Ciclista santa-cruzense é Campeão Pernambucano de Mountain Bike XCM
Publicado em 12/12/2024 às 13:12

No último final de semana, o ciclista santa-cruzense Gabriel Santos “Iguana” conquistou o título sub-30 do Campeonato Pernambucano de Mountain Bike XCM.

A última etapa da competição, que também vale pontos no ranking nacional, foi realizada em Jaboatão dos Guararapes e contou com mais de 200 ciclistas participantes.

Iguana competiu na categoria Elite, onde percorreu 56 quilômetros em estrada de terra, conquistando a primeira colocação. Ele conta com o patrocínio do Moda Center na disputa de competições.

“Estou muito feliz por fechar o calendário de provas oficiais com mais um excelente resultado. Quero aqui agradecer, em especial, ao Moda Center e a todos os meus patrocinadores, por acreditarem no esporte como exemplo de conquistas e repercussão para a nossa cidade e região”, pontuou.

Prefeitura de Jataúba adquiriu equipamentos de última geração para a sala vermelha do hospital municipal
Publicado em 12/12/2024 às 08:08

Reafirmando o compromisso com a prestação de serviços de alta qualidade, a gestão municipal de Jataúba realizou mais um grande investimento na saúde. O hospital Municipal Ana Argemira Correia é a principal unidade de saúde do município, e realiza diariamente atendimentos de média e alta complexidade, sendo referência no quesito qualidade de atendimento. 


Nos últimos quatro anos a unidade passou por intensas reformas e ampliações, tendo recebido inclusive uma moderna central de diagnóstico, com raio x digital, ultrassonografia e laboratório com equipamentos próprios de última geração. A sala vermelha é um importante espaço de atendimento emergencial para pacientes graves que precisam de cuidados intensivos e vigilância. O espaço é estruturado de forma semelhante a uma UTI, equipada com monitores cardíacos, disfibriladores, ventiladores mecânicos, bombas de infusão de medicamentos e outros equipamentos. 


A sala vermelha do hospital de Jataúba vem sendo ampliada e modernizada ao longo dos últimos quatro anos, e mais recentemente, a Prefeitura de Jataúba adquiriu 4 novas bombas de infusão, um cardioversor e disfibrilador, um monitor multiparâmetros e um leito elétrico, totalmente automatizado. O investimento vai melhorar ainda mais a qualidade do atendimento e a eficiência dos tratamentos intensivos

Governadora Raquel Lyra comemora crescimento histórico do PIB do Estado durante encontro com vereadores pernambucanos em Triunfo
Publicado em 12/12/2024 às 08:07

Crescimento no PIB ocorre devido ao comportamento das grandes atividades econômicas, com a liderança da Agropecuária com alta de 11,4%


O crescimento em 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco entre os meses de julho e setembro foi celebrado pela governadora Raquel Lyra, nesta quarta-feira (11), durante a realização do Congresso Estadual de Vereadores (as) e servidores (as) de Câmaras Municipais e Prefeituras de Pernambuco, ocorrido no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú. A estimativa, calculada pela Agência Condepe-Fidem, no terceiro trimestre de 2024, apresentou uma variação positiva real de 4,9% quando comparada com o mesmo trimestre de 2023. No que respeita às grandes atividades econômicas, estão em destaque a Agropecuária (11,4%), seguida da Indústria (5,3%) e dos Serviços (3,2%). Com este dado, Pernambuco tem a expectativa de alcançar, em 2024, o maior crescimento econômico dos últimos 15 anos.


No congresso, promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), a gestora apresentou dados importantes sobre seus dois primeiros anos de governo por meio da palestra com o tema “Avanços e Desafios no Desenvolvimento do Estado de Pernambuco”. “Nosso Estado estava estagnado e o desafio que tínhamos ao chegar ao governo foi retomar o crescimento, mas sem deixar ninguém para trás. Lançamos diversas iniciativas neste sentido, como o PE na Estrada, o Águas de Pernambuco, o Programa Juntos pela Educação, o Cuida PE e desenvolvemos um trabalho forte na assistência social. Tudo isso para fazer de Pernambuco um lugar melhor para se investir. Depois do terceiro mês consecutivo de grande geração de emprego, chegando ao primeiro lugar no Nordeste na geração de emprego de carteira assinada, a gente comemora o crescimento de 4,9% do PIB no último trimestre. Isso não é fruto do acaso, é fruto de muito trabalho, mas não do meu sozinha. Compartilho isso com quem faz a economia de Pernambuco girar e também com os municípios pernambucanos, que têm trabalhado de maneira incansável para dar condições para que novos negócios possam ser abertos, a gente tenha mais emprego correndo e a economia girando", celebrou a governadora Raquel Lyra.


O prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, ressaltou a importância da troca de experiências entre lideranças do Executivo e do Legislativo, possibilitada por eventos como o promovido pela UVP na cidade. “Esse Congresso é muito importante para a nossa cidade e para o estado de Pernambuco. Os poderes Executivo e Legislativo se unem para discutir temas importantes da municipalidade. Agradeço a escolha do nosso município para o encontro e agradeço também a presença da nossa governadora Raquel Lyra, que veio abrilhantar ainda mais o nosso evento”, destacou.


“Nós, que fazemos a União dos Vereadores do Estado de Pernambuco, ficamos muito contentes de ter na abertura do Congresso Estadual de Vereadores a presença da excelentíssima governadora Raquel Lyra, que está fazendo muito pelos pernambucanos e abraçou todos os vereadores e vereadoras de Pernambuco. A parceria do Governo do Estado, junto com o parlamento pernambucano e também com o Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), é importante para estreitar os laços, e quem ganha com isso é o nosso povo, a nossa gente”, ressaltou o presidente da UVP, vereador Léo do Ar, de Gravatá.


Também participaram do evento o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; a secretária de Cultura, Cacau de Paula; a secretária da Mulher, Juliana Gouveia; além do prefeito de João Alfredo, Zé Martins, e da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado.


FESTIVAL DE CINEMA - Até este sábado (14), o 15⁰ Festival de Cinema de Triunfo acontece no centenário Theatro Cinema Guarany, que abre suas portas para mostras de curtas e longas, além de atividades formativas, debates e uma série de outras ações que farão a cidade respirar cinema durante uma semana. O festival é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura Municipal de Triunfo, do Sesc e da Associação Comercial de Triunfo.


“Além do encontro da União de Vereadores de Pernambuco, estamos em Triunfo para o 15º Festival de Cinema da cidade. Hoje, Triunfo é a capital pernambucana do cinema. São 40 filmes que estão sendo exibidos no Theatro Cinema Guarany, que também conta com visita guiada e a participação das escolas públicas para a formação de plateia”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Prefeitura de Caruaru realiza seminário dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
Publicado em 12/12/2024 às 08:06

Encontro contou com presença de gestoras de diversas cidades de Pernambuco


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, promoveu um seminário em alusão aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, reunindo gestoras de políticas para mulheres de várias cidades do estado de Pernambuco. O evento reforçou o compromisso com o enfrentamento da violência doméstica e de gênero, além de promover a troca de experiências e a articulação de ações integradas para a defesa dos direitos das mulheres.


A programação contou com a Oficina "Maria da Penha Vai às Escolas", ministrada pela professora e advogada Elba Ravane, que destacou a importância da Lei Maria da Penha no combate à violência doméstica. Também foram realizadas visitas técnicas a equipamentos essenciais da Secretaria e de seus parceiros, como o Centro de Qualificação Profissional para a Mulher, o Centro de Referência da Mulher, o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Durante a visita à Casa da Mulher Artesã, no Alto do Moura, as gestoras também participaram de uma oficina de artesanato com barro.


Estiveram presentes representantes das cidades de Bezerros, Pesqueira, Riacho das Almas, Sanharó, São Caetano, São Bento do Una, Panelas, Cupira, Ibirajuba, Vitória de Santo Antão e Agrestina. A vice-prefeita eleita, Dayse Silva, a vereadora de Caruaru, Aline Nascimento, e a coordenadora regional da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Morgana de Barros, também participaram do seminário, destacando a importância da união entre os municípios no enfrentamento à violência contra as mulheres.


"Esse encontro foi uma oportunidade não só de reforçarmos o nosso compromisso com o enfrentamento à violência de gênero, mas também para fortalecer as políticas públicas voltadas para a proteção e o empoderamento das mulheres da região. A troca de experiências entre as gestoras de diferentes cidades de Pernambuco é fundamental para criarmos uma rede integrada de apoio, para que mulheres possam viver livres de violência e com plenos direitos garantidos", destaca Luana Marabuco, secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru. 


Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher são uma campanha global que visa sensibilizar a sociedade para os diversos tipos de violência enfrentados por mulheres e meninas em todo o mundo. Em Caruaru, foram realizadas diversas ações em alusão à campanha, como formações, oficinas e atividades educativas que promoveram a conscientização sobre os direitos das mulheres e o combate à violência, com foco na igualdade de gênero e no empoderamento feminino.

