Prefeitura de Arcoverde decreta ponto facultativo e feriado municipal durante festejos juninos
Publicado em 22/06/2026 às 19:43

A Prefeitura de Arcoverde publicou decretos estabelecendo mudanças no funcionamento das repartições públicas municipais em virtude das comemorações juninas de 2026.

De acordo com o Decreto nº 47/2026, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 22 e 23 de junho. A medida não se aplica aos serviços considerados essenciais e indispensáveis, que continuarão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.

Já o Decreto nº 46/2026 oficializa o feriado municipal do dia 24 de junho, data dedicada às celebrações de São João, uma das tradições mais importantes do calendário cultural e religioso do município.

Os decretos foram assinados pelo prefeito Zeca Cavalcanti e consideram a relevância dos festejos juninos para a cultura local, além das solicitações apresentadas por diversos segmentos da sociedade.

Com a medida, os servidores municipais terão um período especial para participar das festividades que movimentam a cidade e atraem milhares de visitantes durante o São João de Arcoverde, reconhecido como uma das maiores celebrações juninas de Pernambuco.

A Prefeitura reforça que os serviços essenciais, como atendimento de urgência e emergência na saúde, limpeza urbana, segurança e demais atividades indispensáveis ao interesse público, permanecerão em funcionamento durante o período.

O São João de Arcoverde segue com programação diversificada nos polos culturais espalhados pela cidade, reunindo atrações musicais, manifestações da cultura popular e milhares de forrozeiros de várias regiões do estado e do país.

Volta das Drilhas marca dia histórico no São João da Moda 2026
Publicado em 22/06/2026 às 19:39

O segundo final de semana do São João da Moda foi marcado por eventos grandiosos, entre eles o "No mei da rua", que trouxe de volta as drilhas, formato que não era realizado em Santa Cruz do Capibaribe há mais de uma década e que levou mais de 40 mil pessoas para dançar pelas ruas da cidade. O domingo reuniu Xand Avião, um dos artistas mais consagrados do Brasil, e Elifas Júnior, o Rei das Drilhas, artista pernambucano que consolidou sua carreira se apresentando em quadrilhas e micaretas por todo o estado.

O final de semana começou com os shows de sexta-feira na Arena da Moda, onde Juciê, Lipe Lucena, Wesley Safadão e a dupla Matheus e Kauan, em apresentação inédita no evento, comandaram a festa. A noite coincidiu com o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, e o show de Wesley Safadão acompanhou o primeiro tempo da vitória brasileira sobre o Haiti, com os gols sendo festejados ao som de muito forró.

No domingo, mais de 30 mil pessoas ocuparam a PE-160 para acompanhar a apresentação de Elifas Júnior e um grandioso show de Xand Avião, que durante cerca de duas horas cantou sucessos para um público de todas as idades, que não parou de dançar um só instante.

"Esta é uma cidade muito especial na minha trajetória, eu amo Santa Cruz do Capibaribe. Nesta noite foi um show que me permitiu voltar a apresentar um repertório que eu gosto de trazer para o público e que, como vocês puderam ver, é consagrado. Além disso, ver tantas pessoas de todas as idades, aqueles que com certeza iam aos shows na sua juventude hoje com seus filhos ali aproveitando, isso é muito especial", disse Xand Avião.

Nesta terça-feira, o São João da Moda continua com apresentações no Polo Forró da Ema e no Palco Principal, com a banda local Decentes do Forró e ainda Nando Cordel, Magníficos e Zezé di Camargo.

Antevéspera de São João anima o Mercado Cultural com muito forró em Gravatá
Publicado em 22/06/2026 às 19:36

Martina Sanfoneira e Vinni Luz & Forró Santa Dose garantiram uma tarde de tradição, música e animação na segunda-feira (22)

A antevéspera de São João foi marcada por muita alegria e valorização da cultura nordestina no Mercado Cultural de Gravatá, na tarde da segunda-feira (22). Dentro da programação do São João de Gravatá 2026, o espaço recebeu um grande público que prestigiou apresentações repletas de forró, animação e o clima acolhedor característico das festividades juninas do município.

A programação musical contou com os shows de Martina Sanfoneira e de Vinni Luz & Forró Santa Dose, que levaram ao palco repertórios recheados de clássicos do forró e sucessos que fizeram os forrozeiros dançarem do início ao fim da noite. O Mercado Cultural mais uma vez mostrou porque é um dos polos de celebração da cultura popular durante o período junino ao reunir moradores e visitantes em uma grande festa ao som da autêntica música nordestina.

Petróleo recua com avanço das negociações entre EUA e Irã
Publicado em 22/06/2026 às 19:30

Os preços do petróleo fecharam em queda nesta segunda-feira após sinais de progresso nas negociações entre Estados Unidos e Irã. O movimento reduziu preocupações sobre possíveis interrupções na oferta global da commodity.

O mercado também reagiu à possibilidade de inspeções no programa nuclear iraniano e à licença emitida pelos EUA que autoriza a produção e venda de petróleo e derivados do Irã até agosto de 2026.

