Governo de Pernambuco aprofunda laços e expande intercâmbio com Portugal
Publicado em 11/06/2026 às 10:07

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, destacou, nesta quarta (10), os avanços do governo do Estado na relação com Portugal, ao estruturar uma agenda internacional que ampliou iniciativas de intercâmbio entre os dois lados do Atlântico.

"Desde o início da nossa gestão, a governadora Raquel Lyra entendeu a importância de parcerias internacionais e estruturou o nosso governo com a criação da Secretaria de Relações Internacionais, porque elas trazem muitas possibilidades e oportunidades para os pernambucanos", afirmou.

Priscila Krause representou a governadora Raquel Lyra na comemoração solene em Homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizada na noite desta quarta-feira (10) no Gabinete Português de Leitura, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Realizado anualmente, o evento reúne autoridades, representantes da comunidade portuguesa e luso-brasileira para marcar o 10 de junho, data escolhida por Lisboa como comemoração municipal por ser considerada o dia da morte de Luís Vaz de Camões, o maior poeta da língua portuguesa.

A vice-governadora citou a instalação do Porto Digital na cidade de Aveiro, voltada à internacionalização de startups pernambucanas, e o Programa Inova Cria, que já enviou estudantes da rede pública para imersões em tecnologia em Lisboa, como resultados concretos dessa nova abordagem.

“A gente tem a presença do Porto Digital na cidade de Aveiro, trabalhando a internacionalização das nossas empresas de inovação. Através do Inova Cria mandamos nossos estudantes para imersões na área de tecnologia e para eventos como a Web Summit, uma grande feira de tecnologia que acontece na Europa”, destacou.

O presidente do Gabinete Português, Alexandre Reis, reconheceu o trabalho que Pernambuco vem desempenhando na aproximação das duas comunidades. “A governadora e também Priscila, não medem esforços em viabilizar caminhos, em estar mais próximo à comunidade portuguesa, construindo pontes para que a gente possa cada vez mais evoluir, tanto como Estado, como também como países-irmãos que são Portugal e Brasil”, declarou.

Agenda de cooperação

A presença do governo de Pernambuco na solenidade reflete uma agenda de cooperação internacional consolidada com Portugal. Em março, Priscila Krause, representando Raquel Lyra, assinou acordo estratégico no Porto Digital, com o prefeito de Aveiro, Luís Miranda, para intercâmbio de startups, talentos e formação de jovens em tecnologia.

Em fevereiro de 2025, o Estado recebeu a visita do então presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, quando foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da UFPE. Na ocasião, foi anunciada a elevação do Vice-Consulado de Portugal no Recife à condição de Consulado Geral. Está prevista a nomeação do novo cônsul-geral em agosto de 2026.

Em outubro de 2024, a governadora Raquel Lyra liderou missão oficial a Portugal com agendas junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, ao Cais do Porto, escritório do Porto Digital na Europa, e ao Instituto Pernambuco-Porto, que realizou no mês passado um encontro com técnicos da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) com foco na promoção do turismo.

"Com Portugal nós temos uma relação que ao longo do tempo foi ressignificada. Os laços culturais e históricos são renovados e dizem muito sobre o nosso passado, mas dizem também sobre esse futuro que nós queremos, abrindo possibilidades para a nossa gente", afirmou Priscila Krause.

Na vertente econômica, as exportações pernambucanas para Portugal somaram US$ 28,3 milhões em 2025, com destaque para combustíveis e frutas, enquanto as importações atingiram US$ 58,2 milhões, lideradas por gorduras e óleos e pescados.

O Gabinete Português

A solenidade foi organizada pelo Gabinete Português de Leitura em conjunto com o Consulado de Portugal no Recife, o Clube Português, o Real Hospital Português, o Clube Almirante Barroso, a Câmara Portuguesa de Pernambuco e a Academia do Bacalhau.

Fundado em 3 de novembro de 1850 e instalado desde 1921 no atual edifício da Rua Imperador D. Pedro II, o Gabinete Português de Leitura é uma instituição cultural sem fins lucrativos que se sustenta com doações e cotas de sócios, sem subsídios públicos.

Compuseram a mesa de abertura o presidente do Gabinete, Alexandre Reis de Melo; a conselheira das Comunidades Portuguesas para o Recife e Salvador, Célia Stamford Gaspar do Amaral;o presidente do Clube Português, Daniel Rodrigues; o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Stamford Gaspar e Cláudio Areias, presidente da Assembleia Geral.

