Programa Areninhas de PE: representantes da gestão municipal participam do lançamento do programa
Publicado em 10/06/2026 às 18:14

Foi lançando neste quarta (10) na capital pernambucana, o programa "Areninhas de Pernambuco". A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social, ampliar as oportunidades de lazer e fortalecer o desenvolvimento esportivo nos municípios pernambucanos, por meio da implantação e qualificação de espaços esportivos acessíveis à população.

Ao lado de parte de sua equipe, a secretária de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, Edjaci Araújo e o secretário de Governo, Furibinha, representaram a Prefeitura de Jataúba na solenidade de lançamento que aconteceu no palácio do governo do estado, com a presença da governadora, secretários de estado e outras autoridades.

Desde já, Jataúba pleiteia adesão ao projeto, reforçando seu compromisso com o incentivo ao esporte, à cidadania e à melhoria da qualidade de vida da população jataubense.

NOTA TÉCNICA À IMPRENSA E AOS SEGURADOS DO PREVIPAULISTA
Publicado em 10/06/2026 às 18:13

O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DO PAULISTA – PREVIPAULISTA, autarquia responsável pela gestão previdenciária dos servidores públicos municipais, vem a público prestar informações sobre a operação da Polícia Federal deflagrada na data de hoje, que tem por objeto a aplicação realizada em Letras Financeiras do Banco Master S.A. no ano de 2024.

Desde o início da diligência, o PREVIPAULISTA disponibilizou integralmente todos os documentos e informações solicitados pelos agentes federais, em total colaboração com o trabalho investigativo. O Instituto registra que os fatos objeto da apuração referem-se a ato praticado em fevereiro de 2024, no curso da gestão anterior do Instituto, e reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos.

É fundamental esclarecer que, muito antes da deflagração da operação policial, o próprio PREVIPAULISTA já havia identificado, apurado e encaminhado aos órgãos de controle as irregularidades relacionadas ao investimento. As providências adotadas, em ordem cronológica, demonstram a diligência do Instituto:

a) Em julho de 2025, foi realizado um diagnóstico imediato da carteira de investimentos e atenção específica às Letras Financeiras do Banco Master;

b) a partir disso, ainda em 2025, o Instituto passou a monitorar, em regime intensivo, os sucessivos rebaixamentos da classificação de risco do Banco Master pela agência Fitch Ratings;

c) em 21 de novembro de 2025, apenas três dias após a decretação da liquidação extrajudicial pelo Banco Central do Brasil, foi iniciado o processo de contingenciamento debatido pelo atual Comitê de Investimentos, que não aprovou o investimento no Master em 2024;

d) em 08 de janeiro de 2026, foi instaurada, por meio da Portaria nº 02/2026, Sindicância Administrativa Investigativa, conduzida por comissão composta exclusivamente por servidores do quadro efetivo, com colheita de depoimentos de todos os envolvidos no processo decisório;

e) em março de 2026, foi concluído o Relatório Final da Sindicância, que apurou que a decisão de aplicar nas Letras Financeiras do Banco Master partiu de iniciativa unilateral do então Diretor-Presidente do Instituto, integrante da gestão anterior, sem deliberação colegiada prévia do Comitê de Investimentos, sem consulta à consultoria de investimentos e sem a elaboração do Atestado de Compatibilidade exigido pelas normas aplicáveis — conclusão que converge com a linha de apuração ora noticiada;
f) em 06 de maio de 2026, os Conselhos Deliberativo e Fiscal do PREVIPAULISTA, reunidos em sessão extraordinária conjunta, aprovaram por unanimidade o envio das conclusões da Sindicância ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), bem como o ajuizamento das medidas judiciais de responsabilização adiante descritas.

Vale dizer que as conclusões a que a investigação ora deflagrada se propõe a chegar já haviam sido, em grande medida, alcançadas e formalizadas pelo próprio Instituto, por iniciativa própria, com encaminhamento espontâneo aos órgãos de controle competentes.

Além disso, conforme dados oficiais do Ministério da Previdência Social (Ofício SEI nº 4334/2025/MPS), dezenas de entes públicos de todo o país — incluindo Estados e Municípios de grande porte — aplicaram, entre 2023 e 2024, valores que somam aproximadamente R$ 1,86 bilhão em Letras Financeiras emitidas pelo Banco Master. 

