No São João de Gravatá, governadora Raquel Lyra ressalta investimentos do Governo de Pernambuco no município
Publicado em 23/06/2026 às 08:32

O apoio do Governo do Estado nos festejos juninos se soma a investimentos em segurança pública, recuperação de estradas, recursos hídricos e geração de emprego e renda.

Celebrando o ciclo junino em mais uma cidade no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra desembarcou, na noite desta segunda-feira (22), em um dos destinos mais tradicionais e animados de Pernambuco: o São João de Gravatá. A gestora marcou presença na festa, que teve início no dia 13 deste mês e segue até o próximo dia 28. O São João de Gravatá conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Defesa Social. Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Estado reforçou a operação com 1.124 lançamentos extras das forças de segurança durante o período junino. A vice-governadora Priscila Krause também participou dos festejos.

“Frequento o São João de Gravatá há muitas décadas e é uma alegria voltar mais uma vez como governadora e ver o quanto essa festa cresce e fica ainda mais bonita a cada ano. O Governo de Pernambuco tem apoiado não apenas a realização do evento, mas também investido em ações que fortalecem o município, como segurança pública, recursos hídricos, recuperação de estradas e infraestrutura para impulsionar o comércio, os bares e os restaurantes. Trabalhamos para garantir desenvolvimento, geração de renda e emprego para a nossa gente, porque um lugar bom para visitar também precisa ser um lugar bom para morar”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Além de movimentar a cultura popular, o São João de Gravatá impulsiona a economia local, beneficiando setores como comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. A expectativada Prefeitura é receber cerca de um milhão de pessoas, gerando uma movimentação econômica estimada em R$ 350 milhões.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, celebrou a parceria com a gestão estadual. “O Governo de Pernambuco vem apoiando a realização de grandes e bons eventos em nosso município, dentre eles, o São João, que se torna cada vez maior com o Governo chegando junto e nos incentivando”, agradeceu.

Com o reforço no efetivo, o São João de Gravatá conta com um esquema especial de segurança coordenado pela Secretaria Estadual de Defesa Social, com integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca, além do uso de tecnologias como reconhecimento facial, drones, Plataforma de Observação Elevada (POE) e monitoramento do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A operação também conta com delegacia móvel, reforço do policiamento ostensivo e atuação da Corregedoria da SDS para garantir mais segurança e tranquilidade durante os festejos.

Acompanharam a governadora o senador Fernando Dueire; o deputado federal André Ferreira; o deputado estadual João de Nadegi; e os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Silvestre (Passira) e Araújo (Amaraji); além dos secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Ana Paula Jardim (interina da Cultura), e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

PF faz operação contra cúpula do Banco Digimais e investiga Edir Macedo
Publicado em 23/06/2026 às 08:30

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que tem como alvo integrantes da cúpula do Banco Digimais, instituição financeira controlada por Edir Macedo.

São cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em SP. Também foram determinados a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o bloqueio de bens e valores que podem chegar a R$ 670,3 milhões.

Os investigadores suspeitam que administradores da instituição tenham adotado mecanismos para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, por meio da alteração de registros contábeis e da geração artificial de receitas, relata o Metrópoles.

Jaques aciona STF e busca apoio político após operação da PF
Publicado em 23/06/2026 às 08:00

O senador Jaques Wagner (PT-BA) intensificou articulações políticas e jurídicas após ser alvo de uma operação da Polícia Federal na última semana. O parlamentar acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação da ação e tem buscado apoio de aliados e colegas no Senado.

Na Bahia, Jaques se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-ministro Rui Costa (PT), que devem integrar seu palanque na disputa pela reeleição. O senador também conversou com parlamentares, entre eles o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), e deve se encontrar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A defesa sustenta que houve falhas na investigação e afirma que o senador não atuou em favor do Banco Master no Congresso. Os advogados argumentam que, nos episódios citados pela PF, Jaques adotou posições contrárias aos interesses atribuídos à instituição financeira.

Bolsonaro depõe hoje à polícia sobre arma apreendida em blitz
Publicado em 23/06/2026 às 07:30

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento nesta terça-feira (23) à Polícia Civil do Distrito Federal no inquérito que apura a apreensão de uma arma registrada em seu nome durante uma blitz. A oitiva está marcada para as 15h e ocorrerá de forma presencial na residência onde ele cumpre prisão domiciliar.

A realização do depoimento em casa foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma equipe da Polícia Civil formada por delegado e agentes ficará responsável pela coleta das informações, com acompanhamento da defesa do ex-presidente.

O depoimento ocorre na véspera do fim do prazo de 90 dias da prisão domiciliar humanitária concedida a Bolsonaro. Nos bastidores, há expectativa de que os desdobramentos da investigação sejam considerados por Moraes na decisão sobre a manutenção ou não do benefício.

Flávio Bolsonaro avalia mudar base da campanha para SP
Publicado em 23/06/2026 às 07:05

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) admitiu a aliados a possibilidade de transferir sua base de campanha para SP até o fim do período eleitoral.

A proposta apresentada pelos marqueteiros Alexandre Oltramari e Eduardo Fischer é parte da estratégia para ampliar a presença do candidato no maior colégio eleitoral do país, informa o Estadão.

