Abertura da 6ª Bienal Internacional do Livro de Garanhuns
Publicado em 16/10/2024 às 08:17

Garanhuns se prepara para se tornar a capital da literatura nos próximos dias com a 6ª Bienal Internacional do Livro de Garanhuns. Esta é a maior edição que a cidade já teve, com a participação de editoras de todo país. 


A programação inicia nesta quarta-feira (16), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti em dois horários. Às 16h, o público infantil poderá acompanhar o espetáculo Histórias da Caixola, com Sthephany Metódio. Já às 18h, o antropólogo, escritor e jornalista Ernesto Xavier realiza uma palestra voltada para o público adulto. 


Nesta quarta-feira, os estandes para venda de livros, localizados na Praça Mestre Dominguinhos, serão abertos das 18h às 21h. De quinta a domingo o horário de funcionamento vai das 9h às 21h. Toda programação é gratuita e não é necessário ingresso para acompanhar os shows, apresentações culturais e lançamentos de livros. A programação completa está disponível no Instagram da Secretaria de Educação (@educacaogaranhuns) e também no site da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br).

Prefeitura de Caruaru divulga resultado final dos recursos da fase de habilitação documental dos editais da PNAB
Publicado em 16/10/2024 às 08:16

Contemplados serão chamados a partir desta terça-feira (15) para assinar o Termo de Execução Cultural


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, divulgou o resultado final dos recursos da fase de habilitação documental dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). 


Com isso, os contemplados e contempladas serão chamados a partir desta terça-feira (15) para assinar o Termo de Execução Cultural. A convocação será realizada por meio do e-mail divulgado no formulário de inscrição.


A partir da assinatura, os pagamentos começarão a ser feitos. O resultado final pode ser conferido no Mapa Cultural de Caruaru, disponível no site https://mapacultural.caruaru.pe.gov.br/SCGA-SiteCadastro/.

Juntos pela Segurança: feminicídios caem 72,7% em Pernambuco no mês de setembro
Publicado em 16/10/2024 às 08:15

No mesmo período, também foi registrado o menor número de crimes patrimoniais dos últimos dez anos, com destaque para os roubos de coletivos, cargas, veículos e celulares


O estado de Pernambuco encerrou o último mês de setembro com uma queda significativa nos casos de feminicídio. Na comparação com o mesmo período do ano passado, foram contabilizados menos 72,7% casos deste tipo de crime. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS). No início de outubro, a governadora Raquel Lyra já havia anunciado a redução em 19,3% no número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) também em setembro, o quinto mês consecutivo de diminuição do indicador em 2024. Os casos de MVI passaram de 321 em 2023 para 259 em setembro de 2024.


“Essa redução no número de feminicídios registrados no mês passado mostra o compromisso das forças de segurança do Estado na proteção de todas as pernambucanas, de todas as regiões. Não podemos admitir que mais nenhuma filha deste chão seja assassinada pelo fato de ser mulher. A prioridade do Juntos pela Segurança é devolver a paz social que durante muito tempo foi retirada dos cidadãos e cidadãs dessa terra. O trabalho está apenas começando”, declarou a governadora Raquel Lyra. Em setembro de 2023 foram contabilizados 11 feminicídios em Pernambuco. Em setembro de 2024 esse número caiu para três.


De acordo com a SDS, as forças de segurança do Estado também prenderam 2.614 pessoas em flagrante delito no último mês, entre suspeitos de homicídios, roubos, violência doméstica e tráfico de entorpecentes. Além disso, 451 armas foram apreendidas. Esses resultados estão ligados, em grande medida, à atuação coordenada e integrada da Força-Tarefa (FT) Crimes Patrimoniais, criada em dezembro do ano passado, com o objetivo de intensificar o combate a esses tipos de delitos em todo o Estado. Desde seu lançamento, a FT tem se concentrado em áreas estratégicas, resultando em redução nos índices. 


Em setembro, os crimes de roubos de cargas, coletivos e veículos tiveram queda de 26,5%, 21,8% e 7,1%, respectivamente, quando comparado ao nono mês do ano passado. Além disso, os celulares subtraídos tiveram uma redução de 4,7%. Os dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) revelam, ainda, que o mês de setembro de 2024 registrou 3.463 casos de Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), sendo o melhor setembro dos últimos dez anos neste indicador. Neste período, o ano de 2016 teve o setembro com o maior número de CVPs da série histórica, registrando 9.941 roubos.