Pedro Campos e parlamentares do Gabinete Compartilhado apresentam pacote fiscal alternativo
Publicado em 12/12/2024 às 08:02

Grupo formado por um senador e cinco deputados defendem limitação de privilégios e proteção de direitos sociais


Os parlamentares do Gabinete Compartilhado apresentaram, nesta quarta-feira (11), um pacote de projetos que trata sobre o corte de gastos proposto pelo Governo Federal. O objetivo é intensificar o debate no Congresso Nacional para garantir direitos sociais, combater privilégios e supersalários, além de limitar os incentivos tributários.


"Se é preciso fazer um ajuste fiscal, que esse ajuste corte de quem tem e que possa garantir os direitos de quem precisa. Por isso, propomos ampliar os cortes nos privilégios dos oficiais das Forças Armadas e apresentamos uma proposta alternativa em relação ao BPC que apenas combate fraudes, sem retirar nenhum direito de quem precisa", afirmou Pedro Campos.


Ao todo, são quatro projetos de lei (PLs), um projeto de lei complementar (PLP) e dez emendas que tratam de temas como critérios mais rígidos na concessão de benefícios tributários, teto remuneratório, regras de aposentadoria e pensões de militares, isenção de imposto de renda, BPC e Fundeb, entre outros.


Supersalários – No que tange a discussão sobre os supersalários, foram apresentados dois projetos de Lei. O PL 4839/24 define que, nos casos de acumulação lícita de cargos públicos, a aferição do teto remuneratório constitucional deverá incidir na soma das remunerações e não em cada remuneração individualmente, como é entendido pelo Supremo Tribunal Federal.


Já o PL 4835/24 define a obrigatoriedade do compartilhamento de bases de dados, por parte da administração pública, na intenção de fiscalizar de acumulação ilegal de cargos e recebimento de verbas remuneratórias para além do teto constitucional.


Os parlamentares também pretendem apresentar uma emenda para acrescentar ao texto da PEC 45 que as verbas indenizatórias devem ser fixadas no limite de até 10% do teto.


Militares – Para as regras de pensão e proventos dos militares, a ideia é equiparar às regras do Regime Geral da Previdência. Desta forma, o PL PL 4841/24 determina o fim da integralidade e paridade de aposentadorias e pensões e regramento similar aos demais regimes em relação à duração das pensões, com pensão vitalícia para cônjuge ou companheiro apenas para aqueles com mais de 45 anos.


Além disso, a proposta determina que a majoração da contribuição padrão passe para 14%; que tenha diferenciação no tempo de contribuição de oficiais e praças; e que a idade mínima para entrada na reserva seja de 55 anos para oficiais e 53 anos para praça.


Imposto de Renda – O gabinete compartilhado propõe um projeto autônomo (PL 4840/24) para elevar para R$ 5 mil o limite de isenção do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física e, como contrapartida, instituir o modelo de tributação mínima da alta renda, com escalonamento (quem recebe acima de R$ 50.000,00), menos conservador do que o anunciado pelo Governo Federal.

Desta forma, a alíquota seria de 10% acima de R$ 600 mil, 16% acima de R$ 900 mil e 20% acima de R$ 1,2 milhão.


Incentivos tributários – Para os incentivos tributários, foi proposto o Projeto de Lei Complementar 227/24 com o intuito de estabelecer critérios mais rigorosos para a concessão de benefícios fiscais. Sendo assim, fica definido a necessidade de Lei Complementar específica para concessão do benefício, com prazo limite de 5 anos, e a obrigatoriedade de retorno social mensurável, bem como transparência quanto ao impacto orçamentário dos incentivos.

Os critérios estabelecidos pelo grupo também serão apresentados por meio de emenda ao texto enviado pelo governo federal.

MCTI e CNPq liberam R$ 300 milhões para centros avançados de desenvolvimento sustentável na Amazônia
Publicado em 11/12/2024 às 08:40

Com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a chamada pública Pró-Amazônia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, investirá R$ 300 milhões no estabelecimento de centros avançados em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. O resultado final foi divulgado nesta terça-feira (10) e todos os estados da região foram contemplados com ao menos uma proposta aprovada. 


A suplementação – parte de um investimento adicional de mais de R$ 2 bilhões definido pelo Conselho Diretor do FNDCT – permitiu ao CNPq, unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, selecionar 30 propostas a mais, saltando das 18 inicialmente previstas para um total de 48. O valor é o dobro do inicialmente previsto para a iniciativa. 


