Silvio Costa Filho comemora crescimento de 10% do setor portuário no primeiro bimestre
Publicado em 13/04/2024 às 10:38

Responsável por 95% do comércio do Brasil com o exterior, os portos registraram um crescimento no primeiro bimestre do ano que sinaliza um aumento da atividade econômica do país. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), autarquia vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, o volume de carga nos dois primeiros meses do ano chegou a 197,8 milhões de toneladas, um número 10% maior que o registrado no mesmo período de 2023. “É algo para o país comemorar porque o movimento nos portos é o reflexo da economia brasileira”, avalia o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. “Este aumento significa e confirma o crescimento econômico, a geração de emprego e renda. E sinaliza que o caminho que estamos tomando sob a orientação do presidente Lula, de modernizar e expandir os portos brasileiros, está no rumo certo”.


Esse crescimento foi puxado principalmente por cargas conteinerizadas, com destaques também para os crescimentos de granéis sólidos e líquidos. A movimentação de contêineres cresceu 22,8% no bimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro, o crescimento do número de contêineres chegou a 29,19% em relação ao mesmo mês de 2023. Foram movimentados 99,83 milhões de toneladas de cargas. No mesmo período de 2023 a movimentação havia atingido 89,58 milhões de toneladas. Entre os destaques estão o minério de ferro (+17,85%), o petróleo e derivados (+16,23%) e a soja (+19,70%). Em relação às cargas conteinerizadas, a movimentação atingiu 11,2 milhões de toneladas, um aumento de 29,19% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando 1 milhão TEUs, com crescimento de 24,5% em fevereiro de 2024. Desse total, 7,7 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso e 3,4 milhões por cabotagem.


Com base no histórico da movimentação de contêineres dos últimos quatro anos, sinaliza-se uma retomada da atividade. Após dois anos de queda e estagnação, a movimentação de contêineres retoma e supera a performance observada em 2021, ano de pandemia em que o transporte de mercadorias via contêiner foi significativo. Nestes meses de janeiro e fevereiro de 2024 acumulados, observa-se um crescimento de 18% na cabotagem de contêiner, comparado a 2023. E não se trata de um efeito pontual. Essa movimentação mais acentuada é apresentada em diversos portos do país. Dos produtos que tiveram maior movimentação, destacam-se algodão, açúcar, café, bem como compostos químicos.


Mais dados de movimentação

Os granéis sólidos, que representam 58,1% do total de tudo que é movimentado pelos portos, apresentaram crescimento de 11,48% frente a fevereiro de 2023. Foram 58 milhões de toneladas registradas em fevereiro deste ano, com destaque para os dois principais granéis, minério de ferro e soja. Granéis líquidos também apresentaram alta, que atingiu 7,47% em comparação com o mesmo mês de 2023. Por sua vez, as cargas gerais apresentaram um recuo de 1,53% durante o mês frente a fevereiro do ano passado.


Navegação

A movimentação de cargas de longo curso foi de 69,1 milhões de toneladas no segundo mês de 2024, apresentando crescimento de 13,59% em comparação com o mesmo período do ano passado, principalmente pelas exportações, que cresceram 15,11%, enquanto as importações cresceram 6,87%. A cabotagem, após leve queda em janeiro, apresentou uma alta de 11,08% em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo uma movimentação de 23,87 milhões de toneladas. Já a cabotagem de contêineres cresceu 31,73% em comparação com fevereiro de 2023, em um indício de que o setor pode voltar a apresentar crescimento de dois dígitos no ano de 2024. A navegação interior, no entanto, decresceu 5,27% em fevereiro, atingindo uma movimentação de 6,68 milhões de toneladas. Do mesmo modo, houve recuo nas operações de carga feitas em apoio portuário (-9,42%) e marítimo (-3,53%).


Terminais Privados

Os Terminais de Uso Privado (TUPs) registraram 66,14 milhões de toneladas em fevereiro de 2024. O número representa um aumento de 10,89% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Já o destaque percentual entre os cinco TUPs que mais movimentaram no mês fica para o terminal Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), que registrou crescimento de 14,28%, com 10,65 milhões de toneladas movimentadas.


Portos Públicos

Os portos públicos movimentaram 33,69 milhões de toneladas no segundo mês de 2024. O número representa aumento de 12,55% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O porto de maior movimentação no mês foi o de Santos, com 11,11 milhões de toneladas, registrando um aumento de 32,42% frente ao mesmo período de 2023. O porto foi responsável por 33% de toda a movimentação portuária pública do mês.