Sendo assim, o aporte realizado pelo PREVIPAULISTA, no valor de R$ 3 milhões, figura entre os menores valores de toda a relação nacional

Reiteramos que a exposição do PREVIPAULISTA ao Banco Master S.A. representa parcela ínfima da carteira total de investimentos do Instituto, que administra patrimônio superior a R$ 140 milhões. 

A solvência do PREVIPAULISTA permanece plenamente assegurada, e o pagamento dos benefícios previdenciários aos servidores não foi e não será afetado por este evento.

 O Instituto segue cumprindo e superando sua Meta Atuarial, mantendo-se entre os melhores Regimes Próprios de Previdência Social do Estado de Pernambuco em termos de rentabilidade e governança.

O PREVIPAULISTA reafirma seu compromisso inegociável com a proteção do futuro dos servidores públicos de Paulista e manterá a sociedade informada sobre o andamento das medidas adotadas.


Atenciosamente,

GIOVANNA MARIA OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO CORDEIRO 
Diretora-Presidente PREVIPAULISTA

Governo manterá urgência de projeto sobre o fim da escala 6×1
Publicado em 10/06/2026 às 18:10

O governo Lula não deve retirar o pedido de urgência do projeto que acaba com a escala 6×1. A estratégia busca manter pressão sobre o Senado para acelerar a análise da proposta.

O projeto trava a pauta da Câmara, impedindo a votação de outras matérias até sua deliberação. Lula considera a mudança na jornada de trabalho uma prioridade para sua campanha de reeleição.

A PEC aprovada pela Câmara reduz a jornada semanal de 44 para 40 horas de forma gradual. Segundo Hugo Motta, o governo ainda não confirmou oficialmente se retirará a urgência.

Thamires Otilia assume posto de Diretora-Presidente da Empresa Pernambucana de Comunicação, a EPC
Publicado em 10/06/2026 às 18:05

A governadora Raquel Lyra, do PSD, oficializou nesta terça-feira, dia 9, a nomeação da advogada, professora e consultora jurídica Thamires Otilia como Diretora-Presidente da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC). Thamires é a primeira mulher a dirigir a EPC e assume a nova missão com o ‘desafio’ de qualificar, modernizar e levar os conteúdos produzidos pela estatal para todos os pernambucanos.

A EPC é responsável pela coordenação geral da TV Pernambuco, Rádio Nacional Pernambuco e TV Golfinho e Rádio FM Noronha, essas últimas localizadas no arquipélago de Fernando de Noronha.

A chegada de Thamires Otilia a presidência da EPC é vista como um marco na luta pela ampliação dos espaços destinados a mulher na máquina pública estadual. Neste caso a sua nomeação tem uma importância extra, pois a vice-presidência do órgão também é ocupada por uma mulher, a jornalista Thais Toledo.

Erivaldo Chagas inaugura a farmácia verde em Lajedo
Publicado em 10/06/2026 às 17:42

Hoje foi um marco para a saúde do município de Lajedo com a entrega da Farmácia Viva Antônio Ferreira de Lima, um importante equipamento que fortalece a assistência farmacêutica e amplia o acesso da população a tratamentos à base de plantas medicinais e fitoterápicos.

A Farmácia Viva realiza todas as etapas necessárias para a produção dos medicamentos, desde o cultivo, a colheita, o processamento, a preparação e a dispensação, garantindo qualidade e segurança em todo o processo. Além disso, o espaço possibilitará a produção de fitoterápicos, xaropes, sabonetes e outros produtos naturais, que serão disponibilizados gratuitamente por meio da rede municipal de saude.
A iniciativa valoriza os saberes populares, incentiva o uso racional das plantas medicinais e amplia as opções de cuidado oferecidas à população, promovendo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para os lajedenses.

Mais um avanço que demonstra o compromisso da gestão municipal com uma saúde cada vez mais acessível, humanizada e eficiente.

Capital da Moda explode em crédito e consolida o Agreste como potência econômica de Pernambuco
Publicado em 10/06/2026 às 17:26

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – O Agreste pernambucano está redesenhando o mapa econômico do Nordeste. Em um movimento sem precedentes, o município de Santa Cruz do Capibaribe, a 185 km do Recife, tornou-se o epicentro de uma revolução financeira e produtiva em 2025. Dados recentes revelam que a cidade concentrou R$ 470 milhões em financiamentos do Banco do Nordeste (BNB) no último ano — um salto astronômico de 2.700% em relação aos R$ 16,8 milhões contratados em 2024.

