuro da ciência e tecnologia no Brasil.

“Reforço o convite para que todos leiam e se apropriem do conteúdo desse livro. Ele representa o compromisso coletivo com um Brasil que valoriza a ciência como alicerce para um futuro mais equitativo, sustentável e inovador. Que esse material inspire novos avanços e continue impulsionando o retorno da ciência ao lugar que ela merece como força transformadora para toda a sociedade”, declarou.

Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação


O secretário-geral da 5ª Conferência, o ex-ministro Sérgio Rezende, por videoconferência, disse que a comissão responsável pela documentação escolheu produzir dois documentos: o Livro Lilás, com as recomendações gerais do evento, e o Livro Violeta, que está em produção e será lançado em fevereiro. A publicação terá foco na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai definir as bases para o setor na próxima década.


“O Livro Lilás, que está sendo lançado hoje, é um relatório geral da conferência. Ele foi produzido com auxílio de uma ferramenta de IA. Esse livro espelha muito bem o que foram os resultados da conferência. O Livro Violeta vai ter muita coisa em comum, mas vai ter sua característica própria, com as recomendações voltadas à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou.


Já o secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, exaltou o sucesso da 5ª Conferência e disse que, a partir do lançamento do Livro Violeta, será instalada uma comissão que vai construir a Estratégia Nacional de CT&I.

“O grande trabalho que nós teremos a partir da entrega do Livro Violeta é cumprir a missão da conferência, que é fornecer os subsídios para elaborar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nossa ideia é, junto com o lançamento do livro, constituir a comissão responsável por dar sequência ao trabalho na elaboração da estratégia”, pontuou.


Acesse o "Livro Lilás – Relatório Geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação" neste link: https://issuu.com/5cncti/docs/livro_lilas_relatorio_geral_5_cncti?fr=xKAE9_zU1NQ

Também está disponível o e-book "Participação social nos eventos preparatórios da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação", coordenado pela Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI.


5CNCTI

Realizada pelo MCTI e organizada pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), organização social supervisionada pelo ministério, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação teve como principal objetivo discutir com a sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) até 2030.

Governadora Raquel Lyra assina duas ordens de serviço que somam R$ 25 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco
Publicado em 13/12/2024 às 08:53

As assinaturas foram feitas durante a abertura da 1ª Feira de Negócios da Agricultura Familiar (FENEAF), no Recife


Na abertura da 1ª Feira de Negócios da Agricultura Familiar (FENEAF), nesta quinta-feira (12), a governadora Raquel Lyra assinou duas ordens de serviço para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco. A primeira, de R$ 18 milhões, é para aração de terras, e a segunda, de R$ 7 milhões, é destinada à distribuição de sementes em municípios do Sertão. A feira, realizada no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, foi aberta oficialmente pela governadora. O evento é uma oportunidade de negócios para agricultores de todas as regiões do estado, que estão comercializando seus produtos. A feira acontece até domingo (15), e a entrada é gratuita.


“Aqui na feira tem agricultores de Pernambuco inteiro mostrando a capacidade de produção da nossa gente, gerando negócios para, muitas vezes, o ano todo. E nós estamos trabalhando para reforçar essas ações. Nós temos o fortalecimento com a distribuição de sementes no tempo certo e também as horas-máquinas tão sonhadas, porque não adianta nada a gente entregar as sementes se eles não têm as máquinas para poder arar a terra. Vamos trabalhar para gerar emprego e renda no nosso estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.


A primeira assinatura foi para contratação do serviço de aração da terra, ação importante para preparar a terra para receber as sementes. A segunda vai distribuir 512 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo para municípios do Sertão pernambucano. 


Ainda na ocasião, a gestora vistoriou seis caminhonetes que serão destinadas a fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, iniciativa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. A chefe do Executivo estadual também conheceu algumas máquinas e tratores, que vão fazer parte de um grande programa para a agricultura familiar, a ser lançado em breve.