“Nós tivemos um grande número de submissões e com esse valor que o FNDCT aprovou, nós poderemos atender um número bem maior de projetos e poderemos também ter a cobertura dos estados da Amazônia Legal. Esta é mais uma ação do MCTI para que a gente consiga diminuir as assimetrias em ciência e tecnologia no país, dando uma atenção especial para a região amazônica”, enfatizou a subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do MCTI, Tanara Lauschner.


O Pró-Amazônia estabelece que a coordenação da rede deverá ser realizada por uma instituição que esteja sediada na Região da Amazônia Legal e que preferencialmente, pelo menos, mais três instituições da localidade colaborem em cada projeto. O projeto também espera fomentar a colaboração entre instituições e pesquisadores na Amazônia Legal em torno de um tema comum de pesquisa e potencializar o conhecimento existente e promover soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da região.


Os centros avançados em rede de colaboração deverão realizar pesquisas interdisciplinares, com estreita relação com programas de pós-graduação, empresas e a sociedade civil. As pesquisas resultantes devem se destacar não apenas pela sua excelência, mas também como estratégias de desenvolvimento e aplicação, em suas áreas de conhecimento, para preparar a Região da Amazônia Legal para demandas futuras.


A Amazônia Legal


Composta de uma área de 5.217.423 km², que corresponde a 61% do território brasileiro, a Amazônia Legal engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão. Apesar da grande extensão territorial, a região tem apenas 21.056.532 habitantes, ou seja, 12,4% da população nacional e a menor densidade demográfica do país (cerca de 4 habitantes por km²). Nos nove estados residem 55,9% da população indígena brasileira, cerca de 250 mil pessoas, segundo a Funasa. Além de abrigar todo o bioma Amazônico brasileiro, ainda contém 20% do Cerrado e parte do Pantanal Mato-Grossense.

Prefeitura de Caruaru promove Programa Crescer Aprendendo com foco em parentalidade positiva
Publicado em 11/12/2024 às 08:38

A Prefeitura de Caruaru, em parceria com a United Way Brasil (UWB), promoveu, nesta terça-feira (10), mais um encontro do Programa Crescer Aprendendo, no Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (CERPINC). A iniciativa, coordenada pela Secretaria Executiva da Primeira Infância, reuniu pais, mães, responsáveis e profissionais de quatro escolas e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede municipal que participaram dos encontros focados em práticas de parentalidade positiva.


O evento, que marcou o encerramento das atividades do programa neste ano, foi um espaço para que as famílias compartilhassem experiências e fortalecessem a rede de apoio, destacando a importância do bem-estar emocional, comportamental e psicológico das crianças. A programação incluiu uma apresentação musical, homenagens e a entrega de certificados aos participantes.


Durante os sete encontros do programa, as famílias receberam orientações sobre direitos infantis, segurança, saúde mental e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada é baseada em evidências científicas que demonstram que investir na primeira infância traz benefícios tanto para os indivíduos quanto para a sociedade, com impactos significativos no longo prazo.

Prefeitura de Caruaru divulga programação da VI Semana Viva Gonzaga
Publicado em 11/12/2024 às 08:37

Tradicional evento do calendário cultural será de 11 a 15 de dezembro

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, irá realizar, a partir da quarta-feira (11), a VI Semana Viva Gonzaga – 112 anos do Rei do Baião. Neste ano, o evento será realizado até o dia 15 de dezembro, com programação gratuita.

A Semana contará com exposição, exibição de produtos audiovisuais, entrega de premiação e o tradicional “Café com Gonzaga”, que irá acontecer no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, próximo à estátua do Rei do Baião. 


Confira abaixo todas as atividades que serão realizadas nesta edição do evento:


11 de dezembro

8h - Abertura da exposição do acervo pessoal do Rei do Baião, no hall da Fundação de Cultura, das 8h às 14h


12 de dezembro

20h - Exibição do filme “O São João de Azulão”, no anfiteatro do Monte Bom Jesus


13 de dezembro

7h30 - Café com Gonzaga, no Pátio de Eventos, em frente à estátua do Rei do Baião


12h - Entrega de premiação a 20 personalidades gonzagueanas, no hall da Fundação de Cultura, e lançamento do edital do São João 2025


15 de dezembro

17h - Exibição de curta-metragem sobre a gonzagueana Lúcia Lima, na Rua Visconde de Uruguai, número 34, Bairro Indianópolis

Governadora Raquel Lyra celebra pacote de editais da Petrobras para construção do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima
Publicado em 11/12/2024 às 08:36

Equipamento estratégico para o crescimento econômico de Pernambuco e do Brasil, a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) recebeu a aprovação de um grande pacote de editais para a construção do seu Trem 2 e o anúncio foi celebrado pela governadora Raquel Lyra. A Petrobras publicou um volume de sete editais para a implantação da refinaria, localizada em Ipojuca, no Grande Recife, em um projeto que soma mais de R$ 8,4 bilhões para as obras. Ao longo do ano, a gestora estadual dialogou com o presidente Lula e com integrantes do governo federal sobre a importância dos investimentos na Rnest.


