Berg de Hacker participa de assembleia da Amupe em busca de investimentos e soluções para Rio Formoso
Publicado em 17/06/2026 às 11:26

O prefeito de Rio Formoso, Berg de Hacker, participou da Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada no Recife na última terça-feira (16).

O encontro reuniu prefeitos de diversas regiões do estado para discutir pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento da gestão municipal e à melhoria dos serviços oferecidos à população.

Entre os temas debatidos estiveram orientações sobre iluminação pública, contratação de serviços de pavimentação em paralelepípedos, parcelamento de débitos dos municípios junto à Compesa e a destinação de recursos provenientes da concessão dos serviços de saneamento em Pernambuco.

Para Berg de Hacker, participar desses espaços de diálogo e construção coletiva é fundamental para garantir que Rio Formoso esteja inserido nas discussões que impactam diretamente o desenvolvimento dos municípios pernambucanos.

"Estamos acompanhando de perto todas as oportunidades que possam trazer benefícios para Rio Formoso. São debates importantes, que tratam de infraestrutura, equilíbrio financeiro e investimentos que refletem diretamente na qualidade de vida da nossa população. Nosso compromisso é buscar parcerias e soluções que ajudem o município a continuar avançando", destacou o prefeito.

A atuação do prefeito na Assembleia da Amupe reforça a estratégia da gestão municipal de manter um diálogo permanente com os governos estadual e federal em busca de investimentos para Rio Formoso.

Nos últimos meses, essa articulação, construída em parceria com a governadora Raquel Lyra, o deputado estadual France Hacker e os deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, já garantiu importantes conquistas para o município, como novos ônibus escolares, veículos para reforço da frota pública, investimentos em infraestrutura e outras ações voltadas à melhoria dos serviços prestados à população.

A pauta relacionada à iluminação pública e à pavimentação urbana pode contribuir para futuros investimentos em infraestrutura no município, enquanto a discussão sobre o parcelamento de débitos junto à Compesa busca oferecer mais segurança financeira às prefeituras.

Já o debate sobre os recursos da concessão do saneamento poderá abrir novas perspectivas para obras e melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A participação de Berg de Hacker na assembleia reforça o compromisso da gestão municipal em manter uma atuação ativa junto às entidades municipalistas e aos demais órgãos de governo, acompanhando iniciativas que possam gerar desenvolvimento, ampliar investimentos e fortalecer os serviços públicos oferecidos à população de Rio Formoso.

"Rio Formoso tem avançado graças ao trabalho, ao planejamento e à construção de parcerias. Estar presente nesses espaços é garantir que nossa cidade seja lembrada, ouvida e contemplada nas políticas que ajudam os municípios a crescer", concluiu o gestor.

Joãozinho Tenório prestigia abertura do São João de Salgueiro ao lado de Raquel Lyra e Fabinho Lisandro
Publicado em 17/06/2026 às 11:24

A abertura oficial do São João de Salgueiro reuniu milhares de pessoas na noite desta terça-feira (16), no Parque de Exposições Gumercindo Filgueira Sampaio.

Entre as autoridades presentes no evento esteve o deputado estadual Joãozinho Tenório (PSD), que acompanhou a primeira noite dos festejos ao lado da governadora Raquel Lyra, do prefeito Fabinho Lisandro e de diversas lideranças de Pernambuco.

O evento marcou o retorno do Parque de Exposições como polo oficial da festa junina, resgatando uma tradição importante para o município. A programação de estreia contou com apresentações da banda Limão com Mel e do cantor Tarcísio do Acordeon, atraindo um grande público ao espaço.

Durante a abertura, Joãozinho destacou a importância do São João para a valorização da cultura nordestina e para o fortalecimento da economia local, que recebe visitantes de diversas cidades durante o período junino.

“É muito gratificante ver Salgueiro realizando um São João tão grandioso. O prefeito Fabinho Lisandro tem feito um grande trabalho para fortalecer essa festa, e a parceria com a governadora Raquel Lyra tem sido fundamental para garantir estrutura, segurança e investimentos. Quem ganha com isso é a população, os comerciantes, os artistas e toda a economia da região”, afirmou Joãozinho Tenório.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Salgueiro, Emanuel Sampaio; o senador Fernando Dueire; os deputados federais Fernando Filho e Túlio Gadêlha; o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; além de vereadores do município, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Léo Parente, e outras lideranças políticas da região.

