Presidente Eduardo Batista empossa dois suplentes na Câmara Municipal de Goiana
Publicado em 04/07/2025 às 13:22

Na manhã desta sexta-feira (04), o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, conduziu a cerimônia de posse dos vereadores Ana Diamante e Thiago Viana. A solenidade ocorreu no plenário da Casa Legislativa, às 9h. Os novos parlamentares assumiram os mandatos em substituição aos vereadores licenciados Ana de Marcílio e Carlos Viégas Jr., recentemente nomeados pelo Executivo Municipal para os cargos de secretária municipal de Políticas Sociais e secretário municipal de Educação e Inovação, respectivamente.


Durante a cerimônia, Eduardo Batista deu as boas-vindas aos empossados e destacou a importância do fortalecimento do Poder Legislativo: “A missão que assumimos aqui é grande. Representar o povo de Goiana exige coragem, responsabilidade e ação. A chegada de Ana e Thiago fortalece esse compromisso coletivo com a cidade. A Câmara está pronta para avançar, e seguiremos trabalhando com seriedade e foco nas verdadeiras necessidades da nossa gente”, afirmou o presidente.

Prefeitura do Cabo oferta exame de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos
Publicado em 04/07/2025 às 13:05

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está levando exames de mamografia às comunidades, por meio do Mamógrafo Móvel. O objetivo é facilitar o acesso ao atendimento e ampliar o rastreamento de casos de câncer de mama no município.


Nesta sexta-feira (04), o serviço itinerante esteve na comunidade de Ponte dos Carvalhos, no Centro de Referência da Mulher II, realizando 80 atendimentos. O calendário com datas e locais do Mamógrafo Nóvel está disponível para consulta no Instagram da Prefeitura.


Durante este mês o Mamógrafo Móvel estará em 15 pontos, em Unidades de Saúde da Família (USFs) das praias, do centro do Cabo e das áreas rurais. O serviço é destinado a mulheres entre 50 e 69 anos, conforme a recomendação do Ministério da Saúde.

Emprel passa a atuar como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), ampliando sua missão institucional com foco em pesquisa científica e o desenvolvimento de novos produtos
Publicado em 04/07/2025 às 12:00

A Empresa Municipal de Informática (Emprel) foi oficialmente reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), marcando um novo capítulo em sua trajetória como protagonista da transformação digital no Recife. Conforme Decreto nº 38.871, publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 26 de junho, a Emprel passa a integrar o seleto ecossistema nacional de inovação científica e tecnológica, podendo atuar diretamente em projetos de pesquisa aplicada, celebrar parcerias estratégicas com universidades e centros de pesquisa, e até participar do capital de empresas que desenvolvam produtos ou processos inovadores, alinhados às diretrizes das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.


A mudança fortalece o papel da Emprel como articuladora da transformação digital da cidade, ampliando sua capacidade de investir, pesquisar, inovar e cocriar soluções com startups, universidades, centros de pesquisa e o setor privado, tendo sempre como foco o interesse público e o bem-estar da população. “Esse reconhecimento chancela uma mudança que já vínhamos estruturando. A Emprel já operava como uma ICT na prática, sendo referência nacional em inovação pública. Agora, com o respaldo jurídico, ampliamos as possibilidades de atuação com mais autonomia, mais parceiros e mais impacto. É uma conquista para o Recife, que reafirma sua liderança em transformação digital no setor público”, destaca o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha. 


“Através de parcerias estratégicas que surgiram com os ciclos do EITA! Recife, com experimentação urbana através do EITA! Labs, e os contratos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, como a parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Emprel já desenvolvia processos que envolvem pesquisa científica, desenvolvimento experimental e inovação tecnológica, com o objetivo de melhorar a competitividade de empresas e instituições, impulsionar o progresso tecnológico e solucionar desafios da sociedade e do mercado”, destaca Cunha. 