Os roubos de cargas diminuíram de 34 (set/2023) casos para 25 (set/2024) registros. Os roubos a coletivos reduziram de 55 (set/2023) para 43 (set/2024) ocorrências. No mesmo período, os roubos de veículos diminuíram de 1.033 (set/2023) casos para 959 (set/2024), destacando-se que, do total de veículos subtraídos, 673 veículos foram recuperados, o que equivale a 44,6%. Ainda em setembro deste ano, 4.235 celulares foram furtados e roubados contra 4.444 (set/2023). As forças de segurança recuperaram 8.807 aparelhos nos primeiros nove meses de 2024.


“Essa diminuição da criminalidade é atribuída ao trabalho preventivo e à presença mais ostensiva das forças de segurança nos locais que são apontados pelo monitoramento das manchas criminais. A FT Crimes Patrimoniais investe em tecnologia e inteligência, utilizando ferramentas para identificar padrões e comportamentos criminosos. Essa abordagem permite uma resposta mais ágil e eficaz, contribuindo para a queda contínua dos índices de roubos. A colaboração com a comunidade também tem sido um pilar importante, através das denúncias e informações dadas”, pontuou a secretária de Defesa Social em exercício, Dominique de Castro Oliveira.


Senado aprova projeto de lei que institui o Dia Nacional do Maracatu
Publicado em 16/10/2024 às 08:14

A proposta, de autoria da atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi apresentada durante seu mandato como deputada federal por Pernambuco


O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 2017-685, que institui o Dia Nacional do Maracatu, a ser comemorado anualmente em 1º de agosto. A proposta, de autoria da atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi apresentada durante seu mandato como deputada federal por Pernambuco.


O projeto visa valorizar e reconhecer a importância cultural do Maracatu, uma manifestação afro-brasileira que possui profundas raízes no estado de Pernambuco e é parte essencial da identidade cultural e histórica do país. O Dia Nacional do Maracatu também busca fortalecer a preservação e a divulgação dessa tradição que é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.


O texto segue para sanção do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Caso sancionado, o Dia Nacional do Maracatu será um marco para as celebrações por todo o país, contribuindo para a preservação deste tão importante festejo da cultural brasileira.

Prefeitura de Jataúba promoveu a 1ª Copa de Futsal de Base
Publicado em 16/10/2024 às 08:08

Durante o último fim de semana a quadra da Escola José Higino de Sousa sediou a primeira copa de futsal de base do município. Pequenos atletas entre 8 e 12 anos deram um show de talento, mostrando todo o potencial de nossas crianças na arte do futebol de salão.


A competição é mais uma ação da gestão municipal para incentivar o esporte como agente de transformação social. Equipes de várias escolinhas do município apresentaram um futsal de primeira qualidade, e prometem grandes talentos para o futuro.

Eduardo herói: Lula sanciona lei que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco no Livro de Aço do Panteão da Pátria
Publicado em 16/10/2024 às 08:07

O presidente Lula sancionou, nesta terça-feira (15), a lei que inscreve o nome de Eduardo Campos no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Também conhecido como Livro de Aço, a obra fica no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes da Capital Federal, e reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história.


A lei foi proposta pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE), com coautoria da bancada socialista na Câmara. Relator do projeto e filho do homenageado, o deputado Pedro Campos (PSB-PE) participou da solenidade de sanção da nova lei. Ele afirmou que esse é o reconhecimento do heroísmo e dedicação excepcionais de Eduardo ao Brasil. 


“É muito simbólico que esse reconhecimento ocorra após 10 anos da partida precoce de Eduardo. Ele se destacou como um articulador habilidoso, capaz de construir alianças e abrir novos caminhos para a política brasileira e deixou um legado de compromisso com o progresso, a justiça social e o desenvolvimento sustentável, inspirando futuras gerações de líderes a seguirem seus passos na construção de um País melhor”, afirmou Pedro.  


O parlamentar destacou ainda a preocupação do saudoso líder socialista para que o poder público fosse instrumento de melhoria da vida das pessoas, principalmente dos que mais precisavam. “Eduardo é uma inspiração, foi um visionário e suas ideias seguem atuais e nos guiando no caminho da boa política”, acrescentou Pedro.


O presidente Lula afirmou que essa é uma oportunidade de colocar Eduardo Campos na história como símbolo da política brasileira. “No momento em que sancionamos uma lei que transforma Eduardo em herói nacional, estamos dando uma contribuição para fazer com que aqueles que nasceram depois de nós possam conhecer outro tipo de político. Estamos enaltecendo as virtudes de um homem que nasceu no berço da política e morreu defendendo as pessoas menos favorecidas e as pessoas pobres deste país”, disse o presidente. 


