Raquel Lyra e Miguel Coelho reforçam reaproximação política
Publicado em 19/06/2026 às 11:11

A governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), reforçaram nesta quinta-feira (18) o movimento de reaproximação política durante o “São João do Coração”, realizado na residência do ex-senador Fernando Bezerra Coelho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

A governadora relembrou a disputa de 2022, quando os dois concorreram ao Governo de Pernambuco, e agradeceu a recepção em Petrolina e, em um gesto à pré-candidatura de Miguel ao Senado, destacou que ele terá papel importante nos próximos anos para Pernambuco e para o Brasil.

Em seu discurso, Miguel destacou a recomposição da aliança com a governadora e afirmou que ambos agora integram o mesmo projeto político. O ex-prefeito também ressaltou a parceria com lideranças do grupo governista, incluindo o deputado federal Túlio Gadêlha (PSD).

Wesley Safadão, Iguinho e Lulinha e Kuré fazem da quinta uma das maiores noites do São João de Arcoverde 2026
Publicado em 19/06/2026 às 11:08


Arcoverde viveu nesta quinta-feira (18) uma noite histórica nos festejos juninos. Segundo a organização do evento, o público registrado no Pátio de Eventos da Estação foi um dos maiores desta edição 2026 do São João de Arcoverde, consolidando o evento como um dos mais prestigiados do Nordeste.

A programação reúniu três atrações de grande apelo popular e capazes de mobilizar fãs de diversas regiões de Pernambuco e estados vizinhos: Wesley Safadão, Iguinho e Lulinha e Maciel Kuré.

Principal nome da noite, Wesley Safadão subiu ao palco cercado de expectativa e protagonizou um dos maiores públicos já registrados nesta edição da festa. Com uma carreira consolidada nacionalmente e sucessos que atravessam gerações, o cantor é apontado como um dos grandes responsáveis pela intensa movimentação de turistas e forrozeiros na cidade.

A abertura da programação ficou por conta de Maciel Kuré, artista que representa a força da cultura popular nordestina. Com muito humor, irreverência e valorização das tradições regionais, o cantor levou identidade cultural ao palco e aqueceu o público para uma das noites mais aguardadas do calendário junino.

Encerrando a maratona de shows, a dupla Iguinho e Lulinha transformou o Pátio da Estação em um grande coro coletivo. Fenômeno do forró e da vaquejada, os artistas acumulam sucessos e arrastam multidões por onde passam, garantindo animação até as primeiras horas da madrugada.

Além da programação musical, a cidade registra intensa movimentação no comércio, na rede hoteleira e nos polos gastronômicos, reforçando o impacto econômico positivo gerado pelo São João de Arcoverde.

Com uma estrutura reforçada de segurança, saúde, mobilidade e serviços, a Prefeitura de Arcoverde trabalha para garantir tranquilidade ao público em uma noite que já entra para a história como uma das maiores e mais movimentadas de todo o São João 2026.

A expectativa para essa sexta-feira (19) é de um público apaixonado pela sofrência, já que sobe ao palco multicultural a cantora Priscilla Senna. Antes tem Dani Aguiar e Talita Mel. Hoje também Arcoverde abre as portas de todos os 10 polos juninos, com muito samba de coco, forró pé de serra, arte e cultura.

Labanca inaugura mais um equipamento na área da saúde
Publicado em 19/06/2026 às 11:05

São Lourenço da Mata, que possui a melhor Atenção Básica do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, também se destaca pelos investimentos realizados na média complexidade.

Com uma política pública voltada à descentralização dos serviços de saúde, o município inaugurou, no distrito de Matriz da Luz, uma moderna Clínica de Fisioterapia, com capacidade para atender até 800 pessoas por mês.

O evento também chamou atenção pela presença de João Campos, que esteve no município para acompanhar de perto a entrega do novo equipamento de saúde na zona rural.

Durante a solenidade, João Campos parabenizou o prefeito Vinícius Labanca e destacou a importância dos investimentos na área. “Saúde é prioridade máxima em qualquer gestão. Conte comigo sempre que precisar”, afirmou.

Já Vinícius Labanca relembrou o apoio recebido em um dos momentos mais difíceis enfrentados pelo município. “No ano passado, quando São Lourenço da Mata viveu um período desafiador, foi João Campos quem levou nossa demanda ao presidente Lula e ajudou a garantir mais de R$ 10 milhões para manter o custeio da saúde da cidade”, destacou.

Labanca também voltou a cobrar maior apoio do Governo do Estado ao Hospital e Maternidade Petronila Campos, unidade que realiza cerca de 1.400 partos por ano. Segundo o prefeito, o hospital não recebeu convênios estaduais durante o período citado.