A Emprel é responsável por diversas plataformas e sistemas que modernizam a gestão pública e facilitam o acesso da população a serviços essenciais, como o Conecta Recife, GO Recife (emprego, renda e empreendedorismo), plataforma Coreto, Conecta Zap, CredPop, digitalização do SUS municipal, ferramentas de gestão para a educação pública, além de soluções de atendimento social como o agendamento digital do CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


“Sermos, agora, uma ICT representa não apenas uma conquista jurídica, mas um salto estratégico para consolidar a Emprel como motor da inovação pública no Recife. Nossa missão é clara: usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, garantir serviços eficientes e promover inclusão. A partir de agora, podemos estabelecer parcerias mais amplas, criar laboratórios de inovação, investir em pesquisa aplicada e colaborar com empresas que desenvolvam soluções voltadas para as prioridades da cidade, como saúde, educação, mobilidade e assistência social”, afirma Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.


Agora, como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), a Emprel fortalece também seus objetivos institucionais, que incluem:


* Garantir a integridade e a segurança da base de dados do governo municipal, considerada patrimônio público intangível;

* Propor diretrizes e padrões tecnológicos para integração e portabilidade entre sistemas municipais;

* Oferecer soluções em TI sob medida para cada órgão da Prefeitura, com foco em escalabilidade e eficiência;

* Manter infraestrutura crítica, como Data Center, para garantir o funcionamento contínuo de serviços essenciais;

* Promover a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos na área de tecnologia;

* Estimular a formação de profissionais com programas como residência em software, estágio e capacitação técnica;

* Atuar na inclusão digital, democratizando o acesso à informação e fortalecendo a comunicação entre governo e sociedade;

* Apoiar a economia popular com plataformas digitais de microcrédito e geração de renda.


Com o novo status, a Emprel poderá, ainda, captar recursos federais e atuar como proponente em chamadas públicas de fomento à inovação, como editais da FINEP, CNPq, Embrapii e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), ampliando a capacidade de investimento da empresa sem depender exclusivamente do orçamento municipal.


Além disso, o novo arcabouço legal permite à Emprel operar de forma mais estratégica na comercialização de soluções, criando alternativas de autossustentabilidade financeira. Essas soluções já estão disponíveis no Marketplace da Emprel: https://solucoes.emprel.gov.br.


Marcílio Régio determina retomada de obras paralisadas nos distritos de Goiana
Publicado em 04/07/2025 às 09:13

Durante uma série de visitas técnicas realizadas nessa quinta-feira (3), o prefeito de Goiana, Marcílio Régio, constatou o abandono de diversas obras públicas nos distritos do município. Em Tejucupapo, o chefe do Executivo esteve no canteiro de obras do Ginásio Poliesportivo e demonstrou indignação com o completo estado de abandono do local. A construção está paralisada há mais de seis meses — período que corresponde à gestão interina.


Diante do cenário, Marcílio determinou ao secretário de Obras, Guilherme Gomes, a adoção imediata de medidas para reinício das atividades. “É inadmissível que a população continue sendo prejudicada pela irresponsabilidade de quem deveria ter concluído e entregue esses equipamentos à comunidade”, declarou o prefeito.


Em Ponta de Pedras, acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Ana Silveira, Marcílio também visitou a sede do programa social Vaca Mecânica, outra obra que se encontra paralisada. O prefeito reforçou o compromisso de sua gestão com a retomada dos serviços públicos essenciais e a entrega de espaços que promovam qualidade de vida à população.


A equipe da Prefeitura seguirá monitorando e vistoriando as obras em todo o município para garantir celeridade, transparência e responsabilidade com os recursos públicos.

Seis meses de gestão: Toritama acelera com obras, avanços sociais e investimentos sob o comando do prefeito Sérgio Colin
Publicado em 04/07/2025 às 09:07

A Prefeitura de Toritama, sob a liderança do prefeito Sérgio Colin (MDB), completa os primeiros seis meses de gestão com a execução de ações estruturantes em diversas áreas da administração pública. O período foi marcado por entregas, ampliação de serviços e implementação de novos projetos com foco na melhoria da qualidade de vida da população e na eficiência da máquina pública.