A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas participem da programação até o próximo sábado, movimentando setores como comércio, hotelaria, alimentação, transporte e serviços.

Kassio reverte regra do TSE e libera fala de advogados
Publicado em 17/06/2026 às 11:22

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, autorizou novamente a manifestação oral de advogados em julgamentos que analisam decisões individuais da Corte. A mudança foi aprovada pelo colegiado na última semana.

A restrição havia sido adotada em 2022, durante a gestão de Alexandre de Moraes, sob o entendimento de que não havia previsão regimental para sustentações orais nesses casos. A regra foi mantida posteriormente pela ministra Cármen Lúcia.

A decisão ocorre em meio à sinalização de Kassio de que pretende conduzir o TSE com menor intervenção em disputas políticas. O ministro comandará a Corte durante as eleições de 2026.

Prefeita Elcione reforça defesa dos municípios pernambucanos em reunião da AMUPE
Publicado em 17/06/2026 às 11:20

Na manhã desta terça-feira (16), a prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos, participou da assembleia extraordinária na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), realizada com a presença de gestores de diversas cidades do estado.

Como vice-presidente da AMUPE, Elcione integrou as discussões sobre pautas voltadas ao fortalecimento das cidades pernambucanas, abordando temas como pavimentação, iluminação pública e a ampliação da qualidade dos serviços essenciais oferecidos aos municípios.

Durante o encontro, a vice-presidente destacou a importância do diálogo entre os gestores. “Seguimos firmes, buscando parcerias e fortalecendo o municipalismo para garantir mais avanços e qualidade de vida para a população”, frisou.

Prefeito Mano Medeiros recebe Prêmio InovaCidade por gestão de riscos e emergências em Jaboatão
Publicado em 17/06/2026 às 11:17

feira (16), em São Paulo, o Prêmio InovaCidade 2026 concedido à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes pelo “Centro de Operações de Emergência (COE): Gestão de Riscos, Monitoramento 24h e Resposta Imediata a Desastres”.

A iniciativa foi reconhecida como uma das mais inovadoras do país na área de gestão urbana e proteção da população.

A premiação ocorreu durante o Smart City Business Congress 2026, um dos principais eventos sobre cidades inteligentes da América Latina. Nesta edição, o Prêmio InovaCidade reconheceu 47 iniciativas de destaque desenvolvidas por prefeituras, empresas e instituições de todo o Brasil.

O projeto do Centro de Operações de Emergência (COE) foi desenvolvido para fortalecer a gestão integrada de riscos no município, por meio do monitoramento contínuo de áreas vulneráveis e da atuação coordenada entre diferentes órgãos públicos. A estrutura permite o acompanhamento em tempo real de ocorrências e a tomada rápida de decisões em situações de emergência, ampliando a capacidade de resposta da gestão municipal diante de eventos críticos.

O prefeito Mano Medeiros disse que a premiação reforça o compromisso da gestão com a inovação e a segurança da população. “Receber esse prêmio é motivo de muito orgulho para todos. O COE representa um novo modelo de atuação, baseado em tecnologia e muito suor.

Esse reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo, investindo em soluções modernas para proteger vidas e tornar nossa cidade cada vez mais preparada para enfrentar desafios”, afirmou o prefeito.

O secretário executivo de Defesa Civil, coronel Elton Moura, acompanhou o prefeito na entrega Prêmio InovaCidade 2026. “É uma satisfação ter o reconhecimento de um trabalho liderado pelo prefeito, sustentado por uma equipe de servidores comprometidos e sempre bem recebidos pela população”, pontuou.

Entre os diferenciais apontados pela comissão julgadora estão o monitoramento ininterrupto, a integração entre secretarias e órgãos operacionais e o uso de informações em tempo real para aumentar a eficiência das ações preventivas e emergenciais. O projeto também foi reconhecido pela contribuição ao fortalecimento da resiliência urbana e pela redução dos impactos causados por desastres e eventos extremos.

