Governadora Raquel Lyra autoriza início das obras do Armazém da Criatividade em Petrolina e impulsiona inovação no Sertão
Publicado em 19/06/2026 às 08:40

No fim da tarde desta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra autorizou, em Petrolina, o início das obras do Armazém da Criatividade, iniciativa em parceria com o Porto Digital.

Com investimentos de R$ 51 milhões na interiorização da inovação, além da implantação da unidade, o plano de expansão dos espaços prevê unidades avançadas em Garanhuns, no Agreste Meridional, e Araripina, no Sertão do Araripe.

Antes da cerimônia, a chefe do Executivo estadual visitou, ao lado do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, a Carreta Digital, iniciativa do Governo Federal voltada à capacitação itinerante de jovens de baixa renda. A ação foi realizada na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina.

“O início das obras do Armazém da Criatividade representa o compromisso do Governo de Pernambuco com a interiorização da inovação e da tecnologia. Em parceria com o Porto Digital, estamos criando um ambiente que vai estimular o empreendedorismo, formar talentos, apoiar novos negócios e gerar oportunidades para a população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O Armazém da Criatividade será construído com a proposta de aproximar infraestrutura, formação de talentos, apoio a startups e transformação digital das principais cadeias produtivas do interior, criando condições para a geração de empregos qualificados, o aumento da competitividade e o desenvolvimento econômico baseado no conhecimento.

O local escolhido para abrigar o Porto Digital Petrolina será o antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), situado às margens do Rio São Francisco.

Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, ressaltou o papel da pasta no fortalecimento tecnológico. “É muito importante contar com um instrumento como o Porto Digital em Petrolina. O Ministério das Comunicações tem o papel de fortalecer a infraestrutura digital no Brasil e, aqui em Pernambuco, não está sendo diferente”, afirmou o ministro.

O espaço que abrigará o equipamento está localizado em um terreno de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destacou a importância do Armazém da Criatividade. “O Porto Digital é uma política pública consolidada, que agora chega a Petrolina, no Sertão do São Francisco. O que estamos trazendo hoje é mudança de vida e inovação para a juventude”, afirmou a titular da pasta.

Anfitrião do evento, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, celebrou a chegada da iniciativa. “É um momento marcante e histórico para a nossa cidade. As startups terão a oportunidade de iniciar suas atividades e atuar na inclusão digital, na geração de empregos, de oportunidades e de educação, mas, acima de tudo, na promoção da cidadania”, afirmou o gestor municipal.

A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços. “Petrolina tem condições que não vemos em nenhum outro lugar do Brasil. O município é referência no agro e na exportação, e esperamos que, em um futuro próximo, também se torne um grande polo exportador de inovação e tecnologia”, afirmou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Para o presidente da Fundação Nilo Coelho e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o início das obras representa a concretização de um sonho e um investimento no futuro das novas gerações. “O Governo de Pernambuco está realizando esse sonho, resgatando esse projeto e, acima de tudo, ajudando a construir um novo futuro para essa criançada e para as gerações que aqui vão sonhar junto conosco”, destacou.

Acompanharam o evento o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça; os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho; os deputados estaduais Antônio Coelho e Edson Vieira; os prefeitos Catharina Garziera (Lagoa Grande), Corrinha de Geomarco (Dormentes), Cloves Ramos (Afrânio), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Thallita Fonseca (Camutanga) e Rogério Ferreira (Jatobá); além de vereadores e lideranças locais.

Prefeito Simão recebe governadora Raquel e ministro das Comunicações para anúncio do Porto Digital de Petrolina e investimentos em inovação
Publicado em 19/06/2026 às 07:51

O prédio da Univasf localizado na Orla de Petrolina, que se encontrava sem uso, passará a abrigar um dos mais importantes equipamentos de inovação, tecnologia e economia criativa do interior do Nordeste. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (18) pela governadora Raquel Lyra, pelo prefeito Simão Durando e pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. A solenidade contou ainda com a presença do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antonio Coelho e do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho.