Painel Estatístico

O Painel Estatístico da ANTAQ pode ser acessado via smartphones e tablets, disponível no site da Agência. Na consulta eletrônica podem ser checados dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, além da movimentação portuária de contêineres.

Sport vira parceiro da Prefeitura na moeda social Capiba Time bicampeão pernambucano visitou a PCR e repassou camisas e ingressos para serem trocadas pela moeda social digital através do Conecta Recife
Publicado em 13/04/2024 às 10:37

A Prefeitura do Recife recebeu, nesta sexta-feira (12), o time bicampeão pernambucano de futebol. Integrantes do Sport Club do Recife fizeram uma visita de cortesia à PCR, onde levaram a taça da competição deste ano, e foram recebidos pelo prefeito João Campos. Na ocasião, o clube, através do presidente, Yuri Romão, doou camisas e ingressos para que possam ser trocados pela moeda social Capiba através do Conecta Recife.

 

“Quero agradecer ao Sport por ser o primeiro clube esportivo a fazer parte da moeda social Capiba, que poderão ser trocadas por camisas e ingressos de jogos, doados pelo time. Estamos gameficando um serviço público e começando com o estímulo à prática de atividades físicas, então é muito simbólico ter um time de futebol junto das grandes empresas oferecendo benefícios. Enquanto esporte, desenvolvimento econômico e entretenimento, é fundamental para a cidade que existam instituições fortes. É importante que o Sport dê certo, assim como o Santa e o Náutico, o esporte faz parte do Recife, então realmente vibramos juntos”, ressaltou o prefeito.

 

São camisas do clube e ingressos para os jogos do Sport que estarão disponíveis para troca na lojinha da Capiba, dentro da plataforma Conecta Recife. O Sport virou mais um apoiador dessa iniciativa pioneira de nossa cidade, que já conta com parceiros como Uber, 99, Assaí Atacadista, VEM e Bike PE.

 

“Eu entendo o futebol e todas as categorias esportivas como uma das ferramentas mais importantes e inclusivas que existem, que dão oportunidades para muitos jovens de periferia. Então, o que o Sport Club do Recife puder fazer para criar essas oportunidades, nós vamos fazer. Quando ouvi a proposta da adesão à Moeda Capiba, já decidi que estávamos juntos nessa. Acredito que, através dos parceiros que o Sport tem, podemos até maximizar essa parceria. O projeto é muito bom e vai além do esporte”, afirmou Yuri Romão, presidente do Sport.

 

CAPIBA - A capital pernambucana é a primeira do Brasil a ter uma moeda digital criada especificamente para estimular a convivência entre as pessoas e com a cidade de maneira saudável e sustentável. Para participar basta cumprir os desafios lançados no Conecta Recife e, automaticamente, Moedas Capiba são acumuladas dentro da carteira digital. Depois é só trocar por prêmios que ficam dentro da "feirinha", também disponível no próprio aplicativo. Na prática, os cidadãos agora terão acesso a desafios de diferentes áreas, como esportes, saúde, meio-ambiente, cultura, por exemplo, desde que estejam relacionados com a prestação de serviços da Prefeitura do Recife. Concluída as etapas dos desafios, cada participante ganha as Capibas, que depois podem ser trocadas por prêmios e produtos.

OS INSTITUTOS SEMEAR E HUMA ATITUDE COM O APOIO DO VEREADOR RONALDO LOPES INICIAM CURSO DE CAPACITAÇÃO DE LOGÍSTICA EM BAIRRO DA ZONA NORTE DO RECIFE
Publicado em 13/04/2024 às 10:36

Cerca de 100 pessoas terão a oportunidade de fazer um curso profissionalizante de forma gratuita.


Na noite desta sexta-feira (12), o Instituto Semear realizou a aula inaugural das primeiras turmas do curso de Logística, que serão oferecidos de forma gratuita pela entidade, em parceria com o Instituto Huma Atitude e com o apoio do Vereador do Recife Ronaldo Lopes (PP). 


Ao todo, serão três turmas, divididas em três turnos. O curso será gratuito e também buscará a oportunidade de inserir participantes, no mercado de trabalho. 

Esse é um trabalho desenvolvido pelo Instituto Huma Atitude, capacitando as pessoas e depois realizando seleções para contratos em empresas.


A Huma Atitude atua em todo território nacional e vem se fortalecendo no Nordeste brasileiro através de parceiros.