A Plataforma InovaCidade, criada pelo Instituto Smart City Business America, é considerada uma das mais relevantes iniciativas de reconhecimento à inovação urbana na América Latina, valorizando projetos com impacto positivo, sustentável e capacidade de inspirar soluções para outras cidades.

Serviço:

Prêmio InovaCidade Iniciativas 2026 e Smart City Business Congress 2026
16 de junho (terça-feira)Pavilhão Branco do Expo Center NorteVila Guilherme, São Paulo (SP)

Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do São João de Salgueiro e destaca fortalecimento da cultura e da segurança nos festejos juninos
Publicado em 17/06/2026 às 11:14

Governo de Pernambuco montou esquema especial para garantir a tranquilidade da festa

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta terça-feira (16), a abertura oficial do São João de Salgueiro, no Sertão Central, marcando o início da programação principal dos festejos juninos do município. O evento também simbolizou a retomada do Parque de Exposições Gumercindo Filgueira Sampaio como polo oficial da festa, resgatando uma tradição que marcou os anos 1990.

Acompanhada pelo prefeito do município, Fabinho Lisandro, e outras autoridades, a gestora foi recepcionada pelo público ao longo do parque até o palco principal da festividade. Para garantir a tranquilidade do público durante os cinco dias de programação, a Secretaria de Defesa Social (SDS) montou uma operação especial com o emprego de 483 agentes das forças de segurança.

“Salgueiro é uma cidade rica em cultura e a festa não podia ser diferente, apresentando uma programação feita com muito zelo, valorizando a cultura e os artistas locais, e trazendo também atrações nacionais. Além dessa grande festa, a economia da cidade também se movimenta, com os hotéis e restaurantes lotados, com a movimentação no comércio em geral sendo feito a partir da força da nossa cultura", celebrou a governadora Raquel Lyra.

Os festejos juninos da cidade foram iniciados com shows da banda salgueirense Limão com Mel e do cantor Tarcísio do Acordeon. Pelos próximos quatro dias, a programação reúne atrações musicais gratuitas e fortalece setores como hotelaria, comércio, alimentação, transporte e serviços.

Para o prefeito do município, Fabinho Lisandro, a expectativa é que Salgueiro receba grandes impactos na economia. “Hoje fizemos história e ninguém faz nada sozinho. Tudo isso está sendo possível porque nós temos o apoio incondicional do Governo do Estado, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e de vários parceiros que podem proporcionar um evento gigante como esse, que faz com que a economia gire”, declarou o prefeito.

A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas passem pelo espaço até o próximo sábado (20), movimentando aproximadamente R$ 10 milhões na economia local.

Presente no evento, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, destacou a força do Sertão nas festividades de São João. “O São João de Salgueiro chega para mostrar a força do Sertão também na festa junina, movimentando a economia local com toda a cadeia produtiva ganhando, desde a rede hoteleira até o comércio informal, garantindo ao artista, ao produtor cultural, que possa viver da sua arte”, disse.

A retomada do Parque de Exposições como palco dos festejos representa um marco para a cidade, devolvendo ao espaço seu protagonismo histórico nas celebrações juninas e ampliando a capacidade de receber moradores e visitantes.

O deputado federal Túlio Gadêlha ressaltou a importância do Governo do Estado para a realização da festa. “Essa festa linda que Salgueiro está fazendo no São João é muito importante para a população e para a economia local e está sendo realizada com o apoio do Governo, que se faz presente por exemplo com a segurança, para fortalecer mais um polo de festa junina do Estado”, destacou. Já o deputado estadual Joãozinho Tenório celebrou o retorno do evento ao parque. “Com o Parque de Exposições reaberto, vamos fazer o maior São João da história de Salgueiro e, para isso, a parceria com o Governo do Estado é importantíssima”, afirmou.

SEGURANÇA - Dentro do escopo da operação especial com a atuação de 483 agentes das forças de segurança, sob coordenação da Diretoria Integrada do Interior II (Dinter II), a Polícia Militar realiza o policiamento ostensivo e preventivo no entorno e no interior do evento, com mais de 90 policiais empregados diariamente em diferentes modalidades de patrulhamento.