“Esse é o investimento na agricultura familiar feito pelo governo, esse é nosso grande papel. São sementes, aração de terra, além dessa grande feira”, registrou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes. O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, disse que é “uma satisfação estar presente no evento da feira da agricultura, porque é a demonstração de um governo que trabalha pelo desenvolvimento agrário”, frisou.


“Nós estamos com uma expectativa de receber por dia, na feira, cerca de 500 pessoas que vão ter contato com os produtos de mais diversos tipos, de origem vegetal e animal, derivados e in natura, como mel, queijo, mariscos. Tudo isso, somados aos investimentos na distribuição de sementes e cuidado com a terra, fortalece a geração de emprego e renda”, disse a presidente do IPA, Ellen Viégas.


FENEAF – Realizada pelo Governo de Pernambuco, a FENEAF reúne cerca de 300 agricultores, que estão expondo seus produtos em 250 estantes. São quatro pavilhões, sendo um deles exclusivo dos povos e comunidades tradicionais de Pernambuco. Os participantes foram selecionados por meio de uma chamada pública e de uma curadoria realizada pela Diretoria de Extensão Rural do IPA. 


O agricultor João da Silva Leite, de Mirandiba, no Sertão, está comercializando mel e extrato de própolis. “Isso mostra interiorização das ações do governo, um evento que mostra potencial. Então é bom para que a gente se sinta contemplado, lembrado, importante para escoar, ter para onde vender nossa produção”, afirmou o agricultor.


A FENEAF é uma versão renovada e ampliada da feira de agricultura realizada no ano passado no IPA. O horário de funcionamento na sexta e sábado é das 8h às 20h, e no domingo, das 8h às 13h.


Estiveram presentes o deputado estadual Eriberto Filho, os prefeitos Isabel Hacker (Rio Formoso), Luiz Aroldo (Águas Belas) e Marly Quental (Cedro). 

Prefeitura de Jataúba inaugurou decoração do Natal da Esperança 2024
Publicado em 13/12/2024 às 08:51

Nesta quarta (11), teve início mais uma edição do Natal da Esperança, em 2024 com o tema "Nossa cultura encantando o Natal". A festa já se tornou uma tradição no município, encantando crianças, jovens e adultos com uma rica decoração, programações culturais, distribuição de presentes e sorteio de brindes.


A rica cultura nordestina se faz presente nas decorações e apresentações deste ano, exaltando nossos costumes, e afirmando as tradições que fundamentam nossa formação e herança histórica. A abertura contou com números musicais reproduzidos pelo coral de servidores do município, que esse ano contou com uma orquestra talentosíssima, que abrilhantou ainda mais a festa, que terminou com o acendimento das luzes e queima de fogos.


Além da tradicional decoração da Rua São Sebastião e da Avenida José Lopes, esse ano a Rua Vereador Pedro Doca Filho e a Praça da Renda Renascença e Cultura também foram decoradas. Os vários polos natalinos permanecem abertos a visitação, e no próximo dia 22, a Praça São Sebastião receberá a festa de encerramento, com apresentações musicais, a chegada do Papai Noel e do Menino Jesus, distribuição de presentes e sorteio de diversos brindes.


Prefeitura de Caruaru participa de mutirão para renegociação de dívidas com foco na educação financeira
Publicado em 13/12/2024 às 08:49

O evento ocorrerá entre os dias 16 de dezembro e 17 de janeiro


A Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, participará, entre os dias 16 de dezembro e 17 de janeiro, do Mutirão Renegocia, uma ação voltada para renegociação de dívidas e prevenção do superendividamento. O programa é promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 


O mutirão acontece presencialmente na sede do Procon Caruaru, localizado na Rua Silvino Macedo, 71, Centro. Os consumidores também podem realizar negociações de forma online, através da plataforma www.consumidor.gov.br, facilitando o acesso ao programa.


O que é o renegocia?


O objetivo da iniciativa é oferecer aos consumidores uma oportunidade de renegociar dívidas com condições mais acessíveis, preservando o mínimo existencial de R$ 600. Além disso, o programa busca conscientizar a população sobre o uso responsável do crédito e promover a educação financeira.


