Representante do Polo de Confecções é campeão por equipes no Open Internacional IKU, no Chile
Publicado em 07/05/2024 às 12:02

O carateca Iran Carlos da Silva conquistou duas medalhas no Open Internacional IKU, realizado de 25 a 28 de abril na cidade de Ovalle, no Chile. A competição reuniu lutadores de vários países.


Iran competiu na categoria 'Sênior - 75 quilos ou mais’, conquistando a medalha de ouro por equipes com mais três caratecas brasileiros e a medalha de bronze no individual da modalidade.

Foi a primeira vez que Iran participou desse evento, sendo um dos dois lutadores que representaram o Polo de Confecções de Pernambuco. Ele destacou a importância do apoio de seus parceiros em mais essa conquista internacional.


“Todo o apoio que recebi desses parceiros foi de grande importância para que eu pudesse participar dessa competição e, assim, representar a nossa região, conquistar essas duas medalhas e também a vaga para o mundial que acontecerá em outubro, na Argentina. Agora, vou seguir com minha preparação e quero agradecer a todos que são parte desse esforço”, pontuou.


Além do patrocínio do Moda Center, Iran Carlos conta com apoio dos seguintes parceiros: Bolsa Atleta Pernambuco, Bolsa Atleta Santa Cruz do Capibaribe, Sport Company, Academia Supreme, JM Camisaria, Mandacaru Açaiteria, Empresário Alisson Dias, Clésia Lima Semijoias, Prefeitura de Taquaritinga do Norte e os vereadores Galego de Tonho (PSDB) e Ronaldo César (PP).

Secretaria de Saúde de Caruaru realiza ação da PrEP sem agendamento nesta quarta (08)
Publicado em 07/05/2024 às 08:21

O paciente terá acesso à consulta, orientação, testagem e medicamentos, sem passar por fila de espera.


A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio do SAE - Serviço de Assistência Especializada e do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, irá promover, nesta quarta (08), um dia de atendimentos da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), sem agendamento. A ação contará com consulta, orientação, testagem (HIV/Aids) e acesso aos medicamentos no mesmo dia, no endereço do serviço, que fica no Centro de Saúde Amélia de Pontes, na Rua dos Guararapes, s/nº, Bairro Nossa Senhora das Dores. A acolhida será feita com os pacientes, por demanda espontânea, que chegarem entre 08h e 10h. É necessário levar cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.


A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) consiste na tomada de medicamentos anti-HIV, de forma programada, para evitar a infecção pelo vírus, caso ocorra pré-exposição. A ação é voltada, principalmente, para pessoas que se expõem em relações sexuais desprotegidas. 



No fluxo normal de acesso à PrEP, pelo município, o paciente precisa procurar, inicialmente, o atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA Caruaru, para realizar uma escuta e posterior encaminhamento para uma fila de espera. Após esse processo, o paciente é convidado a retornar ao CTA para dar início ao processo de uso da PrEP. Os medicamentos são fornecidos no Centro de Saúde Amélia de Pontes, onde fica o SAE.


Para os pacientes que já fazem parte da unidade SAE Caruaru, e que já têm parceria sexual e não vivem com HIV, e se interessam em fazer uso da PrEP, também poderão aproveitar a ação para ter acesso aos medicamentos. Pelo fluxo normal, eles teriam que agendar o atendimento com a enfermagem do CTA. 


Serviço:


Ação da PrEP sem agendamento em Caruaru

. Dia: 08.05.2024 (quarta)

. Hora: para quem chegar entre 08h e 10h.

. Local: SAE - Serviço de Assistência Especializada. Endereço: Centro de Saúde Amélia de Pontes. Rua dos Guararapes, s/nº, Bairro Nossa Senhora das Dores. 

. Público-alvo: Pessoas que se expõem em relações sexuais desprotegidas, interessadas na PrEP.

Tonynho e Tony Gel prestigiam São João na Roça e visitam centro de Caruaru
Publicado em 07/05/2024 às 08:16

Pré-candidato a prefeito de Caruaru reencontrou amigos acompanhado do pai neste fim de semana.


