Festival de Artes, Literatura e Atitude é promovido em Caruaru
Publicado em 27/11/2024 às 08:06

A programação será gratuita e contará com diversas linguagens artísticas

Caruaru sediará, nesta quarta-feira (27), uma nova edição do Festival de Artes, Literatura e Atitude (FALA). Promovido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o evento terá o tema ‘ECA: Direitos, Deveres e Desafios no Cotidiano’ e acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação, das 13h às 17h.


Ao longo da programação, serão realizadas apresentações de diversas linguagens artísticas, como música, circo, teatro de fantoches, dança, apresentação de coral, poesia e literatura de cordel. Todas as atividades serão voltadas para pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente, englobando os direitos previstos no documento, além do combate ao trabalho infantil e das políticas municipais para a infância.


“O FALA 2024 não é apenas um evento cultural, mas uma intervenção estratégica e educativa, que visa contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e consciente, onde os direitos das crianças e adolescentes são respeitados e promovidos em todas as esferas da vida cotidiana”, explicou o Coordenador Municipal do SCFV, Eduardo Santos.

Jovens cientistas participam de eventos do BRICS na Rússia
Publicado em 27/11/2024 às 08:05

Dois importantes eventos do calendário de cooperação em ciência, tecnologia e inovação do BRICS — a 9ª edição do Fórum de Jovens Cientistas e a 7ª edição do Prêmio Jovem Inovador — tiveram início nesta segunda-feira, 25 de novembro, e seguem até o dia 29, na cidade de Sochi, na Rússia. 


Coordenada pela Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ASSIN/MCTI), com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC), a delegação brasileira será composta por 19 representantes, dos quais 12 cientistas participam do Fórum, enquanto cinco jovens concorrem ao Prêmio Jovem Inovador.


 “O evento tem o propósito de conectar jovens cientistas dos países do BRICS em um esforço para buscar soluções para os desafios comuns presentes em países em desenvolvimento, e fomentar e encorajar a colaboração futura entre os cientistas do bloco e faz parte de uma estratégia de longo prazo para desenvolver um ambiente alternativo à cooperação científica internacional”, detalhou o assistente e Ciência e Tecnologia da ASSIM/MCTI e chefe da delegação brasileira, Marcus Moraes. A comitiva do Brasil ainda conta com um jurado independente.


Os eventos reúnem talentos emergentes dos cinco países do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com o objetivo de promover avanços científicos e soluções inovadoras para desafios globais. A participação brasileira em eventos como esses reforça o compromisso do país com a inovação e a colaboração internacional.


Destaque para a inovação brasileira

Os candidatos ao Prêmio Jovem Inovador apresentam projetos que demonstram o potencial do Brasil em áreas estratégicas como energia, mobilidade urbana, sustentabilidade e inteligência artificial. Confira os finalistas e seus projetos:


- Andrey S. Barbosa - Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN

Projeto: Oxidação eletroquímica direta de metano a metanol de baixo carbono em um reator de fluxo de membrana de troca aniônica tipo GDE;

- Guilherme Fidelis Peixer - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)

MagChill: Desenvolvimento de um Protótipo de sistema magnetocalórico;

- Isadora Ferrão - Universidade de São Paulo (USP)

Arquitetura de táxis aéreos resilientes para cidades inteligentes;

- Martina Lichtenfels - Ziel BioSciences

BIOverseAI;

- Thiago Edwiges - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Aproveitamento de resíduos da cadeia sucroalcooleira por meio de diversos métodos de tratamento biológico no contexto de uma economia circular.


Cooperação internacional

A participação brasileira em eventos como esses reforça o compromisso do país com a inovação e a colaboração internacional. "O MCTI trabalha para ampliar as fronteiras da ciência e proporcionar mais oportunidades para que o Brasil mostre a alta capacidade e qualidade de seus pesquisadores. No âmbito do BRICS, há muitos desafios típicos de países do Sul Global que podem ser estudados e superados com mais facilidade, se houver uma maior cooperação”, destacou Moraes.


O Fórum de Jovens Cientistas e o Prêmio Jovem Inovador refletem a capacidade do BRICS de unir esforços em busca de soluções para desafios comuns, promovendo a ciência como motor de desenvolvimento econômico e social.

