Congresso avalia derrubar veto sobre idade na PM
Publicado em 18/06/2026 às 06:30

Parlamentares de centro e oposição articulam a derrubada do veto de Lula ao projeto que fixa em 35 anos a idade máxima para ingresso nas Polícias Militares e nos Bombeiros Militares.

Defensores da proposta afirmam que a medida amplia o acesso de candidatos aptos e reduz divergências entre regras estaduais. O texto também prevê limite de 40 anos para carreiras especializadas.

O governo argumenta que a regra nacional fere a autonomia dos estados e pode dificultar a gestão dos efetivos. A análise do veto ocorrerá em sessão conjunta do Congresso nesta quinta-feira.

Cerca de 100 mil brasileiros de 112 áreas remotas receberão internet e sinal de telefonia móvel
Publicado em 18/06/2026 às 06:13

Investimento de R$ 20 milhões vai levar conectividade a 112 localidades rurais, quilombolas, indígenas e comunidades tradicionais de 17 estados

Cerca de 100 mil brasileiros que vivem em regiões remotas do país estão mais próximos de ter acesso à internet de qualidade e telefonia móvel. O Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Seja Digital divulgaram, nesta quarta-feira (17), o resultado parcial do 4º Leilão do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que vai levar infraestrutura de telecomunicações a 112 localidades de 17 estados brasileiros.

Com investimento de R$ 20 milhões, sete empresas foram selecionadas para implantar redes de conectividade em áreas que ainda enfrentam dificuldades de acesso aos serviços de comunicação. A iniciativa beneficiará moradores de agrovilas, assentamentos rurais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e outras localidades historicamente desassistidas.

“Estamos levando conectividade para quem mais precisa. São mais de 95 mil brasileiros que passarão a ter acesso à internet e telefonia móvel, ferramentas essenciais para educação, saúde, segurança, geração de renda e inclusão social. Esse é o compromisso do governo do presidente Lula: garantir que a transformação digital chegue a todos os cantos do país”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

A chegada da infraestrutura de telecomunicações permitirá que moradores dessas regiões tenham acesso a serviços públicos digitais, realizem chamadas de voz e vídeo, utilizem aplicativos bancários, ampliem oportunidades de estudo e trabalho e mantenham comunicação em situações de emergência. A conectividade também fortalece a produção rural, impulsiona pequenos negócios e contribui para o desenvolvimento econômico local.

Para o conselheiro da Anatel, Octavio Pieranti, o resultado representa mais um avanço na democratização do acesso à internet no Brasil.

“Hoje damos mais um passo importante para ampliar a inclusão digital no país. Com este quarto leilão, chegamos a cerca de 300 mil brasileiros beneficiados pelas iniciativas de expansão da conectividade financiadas com recursos remanescentes do processo de digitalização da TV aberta”, destacou.

Com a realização do 4º Leilão Gired, o investimento total destinado à expansão da conectividade em áreas rurais e comunidades remotas alcança R$ 270 milhões. O valor soma-se aos R$ 250 milhões já executados nos três certames anteriores, consolidando uma das maiores iniciativas de inclusão digital voltadas para localidades sem cobertura adequada de telecomunicações.

Estados contemplados

As localidades beneficiadas estão distribuídas em 17 estados: Amapá, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Próximas etapas

O certame foi realizado na modalidade de leilão reverso, em que vence a empresa que apresenta a menor necessidade de subsídio para implantar a infraestrutura de rede em determinada localidade.

Após a divulgação do resultado parcial, os vencedores ainda passarão pelo processo de homologação. A lista definitiva das empresas contempladas será anunciada após deliberação do comitê do Gired. Tv.

Éder Waltter alcança 57% de aprovação em enquete do Blog do Alberes Xavier
Publicado em 17/06/2026 às 22:02

Uma enquete realizada pelo Blog do Alberes Xavier, através dos stories no Instagram, mostrou que o prefeito de Vicência, Éder Waltter, alcançou 57% de aprovação entre os participantes, enquanto 43% manifestaram reprovação à sua gestão. O resultado aponta uma avaliação positiva da administração municipal na consulta promovida pelo blog.

A vantagem de 14 pontos percentuais sobre a rejeição coloca o gestor em uma situação favorável entre os internautas que participaram da votação. Os números indicam que a gestão conta com apoio da maioria dos participantes, embora ainda exista uma parcela significativa da população acompanhando o desempenho da administração de forma crítica.

Lucas Ramos compara trajetória de João a Eduardo Campos e diz que socialista representa “o caminho da mudança”
Publicado em 17/06/2026 às 21:29

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) afirmou que João Campos (PSB) está repetindo a estratégia adotada por seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, durante a campanha ao Governo de Pernambuco em 2006, ao percorrer o estado ouvindo a população e construindo um projeto político a partir do diálogo com os pernambucanos.

