Sergio Colin destaca força de Eduardo da Fonte e defende escolha democrática para vaga ao Senado na chapa de Raquel Lyra
Publicado em 18/06/2026 às 15:53

O prefeito de Toritama, Sergio Colin, afirmou que a definição do nome da Federação União Progressista para disputar o Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD) será tomada de forma democrática pela executiva da legenda.

Em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o gestor destacou a força política construída por Eduardo da Fonte ao longo de duas décadas de atuação no Congresso Nacional e disse que o deputado chega credenciado para disputar a vaga.

Segundo Serginho, a decisão caberá aos integrantes da federação, que deverão avaliar os nomes colocados para a disputa interna. Além de Eduardo da Fonte, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também busca a indicação para compor a chapa majoritária governista em 2026.

“É muito bom quando você coloca para uma decisão de tamanha responsabilidade como essa ouvir democraticamente as pessoas que fazem parte da federação. Aqui não tem projeto pessoal, aqui tem projeto coletivo, pensando no bem de Pernambuco”, afirmou.

O prefeito ressaltou que Eduardo da Fonte reúne credenciais políticas para pleitear o Senado, citando sua atuação na área da saúde e a influência do grupo político que integra a federação. Serginho destacou ainda que o União Progressista conta com a maior bancada da Assembleia Legislativa, cerca de 40 prefeitos em Pernambuco, além das presidências da Amupe e da União dos Vereadores de Pernambuco.

Durante a agenda realizada na Mata Norte, ao lado de prefeitos, deputados e lideranças políticas, Serginho também reforçou a pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado e anunciou a continuidade do “Papo do Progresso”, série de encontros regionais promovidos pelo grupo político.

O próximo evento está marcado para o dia 3 de julho, em Toritama, reunindo lideranças do Agreste pernambucano. Antes disso, no dia 26 de junho, o encontro acontecerá em Palmares, na Mata Sul. Segundo o prefeito, as agendas têm o objetivo de ampliar o diálogo com a população e fortalecer o projeto político liderado por Eduardo da Fonte em Pernambuco.

Base política do deputado Antônio Moraes se fortalece no município de Vicência
Publicado em 18/06/2026 às 15:47

O grupo político do deputado estadual Antônio Moraes (PSD) ganhou um importante reforço no município de Vicência, na Região da Zona da Mata Norte do Estado. O parlamentar recebeu, nesta quinta-feira (18/06), o apoio dos vereadores Josenildo Amorim, Antônio Neto e do suplente Didi Cabral.

O ato de adesão aconteceu durante um almoço em um restaurante, no município de Carpina, e contou com a presença do prefeito de Vicência, Eder Walter. A chegada dos novos aliados à base política do deputado Antônio Moraes fortalece a consolidação do trabalho do parlamentar na região, em parceria com o prefeito, nas ações voltadas para o desenvolvimento do município e melhorias para os moradores da Mata Norte.

Moraes é natural do município de Macaparana, mas tem sempre atuado na interlocução política com o Executivo em favor de mais investimentos para toda a região. 

Prefeitura divulga nova data da primeira etapa do Circuito Jaboatão de Corridas
Publicado em 18/06/2026 às 15:44

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes definiu a nova data para a realização da primeira etapa do Circuito Jaboatão de Corridas. O evento esportivo, que marca o início do circuito de corridas de rua promovido pela gestão municipal, em 2026, será no dia 28. A corrida foi adiada em razão das fortes chuvas do dia 1º de maio.  


A corrida será realizada no Jaboatão Centro, com largada e chegada em frente à Casa da Cultura, ao lado da Praça Nossa Senhora do Rosário. A concentração é a partir das 5h30, seguida de um aquecimento geral e largada às 6h. O percurso será de 5 quilômetros e estão previstos pontos de hidratação ao longo do trajeto.


A proposta do Circuito Jaboatão de Corridas visa incentivar a integração social com a valorização do território e o estímulo às práticas esportivas. No total, três mil participantes devem ocupar as ruas, em cada uma das etapas do circuito. Para a primeira corrida teve todas as vagas preenchidas em menos de 20 minutos.


Quem ainda não retirou a camisa oficial deve se apresentar com três quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues ao programa o Amor por Jaboatão, de voluntariado. O Amor por Jaboatão integra o Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS). A retirada das camisas ocorrerá na Casa da Cultura e na Regional 5, no Mercado das Mangueiras, nos dias 26 de junho, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h; e 27 de junho, das 8h às 11h30.

Alcolumbre manifesta apoio a Jaques Wagner após operação da PF
Publicado em 18/06/2026 às 15:30

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, prestou solidariedade ao senador Jaques Wagner após a operação da Polícia Federal que investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Master.

Alcolumbre defendeu a presunção de inocência e afirmou acreditar que o parlamentar terá a oportunidade de esclarecer os fatos ao longo das investigações.

A PF apura suspeitas de que Wagner teria recebido vantagens em troca de atuação favorável ao banco. Entre os benefícios investigados estão um imóvel em Salvador e repasses a pessoas ligadas ao senador.

Chaparral antecipa salário de junho e injeta mais de R$ 7 milhões na economia de Surubim
Publicado em 18/06/2026 às 15:13

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais referentes ao mês de junho para esta quinta-feira (18). O anúncio foi feito durante entrevista ao programa Plantão de Notícias, da Rádio Integração FM.

De acordo com o gestor, mais de R$ 7 milhões serão injetados na economia do município às vésperas dos festejos juninos. "São mais de R$ 7 milhões sendo injetados na economia de Surubim, às vésperas do São João, para que os servidores possam curtir os festejos juninos na Capital da Vaquejada com dinheiro no bolso", destacou Chaparral.

Ao lado de Lula Cabral, Eduardo da Fonte oficializa Gisele de Dudinha como presidente da Federação União Progressista no Cabo de Santo Agostinho
Publicado em 18/06/2026 às 15:12

O presidente da Federação União Progressista e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte, oficializou o nome da vereadora e pré-candidata a deputada Gisele de Dudinha para a presidência da federação no Cabo de Santo Agostinho. O ato contou com a presença do prefeito Lula Cabral, do vice-prefeito Jamerson Batera, do deputado federal Lula da Fonte, do pré-candidato a deputado estadual Batista Cabral e de vereadores do município.

“É um prazer enorme estar aqui hoje na sede da Federação União Progressista para participar da posse de Gisele de Dudinha, uma guerreira que vai dar um crescimento muito grande à Federação no Cabo, ao lado do nosso futuro senador, se Deus quiser, Eduardo da Fonte”, destacou o prefeito Lula Cabral.

Enfermeira, mãe atípica e vereadora mais votada do Cabo nas eleições de 2024, Gisele assume a presidência com a missão de ampliar a atuação da federação em defesa da saúde pública, dos direitos das mulheres e da inclusão. 

Acordo entre EUA e Irã permite retomada da navegação no Estreito de Ormuz
Publicado em 18/06/2026 às 15:00

Ao menos sete embarcações atravessaram o Estreito de Ormuz nesta quinta-feira (18), marcando a retomada do tráfego marítimo após acordo firmado entre Estados Unidos e Irã.

Entre os navios estão cargueiros e petroleiros, incluindo um tanque de GNL com bandeira francesa. O petroleiro Starway, de bandeira panamenha, entrou no estreito rumo ao Golfo Pérsico.

A reabertura da rota integra o memorando de entendimento entre Washington e Teerã. Pelo acordo, a navegação deve voltar aos níveis anteriores ao conflito enquanto são negociadas novas regras para o uso da passagem.

Tribunais de Contas ocupam 5ª lugar em ranking nacional de confiança
Publicado em 18/06/2026 às 14:50

Os Tribunais de Contas ocupam a quinta posição em uma pesquisa sobre o grau de confiança da população nas instituições brasileiras. O estudo foi realizado pela Exata OP - Opinião e Estratégia em todo o Brasil.

O levantamento ouviu seis mil pessoas em todos os estados brasileiros entre abril e maio de 2026, utilizando a metodologia ‘escala de confiança de 0 a 10’.

Na avaliação dos entrevistados, o Corpo de Bombeiros lidera o ranking, com a nota 8,3. Em seguida, apareceram as Igrejas (6,8), as Escolas Públicas (6,7), a Polícia Federal e os Tribunais de Contas, com a nota 6,5.

