De Pesqueira para o Agreste e Sertão: a força da união entre municípios
Publicado em 16/06/2026 às 10:47

O desenvolvimento regional passa cada vez mais pela cooperação entre as cidades.

Com sede em Pesqueira, o Consórcio Intermunicipal Dom Mariano (CONDOMAR) reúne municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco em uma estratégia de gestão compartilhada voltada para ampliar resultados e fortalecer políticas públicas.

A atuação do consórcio permite que as cidades trabalhem de forma integrada para reduzir custos, aumentar a representatividade institucional e facilitar o acesso a recursos estaduais e federais. A união também possibilita a realização de compras e serviços compartilhados, garantindo mais eficiência na aplicação dos recursos públicos.

Por meio dessa articulação regional, o CONDOMAR contribui para o fortalecimento de áreas estratégicas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico, promovendo soluções coletivas para desafios que ultrapassam os limites de cada município.

Com atuação regional e sede em Pesqueira, o consórcio se consolida como uma ferramenta de cooperação entre gestores públicos, reforçando que a união entre municípios é um dos caminhos para acelerar o desenvolvimento e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Ministro da CGU ironiza pedido de Flávio Bolsonaro a Daniel Vorcaro
Publicado em 16/06/2026 às 10:19

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, ironizou o pedido de recursos feito pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro para financiar o filme Dark Horse, sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista ao canal UOL, Carvalho afirmou ver contradição em um projeto com discurso “antissistema” buscar apoio financeiro de um banqueiro. O ministro também questionou por que os responsáveis pela produção não utilizaram mecanismos de financiamento cultural previstos na legislação, como a Lei Rouanet.

Áudios divulgados pelo Intercept Brasil mostram Flávio cobrando recursos de Vorcaro para o projeto. O STF também apura a destinação de uma emenda parlamentar relacionada à produção do filme.

Gilmar libera julgamento sobre prisões de familiares de Vorcaro
Publicado em 16/06/2026 às 10:18

O ministro Gilmar Mendes, do STF, devolveu para julgamento os processos que tratam das prisões do empresário Felipe Cançado Vorcaro e de Henrique Vorcaro, pai do banqueiro Daniel Vorcaro. Os casos serão analisados pela Segunda Turma da Corte.

O colegiado decidirá se mantém as decisões do ministro André Mendonça que determinaram as prisões. Antes do pedido de vista de Gilmar, o placar estava em 2 votos a 0 pela manutenção das medidas, com votos de Mendonça e Luiz Fux.

Nos bastidores do Supremo, há expectativa de que Gilmar proponha a conversão da prisão de Henrique Vorcaro em domiciliar. Os investigados são alvos da Operação Compliance Zero, que apura supostas fraudes no sistema financeiro.

Caixa pede criação de 55 cargos e três diretorias ao governo
Publicado em 16/06/2026 às 10:16

A Caixa Econômica Federal pediu autorização ao governo federal para criar três novas diretorias, 13 superintendências nacionais e 39 gerências nacionais. A proposta, aprovada pelo conselho de administração em março, está sob análise do Ministério da Gestão e pode gerar custo anual de cerca de R$ 60 milhões.

Segundo a instituição, a reestruturação faz parte de um processo de modernização e reorganização interna, com foco em governança, integração tecnológica e eficiência operacional.

O pedido precisa ser aprovado até o fim do mês para evitar restrições impostas pela legislação eleitoral. Funcionários do banco questionam a ampliação da estrutura em meio ao fechamento de agências e à proximidade das eleições.

AGU pede arquivamento de ação contra Moraes nos EUA
Publicado em 16/06/2026 às 10:11

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Justiça dos Estados Unidos o encerramento do processo movido pela Trump Media e pela plataforma Rumble contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. A petição foi protocolada em um tribunal federal da Flórida na segunda-feira (15).

Segundo a AGU, a medida busca defender os interesses do Estado brasileiro e sustenta que decisões do STF não podem ser questionadas por tribunais estrangeiros.

O órgão também argumenta que ministros da Suprema Corte não podem ser responsabilizados pessoalmente por decisões tomadas no exercício de suas funções, conforme prevê a legislação brasileira.

Autor de ação na PGR, Lindbergh celebra avanço de processo contra Eduardo Bolsonaro
Publicado em 16/06/2026 às 09:43

O deputado federal Lindbergh Farias (PT) celebrou e explicou o que o julgamento de Eduardo Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para esta quarta-feira (17), representa mais uma etapa da responsabilização de envolvidos em atos contra a democracia brasileira.

Em publicação nas redes sociais, Lindbergh, autor de representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta coação no curso do processo, acusou Eduardo Bolsonaro de articular pressões internacionais contra o Brasil para beneficiar investigados e condenados pelos atos de 8 de janeiro.