Durante evento da Frente Popular em Gravatá, no Agreste, onde João lançou uma plataforma de escuta popular, Lucas destacou que a iniciativa resgata a forma de fazer política que marcou a trajetória de Eduardo Campos. Segundo ele, o movimento busca aproximar a população da construção das propostas para o futuro de Pernambuco.

“João Campos está fazendo os passos que o pai dele, Eduardo Campos, fez quando percorreu Pernambuco na sua primeira eleição, em 2006. Era ouvindo as pessoas, era perto da população”, afirmou.

O parlamentar disse perceber nas ruas um sentimento de esperança em torno do nome do prefeito do Recife e associou essa expectativa à possibilidade de retomada do desenvolvimento econômico e social do estado. “João é o filho da esperança”, declarou.

Segundo Lucas Ramos, lideranças políticas de diversas regiões do estado estão engajadas no projeto liderado pelo PSB. Ele afirmou que a mobilização deve crescer nos próximos meses e defendeu que a mensagem de mudança representada por João Campos chegue a toda a população pernambucana.

Em Ouricuri, grupo de oposição liderado pelo ex prefeito Ricardo Ramos se une e declara apoio a Roberta Arraes para Deputada Estadual
Publicado em 17/06/2026 às 21:27

A deputada estadual Roberta Arraes ganhou um importante reforço em seu projeto de reeleição. O ex-prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, uma das maiores lideranças políticas do município e gestor por três mandatos, a vereadora Adelucia clea, a vereadora Delvania Sobral, o ex-vereador Cícero de Euclides, o ex-vereador Romildo Ramos e diversas outras lideranças oficializaram seu apoio à parlamentar, consolidando uma aliança que fortalece o grupo político na região do Araripe.

Ricardo Ramos, que chegou a colocar seu nome como pré-candidato a deputado estadual, anunciou que abre mão da disputa para apoiar a reeleição de Roberta Arraes. Segundo ele, a decisão foi tomada com base na convicção de que a representação política deve priorizar candidaturas regionais, capazes de compreender de perto a realidade e as necessidades da população.

“Eu sempre acreditei que as candidaturas devem ser regionais. Quem mora aqui, vive aqui e compartilha os mesmos problemas tem mais condições de encontrar soluções e defender os interesses do povo do Araripe”, destacou Ricardo Ramos ao reafirmar seu compromisso com o projeto liderado por Roberta Arraes.

A chegada do grupo representa um fortalecimento significativo da base de apoio da deputada Roberta Arraes em Ouricuri e em toda a região do Araripe, ampliando a união de forças em torno de um projeto que busca dar continuidade ao trabalho desenvolvido em defesa dos municípios sertanejos e das demandas da população regional.

Carlos Costa acusa Raquel Lyra de investir mais em publicidade do que em saúde e defende projeto liderado por João Campos
Publicado em 17/06/2026 às 21:19

O candidato a vice-governador na chapa de João Campos, Carlos Costa, criticou a gestão da governadora Raquel Lyra ao afirmar que o Governo de Pernambuco investiu mais em publicidade e shows do que em saúde nos últimos meses. A declaração foi feita durante ato político do ex-prefeito do Recife, realizado em Gravatá.

“A nossa geração não pode permitir viver num estado que é o quinto em feminicídio, num estado que só aumenta a violência, num estado que, em seis meses, investiu mais em publicidade e show do que na saúde”, declarou.

Durante o discurso, Carlos Costa afirmou que Pernambuco poderá viver um novo momento político a partir das eleições de 2026. Ao citar o presidente Lula e a frase “Viver é melhor que sonhar”, do cantor Belchior, ele disse acreditar na política como instrumento de transformação social.

O candidato também destacou o legado do ex-governador Miguel Arraes, a quem atribuiu a valorização do homem do campo, e de Eduardo Campos, lembrado por ele como uma das principais referências da política pernambucana.

Carlos ainda exaltou a gestão de João Campos na Prefeitura do Recife e pediu confiança no projeto político representado pela chapa. Segundo ele, o grupo pretende governar dialogando com a população e priorizando políticas públicas voltadas à redução das desigualdades.

“A gente não gosta de fachada não, a gente gosta é de fazer, escutar, transformar e fazer”, pontuou.

“Da Fonte carrega consigo uma grande força política, preside a forte federação União Progressista e tem uma história de trabalho por Pernambuco”, diz presidente da Amupe
Publicado em 17/06/2026 às 19:45

“Eduardo da Fonte é um grande político, ele é conhecido e reconhecido em todo o estado de Pernambuco pelo seu trabalho em diversas áreas, principalmente na área da saúde”. A fala é do prefeito de Aliança, Pedro Freitas, do PP, que concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios , que tem como ‘cabeça-de-rede’ a 107.1 FM.