“Nossa gestão atua com foco, planejamento e responsabilidade. Cada ação é pensada para gerar resultados concretos e melhorar a vida da população. Esses primeiros seis meses mostram que, com compromisso e seriedade, é possível avançar com equilíbrio e eficiência. Seguimos firmes, porque Toritama não pode parar”, afirmou o prefeito Sérgio Colin.


Uma das primeiras medidas da atual gestão foi a criação da Secretaria da Mulher, responsável por promover políticas específicas e ações como o evento “Mulher Destaque” e o Programa Dignidade Menstrual, voltado a estudantes da rede municipal.


Na Educação, foram distribuídos 8 mil kits escolares e 16 mil fardamentos, além de materiais pedagógicos destinados a todos os professores. Houve também reajuste no piso salarial dos educadores, em percentual acima do definido pelo Governo Federal. A gestão ampliou a oferta de vagas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e deu início à construção da maior escola da região, com entrega prevista para o final de 2025.


Na área da Saúde, a prefeitura renovou a frota de ambulâncias, automatizou o sistema de marcação de TFD, zerou a fila de cirurgias eletivas, com mais de 400 procedimentos realizados, e ampliou o número de especialistas, com destaque para as especialidades de cardiologia e urologia. O hospital municipal passou a contar com um quarto médico plantonista, reforçando o atendimento de urgência.


Em Infraestrutura, as ações incluem o início da construção da nova Feira de Gado, obras de pontes e a implantação de área de lazer no CMEI Príncipe da Paz. Até o momento, foram pavimentadas 25 ruas em bairros como Novo Alvorecer, Coqueiral, Novo Coqueiral, Independente, Areal, Jairo e Arlindo. A previsão é lançar a pavimentação de mais 50 ruas até o fim do ano. O programa de asfaltamento contemplou vias nos bairros Independente, Cohab, Fazenda Velha e Centro, incluindo o entorno do Parque Biblioteca Maria dos Anjos, que sediou pela primeira vez o São João da Torre, com programação cultural e decoração temática.


No campo da economia criativa e do desenvolvimento local, foi realizado o maior Festival do Jeans da história da cidade. Outras ações relevantes incluem o reforço da segurança na Feira do Jeans, a instalação de novas câmeras de videomonitoramento, o fortalecimento da agricultura familiar com o programa aração de terra, criação do projeto Base Performance de Futebol, com foco no incentivo ao esporte e formação de jovens atletas, a aquisição de um veículo 0 km para a casa de apoio no Recife, que atende pacientes da cidade em tratamento médico.


A valorização dos servidores públicos também teve destaque, com reajustes salariais concedidos no primeiro semestre. Na Assistência Social, a gestão realizou a maior entrega de peixes da história do município durante a Semana Santa e ampliou as ações voltadas à população idosa.

Meus filhos só querem comida "trash": como fazer com que tenham uma dieta mais saudável e variada?
Publicado em 04/07/2025 às 08:08

Se a alimentação do seu filho parece se resumir a cereal matinal, nuggets de frango e lanches que sobreviveriam a um apocalipse, você não está sozinho. Alimentos ultraprocessados são a escolha preferida de muitas crianças e, em alguns casos, são os únicos alimentos que elas aceitam comer. Entenda por que isso acontece, e o que você pode fazer a respeito.


O papel dos alimentos processados na dieta infantil

Alimentos processados são aqueles que passaram por algum tipo de alteração em relação ao seu estado natural.

Embora alguns processos sejam benéficos, como a pasteurização do leite para eliminar bactérias, o que preocupa pais e especialistas são os alimentos ultraprocessados. Eles passam por métodos industriais que intensificam sabor, textura e prazo de validade por meio da adição de açúcar, sal, gorduras, corantes, aromatizantes e conservantes artificiais.


Os pais conhecem bem alguns desses alimentos: são os fast foods e guloseimas que as crianças adoram. Mas outros se disfarçam de opções saudáveis, como iogurtes aromatizados e bolinhos industrializados.