O Armazém da Criatividade, unidade do Porto Digital, funcionará como um centro de inovação voltado à formação de talentos, incubação de negócios, desenvolvimento de startups, economia criativa e transformação digital. O espaço será o primeiro desse tipo em todo o Sertão e contará com ambientes colaborativos, salas de coworking, auditório e estrutura para estimular a conexão entre empreendedores, pesquisadores, estudantes e empresas, fortalecendo o ecossistema de inovação de Petrolina e de todo o Sertão do São Francisco.

Durante a solenidade, o prefeito Simão Durando anunciou a criação de uma linha de crédito inédita da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina) voltada para empresas de inovação e tecnologia. A iniciativa disponibilizará financiamentos de até R$ 30 mil para startups, com três meses de carência, parcelamento em até 27 meses e juros de apenas 1% ao mês.

Ao destacar a importância do momento para o futuro da cidade, Simão classificou a chegada do Porto Digital como um marco histórico para Petrolina. "Hoje celebramos um momento histórico para Petrolina. A chegada do Porto Digital representa mais oportunidades, inclusão digital, geração de emprego, educação e cidadania. E a Prefeitura não poderia ficar de fora desse movimento. Por isso, estamos lançando uma linha de crédito para apoiar quem deseja empreender, inovar e transformar boas ideias em negócios. Estamos preparando Petrolina para o futuro", afirmou o prefeito.

Outro ponto forte do evento foi o anúncio de antenas de telefonia e internet para a zona rural. Petrolina foi a cidade pernambucana mais contemplada pela ação do Ministério das Comunicações. A ação garante conexão de internet 4G e sinal de telefonia em locais como Caititu, Serrote do Urubu, Pedrinhas entre outros, assegurando inclusão digital, possibilidade de comercialização de produtos com maquinetas de Pix, cartão de crédito, e mais avanços.

Operação na BA pode ampliar investigação sobre Banco Master para outros estados
Publicado em 19/06/2026 às 07:30

As buscas e apreensões da 9ª fase da Operação Compliance Zero podem ampliar o alcance das investigações sobre as conexões políticas do Banco Master para além da Bahia, estado que concentra o foco inicial das ações deflagradas nesta quinta-feira (18).

Durante a ação, equipes da Polícia Federal recolheram documentos em endereços vinculados à Terra Firme da Bahia Ltda e à PKL One Participações, empresas que integram o grupo de empreendimentos do empresário Augusto Lima.

A PKL é controladora da Credcesta, que, segundo balanço do Banco Master, expandiu operações para 24 estados. Executivos do mercado financeiro ouvidos pela Folha de São Paulo, em anonimato, afirmam que o grupo Terra Firme também atuava em articulação entre agentes públicos e o setor privado.

Gusttavo Lima adia show no São João de Surubim e remarca para o dia 27 de junho
Publicado em 19/06/2026 às 07:22

O show do cantor Gusttavo Lima, que aconteceria na noite desta quinta-feira (18 de junho) no Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026, no Parque J. Galdino, foi adiado e ganhou uma nova data. A apresentação do Embaixador está remarcada para o próximo dia 27 de junho. A manifestação partiu da equipe do artista, por meio de nota divulgada pela Balada Music.

Segundo o comunicado, a mudança ocorreu em comum acordo com a Prefeitura de Surubim, com o objetivo de proporcionar ao público uma experiência à altura da grandiosidade do evento. "A alteração foi definida em comum acordo entre as partes, reafirmando o compromisso de proporcionar ao público uma experiência à altura da grandiosidade deste evento", informou a empresa, que também agradeceu a compreensão dos fãs, parceiros e colaboradores envolvidos.

A Prefeitura de Surubim também se pronunciou e informou que o adiamento ocorreu por decisão da equipe do cantor. "A Prefeitura de Surubim informa que, por decisão da equipe do artista Gusttavo Lima, sua apresentação prevista para esta noite não será realizada. Em respeito ao público e para garantir a continuidade da programação, a organização agiu de forma imediata e confirma o cantor Gusttavo Lima no dia 27/06 do São João de Surubim", destacou a nota oficial.