Governadora Raquel Lyra entrega nova coberta do Santuário do Morro da Conceição
Publicado em 27/11/2024 às 08:03

Chefe do Executivo estadual acompanhou o ato que contou com bênção do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, a dois dias do início da Festa do Morro


A reconstrução do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, no Recife, foi entregue nesta terça-feira (26) pelo Governo de Pernambuco. A obra foi um compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra, que assinou termo de fomento destinando recursos na ordem de R$ 1,5 milhão à Arquidiocese de Olinda e Recife para viabilizar a reconstrução da estrutura. Nesta terça-feira, a chefe do Executivo estadual esteve presente no Santuário e enfatizou que, após a conclusão da 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro, que inicia as programações a partir do dia 28 de novembro, será assinado um novo Termo de Fomento para início das obras da segunda etapa.


“A segunda etapa não era necessária nesse momento para garantir a Festa do Morro. Após as festividades, vamos tratar de todo o desenho e preservação do que se tinha presente no Santuário e, assim, podemos ter um símbolo de Pernambuco e do Recife devolvido integralmente à população. A entrega da coberta ocorre após o trabalho intenso do nosso time, para garantirmos que as obras acontecessem em tempo hábil. As comemorações já começam agora, no dia 28 de novembro, e culminam no Dia de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro, em um momento de demonstração de fé, união e pedido de bênçãos para todo o nosso povo", destacou Raquel Lyra.


A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente no ato de entrega. “Recebemos o prédio no dia 26 de setembro e entregamos hoje, dia 26 de novembro, para que as festas se iniciem no dia 28. Esse santuário sempre será um espaço de congregação do povo recifense e do povo pernambucano”, ressaltou.


A cobertura metálica foi finalizada no último sábado (23), com toda a estrutura executada. A pintura e a tubulação pluvial já foram concluídas, e o quadro elétrico foi revisado e religado nessa segunda-feira (25).


“A preocupação do Governo, além de cuidar das vítimas, foi de restabelecer esse santuário, que é um patrimônio cultural, tem uma importância no calendário, inclusive econômico, dessa população. Entregamos a coberta definitiva, feita não só com reforço da estrutura, mas com revestimento térmico, proteção acústica, trazendo ainda mais conforto às pessoas que procuram o Santuário, para que esse seja um lugar de mais ações sociais e mais graças para a comunidade”, detalhou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.


Durante a entrega da coberta do Santuário, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, celebrou uma benção em agradecimento à parceria com o Governo do Estado. “É um momento de extrema alegria. Somos profundamente gratos ao Governo de Pernambuco, mas sobretudo aos devotos que sempre estiveram em oração, para que este santuário logo se restabelecesse. Faremos uma festa belíssima”, celebrou Dom Paulo, que esteve acompanhado do reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Emerson Borges.


Nesta terça-feira (26), terá início a montagem das estruturas provisórias de iluminação, sonorização e climatização, que darão suporte às festividades. A chegada das cadeiras está prevista para quarta-feira (27).


Após o encerramento das festividades, no dia 13 de dezembro, o governo iniciará a segunda etapa do projeto. Essa nova fase inclui a substituição de esquadrias de vidro, recuperação de acabamentos internos, instalação de um novo forro acústico em gesso, melhorias na iluminação e reorganização da área externa. 


O investimento total do Estado na reconstrução do templo somará cerca de R$ 3 milhões, considerando a assinatura do segundo termo de fomento que contemplará altar, piso e vidraças, num compromisso com a preservação do patrimônio cultural e o apoio à comunidade religiosa.


“Em dezembro teremos notícias boas”, diz presidente da Compesa, sobre prazo para inauguração da Adutora do Alto Capibaribe
Publicado em 26/11/2024 às 08:31

O presidente da Compesa, Alex Campos, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira, dia 25, ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier. Ele falou, dentre outros assuntos, dos últimos ajustes que estão sendo feitos na Adutora do Alto Capibaribe.


Segundo ele, através da Adutora água oriunda da transposição do Rio São Francisco já chega às torneiras de residências de Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe. “Em dezembro teremos notícias boas”, disse ele, revelando que a obra será entregue a população no próximo mês de dezembro, em evento que ainda não teve data definida.


O presidente da Compesa revelou que reparos estão sendo feitos na Estação de Tratamento de Água em Santa Cruz do Capibaribe, para depois disso, os serviços serem 100% concluídos. Alex Campos garantiu ainda que a capacidade de tratamento de água aumentará consideravelmente após a conclusão dos serviços, garantindo assim, a maior eficiência no fornecimento de água. 


Para finalizar, ele fez elogios a forma como a governadora Raquel Lyra tem lidado com a questão hídrica no estado. “A entrega dessa adutora, assim como, a conclusão das adutoras, do Agreste e Serro Azul, são resultado do esforço enorme de uma governadora que entende que o grande legado que ela pretende deixar para Pernambuco é a questão da água, a solução para um drama que Pernambuco vive há décadas”, falou.