“Se dependesse exclusivamente do Estado para manter o funcionamento do hospital, ele estaria hoje de portas fechadas. Felizmente, conseguimos mantê-lo funcionando com muito esforço e responsabilidade”, afirmou.

Após a agenda em São Lourenço da Mata, João Campos seguiu para compromissos no Sertão de Pernambuco.

Governo tenta aprovar contratação de 2,6 mil servidores antes do defeso eleitoral
Publicado em 19/06/2026 às 11:02

O governo do presidente Lula tenta acelerar a aprovação de um projeto de lei que autoriza a contratação de 2.672 servidores federais ainda em 2026. A proposta prevê impacto orçamentário adicional de R$ 179,2 milhões em relação ao valor aprovado na Lei Orçamentária Anual.

O texto permite o provimento de cargos por meio de candidatos aprovados em cadastro de reserva de concursos públicos. Para que as nomeações ocorram neste ano, o projeto precisa ser aprovado pelo Congresso até 3 de julho, antes do início das restrições do período eleitoral.

Entre os órgãos que poderão receber reforço de pessoal estão o INSS, com previsão de 300 vagas adicionais, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que poderá contar com 50 novos servidores.

Ciro diz que Lula e Bolsonaro são “rigorosamente iguais”
Publicado em 19/06/2026 às 10:22

O pré-candidato ao governo do Ceará Ciro Gomes (PSDB) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são “rigorosamente iguais”, apesar de diferenças de estilo. A declaração foi dada em entrevista publicada pela revista Veja nesta sexta-feira (19).

Ao comparar os dois adversários, Ciro citou semelhanças em áreas como política econômica, metas fiscais, autonomia do Banco Central, reforma da Previdência e privatizações. Segundo ele, as divergências entre ambos seriam mais estéticas do que programáticas.

O ex-ministro também negou contradição em manter diálogo com o PL no Ceará, enquanto rejeita apoio à pré-candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ciro afirmou que alian

Sileno destaca força da agricultura familiar em encontro com João Campos e sindicalistas rurais em Bezerros
Publicado em 19/06/2026 às 10:18

O deputado estadual Sileno Guedes participou, nesta quinta-feira (18), de um encontro com trabalhadores rurais, representantes sindicais e lideranças políticas de diversas regiões de Pernambuco.

Realizada em Bezerros, a agenda contou com a presença do pré-candidato ao Governo do Estado João Campos (PSB) e teve como foco o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização de quem vive e produz no campo.

Presidente estadual do PSB, Sileno ressaltou a importância histórica das políticas públicas voltadas para os trabalhadores rurais e destacou a conexão de João Campos com as lutas do campo em Pernambuco.

“João, você chega aqui carregado de história, uma história de luta que fez o Acordo do Campo, que fez o Chapéu de Palha, a luta dos sindicatos de Pernambuco, dos trabalhadores rurais. É a agricultura familiar que alimenta esse estado, é a agricultura familiar, que tem a segurança alimentar. É a agricultura familiar que garante a dignidade ao trabalhador e à trabalhadora do campo”, afirmou.

O parlamentar também reforçou a necessidade de manter o diálogo permanente com os sindicatos e movimentos sociais para garantir que as demandas dos agricultores familiares estejam no centro das discussões sobre o futuro do estado.

A atividade reuniu importantes lideranças políticas, entre elas o senador Humberto Costa, a pré-candidata ao Senado Marília Arraes, o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa, o prefeito de Panelas, Ruben Lima, a vereadora de Carpina Cássia do Moinho, além de prefeitos, vereadores, dirigentes sindicais e representantes de entidades ligadas aos trabalhadores rurais.

Lideranças da primeira associação indígena de cannabis medicinal do Brasil são recebidas na Aliança Medicinal
Publicado em 19/06/2026 às 10:12

Ciência, empreendedorismo social, sabedoria popular e política se juntaram nesta quinta-feira (18) numa visita de lideranças da Aldeia Pankará Serrote dos Campos à associação de pacientes Aliança Medicinal, em Olinda.

O grupo, recebido pelo diretor-executivo da instituição, Ricardo Hazin Asfora, e a presidente, Hélida Lacerda, veio de Itacuruba, cidade do Sertão de Pernambuco.

É lá onde está sendo criada a Associação Indígena de Medicina Ancestral para Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial – Acarapuá, a primeira iniciativa de povos originários do Brasil para produção de medicamentos à base de Cannabis sativa.