Analistas avaliam que o avanço das conversas diminuiu os temores relacionados ao Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte de petróleo. Ainda assim, investidores seguem atentos aos desdobramentos das negociações.

“Quero ser a deputada da saúde, pois a única coisa que eu sei fazer na minha vida é trabalhar pela saúde”, diz Socorrinho da APAMI
Publicado em 22/06/2026 às 18:48

O programa ‘Cidade em Foco’ desta segunda-feira, dia 22, recebeu Socorrinho da APAMI. Filiada ao Avante, ela é pré-candidata a deputada estadual e pretende levar sua experiência e sua luta pela saúde pública pernambucana para a Assembleia Legislativa (Alepe) a partir de 2027.

“Quero ser a deputada da saúde, pois a única coisa que eu sei fazer na minha vida é trabalhar pela saúde. Tenho certeza que com uma cadeira na Alepe poderei fazer muito mais pelo meu povo”, disse ela, que não esconde sua empolgação e o seu otimismo diante o desafio de disputar um mandato de deputada estadual.

Socorrinho fez questão de frisar que mantém uma excelente relação com o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, Waldemar e reforçou que conta com o apoio da população para fazer um grande mandato. “Sem sombra de dúvidas eu conto com a ajuda do povo de Pernambuco. Vou buscar parcerias e investimentos junto aos governos e buscarei os mecanismos necessários para oferecer uma saúde pública de primeira qualidade para todos os pernambucanos”.

Federação PRD-Solidariedade demonstra força política e desponta como uma das chapas mais competitivas para a Câmara Federal em 2026
Publicado em 22/06/2026 às 18:41

Uma reunião realizada nos últimos dias entre parte dos pré-candidatos da Federação PRD-Solidariedade reforçou aquilo que já vem sendo comentado nos bastidores da política cearense: a federação chega para as eleições de 2026 com uma das chapas mais fortes e competitivas do estado na disputa por vagas na Câmara dos Deputados.

Liderada pela pré-candidata a deputada federal Jordana Mano, que aparece entre os nomes com maior potencial eleitoral do Ceará, a federação vem reunindo lideranças políticas, ex-parlamentares, vereadores e representantes de importantes segmentos da sociedade, formando um grupo que poderá conquistar de duas a três cadeiras na Câmara Federal.

A fotografia do encontro é considerada uma demonstração da força política da federação. Nela aparecem o ex-deputado federal Vanderlan Alves, a ex-deputada federal Enfermeira Ana Paula, o ex-deputado federal Vaidon Oliveira, o vereador de Fortaleza Chiquinho dos Carneiros, o vereador de Fortaleza Emanuel Acrísio, o ex-vereador Danilo Lopes e a líder dos Agentes de Endemias, Hilda, todos nomes com atuação consolidada em suas respectivas áreas e regiões de influência.

O encontro também evidencia que a chapa vai muito além dos nomes presentes na imagem. Outros vereadores, ex-vereadores, lideranças comunitárias, representantes de categorias profissionais e importantes quadros políticos filiados à federação também deverão disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, ampliando ainda mais a capilaridade eleitoral do grupo em todas as regiões do Ceará.

Nos bastidores, a avaliação é de que o PRD-Solidariedade conseguiu construir uma chapa equilibrada, reunindo candidatos com forte presença na capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do estado. Essa combinação tem sido apontada como um dos principais fatores que podem garantir um desempenho expressivo nas urnas.

Analistas políticos avaliam que a federação possui todas as condições para conquistar duas vagas na Câmara Federal, havendo ainda a possibilidade real de alcançar uma terceira cadeira caso o desempenho coletivo dos seus candidatos acompanhe as projeções mais otimistas.

A reunião serviu para alinhar estratégias, fortalecer o grupo e demonstrar unidade em torno de um projeto político que pretende ampliar a representatividade da federação no Congresso Nacional. Com nomes experientes, novas lideranças em ascensão e uma estrutura partidária organizada, a Federação PRD-Solidariedade entra no cenário eleitoral de 2026 como uma das forças mais observadas da política cearense.

Para muitos observadores, a imagem do encontro transmite uma mensagem clara: a chapa está formada, possui densidade eleitoral, representatividade regional e potencial para surpreender nas eleições de 2026, consolidando-se como uma das principais apostas para a disputa proporcional no Ceará.

Zema defende mudanças em benefícios e critica modelo atual
Publicado em 22/06/2026 às 18:31

O pré-candidato à Presidência Romeu Zema (Novo) afirmou que pretende revisar os programas sociais federais e defendeu critérios mais rígidos para a concessão de benefícios. A declaração foi feita durante evento da CNI, em Brasília.

Segundo Zema, pessoas que recusarem oportunidades de emprego formal ou qualificação profissional não deveriam continuar recebendo auxílio do governo. O ex-governador também sugeriu incentivos para beneficiários que ingressem no mercado de trabalho.

No encontro, Zema ainda defendeu reformas administrativa e previdenciária, privatizações e medidas de combate à criminalidade. O pré-candidato afirmou que pretende avançar em mudanças estruturais mesmo diante de possíveis desgastes políticos.