CNPq prorroga prazo para submissões de projetos à Chamada Universal 2024
Publicado em 26/11/2024 às 08:10

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prorrogou, até o dia 30 de janeiro de 2025, o prazo para a submissão de projetos à Chamada Universal 2024. Serão selecionadas propostas de todas as áreas do conhecimento com potencial de contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país.


“Esta é uma das mais tradicionais chamadas do CNPq, que investirá cerca de R$ 450 milhões em projetos voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação no Brasil. Este total de recursos é aproximadamente 50% superior à chamada anterior”, destacou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.


O CNPq destinará R$ 320 milhões em recursos próprios (R$ 20 milhões a mais que na chamada publicada em 2023), e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) aportará R$ 130 milhões.


Faixas de Financiamento


As propostas deverão ser enquadradas em uma das duas faixas de financiamento do edital:


Faixa A: Destinada a grupos emergentes, que devem contar com, no mínimo, três doutores, sendo um deles o coordenador do projeto — que não pode ser beneficiário de bolsas de Produtividade em Pesquisa ou Desenvolvimento Tecnológico do CNPq. O valor máximo de financiamento nesta faixa é de R$ 200 mil por projeto (um aumento de cerca de 20% em relação ao ano anterior), com um total de R$ 120 milhões destinados.


Faixa B: Voltada a grupos consolidados, formados por pelo menos cinco doutores de, no mínimo, duas instituições nacionais diferentes. O valor por projeto pode chegar a R$ 300 mil (um aumento de 9% em relação à chamada anterior), com um total de R$ 180 milhões destinados.

Além disso, 30% dos recursos serão reservados para projetos de instituições localizadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Caso não haja um número suficiente de propostas qualificadas dessas regiões, o CNPq poderá redirecionar os recursos para projetos aprovados de outras regiões.


Bolsas e Histórico da Chamada Universal


A Chamada Universal oferece bolsas nas modalidades de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica Industrial (ITI) e Apoio Técnico (AT), com valores e duração máxima limitada ao período de execução do projeto, que pode ser de até 36 meses.


Lançada pela primeira vez em 2001, a Chamada Universal aprovou, naquele ano, 1.200 projetos. Vinte e dois anos depois, na chamada de 2023, mais de 3 mil projetos foram aprovados com financiamento de R$ 300 milhões, o maior aporte de recursos próprios do CNPq até então — superado agora pelo investimento de R$ 320 milhões nesta edição de 2024.


O anúncio da Chamada Universal foi realizado em outubro, em que foi lançado um pacote de investimentos de mais de R$ 3 bilhões para reduzir as desigualdades regionais.

Garanhuns vacina mais de 7 mil animais contra a raiva no Dia D
Publicado em 26/11/2024 às 08:09

Ação foi realizada no último sábado (23) na zona urbana do município


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, realizou a vacinação de 7.811 animais no último sábado (23), durante o Dia D de Vacinação Antirrábica. A ação contou com 17 pontos distribuídos pelos bairros da cidade.


Em todo o período da campanha, que foi iniciada no dia 9 de novembro e segue até 9 de dezembro, mais de 9 mil cães e gatos foram vacinados. O número deve aumentar nos próximos dias, com a divulgação de novas datas e locais na cidade e na zona rural.


Tutores que não conseguiram vacinar seus pets também podem, durante todo o ano, se dirigir ao Centro de Controle Ambiental para administrar o imunizante. O CCA está localizado na Rua Maria Bernadete Penante, s/n, no bairro Manoel Camelo, funcionando das 8h às 17h.


Para tutores com 5 ou mais pets, é possível agendar a vacinação pelo whatsapp do Centro de Controle Ambiental: (87) 98121-4753. O CCA ressalta que, para receber a vacinação a domicílio, todos os animais devem residir no mesmo endereço.

Prefeitura de Caruaru contabiliza mais de 22 mil animais imunizados na campanha de Vacinação Antirrábica 2024
Publicado em 26/11/2024 às 08:08

No segundo dia de campanha, no sábado (23), foram mais de 11 mil animais vacinados.


Foi realizado, no último sábado (23), em Caruaru, o segundo dia da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Neste dia, a ação foi realizada em 14 bairros, com 22 pontos de vacinação disponíveis, totalizando 11.944 animais vacinados. A campanha promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde (SMS), foi dividida em dois sábados, contemplando, no total, 37 bairros e 50 pontos de vacinação, com um saldo de 22.294 animais imunizados. 


