Alckmin veta projeto de incentivo à contratação de jovens
Publicado em 18/06/2026 às 12:29

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), vetou integralmente o projeto de lei que instituía o contrato de 1º emprego. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18).

A proposta aprovada pelo Congresso previa redução de encargos trabalhistas e previdenciários para empresas que contratassem jovens de 18 a 29 anos em busca da primeira oportunidade no mercado formal de trabalho.

Na justificativa do veto, o governo argumentou que o texto apresentava inconstitucionalidades ao criar um regime com direitos trabalhistas e previdenciários diferenciados. Segundo o Executivo, a medida contrariava princípios como isonomia, igualdade material e vedação ao retrocesso social.

“Quando a Tradição Vira Festa” Parnamirim-PE consolida o retorno do tradicional São João do CEASA em 2026
Publicado em 18/06/2026 às 12:19

Após resgate histórico no ano passado, Prefeitura Municipal transforma a segunda edição em marco de continuidade, valorização da agricultura familiar e fortalecimento da identidade cultural do Sertão.

O município de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, já está no ritmo dos preparativos para o evento. A Prefeitura Municipal anunciou oficialmente o início das ações para o São João do CEASA 2026. Sob o conceito “Quando a Tradição Vira Festa”, a edição deste ano foca na consolidação do evento, retomando de vez a festividade no calendário cultural e turístico do município.

O palco da festa traz uma forte carga simbólica e afetiva para a população. O pátio do CEASA transforma-se no ponto de encontro de gerações. O local, que passou por um longo período de abandono administrativo em anos anteriores, foi revitalizado pela atual gestão, devolvendo aos parnamirinenses o orgulho de celebrar suas raízes no espaço onde o trabalhador garante o sustento.

"O São João do CEASA é uma celebração da memória do parnamirinense. A festa nasce da população, da história e do orgulho de pertencer a Parnamirim. Em 2025 nós fizemos o resgate, e esse ano, mostramos que a tradição voltou para ficar, de forma organizada, segura e valorizando quem faz a festa acontecer”, destaca a gestão municipal.

Para além do resgate emocional, o evento se posiciona como um importante motor para a economia local. A expectativa é que o ciclo junino injete recursos significativos no comércio, beneficiando diretamente costureiras, barraqueiros, ambulantes, artesãos e demais serviços da região.

A estrutura preparada pela Prefeitura contará com segurança integrada, polícias civil e militar, ordenamento de trânsito, praça de alimentação com comidas típicas e valorização das manifestações tradicionais, como as apresentações de quadrilhas juninas e forró. A programação oficial deste ano acontecerá nos dias 29 e 30 DE JUNHO e contará com grandes nomes do cenário nacional, além do tradicional espaço de destaque para os artistas da terra.

Confira a programação confirmada para o São João do CEASA 2026:
Dia 29: Guilherme Ferri, Robby, Walisson Vaqueiro, Yrlan Costa
Dia 30: Batista Lima, Raul Vaqueiro, Paula Mattos, Caninana

Serviço:
Evento: São João do CEASA de Parnamirim 2026 – “Quando a Tradição Vira Festa”
Data: 29 e 30 DE JUNHO
Local: Pátio do CEASA, Parnamirim - PE
Entrada: Gratuita
Mais informações: Perfis oficiais da Prefeitura de Parnamirim no Instagram @prefeituraparnamirimpe

Lula avalia futuro de Jaques Wagner na liderança
Publicado em 18/06/2026 às 12:17

O presidente Lula deve discutir com o senador Jaques Wagner (PT-BA) a permanência dele na liderança do governo no Senado. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

Segundo a reportagem, a conversa já estava prevista após a derrota da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas ganhou urgência após a operação da Polícia Federal que teve o senador como alvo nesta quinta-feira (18).

Lula também deve cobrar explicações sobre suspeitas investigadas no caso Banco Master. Entre os nomes citados para uma eventual substituição de Wagner está o ministro da Educação, Camilo Santana (PT)

Alcolumbre cancela sessão do Congresso após impasse sobre vetos
Publicado em 18/06/2026 às 11:54

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), cancelou a sessão do Congresso prevista para esta quinta-feira (18).

A decisão foi tomada após líderes partidários não chegarem a um acordo para a análise de vetos do presidente Lula a projetos aprovados pelo Legislativo.

Segundo Alcolumbre, novas reuniões serão realizadas na próxima semana para tentar construir consenso. Ele afirmou que pretende convocar uma nova sessão do Congresso em até 15 dias, com ou sem acordo entre as lideranças.