A operação também conta com reforço da Polícia Civil, incluindo a atuação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e monitoramento aéreo pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), com uso de drones nos momentos de maior movimentação.

Acompanharam a governadora Raquel Lyra o senador da República Fernando Dueire; o deputado federal Fernando Filho; e os prefeitos Dinha Mororó (Terra Nova) e Xicão Tavares (Verdejante); além dos diretores-presidentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), André Fonseca, e da Compesa, Douglas Nóbrega e outras lideranças locais.

Deputado aciona TCE-MG e questiona leilão da folha de servidores
Publicado em 17/06/2026 às 11:11

O deputado estadual Professor Cleiton (PV) acionou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) para apurar o pregão da Secretaria de Fazenda destinado à contratação da instituição financeira que administrará a folha de pagamento dos servidores estaduais. O leilão está previsto para sexta-feira (19).

O parlamentar questiona o valor mínimo fixado para a operação, de R$ 2,187 bilhões, inferior aos R$ 2,420 bilhões arrecadados na última licitação, realizada em 2021. Segundo ele, a quantia atualizada pela inflação superaria R$ 3,1 bilhões.

Cleiton também compara o processo mineiro a negociações realizadas em outros estados e afirma haver indícios de subavaliação do ativo. O pedido será analisado pelo TCE-MG.

Heróis do Sertão: Veteranos da PM e do Corpo de Bombeiros são homenageados em solenidade especial promovida por Joel da Harpa em Petrolina
Publicado em 17/06/2026 às 09:58

Em um momento marcado por reconhecimento, emoção e gratidão, veteranos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco do Sertão pernambucano receberam uma homenagem especial nesta terça-feira (16), em Petrolina.

A iniciativa foi promovida pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Joel da Harpa, em reconhecimento aos homens e mulheres que dedicaram anos de suas vidas à proteção da sociedade pernambucana. A solenidade aconteceu no auditório do SENAI de Petrolina.

Durante o evento, o parlamentar destacou a importância de reconhecer, ainda em vida, os profissionais que ajudaram a escrever capítulos importantes da segurança pública de Pernambuco. “Os veteranos carregam uma trajetória de coragem, disciplina e compromisso com o povo pernambucano. Essa homenagem é um gesto de respeito e gratidão a quem tanto fez pela nossa sociedade”, destacou Joel da Harpa.

A cerimônia contou com representantes das corporações militares, entre eles o Tenente-Coronel Alisson, representando o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; o Capitão Salvatore, representando o 2º BIESP; além de Conceição Gonçalves, que também participou do momento representando os homenageados e reforçando a importância do reconhecimento aos veteranos.

O encontro foi marcado por homenagens, entrega de certificados e momentos de emoção entre os presentes, muitos deles com décadas de serviços prestados à população pernambucana. Para os participantes, a iniciativa simboliza o reconhecimento a uma geração de militares que dedicou sua juventude ao compromisso de salvar vidas, preservar a ordem e proteger famílias.

COM NOVA ESTRUTURA E O AUTÊNTICO FORRÓ, SÃO JOÃO 2026 COMEÇA NA SERRA NEGRA
Publicado em 17/06/2026 às 09:54

Tradicionalmente conhecido como o São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo, o festejo junino da Serra Negra, em Bezerros, no Agreste pernambucano, registrou, no primeiro final de semana de festividades, milhares de forrozeiros que foram em buscar - e encontraram - o verdadeiro e autêntico forró.

O São João na Serra Negra tem como slogan “Daqui do alto, tudo é mais bonito!” e acontece em dois polos, sendo o palco principal e o palco cultural. Nestes primeiros dias de festa, Santanna - o Cantador, Petrucio Amorim, Waldonys, Daniel Gouveia, Ed Carlos, Victor Ferrari, Anderson Alves, Luizinho Moreno e Marcão Noventta se apresentaram no palco principal.

Já no Palco Cultural, a festa ficou por conta de Clara Ellys, Wanessa Roger, Batalhão 44, Quadrilha Folcpopular, Quadrilha Junina Bacelar, Zé Barreto, Quadrilha Papanguarte, Quadrilha Junina Asa Branca, Marcos Montez e Jamile Oliveira.