O Vereador Ronaldo Lopes destacou a importância do curso para as comunidades:


"Pessoal, eu quero falar aqui sobre a importância deste curso para nossa comunidade, onde muitas vezes não temos oportunidades. Então, através deste curso eu vejo que mais jovens terão oportunidades futuras. O instituto semear e o Huma Atitude estão trazendo um belo projeto para a cidade e a partir daqui, sonhos serão realizados. Todos vocês que estão aqui são sonhadores e só vocês são os donos dos seus sonhos, mas novamente irei trazer uma frase que uso bastante: Um sonho sonhado só, é apenas um sonho, mas um sonho sonhado em conjunto, em parceria, ele se torna realidade, parabéns ao instituto semear, parabéns ao Huma Atitude e parabéns a todos vocês que estão aqui." Concluiu 


Cledson Bernardo, CEO do Instituto Huma Atitude, falou sobre a importância das mulheres no curso, visando oportunidades para elas através do aprendizado em sala de aula e destacou a parceria com o Instituto Semear, através do Vereador Ronaldo Lopes. 


"Eu quero trazer projetos para as mulheres, a gente tem uma sociedade machista e através dos trabalhos desenvolvidos pela Huma Atitude estamos garantindo direitos para a mulherada. Também quero reforçar aqui que a Huma Atitude não costuma fazer parceria com políticos, nas quando vimos o Ronaldo, decidimos fortalecer o trabalho dele, pois ele é muito próximo da comunidade e é isso que a gente visa."


Ao final do evento, que teve duração de duas horas, todos os alunos receberam fardamento e apostilas para começar os estudos.

Maria Arraes fala do seu trabalho na Câmara Federal e elogia ações do Governo Lula para Pernambuco
Publicado em 13/04/2024 às 10:35

A deputada federal Maria Arraes concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier. Maria, que é filiada ao Solidariedade falou com a reportagem direto da Câmara dos Deputados, em Brasília.


“Costumo dizer que aqui me achei”, disse Maria, ao frisar que acha muito gratificante poder agregar ao seu mandato a parte técnica, que cabe a função de um legislador federa à parte política, que segundo ela, é exercitada diariamente, através de votações importantes e debates que acontecem em torno de temas que são fundamentais para a vida de todos os brasileiros.


Maria afirmou ainda que enxerga com bons olhos o atual momento do governo do presidente Lula, que segundo ela, tem sido presente em Pernambuco, seja através de suas visitas ao estado, onde tem cumprido agendas políticas e administrativas, ou através de ações e programas, como a mais nova etapa do ‘Minha Casa, Minha Vida’, lançada nesta quarta-feira.


Para finalizar, Maria Arraes disse que o seu partido, o Solidariedade, tem trabalhado para se fortalecer com o resultado da eleição, agendada para o próximo dia 6 de outubro. A deputada frisou que a legenda terá mais de 100 candidaturas a prefeitos, espelhadas por todo o estado, além de dezenas de disputas proporcionais, onde o principal objetivo é eleger o maior número possível de vereadores e vereadoras.

Requalificação do Pátio da Feira de Casa Amarela entra na reta final
Publicado em 13/04/2024 às 10:32

Investimento na recuperação de um dos mais importantes espaços de comércio popular da Zona Norte é de mais de R$ 6 milhões


Uma das intervenções mais esperadas por comerciantes e frequentadores da Zona Norte do Recife, a requalificação do Pátio da Feira de Casa Amarela, entra em sua fase final. Na manhã deste sábado (13), o prefeito João Campos esteve no local para um café da manhã com permissionários e para vistoriar o avanço das obras. O investimento é de R$ 6,6 milhões, através de convênio com o Governo Federal (via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco - Codevasf), sendo R$ 2,3 milhões de repasses federais e R$ 4,3 milhões de contrapartida do município.


“Hoje trazemos um compromisso que foi feito lá trás e é um sonho antigo sendo realizado. Em breve os feirantes vão poder comercializar com segurança e organização em uma área tão histórica da cidade, que está sendo ainda mais cuidada. Os materiais usados são voltados para um melhor conforto térmico e também tem capacidade estrutural de suportar placas de energia solar”, ressaltou o prefeito durante a visita.


