Simão anuncia construção de creche destinada a filhos de comerciários
Publicado em 15/04/2024 às 12:20

Dentro do programa Bora Educar Mais, lançado pelo prefeito Simão Durando no final do mês passado, uma obra se destaca, o Centro de Educação Infantil Dom Idílio. A creche será construída na área central de Petrolina e é destinada exclusivamente para filhos de trabalhadores do comércio. O espaço receberá um investimento de mais de R$ 1,9 milhão.


O objetivo é proporcionar mais tranquilidade e comodidade para as famílias que precisam conciliar trabalho e cuidado com os filhos pequenos, além de um horário de atendimento mais adequado à rotina dos pais que trabalham no comércio. O local contará com 7 salas climatizadas; pátio; refeitório acessível; cozinha; bloco administrativo; banheiros adaptados; área de recreação e telha termo acústica.


A creche modelo funcionará com horário diferenciado, das 7h30 às 18h30 e terá capacidade para atender cerca de 100 crianças. A partir das 17h15 os pequenos serão acompanhados por recreadores, fornecendo à criança um ambiente agradável, motivador e planejado, auxiliando na aprendizagem. De acordo com o prefeito Simão, a previsão é que a unidade seja finalizada até o segundo semestre deste ano. 


“Será uma creche com horário estendido para que as mães e os pais possam buscar seus filhos após saírem do trabalho. Esse equipamento vai garantir a muitas famílias o acesso a um ensino de qualidade e um local de referência para acolhimento dos nossos pequenos. Representará a oportunidade de construir novas histórias por meio da educação e da independência de mães e pais que poderão trabalhar tranquilos sabendo que seus filhos estão bem cuidados e perto do trabalho", destacou o prefeito.


Nos últimos sete anos, Petrolina teve um crescimento significativo na educação municipal e tem se destacado na construção de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância. O município ostenta o status de ter a maior rede pública de creches do estado e ganhará, neste ano, um reforço importante através do programa Bora Educar Mais que irá conferir à cidade um montante de R$ 150 milhões para a rede educacional. 

Pré-campanha participativa: Jobson e Evilásio iniciam movimento "Bora Pensar Grande"
Publicado em 15/04/2024 às 09:35

Visando ouvir ainda mais a população de Taquaritinga do Norte, o pré-candidato a prefeito Jobson da Internet (União) promoveu, neste sábado (13), no Distrito de Pão de Açúcar, o primeiro movimento "Bora Pensar Grande", que foi idealizado para dar voz às pessoas.


"Em nossas visitas, percebemos que as pessoas querem opinar, e ultimamente, não vêm sendo ouvidas pela administração que aí está. Dessa forma, idealizamos esse movimento para dar voz a essas pessoas. Evilásio e eu temos no diálogo a base de nossa pré-campanha", disse Jobson.


No distrito, os principais problemas apresentados foram o canal de esgoto que corta a comunidade, além de necessidades na saúde e educação, que, segundo os moradores, encontram-se deficitárias.


"Jobson é dinâmico, sua visão empreendedora e sua capacidade de dialogar fazem dele um excelente quadro em nossa cidade. Estou cada vez mais animado em nossa caminhada", pontuou Evilásio.


O encontro, que será realizado em todas as localidades do município, também contou com as presenças de vários pré-candidatos a vereador que expuseram seus pontos de vista e ouviram as demandas da população local.

Eduardo da Fonte se reúne com jornalistas e cronistas esportivos para debater o futebol pernambucano
Publicado em 15/04/2024 às 08:38

Na noite desta segunda-feira (15/04), o deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Eduardo da Fonte, irá se reunir com jornalistas e cronistas esportivos para discutir sobre os trágicos eventos ocorridos entre os times pernambucanos e a sobrevivência do futebol, que, segundo Eduardo, “é fruto da incompetência da Federação Pernambucana de Futebol, que faliu o esporte no nosso estado”.


