CEACA divulga cotação de preços atualizada para setembro
Publicado em 19/09/2024 às 08:23

A Central de Abastecimento de Caruaru (CEACA) realiza semanalmente uma pesquisa de preços dos produtos comercializados. Nesta semana, de 10/09/2024 a 17/09/2024, foram cotados 76 itens. Dentre eles, 33 mantiveram seus preços estáveis, 27 apresentaram redução e 13 tiveram aumento.


Liderando o ranking de redução de preços estão o repolho roxo com 50%, a acelga com 60% e o repolho verde com 40%.


Entre os produtos que registraram as maiores altas estão a banana maçã, com aumento de 67%, a banana pacovan com 57% e a batata-doce roxa com 43%.


A Central de Abastecimento de Caruaru está localizada na Avenida José Pinheiro dos Santos, 2441, bairro Cidade Alta (BR 104, KM 71). Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (81) 9 8981-5227.

Prefeitura de Caruaru implantará mais de 300 lixeiras por toda a cidade
Publicado em 19/09/2024 às 08:23

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (SESP), iniciou, nesta terça-feira (17), a implantação de lixeiras em vias públicas da cidade. Nesta fase, mais de 100 unidades foram instaladas em locais estratégicos do município. Essa medida visa promover a limpeza urbana, o descarte adequado de resíduos e a conscientização ambiental da população.


Entre as localidades que receberam lixeiras nesta primeira etapa estão a Rua XV de Novembro, a Avenida Agamenon Magalhães, a Estação Ferroviária, o Mercado de Carne e as principais vias de comércio. Outras localidades também serão contempladas, totalizando mais de 300 unidades espalhadas pela cidade, essa é a segunda ação em menos de um ano.


Com a disponibilização de lixeiras em locais estratégicos, como praças, paradas de ônibus, parques e avenidas, o município busca reduzir o lixo jogado nas ruas, minimizando o impacto ambiental e melhorando a qualidade de vida dos moradores.


“Pretendemos, com essa implantação de lixeiras pela cidade, criar o hábito da educação ambiental, incentivando a população a adotar práticas mais sustentáveis. Dessa forma, estamos contribuindo para a redução de resíduos nas vias públicas e, consequentemente, para a diminuição da poluição em nossa cidade”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Norato Ávila.

Laboratório de Certificação e Análises Têxteis do Ipem/Inmetro será implantado em Caruaru
Publicado em 18/09/2024 às 09:56

Este será o segundo laboratório têxtil do Brasil. O primeiro está localizado na cidade de Londrina, no Paraná


Na tarde de terça-feira (17), foi assinado, na Prefeitura de Caruaru, o Protocolo de Intenções para a futura instalação do primeiro Laboratório Têxtil do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/PE) no Norte/Nordeste, órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


Este será o segundo Laboratório Têxtil do Ipem/Inmetro no país, sendo que o primeiro está localizado na cidade de Londrina, no estado do Paraná.


O Protocolo de Intenções firmado com a Prefeitura é o primeiro passo para a instalação da sede própria da Gerência Regional do Ipem/PE e do Laboratório de Certificação e Análises Têxteis no Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA). O documento visa envidar os esforços necessários para que haja a doação de uma área.


Considerando o potencial econômico de Caruaru e a existência do PDSA, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Pedro Augusto, enfatizou a importância da cadeia têxtil do município. “Temos a segunda cadeia têxtil mais importante do Brasil, e, com essa parceria junto ao Ipem/Inmetro, daremos mais um passo para o crescimento do setor de confecção no nosso município. Essas são as maiores preocupações da gestão na economia: qualificação, avanço, emprego e renda”, afirmou.


Estiveram presentes no evento o prefeito Rodrigo Pinheiro, o diretor-presidente do Ipem, Ary Morais, o presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta, secretários e secretárias municipais, além de representantes da Acic, Senai, Audaces, entre outras autoridades.

Inclusão do nome de Eduardo Campos no Livro dos Heróis da Pátria segue para sanção presidencial
Publicado em 18/09/2024 às 09:45

O Senado Federal aprovou na última quarta-feira, dia 11, o Projeto de Lei, de autoria do deputado federal pernambucano Felipe Carreras, que inscreve o nome de Eduardo Campos no Livro dos Heróis da Pátria. A proposta, que agora segue para sanção do presidente Lula, recebeu apoio unânime tanto na Câmara quanto no Senado.