Neste fim de semana, o pré-candidato a prefeito de Caruaru, Tonynho Rodrigues (MDB), esteve acompanhado do ex-prefeito e ex-deputado, Tony Gel, reencontrando amigos na cidade e na zona rural. Na programação, os dois prestigiaram as festividades do São João na Roça em Lajes e Cachoeira Seca e andaram pelo centro na cidade.


Na noite da sexta-feira (3), Tonynho e Tony Gel estiveram em Lajes para acompanhar os shows do São João na Roça. Os dois receberam o carinho da comunidade que tem forte relação com pai e filho. 


No sábado (4), a dupla iniciou o dia visitando o Centro de Caruaru. Tonynho e Tony Gel estiveram em um café tradicional da cidade e cumprimentaram os comerciantes e lojistas nas ruas onde passaram. Já a noite foi dedicada a prestigiar a programação do São João na Roça em Cachoeira Seca. 


“Sempre tivemos um elo forte em nossa relação com a zona rural de Caruaru. Temos serviços prestados e um carinho especial por cada comunidade. É muito gratificante, para mim e para meu pai, podermos receber essa energia do nosso povo”, afirmou Tonynho.

Sudene e IBGE articulam integração de dados regionais
Publicado em 07/05/2024 às 08:15

Instituições destacaram importância do tema como estratégia para o desenvolvimento do Nordeste


Recife (PE) – Em um encontro pautado pela convergência de iniciativas pelo desenvolvimento regional, equipes da Sudene e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trataram sobre agendas em comum nas áreas de gestão de dados, qualificação profissional e transparência. A reunião ocorreu na sede da autarquia, na capital pernambucana, marcando uma reaproximação entre as instituições.


Para o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a instituição passa por um novo movimento de reposicionamento de sua missão. Mais do que levantar dados sobre o novo contexto populacional e econômico do país, o instituto busca, agora, fortalecer a utilização estratégica desta atividade para melhorar a gestão pública e aumentar a percepção de valor pelo cidadão sobre a importância dos dados que retratam a realidade brasileira.


“Este é um momento de reaproximação do IBGE com outras instituições para criarmos possibilidade de novas parcerias. Queremos dar foco na disseminação das informações, fazendo-as chegar de fato aos gestores públicos, trabalhando por uma nova visão da dinâmica econômica para integrar mercados e ter um novo olhar para a interiorização. Como a sociedade recebe estas informações? Percebemos também que há muitas iniciativas de levantamento de dados que não conversam entre si. É uma fragmentação que aumenta o custo de gestão. O IBGE pode atuar na coordenação desta ação”, comentou Pochmann.


O coordenador-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informação (CDDI) do instituto, Daniel Castro, também destacou a importância da atuação na área de inteligência regional associada a dados para questões voltadas à qualificação profissional e melhoria da tomada de decisão pelos gestores públicos. “Não podíamos pensar neste tipo de ação sem conversar com a Sudene, que é referência no tema”, destacou. Daniel também ressaltou que o IBGE não busca mais apenas retratar dados históricos sobre o Brasil. “Queremos produzir conhecimento dinâmico, aplicável à realidade, gerando impacto econômico positivo”, explicou.  


O superintendente Danilo Cabral reconheceu que as instituições vivem situações parecidas, em busca da reafirmação de sua importância dentro do processo histórico de readequação dos instrumentos de planejamento. “Na Sudene, identificamos o desafio de nos reconectar a quem opera as políticas públicas, a exemplo da academia, dos prefeitos e dos governadores. Isso é necessário para a nova realidade do Nordeste, que não é mais aquele da época da criação da Sudene. Estamos muito mais conectados, fortalecidos pela pauta da sustentabilidade”, afirmou o superintendente. 


O dirigente defendeu a integração de dados regionais como alicerce para o desenvolvimento de ações efetivas para o Nordeste. “Estamos recompondo o espaço que este tema merece na Sudene. Já iniciamos articulações para criar um portal de dados estratégicos sobre a região. Temos o nosso plano regional, o PRDNE, que aponta nossos eixos prioritários. E o que o IBGE nos trouxe aqui conversa diretamente com temas como inovação e gestão pública”, reforçou Danilo Cabral. As instituições se comprometeram em analisar formas de cooperação.