Esses produtos oferecem pouco ou nenhum valor nutricional, motivo pelo qual as diretrizes alimentares recomendam restringi-los. Mesmo assim, esses “alimentos ocasionais” representam cerca de um terço da ingestão calórica diária de crianças australianas.

Por que as crianças são tão atraídas por alimentos processados?

1. Biologia básica

Alimentos ultraprocessados são projetados para serem viciantes. A combinação de açúcar, sal e gordura ativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando substâncias que provocam sensação de prazer.

A evolução também contribui: fomos programados para buscar alimentos ricos em açúcar e gordura como forma de sobrevivência, herança dos nossos ancestrais caçadores-coletores.

2. Seletividade alimentar

Cerca de uma em cada duas crianças passa por uma fase de seletividade alimentar. Essa resistência a novos alimentos também tem origem evolutiva: era uma forma de evitar a ingestão de substâncias potencialmente tóxicas.

Por isso, muitas crianças preferem alimentos ultraprocessados como nuggets, batatas fritas e cereais matinais. Esses produtos são familiares, não ameaçadores, têm sabores suaves e cores neutras: muitas vezes semelhantes ao leite materno e aos primeiros alimentos sólidos da infância.

3. Poder de persuasão

De anúncios no YouTube a prateleiras estrategicamente posicionadas no supermercado, as crianças são bombardeadas por campanhas que estimulam o consumo desses alimentos, e pressionam os pais a comprá-los.

Como os ultraprocessados afetam a saúde das crianças?

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados está associado a diversos impactos negativos:

Deficiências nutricionais: quando esses alimentos substituem frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, a alimentação fica pobre em fibras e nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento;

Obesidade infantil: esses produtos são altamente calóricos, ricos em açúcares, sal e gorduras, e geralmente não têm controle de porções, o que favorece o consumo excessivo;


Doenças crônicas: a ingestão contínua desses alimentos está ligada ao aumento do risco de doenças como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer.

Boas notícias: mesmo na infância, mudanças positivas na dieta e no estilo de vida podem reverter os efeitos negativos e contribuir para uma saúde melhor no futuro.


1. Comam juntos

Refeições em família são uma oportunidade para demonstrar bons hábitos alimentares. Sente-se à mesa, compartilhe a mesma refeição e mantenha os aparelhos eletrônicos afastados.

Ultraprocessados: estudo internacional associa consumo dos alimentos a mortes prematuras evitáveis; entenda

2. Introduza novos alimentos com paciência

Pesquisas mostram que são necessárias de 8 a 10 exposições a um novo alimento antes que a criança aceite experimentá-lo. Ofereça regularmente, incentive a provar, mas sem pressionar.

Evite oferecer sobremesas como recompensa por comer algo saudável: isso só aumenta a preferência por alimentos menos nutritivos.

A fome também ajuda: reduza ou evite lanches por pelo menos uma ou duas horas antes das refeições.

3. Varie receitas favoritas da família

Crianças estão mais dispostas a experimentar algo novo quando o prato tem elementos familiares. Tente trocar ingredientes: use lentilhas no lugar da carne moída no molho bolonhesa ou asse cenouras para criar “batatinhas laranjas”. Ralar vegetais e misturá-los ao molho também ajuda.

4. Torne a comida divertida

Apresente os alimentos de forma lúdica: varie cores, texturas e formatos no prato. Mudar o local da refeição — como fazer um piquenique — também pode tornar a experiência mais divertida e especial.

5. Ensine ciência alimentar

Explicar, de forma adequada à idade, a função dos alimentos ajuda a criar consciência alimentar:

Incentive o cultivo de hortas: crianças pequenas podem colher; as maiores, plantar e cuidar;

Leve-as a feiras, peixarias e açougues para conhecer os alimentos de verdade;

Converse com os pequenos sobre energia: “comer pão integral te ajuda a brincar por mais tempo”;

Compartilhe curiosidades com os maiores: “o peixe tem uma gordura chamada ômega-3 que ajuda o cérebro a funcionar melhor”.