Fachin participa de seminário sobre Justiça e estabilidade política
Publicado em 11/06/2026 às 10:05

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, participará no próximo dia 19 do seminário “A Justiça do Amanhã”, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento discutirá temas como estabilidade política e a relação do Judiciário com a sociedade.

O seminário contará com a presença dos presidentes do STJ, Herman Benjamin, do TST, Vieira de Mello Filho, e do STM, Maria Elizabeth Rocha.

O ministro tem defendido a autocontenção do Judiciário e a criação de um código de conduta para integrantes do STF, proposta que enfrenta resistência dentro da própria Corte.

Primeira edição do Aulão Paraesportivo Junino promove inclusão em Caruaru
Publicado em 11/06/2026 às 10:01

A Prefeitura de Caruaru realizou, nesta quarta-feira (10), a primeira edição do Aulão Paraesportivo Junino, promovido por meio da Secretaria de Educação e Esportes.

A ação aconteceu no Ginásio Municipal Professor Erlandsen Rodrigues da Silva e reuniu alunos atípicos da rede municipal de ensino, promovendo inclusão e incentivo à prática esportiva adaptada, bem como a preservação das tradições juninas.

O evento combinou brincadeiras juninas e atividades esportivas, reforçando a importância do esporte como ferramenta de promoção da saúde, da autonomia e da convivência social para pessoas com deficiência.

“Meu filho estava ansioso desde ontem, pedindo pra vestir uma roupa xadrez e participar das brincadeiras. Participar desse aulão foi bom demais pra ele, que ficou muito feliz”, comentou Lucineide Pereira, mãe atípica.

São João da Gente no Prado teve muita animação e encerra festejos nos bairros com chave de ouro
Publicado em 11/06/2026 às 09:58

Festa junina descentralizada aconteceu na noite da quarta (10) com serviços de saúde, comidas típicas, Kombiteca e apresentações do trio Xike Xote e das Quadrilhas Juninas Caboclos do Sertão e Traquejo



A pracinha da Rua do Prado ficou pequena para o São João da Gente que aconteceu na noite da quarta (10).


A população aproveitou bem a festa, com apresentações do trio nordestino Xike Xote, e das Quadrilhas Juninas Caboclos do Sertão, da EREM Cleto Campelo, e Traquejo. A criançada teve a presença da Kombiteca e todos puderam saborear as comidas típicas que foram distribuídas, como canjica, pamonha, pipoca e arroz doce.


Além disso, a Secretaria de Saúde realizou atendimento médico, consulta de enfermagem, suporte da Regulação e vacinação. E a Secretaria de Assistência Social e Juventude ofertou diversos atendimentos, entre eles o Cadastro Único.


Sérgio Lima, músico da Xike Xote, reforçou que o São João de Gravatá mantém as tradições juninas. “Eu acho muito importante esse tipo de festa, porque quem não pode ir para o Pátio participa nos bairros. Tem muitas crianças e muitos idosos participando do São João comunitário e é muito importante. É um privilégio para a gente poder participar também desse tipo de São João, que leva cultura raiz mesmo, pé de serra, para os bairros, enfim, para a cidade toda, é muito importante. O apoio que a prefeitura está dando é muito importante para a gente. Para os pés de serra, para os bacamarteiros, enfim, para o tradicional, que infelizmente hoje está tão esquecido, os jovens só querem sertanejo, mas Gravatá ainda tem essa tradição do forró raiz”.


Beatriz da Silva, estudante, aproveitou a festa do Prado e vai curtir outros dias também. “É a primeira vez que eu venho aqui para o São João do Prado e eu acho muito importante, porque traz cultura e aproxima mais o público da festividade da cidade. E no dia 12 tem Santana, é uma atração muito boa para a cidade. Tem atrações muito boas nos outros dias também. Eu acho que os cantores locais aproximam mais um público de Gravatá também e é importante”.


Juliana Neri, artesã e costureira, indiretamente fez parte de uma das apresentações desta noite. “Muito emocionada, a gente é de São Paulo e faz quatro anos que a gente está em Gravatá. Aí a gente faz vestidos de noiva, de festa. E no São João a gente abraçou uma quadrilha que é a Caboclos do Sertão. Ano passado a gente fez ela inteira, foi um sucesso. E esse ano novamente. Só que esse ano a gente está um pouquinho mais preparado e já com aquele gostinho, pra ver dançando, ver se apresentando. É muito maravilhoso”.