Só nos últimos meses, os times pernambucanos protagonizaram diversas cenas de violência. No dia 21 de fevereiro, torcedores do Sport atiraram pedras contra jogadores do time do Fortaleza, o que deixou 6 feridos. Um mês depois, seguranças particulares do Clube Náutico Capibaribe agrediram torcedores do Náutico, inclusive mulheres. A confusão começou ainda no gramado após a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) proibir faixas e adereços que tenham ligação com torcidas organizadas. O último caso, na final do Campeonato Pernambucano entre Sport e Náutico, terminou em briga, dessa vez entre a Polícia Militar e torcedores do Náutico. Ao menos quatro pessoas foram detidas.


Para o jornalista da TV Nova Pedro Paulo, “Nos velhos tempos do futebol, Pernambuco figurava bonito no cenário nacional desportivo”. E ressaltou: “É nessa busca que me disponibilizo a intermediar um papo bom e justo com representantes da imprensa esportiva nesta segunda sobre a situação dos times pernambucanos. Não é sobre a FPF, é sobre a condução e sobretudo a restauração do futebol pernambucano”.


“É urgente discutir a sobrevivência do futebol pernambucano, um esporte que tanto nos alegra, mas que, infelizmente, tem se tornado cenário de violência e precarização. Precisamos de um novo comando na Federação Pernambucana de Futebol, só assim poderemos reconstruir e trazer de volta os tempos de glória do esporte no nosso estado”, finalizou o deputado. 

No Sertão Central, Débora Almeida participa de vistoria a obras em Verdejante e prestigia filiação de aliada em Cedro
Publicado em 15/04/2024 às 08:37

Um final de semana de intensas atividades parlamentares, típica na atuação da parlamentar tucana, se desenvolveu neste sábado (13), nos municípios sertanejos de Verdejante e Cedro. A pauta, definida há algumas semanas, foi cumprida inicialmente na cidade governada pelo prefeito Haroldo Tavares. Em Verdejante, Débora participou de uma vistoria em obras já finalizadas e outras que estão em andamento como a Rua Joaquina de Sá Gondim, José Tavares de Sá e Projetada. 

Na oportunidade, a parlamentar da base aliada à governadora Raquel Lyra que vem conquistando maior protagonismo na Alepe e na mídia pernambucana, esteve acompanhada do Prefeito Haroldo Tavares, do vice-prefeito Dorival Gondim e do Deputado Federal Augusto Coutinho, além de Xicão Tavares. Estiveram também na visita os vereadores Adrielysson Félix, Heitor Urias, Derley de Malhada da Areia e Rosivaldo Bezerra, além dos Secretários de Governo, Planejamento e Gestão, Débora Bezerra; de Desenvolvimento Urbano e Obras, José Bezerra Júnior; de Educação Heder Tavares; de Recursos hídricos, Valnir Bezerra e de Administração e Finanças, Gabriela Silva Leite. 

No seu discurso no local das visitas e também em suas mídias sociais, a deputada se manifestou: “Quero parabenizar o Prefeito Haroldo Tavares pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no município. O povo de Verdejante tem muita sorte de ter uma gestão comprometida e com muita responsabilidade!”

BASE ALIADA EM CEDRO

Ainda no sertão, Débora Almeida participou do ato de filiação de Riva Bezerra, pré-candidata à prefeita de Cedro, município distante 596 quilômetros de Recife e que tem quase 12 mil habitantes. O ato realizado na noite do sábado, contou ainda com a presença de Augusto Coutinho e também do Ministro da Pesca e Aquicultura e presidente regional do PSD, André de Paula. 

Na saudação aos presentes, a deputada enfatizou a caminhada árdua da pré-candidata na disputa que deverá esquentar nos próximos meses. Débora pegou carona no slogan “Pra frente” estampado no local e improvisou “Quando a gente quer uma coisa boa, quer avançar, como faz? Anda pra frente né?”, recebendo dos presentes aprovação ao gesto.