“Obtivemos um saldo positivo durante a campanha, com mais 22 mil doses aplicadas em apenas dois dias de mobilização. A vacinação continua acontecendo nos postos fixos e nos atendimentos das solicitações feitas pelos tutores nos postos de vacinação, para aumentarmos ainda mais o número de animais protegidos no município”, destacou a gerente-geral da Vigilância em Saúde de Caruaru, Letícia Galvão.


Quem deixou de vacinar seu pet durante a campanha, pode levar cães e gatos para vacinar na Secretaria de Saúde de Caruaru, que fica na Avenida Vera Cruz, nº 654 (acesso pela rua lateral), bairro São Francisco, de segunda a sexta, das 08h às 16h, ou no AME Animal, que fica Avenida Rádio Cultura, nº 1000, Indianópolis, de segunda à sexta, das 08h às 15h.


No caso de quem tem a partir de cinco animais em casa, pode solicitar a vacinação em domicílio, através de marcação por telefone 3101-0201. Ao ligar, é só pedir a transferência da ligação para o setor da Vigilância Ambiental. O serviço funciona de segunda a sexta, das 08h às 13h.


A campanha de vacinação antirrábica foi realizada com o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo também a raiva humana, que é uma doença viral e infecciosa, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, se caracterizando como uma encefalite progressiva aguda e letal, que pode ser evitada com a vacina.

Prefeitura do Recife requalifica Escola Profissionalizante Vila dos Milagres
Publicado em 26/11/2024 às 08:06

Bairro do Ibura recebe espaço renovado para oferecer formação de qualidade a mais de 250 alunos


A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta segunda-feira (25), a revitalização da Escola Profissionalizante Vila dos Milagres, localizada no Ibura. A unidade, que faz parte da Rede de Qualificação Profissional do Recife, foi totalmente reformada para proporcionar conforto e dignidade tanto para os alunos quanto para os funcionários. A unidade funciona nos três turnos e recebe mais de 250 alunos de várias idades, a partir dos 14 anos. Atualmente, são 15 cursos de qualificação profissional ofertados, totalmente gratuitos.  


“Vendo as imagens de antes e depois, percebe-se como era uma estrutura simples, que agora está muito melhor preparada para receber a população”, disse o prefeito João Campos durante a inauguração do espaço. “A gente atende aqui mais de 250 alunos. A escola faz parte de uma rede de 17 unidades, onde oito já foram requalificadas pela nossa gestão. Vamos seguir fazendo melhorias para formar as pessoas do Recife e dar oportunidades”, garantiu o gestor.


A reforma resultou na substituição das instalações elétrica e hidráulica, novas salas de aula, sala de multiuso, novo salão de beleza, sala de corte e costura, cozinha totalmente reformada para as aulas de gastronomia, novo refeitório, sala administrativa e banheiros, além de aplicação de revestimento cerâmico, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores e reforma da fachada e dos corredores. A revitalização recebeu investimentos de R$ 186.247,92.


“Além da expansão da escola, nós mudamos tudo: os telhados, as divisórias, construímos, de fato, todas as salas”, disse a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves. Para a secretária, a decisão da gestão João Campos em investir na melhoria das escolas profissionalizantes revela o compromisso político com as melhores condições para o ensino e a aprendizagem, em ambientes propícios para o desenvolvimento integral dos alunos.


Instrutor de cabeleireiro da Rede de Qualificação, Ivison José Gomes, 36 anos, contou emocionado que, após a revitalização, a escola, para os instrutores e seus alunos, é como um castelo. “Quando disseram que a escola estava pronta, eu cheguei aqui já chorando. Até hoje, falar da Escola Vila dos Milagres me dá essa emoção, porque não só foi uma estrutura que mudou, mas também a qualidade de vida dos alunos. A transformação da escola não só transformou a escola, mas também a estrutura da comunidade, que está mais presente nas nossas vidas”, falou.


A Escola Profissionalizante Vila dos Milagres oferece cursos de Confeitaria Básica e Avançada, Corte, Costura e Modelagem, Energia Fotovoltaica, Escovista e Corte Modernizado, Terapia Capilar, Auxiliar Administrativo, Artesanato, Decoração, Marketing Digital, entre outros.  


Qualifica Recife - Além de formar mais de 28 mil pessoas em cursos profissionalizantes nos últimos quatro anos, a Prefeitura do Recife está cuidando da estrutura física das escolas profissionais, proporcionando novos cursos em áreas com demanda de mercado, além de ampliar a capacidade de vagas na rede.


Das 17 Escolas Profissionalizantes distribuídas nas seis RPAs da cidade, oito foram requalificadas. Essas escolas ganharam novas salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, cozinhas adaptadas para as aulas de gastronomia, salão de beleza e estética, além de troca de teto, novos banheiros e refeitórios, reforma da fachada, substituição das redes elétrica e hidráulica e novos mobiliários e equipamentos.