O São João de Gravatá 2026 conta com o apoio institucional da Fundarpe, da Empetur e do Governo de Pernambuco. A realização do evento é da Prefeitura de Gravatá. A programação também tem o apoio de empresas parceiras, entre elas Natura, Chivas Regal, Exclusive Gold, Fabrik Design e LocalLink Fibra.

Você pode acompanhar as informações oficiais do evento por meio dos perfis @saojoaodegravata e @visitegravata nas redes sociais.

Lindbergh apresenta projeto para proibir “Jogo do Tigrinho” e apostas digitais no Brasil
Publicado em 11/06/2026 às 09:57

O deputado federal Lindbergh Farias (PT) apresentou nesta quinta-feira (11) um projeto de lei para proibir a exploração de jogos de azar digitais no Brasil, incluindo o “Jogo do Tigrinho”, caça-níqueis virtuais, roletas online, raspadinhas digitais e outros sistemas de premiação aleatória na internet.

A proposta prevê o bloqueio de transações financeiras, aplicativos e sites ligados às plataformas proibidas, além de vetar a publicidade desses jogos por influenciadores e nas redes sociais, estabelecendo multas de até R$ 50 milhões para empresas que descumprirem as regras.

Segundo Lindbergh Farias, o projeto busca conter o avanço da ludopatia e proteger famílias dos impactos econômicos e sociais das apostas digitais. A proposta cita o aumento dos casos de dependência em jogos e da demanda por atendimento na rede pública de saúde.

AMC se reúne com representantes da Feira da Moda de Caruaru para debater estratégias de mobilidade
Publicado em 11/06/2026 às 09:55

Nessa quarta-feira (10), foi realizada, na sede da Autarquia de Mobilidade de Caruaru, uma importante reunião com representantes da AMC e da Feira da Moda do município.

O encontro teve o objetivo de debater estratégias para otimizar a mobilidade urbana durante as feiras de grande movimentação de veículos, compradores e visitantes, como, por exemplo, as feiras da última semana (4 e 5 de junho), que reuniram mais de 100 mil pessoas.

"Uma reunião muito importante, fomos muito bem recebidos pelo coronel [Nóbrega] e toda a sua equipe. Foi uma reunião de sugestões para justamente evitar as retenções [no trânsito] principalmente nos dias de feira.

Essas feiras que vão acontecer até o São João serão bem movimentadas, tudo que nós tratamos com ele [coronel Nóbrega], ele realmente vai ver com a sua equipe para melhorar a mobilidade da feira", frisou o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura.

Prefeito Simão, Fernando Filho, Antonio e Miguel entregam obra histórica que transforma antiga “Estrada da Morte” em perimetral moderna
Publicado em 11/06/2026 às 09:27

Por muitos anos, a Transnordestina foi símbolo de perigo, ao ponto de ficar conhecida como “Estrada da Morte”.

Após dois anos de obras e R$ 32 milhões em investimentos, o cenário é transformador. Nesta quarta-feira (10), o prefeito Simão Durando, os deputados Fernando Filho, Antonio Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho entregaram a nova Transnordestina, corredor viário que conecta diversos bairros da periferia.

A avenida foi duplicada, ganhou rotatória, iluminação em LED e um monumento “Terra dos Impossíveis”, tornando a via mais segura, moderna e transitável.

A solenidade contou também com a presença do vice-prefeito Ricardo Coelho, a primeira dama Alinne Durando, vereadores e lideranças comunitárias da região. No evento, foi entregue o trecho que faltava ser liberado, com mais de 2 quilômetros de extensão.

A intervenção inclui a duplicação das vias, a construção de duas novas pontes, a implantação de ciclovia em piso intertravado, iluminação pública em LED, drenagem profunda, pavimentação asfáltica, recuperação da pista existente, sinalização viária completa e calçadas acessíveis.

A obra beneficia diretamente moradores dos bairros Pedra Linda, Cacheado, João de Deus, Jardim São Paulo, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas e Vale Dourado. Além disso, vai facilitar o acesso a áreas comerciais e estimular novos investimentos para a região.

A inauguração foi marcada por discursos contundentes, rememorando o passado de medo que cunhou a Transnordestina como “Estrada da Morte”. Para o prefeito Simão, a partir de agora a avenida deve ser vista agora como uma perimetral da vida e do desenvolvimento. “Estamos construindo o futuro de Petrolina por meio dessa grande obra de mobilidade urbana.