Para se ter uma ideia da magnitude, esse montante representa mais da metade de todo o crédito captado pelo setor têxtil em Pernambuco (R$ 831 milhões). "Essa dinâmica se desdobra em novos investimentos e geração de emprego em toda a cadeia", destaca Hugo Luiz de Queiroz, superintendente do BNB no estado.

O Gigante Moda Center e a força do Polo


No coração dessa engrenagem está Santa Cruz do Capibaribe e o Moda Center, o maior centro atacadista de confecções do Brasil. Onde 41% da população respira moda, a estrutura robusta de comercialização permitiu que o município atingisse, em 2025, um faturamento de aproximadamente R$ 7 bilhões — equiparando-se ao gigante tecnológico Porto Digital, no Recife.

Somado o setor têxtil de Pernambuco, onde está inserido o Polo de Confecções do Agreste que faturou mais de R$ 18 bilhões em 2024, o que representa mais que o dobro do faturamento do setor de tecnologia da capital no mesmo período.

Radiografia do Setor (dados 2024/2025)


Pequenos negócios, grandes números

Embora os valores sejam bilionários, a força do Polo reside na capilaridade. A economia é movida por milhares de pequenos empreendedores que atuam em toda a cadeia: desde o tingimento e estamparia até a vitrine final. Em janeiro de 2025, o setor têxtil registrou a maior arrecadação de ICMS da história de Pernambuco, consolidando-se como o principal motor arrecadador do estado, à frente de setores tradicionais como o de medicamentos e o de alimentos.

Nota de destaque: O sucesso de Santa Cruz do Capibaribe e do Moda Center em 2025 prova que a combinação de crédito direcionado (via FNE) e uma base produtiva resiliente é capaz de gerar crescimentos de três dígitos, transformando o Agreste na "locomotiva" econômica do interior nordestino.

Por Jandson Araújo - Analista de B.I do Moda Center

Informações: Blog do Moda Center. 

Recife avança com construção de reservatórios para reduzir alagamentos na região da Abdias e BR-232
Publicado em 10/06/2026 às 16:40

Intervenção integra pacote de obras de macrodrenagem que inclui a requalificação dos canais da Chesf e do Vietnã e melhorias na microdrenagem da avenida

A Prefeitura do Recife avança com a execução de um amplo conjunto de obras de macrodrenagem na Zona Oeste. As ações, que integram o programa ProMorar e contam com um aporte de quase R$ 60 milhões, incluem a implantação de quatro reservatórios de água nas alças da BR-232, a requalificação dos canais da Chesf e do Vietnã e a modernização da microdrenagem da Avenida Abdias de Carvalho. O prefeito Victor Marques realizou, nesta quarta-feira (10), uma vistoria nos serviços.

Durante a visita, o prefeito destacou que as intervenções fazem parte de uma estratégia integrada para enfrentar um problema histórico de alagamentos na região. “Essa é uma obra fundamental dentro de um conjunto de ações necessárias para reduzir os alagamentos na Avenida Abdias de Carvalho e em áreas vizinhas. Estamos executando soluções estruturadoras, baseadas em critérios técnicos e de engenharia, para enfrentar um problema que afeta a população há décadas. Um problema histórico de mais de 50 anos está com a solução endereçada. Vamos executar essas obras ao longo deste ano e dos seguintes”, afirmou.

O objetivo é mitigar os alagamentos recorrentes na região da Praça da Chesf, Comunidade do Vietnã, Torrões e áreas adjacentes. Com conclusão prevista para 2027, as ações devem beneficiar mais de 100 mil pessoas.

Um dos quatro reservatórios já está visível e, neste momento, as equipes trabalham nos serviços de escavação, erradicação e abertura dos caminhos de serviço. A área ganhará também tratamento paisagístico e uma horta comunitária, promovendo a valorização ambiental e renovando a entrada da cidade. O paisagismo contará com espécies como ipês, oitis, quaresmeiras e jerivás, entre outras.

A secretária de Projetos Especiais do Recife, Marília Dantas, explica o papel fundamental das estruturas no controle das cheias. “Eles atuarão na contenção e no controle das águas pluviais, reduzindo em até 30% o pico das cheias extremas. Durante as precipitações mais severas, os reservatórios retêm parte significativa da água e realizam sua liberação de forma controlada por meio de um vertedor”, explicou.