Em entrevista concedida ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier, Felipe Carreras falou sobre a importância do projeto. “Tive a honra de ser autor desse projeto, que reconhece a importância desse grande homem, grande governador do nosso estado, um dos mais populares do Brasil, que transformou a economia de Pernambuco e que revolucionou áreas como educação e segurança pública”, disse ele.


Para Carreras, que é filiado ao PSB, partido onde Eduardo percorreu toda a sua trajetória como homem público, o ex-governador deixou um grande legado para todos os pernambucanos. “Trata-se de um justo reconhecimento do parlamento brasileiro, de alguém que escreveu uma linda história, de amor e dedicação ao povo brasileiro, em especial ao Nordeste”, falou.

Rodrigo Pinheiro ressalta a alta geração de emprego e renda em Caruaru e anuncia implantação do Polo de Desenvolvimento Têxtil do Agreste
Publicado em 18/09/2024 às 08:50

O prefeito de Caruaru e candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e sua vice, Dayse Silva (PSDB), reuniram-se, na noite desta terça-feira (17), com empresários do setor têxtil para discutir o futuro do desenvolvimento econômico e empreendedorismo no município. O encontro, realizado na Casa 45, teve como foco as estratégias para potencializar a geração de emprego e renda, assim como os investimentos realizados pela atual gestão para fortalecer o setor.

Durante o evento, Rodrigo destacou as ações do Programa Emprego, Renda e Avanço (ERA), que tem sido fundamental para atrair grandes empresas ao município e fomentar o crescimento econômico local. O prefeito ressaltou que o programa, baseado em incentivos fiscais, desburocratização e qualificação profissional, já impactou positivamente a economia caruaruense, ampliando as oportunidades de formalização de empresas e criando um ambiente mais propício para o empreendedorismo.

Entre as propostas para o próximo mandato, Rodrigo anunciou a implantação do Polo de Desenvolvimento Têxtil do Agreste, com o objetivo de fortalecer a indústria e promover ainda mais o crescimento do setor. Ele também enfatizou a importância de reativar o autódromo, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico de Caruaru. "São muitos investimentos para a priorização de geração de emprego e renda em Caruaru. Por isso, estamos batendo recordes", afirmou.

A vice Dayse Silva complementou o discurso do prefeito destacando o papel das feiras e do setor têxtil como fundamentais para a economia de Caruaru. Segundo ela, as iniciativas da atual gestão estão criando oportunidades de novos negócios no segmento. "Estamos comprometidos em continuar fortalecendo todos os profissionais envolvidos, promovendo um ambiente econômico cada vez mais inclusivo", concluiu.

Banco do Nordeste reduz taxa de juros do Crediamigo na Semana do Cliente
Publicado em 18/09/2024 às 08:49

Fortaleza (CE) 18 de setembro de 2024 - O Banco do Nordeste (BNB) reduziu em 38% a taxa de juros de seu programa de microcrédito produtivo e orientado, Crediamigo, durante a Semana do Cliente. Até o dia 20 de setembro, empreendedores da área de atuação do banco, que abrange região Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, poderão contar com taxa de 1,89% ao mês nos empréstimos pela linha de crédito Giro Solidário, a mais popular do programa.

Para o presidente do BNB, Paulo Câmara, a redução tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendimentos, que são a base da economia local. "Ao oferecer condições mais competitivas, estamos dando oportunidade a milhares de empreendedores de incrementarem seus negócios em condições especiais, visando inclusive às vendas do final do ano. Nosso foco é fazer esse programa, que é referência nacional em microcrédito, chegar a um número cada vez maior de pessoas".

Os empréstimos se destinam a apoiar atividades produtivas, oferecendo capital de giro para empreendedores de acordo com sua capacidade de pagamento e o grau de desenvolvimento de seus negócios. O aval solidário, que é a garantia do produto, mantém o compromisso coletivo entre os tomadores. O crédito é limitado a R$ 21 mil por cliente.

De acordo com o diretor de Negócios do Banco do Nordeste, Luiz Abel, a ação visa impulsionar ainda mais o empreendedorismo na região, fortalecendo os pequenos negócios.