Entre os fatores que motivam a mudança está o peso político e eleitoral de São Paulo, a posição estratégica do estado, próximo do Sul, de MG e do RJ, e a aproximação com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Paulista realiza seletiva para a Copa Pernambucana de Foot Table nesta quinta-feira (25)
Publicado em 23/06/2026 às 06:43

Paulista realiza seletiva para a Copa Pernambucana de Foot Table nesta quinta-feira (25)

Os praticantes de Foot Table (futmesa) terão a oportunidade de representar o município do Paulista na Copa Pernambucana de Foot Table. A seletiva oficial acontece nesta quinta-feira (25), às 19h, no Clube Municipal do Nobre.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, com o objetivo de fortalecer a prática esportiva no município e incentivar a participação de novos talentos em competições estaduais.

A seleção será realizada nas modalidades individual (solo) e dupla, contemplando as categorias de 9 a 12 anos, 13 a 15 anos, 16 a 20 anos e 21 anos ou mais. Nesta primeira etapa, a disputa será exclusivamente masculina. De acordo com a organização, uma seletiva específica para o público feminino será realizada em uma próxima fase.

Ao todo, serão selecionados 12 representantes do Paulista para a próxima etapa da Copa Pernambucana de Foot Table, sendo três classificados em cada categoria. Os atletas escolhidos formarão a delegação que representará o município na competição estadual.

O superintendente de Esportes do Paulista, Emmanuel Soares, destacou a importância da seletiva para o fortalecimento da modalidade e para a descoberta de novos talentos no município.

"A futmesa tem crescido de forma significativa e despertado o interesse de atletas de diferentes idades. Essa seletiva representa uma excelente oportunidade para que os participantes possam competir em alto nível e representar Paulista em uma competição estadual. Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva, ampliar o acesso às modalidades emergentes e valorizar os talentos da nossa cidade", afirmou Emmanuel Soares.

Economia concentra maior desgaste do governo Lula, aponta pesquisa Ipsos/Ipec
Publicado em 23/06/2026 às 06:38

A área econômica segue sendo o principal foco de insatisfação com o governo do presidente Lula (PT), segundo pesquisa Ipsos/Ipec divulgada nesta segunda-feira (22).

Os piores índices de avaliação negativa da administração federal estão concentrados no controle de gastos públicos (51% dos entrevistados classificam como ruim ou péssima), no combate à inflação (49%) e na segurança pública (47%).

Por outro lado, a educação é a área mais bem avaliada da gestão federal, com 35% dos entrevistados que consideram a atuação do governo como ótima ou boa, relata o Estadão.

Tradicional Festa do povoado do Jacaré acontece nesta véspera de São João
Publicado em 23/06/2026 às 06:09

A Prefeitura de Ouricuri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza nesta terça-feira, 23 de junho, a tradicional Festa do povoado do Jacaré. O evento acontece em praça pública e faz parte da programação junina do município.

A festa é uma tradição da comunidade e reúne moradores e visitantes na celebração da véspera de São João. A programação terá shows de Erika Diniz e Romero do Acordeon.

Para a realização do evento, a gestão municipal preparou uma estrutura completa, com segurança, garantindo organização e tranquilidade ao público.

Público lota o principal polo da festa durante mais uma noite do São João de Gravatá 2026
Publicado em 23/06/2026 às 06:08

Edu Lira, Xand Avião, Ávine Vinny e Brasas do Forró comandaram a animação de uma noite marcada por muito forró, emoção e participação do público

O Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar recebeu uma multidão na noite desta segunda-feira (22), durante mais um dia de programação do São João de Gravatá 2026. Moradores e visitantes lotaram o principal polo da festa para acompanhar os shows e celebrar a cultura nordestina em uma noite de muita animação, música e tradição.

Abrindo a programação, o artista da terra Edu Lira levou ao palco muito talento e forró, aquecendo o público para uma das noites mais aguardadas do São João de Gravatá 2026.

Em seguida, o comandante Xand Avião fez o público cantar em coro e dançar ao som de grandes sucessos que marcaram gerações. Com carisma e energia contagiante, o artista protagonizou um show memorável, reforçando sua forte conexão com os fãs.

Dando continuidade à festa, Ávine Vinny levou ao palco um repertório repleto de sucessos, embalando a multidão em uma apresentação marcada por muita animação, emoção e interação com o público.

Encerrando a noite, Brasas do Forró manteve o ritmo da festa em alta, levando muito forró e tradição para os forrozeiros que permaneceram no Pátio de Eventos até os últimos momentos da programação.

O São João de Gravatá 2026 é uma realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com patrocínio da Brahma, Natura, Chivas Regal, Fundarpe, Empetur e Governo de Pernambuco. A festa contou ainda com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco, Guarda Civil Municipal de Gravatá e Bombeiros Civis, garantindo segurança, organização e tranquilidade para moradores e visitantes.

Caiado diz que Brasil será “mexicanizado” sob o PT
Publicado em 23/06/2026 às 06:04

O pré-candidato à Presidência Ronaldo Caiado (PSD) afirmou que o Brasil passará por uma “mexicanização” caso o PT permaneça no comando do Palácio do Planalto após as eleições.

A declaração foi feita durante evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Segundo o ex-governador de Goiás, o avanço do crime organizado representa uma ameaça crescente à economia e à segurança pública.

Caiado defendeu o endurecimento do combate à criminalidade e afirmou que a expansão das organizações criminosas pode comprometer a atividade econômica e a estabilidade institucional do país.