Ela é fruto de um projeto do Centro de Prevenção às Dependências (CPD), uma organização não governamental que recebeu uma emenda parlamentar do deputado estadual João Paulo (PT-PE) para estruturar a associação.

“A cannabis entrou no Brasil por africanos escravizados e logo os indígenas também começaram a usá-la para fins medicinais. Foram perseguidos, presos e mortos pelo plantio e pelo uso. Hoje trabalhar e ter essa associação é uma reparação, é um dever que a sociedade e o Estado brasileiro têm com os povos indígenas”, defende a coordenadora do CPD e do projeto da associação, Ana Glória Melcop.

Segundo ela, a associação já criou seu estatuto e obteve o CNPJ. Agora está com uma assessoria jurídica para conseguir autorização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a fim de começar o plantio.

“Vai ser uma longa história e estamos em parceria com a Aliança Medicinal para que o povo Pankará reaprenda a plantar a maconha e não despreze todo o conhecimento ancestral que detém, porque sempre plantaram. Mas será de forma a atender às exigências da Anvisa e ter qualidade do produto, o óleo medicinal”.

Um pajé na universidade

As lideranças da aldeia, entre eles agrônomos, chegaram ao Recife na última segunda-feira (15) para participar de uma capacitação promovida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também parceira do projeto. “Explicamos a química e os compostos da cannabis medicinal e todo seu potencial terapêutico. Mostramos como obter preparados, extratos, e outros produtos para fins medicinais que vão ajudar o povo Pankará”, afirmou a professora Larissa Rolim, do Departamento de Farmácia da UFPE.

Pesquisadora da Cannabis sativa, a professora percebeu que os alunos da aldeia ficaram satisfeitos com a experiência. “Foi muito gratificante para eles. Tiveram contato com as plantas, com vidrarias e equipamentos do laboratório e todas as boas práticas de fabricação e manipulação da cannabis para transformá-la em um medicamento que vai tratar a saúde da população do território indígena”, declarou.

Entre os participantes, o pajé Geraldo Leal - que herdou o posto da sua mãe - relatou que os Pankarás não plantam mais a maconha há muitos anos por medo, já que ela é uma droga ilícita. O sentimento é o mesmo pelo qual os que plantam ilegalmente não querem doar as raízes da planta que, antigamente, servia para fazer chás ou diluir em cachaça e tratar problemas de coluna. “Como a maconha é proibida, ninguém mais quer nos dar raízes e ser descoberto.

A gente só usa outra planta: a aliamba. Serve para dor de cabeça e outros sintomas que a pessoa necessitar”. Satisfeito com a viagem, ele diz que foi muito bom para aprender “de cada coisa um pouquinho, e a utilidade da maconha para o ser humano”.

Futuras parcerias

Presidente da Comissão da Cannabis Medicinal da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado João Paulo afirmou que entrou na causa para atender pacientes e famílias que precisavam de tratamentos com cannabis para diversas doenças, entre elas Alzheimer e epilepsias. “Quero parabenizar a Aliança Medicinal pelo trabalho sério, dentro da lei, que garante os medicamentos para quem precisa. Cannabis é vida”, declarou.

O diretor-executivo, Ricardo Hazin Asfora, engenheiro agrônomo que desenvolveu o sistema de cultivo da planta em contêineires climatizados, agradeceu ao deputado e sua equipe, pela jornada, que deverá avançar em uma nova parceria. “Estaremos juntos na proposta da Acarapuá, coordenada por Ana Glória, de preparar novos médicos prescritores de cannabis para que possam atender ao povo Pankará, no sertão pernambucano”, adiantou.

A presidente da Aliança Medicinal, Hélida Lacerda, agradeceu a visita das lideranças índigenas, ressaltando a experiência de seus antepassados. “A sabedoria é de vocês, presente na Acarapuá, é um direito que vem sendo construído por todo este conjunto de pessoas que apoiam a cannabis medicinal”, concluiu.

Denúncia de deputado motivou operação do MPDFT que teve BRB como alvo
Publicado em 19/06/2026 às 10:09

A Operação Juros Zero, deflagrada nesta sexta-feira (19), foi motivada por Notícia Fato encaminhada pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT) para o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

No documento, obtido pelo Portal Vero Notícias, o deputado cita o Banco de Brasília (BRB), a Secretaria de Economia do DF, o Iprev-DF e o PicPay, que foram alvos da ação do Ministério Público. Magno também aponta um suposto esquema de fraudes encabeçado pelo ex-governador Ibaneis Rocha (MDB).