“O Crediamigo é o primeiro passo de muitos empreendedores na implantação ou expansão de seus negócios. Com condições mais acessíveis, como as taxas reduzidas nesta Semana do Cliente, conseguimos oferecer um crédito que incentiva o crescimento das atividades produtivas. A campanha corrobora nosso propósito de fortalecer o empreendedorismo e impulsionar a geração de emprego e renda na região, oferecendo a taxa mais atrativa do mercado para esse público”, destacou o executivo.

Maior programa de microcrédito produtivo e orientado da América Latina, o Crediamigo conta com cerca de dois milhões de clientes ativos. No primeiro semestre do ano, o programa realizou 1,8 milhão de operações de crédito, média de 14 mil contratos por dia útil.

Para mais informações, os interessados podem procurar uma Unidade Crediamigo ou entrar em contato com um agente de microcrédito pelo número 0800 728 3030 ou via WhatsApp no (85) 99730-7000.

*"Semana do Cliente" do BNB contempla também investidores*

Além da diminuição das taxas de juros do Crediamigo, o Banco do Nordeste reduziu neste mês o valor da aplicação inicial do Fundo de Investimento BNB Institucional, produto de renda fixa de longo prazo. Durante o período de 17 a 27 de setembro, os aportes iniciais foram reduzidos de R$ 50 mil para R$ 500. A iniciativa visa facilitar o ingresso de novos investidores no fundo, que possui liquidez diária e alcançou nos oito primeiros meses deste ano rentabilidade próxima a do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Prefeitura de Caruaru recebe sua primeira Cozinha Comunitária com implantação no dia 20 de setembro
Publicado em 18/09/2024 às 08:46

O evento marca a abertura da primeira Cozinha Comunitária do município de Caruaru


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), implantará, na próxima sexta-feira (20), a Cozinha Comunitária da Vila do Aeroporto. O evento será realizado das 9h às 12h, na Avenida Leão Dourado, 2403, Galpão 8, no bairro Kennedy. 


A entrega contará com beneficiários(as), servidores da SDSDH, representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e convidados que atuam na área de segurança alimentar e nutricional.


Com uma estimativa de público de cerca de 300 pessoas, o evento marca a abertura da primeira Cozinha Comunitária do município de Caruaru e a 161ª unidade do Estado de Pernambuco. 


Este importante equipamento público, inserido no Programa Bom Prato, é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, por meio da Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF). A Cozinha Comunitária tem como objetivo garantir a oferta diária de 200 refeições saudáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, especialmente residentes na Vila do Aeroporto e áreas próximas.


Além da produção de refeições de segunda a sexta-feira, a Cozinha Comunitária desempenha um papel essencial na inclusão social produtiva, fortalecendo a ação coletiva e a identidade comunitária. As pessoas atendidas são referenciadas e/ou acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria Auxiliadora, garantindo assim o acesso a uma alimentação digna e nutritiva.


A equipe que conduzirá as atividades da unidade será composta por uma nutricionista, uma cozinheira, três auxiliares de cozinha, um auxiliar de serviços gerais e um auxiliar administrativo, formando um time dedicado à promoção da segurança alimentar e à garantia do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas.


A implantação da Cozinha Comunitária da Vila do Aeroporto reforça o compromisso de Caruaru no combate à fome e na promoção de políticas públicas que atendam às necessidades básicas da população mais vulnerável. 


Procon Caruaru participa de ação conjunta para assegurar passagens gratuitas pelo ID Jovem
Publicado em 18/09/2024 às 08:45

O órgão garante a fiscalização das passagens interestaduais gratuitas para jovens entre 15 e 29 anos


O Procon Caruaru, em parceria com a Secretaria da Criança e Juventude e a Superintendência de Juventude de Pernambuco, participou de uma ação de sensibilização e fiscalização no Terminal Rodoviário de Caruaru, nesta terça-feira (17). A iniciativa fez parte da campanha estadual "Juventudes pelo seu Direito”, que busca garantir o cumprimento dos benefícios do programa ID Jovem, assegurando o acesso à gratuidade e a descontos em passagens interestaduais.