O parlamentar também criticou integrantes da família Bolsonaro e defendeu que eventuais ações contra a soberania nacional sejam punidas. “Traição à pátria tem que ter consequências”, escreveu, classificando o julgamento como um “dia histórico”.

Nattan e Zé Vaqueiro prometem lotar o Pátio da Estação em uma das maiores noites do São João de Arcoverde
Publicado em 16/06/2026 às 09:41

A Festa mais linda do mundo, o São João de Arcoverde, deve viver nesta terça-feira (16) uma de suas noites mais marcantes e com maior público da edição 2026.

O Pátio de Eventos da Estação se prepara para receber milhares de forrozeiros e turistas em uma programação que reúne três grandes atrações do cenário musical nordestino: Juciê, Zé Vaqueiro e Nattan.

A expectativa é de casa cheia desde as primeiras horas da noite. Com repertórios que misturam forró, vaquejada, piseiro e romantismo, Zé Vaqueiro e Nattan figuram entre os artistas mais populares do Brasil e devem transformar o principal palco da festa em um verdadeiro mar de gente.

A grandiosidade da programação reforça o sucesso do São João de Arcoverde, que já vem registrando grandes públicos desde a abertura oficial. Pelo palco principal da festa já passaram nomes consagrados como Alceu Valença, Flávio José, Mayana Neiva, PV Calado e Lipe Lucena, consolidando o município como um dos principais destinos juninos do país.

Mas o sucesso do evento vai além das atrações musicais. A Prefeitura de Arcoverde montou uma ampla estrutura para garantir conforto, segurança e acolhimento ao público. Mais de 300 profissionais atuam diariamente na operação da festa, envolvendo forças de segurança, equipes de trânsito, brigadistas, bombeiros civis, guardas municipais e profissionais de apoio.

Na área da saúde, postos de atendimento funcionam estrategicamente próximos aos polos de animação, com equipes médicas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ambulâncias preparadas para qualquer eventualidade. A estrutura tem garantido respostas rápidas e atendimento eficiente durante os primeiros dias do evento.

A Assistência Social também desempenha papel fundamental durante os festejos, promovendo ações de proteção à infância e adolescência, combate ao trabalho infantil, acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e campanhas educativas voltadas para a garantia de direitos.

Além do impacto cultural, o São João segue movimentando fortemente a economia local. Hotéis, pousadas, bares, restaurantes, ambulantes e comerciantes comemoram o aumento do fluxo de visitantes, impulsionando a geração de emprego e renda em diversos setores.

Com a combinação de grandes atrações, organização, segurança e valorização da cultura nordestina, Arcoverde reafirma seu protagonismo no calendário junino brasileiro e se prepara para mais uma noite histórica no Pátio da Estação.

Programação desta terça-feira (16)
Polo Multicultural – Pátio da Estação
 Juciê
 Zé Vaqueiro
 Nattan

A expectativa é de um dos maiores públicos de toda a edição 2026 do Melhor São João do Nordeste.

Em parceria com o Governo de Pernambuco, prefeito Israel Ferreira conquista veículo para Assistência Social de Vertentes
Publicado em 16/06/2026 às 09:36

As políticas ligadas à Assistência Social em Vertentes seguem sendo reestruturadas e ampliadas através da gestão do prefeito Israel Ferreira.

Fruto da articulação do gestor junto à governadora Raquel Lyra, o município recebeu um novo veículo zero quilômetro para utilização do CRAS e do CREAS no atendimento à população. A cerimônia de entrega aconteceu nesta segunda-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

O prefeito Israel Ferreira esteve no evento acompanhado da primeira-dama Gilvana Santana e da secretária de Governo e Ação Social, Rayanne Santana, pasta diretamente envolvida na promoção de ações e serviços públicos voltados à população em situação de maior vulnerabilidade na cidade.

O veículo recebido — um Fiat Mobi zero km — foi entregue pelo governo estadual através do Programa Move SUAS PE e vai representar a melhoria dos serviços de acolhimento institucional, permitindo que as políticas públicas cheguem mais longe. Por ter uma extensa zona rural, Vertentes celebra ainda mais essa conquista, pois ela garantirá a aproximação do poder público com os munícipes das áreas mais remotas.

Com mais essa aquisição para a frota municipal, o prefeito Israel Ferreira chega à marca de mais de 30 veículos novos — entre carros, caminhonetes, ônibus e motocicletas — entregues desde o início de sua gestão, há pouco mais de um ano e seis meses.

Ipespe: Raquel Lyra lidera numericamente, mas empata tecnicamente com João Campos
Publicado em 16/06/2026 às 09:29

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, aponta empate técnico na disputa pelo Governo de Pernambuco entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB).

No levantamento, Raquel aparece com 44% das intenções de voto, contra 42% de João, diferença dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais. Nos recortes regionais, Raquel lidera no interior do estado com 54% das intenções de voto, enquanto João registra 35%.