A gestão municipal lamentou os transtornos causados ao público e agradeceu a compreensão dos forrozeiros. Os interessados em solicitar ressarcimento dos ingressos poderão entrar em contato diretamente com a BaladAPP, plataforma responsável pela comercialização das entradas.

Apesar da mudança, a programação desta quinta-feira foi mantida. Os cantores Bruno & Marrone, Tarcísio do Acordeon e PV Calado se apresentam normalmente no Polo Vaquejada e terão seus shows estendidos para garantir a continuidade da festa na Capital da Vaquejada. A expectativa agora fica para a apresentação de Gusttavo Lima ao Parque J. Galdino no próximo dia 27 de junho, na reta final de um dos maiores festejos juninos de Pernambuco.

Operação da PF contra Jaques Wagner gera preocupação no Planalto
Publicado em 19/06/2026 às 07:00

Integrantes do governo Lula (PT) avaliam que a operação da Polícia Federal que teve como alvo o senador Jaques Wagner (PT) trouxe para o centro do Palácio do Planalto os desdobramentos das investigações relacionadas ao Banco Master.

A preocupação no entorno do presidente é de que o caso pode reduzir o impacto político das críticas que o PT vinha direcionando ao senador Flávio Bolsonaro (PL).

Após a operação, Lula telefonou ao senador para manifestar solidariedade. Apesar disso, aliados do governo ouvidos pela Folha de São Paulo afirmam que, com o aval de Lula, ministros e integrantes do governo da Bahia teriam iniciado uma articulação para convencer Wagner a deixar a função.

Haddad defende aplicação da lei após operação da PF que teve Jaques Wagner como alvo
Publicado em 19/06/2026 às 06:32

O ex-ministro da Fazenda e pré-candidato ao Governo de SP, Fernando Haddad (PT), afirmou que “a lei tem que ser aplicada independentemente de torcida” ao comentar a operação da Polícia Federal que teve o senador Jaques Wagner como alvo.

Em entrevista ao Kritike Podcast, nesta quinta-feira (18), o ex-ministro destacou que Wagner já apresentou esclarecimentos às autoridades e afirmou que caberá aos órgãos responsáveis avaliar a consistência das justificativas apresentadas, informa a Folha de São Paulo.

Durante a ação, a PF encontrou US$ 55 mil e 33 mil euros em endereços ligados ao parlamentar, valores que correspondem a cerca de R$ 471 mil. Em nota, a assessoria de Wagner informou que os recursos têm origem em diárias legalmente recebidas e declaradas às autoridades competentes.

Em Aliança, César Ramos participa de evento promovido por Eduardo da Fonte
Publicado em 19/06/2026 às 06:31

O pré-candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), César Ramos, participou do encontro “Papo que Transforma”, nesta quinta-feira, em Aliança (18) e promovido pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

A programação reuniu lideranças políticas, representantes da sociedade e moradores da região. Aliança, localizada na mata norte pernambucana, conhecida pela força de sua economia agropecuária e por sua tradição cultural, foi palco deste importante encontro de diálogo e construção de parcerias.

Durante o evento, César Ramos acompanhado dos vereadores da Casa de Duarte Coelho, Maria Arruda, Júnior Barros e Gui, reforçou seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas na região .

Para o pré-candidato, o encontro representou uma oportunidade de fortalecer as parcerias. “Foi um momento de diálogo, escuta e boas conversas, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco”, destacou César Ramos.

FESTIVAL GOSPEL 2026 REÚNE GRANDES NOMES DA MÚSICA CRISTÃ E CELEBRA A FÉ EM GARANHUNS
Publicado em 19/06/2026 às 06:30

Música e encontro da comunidade cristã marcam a programação do Festival Gospel 2026

A fé e a música estarão presentes durante o Festival Gospel 2026, que mais uma vez reunirá em Garanhuns grandes nomes da música cristã nacional e regional. A programação será realizada na Quadra do Colégio XV de Novembro, que recebe de 10 a 18 de julho momentos especiais nesta edição.

