Prefeita Elcione reforça defesa dos municípios pernambucanos em reunião da AMUPE
Publicado em 17/06/2026 às 11:20

Na manhã desta terça-feira (16), a prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos, participou da assembleia extraordinária na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), realizada com a presença de gestores de diversas cidades do estado.

Como vice-presidente da AMUPE, Elcione integrou as discussões sobre pautas voltadas ao fortalecimento das cidades pernambucanas, abordando temas como pavimentação, iluminação pública e a ampliação da qualidade dos serviços essenciais oferecidos aos municípios.

Durante o encontro, a vice-presidente destacou a importância do diálogo entre os gestores. “Seguimos firmes, buscando parcerias e fortalecendo o municipalismo para garantir mais avanços e qualidade de vida para a população”, frisou.

Prefeito Mano Medeiros recebe Prêmio InovaCidade por gestão de riscos e emergências em Jaboatão
Publicado em 17/06/2026 às 11:17

feira (16), em São Paulo, o Prêmio InovaCidade 2026 concedido à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes pelo “Centro de Operações de Emergência (COE): Gestão de Riscos, Monitoramento 24h e Resposta Imediata a Desastres”.

A iniciativa foi reconhecida como uma das mais inovadoras do país na área de gestão urbana e proteção da população.

A premiação ocorreu durante o Smart City Business Congress 2026, um dos principais eventos sobre cidades inteligentes da América Latina. Nesta edição, o Prêmio InovaCidade reconheceu 47 iniciativas de destaque desenvolvidas por prefeituras, empresas e instituições de todo o Brasil.

O projeto do Centro de Operações de Emergência (COE) foi desenvolvido para fortalecer a gestão integrada de riscos no município, por meio do monitoramento contínuo de áreas vulneráveis e da atuação coordenada entre diferentes órgãos públicos. A estrutura permite o acompanhamento em tempo real de ocorrências e a tomada rápida de decisões em situações de emergência, ampliando a capacidade de resposta da gestão municipal diante de eventos críticos.

O prefeito Mano Medeiros disse que a premiação reforça o compromisso da gestão com a inovação e a segurança da população. “Receber esse prêmio é motivo de muito orgulho para todos. O COE representa um novo modelo de atuação, baseado em tecnologia e muito suor.

Esse reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo, investindo em soluções modernas para proteger vidas e tornar nossa cidade cada vez mais preparada para enfrentar desafios”, afirmou o prefeito.

O secretário executivo de Defesa Civil, coronel Elton Moura, acompanhou o prefeito na entrega Prêmio InovaCidade 2026. “É uma satisfação ter o reconhecimento de um trabalho liderado pelo prefeito, sustentado por uma equipe de servidores comprometidos e sempre bem recebidos pela população”, pontuou.

Entre os diferenciais apontados pela comissão julgadora estão o monitoramento ininterrupto, a integração entre secretarias e órgãos operacionais e o uso de informações em tempo real para aumentar a eficiência das ações preventivas e emergenciais. O projeto também foi reconhecido pela contribuição ao fortalecimento da resiliência urbana e pela redução dos impactos causados por desastres e eventos extremos.

A Plataforma InovaCidade, criada pelo Instituto Smart City Business America, é considerada uma das mais relevantes iniciativas de reconhecimento à inovação urbana na América Latina, valorizando projetos com impacto positivo, sustentável e capacidade de inspirar soluções para outras cidades.

Serviço:

Prêmio InovaCidade Iniciativas 2026 e Smart City Business Congress 2026
16 de junho (terça-feira)Pavilhão Branco do Expo Center NorteVila Guilherme, São Paulo (SP)

Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do São João de Salgueiro e destaca fortalecimento da cultura e da segurança nos festejos juninos
Publicado em 17/06/2026 às 11:14

Governo de Pernambuco montou esquema especial para garantir a tranquilidade da festa

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta terça-feira (16), a abertura oficial do São João de Salgueiro, no Sertão Central, marcando o início da programação principal dos festejos juninos do município. O evento também simbolizou a retomada do Parque de Exposições Gumercindo Filgueira Sampaio como polo oficial da festa, resgatando uma tradição que marcou os anos 1990.