Homenagens:

Autor do iniciativa, Carreras ressaltou a importância de reconhecer o legado do ex-governador de Pernambuco, especialmente no contexto dos 10 anos de seu falecimento. “A trajetória de Eduardo como homem público o gabarita para estar nesse honrado livro, por tudo o que ele fez como Ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula e como governador de Pernambuco, colocando na agenda nacional temas essenciais para o nosso desenvolvimento, como o investimento em ciência e tecnologia e a opção pela universalização da educação pública integral”, afirmou.


No Senado, o projeto foi relatado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). “Esse ano completou 10 anos do falecimento dessa grande liderança nacional, jovem, reconhecido, considerado como um expoente da política nacional. O Brasil e o mundo sempre precisam de referência e ter essa referência em Eduardo Campos deve ser sempre valorizada”, ressaltou Arns. 


Além de Pedro, estiveram presentes na solenidade a viúva de Eduardo, Renata Campos, acompanhada de seus filhos João Campos, prefeito de Recife, Maria Eduarda Campos e o caçula Miguel Campos. Também participaram o líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia (PB), a deputada Tabata Amaral (SP), os deputados pernambucanos Lucas Ramos e Felipe Carreras.


“Fiz questão de vir com todos os filhos. Eu acho que é muito importante a nação brasileira reconhecer pessoas que lutaram, fizeram história e que isso sirva de referência para as gerações futuras”, ressaltou Renata. 


Para o prefeito de Recife, seu pai era um exemplo de pessoa íntegra e completa. “Que bom que alguém que fez o que ele fez em vida, jamais morrerá e jamais será esquecido. A política tem a capacidade de transformar, mudar a realidade e gerar oportunidade. E, por isso, temos que ter pessoas da altura dele sendo lembradas e reverenciadas”, acrescentou João. 

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, e o ministro Márcio França também estiveram presentes. “Eduardo tinha o dom de servir, enxergar as pessoas e trabalhar pela comunidade. Pernambuco lançou os melhores projetos no tempo de Eduardo Campos, na saúde, na educação e na ciência e tecnologia”, afirmou Alckmin. 


TRAJETÓRIA- Eduardo começou sua vida pública em 1986, durante a campanha de Miguel Arraes, seu avô, eleito governador de Pernambuco naquele ano. Em 1990, entrou oficialmente na vida política ao ingressar no Partido Socialista Brasileiro (PSB), e foi eleito deputado estadual.


Além desse cargo, o ex-presidente Nacional do PSB foi deputado federal, governador de Pernambuco, ministro de Ciência e Tecnologia e se preparava para disputar a presidência da República.


Como governador, Eduardo deixou um legado de desenvolvimento e compromisso com a gestão pública, além do investimento em educação, uma de suas maiores bandeiras. No combate à violência, criou o Pacto pela Vida, um programa que reduziu os índices de homicídios em 39% no Estado. Sua sensibilidade com as questões sociais se manifestou no Programa Mãe Coruja Pernambucana, um programa que visava reduzir a mortalidade infantil e que foi reconhecido pela ONU por sua eficiência e inovação.


À frente do Ministério de Ciência e Tecnologia, o socialista contribuiu para o avanço da pesquisa e da inovação no Brasil. Sob sua gestão, foram criados importantes marcos regulatórios e programas que até hoje impulsionam o desenvolvimento científico do país.


No dia 10 de agosto Eduardo completaria 59 anos. Nesta mesma semana, dia 13 de agosto, completaram 10 anos de sua partida. Por coincidência do destino, o líder socialista faleceu na mesma data que seu avô, Miguel Arraes, o precursor de sua vida na política, uma das figuras mais importantes da história do PSB, e que faleceu em 2005.

Caixa volta a vender RASPADINHA, modalidade de loteria Instantânea
Publicado em 15/10/2024 às 08:52

A Caixa Econômica Federal voltará a vender a partir do próximo dia 2 de novembro a Instantânea, nome oficial da conhecida Raspadinha. O banco vendeu o produto até 2016, quando o governo de Michel Temer decidiu que privatizaria a exploração do serviço. Como a "raspadinha privada" não decolou, o governo autorizou a retomada das vendas pela Caixa no ano passado.