O Procon Caruaru esteve presente ao lado do Procon Estadual, sendo responsável por fiscalizar as empresas de transporte que operam nos terminais, garantindo o cumprimento da oferta de duas passagens gratuitas e de duas vagas com 50% de desconto, conforme previsto pelo programa ID Jovem, destinado a jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos.


Os consumidores que desejarem tirar dúvidas ou registrar reclamações junto ao Procon Caruaru podem buscar atendimento presencial, mediante agendamento, na Rua Silvino Macedo, 71, Maurício de Nassau (mesma calçada dos Correios), das 8h às 14h; ou por um dos canais listados abaixo:

Mais de 11 milhões de brasileiros contam com plano de previdência privada
Publicado em 17/09/2024 às 10:58

Com a Sicredi Expansão, é possível elaborar um planejamento financeiro de previdência de acordo com o seu objetivo e perfil

Mais de 11,1 milhões de brasileiros possuem previdência privada. É o que mostra um levantamento feito pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). O resultado representa cerca de 10% da população brasileira, um crescimento relevante em relação ao ano de 2023. Com o aumento da expectativa de vida, a previsão do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico (IBGE) é de que, até 2050, mais de 30% dos brasileiros tenham acima de 60 anos.

Para Larissa Amaral, coordenadora de Serviços Compartilhados da Sicredi Expansão, os dados alertam para a necessidade de estruturar um planejamento financeiro a longo prazo, como, por exemplo, o plano de previdência privada. “Mais que um investimento para o futuro, os planos de previdência privada são um conjunto de soluções para cada momento de sua vida ou da vida de quem você ama. São aceitos nos planos tanto crianças, como idosos. O ideal é que se tenha um objetivo de acúmulo e um planejamento financeiro”.

A Sicredi dispõe dos planos PGBL e VGBL. Ambos têm o objetivo de garantir uma renda para o investidor no futuro. A grande diferença entre eles é a forma de tributação. O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um produto ideal para quem faz declaração de Imposto de Renda pelo formulário completo, pois permite a dedução das contribuições da base de cálculo do IR de até 12% da renda bruta anual tributável para este público. Isso diminui o valor a pagar de IR ou pode aumentar a restituição. No resgate do produto PGBL, o imposto incide sobre o valor total resgatado (contribuições + rendimentos).

Enquanto o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é um produto ideal para quem faz declaração de Imposto de Renda pelo formulário simplificado, para quem é isento da declaração ou para quem já atingiu o limite de 12% de dedução.

“Investindo em um plano de previdência privada na Sicredi Expansão, você pode fazer um planejamento financeiro de acordo com seu objetivo e perfil, com a liberdade de definir o valor da contribuição, idade de saída, o tipo de plano, entre VGBL e PGBL, e o regime de tributação, entre regressivo ou progressivo. Além de contar com taxas de administração justas, e sem carregamento de entrada ou saída”, explica Larissa.

O plano atende a pessoas físicas e jurídicas, sendo adequado de acordo com as necessidades de cada cliente. É atrativo para a empresa, que conta com a redução de despesa operacional das contribuições feitas até o limite de 20% da folha salarial dos participantes do plano, política de gestão de pessoas e fundos com taxas atrativas. Além de servir muito bem para os colaboradores, que podem usufruir de benefício fiscal no PGBL, com a dedução do valor aplicado no ano da base de cálculo do IR, até o limite de 12% da renda bruta anual.

Para simular seu plano de previdência privada, acesse o site da Sicredi Expansão clicando aqui e encontre a melhor solução para o seu perfil.

*Sobre a Sicredi -* A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em quatro estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Bahia e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Emprego e propostas de desenvolvimento rendem votos para prefeituras
Publicado em 17/09/2024 às 10:56

Se Odorico Paraguaçu fosse candidato a prefeito de Sucupira nas próximas eleições municipais, em 6 de outubro, teria dificuldade de se eleger. Para chegar lá, o personagem da novela O Bem Amado (1973) deveria abandonar o discurso populista e a prática de trocar favores por votos e adotar uma plataforma política com proposta efetivas para saúde, educação, cuidado e zeladoria da cidade, segurança pública, saneamento, infraestrutura e emprego, temas recorrentes em pesquisas eleitorais.

“Eu acho que prefeitos como Odorico Paraguaçu felizmente estão em extinção. Ele não é mais um tipo paradigmático”, avalia o economista Jorge Jatobá, professor titular aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-secretário nacional de Política de Emprego e Salário (1995-1998).