“Por meio do programa, os consumidores podem negociar débitos de cartão de crédito, telefonia, entre outros tipos de dívidas. A proposta é facilitar o retorno ao mercado de consumo, garantindo o acesso ao crédito e promovendo a saúde financeira dos cidadãos”, explicou a gerente geral do Procon Caruaru, Cynthia Nunes.


Os consumidores interessados podem entrar em contato com o Procon pelos seguintes canais de atendimento: Plataforma Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br), pelo telefone (81) 3101-0088, pelo WhatsApp (81) 9 8384-5909, ou, presencialmente, na Rua Silvino Macedo, 71, Centro.

Secretaria de Saúde de Caruaru promoveu 5º Simpósio Multidisciplinar em HIV/Aids
Publicado em 13/12/2024 às 08:47

O evento alusivo ao Dezembro Vermelho reuniu 130 estudantes e profissionais da área da Saúde.


A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) realizou, na quarta (11), o V Simpósio Multidisciplinar em HIV/Aids. O evento aconteceu no Campus II da Asces-Unita, onde 130 estudantes e profissionais da área da Saúde participaram de palestras e de um minicurso (que vai servir para a construção de um projeto piloto) voltados ao tema da campanha deste ano: "Descentralizando o cuidado às PVHA". 


O acolhimento foi com a palestra de abertura no auditório: "Cenário Epidemiológico: Vamos chegar ao fim da epidemia de HIV/AIDS em 2030?". Um tema bastante relevante tanto para a os novos profissionais de saúde quanto para os veteranos e a sociedade civil de modo geral. 


“Foi um momento importante de atualização científica para os profissionais e estudantes de saúde e psicologia, pois teve um foco multidisciplinar. Os participantes também puderam ajudar a elaborar direcionamentos para a construção de um projeto piloto em Caruaru, que amplia o cuidado, o diagnóstico o tratamento e a prevenção nos cenários da Atenção Básica, ou seja, mais próximo de onde as pessoas residem”, enfatizou a médica infectologista do SAE Caruaru, Drª Eline Gomes. 


Em Caruaru, a campanha do Dezembro Vermelho foi realizada de forma intersetorial, com os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do SAE - Serviço de Assistência Especializada à frente das ações, assim como a Coordenação da Vigilância Epidemiológica do município. A programação contemplou também ações de testagem de HIV/Aids e IST’s, aconselhamento, distribuição de preservativos e palestras no Centro Pop, Hospital Manoel Afonso, UBS Luiz Bezerra Torres, Hospital Mestre Vitalino e empresas privadas.

Juntos pela Educação: em dois anos, Governo Raquel Lyra nomeia mais de 9 mil professores da educação básica
Publicado em 12/12/2024 às 13:15

Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12) traz a nomeação de mais 963 professores

O Governo de Pernambuco ultrapassou a marca de 9 mil professores da educação básica nomeados na gestão da governadora Raquel Lyra. O número foi alcançado com a convocação de mais 963 professores, de 13 disciplinas (Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia), aprovados no cadastro de reserva, cuja nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (12). Em números exatos, o Estado chega a 9.027 nomeações em dois anos, superando as 2.907 vagas previstas no edital. A mais recente nomeação se soma a outras iniciativas da gestão estadual, através do programa Juntos pela Educação, para a valorização dos profissionais da educação, como o lançamento do Programa Ganhe o Mundo Professor, uma iniciativa inédita no Estado, a distribuição de 10 mil notebooks e o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) 2024 no valor de R$ 164 milhões, contemplando mais de 21 mil vínculos que desempenharam suas funções nos processos educacionais e nas metas atingidas. 


"A garantia de um futuro melhor para as pernambucanas e pernambucanos passa pela educação. E só conseguimos ter uma educação forte investindo na valorização dos professores. São mais de 9 mil professores convocados em dois anos de gestão para desempenhar suas atividades nas 16 Gerências Regionais de Educação distribuídas pelo Estado. Com o Juntos pela Educação, asseguramos um investimento de cerca de R$ 5,5 bilhões para o setor e garantimos educação de qualidade do Litoral ao Sertão. Aos professores nomeados hoje, sejam mais do que bem-vindos. E a todos os profissionais de educação de Pernambuco, o meu muito obrigado pelo empenho e dedicação", afirmou a governadora Raquel Lyra.


