Alckmin autoriza apoio das Forças Armadas em eleição de RR
Publicado em 17/06/2026 às 09:49

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), no exercício da Presidência da República, autorizou o emprego das Forças Armadas para apoio logístico às eleições suplementares de Roraima, marcadas para o próximo domingo (21). O decreto foi publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União.

Segundo o texto, o apoio será prestado conforme orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo atividades como transporte de urnas, deslocamento de pessoal e suporte em áreas de difícil acesso.

A eleição foi convocada após a cassação do governador Antonio Denarium (PP) e do vice Edilson Damião (União). O pleito também foi alvo de disputa judicial sobre os prazos de desincompatibilização dos candidatos.

Simão Durando anuncia creche em tempo integral para mais de 100 crianças no Porto da Ilha
Publicado em 17/06/2026 às 09:46

As mães do Porto da Ilha, zona rural de Petrolina, terão mais tranquilidade para trabalhar sabendo que seus filhos estarão em um ambiente seguro, acolhedor e com acompanhamento educacional de qualidade.

Atendendo a uma demanda histórica da comunidade, o prefeito Simão Durando anunciou a construção de uma creche em tempo integral na localidade, ampliando o acesso à educação infantil e beneficiando mais de 100 crianças.

A nova unidade contará com cinco salas de aula climatizadas, área de lazer, playground espaços pedagógicos e será construída com investimento de quase R$ 2 milhões em recursos próprios da Prefeitura de Petrolina.

O processo licitatório já está em andamento. Com a nova creche, Simão Durando amplia a rede municipal de educação infantil e reforça o compromisso da gestão com a primeira infância. A iniciativa vai garantir mais vagas, fortalecer o desenvolvimento educacional das crianças e proporcionar mais tranquilidade para as famílias da região.

Segundo Simão Durando, a decisão de levar a creche para o Porto da Ilha nasceu da escuta ativa da população, uma marca da sua gestão. “Há alguns dias, as mães do Porto da Ilha me procuraram para falar sobre uma dificuldade que enfrentavam. A comunidade não tinha creche e nós entendemos a importância dessa demanda. Por isso, vamos construir uma creche em tempo integral para atender mais de 100 crianças da comunidade. É assim que seguimos construindo o futuro de Petrolina: ouvindo as pessoas e transformando suas necessidades em ações concretas”, destacou o prefeito.

“Petrolina tem hoje a melhor educação de Pernambuco porque faz investimentos contínuos, planeja e coloca a educação como prioridade. Estamos ampliando escolas, construindo creches, melhorando estruturas e criando oportunidades para nossas crianças aprenderem mais e terem um futuro melhor. Essa nova creche do Porto da Ilha é mais um exemplo desse compromisso que assumimos com as famílias petrolinenses”, acrescentou Simão Durando.

Após abrir o São João de Salgueiro, Dueire cumpre agenda de entregas no Sertão ao lado da governadora Raquel Lyra
Publicado em 17/06/2026 às 09:36

A abertura do São João de Salgueiro, na noite de ontem, deu o tom da agenda que a governadora Raquel Lyra e o senador Fernando Dueire cumprem no Sertão pernambucano.

Depois de participarem da celebração que marcou a retomada de um pátio de eventos estruturado para receber uma das maiores festas juninas do interior do Estado, eles seguem nesta quarta (17) para uma série de inaugurações, visitas a obras e anúncios de investimentos em Cabrobó, Orocó e Bodocó, encerrando o dia na abertura oficial do São João de Araripina, ao lado do prefeito Evilásio Mateus.

A participação em Salgueiro, feita ao lado do prefeito Fabinho Lisandro, marcou um momento histórico para o município, que após 25 anos voltou a contar com um espaço adequado para a realização dos festejos juninos, fortalecendo a cultura, o turismo e a economia local.

“O São João é uma das maiores expressões da nossa identidade cultural. Além de celebrar as tradições do nosso povo, movimenta a economia, gera empregos e cria oportunidades para milhares de famílias. Foi uma alegria participar desse momento histórico para Salgueiro”, destacou o senador Fernando Dueire.