Muitas pessoas ainda não conseguem imaginar o desenvolvimento que essa região vai viver no futuro. Quem conheceu essa via há alguns anos sabe da realidade que existia aqui. Era uma estrada escura, sem estrutura adequada e que acumulava acidentes. Hoje estamos entregando uma avenida moderna, iluminada, segura e preparada para o crescimento da cidade. Essa transformação representa respeito à vida e compromisso com quem mora e trabalha nessa região”, ressaltou.

A próxima etapa da obra já possui recursos garantidos e ampliará a via em mais 5 quilômetros, consolidando um novo corredor viário estratégico para o crescimento urbano da cidade, ligando a BR-407 à BR-428. “Conseguimos avançar no primeiro trecho, ligando o contorno do Asa Branca ao Pedra Linda, e já temos R$ 80 milhões garantidos para seguir daqui até a BR-428. Essa é uma obra que gera desenvolvimento, oportunidades e melhora a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Pernambuco poderá ter novo modelo de segurança pública com prevenção e fortalecimento das comunidades
Publicado em 11/06/2026 às 09:22

Em um momento em que a segurança pública segue entre as maiores preocupações dos pernambucanos, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco ( ALEPE), deputado estadual Joel da Harpa apresentou o Projeto de Lei nº 4143/2026, que propõe uma nova estratégia de enfrentamento à violência no Estado, baseada na prevenção, na participação popular e no fortalecimento das comunidades.

A proposta cria a Política Estadual de Prevenção à Violência e Promoção da Segurança Comunitária no Estado de Pernambuco.

O objetivo é ampliar ações preventivas, reduzir a criminalidade e fortalecer a integração entre poder público e sociedade civil. Segundo o deputado estadual Joel da Harpa, a proposta representa uma mudança importante na forma de enfrentar a criminalidade em Pernambuco.

“A segurança pública precisa ir além do combate ao crime. Precisamos agir antes que a violência aconteça, investindo em prevenção, fortalecendo as comunidades e aproximando a população das instituições de segurança. Esse projeto nasce para criar uma política permanente de proteção, diálogo e construção de uma cultura de paz em Pernambuco”, destacou Joel da Harpa.

Alinhado ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o projeto busca consolidar um novo modelo de enfrentamento à violência em Pernambuco, priorizando a prevenção, a inteligência e a participação ativa da sociedade na construção de comunidades mais seguras.

Na prática, a política será executada por meio de campanhas educativas permanentes, programas de segurança comunitária e ações integradas entre escolas, unidades de saúde, assistência social e órgãos de segurança pública. O texto também estimula a criação de Conselhos Comunitários de Segurança, fortalecendo o diálogo direto entre população e forças de segurança.

IPO da SpaceX pode criar milhares de milionários
Publicado em 11/06/2026 às 09:14

A abertura de capital da SpaceX, prevista para esta semana, pode transformar milhares de funcionários e ex-funcionários da empresa em milionários. Estimativas apontam que mais de 4,4 mil pessoas ligadas à companhia devem ultrapassar a marca de US$ 1 milhão em patrimônio com a valorização das ações.

A empresa de Elon Musk é avaliada em cerca de US$ 1,77 trilhão, e a oferta pública inicial deve beneficiar investidores, executivos e trabalhadores que receberam ações como parte da remuneração ao longo dos anos.

Entre os casos destacados pelo The New York Times está o do engenheiro Trevor Hise, que acumulou mais de 100 mil ações durante 12 anos na companhia. Com o valor projetado para os papéis, sua participação pode superar US$ 13,5 milhões.

Senado avança com pautas de impacto fiscal enquanto PEC da 6×1 segue parada
Publicado em 11/06/2026 às 07:59

Enquanto a proposta que extingue a escala 6×1 continua sem previsão de votação, o Senado aprovou nesta quarta-feira (10) medidas que podem ampliar gastos públicos e pressionar as contas da União, estados e municípios.

Entre os projetos aprovados estão a renegociação de dívidas de produtores rurais, o aumento do piso salarial de médicos e cirurgiões-dentistas e a aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. As propostas ainda precisam concluir a tramitação no Congresso.

Estimativas citadas durante a discussão apontam impactos bilionários. A renegociação de dívidas rurais pode gerar custo de até R$ 140 bilhões, enquanto a mudança nas regras de aposentadoria para agentes de saúde pode alcançar até R$ 99 bilhões, segundo projeções do governo.