No fim de outubro, o Governo do Estado já havia nomeado 1.956 professores e outras 1.609 nomeações foram feitas no dia 15 de novembro. "A nomeação de novos professores é mais um sinal do compromisso do Governo de Pernambuco com a qualidade da educação. Esta é a gestão que mais nomeou concursados e a que virou o jogo: se no início do governo tínhamos mais professores contratados do que concursados, hoje a situação se inverteu. Que sejam muito bem-vindos os nossos novos professores", enfatizou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.


INVESTIMENTOS – Nos últimos meses, o Governo do Estado fez importantes anúncios na área educacional. Em celebração aos 120 anos de nascimento do mestre Capiba, por exemplo, a gestão estadual destinou o uso da Casa Capiba, localizada no Recife, ao Conservatório Pernambucano de Música (CPM), vinculado à Secretaria de Educação e Esportes. A gestão estadual também irá restaurar o edifício do Liceu de Artes e Ofícios para instalação de uma nova Escola Técnica Estadual (ETE), com cursos voltados à Economia Criativa. Outra ação importante é a restauração da antiga Fábrica Tacaruna. O equipamento, após ser revitalizado, abrigará o Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pernambuco (CEFORPE) e a Escola Técnica de Hotelaria e Gastronomia de Pernambuco.

Pedro Campos vota a favor da restrição de uso de celulares nas escolas de todo o Brasil
Publicado em 12/12/2024 às 13:14

Projeto aprovado na CCJC teve 45 votos favoráveis e 14 contrários. A matéria tramitava na Câmara dos Deputados desde 2015


BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, ontem (11), projeto de lei que restringe o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do país. O deputado federal Pedro Campos votou a favor do texto, que permite o porte do celular pelos estudantes do ensino básico, mas estabelece que o uso só será possível em casos excepcionais ou para fins pedagógicos, de acessibilidade, inclusão e para atendimento a condições de saúde. 


“Essa medida de discutir uma lei, de limitar o uso de celulares nas escolas, é muito positiva. Diante da crise de uso de equipamento de celulares, não só por crianças, e do quanto esse uso de maneira abusiva, compulsiva, ou de maneira desordenada tem atrapalhado as salas de aula”, afirmou o parlamentar.


Na ocasião, o deputado comentou sobre a ampliação do tempo de uso de tela. “Recentemente vi uma pesquisa, que foi colocada no Jornal da Universidade de São Paulo (USP), dizendo que a população brasileira passa em média 56% do tempo que está acordada em frente a telas. Isso é mais da metade do nosso dia lidando com celulares, com televisão. A proposta que limita o uso do celular nas escolas será importante para que a pessoa possa aprender História, Geografia, Português, Matemática. E vai além: uma das coisas mais importantes que as crianças estejam aprendendo com essa política é viver offline, a conviver na sociedade sem precisar do uso de rede social, sem ansiedade daquele feed que não acaba nunca, daquelas fotos do Instagram e de outras redes. Aprender a se concentrar, a parar, a ouvir, alguém que tá ali na sua frente fisicamente", afirmou o deputado.


Durante a sessão da CCJC, Pedro Campos parabenizou o autor do projeto, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), e o relator, deputado federal e secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha (PSD-RJ), pelo enfrentamento a essa questão.


"Que a gente possa garantir uma infância que seja offline, que seja olho no olho, jogando bola, ralando o joelho, brincando de bola de gude. Que a gente possa ter essa brincadeira dentro da escola. Eu acho que talvez esse seja o maior aprendizado que a gente vai ter limitando o uso de celulares nas escolas", concluiu Pedro Campos.


Com a matéria aprovada, o texto seguirá para análise do Senado Federal, a menos que haja um recurso para votação no plenário principal da Câmara.