A agenda desta quinta-feira tem início em Cabrobó, com visita às obras da Estação de Tratamento de Água por Ultrafiltração, investimento que ampliará a segurança hídrica e a qualidade do abastecimento para a população.

Em seguida, a comitiva segue para Orocó, onde serão assinadas autorizações para o início das obras de recuperação da pavimentação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, pavimentação das agrovilas e construção de uma escola de ensino fundamental. A programação inclui ainda a inauguração da Cozinha Comunitária Marliete Maria de Souza.

À tarde, Raquel Lyra e Fernando Dueire participam, em Bodocó, da inauguração da PE-560, conhecida como Estrada de Sipaúba, uma das obras mais aguardadas da região do Araripe. “A estrada de Sipaúba é um sonho há muito sonhado e o senador Dueire somou forças com a gente e ajudou a tirar do papel essa obra. Hoje entregamos uma conquista que melhora a vida das pessoas e impulsiona o desenvolvimento de toda a região”, afirmou a governadora Raquel Lyra

A programação será encerrada em Araripina, onde a governadora, o senador e o prefeito Evilásio Mateus participam da abertura oficial do São João do município, um dos mais tradicionais do Sertão pernambucano. Na quinta, a agenda segue em Petrolina, com a autorização para o início das obras do Armazém da Criatividade, equipamento voltado à inovação, tecnologia e economia criativa.

Lula já classificou ataques do Comando Vermelho como terrorismo em discurso
Publicado em 17/06/2026 às 09:16

O presidente Lula já classificou ações do Comando Vermelho (CV) como terrorismo. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a declaração foi feita em janeiro de 2007, após uma série de ataques no Rio de Janeiro que deixou 18 mortos.

O tema voltou ao debate após os Estados Unidos classificarem o CV e o PCC como organizações terroristas. Atualmente, Lula critica a medida e defende que o combate ao crime organizado ocorra com cooperação internacional e respeito à soberania dos países.

Em nota, a Presidência afirmou que não houve mudança de entendimento do presidente e argumentou que as facções buscam lucro por meio de atividades criminosas, diferentemente do terrorismo de motivação política, ideológica ou religiosa.

STF retoma hoje julgamento sobre responsabilidade das plataformas
Publicado em 17/06/2026 às 07:55

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (17) o julgamento dos recursos apresentados por plataformas digitais contra a ampliação de sua responsabilidade sobre conteúdos publicados por usuários. Entre os autores dos recursos estão Google e Facebook.

O ministro Dias Toffoli, relator do caso, deve apresentar a tese que orientará a aplicação da decisão, estabelecendo regras gerais para atuação das empresas na internet.

Em 2025, o STF considerou parcialmente inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet e ampliou as hipóteses de responsabilização das plataformas. Na última semana, a Corte também formou maioria para fixar prazo de 60 dias para implementação das medidas determinadas.

Senadora protocola pedido de CPI para investigar consignados do INSS ligados ao Master e ao BMG
Publicado em 17/06/2026 às 07:33

A senadora Dra. Eudócia Caldas (PSDB) protocolou nesta segunda-feira (15) um requerimento para a criação de uma CPI destinada a investigar possíveis irregularidades em operações de crédito consignado do INSS envolvendo o Banco Master e o Banco BMG.

A proposta recebeu o apoio de 29 parlamentares de nove partidos diferentes. Entre as práticas apontadas estão assédio a consumidores, vazamento de dados pessoais e contratação fraudulenta de empréstimos em nome de aposentados e pensionistas.

O requerimento também menciona a Operação Compliance Zero, que investigou o Banco Master e seu ex-controlador, Daniel Vorcaro, informa o Estadão.

Amupe, Compesa e TJPE apresentam Refis para os municípios pernambucanos
Publicado em 17/06/2026 às 07:19

Recife-PE, 16 de junho de 2026 - A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou nesta terça-feira (16), em sua sede, no Recife, uma Assembleia Extraordinária com prefeitos e prefeitas de diversas regiões do estado. O encontro reuniu representantes dos municípios, da Compesa, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) para discutir pautas de interesse das administrações municipais.