Acompanhada pelo prefeito do município, Fabinho Lisandro, e outras autoridades, a gestora foi recepcionada pelo público ao longo do parque até o palco principal da festividade. Para garantir a tranquilidade do público durante os cinco dias de programação, a Secretaria de Defesa Social (SDS) montou uma operação especial com o emprego de 483 agentes das forças de segurança.

“Salgueiro é uma cidade rica em cultura e a festa não podia ser diferente, apresentando uma programação feita com muito zelo, valorizando a cultura e os artistas locais, e trazendo também atrações nacionais. Além dessa grande festa, a economia da cidade também se movimenta, com os hotéis e restaurantes lotados, com a movimentação no comércio em geral sendo feito a partir da força da nossa cultura", celebrou a governadora Raquel Lyra.

Os festejos juninos da cidade foram iniciados com shows da banda salgueirense Limão com Mel e do cantor Tarcísio do Acordeon. Pelos próximos quatro dias, a programação reúne atrações musicais gratuitas e fortalece setores como hotelaria, comércio, alimentação, transporte e serviços.

Para o prefeito do município, Fabinho Lisandro, a expectativa é que Salgueiro receba grandes impactos na economia. “Hoje fizemos história e ninguém faz nada sozinho. Tudo isso está sendo possível porque nós temos o apoio incondicional do Governo do Estado, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e de vários parceiros que podem proporcionar um evento gigante como esse, que faz com que a economia gire”, declarou o prefeito.

A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas passem pelo espaço até o próximo sábado (20), movimentando aproximadamente R$ 10 milhões na economia local.

Presente no evento, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, destacou a força do Sertão nas festividades de São João. “O São João de Salgueiro chega para mostrar a força do Sertão também na festa junina, movimentando a economia local com toda a cadeia produtiva ganhando, desde a rede hoteleira até o comércio informal, garantindo ao artista, ao produtor cultural, que possa viver da sua arte”, disse.

A retomada do Parque de Exposições como palco dos festejos representa um marco para a cidade, devolvendo ao espaço seu protagonismo histórico nas celebrações juninas e ampliando a capacidade de receber moradores e visitantes.

O deputado federal Túlio Gadêlha ressaltou a importância do Governo do Estado para a realização da festa. “Essa festa linda que Salgueiro está fazendo no São João é muito importante para a população e para a economia local e está sendo realizada com o apoio do Governo, que se faz presente por exemplo com a segurança, para fortalecer mais um polo de festa junina do Estado”, destacou. Já o deputado estadual Joãozinho Tenório celebrou o retorno do evento ao parque. “Com o Parque de Exposições reaberto, vamos fazer o maior São João da história de Salgueiro e, para isso, a parceria com o Governo do Estado é importantíssima”, afirmou.

SEGURANÇA - Dentro do escopo da operação especial com a atuação de 483 agentes das forças de segurança, sob coordenação da Diretoria Integrada do Interior II (Dinter II), a Polícia Militar realiza o policiamento ostensivo e preventivo no entorno e no interior do evento, com mais de 90 policiais empregados diariamente em diferentes modalidades de patrulhamento.

A operação também conta com reforço da Polícia Civil, incluindo a atuação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e monitoramento aéreo pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), com uso de drones nos momentos de maior movimentação.

Acompanharam a governadora Raquel Lyra o senador da República Fernando Dueire; o deputado federal Fernando Filho; e os prefeitos Dinha Mororó (Terra Nova) e Xicão Tavares (Verdejante); além dos diretores-presidentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), André Fonseca, e da Compesa, Douglas Nóbrega e outras lideranças locais.

Deputado aciona TCE-MG e questiona leilão da folha de servidores
Publicado em 17/06/2026 às 11:11

O deputado estadual Professor Cleiton (PV) acionou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) para apurar o pregão da Secretaria de Fazenda destinado à contratação da instituição financeira que administrará a folha de pagamento dos servidores estaduais. O leilão está previsto para sexta-feira (19).

O parlamentar questiona o valor mínimo fixado para a operação, de R$ 2,187 bilhões, inferior aos R$ 2,420 bilhões arrecadados na última licitação, realizada em 2021. Segundo ele, a quantia atualizada pela inflação superaria R$ 3,1 bilhões.