As premiações variarão entre R$ 2,50 e R$ 2 milhões, e os preços dos bilhetes vão de R$ 2,50 a R$ 20.

"A Instantânea vai ter o maior payout das loterias, de 65%", disse a presidente da Caixa Loterias, Luciola Aor. Constituída neste ano, a empresa é subsidiária integral da Caixa e cuida das loterias tradicionais.

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou que o retorno da "raspadinha" era uma demanda da rede. O produto será vendido nas loterias e também nos canais digitais do banco.

Prefeitura de Caruaru oferece aulas de capoeira gratuitas para jovens
Publicado em 15/10/2024 às 08:12

A iniciativa busca promover esporte, cultura e integração social entre os participantes


A Prefeitura de Caruaru, em parceria com o Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH) e a Gerência de Esportes e Lazer da Secretaria de Educação (Seduc), anuncia a abertura das inscrições, a partir desta segunda-feira (14), para aulas de capoeira voltadas a jovens de 10 a 16 anos. A iniciativa busca promover esporte, cultura e integração social entre os participantes.


As aulas acontecerão no auditório do CIDH às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h, com vagas limitadas. A participação é gratuita, sendo necessário que a inscrição seja feita presencialmente, no Centro Integrado de Direitos Humanos, das 8h às 17h, com a presença do responsável do participante.


Serviço:

Inscrições: Segunda, 14 de outubro 

Local: Auditório do Centro Integrado de Direitos Humanos

Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras

Horário: Das 9h às 10h

Faixa etária: 10 a 16 anos

Informações: CIDH - (81) 9.8384-4291 (WhatsApp).

Prefeito eleito de Vertentes, Israel Ferreira concede entrevista a Rede Pernambuco de Rádios: “Vamos melhorar o que já é bom”
Publicado em 15/10/2024 às 08:06

A eleição na cidade de Vertentes, no último domingo, dia 06, foi uma das mais acirradas do Agreste pernambucano. A disputa foi emocionante e findou com o candidato Israel Ferreira, do PSDB, eleito prefeito para os próximos quatro anos. Ele obteve 7.192 votos, apenas 189 votos a mais que o seu principal adversário, o metalúrgico Zito Barros.


Na manhã desta quinta-feira, dia 10, Israel concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier, e falou sobre o desenrolar e o resultado final da campanha. “Foi uma campanha boa, tranquila, onde me senti abraçado pela população e vi isso como gratidão do meu povo por 22 anos de trabalho na gestão pública municipal. Quanto ao resultado final, eu esperava sim, que fosse mais tranquilo, que a nossa vantagem fosse maior do que a que tivemos”, disse ele.


Segundo Rael, o seu governo atuará para aprimorar aquilo que já funciona bem na cidade, assim como, implementar políticas públicas nas mais diversas áreas da administração. “Vamos melhorar o que já é bom, aquilo que já funciona bem em nossa cidade e investir em projetos como a iluminação pública com lâmpadas de led, a criação de uma central de monitoramento de câmeras de segurança, além do investimento em projetos voltados para o apoio a causa autista, com assistência total a crianças e mães de crianças autistas”.


Para finalizar, o prefeito eleito disse que não tem pressa para definir e anunciar o seu time de secretários para o início de sua gestão. “Montarei um secretariado com a minha cara, com a cara do meu governo, mas sobre isso só falarei depois do dia 15 de dezembro. Agora farei uma viagem com a minha família, para descansar um pouco”.

Lula grava mensagem pedindo voto para Vinicius Castello, candidato a prefeito de OLINDA
Publicado em 14/10/2024 às 08:02

Na busca pela Prefeitura de Olinda, o PT usou seu principal nome do país para conquistar o objetivo pleiteado pelo candidato Vinicius Castello e neste domingo, 13 de outubro, um vídeo foi divulgado com o presidente Lula (assista vídeo abaixo). Há exatamente uma semana do fim do primeiro turno das eleições municipais, o candidato petista colocou no jogo eleitoral, o presidente da República para reforçar sua campanha. Nas imagens, Lula faz um pedido especial aos olindenses, para que seja presenteado com Vinicius Castello como prefeito eleito no dia 27 de outubro, data de seu aniversário, onde completará 79 anos. Candidato petista obteve a maior porcentagem de votos no primeiro turno, somando 38,75% (80.422 votos), ultrapassando a candidata do prefeito professor Lupércio (PSD) e da governadora Raquel Lyra (PSDB), Mirella, que terminou com 30,02% (62.289 votos).