Entre os principais temas abordados esteve o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da Compesa, iniciativa construída em parceria com a Amupe e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC). O programa tem como objetivo oferecer alternativas para a regularização dos débitos dos municípios junto à companhia, utilizando mecanismos de conciliação e negociação pré-processual. A ação busca ampliar as possibilidades de resolução consensual de pendências entre a Compesa e os municípios pernambucanos, contribuindo para a construção de acordos e a redução da judicialização dos conflitos.

O momento também serviu para apresentar esclarecimentos sobre a utilização dos recursos provenientes da outorga da Compesa e orientações relacionadas à contratação de serviços de pavimentação em paralelepípedos e iluminação pública.

O presidente da Amupe e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, destacou a importância do diálogo entre os entes envolvidos para a construção de soluções voltadas às demandas dos municípios. “A Amupe tem trabalhado para aproximar os gestores municipais das instituições estaduais e dos órgãos de controle, criando espaços de diálogo que contribuam para a busca de soluções e para o fortalecimento da gestão pública em Pernambuco”, afirmou.

Também durante a assembleia, a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), Adriana Gondim, coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), apresentou orientações aos gestores municipais sobre as condições de trabalho dos profissionais que atuam nos serviços de iluminação pública e nas atividades de pavimentação em paralelepípedos. A exposição abordou aspectos relacionados à segurança, à saúde ocupacional e à observância das normas trabalhistas na contratação e execução desses serviços pelos municípios.

João Campos une grupos de oposição e garante palanque forte em Arcoverde
Publicado em 17/06/2026 às 07:18

Presidente da Câmara Municipal, três ex-prefeitas e um ex-prefeito estão juntos em torno da eleição do pré-candidato do PSB

ARCOVERDE - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde, no Sertão. O grupo surge a partir da união de diferentes lideranças locais, como o presidente da Câmara, vereador Luciano Pacheco, as ex-prefeitas Madalena Britto, Erivânia Camelo e Rosa Barros e o ex-prefeito Julião Guerra. Durante o encontro, as lideranças presentes fizeram cobranças aos governos estadual e municipal e falaram da expectativa por um tempo de avanços reais, por meio da construção de um palanque forte para a Frente Popular na cidade.

“Estamos aqui com esse time que tem história, que tem lado, para dizer que vamos fazer muito por Arcoverde, porque vamos estar ao lado do povo. Nós estamos só começando essa caminhada. Ela vai ser travada nas ruas, conversando com as pessoas, fazendo a política escutar para entender onde está doendo, onde o sapato está apertando. A gente não vai deixar Pernambuco ficar parado, olhando da arquibancada e vendo que, quando tem um gol, não é a favor do nosso estado”, afirmou João.

O pré-candidato a governador voltou a exaltar a relação com Lula (PT), estabelecendo o compromisso com o povo mais pobre como uma similaridade fundamental entre o presidente e ele, assim como foi um marco nas trajetórias dos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. “Se alguém acha que o tempo bom foi quando Lula foi presidente e Eduardo foi governador, vocês não têm noção de como vai ser a partir de 2027, com esse time no governo, Lula lá em Brasília e nós botando o estado para moer a favor do Sertão. Vamos ganhar essas eleições junto com o povo”, discursou.

O presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, vereador Luciano Pacheco, que recentemente sofreu uma tentativa de cassação atribuída a aliados do governo municipal, explicou que a Frente das Oposições terá o objetivo de cobrar a prefeitura e o Governo do Estado por promessas não cumpridas. O parlamentar disse que a governadora Raquel Lyra (PSD) precisa dar satisfações pelo “abandono do projeto do Compaz, da PE-270, da PE-219, da obra do Mercado da Farinha e da falta de atendimento do Sassepe”. “Este evento é uma lavada no peito, porque foi aqui em Arcoverde que os covardes tentaram me derrubar e tirar de mim o mandato dado pelo povo. O tiro saiu pela culatra, porque saímos fortalecidos dessa perseguição. Só me deram mais força para ser um soldado desse projeto, que é defender o nome de João Campos”, declarou.