A intervenção contempla a instalação do gradil que vai circundar todo perímetro do pátio, além das novas bancas de feira, todas com vedação em alvenaria. A área molhada do local, bem como o módulo de animais vivos, também já foram recuperados. Na parte de animais foram instaladas portas metálicas, enquanto os quiosques de coco, flores e fiteiros foram contemplados com portas de enrolar. Toda a estrutura metálica das cobertas, assim como as telhas termoacústicas, já foram instaladas. Entre os serviços ainda estão a aplicação de piso intertravado, meio fio e drenagem, além da tubulação embutida de água para combate a incêndios - serão 22 extintores no equipamento.


Lilian Fernanda Alcântara, 45, trabalha como feirante na Feira de Casa Amarela desde que seu pai, Marcos do Inhame, faleceu e deixou o negócio para a família, há 9 anos. Segundo a comerciante, a requalificação do pátio era um desejo antigo de todos que trabalham no local e vai impactar a dinâmica do comércio. “Era o que a gente esperava, o andamento está bom e temos uma comissão que está sempre em contato com a equipe responsável, que nos atualiza. Esperamos que a feira nova chame mais o público, porque tudo vai mudar. A questão da limpeza, infraestrutura, saneamento, tanto pro feirante, quanto pro cliente, vai ficar bem melhor. Era uma reforma necessária”, disse ela.


A requalificação do Pátio da Feira de Casa Amarela está inserida no programa de recuperação dos centros populares de comércio no Recife. Lançada em dezembro de 2022, a iniciativa prevê um total de R$ 30 milhões. Entre os equipamentos contemplados estão o Pátio de Feira de Cais de Santa Rita, as feiras de Nova Descoberta e Feira Nova de Afogados, Pátio de Feira de Casa Amarela e de Roda de Fogo, além de intervenções no Mercado da Boa Vista. Serão beneficiados cerca de 1 mil permissionários

Mercado Cultural Casa Rosa tem programação musical neste fim de semana
Publicado em 12/04/2024 às 08:37

Neste fim de semana, várias atrações musicais irão movimentar o Mercado Cultural Casa Rosa, em Caruaru. O local, que além de ser um ponto de concentração da cultura, dispõe de um ambiente amplo, com excelente estrutura física e espaço infantil.


Localizado no Parque 18 de Maio, no coração da Feira de Caruaru, o espaço funciona aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h30. O Mercado conta atualmente com 12 estabelecimentos, com serviços variados, como: cachaçaria, cozinha típica, tapiocaria, boteco tradicional, petiscaria, além de espaços multifuncionais.


Confira a programação para este fim de semana:


Sábado - 13 de abril

11h - Trio Preto do Leite

13h - 2ª edição ensaios de São João com Renilda Cardoso e convidados

15h20 - Chico Cantor


Domingo - 14 de abril

11h - Jô Caruaru

13h - Samara Costa

15h20 - Elton Rosa com Forró Afro Rabecado

Assembleia no Moda Center, limpeza de canal pluvial, visitas técnicas e obras de esgotamento são abordados em entrevista na Polo FM
Publicado em 12/04/2024 às 08:26

Na quarta-feira (10), as ações realizadas no maior centro atacadista de confecções do Brasil foram pautadas em entrevista na Polo FM. Participaram da entrevista Tales Nery (Sindico), George Pinto (gerente geral), Mariano Neto (executivo de planejamento) e Adelmo Teotônio (conservador de bens culturais). Confira os pontos abordados:

1 – Na última sexta-feira (5), foi realizada uma nova Assembleia Geral Ordinária no Moda Center. Pontos importantes foram aprovados, entre eles o Orçamento Financeiro 2024 do centro de compras.

2 – Nas última terça (9), foram concluídos os trabalhos de limpeza do canal pluvial localizado na parte externa ao Moda Center. A limpeza teve como objetivo a diminuição de transtornos causados com alagamentos, parte deles por problemas no canal, durante o período de chuvas.

3 – Colaboradores realizaram, em 19 de março, três visitas técnicas a museus na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os detalhes das visitas foram mostrados pelo executivo de planejamento, Mariano Neto, e pelo conservador de bens culturais do Museu da Sulanca, Adelmo Teotônio.

4 – A partir de 19 de abril, entrarão em vigor as mudanças nas vagas de estacionamento no setor laranja, especificamente aquelas destinadas as vans de excursões. A partir dessa data, elas passarão a ocupar vagas nas laterais dos setores Branco, Verde e Laranja.

5 – A administração do Moda Center dará início a importantes obras de esgotamento sanitário. Os trabalhos têm como objetivo descartar os dejetos gerados no centro de compras, que antes iam para estações de tratamento, diretamente na rede de saneamento da Compesa.