6. Inclua as crianças no preparo

Crianças que ajudam a cozinhar tendem a se interessar mais pelos alimentos saudáveis. Deixe que escolham receitas e realizem tarefas adequadas à idade, como misturar ou picar. Participar da preparação aumenta o orgulho e a chance de provarem o que ajudaram a fazer.


Leva cerca de dois meses para formar um novo hábito: por isso, é normal enfrentar resistência no início. Mas, com persistência, é possível redirecionar o gosto infantil por ultraprocessados e construir uma relação mais saudável com a comida que dure a vida inteira.


*Nick Fuller é diretor de Ensaios Clínicos do Departamento de Endocrinologia do Hospital Royal Prince Alfred na Universidade de Sydney, Austrália. Ele também é autor do livro Healthy Parents, Healthy Kids – Six Steps to Total Family Wellness (Pais saudáveis, filhos saudáveis – Seis passos para o bem-estar total da família).

* Este artigo foi republicado de The Conversation sob licença Creative Commons. Leia o original.

Trump assinará "grande e bela" lei orçamentária no Dia da Independência
Publicado em 04/07/2025 às 08:03

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará nesta sexta-feira (4) a lei orçamentária em uma cerimônia com grande pompa que coincide com o Dia da Independência, após obter uma "vitória fenomenal" no Congresso.


O megaprojeto orçamentário do presidente republicano consolida sua agenda radical neste segundo mandato e gerou resistências em seu próprio partido, que finalmente foram superadas para aprovar esta "Lei grande e Bela", como foi batizada por Trump.


Os temores apontam que o orçamento pode aumentar a dívida nacional, reduzir o auxílio à saúde e à assistência social, além de servir como combustível para a onda de repressão migratória de Trump.

Trump anunciou que assinará a lei em uma cerimônia na Casa Branca às 16h00 (17h00 de Brasília). Os pilotos que lançaram os bombardeios contra o Irã neste mês estão entre os convidados.


"Não poderia haver presente de aniversário melhor para os Estados Unidos do que a vitória fenomenal que alcançamos há apenas algumas horas", disse Trump em um comício na quinta-feira em Des Moines, capital de Iowa, evento que iniciou as comemorações pelos 250 anos de independência dos Estados Unidos.

"Em poucas palavras, esta única e bela lei criaria a fronteira mais forte da Terra, a economia mais forte da Terra, o Exército mais forte da Terra e garantiria que os Estados Unidos da América continuem sendo o país mais forte deste belo planeta", acrescentou.


O projeto foi aprovado por estreita margem na votação final na Câmara de Representantes, por 218 votos contra 214.


 O presidente da Câmara de Representantes, Mike Johnson, trabalhou durante a noite para convencer os dissidentes a apoiar a lei.

Em Iowa, Trump previu que a lei transformará o país "em um foguete espacial" e disse que se trata "da maior lei de seu tipo já assinada".

Deportações em massa, cortes fiscais

Com a aprovação, Trump obteve uma nova vitória, que consolida sua visão da política americana, depois das decisões a seu favor da Suprema Corte de Justiça e dos ataques dos Estados Unidos, que levaram a uma trégua no conflito entre Israel e Irã.

Seu extenso projeto de lei já tinha sido aprovado no Senado na terça-feira e precisou voltar à Câmara para uma ratificação das alterações feitas pelos senadores.

O pacote cumpre muitas das promessas de campanha de Trump, como um aumento nos gastos militares, o financiamento de uma campanha de deportação em massa de migrantes e destina 4,5 trilhões de dólares (24,5 trilhões de reais) para estender seus cortes tributários do primeiro mandato (2017-2021).