Duas ex-prefeitas também discursaram. Madalena Britto, que também é presidente municipal do PSB, lembrou que esteve com o ex-governador Eduardo Campos lado a lado e disse que “João Campos pode esperar de Arcoverde a mesma coisa”. Já Erivânia Camelo ressaltou que “Arcoverde tem lado e coragem” e que as oposições do município deixaram as divergências de lado para olhar para o mais importante, que “é o futuro e a esperança”.

Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador Humberto Costa (PT), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), os pré-candidatos a deputado estadual Batista Cabral (PSB) e Breno Araújo (PT), os prefeitos de Itacuruba, Juninho Cantarelli (PSB), de Betânia, Bebe Água (PSB), da Pedra, Júnior Vaz (PV), e de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), além de dirigentes municipais de partidos como PSB, PT, PCdoB, PDT e Republicanos e outras lideranças do Agreste e do Sertão.

MUSEU UNIVERSO COMPESA RECEBE REGISTRO DE MUSEUS CONCEDIDO PELO IBRAM
Publicado em 17/06/2026 às 07:15

Nesta terça-feira (16), o Museu Universo Compesa recebeu o Certificado de Registro de Museus concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A entrega ocorreu durante o 1° Encontro Anual de Museus de Pernambuco, promovido pelo IBRAM e pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A conquista coloca o Museu Universo Compesa entre um grupo seleto de instituições museológicas do país. Dos mais de 4 mil museus cadastrados no Brasil, apenas cerca de 449 possuem o registro. Em Pernambuco, 19 instituições receberam esse reconhecimento entre os cerca de 150 museus cadastrados.

Para o secretário de Relações Institucionais da Compesa, Eduardo Holanda, a conquista fortalece o papel do museu como espaço de aprendizagem e valorização do patrimônio histórico ligado ao saneamento. “Hoje celebramos uma grande conquista. Isso nos coloca em um patamar diferenciado. A partir de agora, somos reconhecidos em todo o Brasil como instituição com o compromisso social de preservar a história do saneamento pernambucano. ”, destacou.

Previsto no Estatuto de Museus, o registro reconhece instituições que comprovam atuação contínua em áreas como preservação, pesquisa, educação, comunicação e acesso público. O reconhecimento também marca uma trajetória iniciada em 2016, quando o espaço de memória da Compesa começou a ser estruturado.

Daniela Lima, gestora do Museu Universo Compesa, enfatiza que o registro é resultado do empenho de toda a equipe envolvida na preservação e valorização da memória institucional. “Estamos muito felizes com essa conquista. Este reconhecimento representa a concretização de um trabalho construído com dedicação e respeito à história que preservamos. ’’, afirmou.

Sandro Advogado recebe mais dois ônibus escolares para Chã Grande em parceria com o Governo de PE
Publicado em 17/06/2026 às 07:12

A Prefeitura de Chã Grande recebeu, nesta terça (16), dois novos ônibus escolares do Governo de Pernambuco, através do programa Juntos pela Educação. Os dois novos veículos 0km foram recebidos pelo prefeito do município, Sandro Advogado, e o vice e secretário municipal de Educação, Joel Gomes, na sede da Secretaria Estadual de Educação, no Recife.

O prefeito de Chã Grande, Sandro Advogado, destacou a importância do reforço na frota escolar. “A chegada desses novos ônibus representa o cuidado com a Educação e reforça o compromisso entre o Governo do Pernambuco e o município. Temos uma parceria essencial com a governadora Raquel Lyra, que tem contribuído fortemente nas ações da gestão municipal”, afirmou.

Desde 2025, a frota escolar de Chã Grande recebeu nove novos ônibus escolares, reforçando o atendimento diário de estudantes da rede municipal de ensino na zona urbana e rural. Os novos veículos garantem mais segurança, acessibilidade e conforto aos alunos durante o deslocamento até as escolas.