Maria Riva Bezerra, assumiu a presidência local do PSD. Ela já foi candidata a prefeita em 2020 e apesar de não ter obtido votos suficientes para sua eleição, saiu das urnas muito bem votada. Mesmo sem mandato eletivo, ela tem trabalhado com foco, buscando e obtendo vários recursos para a população cedrense, a exemplo de retroescavadeira, tratores, máquinas agrícolas, poços artesianos e recentemente mais kits Irrigação para fortalecer a agricultura familiar da cidade do Cedro. 

Senador Dueire afirma que ações da gestão Jarbas foram primordiais para que a Adutora do Agreste leve água para os pernambucanos
Publicado em 15/04/2024 às 08:21

Em entrevista exclusiva à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog, diretamente de seu gabinete em Brasília, o senador Fernando Dueire (MDB) afirmou que ações da época do governo Jarbas foram essenciais para que hoje a população pernambucana consiga ter a melhoria do abastecimento de água, principalmente agora com as entregas da Adutora do Agreste. 


“Quando tivemos no Governo de Pernambuco, nós fomos capazes de realizar muitas transformações como a Adutora do Oeste, que é a fonte de água do Araripe. [Na época] tivemos o aceite da União para que tivéssemos o Ramal Leste, e esse aceite é que permite hoje que nós tenhamos a Adutora do Agreste”, detalha.


Na semana passada, o senador esteve ao lado do presidente Lula inaugurando a Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste, em Arcoverde. Dueire aponta que o líder petista lembrou da importância do Ramal Leste, trabalhado pela gestão Jarbas, ao qual o senador emedebista fez parte. 


“O presidente Lula inclusive me chamou e disse olha, o Ramal Leste no meu segundo governo, vocês foram muito convincentes e a gente terminou implantando, porque só teríamos o Ramal Norte, e por causa disso hoje a gente tem a adutora do Agreste que traz água do São Francisco, já chega na estação de tratamento de Petrópolis, em Caruaru”, disse.


O senador reforça que agora o trabalho é cuidar da distribuição. “Estamos chegando a 200 litros por segundo e vamos chegar a 2 mil litros por segundo. A Compesa vai ter que trabalhar a rede de distribuição para que a água chegue na casa das pessoas”.


Fernando Dueire confirma que no semestre passado relatou uma autorização no congresso autorizando o empréstimo de R$ 1,1 bilhão para a Compesa, dinheiro que vai exatamente para a melhoria da distribuição da água. “Temos conversado com o presidente da Compesa, Alex Campos, porque hoje ele tem a água e agora, a partir de um esforço nosso, tem recurso para dar uma melhorada no abastecimento. Não resolve tudo, mas melhora, de maneira substantiva, o acesso à água pela população”, pontua.

Sucesso total em mais uma Copa Taquara de Futsal na Terra do Café
Publicado em 15/04/2024 às 08:10

Sempre valorizando e incentivando os desportistas de Taquaritinga do Norte o Governo Municipal através de Diretoria de Esportes finalizou neste sábado (13), mais uma grande Copa Taquara de Futsal. 

Os jogos aconteceram na Quadra de Esportes Padre Estanislau que lotou todos as noites de competições. Foram trinta e oito equipes participantes da Copa divididas em quatro categorias: feminino, veteranos, adulto e sub15. A grande final deste sábado aconteceu entre os times: Missboa X PSA vencendo o MissBoa com um placar 1x0. O time Juventude enfrentou o Ideal em uma partida super competitiva saindo vitorioso o Juventude com um placar de 4x3. A apoteose da noite ficou com a partida entre os times Guarani de Gravatá e Atlético Cruzeiro que agitou a torcida que lotou mais uma vez a quadra ficando o placar 4x0 para a Guarani que se consagrou o campeão da Copa Taquara 2024. “Nossa Copa foi um grande sucesso. Conseguimos promover os esportes e trazer as famílias para a quadra. Parabéns todos os times participantes e o grande campeão, Guarani", completou o Diretor de Esportes, Luiz. 