Além da unidade da Vila dos Milagres, as escolas que passaram por requalificação foram: Bongi, nos Torrões; São José, em Santo Amaro; Areias, em Areias; Bezerra Baltar, no Engenho do Meio; Virgem Poderosa, no Parnamirim; Moacir de Melo Rego, no Vasco da Gama; e Dom Bosco, em Casa Amarela.

Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco inicia formação de novos policiais militares
Publicado em 25/11/2024 às 13:55

Esta é a primeira turma dos 450 concursados aprovados no certame deste ano para o cargo de 2° tenente


Seguindo o compromisso de recompor as forças de segurança pública do Estado, a governadora Raquel Lyra acompanhou, na manhã desta segunda-feira (25), a abertura da aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO) dos 157 aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Esta é a primeira turma dos 450 concursados aprovados no certame para o cargo de 2° tenente. A solenidade, realizada no auditório da Justiça Federal de Pernambuco, no Recife, também contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause. 


“Fizemos um concurso público para mais de 7 mil novos profissionais de segurança pública na área das polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, para que a gente possa garantir que Pernambuco seja um estado muito mais seguro. Através do Juntos pela Segurança, temos realizado investimentos significativos para comprar equipamentos como viaturas, coletes à prova de bala, armamentos, reforma dos equipamentos públicos e equipamentos de inteligência para sermos mais efetivos e eficientes no uso das nossas forças operacionais de polícia. Tudo isso para que se tenha um Estado muito mais seguro, onde a gente possa criar nossos filhos”, destacou a governadora Raquel Lyra.


No certame realizado pelo Governo do Estado neste ano de 2024, foram selecionados 4,8 mil concursados para o cargo de soldado. A previsão é que, até 2026, mais de sete mil policiais sejam incorporados na Defesa Social.


“Uma das primeiras ações da governadora Raquel Lyra foi entender que o efetivo das polícias e dos bombeiros estavam muito defasados e logo no início de seu mandato autorizou a realização dos concursos. Semana passada, fizemos a aula inaugural do curso de formação de praças e de oficiais do Corpo de Bombeiros e estamos nos preparativos finais para o mês que vem iniciarmos o curso de formação de 2.400 novos soldados da Polícia Militar”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.


O comandante geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, explicou como se dará o curso de formação. “Os alunos aprendem praticamente tudo que é necessário para ser um líder. O aprendizado vai desde matérias tipicamente militares, passando por matérias policiais e também disciplinas de direitos humanos. O currículo é bastante vasto, durante um ano de curso, de segunda a sexta, podendo chegar aos finais de semana quando for preciso”, relatou o comandante, enfatizando que o curso tem duração aproximada de 12 meses.


O curso, última etapa antes do ingresso na corporação, é supervisionado pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides) e coordenado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE. A primeira turma, das três previstas, contará com 157 cadetes, sendo 33 do sexo feminino.


Natural de Caruaru, no Agreste, Samuel Marinho, de 26 anos, externou a emoção de iniciar o Curso de Formação. “Esta aprovação é a realização de um sonho, resultado de anos de muita dedicação. Estou muito feliz e disposto a fazer de tudo para finalizar este curso de formação e me tornar, finalmente, um oficial da Polícia Militar de Pernambuco. A população pode esperar de mim dedicação ao máximo, exercendo minha função”, celebrou.


Também participaram do evento o secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; e os executivos Clóvis Ramalho (Proteção e Defesa Civil) e Enéias Ferreira (Gestão Integrada de Defesa Social).

Fred Ferreira crava apoio a reeleição de Romerinho Jatobá e diz acreditar em espaço para o PL em Mesa Diretora da Câmara
Publicado em 25/11/2024 às 13:23

Vereador reeleito no Recife, Fred Ferreira já mira a participação do seu partido, o PL, na Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, que deverá seguir sob o comando do socialista Romerinho Jatobá. Fred é cunhado dos irmãos Anderson e André Ferreira e obteve 11.804 votos na eleição do último dia 06 de outubro.


Para Fred, a recondução de Romerinho ao posto de presidente do Legislativo deverá ocorrer de forma ‘natural’. “Ele tem feito um bom trabalho, com uma boa interlocução com a Prefeitura e outros órgãos, elevando, assim, o nível da Câmara do Recife”, disse ele ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios.


O vereador afirmou ainda acreditar na formação de uma Mesa composta por várias representações partidárias, com a inclusão, por consequência do PL. “Creio sim, que o partido (PL) terá uma vaga na Mesa”, cravou.