Cleiton também compara o processo mineiro a negociações realizadas em outros estados e afirma haver indícios de subavaliação do ativo. O pedido será analisado pelo TCE-MG.

Heróis do Sertão: Veteranos da PM e do Corpo de Bombeiros são homenageados em solenidade especial promovida por Joel da Harpa em Petrolina
Publicado em 17/06/2026 às 09:58

Em um momento marcado por reconhecimento, emoção e gratidão, veteranos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco do Sertão pernambucano receberam uma homenagem especial nesta terça-feira (16), em Petrolina.

A iniciativa foi promovida pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Joel da Harpa, em reconhecimento aos homens e mulheres que dedicaram anos de suas vidas à proteção da sociedade pernambucana. A solenidade aconteceu no auditório do SENAI de Petrolina.

Durante o evento, o parlamentar destacou a importância de reconhecer, ainda em vida, os profissionais que ajudaram a escrever capítulos importantes da segurança pública de Pernambuco. “Os veteranos carregam uma trajetória de coragem, disciplina e compromisso com o povo pernambucano. Essa homenagem é um gesto de respeito e gratidão a quem tanto fez pela nossa sociedade”, destacou Joel da Harpa.

A cerimônia contou com representantes das corporações militares, entre eles o Tenente-Coronel Alisson, representando o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; o Capitão Salvatore, representando o 2º BIESP; além de Conceição Gonçalves, que também participou do momento representando os homenageados e reforçando a importância do reconhecimento aos veteranos.

O encontro foi marcado por homenagens, entrega de certificados e momentos de emoção entre os presentes, muitos deles com décadas de serviços prestados à população pernambucana. Para os participantes, a iniciativa simboliza o reconhecimento a uma geração de militares que dedicou sua juventude ao compromisso de salvar vidas, preservar a ordem e proteger famílias.

COM NOVA ESTRUTURA E O AUTÊNTICO FORRÓ, SÃO JOÃO 2026 COMEÇA NA SERRA NEGRA
Publicado em 17/06/2026 às 09:54

Tradicionalmente conhecido como o São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo, o festejo junino da Serra Negra, em Bezerros, no Agreste pernambucano, registrou, no primeiro final de semana de festividades, milhares de forrozeiros que foram em buscar - e encontraram - o verdadeiro e autêntico forró.

O São João na Serra Negra tem como slogan “Daqui do alto, tudo é mais bonito!” e acontece em dois polos, sendo o palco principal e o palco cultural. Nestes primeiros dias de festa, Santanna - o Cantador, Petrucio Amorim, Waldonys, Daniel Gouveia, Ed Carlos, Victor Ferrari, Anderson Alves, Luizinho Moreno e Marcão Noventta se apresentaram no palco principal.

Já no Palco Cultural, a festa ficou por conta de Clara Ellys, Wanessa Roger, Batalhão 44, Quadrilha Folcpopular, Quadrilha Junina Bacelar, Zé Barreto, Quadrilha Papanguarte, Quadrilha Junina Asa Branca, Marcos Montez e Jamile Oliveira.

>> AMPLIAÇÃO DO PÓLO CULTURAL

Dentre as novidades deste ano, o São João na Serra Negra destaca a expansão física do Pólo Cultural, que recebeu mais de R$ 1,5 milhão em investimentos, numa área de mais de cinco mil metros quadrados, incluindo a implantação de áreas de passeio e convivência, piso intertravado, construção de banheiros masculino e feminino, instalação de bares e quiosques, além da instalação de bancos, pergolados, canteiros e sistema de iluminação.

A iniciativa representa um marco na valorização de um dos principais cartões-postais do município, ampliando a infraestrutura destinada à realização de eventos, que recebe, todos os anos, milhares de turistas e visitantes, do Brasil inteiro.

>> EMBAIXADOR DA SERRA NEGRA

Outra grande novidade é que em 2026, o artista Santanna - O Cantador recebeu o título de Embaixador Oficial do São João na Serra Negra, concedido pela dedicação, comprometimento e valorização da cultura nordestina, especialmente os festejos juninos como manifestação da arte, cultura e tradição do município de Bezerros.