Governadora em exercício Priscila Krause vistoria obras do Canal do Fragoso e destaca importância da celeridade dada pela gestão Raquel Lyra
Publicado em 12/04/2024 às 08:18

A governadora em exercício Priscila Krause vistoriou, nesta quinta-feira (11), as obras do Canal do Fragoso, no município de Olinda, Região Metropolitana do Recife. Com investimentos, oriundos do Governo do Estado e do Governo Federal, na ordem de R$ 330 milhões, estão sendo realizados serviços para pavimentação das vias às margens do canal e revestimento. Além disso, em parceria com a Prefeitura de Olinda, está sendo realizado um mutirão de limpeza para retirada de baronesas e desassoreamento do canal. 


A governadora em exercício visitou os trechos 3 e 4 da obra. “Aguardada há mais de dez anos, a maior obra de drenagem e mobilidade da Região Metropolitana está em ritmo acelerado e sua conclusão e entrega são compromissos do Governo Raquel Lyra. Essa é uma obra complexa, que atende grande parte da população de Olinda e vai mitigar as enchentes tão recorrentes para quem mora nessa região”, ressaltou Priscila Krause.


A atual gestão da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) conseguiu destravar trâmites administrativos que emperravam a execução do contrato em virtude de problemas de execução com a empresa anterior. O trecho 3 foi retomado com serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação e paisagismo das vias marginais ao canal, no trecho entre a rua Bom Jardim até a Avenida Sérgio G. Vasconcelos. Além disso, estão previstas ligações com as ruas já existentes e construção de lajes de transição. Em outro trecho, está sendo feito o alargamento e revestimento do canal até a ponte de Rio Doce.


De acordo com o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira, o Governo do Estado tem garantido a retomada das obras de todos os trechos que estavam com algum problema. “Já estamos licitando o último trecho que, inclusive, já foi homologado e está em fase de contratação, para que possamos entregar um grande equipamento para a população”, finalizou o gestor.

Avenida José Juventino, no Distrito de Pão de Açúcar, um sonho que a Prefeitura transformou em realidade
Publicado em 12/04/2024 às 08:14

Depois do saneamento, da pavimentação, chegou a vez da iluminação. É assim que a administração do Prefeito Lero, trabalha e entregou a população do Distrito de Pão de Açúcar a iluminação da maior rua do Distrito, a Avenida José Juventino. 


As obras fazem parte do Maior Programa de Pavimentação e de Iluminação que vem sendo realizado pelo Governo Municipal. A Avenida soma mais de oitocentos metros de pavimentação ligando o centro do Distrito até a BR 104, sentido Vila do Socorro. 


“Mais um sonho da população que conseguimos realizar. Uma grande obra que com muita responsabilidade, transparência e trabalho concluímos: do saneamento, a pavimentação até a iluminação. E não para por aí. Os programas seguem transformando pra melhor a vida dos nortetaquaritinguenses”, comemorou o Prefeito, Lero. 

NO DIA DO PREFEITO EDUARDO E LULA DA FONTE SOLICITAM AO MINISTRO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL A CRIAÇÃO DE CENTROS UNIFICADOS DE ATENDIMENTO AOS AUTISTAS EM PE
Publicado em 12/04/2024 às 08:12

Em meio às comemorações do Dia do Prefeito, nesta quinta (07), os deputados federais Eduardo da Fonte (PP/PE) e Lula da Fonte (PP/PE) estiveram com o ministro Wellington Dias no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate Fome, que sinalizou positivamente ao seu pedido de criação, em todas as cidades de Pernambuco e do Brasil, de centros unificados de inclusão e atendimento aos autistas. Estes centros funcionarão com profissionais especializados, como terapeutas e psicólogos. Acompanharam os dois parlamentares o prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino (PP/PE) e a primeira-dama e secretária municipal de Educação, Nalva Veras (PP/PE).


“Neste dia do prefeito estivemos com o ministro junto com o prefeito Edmilson Cupertino fazendo uma solicitação para todos os prefeitos de Pernambuco”, salientou Eduardo da Fonte. A secretária Nalva Veras aproveitou a oportunidade e também pediu ao ministro a abertura de mais CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Esses locais ofertam atendimento às famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram os seus direitos violados, além de idosos e pessoas com deficiência. O prefeito Edmilson Cupertino (PP/PE) agradeceu o apoio geral assegurado pelo ministro Wellington Dias a Moreno.