Mas espera-se que a norma adicione 3,4 trilhões de dólares (18,5 trilhões de reais) em uma década ao déficit fiscal do país, enquanto reduz o programa federal de cupons de alimentos para a população vulnerável e gera os maiores cortes no seguro médico Medicaid para americanos de baixa renda desde seu lançamento, nos anos 1960.

Enquanto os moderados na Câmara estão preocupados que os cortes possam prejudicar suas perspectivas de reeleição, os 'falcões fiscais' - os mais ortodoxos - reclamam que as economias estão muito abaixo do prometido, segundo eles.


O presidente passou semanas dando telefonemas e organizando reuniões na Casa Branca para convencer os legisladores, divididos entre desagradar os beneficiários da assistência social em seus estados ou enfrentar a ira do chefe do Executivo.


Os democratas esperam que a oposição pública ao projeto de lei os ajude a retomar o controle da Câmara de Representantes nas eleições de meio de mandato, em 2026, com o argumento de que a iniciativa do presidente representa uma enorme redistribuição de riqueza dos americanos mais pobres para os mais ricos.

Camarote da Acessibilidade garante mais inclusão no FIG 2025
Publicado em 04/07/2025 às 08:01

Na 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a população contará mais uma vez com o Camarote da Acessibilidade. O local é reservado para pessoas com deficiência que desejam curtir os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. O espaço é gratuito e tem capacidade para 50 pessoas. Os agendamentos começam nesta quinta-feira (03) e seguem até enquanto houver vagas.


Com direito a um acompanhante, o espaço conta com intérprete de Libras, banheiro químico adaptado, programação em Braille e ampliada, técnico em enfermagem, material para primeiros socorros e profissionais de apoio. Localizado no primeiro andar do camarote principal da praça, o espaço contém elevador acessível e estará aberto a partir do horário da primeira atração do dia, funcionando até o encerramento do último show. Cada pessoa poderá reservar até duas noites.


Para agendar, é necessário apresentar documento de identificação com o símbolo PCD, carteira oficial ou laudo médico com CID-10. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone (87) 99800-0019 (ligações e WhatsApp) ou presencialmente na Casa dos Conselhos, na Rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis. A comunidade surda também pode realizar o agendamento pela Central de Interpretação de Libras, no mesmo endereço e horário, ou pelo WhatsApp (81) 99736-2015.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para construção de prédio que irá ampliar a oferta de leitos no Procape-UPE
Publicado em 04/07/2025 às 08:00

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (3), a ampliação do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape-UPE). O novo prédio irá ampliar em 54% a capacidade da unidade. Quando estiver em funcionamento, a nova instalação terá 138 novos leitos, sendo 50 de UTI e 88 de enfermaria. A obra, que estava paralisada há 14 anos, irá receber o aporte de R$ 36,9 milhões do Governo de Pernambuco. O Procape integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), que está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. 


Durante o evento, a chefe do Executivo estadual foi agraciada com a medalha Professor Ênio Lustosa Cantarelli, em reconhecimento aos serviços prestados ao hospital, melhorando a qualidade do atendimento à população. “Desde o início do nosso governo temos investido muito na UPE para garantir mais saúde à população. A construção desse prédio é sonhada há 20 anos e o Governo de Pernambuco está colocando o recurso necessário para se realize. A ordem de serviço foi assinada e as obras começam hoje mesmo. Daqui a um ano, vamos voltar aqui para inaugurar essa segunda etapa e melhorar a capacidade dessa que é uma referência em cardiologia do Norte-Nordeste brasileiro”, pontou Raquel Lyra.


O novo espaço permitirá um aumento significativo no número de internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade voltados a adultos e crianças cardiopatas atendidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o equipamento opera com 254 leitos.


A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, enfatizou que a iniciativa beneficia diretamente os pacientes do SUS. “Trata-se de um investimento em pesquisa, ensino e na formação de profissionais que atuarão nas áreas mais sensíveis do nosso sistema de saúde. Estamos fortalecendo o SUS e a ciência pernambucana”, disse.