“Pernambuco recebe uma excelente notícia de que foi lançado um pacote de editais para construção do Trem 2 da refinaria. Isso significa geração de emprego e renda para muitos pernambucanos e pernambucanas e mais desenvolvimento econômico para o nosso estado. Seguiremos firmes no trabalho, sempre em diálogo com o governo federal, com o presidente Lula, para os investimentos essenciais no nosso Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.


Do total de editais publicados, seis deles são direcionados à contratação de serviços de complementação de projeto executivo, construção, montagem, ajustes, reparos e desmontagens, adequações, fornecimento de bens para a construção civil e montagem de diversas unidades do Trem 2 da Rnest, além de outras ações relacionadas ao projeto. O outro edital é destinado à contratação de serviço de desmontagem e limpeza de canteiros e áreas na refinaria. 


Entre os sete editais, o maior deles, com orçamento referencial de R$ 2,9 bilhões, diz respeito à construção das unidades de coqueamento retardado, tratamento cáustico regenerativo, seção da unidade de tratamento com MDEA e subestação. O segundo maior edital tem orçamento referencial de R$ 1,6 bilhão e o terceiro o orçamento referencial é de R$ 1,2 milhão. Em seguida, vem o edital para a construção da unidade de destilação atmosférica e subestação, com orçamento referencial de pouco mais de R$ 1 bilhão. Há ainda editais com orçamento de R$ 925 milhões e cerca de R$ 700 milhões. Os detalhes de cada licitação podem ser conferidos no site da Petronect (https://www.petronect.com.br/irj/go/km/docs/pccshrcontent/Site%20Content%20(Legacy)/Portal2018/pt/index.html).


Em uma publicação em uma rede social, a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, falou sobre os editais lançados. “Serão sete pacotes, que incorporaram as lições aprendidas do último processo que não tivemos sucesso. Abrimos para mais famílias de fornecedores, visando aumentar a competitividade dos processos”, informou a executiva. Os editais foram publicados no Diário Oficial da União da última segunda-feira (9).


ARTICULAÇÃO - No início deste ano, a governadora esteve com o presidente Lula na Rnest, quando participaram da cerimônia de anúncio da retomada de investimentos para a refinaria. Na ocasião, foi divulgado que o projeto de ampliação contemplava a construção do Trem 2 do equipamento. Com a unidade pronta, a refinaria pernambucana terá capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. Em novembro deste ano, a governadora teve um encontro com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, no Rio de Janeiro, e tratou, entre outros temas, sobre investimentos na Rnest.

Em Brasília, governadora Raquel Lyra discute PEC da Segurança e garante novos recursos para saúde
Publicado em 11/12/2024 às 08:35

A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (10), em Brasília, da XVI Reunião do Fórum Nacional dos Governadores. Durante o encontro, que contou com a presença dos ministros Nísia Trindade (Saúde), Alexandre Padilha (chefe da Secretaria de Relações Institucionais) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), os governadores apresentaram uma proposta conjunta que estabelece, entre os principais pontos, constitucionalizar o Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária.


Ao final do encontro ficou definido que esse documento e também uma proposta do Estado de Goiás serão analisadas pelo Governo Federal. Na ocasião também foram assinados os Planos de Ação Regional (PARs), do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), propostos pelos estados e aprovado pelo Ministério da Saúde. 


"Discutimos o tema da segurança pública com a proposta da PEC, buscando integrar ainda mais os esforços dos estados e do governo federal no combate à violência. Além disso, a reunião com a ministra Nísia reforça o nosso compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Todos os estados do Brasil aderiram ao Plano de Ação Regional, e Pernambuco vai poder receber mais recursos para proporcionar um melhor atendimento à população, garantindo acesso a serviços de qualidade, com dignidade e eficiência”, destacou Raquel Lyra.


SAÚDE – Ainda no encontro, foram assinadas pela ministra Nísia as portarias dos Planos de Ação Regional (PARs), do PMAE. Pernambuco já aprovou os planos em todas as 12 regionais de saúde, em parceria com os municípios. A iniciativa garantirá ainda mais oferta e aplicação de recursos para um cuidado integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O programa proporcionará maior acesso a especialistas e promoverá um atendimento mais completo e eficiente para a população pernambucana.