Pedro Freitas analisou o atual momento político do estado, em especial ele falou sobre a pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte ao Senado Federal. Eduardo da Fonte é presidente estadual do PP e também da Federação União Progressista, que é composta pelo PP e pelo União Brasil.

“Da Fonte carrega consigo uma grande força política, preside a forte federação União Progressista e tem uma história de trabalho por Pernambuco. Ele está botando o time na rua, está animado e quem ganha com tudo isso é a população”, disse o prefeito de Aliança no ‘Cidade em Foco’.

Investe Recife Hub aproxima parceiros internacionais e reforça vocação da cidade para novos negócios
Publicado em 17/06/2026 às 19:47

Evento promovido pela Prefeitura do Recife reúne atores estratégicos do mercado e conecta oportunidades de investimento em setores como tecnologia, saúde, turismo e infraestrutura

A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Relações Institucionais, realizou nesta quarta-feira (17) a primeira edição do Investe Recife Hub, evento voltado à apresentação das oportunidades de negócios na cidade e dos serviços oferecidos pelo Investe Recife a um público formado por agentes internacionais, especialmente representações do corpo consular presente na cidade. Realizado no Novotel, no bairro de São José, o encontro reuniu cerca de 90 participantes de instituições e contou com a presença do prefeito Victor Marques e demais autoridades.

Durante a abertura, o prefeito Victor Marques destacou a importância de fortalecer conexões entre os diversos atores que impulsionam o desenvolvimento econômico da cidade. “Nosso objetivo é fazer mais conexões. O Recife já possui relações consolidadas com diversos parceiros, mas queremos potencializar esses vínculos e aproximar ainda mais quem pode gerar desenvolvimento para a cidade. Esse é um dos focos do Investe Recife: estimular encontros, criar oportunidades e fortalecer parcerias”, afirmou.

O prefeito Victor Marques também ressaltou os diferenciais estratégicos da cidade. “O Recife é um centro logístico em constante crescimento. Já temos o aeroporto mais movimentado do Nordeste e seguimos ampliando nossa infraestrutura para receber novos investimentos e gerar oportunidades. A Prefeitura quer ser parte ativa desse processo, facilitando conexões e contribuindo para que os negócios aconteçam”, completou.

Ao longo do dia, a programação inclui painéis sobre tecnologia, saúde, turismo, infraestrutura e desenvolvimento urbano, com a participação de organizações como CESAR, Accenture, TI Saúde, Moinho e Complexo Porto Novo Recife. O evento contou ainda com palestra magna de Silvio Meira, um dos principais nomes da inovação e da economia digital no Brasil, abordando temas como estratégia, inovação e novos mercados na economia digital.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Felipe Matos, o Investe Recife Hub nasce com a missão de conectar atores estratégicos já presentes no ecossistema local. “O Recife reúne investidores, câmaras de comércio, representantes consulares e empresas de diversos setores. Percebemos que há um enorme potencial em aproximar esses atores e criar oportunidades de negócios a partir dessas conexões. É exatamente essa a proposta do Investe Recife Hub”, explicou.

Segundo Felipe Matos, a iniciativa terá continuidade ao longo do ano. “Este é o primeiro de uma série de encontros que estamos estruturando. Queremos promover conexões qualificadas, aproximar investidores, empresas e parceiros institucionais e criar um ambiente cada vez mais favorável para novos negócios e para o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou o secretário municipal.

INVESTE RECIFE - O Investe Recife é um programa da Prefeitura do Recife voltado à atração de novos investimentos, ao acompanhamento dos empreendimentos já existentes na capital pernambucana e ao fortalecimento de parcerias comerciais. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a unidade atua como interlocutora entre o poder público municipal e agentes privados, facilitando o acesso a informações, oportunidades e serviços para quem deseja investir no Recife.

O Investe Recife Hub é uma das ações do Investe Recife para aproximar a cidade de investidores e parceiros internacionais, ampliando a visibilidade das oportunidades de negócio que o Recife oferece.

RECIFE: POLO ESTRATÉGICO NO CORAÇÃO DO NORDESTE - O Recife é hoje o principal hub consular do Norte e Nordeste do Brasil, com o corpo diplomático mais expressivo do país fora do eixo Brasília–Rio de Janeiro–São Paulo. Sua posição geográfica estratégica, aliada à robusta infraestrutura logística, ao ecossistema de inovação e à força do setor de serviços, coloca a cidade como uma das principais portas de entrada para investimentos internacionais no Brasil.

Essa posição diplomática se soma a uma conectividade aérea sem paralelo na região. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes encerrou o ano de 2025 com 9,9 milhões de passageiros, consolidando-se como o segundo terminal mais movimentado da rede Aena no Brasil — atrás apenas de Congonhas — e o principal hub aeroportuário do Nordeste.