Estarão presentes na programação artistas consagrados da música gospel brasileira, como Shirley Carvalhaes, Marcos Antônio, Projeto Sola, Amara Barros, Marcelo Markes, Armando Filho, Quatro por Um, Alice Maciel, David Quinlan, Emerson Augusto, Oficina G3 e Kim Catedral. A diversidade de estilos musicais e gerações promete proporcionar ao público uma experiência marcada pela fé e emoção.

O festival também abrirá espaço para a valorização da produção artística local. Os nomes dos artistas da região que integrarão a programação serão divulgados em breve, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da cultura e dos talentos locais. A programação contará ainda todas as noites com igrejas convidadas do município, promovendo a integração entre diferentes comunidades e congregações.

PROGRAMAÇÃO

10 de julho
* Shirley Carvalhaes
* Marcos Antônio

11 de julho
* Projeto Sola
* Amara Barros

15 de julho
* Marcelo Markes
* Armando Filho

16 de julho
* Quatro por Um
* Alice Maciel

17 de julho
* David Quinlan
* Emerson Augusto

18 de julho
* Oficina G3
* Kim Catedral

Zeca visita barraqueiros e destacam geração de renda no São João de Arcoverde
Publicado em 19/06/2026 às 06:24

Gestores percorreram o Pátio de Eventos e ouviram relatos positivos de comerciantes sobre o movimento e a estrutura oferecida pela Prefeitura

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, e o vice-prefeito Siqueirinha visitaram os barraqueiros e ambulantes que atuam no São João de Arcoverde, acompanhando de perto o funcionamento da estrutura montada para os comerciantes e o movimento registrado durante os festejos.

Durante a visita, os gestores conversaram com trabalhadores que comercializam alimentos, bebidas e outros produtos no Pátio de Eventos, recebendo avaliações positivas sobre a organização da festa e as oportunidades de geração de renda proporcionadas pelo evento.

Zeca destacou a satisfação em perceber o entusiasmo dos comerciantes e ressaltou que o sucesso da edição deste ano já pode ser observado pelo fluxo de pessoas e pelas vendas registradas.

“São essas palavras de recepção que nos deixam muito felizes. Estamos vendo os barraqueiros satisfeitos, com um movimento muito bom. O sucesso do São João realmente já está consolidado”, afirmou o prefeito.

Um dos pontos destacados pela gestão municipal foi a disponibilização gratuita das barracas utilizadas pelos comerciantes. Segundo Zeca, a Prefeitura organiza toda a estrutura sem cobrar aluguel, reduzindo custos para os trabalhadores e aumentando as possibilidades de lucro durante a festa.

“A Prefeitura não compra nada dos comerciantes, mas cede todas as barracas para que eles possam trabalhar de forma organizada e sem nenhum custo com aluguel da estrutura”, explicou.

O vice-prefeito Siqueirinha também enfatizou a importância da iniciativa para fortalecer a economia local. Segundo ele, a redução das despesas permite que os comerciantes obtenham melhores resultados financeiros ao longo da programação junina.

“A gente fica feliz em ver o brilho nos olhos dos barraqueiros. Eles têm menos custos e mais lucro. Com as grandes atrações que ainda vão passar pelo palco principal, como Wesley Safadão e tantos outros artistas, a expectativa é de que as vendas cresçam ainda mais”, destacou.

Além de promover a cultura e valorizar as tradições nordestinas, o São João de Arcoverde tem se consolidado como um importante instrumento de fortalecimento da economia local, movimentando o comércio, gerando empregos temporários e ampliando a renda de centenas de famílias durante o período junino.

Caiado critica PT e adia apresentação de propostas para após a Copa
Publicado em 19/06/2026 às 06:11

O pré-candidato à Presidência Ronaldo Caiado (PSD) afirmou que as suspeitas envolvendo o senador Jaques Wagner (PT-BA) refletem uma “marca do PT”. A declaração foi feita durante encontro com a comunidade japonesa em São Paulo.

Caiado também ironizou o plano de segurança pública apresentado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL). Segundo ele, suas propostas serão baseadas na experiência de gestão em Goiás e não em debates teóricos.

O ex-governador disse que pretende divulgar seu programa de governo apenas após a Copa do Mundo. Segundo Caiado, o objetivo é evitar disputar a atenção dos eleitores durante o evento esportivo.