Governo de Pernambuco antecipa pagamento da folha de junho para esta segunda-feira (22) e injeta cerca de R$ 1,3 bilhão na economia do Estado
Publicado em 18/06/2026 às 14:13

O Governo do Estado anunciou a antecipação do pagamento da folha salarial do mês de junho para todos os servidores públicos ativos, comissionados, aposentados e pensionistas. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (18) pela governadora Raquel Lyra. Com a iniciativa, o Estado injetará cerca de R$ 1,3 bilhão na economia local.

“A decisão de antecipar a folha de junho reafirma o nosso compromisso com os servidores públicos e permite que mais de 242 mil pessoas se organizem melhor para o período junino. Além disso, esse recurso que chega mais cedo à economia pernambucana fortalece o comércio e impulsiona diferentes setores, num momento importante para o Estado e para as famílias pernambucanas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O pagamento dos servidores será realizado na próxima segunda (22) e, com isso, mais de 242 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, estarão com o salário na conta. “O Governo do Estado antecipou o salário para que os servidores usufruam do feriado com mais tranquilidade e planejamento”, reforçou a secretária de Administração, Ana Maraíza.

Além disso, o dia 23 de junho será considerado ponto facultativo, que foi transferido do dia de Corpus Christi, 4 de junho. A medida vale para os órgãos e entidades da administração direta e indireta estadual, com exceção dos serviços cujo funcionamento seja indispensável, garantindo a continuidade do atendimento à população.

PT tenta blindar Lula após operação contra Jaques Wagner
Publicado em 18/06/2026 às 13:59

A campanha à reeleição do presidente Lula busca avaliar os impactos da operação da Polícia Federal contra o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado e candidato à reeleição. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

Segundo integrantes da campanha, a estratégia é diferenciar a situação de Wagner da candidatura presidencial de Lula. O partido sustenta que não há relação entre o presidente e o empresário Daniel Vorcaro, investigado no caso Banco Master.

Apesar da operação, o PT afirma manter apoio ao senador e pretende continuar explorando politicamente a relação entre Vorcaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A legenda também destaca informações sobre repasses do Banco Master a empresa ligada ao ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).

Novo Desenrola deve beneficiar trabalhadores informais, diz Durigan
Publicado em 18/06/2026 às 13:00

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quinta-feira (18) que o governo prepara uma nova etapa do Desenrola voltada a trabalhadores informais que mantêm as contas em dia. A proposta ainda será apresentada ao presidente Lula.

Segundo o ministro, o programa prevê que o Estado ofereça garantias para facilitar o acesso desse público a empréstimos com juros menores. A medida busca reduzir o risco de inadimplência futura entre trabalhadores sem garantias tradicionais exigidas pelos bancos.

Durigan afirmou que a iniciativa pretende incentivar o pagamento regular de dívidas e ampliar o alcance das ações do Desenrola Brasil. De acordo com ele, a nova fase terá foco nos chamados “bons pagadores” e deve ser anunciada em breve.

Zeca, Nerianny e Siqueirinha destacam estrutura de segurança do São João de Arcoverde
Publicado em 18/06/2026 às 12:56

O prefeito Zeca Cavalcanti, acompanhado da Secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, e do vice-prefeito Siqueirinha, visitaram, nesta quarta-feira (17), as estruturas de segurança, saúde e assistência social que dão suporte ao São João de Arcoverde 2026.

Durante a agenda, os gestores acompanharam o funcionamento dos serviços e destacaram os investimentos realizados para garantir tranquilidade ao público.

“Uma grande operação de segurança, saúde e assistência social atua nos bastidores para garantir a segurança de moradores e turistas”, destacou Nerianny no início da visita.

Segundo Zeca Cavalcanti, o São João de Arcoverde voltou a ocupar posição de destaque no cenário nordestino, resultado do planejamento integrado entre Prefeitura, forças de segurança e equipes de atendimento.

“Arcoverde voltou a ser gigante, voltou a ser referência e voltou a fazer o São João mais seguro, mais organizado e mais lindo do mundo”, afirmou o prefeito.

A estrutura de segurança conta diariamente com mais de 150 policiais militares, além da atuação da Guarda Municipal, bombeiros civis e militares, equipes de apoio e profissionais responsáveis pelo controle de acesso aos polos.

Ao todo, mais de 350 pessoas trabalham diretamente na operação dos festejos, além do circuito da festa ser monitorado por 28 câmeras instaladas em pontos estratégicos do Pátio de Eventos e do centro da cidade.

“O trabalho é permanente. Temos monitoramento por câmeras, equipes nas ruas e profissionais preparados para garantir que as famílias possam aproveitar a festa com tranquilidade”, destacou Zeca.

A comitiva também visitou o posto médico instalado próximo ao principal polo da festa. A unidade funciona durante todas as noites do evento com equipe multiprofissional preparada para atendimentos de urgência e emergência. “A gente percebe que todos os profissionais estão preparados para qualquer ocorrência. Isso traz segurança para o arcoverdense e para quem visita nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito Siqueirinha.

Outro ponto ressaltado pelo prefeito foi a importância da revista realizada nos acessos ao Pátio de Eventos.

“Sabe aquela revista na entrada todos os dias? Não é para atrapalhar você. É para lhe dar mais segurança”, enfatizou.

Além da segurança e da saúde, a Prefeitura mantém ações de assistência social, proteção à mulher, acessibilidade e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, consolidando uma estrutura que busca oferecer não apenas entretenimento, mas também proteção e cuidado aos milhares de visitantes que passam pela cidade durante o período junino.

Com grandes atrações, polos culturais movimentados e uma ampla rede de serviços funcionando simultaneamente, o São João de Arcoverde segue reforçando sua posição como um dos eventos mais organizados e seguros do Nordeste.