Quem ainda não subiu a Serra, não precisa se preocupar, pois os festejos juninos da Serra Negra seguem nos dias 20, 21, 23, 24, 27 e 28 de junho, com uma grade artística e cultural pra lá de especial.

Mais informações podem ser conferidas no site oficial do São João 2026 (https://saojoao.bezerros.pe.gov.br) ou no perfil oficial do Instagram @saojoaonaserranegra.

BNB financia navio tanque de 350 mil litros de combustível para abastecer Fernando de Noronha
Publicado em 17/06/2026 às 09:50

Natal (RN), 16 de junho de 2026 – A empresa natalense Alfamares Transportes, Apoio Marítimo e Portuário acaba de incorporar à operação logística de cargas e combustíveis o navio Seawolf (Lobo-do-mar), na rota entre Natal, Recife e Fernando de Noronha.

A embarcação foi adquirida com recursos tomados junto ao Banco do Nordeste (BNB). Com 42 metros de comprimento por 10 metros de largura, a ⁠capacidade de carga do navio tanque é de 350m³ (metros cúbicos) de combustíveis, ou 350 mil litros. O novo equipamento mais que dobra a capacidade de transporte da empresa.

O empréstimo do Banco do Nordeste no valor de R$ 1,7 milhão foi contratado há dois anos e completou um investimento total de R$ 7 milhões. O período alongado, entre a encomenda, construção e a entrega da embarcação de casco duplo, deve-se à complexidade do projeto. Modernos sistemas de automação e controle, garantem mais segurança às operações. O transporte marítimo de refinados derivados do petróleo, como gasolina, diesel, querosene de aviação e nafta, opera sob forte regulação ambiental.

A Alfamares Transportes tem 35 anos de experiência, sendo 14 anos em cabotagem e apoio marítimo. A empresa, que atuava com quatro embarcações de pequeno porte, tem entre os principais clientes o Grupo Neoenergia e o Consórcio Decola Noronha, uma iniciativa de economia circular focada no arquipélago, criada numa parceria da administração da ilha com empresas privadas.

“O projeto desta embarcação foi pensado no equilíbrio entre o trabalho e o conforto da tripulação. Pensamos também no desenvolvimento dos aquaviários, por isso deixamos espaço para trabalharmos com três praticantes estagiários. O Seawolf foi um sonho que iniciou há dois anos e, graças ao BNB, conseguimos transformar papel em aço, ou seja, tornar realidade nosso projeto”, explica o CEO da Alfamares, Victor Calzavara.

O superintendente do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, Jeová Lins, destaca a efetividade do equipamento, que garante as atividades da ilha sem percalços. Ele define a contratação como uma janela de oportunidades. “Nós financiamos do microempreendedor aos grandes grupos empresariais.

Com a exploração da Margem Equatorial, as grandes petroleiras vão precisar contratar os serviços de médias e pequenas empresas. No mar ou em terra, estamos atentos às oportunidades de negócios, que vão trazer o desenvolvimento que nossa região tanto almeja”, diz.

Alckmin autoriza apoio das Forças Armadas em eleição de RR
Publicado em 17/06/2026 às 09:49

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), no exercício da Presidência da República, autorizou o emprego das Forças Armadas para apoio logístico às eleições suplementares de Roraima, marcadas para o próximo domingo (21). O decreto foi publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União.

Segundo o texto, o apoio será prestado conforme orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo atividades como transporte de urnas, deslocamento de pessoal e suporte em áreas de difícil acesso.

A eleição foi convocada após a cassação do governador Antonio Denarium (PP) e do vice Edilson Damião (União). O pleito também foi alvo de disputa judicial sobre os prazos de desincompatibilização dos candidatos.

Simão Durando anuncia creche em tempo integral para mais de 100 crianças no Porto da Ilha
Publicado em 17/06/2026 às 09:46

As mães do Porto da Ilha, zona rural de Petrolina, terão mais tranquilidade para trabalhar sabendo que seus filhos estarão em um ambiente seguro, acolhedor e com acompanhamento educacional de qualidade.

Atendendo a uma demanda histórica da comunidade, o prefeito Simão Durando anunciou a construção de uma creche em tempo integral na localidade, ampliando o acesso à educação infantil e beneficiando mais de 100 crianças.