“Encerramos uma das melhores edições da Copa Taquara. Precisamos agradecer a todos os times participantes. Valorizar os esportes é um compromisso que não medimos esforços. Parabéns os vencedores. Deram show nas competições”, comemorou o Prefeito, Lero. 

Prefeitura do Recife entrega a sétima Praça da Infância na Madalena
Publicado em 15/04/2024 às 08:09

Novo espaço de lazer destinado às crianças fica na esquina da Avenida Visconde de Albuquerque com a Rua Desembargador Luís Salazar, tem área superior a 2 mil m² e recebeu investimentos de R$ 890 mil


A Prefeitura do Recife inaugurou, neste sábado (13), a sétima Praça da Infância da cidade, situada na esquina da Avenida Visconde de Albuquerque com a Rua Desembargador Luís Salazar, na Madalena. As obras foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), com investimentos de R$ 890 mil, incluindo infraestrutura, brinquedos e demais componentes.


“Temos que entregar espaços públicos de qualidade na cidade inteira e a Praça da Infância é um símbolo disso. Estamos espalhando esses equipamentos no Recife com um conceito construtivo inédito, desde a parte paisagística, até a iluminação e brinquedos. Estamos vendo as pessoas cada vez mais caminhando, utilizando, brincando e, principalmente, convivendo nos espaços públicos, que é o mais importante”, ressaltou o prefeito João Campos durante a inauguração.



A Praça da Infância da Madalena tem área de 2.035,75 m² e foi criada a partir de uma intervenção paisagística na antiga praça Eça de Queiroz. O projeto potencializa o espaço como lugar de brincadeira para as crianças e ponto de encontro e lazer para os demais públicos, requalificando um espaço já apropriado pela comunidade. Entre os brinquedos instalados no local estão toras em madeira, casa silo, balanço, gira gira inclusivo, pula pula embutido, escorrego e muro escalada.


“Esta praça é pensada, claro, para atender toda a comunidade, mas é estruturada especialmente para atender as crianças. E o time da EMLURB se apaixonou tanto pelo projeto que agora todas as praças, da infância ou não, tem muitos brinquedos para os pequenos. Quando investimos neles, é um investimento no futuro da nossa cidade”, afirmou o secretário Fred Amancio.


A praça é dividida em círculos temáticos conectados por um caminho estruturante que integra a criança com o espaço. O primeiro círculo foi pensado para propiciar o contato próximo entre as crianças e a árvore, formando um espaço de encontro e de sombra no centro, com as casas silo remetem às brincadeiras na casa da árvore. No segundo círculo, os equipamentos propostos permitem que as crianças experimentem os ventos de várias formas, sentindo-os na pele ao se balançar e movimentar. E no último, chamado planta, cria o contato físico entre as crianças, os arbustos e as flores, além de estimular as brincadeiras nas mesinhas.



Renata Azevedo, 40, mora na Madalena, é mãe de um casal e compartilhou sua visão sobre a Praça da Infância. “Foi bem legal essa praça ser revitalizada, porque os equipamentos estavam bem estragados e a gente não conseguia nem trazer as crianças. E agora a gente tem um lugar ao ar livre reformulado, é muito importante para as crianças brincarem e cada vez mais interagirem com outras crianças dentro da praça” disse ela.


METODOLOGIA - As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que está sendo replicada em toda a cidade, com soluções específicas e em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.


Além do equipamento entregue neste sábado na Madalena, as outras Praças da Infância estão na Encruzilhada, no Compaz Miguel Arraes, no bairro de San Martin, no Ibura, na comunidade Entra Apulso e em Tejipió. Também já estão em obras as unidades do Córrego do Morcego, Jardim América e Parque Treze de Maio.

Prefeitura do Recife entrega via requalificada pelo Programa Rua Tinindo na Linha do Tiro
Publicado em 15/04/2024 às 08:08

A Prefeitura do Recife entregou, neste domingo (14), mais uma obra de pavimentação e drenagem do Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) na Rua Exp. Valdemar Adelino e vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. Na ocasião, o prefeito João Campos também realizou uma vistoria nas obras iniciadas na Rua Isaltino Lobo, no mesmo bairro.