De acordo com a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, a ampliação irá fortalecer a assistência dos atendimentos em cardiologia. “Os pacientes que têm uma indicação de UTI, poderão ser rapidamente regulados, porque vai aumentar a oferta no Procape. Então, temos uma melhora de forma geral, não somente para a população, mas também para os servidores e profissionais de saúde, que vão trabalhar em melhores condições”, frisou. 


Além do impacto assistencial, a expansão também trará benefícios à formação acadêmica, ampliando a capacidade de ensino e pesquisa nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e outras profissões da saúde ligadas à UPE. “Esse é um momento extremamente importante para a Universidade de Pernambuco, especialmente para o nosso complexo hospitalar”, pontuou a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti.


O gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, celebrou os incentivos que estão sendo aportados no equipamento. “Essa ampliação representa muito para todos nós. Após 14 anos com as obras paralisadas, tomamos conhecimento que o Governo do Estado havia incluído o Procape nos seus planos de metas prioritárias, o que nos deu um alívio muito grande”, disse.

 

Estiveram presentes na solenidade as diretoras do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar; e do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Benita Spinelli; e o vice-reitor da UPE, José Roberto Cavalcanti.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para construção de prédio que irá ampliar a oferta de leitos no Procape-UPE
Publicado em 03/07/2025 às 14:55

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (3), a ampliação do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape-UPE). O novo prédio irá ampliar em 54% a capacidade da unidade. Quando estiver em funcionamento, a nova instalação terá 138 novos leitos, sendo 50 de UTI e 88 de enfermaria. A obra, que estava paralisada há 14 anos, irá receber o aporte de R$ 36,9 milhões do Governo de Pernambuco. O Procape integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), que está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. 


Durante o evento, a chefe do Executivo estadual foi agraciada com a medalha Professor Ênio Lustosa Cantarelli, em reconhecimento aos serviços prestados ao hospital, melhorando a qualidade do atendimento à população. “Desde o início do nosso governo temos investido muito na UPE para garantir mais saúde à população. A construção desse prédio é sonhada há 20 anos e o Governo de Pernambuco está colocando o recurso necessário para se realize. A ordem de serviço foi assinada e as obras começam hoje mesmo. Daqui a um ano, vamos voltar aqui para inaugurar essa segunda etapa e melhorar a capacidade dessa que é uma referência em cardiologia do Norte-Nordeste brasileiro”, pontou Raquel Lyra.


O novo espaço permitirá um aumento significativo no número de internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade voltados a adultos e crianças cardiopatas atendidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o equipamento opera com 254 leitos.


A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, enfatizou que a iniciativa beneficia diretamente os pacientes do SUS. “Trata-se de um investimento em pesquisa, ensino e na formação de profissionais que atuarão nas áreas mais sensíveis do nosso sistema de saúde. Estamos fortalecendo o SUS e a ciência pernambucana”, disse.


De acordo com a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, a ampliação irá fortalecer a assistência dos atendimentos em cardiologia. “Os pacientes que têm uma indicação de UTI, poderão ser rapidamente regulados, porque vai aumentar a oferta no Procape. Então, temos uma melhora de forma geral, não somente para a população, mas também para os servidores e profissionais de saúde, que vão trabalhar em melhores condições”, frisou. 


Além do impacto assistencial, a expansão também trará benefícios à formação acadêmica, ampliando a capacidade de ensino e pesquisa nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e outras profissões da saúde ligadas à UPE. “Esse é um momento extremamente importante para a Universidade de Pernambuco, especialmente para o nosso complexo hospitalar”, pontuou a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti.


O gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, celebrou os incentivos que estão sendo aportados no equipamento. “Essa ampliação representa muito para todos nós. Após 14 anos com as obras paralisadas, tomamos conhecimento que o Governo do Estado havia incluído o Procape nos seus planos de metas prioritárias, o que nos deu um alívio muito grande”, disse.

 

Estiveram presentes na solenidade as diretoras do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar; e do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Benita Spinelli; e o vice-reitor da UPE, José Roberto Cavalcanti.