A nova unidade contará com cinco salas de aula climatizadas, área de lazer, playground espaços pedagógicos e será construída com investimento de quase R$ 2 milhões em recursos próprios da Prefeitura de Petrolina.

O processo licitatório já está em andamento. Com a nova creche, Simão Durando amplia a rede municipal de educação infantil e reforça o compromisso da gestão com a primeira infância. A iniciativa vai garantir mais vagas, fortalecer o desenvolvimento educacional das crianças e proporcionar mais tranquilidade para as famílias da região.

Segundo Simão Durando, a decisão de levar a creche para o Porto da Ilha nasceu da escuta ativa da população, uma marca da sua gestão. “Há alguns dias, as mães do Porto da Ilha me procuraram para falar sobre uma dificuldade que enfrentavam. A comunidade não tinha creche e nós entendemos a importância dessa demanda. Por isso, vamos construir uma creche em tempo integral para atender mais de 100 crianças da comunidade. É assim que seguimos construindo o futuro de Petrolina: ouvindo as pessoas e transformando suas necessidades em ações concretas”, destacou o prefeito.

“Petrolina tem hoje a melhor educação de Pernambuco porque faz investimentos contínuos, planeja e coloca a educação como prioridade. Estamos ampliando escolas, construindo creches, melhorando estruturas e criando oportunidades para nossas crianças aprenderem mais e terem um futuro melhor. Essa nova creche do Porto da Ilha é mais um exemplo desse compromisso que assumimos com as famílias petrolinenses”, acrescentou Simão Durando.

Após abrir o São João de Salgueiro, Dueire cumpre agenda de entregas no Sertão ao lado da governadora Raquel Lyra
Publicado em 17/06/2026 às 09:36

A abertura do São João de Salgueiro, na noite de ontem, deu o tom da agenda que a governadora Raquel Lyra e o senador Fernando Dueire cumprem no Sertão pernambucano.

Depois de participarem da celebração que marcou a retomada de um pátio de eventos estruturado para receber uma das maiores festas juninas do interior do Estado, eles seguem nesta quarta (17) para uma série de inaugurações, visitas a obras e anúncios de investimentos em Cabrobó, Orocó e Bodocó, encerrando o dia na abertura oficial do São João de Araripina, ao lado do prefeito Evilásio Mateus.

A participação em Salgueiro, feita ao lado do prefeito Fabinho Lisandro, marcou um momento histórico para o município, que após 25 anos voltou a contar com um espaço adequado para a realização dos festejos juninos, fortalecendo a cultura, o turismo e a economia local.

“O São João é uma das maiores expressões da nossa identidade cultural. Além de celebrar as tradições do nosso povo, movimenta a economia, gera empregos e cria oportunidades para milhares de famílias. Foi uma alegria participar desse momento histórico para Salgueiro”, destacou o senador Fernando Dueire.

A agenda desta quinta-feira tem início em Cabrobó, com visita às obras da Estação de Tratamento de Água por Ultrafiltração, investimento que ampliará a segurança hídrica e a qualidade do abastecimento para a população.

Em seguida, a comitiva segue para Orocó, onde serão assinadas autorizações para o início das obras de recuperação da pavimentação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, pavimentação das agrovilas e construção de uma escola de ensino fundamental. A programação inclui ainda a inauguração da Cozinha Comunitária Marliete Maria de Souza.

À tarde, Raquel Lyra e Fernando Dueire participam, em Bodocó, da inauguração da PE-560, conhecida como Estrada de Sipaúba, uma das obras mais aguardadas da região do Araripe. “A estrada de Sipaúba é um sonho há muito sonhado e o senador Dueire somou forças com a gente e ajudou a tirar do papel essa obra. Hoje entregamos uma conquista que melhora a vida das pessoas e impulsiona o desenvolvimento de toda a região”, afirmou a governadora Raquel Lyra

A programação será encerrada em Araripina, onde a governadora, o senador e o prefeito Evilásio Mateus participam da abertura oficial do São João do município, um dos mais tradicionais do Sertão pernambucano. Na quinta, a agenda segue em Petrolina, com a autorização para o início das obras do Armazém da Criatividade, equipamento voltado à inovação, tecnologia e economia criativa.