A reunião foi acompanhada pelos diretores de Planejamento da Sudene, Álvaro Ribeiro, e de Administração da autarquia, José Lindoso, além da geógrafa Ludmilla Calado. Pelo IBGE, também estiveram presentes o superintendente da instituição em Pernambuco, Gliner Alencar, além do analista de planejamento Enildo Meira.

Em Salgueiro, Fabinho Lisandro oficializa sua pré-candidatura a prefeito do município
Publicado em 07/05/2024 às 08:13

Na noite de ontem (06), aconteceu em Salgueiro, o ato de oficialização da pré-candidatura de Fabinho Lisandro (PRD) a prefeito do município e de Emmanuel Sampaio a vice-prefeito. 

O evento contou com a presença da governadora do Estado Raquel Lyra, do deputados estaduais Joãozinho Tenório e Luciano Duque, do deputado federal Mendonça Filho, o ex-prefeito da cidade, Clebel Cordeiro e o atual vice-prefeito, Dr. Edilton Carvalho, além de vereadores, lideranças da região e população que esteve prestigiando o acontecimento. 


Fabinho Lisandro é um forte nome na cidade, que hoje se encontra como suplente de deputado estadual e agora segue rumo a prefeitura nestas eleições. 


No discurso do deputado Joãozinho, ele fez questão de mencionar a liderança forte que é Fabinho, que em reunião com a governadora já solicitou a PE-483, que liga o distrito de Umãs a Salgueiro, uma creche para cuidar da primeira infância, entres outras ações para beneficiar os salgueirenses. 


“Sem dúvida Fabinho é o nome que Salgueiro precisa para avançar! Ele tem andado nas ruas, recebido o carinho do povo, escutando as demandas e tenho certeza que levará essa vitória!”, frisou o parlamentar. 


Já na fala da governadora Raquel Lyra, ela afirmou que chegou a hora de Fabinho assumir a gestão, por ser reconhecido por seu compromisso, trabalho e amor por Salgueiro. 


Por fim, Fabinho bastante emocionado ao lado de sua família, agradeceu o apoio que vem recebendo de todos, sobretudo da governadora Raquel e do deputado Joãozinho e disse que Salgueiro tem muito potencial para crescer e gerar mais desenvolvimento para a população. 


“Nossa cidade tem muito potencial e nós iremos mostrar como fazer. Tenho certeza que junto com Joãozinho e Raquel iremos levantar nosso município com investimentos e desenvolvimento jamais vistos. Nosso povo merece! Vamos juntos!”, finalizou o pré-candidato Fabinho Lisandro. 


Pesquisa


Recentemente foi realizada uma pesquisa pelo Instituto DataTrends, onde Fabinho apareceu com 50% das intenções de voto, contra 28% do prefeito Marcones Sá, que é pré-candidato à reeleição. Brancos e nulos somaram 12% e não sabe ou não responderam, 10%.

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O boletim mais recente da Defesa Civil – divulgado às 18h deste domingo, 5 de maio – indica que há 78 mortes confirmadas e pelo menos mais quatro em investigação
Publicado em 06/05/2024 às 08:42

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O boletim mais recente da Defesa Civil – divulgado às 18h deste domingo, 5 de maio – indica que há 78 mortes confirmadas e pelo menos mais quatro em investigação. O número de feridos é de 175 e há 105 desaparecidos.

Por causa do mau tempo, 134.331 pessoas tiveram de abandonar as casas em que vivem, sendo que 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 vivem em abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 341 foram afetados por alguma ocorrência relacionada às chuvas.

A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul foi em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram depois da passagem de um ciclone extratropical.

Agora, o total de mortes está bem acima do anterior e é considerado por autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.

Serviços de infraestrutura

No boletim mais recente, também há informações sobre os serviços de infraestrutura estaduais, reunidos pelas Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes e da Educação.

Pelo menos 261 mil pontos do estado estão sem energia elétrica (27% do total de clientes) e mais de 854 mil estão sem abastecimento de água (27% do total).