>> AMPLIAÇÃO DO PÓLO CULTURAL

Dentre as novidades deste ano, o São João na Serra Negra destaca a expansão física do Pólo Cultural, que recebeu mais de R$ 1,5 milhão em investimentos, numa área de mais de cinco mil metros quadrados, incluindo a implantação de áreas de passeio e convivência, piso intertravado, construção de banheiros masculino e feminino, instalação de bares e quiosques, além da instalação de bancos, pergolados, canteiros e sistema de iluminação.

A iniciativa representa um marco na valorização de um dos principais cartões-postais do município, ampliando a infraestrutura destinada à realização de eventos, que recebe, todos os anos, milhares de turistas e visitantes, do Brasil inteiro.

>> EMBAIXADOR DA SERRA NEGRA

Outra grande novidade é que em 2026, o artista Santanna - O Cantador recebeu o título de Embaixador Oficial do São João na Serra Negra, concedido pela dedicação, comprometimento e valorização da cultura nordestina, especialmente os festejos juninos como manifestação da arte, cultura e tradição do município de Bezerros.

Quem ainda não subiu a Serra, não precisa se preocupar, pois os festejos juninos da Serra Negra seguem nos dias 20, 21, 23, 24, 27 e 28 de junho, com uma grade artística e cultural pra lá de especial.

Mais informações podem ser conferidas no site oficial do São João 2026 (https://saojoao.bezerros.pe.gov.br) ou no perfil oficial do Instagram @saojoaonaserranegra.

BNB financia navio tanque de 350 mil litros de combustível para abastecer Fernando de Noronha
Publicado em 17/06/2026 às 09:50

Natal (RN), 16 de junho de 2026 – A empresa natalense Alfamares Transportes, Apoio Marítimo e Portuário acaba de incorporar à operação logística de cargas e combustíveis o navio Seawolf (Lobo-do-mar), na rota entre Natal, Recife e Fernando de Noronha.

A embarcação foi adquirida com recursos tomados junto ao Banco do Nordeste (BNB). Com 42 metros de comprimento por 10 metros de largura, a ⁠capacidade de carga do navio tanque é de 350m³ (metros cúbicos) de combustíveis, ou 350 mil litros. O novo equipamento mais que dobra a capacidade de transporte da empresa.

O empréstimo do Banco do Nordeste no valor de R$ 1,7 milhão foi contratado há dois anos e completou um investimento total de R$ 7 milhões. O período alongado, entre a encomenda, construção e a entrega da embarcação de casco duplo, deve-se à complexidade do projeto. Modernos sistemas de automação e controle, garantem mais segurança às operações. O transporte marítimo de refinados derivados do petróleo, como gasolina, diesel, querosene de aviação e nafta, opera sob forte regulação ambiental.

A Alfamares Transportes tem 35 anos de experiência, sendo 14 anos em cabotagem e apoio marítimo. A empresa, que atuava com quatro embarcações de pequeno porte, tem entre os principais clientes o Grupo Neoenergia e o Consórcio Decola Noronha, uma iniciativa de economia circular focada no arquipélago, criada numa parceria da administração da ilha com empresas privadas.

“O projeto desta embarcação foi pensado no equilíbrio entre o trabalho e o conforto da tripulação. Pensamos também no desenvolvimento dos aquaviários, por isso deixamos espaço para trabalharmos com três praticantes estagiários. O Seawolf foi um sonho que iniciou há dois anos e, graças ao BNB, conseguimos transformar papel em aço, ou seja, tornar realidade nosso projeto”, explica o CEO da Alfamares, Victor Calzavara.

O superintendente do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, Jeová Lins, destaca a efetividade do equipamento, que garante as atividades da ilha sem percalços. Ele define a contratação como uma janela de oportunidades. “Nós financiamos do microempreendedor aos grandes grupos empresariais.

Com a exploração da Margem Equatorial, as grandes petroleiras vão precisar contratar os serviços de médias e pequenas empresas. No mar ou em terra, estamos atentos às oportunidades de negócios, que vão trazer o desenvolvimento que nossa região tanto almeja”, diz.