Na Região Metropolitana do Recife, o cenário se inverte, com o socialista alcançando 51% contra 31% da governadora. A pesquisa também mostra diferenças entre os perfis do eleitorado. Raquel tem vantagem entre os homens, jovens de 16 a 24 anos e eleitores de maior renda. João lidera entre as mulheres, pessoas com ensino fundamental e eleitores com renda de até dois salários mínimos.

Move SUAS: governadora Raquel Lyra entrega veículos para todos os municípios de Pernambuco e fortalece rede de assistência social com investimento superior a R$ 15 milhões
Publicado em 16/06/2026 às 08:24

Ação inédita garante mais mobilidade às equipes do SUAS e amplia a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Estado.

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira (15), 185 veículos destinados ao fortalecimento da rede de assistência social em Pernambuco. Por meio do programa Move SUAS PE, o Governo do Estado contemplou os 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, com investimento superior a R$ 15 milhões. A iniciativa reforça a estrutura dos serviços socioassistenciais e amplia a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do Estado.

"Nosso trabalho tem sido garantir o fortalecimento da assistência em Pernambuco. Quadruplicamos o valor de cofinanciamento, financiamos abrigos e, agora, entregamos um carro novo para que cada município pernambucano tenha direito garantido na área de Assistência Social. Temos trabalhado juntos, garantindo recursos e apoio parar poder chegar na vida de quem mais precisa, seja com os R$ 300 do Mães de Pernambuco, seja servindo a cada dia 65 mil pratos nas cozinhas comunitárias, seja com carro para que equipes possam visitar essas famílias e cuidar delas melhor", destacou Raquel Lyra.

A cerimônia foi realizada no Palácio do Campo das Princesas e reuniu prefeitos contemplados de todas as regiões do Estado, além profissionais da assistência social. Os veículos serão incorporados às estruturas municipais responsáveis pela execução das políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fortalecendo o trabalho desenvolvido por Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e unidades de acolhimento.

“Escrevemos um novo capítulo na história da assistência social em Pernambuco. Nosso propósito está nas pessoas que não foram vistas nem enxergadas ao longo da história, e que, agora, não são mais invisíveis. Estão sendo vistas, acolhidas e cuidadas. Não é só um carro, são políticas públicas chegando na vida das pessoas”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

O Move SUAS PE integra o conjunto de ações do Governo de Pernambuco voltadas ao fortalecimento da assistência social. Com a entrega dos automóveis, as equipes poderão ampliar visitas domiciliares, realizar busca ativa de famílias, transportar insumos e fortalecer o acompanhamento contínuo dos usuários da rede de proteção social. A medida beneficia diretamente públicos prioritários, como famílias inscritas no Cadastro Único, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos, pessoas com deficiência, crianças da primeira infância e população em situação de rua.

"Estes carros são exclusivos à assistência social para que estes municípios possam trabalhar na zona rural e também nas demandas da zona urbana. Para que as equipes municipais dos CRAS, CREAS, serviço de convivência, CadÚnico, para que consigam chegar aos cidadãos", explicou a secretária de Assistência Social e Combate à Fome e Política Sobre Drogas, Andreza Pacheco.

A ação responde a uma demanda histórica dos municípios, que enfrentam desafios relacionados à mobilidade das equipes técnicas e ao acesso a comunidades mais distantes. Além dos 184 veículos destinados aos municípios, o arquipélago de Fernando de Noronha recebeu um carro elétrico em dezembro, em conformidade com as diretrizes ambientais adotadas no arquipélago.

Representando os gestores municipais, o prefeito de Aliança e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Pedro Freitas, falou da importância do apoio. “Quem é de um município pequeno sabe das dificuldades que temos. Mas, graças à postura que o Governo do Estado tem tido de atenção e cuidado, essa chave virou”, disse.

Presente na cerimônia, o deputado federal Túlio Gadêlha elogiou as entregas da gestão. “Isso é sinal de que estamos caminhando no caminho certo. São essas políticas públicas que fazem com que o Estado cresça, que entregue na ponta o que as pessoas precisam”. Na mesma linha, o deputado estadual Joãozinho Tenório, destacou a descentralização das ações. “Eu não conheço um município pernambucano que não tenha recebido investimentos dessa gestão. A prioridade número um do Governo de Pernambuco é cuidar das pessoas”, acrescentou.

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também reconheceu as políticas do Governo de Pernambuco. “Entregando carros para todos os municípios, quem vai receber é o povo pernambucano. Em todas as regiões que passamos, o reconhecimento pelo trabalho do Governo do Estado é o mesmo”, declarou.

Estiveram presentes na entrega os secretários estaduais ⁠Nathali Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e o ⁠Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); os deputados federais ⁠France Hacker, Luciano Duque⁠, ⁠Antônio Moraes, ⁠Izaías Régis, ⁠João de Nadegi, ⁠Socorro Pimentel, ⁠Edson Vieira, ⁠Romero Sales Filho, ⁠Aglailson Victor e ⁠William Brígido.