As chuvas provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias. São 110 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes. As informações são do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), há um trabalho em curso para desobstruir as estradas o mais rápido possível.

Também foram divulgados dados em relação às escolas afetadas pelas enchentes, o que inclui as que foram danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte e de acesso, entre outras questões. Nessa situação, há 733 escolas em 229 municípios, com 247.228 estudantes impactados.

Alerta

A Defesa Civil informa que – para aumentar o nível de prevenção – as pessoas podem fazer um cadastro e receber alertas meteorológicos do órgão. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Uma confirmação vai ser enviada e o número ficará disponível para receber as informações.

Também é possível se cadastrar pelo Whatsapp: número (61) 2034-4611. Um robô de atendimento fará a interação e o usuário poderá compartilhar a localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil.

Aeronáutica abre licitação MILIONÁRIA para comprar PICANHA, CAMARÃO E SALMÃO
Publicado em 06/05/2024 às 08:40

Por meio do Ministério da Defesa, a Aeronáutica abriu uma licitação de quase R$ 10 milhões para adquirir diferentes alimentos de luxo, como picanha e salmão.

O objetivo da comprar destes itens é abastecer o Grupamento de Apoio de Belém e as unidades apoiadas.

Na licitação, a Força Aérea Brasileira estima gastar exatos R$ 9,96 milhões com a compra das comidas. Ao todo, é previsto que 62 itens de luxo seja comprados.

De acordo com o Metrópoles, só na compra de camarão branco seco, de tamanho médio, deverão ser gastos R$ 178,7 mil. Parte das compras serão feitas para microempreendores e cooperativas.

Para a picanha estima-se que seja gasto um total de R$ 109,8 mil. Por sua vez, filés de salmão custarão R$ 103,6 mil aos cofres públicos. Também serão gastos R$ 23,8 mil com perus inteiros e R$ 44,3 mil com Chesters.

Vale ressaltar que, na licitação aberta pela Aeronáutica, prevê a compra de carnes menos nobres como coxas e sobrecoxas de frango, coxão mole e coxão duro, almondegas, lagarto, alcatra, vísceras e filé de pescado.

Confira os alimentos que a Aeronáutica prevê na licitação:

Camarão seco tamanho M (médio) com cabeça e casca: R$ 178,7 mil;

Carne bovina desossada tipo picanha congelada: R$ 109,8 mil;

Filé de salmão congelado, com pele: R$ 103,6 mil;

Peru inteiro temperado congelado: R$ 23,8 mil;

Chester congelado: R$ 44,3 mil;

Carne bovina desossada tipo coxão mole (chã) congelada : R$ 1,1 milhão;

Carne bovina desossada tipo alcatra congelada: R$ 1,2 milhão.

Menino de 13 anos morre ao cair do 17º andar de edifício residencial no Recife
Publicado em 06/05/2024 às 08:38

Na manhã deste domingo, 5 de maio, um menino de 13 anos veio a óbito ao cair do 17º andar de um edifício residencial, na rua Xavier Marques, s/n, no bairro das Graças, no Recife.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) afirmou que foi acionado por das 05h20.

“Sobre a ocorrência na rua Xavier Marques, s/n, no bairro das Graças na manhã de hoje (05), o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) informa que foi acionado, por volta das 05h20, para ocorrência de queda do 17º andar em um edifício residencial. Ao chegar ao local, a equipe do CBMPE verificou que a vítima, do sexo masculino e com 13 anos de idade, apresentava sinais de morte óbvia. Assim, não houve atuação do CBMPE e o local do acidente ficou aos cuidados da Policia Militar de Pernambuco para as demais providências. Ocorrência finalizada, para o Corpo de Bombeiros, às 06h35”, diz o comunicado.

O que diz a Polícia Militar?

A Polícia Militar informa, através do 13° BPM, que foi acionada para uma ocorrência de óbito no bairro das Graças. Ao chegar ao local o menor, de 13 anos, já estava sem vida. A PM permaneceu no local, isolando a área, até a chegada dos órgãos competentes. As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil.