A implantação do sistema de reservatórios de detenção de cheias nas alças da BR-232, entre os bairros do Curado e Torrões, tem investimento estimado em R$ 35,7 milhões. As quatro estruturas terão capacidade conjunta para armazenar cerca de 130 mil metros cúbicos de água, volume equivalente a aproximadamente 45 piscinas olímpicas.

CANAIS DA CHESF E VIETNÃ – Outra grande obra estruturadora de macrodrenagem é a requalificação dos canais da Chesf e do Vietnã, que atualmente não proporcionam o escoamento adequado das águas pluviais. O investimento, da ordem de R$ 21,5 milhões, vai reduzir o acúmulo de água na Avenida Abdias de Carvalho, na altura da Chesf, beneficiando também os moradores das comunidades próximas, como Miguel Arraes e Vietnã.

A obra vai melhorar as condições de escoamento das calhas por meio da remoção de resíduos sólidos e sedimentos, além da requalificação das seções dos canais, promovendo sua desobstrução e reduzindo os riscos de transbordamento.

Também para facilitar o escoamento das águas, o traçado do Canal da Chesf será alterado por meio de bueiros que serão instalados nas ruas Doutor Antônio Correia de Oliveira e Doutor Flávio Maroja. O curso d’água ganhará uma ecobarreira para facilitar a limpeza e cinco vias de acesso laterais, com calçadas em piso intertravado e largura variando entre 3 e 4 metros.

Os dois canais serão estabilizados com obras de contenção, retaludamento e revestimento. Também foram projetados diques compostos por pedra rachão e aterro compactado.

As intervenções já começaram, com a limpeza da entrada do canal e as demolições necessárias. As famílias que precisarem ser relocadas em função das obras serão reassentadas em um habitacional localizado no bairro do Jiquiá.

O projeto foi desenvolvido a partir de um amplo diagnóstico da região, levando em consideração aspectos ambientais, populacionais e de infraestrutura. O conjunto de medidas vai melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população, com redução significativa dos alagamentos, aumento da capacidade de escoamento das águas pluviais, estabilização dos taludes dos canais e prevenção de deslizamentos nas margens.

MICRODRENAGEM – A intervenção nos canais será complementada e reforçada pela requalificação da microdrenagem existente na Avenida Abdias de Carvalho e pela conexão do sistema com a área de montante do Canal da Chesf.

O objetivo é substituir as atuais tubulações por um sistema projetado para suportar eventos extremos associados às mudanças climáticas, beneficiando o trecho da avenida localizado na altura da Praça da Chesf, no bairro dos Torrões. O investimento previsto é de R$ 3,4 milhões e a obra já está em fase de licitação.

Após a implantação conjunta das três obras, o comportamento hidráulico da bacia passará a ocorrer de forma hierarquizada e controlada. Inicialmente, a microdrenagem capta e transporta os escoamentos superficiais urbanos; em seguida, parte das vazões é amortecida pelos reservatórios de detenção, reduzindo os picos de cheia; por fim, os canais revitalizados recebem e conduzem as águas remanescentes com maior capacidade hidráulica e menor risco extravasamento. 

Abraçado pelo povo, Lúcio Silva celebra sucesso do maior fim de semana do São João de Casinhas
Publicado em 10/06/2026 às 16:32

O prefeito de Casinhas, Lúcio Silva (União Brasil), viveu no último fim de semana um importante teste de popularidade durante os maiores eventos do São João 2026 no centro da cidade. Ao circular entre a multidão que lotou o Pátio de Eventos, o gestor recebeu demonstrações de carinho do público, posou para fotos, gravou vídeos e cumprimentou moradores e visitantes que participaram dos festejos juninos.

Simples, atencioso e sempre bem humorado, Lúcio tem buscado manter contato direto com a população desde que assumiu o comando da Prefeitura, em abril deste ano, após a renúncia da então prefeita Juliana de Chaparral (União Brasil), que deixou o cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Aliado de primeira hora, o gestor vem dando continuidade às ações, projetos e investimentos iniciados pela administração de Juliana, buscando assegurar a continuidade do trabalho que recebeu aprovação expressiva da população nas últimas eleições.