A cidade vive ainda um momento de reconversão e expansão econômica, no qual patrimônio histórico, inovação, turismo e novos negócios dialogam de forma integrada. Iniciativas como o Recentro e o Porto Novo Recife são exemplos da capacidade do Recife de transformar espaços consolidados em ativos econômicos e vetores de desenvolvimento — uma narrativa que o Investe Recife Hub busca apresentar, com clareza e ambição, à comunidade internacional.

Ministério das Comunicações vai ampliar a cobertura de TV Digital em 186 cidades
Publicado em 17/06/2026 às 19:46

As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV podem retransmitir os sinais oriundos de estações geradoras de TV comercial ou educativa

Mais de 180 cidades brasileiras estão mais próximas de ampliar o acesso da população à TV digital. O Ministério das Comunicações publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17), a relação das entidades melhor classificadas em 186 municípios no procedimento de seleção referente ao Edital nº 224/2024 para a execução do Serviço de Retransmissão de Televisão (RTV), em caráter primário e com tecnologia digital. A iniciativa vai permitir a expansão do sinal digital para localidades que hoje enfrentam limitações técnicas ou não recebem adequadamente a programação das emissoras de televisão.

Estão relacionadas pessoas jurídicas de 26 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

“Essa publicação era muito esperada por nós aqui no Ministério. Estamos dando um passo gigante na democratização do acesso à informação e da forma mais transparente possível”, ressalta o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Com a publicação desta quarta-feira (17), fica aberto o prazo de 10 dias para a apresentação de impugnações ao resultado da seleção. Caso não haja manifestação, o Ministério das Comunicações verificará o cumprimento dos requisitos e adotará as medidas necessárias para formalizar a autorização para a execução do Serviço de RTV, em caráter primário.

O serviço de RTV tem a finalidade de retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de estações geradoras de televisão, permitindo que sejam recebidos em localidades não alcançadas diretamente ou atendidas em condições técnicas inadequadas.

As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV poderão retransmitir os sinais oriundos de estações geradoras de TV comercial ou educativa.

“Este processo demonstra o planejamento e a transparência adotados pelo Ministério das Comunicações para ampliar a cobertura da televisão digital no Brasil. A retransmissão de sinais possibilita que localidades que enfrentam limitações técnicas ou geográficas passem a receber a programação das emissoras geradoras com mais qualidade, contribuindo para a redução das desigualdades no acesso à comunicação e ao conteúdo audiovisual”, destaca o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch.

Histórico

O lançamento do Edital nº 224/2024 ocorreu após a publicação do Plano Nacional de Outorgas 2023/2024/2025 para o serviço de Retransmissão de Televisão (PNO RTV 2023/2024/2025), documento que apresenta à sociedade, de forma objetiva, todas as localidades que serão avaliadas quanto à possibilidade de concessão de novas outorgas de retransmissão de TV.

De modo geral, esses planos apresentam um cronograma com a previsão de todos os editais de seleção pública subsequentes, bem como as localidades contempladas em cada edital e as oportunidades de novas outorgas para a execução do serviço.

Com Raquel, Jarbas Filho inaugura PE 560
Publicado em 17/06/2026 às 19:45

Ao lado da governadora Raquel Lyra, o deputado Jarbas Filho participou da inauguração da estrada que liga Bodocó ao distrito de Sipaúba, no Sertão do Araripe. A PE 560 era pedido antigo da população.

Fundamental para o escoamento da produção agrícola e de toda bacia leiteira da região, a rodovia teve ordem de serviço assinada em 2022, mas não havia saído do papel. Até a chegada da governadora Raquel Lyra.

A PE 560 teve emendas do deputado Jarbas Filho e do senador Fernando Dueire.

“A estrada Bodocó-Sipaúba era um sonho antigo dos bodocoenses. E vai facilitar a vida de muita gente, gerando mais renda para a região”, destacou Jarbas Filho.

Ao lado de Dueire, o deputado destinou mais de R$ 10 milhões a Bodocó, apoiando ainda a saúde, educação e agricultura familiar do município. “Conseguimos, junto à governadora Raquel Lyra, dez ônibus escolares para os estudantes de Bodocó”, completou Jarbas Filho.

Além de Bodocó, o deputado estadual destinou emendas para a construção de outras estradas em Pernambuco. Como a PE 250, PE 109 e PE 149. Ligando Buique a São Domingos, Bonito a São Joaquim do Monte e Ibirajuba a Lajedo.

O prefeito Otávio Pedrosa fez questão de agradecer a ajuda do deputado. “Esse sonho aqui só foi possível graças ao empenho de Jarbas Filho. Um deputado presente, que vem ajudando muito Bodocó”, enfatizou o gestor.