Prefeitura do Recife entrega a 8ª Praça da Infância da cidade
Publicado em 06/05/2024 às 08:17

Novo espaço de lazer destinado às crianças foi construído em uma área antes sem uso no Córrego do Morcego, em Dois Unidos 


Neste domingo (05), a Prefeitura do Recife entregou a oitava Praça da Infância da cidade, situada na Rua Bela Vista, no Córrego do Morcego, em Dois Unidos, na Zona Norte. O equipamento, que foi construído em uma área sem uso na comunidade, recebeu um investimento de R$ 736 mil, incluindo infraestrutura, brinquedos e demais componentes. As obras foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Presente na inauguração, ao lado dos moradores da localidade, o prefeito João Campos destacou a importância da Praça para a comunidade. 


“Estamos inaugurando a oitava Praça da Infância do Recife. Aqui, há quase sete anos, houve uma fatalidade e, depois de conversar com as famílias, me comprometi em fazer desse lugar uma Praça da Infância. Hoje estamos entregando para a população um espaço com qualidade, feito ouvindo as pessoas”, afirmou o prefeito.


João Campos ainda acrescentou que a Prefeitura do Recife está elevando o padrão de qualidade dos equipamentos públicos para que todos os recifenses tenham as mesmas oportunidades de diversão, lazer e desenvolvimento. “Eu disse aqui de forma muito nítida que a gente não pode ter uma cidade que constrói um padrão em uma área mais rica e outro padrão em uma área mais humilde. A gente tem que fazer equipamento de qualidade na cidade inteira, e Dois Unidos é um exemplo disso. A gente vai levar as praças da infância para a cidade inteira, mas a gente tá priorizando, sobretudo, as periferias do Recife”. 


A Praça da Infância do Córrego do Morcego foi implantada em um espaço antes sem uso. O projeto potencializa a área, que além de ser utilizada por crianças da comunidade do entorno – público alvo do projeto da primeira infância – também tem o potencial de ser apropriada pelos demais moradores da região e pelos estudantes da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França. Inicialmente, foi realizado um levantamento técnico para o reconhecimento da área a ser trabalhada e identificação de sua situação. Através desse levantamento verificou-se a necessidade de trabalhar os acessos existentes com enfoque na melhora das condições de fruição no local em razão da existência de desníveis. 


A moradora Jaciara Lima se emocionou com o novo espaço. “Essa praça representa tudo de bom para nossas crianças, para todos os moradores, na verdade. É uma área de lazer que podemos aproveitar depois do trabalho, trazer nossos netos. E também representa muito receber um espaço desse depois da tragédia que aconteceu aqui. Um dia que dói no coração da gente, mas essa praça é como se fosse uma homenagem àqueles que se foram”, contou.


Vanessa da Penha estava com seu filho João Lucas aproveitando o novo espaço. “Eu moro aqui faz muito tempo. Essa praça foi um presente, foi uma coisa boa para distrair meu filho, para ele não viver como eu, que vivia presa, só na frente de casa, não saía para um parque, porque não tinha. Ele vai poder brincar com outras crianças, vai ajudar ele a não ser tímido”, comemorou Vanessa.


A Praça da Infância tem como princípio a simplicidade, buscando estimular a imaginação e a diversidade de interação tomando partido dos desníveis existentes para criar uma parede de escalada. O projeto fez uso de materiais naturais, considerando sua alta durabilidade e fácil manutenção. A implantação desses equipamentos foi determinada pelos desníveis e locação da quadra que foi um equipamento solicitado pela população, assim como a caixa de areia (com brinquedos como a casinha de madeira e carrossel giratório), o "círculo planta" e “círculo complementar” foram dispostos no seu entorno. O círculo planta: são pensados para criar o contato próximo e físico entre as crianças e as árvores, arbustos e flores, além da permanência com mesinhas. Dessa forma, temos como resultado um projeto onde os elementos que compõem a estrutura paisagística e urbana (a vegetação, o mobiliário urbano, a iluminação, entre outros) foram considerados conjuntamente, buscando atender às necessidades da população local.