A apuração do MPDFT e a Notícia Fato indicam que o ex-governador teria organizado um sistema dentro do governo do DF para abrir a folha de servidores a consignações obrigatórias e facultativas.

São João da Moda 2026 anuncia mudança na grade desta sexta-feira (19)
Publicado em 19/06/2026 às 10:02

Começando o segundo final de semana de festa, o São João da Moda 2026 retorna nesta sexta-feira, dia 19 de junho, no Parque Wellington Monteiro.

Antes da festa iniciar, o evento contará com uma pequena mudança na sua grade oficial, com Leidinha Santos dando lugar para o cantor Juciê no Palco da Moda.

A artista da terra se apresentará no São João da Moda no dia 26 de junho, junto de Thiaguinho, Calcinha Preta, Rey Vaqueiro e Mandacaru Capibaribe.

Já nesta sexta, a festa começa a partir das 17h, com Lipe Lucena, seguido de Wesley Safadão e a transmissão do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Após o jogo, a festa continua com a dupla Matheus e Kauan, e Juciê encerra a noite com chave de ouro.

Crea-PE alia fiscalização recorde e qualificação gratuita para fortalecer a engenharia em Pernambuco
Publicado em 19/06/2026 às 10:03

Em um mercado de trabalho dinâmico e competitivo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) vem buscando unir o rigor técnico à valorização profissional. Uma das estratégias para garantir serviços de excelência é conectar o programa Crea Qualifica - iniciativa inédita de qualificação dos profissionais - a uma fiscalização recorde, que cresceu 60,10% nos últimos cinco anos, alcançando 100% dos municípios pernambucanos e somando mais de 39 mil atividades nos últimos cinco anos.

Idealizado no final de 2021, o Crea Qualifica nasceu para aproximar o Conselho das reais necessidades da categoria. Até a primeira semana de junho de 2026, o Crea Qualifica realizou 115 seminários e workshops, registrando mais de 8,9 mil inscrições e beneficiando diretamente 4 mil participantes. O programa foca na capacitação continuada, promovendo o desenvolvimento técnico gratuito. A iniciativa se consolidou pelo seu modelo participativo: o calendário de cursos é estruturado a partir de pesquisas anuais, onde os próprios profissionais apontam as demandas do mercado.

"O Crea Qualifica aposta na formação continuada gratuita. Prepara os profissionais para as demandas de trabalho e garante à população e aos contratantes das obras, serviços de qualidade, com o custo justo. Isso facilita a inserção no mercado, ampliando as oportunidades profissionais", atesta o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

Entre os muitos cursos ofertados no programa Crea Qualifica estão Perícias de Engenharia, Avaliação de imóveis, Georreferenciamento com drone, Curso de BIM, Orçamento de obras, Licenciamento Ambiental, Uso de drone na agricultura e Energia Solar. Há uma diversidade de assuntos, impactando as mais variadas modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Para garantir a excelência das aulas, o Crea-PE firmou parcerias estratégicas com universidades e especialistas do setor educacional. O impacto do programa é descentralizado. Por meio de uma gestão inclusiva, as atividades já percorreram todas as 18 inspetorias regionais do estado, promovendo o intercâmbio de profissionais entre a capital e o interior.

*REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO*

Essa forte aposta na capacitação caminha lado a lado com a atividade-fim do Conselho: a fiscalização. Mais do que punitiva, a nova estratégia de fiscalização, que resultou no aumento de 60,10% das ações, é preventiva e inteligente. O setor utiliza monitoramento contínuo, cruzamento de dados, georreferenciamento e já projeta o uso de Inteligência Artificial para os próximos passos. O time de campo também foi reforçado com a contratação de cinco novos fiscais aprovados em concurso público.

O cruzamento dessas duas frentes cria um impacto positivo para o mercado. Ao combater a atuação de leigos e impedir que pessoas sem a devida formação executem projetos, a fiscalização atuante abre espaço e garante o mercado de trabalho para os profissionais devidamente habilitados.

Ao mesmo tempo em que protege a sociedade civil, o Crea-PE assegura uma concorrência ética e leal. A mensagem central da gestão é clara: o fortalecimento das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências em Pernambuco depende diretamente da constante qualificação de seus profissionais e de uma fiscalização estratégica que valorize o registro técnico.

“Estamos construindo um Crea forte, protagonista em tomadas de decisões que favorecem o desenvolvimento social, econômico e sustentável de Pernambuco. Para isso, fortalecemos nossos profissionais, capacitando para atender às demandas do mercado, as necessidades da sociedade, garantindo segurança nos serviços, com uma fiscalização orientativa e preventiva”, ressalta o presidente Adriano Lucena.