“Esse tipo de intervenção é uma das mais importantes, porque é bem na frente da casa das pessoas e significa muito para elas. Apenas nas redondezas da Linha do Tiro, são mais de R$ 50 milhões de investimentos em obras diversas. Sabemos que quem está em área de risco não pode esperar as chuvas chegarem e as decisões voltadas para infraestrutura precisam ser tomadas pensando em toda a cidade, mas, principalmente, naqueles que mais precisam. Por isso, vamos seguir batendo recordes de investimento no Recife”, garantiu o prefeito.


A Rua Exp Valdemar Adelino recebeu um investimento total de R$ 835 mil na obra. O trecho contemplado possui uma extensão de aproximadamente 150 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em asfalto, numa área de 1.053,16 m². Os passeios foram feitos em uma área de 710,23 m² em piso intertravado. Já a rede de drenagem contou com a implantação de 68,02 metros de tubulação para coleta de águas pluviais, três poços de visita e seis caixas coletoras com grelha.


"Foram sete meses de obra e 150 metros de via que vão melhorar a trafegabilidade de quem passa por esta rua e, principalmente, a qualidade de vida dos moradores. Além disso, também traz mais dignidade para as pessoas, que deixam de pisar em leito natural e conseguem se locomover bem em dias de chuva, devido à drenagem que escoa a água corretamente", afirmou Gabriela Buarque, diretora de manutenção urbana da Emlurb.


Heli Barros da Silva Lobo, de 69 anos, reside na mesma casa há 52 anos com seu marido, Isaltino Lobo. Ele já teve seu acesso à saúde impedido devido à situação de alagamento e lama na rua nos dias de chuva. "Antes, quando chovia, a rua ficava cheia d'água, era péssimo mesmo e há muitos anos os moradores vão atrás para acontecer a reforma aqui. Meu esposo é decifiente e faz hemodiálise, mas já perdeu agendamentos médicos em dias de chuva, porque os carros não queriam chegar até a nossa casa. Mas agora tudo melhorou, ficou ótimo e meu marido é buscado na porta de casa, sem problemas", disse ela.

OS INSTITUTOS SEMEAR E HUMA ATITUDE COM O APOIO DO VEREADOR RONALDO LOPES INICIAM CURSO DE CAPACITAÇÃO DE LOGÍSTICA EM BAIRRO DA ZONA NORTE DO RECIFE
Publicado em 14/04/2024 às 08:38

Cerca de 100 pessoas terão a oportunidade de fazer um curso profissionalizante de forma gratuita.


Na noite desta sexta-feira (12), o Instituto Semear realizou a aula inaugural das primeiras turmas do curso de Logística, que serão oferecidos de forma gratuita pela entidade, em parceria com o Instituto Huma Atitude e com o apoio do Vereador do Recife Ronaldo Lopes (PP). 


Ao todo, serão três turmas, divididas em três turnos. O curso será gratuito e também buscará a oportunidade de inserir participantes, no mercado de trabalho. 

Esse é um trabalho desenvolvido pelo Instituto Huma Atitude, capacitando as pessoas e depois realizando seleções para contratos em empresas.


A Huma Atitude atua em todo território nacional e vem se fortalecendo no Nordeste brasileiro através de parceiros.


O Vereador Ronaldo Lopes destacou a importância do curso para as comunidades:


"Pessoal, eu quero falar aqui sobre a importância deste curso para nossa comunidade, onde muitas vezes não temos oportunidades. Então, através deste curso eu vejo que mais jovens terão oportunidades futuras. O instituto semear e o Huma Atitude estão trazendo um belo projeto para a cidade e a partir daqui, sonhos serão realizados. Todos vocês que estão aqui são sonhadores e só vocês são os donos dos seus sonhos, mas novamente irei trazer uma frase que uso bastante: Um sonho sonhado só, é apenas um sonho, mas um sonho sonhado em conjunto, em parceria, ele se torna realidade, parabéns ao instituto semear, parabéns ao Huma Atitude e parabéns a todos vocês que estão aqui." Concluiu 


Cledson Bernardo, CEO do Instituto Huma Atitude, falou sobre a importância das mulheres no curso, visando oportunidades para elas através do aprendizado em sala de aula e destacou a parceria com o Instituto Semear, através do Vereador Ronaldo Lopes. 