INOVAÇÃO URBANA - A Praça da Infância do Córrego do Morcego também recebeu quatro painéis de arte urbana por meio do programa Colorindo o Recife, realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana. Os grafiteiros Caju, Cardeal, Chico Tadeu e Fábio Maia, credenciados ao programa, criaram murais que celebram a infância e ressaltam a importância das brincadeiras de rua. As obras homenageiam brinquedos tradicionais como o telefone de lata e o carrinho de rolimã, resgatando a nostalgia das brincadeiras de antigamente. Além disso, a escadaria que dá acesso à praça foi pintada com elementos lúdicos para proporcionar uma experiência pedagógica urbana, incentivando a interação das crianças com a cidade.


METODOLOGIA - As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que está sendo replicada em toda a cidade, com soluções específicas e em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças. Além do equipamento de Dois Unidos, também já foram inauguradas as Praças da Infância da Encruzilhada, Compaz Miguel Arraes, San Martin, Ibura, Entra Apulso, Tejipió e Madalena. 

Prefeitura inicia obra de uma das maiores encostas do Recife Com investimento de R$ 12,8 milhões, intervenção vai beneficiar mais de 500 moradores da rua Aline, no bairro de Água Fria
Publicado em 05/05/2024 às 08:40

A Prefeitura do Recife deu início, neste sábado (4), a uma das maiores obras de contenção definitiva de encosta da capital pernambucana. Localizada na rua Aline, no bairro de Água de Fria, na Zona Norte da cidade, a obra vai beneficiar mais de 500 moradores da área. A gestão municipal está investindo R$ 12,8 milhões no serviço, realizado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). O prefeito João Campos visitou o local pela manhã e destacou a complexidade da obra. 


“Do ponto de vista de engenharia, essa obra é extremamente complexa. Essa vai ser uma das três maiores obras de encosta da história do Recife. Não tem nenhuma obra desse tamanho na cidade acontecendo hoje. Isso é uma marca histórica para a gente. Eu estava vendo o projeto e tem todo tipo de solução técnica. Vai ter solo grampeado, concreto projetado, muro de arrimo, vai ter uma área de vegetação natural. Então todo tipo de solução de engenharia foi colocado aqui para que a gente pudesse entregar essa obra para a nossa população e saber que cada família vai ter o direito de morar com segurança e com tranquilidade”, ressaltou João Campos.


A técnica empregada na obra será a de contenção definitiva em solo grampeado, que utiliza barras de aço e concreto para reforçar a terra e evitar deslocamentos de grandes massas de terra. Para isso, serão feitos mais de 15 mil metros de solo grampeado, além de 6 mil m² de concreto projetado e 3,8 mil m² de biomanta vegetal. 


“Além do solo grampeado em concreto projetado, nesta obra, que é muito grande, optamos por utilizar também a biomanta vegetal. Na prática, a biomanta retém a umidade do solo, reduz a velocidade da água da chuva que escorre pela encosta, protege as sementes de plantas da erosão e cria um ambiente propício para o crescimento da vegetação. Com o tempo, as raízes das plantas se entrelaçam com a biomanta, fortalecendo ainda mais a estabilidade do solo”, explicou o presidente da URB, Luis Henrique Lira. Os trabalhos também vão incluir a construção de um muro de arrimo com 900 m², mil metros de canaleta de drenagem, mil m² de piso em concreto e 231 metros de assentamento de corrimão com guarda-corpo.


Adriano Silva, morador há 42 anos do local, comemorou a chegada da obra. “Hoje é uma data histórica para nós. Eu moro aqui desde que nasci, tem gente que mora há muito mais tempo que eu, inclusive, que perdeu familiares aqui, que passaram pelos estragos que a chuva fez, e que, hoje, estamos sendo contemplados com essa obra. Em nome da minha comunidade, eu gostaria de agradecer a todos que vão fazer esse sonho virar realidade”, falou emocionado.


Nos últimos três anos, a Prefeitura do Recife já concluiu 94 obras de encostas nos morros e está executando mais 56 contenções na cidade. Além disso, a gestão municipal está investindo R$ 314,5 milhões na Ação Inverno 2024, conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre os trabalhos, estão serviços de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento.