Wesley Safadão no palco e Xand Avião comandando o trio elétrico agitam fim de semana em Santa Cruz
Publicado em 18/06/2026 às 18:11

Grandes atrações movimentam o São João da Moda com shows, transmissão da Copa do Mundo e o retorno das Drilhas pelas ruas da cidade.

Após um primeiro fim de semana marcado pelo sucesso de público, grandes apresentações e muita emoção, o São João da Moda 2026 se prepara para mais dois dias de festa em Santa Cruz do Capibaribe.

Além da programação musical, o Parque Wellington Monteiro contará novamente com a transmissão ao vivo da Copa do Mundo, com o segundo jogo da Seleção Brasileira na competição.

A programação começa na sexta-feira (19), com a abertura dos portões às 16h. Abrindo a noite de shows, Lipe Lucena sobe ao palco e dá início à festa. Às 19h, Wesley Safadão comanda um dos momentos mais aguardados do São João da Moda, preparando o público para a partida entre Brasil e Haiti, que terá início às 21h.

Após o jogo, a festa continua com os shows de Matheus e Kauan e Leidinha Santos, encerrando a programação do palco principal. No Palco Forró da Ema, a animação fica por conta de Toinho Catanha, Sandrinha Índia, Flavinha Rocha e Samuel Cardona.

Drilhas retornam às ruas no domingo

Encerrando o segundo fim de semana do São João da Moda, o domingo (21) será marcado pelo retorno das tradicionais Drilhas, que prometem levar muita alegria e forró pelas ruas de Santa Cruz do Capibaribe.

O bloco No Mei da Rua terá concentração a partir das 14h, nos arredores da Praça de Alimentação, às margens da PE-160. A partir das 15h, os trios elétricos de Elifas Jr. e Xand Avião iniciam o percurso, arrastando milhares de pessoas em mais uma grande celebração junina.

Segurança e mudanças no trânsito durante as Drilhas

Em virtude da passagem dos trios elétricos, a PE-160 estará interditada no trecho entre a Central de Feiras e Mercados e o acesso à Rua dos Pacas/Biu de Deda.

Para minimizar transtornos e garantir a fluidez do trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os condutores a utilizarem rotas alternativas.

Para quem precisa sair da cidade, a recomendação é seguir pela Rua Joaquim Nabuco, acessando a Avenida Cesário Aragão, Rua Professora Olindina, Rua Cabo Otávio Aragão, Rua Raimundo Francelino Aragão e Avenida Prefeito Teófanes Ferraz, até o acesso à PE-160.

Já para os motoristas que desejam entrar no município, o trajeto indicado é pela Avenida Prefeito Teófanes Ferraz, seguindo pela Avenida João Francisco Aragão e Avenida Teonilo Silvestre, com conexão à PE-160.

A interdição terá início às 13h do sábado (20) e seguirá até às 19h do domingo (21), horário previsto para o encerramento das festividades.

Pernambuco instala Comitê de Simplificação e inicia análise para ampliar CNAEs em processos simplificados
Publicado em 18/06/2026 às 18:09

O Governo de Pernambuco realizou nesta quinta-feira (18) a primeira reunião do Comitê de Simplificação e Melhoria do Ambiente de Negócios do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). Entre os temas discutidos pelo colegiado está a análise da ampliação do número de atividades econômicas (CNAEs) enquadradas em procedimentos simplificados de registro e licenciamento, medida que pode contribuir para reduzir a burocracia e agilizar a abertura e regularização de empresas.

O encontro também marcou a apreciação do Regimento Interno e do Plano de Governança do Comitê, instrumentos que irão orientar o funcionamento do colegiado e definir as diretrizes para uma agenda permanente de simplificação administrativa e melhoria do ambiente de negócios em Pernambuco.

A iniciativa integra os esforços do Governo do Estado para aumentar a competitividade, estimular investimentos e fortalecer a geração de emprego e renda. Atualmente, Pernambuco figura entre os estados mais bem posicionados do país em ambiente de negócios, e a proposta é avançar ainda mais por meio da adoção de boas práticas e da modernização dos processos públicos.

Uma das primeiras frentes de atuação do Comitê será justamente avaliar oportunidades de ampliação das atividades econômicas contempladas por procedimentos simplificados, utilizando como referência experiências exitosas adotadas em outros estados brasileiros. A medida busca tornar mais ágil e eficiente a relação entre o empreendedor e o poder público, especialmente para atividades classificadas como de baixo risco.

“Estamos estruturando um trabalho integrado entre os diversos órgãos envolvidos nos processos de abertura e licenciamento de empresas. O objetivo é identificar oportunidades de simplificação, reduzir entraves burocráticos e tornar Pernambuco cada vez mais atrativo para quem deseja investir, empreender e gerar empregos”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Danielle Jar Souto.

Além da simplificação de processos, o Comitê atuará na integração entre órgãos públicos, na digitalização de procedimentos, no aperfeiçoamento regulatório e na construção de indicadores que permitam acompanhar os avanços do ambiente de negócios no Estado.

Governança - A apreciação do Regimento Interno e do Plano de Governança também representa um importante avanço institucional, antecipando uma etapa prevista no Decreto nº 60.588/2026 e permitindo que o Comitê inicie suas atividades com estrutura definida, responsabilidades estabelecidas e foco em resultados.

O Comitê de Simplificação e Melhoria do Ambiente de Negócios reúne representantes de órgãos públicos, entidades parceiras e sociedade civil com a missão de promover ações voltadas à redução da burocracia, à melhoria da eficiência administrativa e ao fortalecimento do desenvolvimento econômico de Pernambuco.

Polícia pede a Moraes para ouvir Bolsonaro sobre arma apreendida
Publicado em 18/06/2026 às 18:06

A Polícia Civil do Distrito Federal solicitou autorização ao ministro Alexandre de Moraes para ouvir Jair Bolsonaro no inquérito que apura a apreensão de uma pistola registrada em nome do ex-presidente durante uma blitz em Brasília.

A arma estava em um veículo utilizado por um militar do GSI responsável pela segurança de Bolsonaro. Segundo a defesa, o armamento seria levado para manutenção após o ex-presidente relatar um problema no funcionamento da pistola.

Caso o STF autorize, o depoimento deverá ocorrer por videoconferência na próxima semana. A investigação busca esclarecer as circunstâncias do transporte da arma, apreendida sem o certificado de registro no veículo.

Henrique Queiroz afirma que apoio de Raquel Lyra tem contribuído para boa avaliação dos prefeitos
Publicado em 18/06/2026 às 17:38

O prefeito de Buenos Aires, Henrique Queiroz, afirmou que o apoio oferecido pelo Governo de Pernambuco aos municípios tem sido fundamental para o desempenho das gestões municipais. A declaração foi dada durante entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, no evento “Papo que Transforma”, iniciativa da Federação União Progressista realizada nesta quinta-feira (18), em Aliança, na Mata Norte do estado.

“Se não fosse a governadora Raquel Lyra ajudando os prefeitos, eles talvez não tivessem a avaliação que estão tendo. Além de receber apoio, os municípios também recebem ajuda do Governo do Estado”, afirmou.

Segundo Henrique, uma das marcas da gestão estadual tem sido o tratamento igualitário dispensado aos municípios, independentemente de alinhamentos políticos. Para o prefeito, essa postura explica o amplo apoio que a governadora mantém entre os gestores do interior de Pernambuco.

“A ajuda chega para todos, sejam prefeitos aliados ou de oposição. O governo tem essa característica de colocar Pernambuco em primeiro lugar”, destacou.

O prefeito também comentou a mobilização política em torno da pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte ao Senado. Para ele, a expressiva participação de prefeitos e lideranças no encontro realizado em Aliança demonstra a força política do parlamentar e sua capacidade de articulação em Pernambuco.

“Nenhum pré-candidato conseguiria reunir a quantidade de prefeitos que Eduardo da Fonte reuniu aqui hoje. Isso mostra a aceitação que ele tem neste momento político que Pernambuco vive”, afirmou.

Eduardo Honório destaca união do grupo político e reforça pré-candidatura à Câmara Federal
Publicado em 18/06/2026 às 17:19

O ex-prefeito de Goiana e pré-candidato a deputado federal pelo União Progressista, Eduardo Honório participou nesta quinta-feira (18) de mais uma edição do Papo que Transforma, iniciativa da federação que realizada em Aliança, na Mata Norte de Pernambuco. O encontro reune prefeitos, parlamentares e lideranças políticas de diversas regiões do estado.

Em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, Honório ressaltou a importância do momento para fortalecer o diálogo entre as lideranças e ampliar a construção de um projeto político voltado para Pernambuco.

“Hoje é o dia da união da gente. Junto e unido a gente vai para frente, porque é assim que a gente deve trabalhar. Quero trabalhar voltado para Pernambuco todo, não só para o município de Goiana”, afirmou.

Durante a conversa, o ex-prefeito também comentou a movimentação política em torno da pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte ao Senado. Para Honório, a iniciativa fortalece o debate sobre o futuro do estado e amplia a presença da Federação União Progressista na construção do projeto para 2026.

Ao falar sobre sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados, o ex-gestor destacou a receptividade que tem encontrado em Goiana e na região. Honório atribuiu esse cenário à união do grupo político que lidera no município, responsável pela eleição do atual prefeito Marcílio Régio.

Pedro Freitas destaca pautas estratégicas para a Mata Norte durante “Papo que Transforma” em Aliança
Publicado em 18/06/2026 às 16:57

A cidade de Aliança, na Mata Norte de Pernambuco, está sediando o “Papo que Transforma”, iniciativa da Federação União Progressista que reúne prefeitos, parlamentares e lideranças políticas para debater os desafios e as perspectivas de desenvolvimento do estado.

Anfitrião do evento, o prefeito de Aliança e presidente da Amupe, Pedro Freitas, destacou - em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios -, a importância da iniciativa para aproximar lideranças e discutir projetos considerados estratégicos para o futuro da Mata Norte. Segundo ele, o momento é uma oportunidade para ouvir os municípios e identificar prioridades capazes de impulsionar o desenvolvimento regional.

Entre os temas apontados pelo presidente da Amupe estão a duplicação da BR-408, considerada fundamental para melhorar a mobilidade e fortalecer a economia local, e a ampliação da oferta de leitos de retaguarda, reduzindo a necessidade de transferências frequentes de pacientes para o Recife em busca de atendimento especializado.

“Tem muitos investimentos que já estão sendo realizados pela governadora, pelos deputados que compõem a região e pelas prefeituras, mas a gente sempre tem que estar olhando para frente. A exemplo da duplicação da BR-408 e da capacidade que a gente tem que ter de leitos de retaguarda para acabar com essas idas e vindas de tanto TFD para a capital”, afirmou.

Pedro também destacou a participação de prefeitos de diversos municípios da Mata Norte e avaliou positivamente a decisão de iniciar o projeto pela região. Para ele, o encontro fortalece o diálogo entre as lideranças e contribui para a construção de soluções voltadas às necessidades da população.

“O dia de hoje é dedicado a isso: discutir o futuro da região com o deputado Eduardo da Fonte”, concluiu.

Juazeiro (BA) recebe R$ 39 milhões em investimentos para expandir a internet em áreas rurais, fortalecer a inclusão digital e o acesso à TV digital
Publicado em 18/06/2026 às 16:36

Cidade receberá 23 novas torres de telefonia móvel para localidades rurais, novos canais públicos de televisão e reforço de R$ 650 mil para ações de capacitação.

A população de Juazeiro (BA) recebeu, nesta quinta-feira (18), uma série de entregas e anúncios do Ministério das Comunicações que vão ampliar o acesso à conectividade, à informação e à capacitação tecnológica na região. Entre as principais ações estão o anúncio da implantação de 23 estações de telefonia móvel para localidades rurais, a inauguração de novos canais públicos de televisão digital e novos investimentos em capacitação por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O destaque é a expansão da cobertura móvel em áreas rurais de Juazeiro, município que concentra o maior volume de investimentos do programa de telefonia rural na Bahia. Ao todo, estão previstos R$ 39,1 milhões para levar sinal de telefonia e internet móvel a 24 localidades rurais do município, ampliando o acesso da população a serviços essenciais, educação, saúde, oportunidades de negócios e comunicação.

“Nosso compromisso é fazer com que a transformação digital chegue a todos os brasileiros, independentemente de onde vivem. Esses investimentos em Juazeiro significam mais internet, mais acesso à informação, mais oportunidades de estudo, trabalho e geração de renda para quem vive nas áreas rurais. Estamos conectando pessoas, fortalecendo a inclusão digital e garantindo que a tecnologia seja uma ferramenta de desenvolvimento para toda a região”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

A iniciativa integra o programa de expansão da conectividade rural do Governo do Brasil. Na Bahia, já foram instaladas 81 torres de telefonia móvel em localidades rurais, beneficiando 37 municípios. O investimento total no estado chega a R$ 137,7 milhões, sendo R$ 74,8 milhões já executados e outros R$ 62,9 milhões programados até o fim do ano.

Além da conectividade móvel, Juazeiro e Paulo Afonso passam a contar com novos canais digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Rede Legislativa. A expansão ocorre por meio do Programa Brasil Digital e amplia o acesso da população à programação educativa, cultural, informativa e institucional em sinal aberto e digital. Em Juazeiro, o sistema recebeu investimento federal de aproximadamente R$ 885 mil, enquanto Paulo Afonso recebeu cerca de R$ 590 mil.

A agenda também celebra os 10 anos de atuação do Centro de Recondicionamento de Computadores da Univasf, referência nacional em inclusão digital e sustentabilidade. Durante a cerimônia, será assinado um termo aditivo no valor de R$ 650 mil para fortalecer as atividades do centro, que já doou 3.266 computadores recondicionados para 376 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) e capacitou 6.972 pessoas.

O evento marca ainda o avanço do projeto de Robótica Educativa, que já conta com investimentos superiores a R$ 2,5 milhões. A iniciativa implantou laboratórios de robótica em Juazeiro, Campo Formoso (BA) e São Raimundo Nonato (PI), além de um laboratório móvel, com previsão de formar 50 professores especialistas e emitir 1.500 certificações.

INVESTIMENTOS NA BAHIA

As entregas em Juazeiro fazem parte de um amplo conjunto de ações do Ministério das Comunicações para ampliar a inclusão digital e a conectividade no estado. Somente nos programas diretamente executados pela pasta, a Bahia acumula cerca de R$ 262,3 milhões em investimentos, distribuídos entre conectividade em escolas, expansão da telefonia móvel e inclusão digital.

Entre os principais resultados estão:

• R$ 123,9 milhões destinados ao programa Escolas Conectadas;
• R$ 74,8 milhões já investidos na expansão da telefonia móvel rural;
• R$ 62,9 milhões previstos para novas etapas do programa de telefonia móvel;
• R$ 700 mil em ações do programa Computadores para Inclusão.

Na área da educação, o programa Escolas Conectadas já alcançou 9.424 escolas baianas, beneficiando aproximadamente 197 mil estudantes, com investimentos que chegam a R$ 148,8 milhões. Em Juazeiro, 145 escolas já contam com conectividade, atendendo cerca de 53 mil alunos.

Já o programa Computadores para Inclusão contabiliza na Bahia a doação de 3.848 computadores recondicionados, distribuídos para 482 Pontos de Inclusão Digital em 141 municípios, além da certificação de 591 alunos em cursos de capacitação tecnológica.

Romero Albuquerque quer acabar com venda de fogos com barulho em Pernambuco
Publicado em 18/06/2026 às 15:58

Proposta amplia a lei de 2016, protege animais e pessoas sensíveis ao barulho e mantém liberadas as festas tradicionais feitas com fogos de vista, sem explosão.

O deputado estadual Romero Albuquerque apresentou na Alepe o projeto de Lei nº 4.211/2026, que proíbe a venda, a comercialização, o armazenamento e o transporte de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, fogos de estampido, em todo o território do estado.

A medida altera a Lei nº 15.736/2016, que hoje proíbe apenas a queima e a soltura desses artefatos. Na prática, a legislação atual não impede que os fogos continuem sendo vendidos e circulando livremente. O novo projeto fecha essa lacuna ao atacar toda a cadeia de comercialização, dando muito mais efetividade à proteção da população e dos animais.