"Eu quero trazer projetos para as mulheres, a gente tem uma sociedade machista e através dos trabalhos desenvolvidos pela Huma Atitude estamos garantindo direitos para a mulherada. Também quero reforçar aqui que a Huma Atitude não costuma fazer parceria com políticos, nas quando vimos o Ronaldo, decidimos fortalecer o trabalho dele, pois ele é muito próximo da comunidade e é isso que a gente visa."


Ao final do evento, que teve duração de duas horas, todos os alunos receberam fardamento e apostilas para começar os estudos.

Requalificação do Pátio da Feira de Casa Amarela entra na reta final
Publicado em 14/04/2024 às 08:37

Uma das intervenções mais esperadas por comerciantes e frequentadores da Zona Norte do Recife, a requalificação do Pátio da Feira de Casa Amarela, entra em sua fase final. Na manhã deste sábado (13), o prefeito João Campos esteve no local para um café da manhã com permissionários e para vistoriar o avanço das obras. O investimento é de R$ 6,6 milhões, através de convênio com o Governo Federal (via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco - Codevasf), sendo R$ 2,3 milhões de repasses federais e R$ 4,3 milhões de contrapartida do município.


“Hoje trazemos um compromisso que foi feito lá trás e é um sonho antigo sendo realizado. Em breve os feirantes vão poder comercializar com segurança e organização em uma área tão histórica da cidade, que está sendo ainda mais cuidada. Os materiais usados são voltados para um melhor conforto térmico e também tem capacidade estrutural de suportar placas de energia solar”, ressaltou o prefeito durante a visita.


A intervenção contempla a instalação do gradil que vai circundar todo perímetro do pátio, além das novas bancas de feira, todas com vedação em alvenaria. A área molhada do local, bem como o módulo de animais vivos, também já foram recuperados. Na parte de animais foram instaladas portas metálicas, enquanto os quiosques de coco, flores e fiteiros foram contemplados com portas de enrolar. Toda a estrutura metálica das cobertas, assim como as telhas termoacústicas, já foram instaladas. Entre os serviços ainda estão a aplicação de piso intertravado, meio fio e drenagem, além da tubulação embutida de água para combate a incêndios - serão 22 extintores no equipamento.


Lilian Fernanda Alcântara, 45, trabalha como feirante na Feira de Casa Amarela desde que seu pai, Marcos do Inhame, faleceu e deixou o negócio para a família, há 9 anos. Segundo a comerciante, a requalificação do pátio era um desejo antigo de todos que trabalham no local e vai impactar a dinâmica do comércio. “Era o que a gente esperava, o andamento está bom e temos uma comissão que está sempre em contato com a equipe responsável, que nos atualiza. Esperamos que a feira nova chame mais o público, porque tudo vai mudar. A questão da limpeza, infraestrutura, saneamento, tanto pro feirante, quanto pro cliente, vai ficar bem melhor. Era uma reforma necessária”, disse ela.


A requalificação do Pátio da Feira de Casa Amarela está inserida no programa de recuperação dos centros populares de comércio no Recife. Lançada em dezembro de 2022, a iniciativa prevê um total de R$ 30 milhões. Entre os equipamentos contemplados estão o Pátio de Feira de Cais de Santa Rita, as feiras de Nova Descoberta e Feira Nova de Afogados, Pátio de Feira de Casa Amarela e de Roda de Fogo, além de intervenções no Mercado da Boa Vista. Serão beneficiados cerca de 1 mil permissionários