Gilson Filho revela que em 2022 viria como deputado federal
Publicado em 18/06/2026 às 12:50

O vereador Gilson Filho fez uma revelação durante entrevista ao Podcast Página 1 Metropolitano: “fui cogitado a deputado federal para entrar na política , na última eleição nacional”.

Gilson Filho foi o vereador da Direita mais bem votado de Pernambuco com 16.095 votos em Recife. “Quem mudou a minha rota foi Jair Bolsonaro. Ele me disse ‘comece a vida política pelo princípio. Seja candidato a vereador , eu preciso de políticos leais e honestos como seu pai. Assuma uma cadeira na Câmara de Vereadores do Recife”, contou Gilson Filho.

O político mostra que está seguindo a orientação do seu “mentor político” e é hoje pré candidato a deputado estadual. A vaga de deputado federal, nesta eleição, tem hoje como pré candidato o seu pai Gilson Machado Neto. Pai e filho são os maiores representantes do Bolsonarismo em Pernambuco e nesta eleição assumiram uma nova missão, dada pelo pré candidato a presidente, Flávio Bolsonaro, de fortalecer a Direita.

Os dois migraram para o Partido Podemos com esse objetivo. Chegaram ao Podemos com carta branca e trouxeram o apoio da presidente nacional do partido, Renata Abreu para a pré candidatura de Flávio Bolsonaro.

“Errou quem queria usar isso para nos enfraquecer. A minha lealdade política a Bolsonaro é um legado que aprendi com meu pai e uma missão que assumi com o próprio Jair Bolsonaro”, disse Gilson Filho.

STJ rejeita recurso sobre cassação de deputado do PT
Publicado em 18/06/2026 às 12:41

O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou recurso da Assembleia Legislativa do Paraná que buscava retomar o processo de cassação do deputado estadual Renato Freitas (PT).

Segundo a reportagem, o ministro entendeu que o caso é de competência do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a decisão, permanece suspensa a votação que analisaria o pedido de cassação do parlamentar.

O processo foi aberto após uma briga envolvendo Freitas e um manobrista em Curitiba, em novembro de 2025. A Assembleia informou que foi notificada da decisão e que avalia as medidas judiciais cabíveis.

Gestora de aterro em Salvador defende renovação de concessão após decisão da Justiça baiana
Publicado em 18/06/2026 às 12:40

Após a Justiça da Bahia suspender os efeitos financeiros da renovação do contrato de concessão do Aterro Sanitário Metropolitano Centro (AMC), em Salvador, a Battre, concessionária responsável pela gestão do aterro, informou que a polêmica prorrogação foi realizada “em conformidade com a legislação e acompanhada pelos órgãos competentes”.

Em nota enviada ao portal Vero Notícias, a empresa destacou que a renovação foi “respaldada por estudos técnicos, jurídicos e econômicos elaborados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)”. Segundo a Battre, a prorrogação sem processo licitatório era “a alternativa mais adequada para assegurar maior previsibilidade, continuidade e eficiência na operação”.

A concessionária lembrou, porém, que a liminar não interrompeu as operações do aterro e que a “destinação final dos resíduos segue normalmente”.

Damares quer discutir na CAE vínculo de Augusto Lima com decisões sobre o BRB
Publicado em 18/06/2026 às 12:38

A senadora Damares Alves (Republicanos) articula levar à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado o debate sobre as relações do banqueiro baiano Augusto Lima, alvo da operação Compliance Zero da PF, com políticos do Distrito Federal e operações envolvendo o Banco de Brasília (BRB).

Defendendo o bloqueio de bens de envolvidos que venham a ser responsabilizados pelas investigações, a senadora disse acreditar que o banqueiro pode ter influenciado decisões politicas de Brasília e cobrou esclarecimentos sobre eventuais negócios mantidos com o BRB.

Damares destacou que a atuação no Senado buscará acompanhar os desdobramentos da operação e assegurar a proteção dos recursos do banco do DF. A declaração ocorre após o empresário baiano e o senador Jacques Wagner (PT) serem alvos da Operação Compliance Zero nesta quinta-feira (18).

Justiça nega pedido de Janones para remover publicação sobre exclusão da OAB
Publicado em 18/06/2026 às 12:36

A juíza Geilza Fátima Diniz, da 3ª Vara Cível de Brasília, negou em caráter liminar o pedido do deputado federal André Janones (Rede-MG) para retirar das redes sociais uma publicação que afirma que ele foi excluído dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na decisão, a magistrada entendeu que não houve demonstração suficiente de que o conteúdo divulgado configuraria desinformação ou abuso do direito à informação. Segundo a juíza, a situação somente poderá ser esclarecida após a fase de produção de provas e o contraditório.

Geilza Diniz também afirmou que a remoção prévia do conteúdo poderia configurar censura e violar a liberdade de expressão, especialmente por envolver uma figura pública e tema de interesse público.

Clodoaldo Magalhães destaca papel de Fernando Dueire e afirma: “Pernambuco não compreenderá sua ausência na eleição para o Senado”
Publicado em 18/06/2026 às 12:31

“Pernambuco não compreenderá a impossibilidade da candidatura de Fernando Dueire à reeleição”, afirma o deputado federal Clodoaldo Magalhães.

"O senador Fernando Dueire é um dos quadros mais respeitados da política pernambucana. Seu gabinete se consolidou como a casa do municipalismo, sempre de portas abertas para prefeitos e lideranças que buscam apoio para as demandas de seus municípios.

Pela sua atuação, experiência e credibilidade, Pernambuco dificilmente compreenderia uma eventual impossibilidade de sua candidatura à reeleição.

Dueire representa uma voz equilibrada e comprometida com a defesa dos interesses do Estado e de seus municípios no Senado Federal", afirmou o deputado.