Já na categoria ‘Justiça e Controle’, os Tribunais de Contas ocupam a primeira posição, à frente do Ministério Público, Tribunal Eleitoral e Poder Judiciário.

A pesquisa - O estudo apresenta um diagnóstico da relação da população com as instituições que compõem a vida pública nacional. Os resultados indicam que os brasileiros diferenciam de forma clara as instituições percebidas como próximas, eficientes e úteis no cotidiano daquelas associadas a disputas políticas, burocracia ou distanciamento da sociedade.

Segundo a pesquisa, a confiança pública está diretamente relacionada à percepção de presença concreta, eficiência operacional, transparência e utilidade social. Quando o cidadão identifica resultados efetivos, proteção, fiscalização ou qualidade no atendimento, os índices de confiança tendem a crescer.

O estudo mostra, ainda, que instituições posicionadas em uma faixa intermediária de confiança, como Ministério Público, SUS, imprensa, governos locais e sistema financeiro, têm espaço para ampliar sua aproximação com a população e fortalecer sua imagem institucional.

Já os menores índices foram registrados para o Governo Federal, o Congresso Nacional e os partidos políticos, indicando um cenário de menor confiança nessas instituições.

Conheça a pesquisa:

https://atricon.org.br/wp-content/uploads/2026/05/grau_confianca_instituicoes_brasil_maio-2026.pdf

Augusto Coutinho é classificado entre os Cabeças do Congresso 2026
Publicado em 18/06/2026 às 14:18

O líder do Republicanos na Câmara, deputado federal Augusto Coutinho, está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, de acordo com a publicação Cabeças do Congresso, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

A lista anual destaca os parlamentares que se diferenciam dos demais por qualidades como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Na edição 2026, foram classificados apenas nove dos 28 membros da Bancada de Pernambuco.

"A inclusão de nosso nome entre os Cabeças do Congresso reflete um trabalho contínuo na busca do desenvolvimento econômico, geração de empregos e justiça social no Brasil, exemplificado por marcos como a autoria da Lei Nacional de Adoção e as relatorias da Nova Lei de Licitações e da Reforma Tributária", destaca o deputado, que está em seu quarto mandato no Congresso Nacional.

Entre os 100 parlamentares que lideram o processo decisório no Congresso Nacional em 2026, de acordo com o Diap, 69 são deputados e 31 são senadores.

Câmara aprova projeto de Clarissa Tércio que institui Política Nacional de Atenção às Pessoas com TDAH
Publicado em 18/06/2026 às 14:17

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei 4225/2023, que estabelece direitos e garantias para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

O texto incorpora o PL 4375/2023, de autoria da deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE), que dispõe sobre a Política Nacional de Atenção às Pessoas com TDAH, apensado à proposta principal do deputado Alex Manente (Cidadania-SP).

O substitutivo aprovado garante às pessoas com TDAH acesso à assistência integral à saúde pelo SUS, com avaliação diagnóstica estruturada, adaptações em avaliações escolares, concursos públicos e processos seletivos, incluindo tempo adicional para realização de provas e ambientes com menor nível de estímulos distratores, além de suporte educacional por equipe multiprofissional. O projeto também institui o Dia Nacional de Conscientização sobre o TDAH, celebrado em julho.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que afeta a capacidade de concentração, o controle de impulsos e a regulação da atividade motora. Embora se manifeste com frequência ainda na infância, estudos indicam que cerca de 70% dos casos persistem na vida adulta, impactando o desempenho escolar, profissional e as relações sociais dos pacientes.

“Essa aprovação é uma vitória de milhões de brasileiros que vivem com TDAH e que, por muito tempo, foram tratados como displicentes ou incapazes, quando na verdade precisavam de diagnóstico precoce e de um Estado que os enxergasse. Com a nossa Política Nacional, garantimos que essas pessoas terão acesso a tratamento pelo SUS, adaptações nas avaliações e o suporte que sempre mereceram. É legislar com responsabilidade e com humanidade”, expressou a deputada.

A matéria segue para análise do Senado Federal.