O clima de festa junina tomou conta do município durante o fim de semana. No sábado (6), subiram ao palco Marcílio Azevedo, Arreio de Ouro e Pedrinho Pegação. Já no domingo (7), foi a vez de Marquinhos Show, Vitor Fernandes e Capital do Sol animarem o público. Lúcio acompanhou a programação de perto e também recebeu os artistas nos bastidores do evento.

"Foi um fim de semana muito especial, marcado pela tradição, alegria e muito forró. Tivemos grandes atrações que agitaram casinhenses e visitantes de toda a região do começo ao fim. Foram duas noites especiais e a participação do nosso povo fez a diferença mais uma vez. Foi um enorme sucesso", destacou o prefeito.

Lúcio também agradeceu o empenho de todos os que se envolveram na realização da programação festiva. "Vivemos um São João marcado pela organização, segurança, excelente estrutura e grandes atrações. Nosso agradecimento a todos que contribuíram para o sucesso da programação, às nossas equipes e ao Governo de Pernambuco pela parceria. Foi uma festa construída com muito carinho, desde o Forró dos Servidores, passando pelos arraiás das escolas, até os grandes shows no centro da cidade, sempre valorizando nossa cultura e proporcionando momentos especiais para o nosso povo", afirmou.

Felipe Carreras reafirma confiança na vitória de João Campos: “Eu acho que ele será vitorioso”
Publicado em 10/06/2026 às 13:28

O deputado federal Felipe Carreras concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios. Felipe, um dos principais nomes do PSB pernambucano, falou sobre sua expectativa quanto a eleição deste ano para o cargo de governador do estado.

Segundo o deputado, ele vê com naturalidade o crescimento da governadora Raquel Lyra, do PSD, nas últimas pesquisas de opinião pública divulgadas pela imprensa. “Vejo com naturalidade, pois sempre acreditei em uma eleição dura, eu nunca achei diferente disso”, disse ele, que defende o projeto político do ex-prefeito do Recife, João Campos, pré-candidato do PSB ao governo do estado.

“O que eu sinto nas ruas, quando vejo João nas cidades do interior é que o povo simples, o jovem, o adulto, o idoso, todos procuram João com esperança... Eu acho que ele será vitorioso, mas será uma eleição dura. Uma eleição que no tempo dela os candidatos poderão se expressar e dizer aquilo que fizeram, aquilo que poderão fazer. Mas eu continuo muito confiante”, falou o deputado federal Felipe Carreras.

Janjão participa de evento com mães atípicas e conhece trabalho da APARJ na Região Metropolitana
Publicado em 10/06/2026 às 16:12

O ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual, Janjão (PSD), participou no último fim de semana de uma programação especial em homenagem ao Mês das Mães promovida pela Associação de Pais e Amigos de Autistas do Recife e Jaboatão (APARJ), na Região Metropolitana do Recife. Durante a visita, Janjão foi recebido pelo professor, advogado e ativista da causa autista e das pessoas com deficiência, Valdemir Oliveira, que apresentou as ações desenvolvidas pela entidade.

A APARJ atua na promoção da conscientização, inclusão, assistência social e atividades de lazer voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O encontro reuniu dezenas de mães atípicas atendidas pela instituição e serviu como espaço para troca de experiências, acolhimento e fortalecimento das políticas de inclusão.

"O cuidado com os autistas e as famílias das crianças neurodivergentes é uma pauta que sempre tocou meu coração. Tive a oportunidade de participar, ao lado de Valdemir, de um momento especial com as mães atípicas e conhecer de perto o trabalho da APARJ. São quase 120 mães atendidas e nós viemos compartilhar um pouco da nossa experiência e mostrar que é possível ampliar esse cuidado para todo Pernambuco", afirmou Janjão.

Durante a visita, o ex-prefeito também destacou iniciativas implantadas em Bom Jardim durante sua gestão voltadas ao atendimento especializado de crianças com autismo e outras condições do neurodesenvolvimento.

"Em Bom Jardim, implantamos um trabalho intenso de acolhimento às crianças e às famílias de autistas por meio do CEACAD, um órgão que criamos para oferecer atendimento multiprofissional. Contamos com fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais que ajudam a cuidar da criança de forma especial. Acredito muito que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente a qualidade de vida de quem recebe esse diagnóstico", ressaltou.