Após suspensão judicial, prefeitura de Salvador defende renovação bilionária do polêmico contrato de aterro
Publicado em 18/06/2026 às 11:50

anos do contrato de operação do Aterro Metropolitano Centro (AMC), sem a abertura de uma nova licitação, “seguiu a legislação”. A manifestação ocorre após a Justiça da Bahia suspender os efeitos financeiros do aditivo contratual, questionado em ação que aponta irregularidades ambientais e prejuízo milionário aos cofres públicos.

De acordo com nota enviada, a prorrogação do polêmico contrato foi precedida por análises conduzidas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que teriam concluído pela “vantajosidade da prorrogação contratual para o interesse público”, com foco na gestão dos resíduos sólidos.

A administração municipal informou ainda que respeita a decisão judicial e que adotará “recursos para defender a regularidade do aditivo contratual”.

Terra do Maior e Melhor São João do Mundo, Caruaru está pela segunda vez consecutiva no Mapa do Turismo Brasileiro
Publicado em 18/06/2026 às 11:46

Pelo segundo ano consecutivo, Caruaru recebeu do Governo Federal o certificado do Mapa do Turismo Brasileiro como município turístico.

A certificação do Ministério do Turismo impulsiona o protagonismo da cidade no cenário do setor no país.

O certificado é de suma importância para a captação de recursos, visibilidade e governança regional, além de demonstrar um planejamento estratégico e fortalecer a cidade como polo cultural e turístico

"Como agente de viagens, vejo essa certificação de Caruaru no Mapa do Turismo Brasileiro como uma conquista de enorme importância para o município. Esse reconhecimento fortalece a imagem da cidade como destino turístico de destaque, amplia as oportunidades de investimentos no setor e contribui para atrair cada vez mais visitantes", afirmou a diretora da Actual Turismo, Shirley Oliveira.

Vale destacar que, recentemente, Caruaru teve nove eventos inseridos na agenda do Ministério do Turismo, entre eles, o Maior e Melhor São João do Mundo que, em 2026, começou no dia 10 de abril e vai até 27 de junho.

Maratona pelo Sertão: Débora Almeida cumpre maratona de agendas com foco em segurança hídrica, educação e infraestrutura
Publicado em 18/06/2026 às 11:42

Com foco no monitoramento de obras hídricas e de infraestrutura, a deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu uma intensa agenda política no Sertão pernambucano, percorrendo municípios estratégicos para vistoriar projetos de desenvolvimento, estreitar laços com lideranças e participar de atos institucionais.

A maratona começou em Salgueiro, com uma visita à Faculdade de Ciências Humanas de Salgueiro (FACHUSC). Ao lado do prefeito Fabinho Queiroz e do corpo diretivo, além dos vereadores a presença do vereador Mael do Divino e do vereador o professor Agaeudes que solicitou a emenda parlamentar, a deputada acompanhou as atividades acadêmicas e celebrou a destinação de uma emenda do deputado federal Fernando Filho para a modernização do auditório.

Na ocasião, Débora elogiou o trabalho da equipe e garantiu o direcionamento de novas emendas estaduais até o fim do ano para fortalecer o ensino superior local. Ainda em Salgueiro, Debora marcou presença ao lado da governadora da abertura oficial do São João da cidade.

Antes de seguir viagem, a deputada acompanhou a governadora na entrevista na Rádio Asa Branca, em Salgueiro. Em seguida, a deputada esteve em Terra Nova para celebrar a chegada da primeira parte da tubulação que atenderá as comunidades rurais de Guarani, Contendas e vizinhanças.

Fruto de uma articulação política de três anos junto à Compesa e à governadora Raquel Lyra — conduzida com o prefeito Dinha, a ex-prefeita Aline Freire e lideranças locais, como o presidente da Câmara de Vereadores, Livino —, o projeto já conta com empresa contratada para iniciar a instalação dos tubos e garantir água encanada para dezenas de famílias.

Na sequência das vistorias técnicas, em Verdejante, a deputada e o prefeito Xicão Tavares oficializaram a entrega de quatro veículos zero quilômetro para reforçar a frota municipal, contemplando uma ambulância para a saúde, ônibus escolares para a educação e um veículo para a assistência social.

No mesmo ato, as autoridades comemoraram o avanço nos testes de abastecimento de água nas localidades de Grossos e Malhada da Areia, consolidando importantes avanços hídricos e sociais para a população.