O QUE MUDA:

Ficam proibidos, em todo o estado, a venda, a comercialização, o armazenamento e o transporte de fogos das classes C e D (de efeito sonoro ruidoso com estampido). As penalidades vão de advertência e multas a partir de R$ 1.000,00 até R$ 5.000,00 para empresas, com cassação do alvará em caso de reincidência. Comerciantes terão 180 dias para destinar os estoques, e a lei passa a valer 120 dias após a publicação. A venda já é proibida em outros estados, como Alagoas.

O projeto mantém autorizados os fogos que produzem efeitos visuais sem estampido e os artefatos de baixa intensidade sonora. Ou seja, as manifestações culturais, as festas juninas e as celebrações tradicionais continuam acontecendo normalmente, só que sem o barulho que machuca.

"Festa boa é a que não deixa ninguém com medo. Os animais não têm como entender de onde vem aquele barulho, então eles fogem, se ferem, surtam e muitas vezes morrem de pavor. Dá para celebrar o São João e o fim de ano com toda a beleza dos fogos, sem transformar a alegria de uns no terror de outros. É disso que trata este projeto.", o autor defende.

O impacto dos fogos também atinge pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, crianças, enfermos, pessoas acamadas e indivíduos com hipersensibilidade auditiva, que podem ter crises de ansiedade, pânico e desorientação.

Sergio Colin destaca força de Eduardo da Fonte e defende escolha democrática para vaga ao Senado na chapa de Raquel Lyra
Publicado em 18/06/2026 às 15:53

O prefeito de Toritama, Sergio Colin, afirmou que a definição do nome da Federação União Progressista para disputar o Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD) será tomada de forma democrática pela executiva da legenda.

Em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o gestor destacou a força política construída por Eduardo da Fonte ao longo de duas décadas de atuação no Congresso Nacional e disse que o deputado chega credenciado para disputar a vaga.

Segundo Serginho, a decisão caberá aos integrantes da federação, que deverão avaliar os nomes colocados para a disputa interna. Além de Eduardo da Fonte, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também busca a indicação para compor a chapa majoritária governista em 2026.

“É muito bom quando você coloca para uma decisão de tamanha responsabilidade como essa ouvir democraticamente as pessoas que fazem parte da federação. Aqui não tem projeto pessoal, aqui tem projeto coletivo, pensando no bem de Pernambuco”, afirmou.

O prefeito ressaltou que Eduardo da Fonte reúne credenciais políticas para pleitear o Senado, citando sua atuação na área da saúde e a influência do grupo político que integra a federação. Serginho destacou ainda que o União Progressista conta com a maior bancada da Assembleia Legislativa, cerca de 40 prefeitos em Pernambuco, além das presidências da Amupe e da União dos Vereadores de Pernambuco.

Durante a agenda realizada na Mata Norte, ao lado de prefeitos, deputados e lideranças políticas, Serginho também reforçou a pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado e anunciou a continuidade do “Papo do Progresso”, série de encontros regionais promovidos pelo grupo político.

O próximo evento está marcado para o dia 3 de julho, em Toritama, reunindo lideranças do Agreste pernambucano. Antes disso, no dia 26 de junho, o encontro acontecerá em Palmares, na Mata Sul. Segundo o prefeito, as agendas têm o objetivo de ampliar o diálogo com a população e fortalecer o projeto político liderado por Eduardo da Fonte em Pernambuco.

Base política do deputado Antônio Moraes se fortalece no município de Vicência
Publicado em 18/06/2026 às 15:47

O grupo político do deputado estadual Antônio Moraes (PSD) ganhou um importante reforço no município de Vicência, na Região da Zona da Mata Norte do Estado. O parlamentar recebeu, nesta quinta-feira (18/06), o apoio dos vereadores Josenildo Amorim, Antônio Neto e do suplente Didi Cabral.

O ato de adesão aconteceu durante um almoço em um restaurante, no município de Carpina, e contou com a presença do prefeito de Vicência, Eder Walter. A chegada dos novos aliados à base política do deputado Antônio Moraes fortalece a consolidação do trabalho do parlamentar na região, em parceria com o prefeito, nas ações voltadas para o desenvolvimento do município e melhorias para os moradores da Mata Norte.

Moraes é natural do município de Macaparana, mas tem sempre atuado na interlocução política com o Executivo em favor de mais investimentos para toda a região.