Berg de Hacker vistoria obras de pavimentação em Serra D’Água e Agrovila e reforça investimentos em infraestrutura
Publicado em 22/06/2026 às 18:25

O prefeito Berg de Hacker realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma vistoria nas obras de pavimentação que estão em andamento nas comunidades de Serra D’Água e Agrovila, acompanhando de perto o avanço dos serviços que irão melhorar a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida dos moradores. A agenda contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, José Vasconcelos (Zé Mago), e do secretário de Serviços Públicos, Erivaldo Bezerra (Eri).

As intervenções fazem parte do conjunto de investimentos em infraestrutura viabilizados por meio da parceria entre a Prefeitura de Rio Formoso e o Governo de Pernambuco, com o apoio da governadora Raquel Lyra, do deputado estadual France Hacker e dos deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte.

A pavimentação de Serra D’Água já havia sido autorizada recentemente e agora entra em fase de execução, ampliando o programa de obras que vem transformando diversos bairros e comunidades do município. Nos últimos dias, a gestão também entregou 15 ruas pavimentadas em diferentes localidades, inaugurou uma nova praça pública e assinou novas ordens de serviço para ampliar a infraestrutura urbana.

Durante a vistoria, Berg de Hacker destacou que acompanhar as obras de perto faz parte do compromisso da gestão com a população. "Nosso trabalho não para. Estamos acompanhando cada etapa dessas obras porque sabemos o quanto elas representam para quem mora aqui. Pavimentação é mais dignidade, mais segurança, mais acessibilidade e valorização das comunidades. Essas conquistas são resultado de muito trabalho e de importantes parcerias com a governadora Raquel Lyra, o deputado France Hacker e os deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, que têm caminhado ao nosso lado para garantir mais investimentos para Rio Formoso."

A gestão municipal segue acelerando o ritmo de obras em diferentes regiões da cidade, consolidando um amplo programa de infraestrutura que contempla pavimentação, construção de equipamentos públicos e melhorias na mobilidade urbana. Além das intervenções nas vias, a Prefeitura também acompanha outras obras estruturadoras, como a construção da nova creche municipal, reforçando o compromisso de promover desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população de Rio Formoso.

Recife celebra 21º São João 60+ com festa junina para mais de 6 mil pessoas
Publicado em 22/06/2026 às 18:13

Iniciativa da SDHJ reuniu grupos de convivência, atrações musicais e a coroação dos novos Rei e Rainha 60+ no Classic Hall, com entrada gratuita

A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (22), o 21º São João 60+, celebração junina voltada ao público com 60 anos ou mais. O evento aconteceu no Classic Hall, com entrada gratuita, e reuniu mais de 6 mil pessoas, um dos maiores públicos da história do evento. O prefeito Victor Marques participou da programação ao lado de idosos de grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios.

Para o prefeito Victor Marques, o evento reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população idosa. "Entender que precisamos de espaços para o lazer da pessoa 60+ é crucial para formar uma população que se reconhece e está preparada para o futuro. Sou muito feliz atuando como prefeito dessa cidade e podendo acompanhar de perto cada sorriso de quem vem aproveitar essa festa linda", disse.

A programação contou com apresentações de Fabiana Pimentinha do Nordeste, Nêga do Babado e Carlinhos Monteverde, além de quadrilhas juninas e trio pé de serra. O ponto alto foi a coroação oficial dos novos Rei e Rainha 60+, eleitos no último dia 9 de junho. As novas majestades são Maria das Dores, de 92 anos, a mais velha entre as candidatas, representando o Grupo Vitalidade do Sesc de Casa Amarela, e Ivan Ribeiro, de 70 anos, do Grupo 50+ Santos Dumont.

O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, destacou a dimensão das políticas públicas voltadas ao envelhecimento. "Daqui a 20 anos, a cada três pessoas, uma será maior de 60 anos. O Recife entendeu a necessidade de construir políticas para essa população. Hoje celebramos o São João passando uma mensagem de vitalidade, mostrando que a nossa cidade está preparada para essa geração, que merece ocupar todos os espaços", disse.

A animação do público mostrou que o evento já é tradição entre os participantes. Antônio Martins, de 69 anos, morador da Várzea, não perdeu nenhuma edição. "Esta é uma experiência que se repete anualmente e todas as vezes eu venho curtir. Me sinto jovem aqui. Faço parte do Grupo Alegria de Viver e todos os anos nós alugamos um ônibus para prestigiar essa festa linda de perto", contou.

O São João 60+ também recebeu usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, equipamento gerido pela SDHJ. O evento contou com o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).

TSE registra alta de ações sobre campanha antecipada
Publicado em 22/06/2026 às 18:12

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 135 representações relacionadas às pré-campanhas presidenciais desde o início do ano. O número representa aumento de 335% em comparação ao mesmo período de 2022.

PT e PL lideram os pedidos apresentados à Corte, com destaque para ações envolvendo suposto uso irregular de inteligência artificial e solicitações de remoção de conteúdos nas redes sociais.

Decisões recentes do TSE atenderam pedidos das campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro em casos distintos. A intensificação das disputas jurídicas reflete a crescente judicialização do processo eleitoral antes do início oficial da campanha.