Vale ressaltar que a parlamentar ainda esteve concedendo entrevista a Beto Som, na cidade de Parnamirim e depois a parlamentar inspecionou o canteiro central das obras do Sistema Adutor de Negreiros, também em Parnamirim, que já recebeu os primeiros 12 quilômetros de tubos.

Executado pelo Governo do Estado com investimento de R$ 79,4 milhões e prazo de 20 meses, o megaprojeto de 80 quilômetros de extensão beneficiará mais de 420 mil moradores no Sertão do Araripe, abrangendo 11 municípios, 5 distritos e 14 povoados rurais quando concluído pelo Consórcio Negreiros.

Encerrando as atividades, a parlamentar voltou para Verdejante onde ainda participou da abertura da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Esse é momento muito importante e estou muito feliz em estar presente, gostaria de ressaltar todo o carinho e atenção que recebo da comunidade paroquial e todo povo de Verdejante, aqui me sinto em casa”, destacou Debora.

Governo Araújo inicia o programa Estrada Boa em Amaraji
Publicado em 18/06/2026 às 11:40

A Prefeitura de Amaraji, por meio da gestão do prefeito Araújo, deu início ao programa Estrada Boa, uma importante ação voltada para a recuperação e melhoria das estradas vicinais do município.

A iniciativa tem como objetivo garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores da zona rural, além de fortalecer o desenvolvimento da agricultura local.

Com uma patrulha mecanizada atuando em diversas localidades, os serviços de piçarramento já começaram e seguem avançando pelo município. A primeira comunidade beneficiada foi Raiz de Dentro, onde as melhorias já proporcionam melhores condições de tráfego para moradores, estudantes, trabalhadores e produtores rurais.

A recuperação das estradas facilita o deslocamento diário da população e contribui diretamente para o escoamento da produção agrícola, fortalecendo o trabalho dos homens e mulheres do campo que movimentam a economia de Amaraji.

Segundo o prefeito Araújo, o programa representa mais um compromisso da gestão com a população rural e com o desenvolvimento do município.

“Estamos trabalhando para garantir estradas de qualidade, oferecendo mais segurança e conforto para quem vive e produz na zona rural. Essa é uma ação que beneficia diretamente nossos agricultores, facilita o escoamento da produção e fortalece a agricultura de Amaraji. Nosso compromisso é continuar cuidando das pessoas e investindo onde a população mais precisa”, destacou o gestor.

O programa Estrada Boa seguirá contemplando outras localidades do município, reforçando o compromisso do Governo Araújo com a infraestrutura rural e com a melhoria da qualidade de vida da população amarajiense.

PV de São Paulo declara apoio à candidatura de Marina ao Senado
Publicado em 18/06/2026 às 11:30

O diretório municipal do PV em São Paulo anunciou apoio à pré-candidatura da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), ao Senado nas eleições deste ano. A decisão foi formalizada após reunião entre lideranças das duas legendas.

Em publicação nas redes sociais, o PV afirmou que a candidatura de Marina representa “uma voz fundamental de apoio ao presidente Lula” e destacou pautas como desenvolvimento sustentável e defesa da democracia. A ex-ministra disputou a Presidência pelo PV em 2010 e integra a Rede Sustentabilidade desde 2015.

Além do PV, PSOL e PDT também já manifestaram apoio ao nome de Marina. Ela disputa com Márcio França (PSB) a segunda vaga ao Senado na chapa governista em São Paulo, enquanto a definição final caberá ao presidente Lula.

Conselho Federal de Administração Reconhece Excelência da Gestão de Pesqueira em Premiação Estadual
Publicado em 18/06/2026 às 11:27

O município de Pesqueira, no Agreste, conquistou mais um importante reconhecimento pela qualidade da sua gestão pública. A cidade recebeu o Prêmio IGM/CFA 2026 após alcançar o 2º lugar em Pernambuco entre os municípios com mais de 50 mil habitantes no Índice de Governança Municipal (IGM), ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para avaliar a eficiência da administração pública brasileira.

A premiação foi entregue pelo Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), durante solenidade realizada nesta quarta-feira, na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife.

O índice analisa critérios como eficiência administrativa, gestão dos recursos públicos, qualidade dos serviços ofertados à população e capacidade de governança. Em ofício encaminhado ao prefeito Marcos Luidson de Araújo, o CRA-PE destacou o “desempenho de excelência” alcançado pelo município.

O reconhecimento reforça o compromisso da Prefeitura de Pesqueira com a transparência, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e a melhoria contínua dos serviços prestados à população, consolidando o município entre os destaques de Pernambuco em governança pública.