Segundo o economista, em vez do perfil clientelista como o do personagem criado pelo dramaturgo Dias Gomes (1922-1999) para o teatro, e posteriormente visto na televisão, rendem voto nas eleições locais “discursos consistentes” e propostas que possam gerar empregos. “Os prefeitos têm que ser desenvolvimentistas, no sentido de promover oportunidades de negócio e investimento em seus municípios. Emprego é resultado de crescimento econômico.”

Para isso, os candidatos a novos prefeitos precisam “manter a visão voltada para o crescimento da economia local” e, se eleitos, atrair empreendimento, “melhorando a infraestrutura do município, o acesso à cidade e a qualificação da força de trabalho.”

Conforme o Jatobá, isso exige aptidões para articular e envolver a sociedade civil, forças produtivas locais, como empresários rurais e comerciantes. Também conta positivamente mobilizar o governo estadual e até o governo federal em torno da pauta municipal. “Assim se cria um círculo virtuoso em que quanto maior o crescimento, maior a geração de renda, maior o investimento, maior a capacidade produtiva.”

“Quanto mais bem gerido é o município, mais atraente ele fica para novas empresas. E quanto mais bem gerido, mais as empresas que já estão no local se sentem bem para tocar seus projetos e contratar pessoas”, confirma o economista Cláudio Hamilton Matos dos Santos, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para ele, “o crescimento econômico, em geral, é a combinação de esforço público e privado na mesma direção.”

Na opinião do advogado Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), “a empregabilidade, por si só, é tema recorrente para a avaliação positiva ou negativa do gestor. Mas, além disso, pesa a qualidade do serviço público prestado e a indução no sentido de que a iniciativa privada assuma também o seu papel.” Da Agência Brasil

Grupo focal

“O que vai diferenciar bom prefeito ou mau prefeito é a capacidade de induzir o desenvolvimento”, concorda a cientista política Karina Duailibi, especialista em pesquisas de opinião qualitativas, como as análises de grupo focal no qual os eleitores explicam por que votam ou não em determinado candidato. Ela considera que “emprego hoje faz parte da cesta de demandas da prefeitura”, e a pauta está em ascensão desde a segunda década do século.

Desde então, assiste-se no Brasil a desconcentração de empregos em grandes áreas metropolitanas em favor de cidades de porte médio (100 mil a 500 mil habitantes), motivada pelo agronegócio, pela abertura de novas unidades de saúde e pela interiorização da formação profissional em novos campi das universidades federais e estaduais (cursos superiores) ou dos institutos federais (cursos técnicos).

Com mais de 20 anos de experiência em pesquisa em diversas cidades do Brasil, Karina percebe que se tornou recorrente a avaliação positiva de prefeitos quando são identificados com a transformação urbana, a chegada de empresas e oportunidades. Eleitores participantes de grupos focais avaliam que o “prefeito ideal” tem capacidade de induzir desenvolvimento. “Hoje, isso faz parte das expectativas.”

O sociólogo Jorge Alexandre Neves, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor do Centro Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento, atesta que a pauta de emprego “é tema fundamental e costuma estar sempre entre os mais relevantes nas pesquisas de opinião.”

Ele alerta que a falta de propostas para a geração de emprego e a desatenção ao assunto por parte dos candidatos podem gerar reveses, especialmente se o postulante é um prefeito que busca a reeleição. “Isso pode contaminar negativamente a campanha se um município vizinho consegue muitos investimentos que trazem bons empregos e a cidade do eleitor não atrai recursos.”

“Entre os eleitores existe uma crença geral que as prefeituras cobram muito imposto, por isso as empresas não vão para o município”, acrescenta o engenheiro e administrador Gérson Engrácia Garcia, dono de um instituto de pesquisa de mercado e opinião com sede em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Indutor ou empregador

A cientista política Karina Duailibi pondera que as perspectivas dos eleitores mudam conforme o porte da cidade. Em municípios menores, a maior esperança é que o emprego seja criado na prefeitura. “Quanto menor o município, mais a população é dependente da máquina municipal.” Nesses casos, “o prefeito não é um indutor de crescimento e ofertas de trabalho, mas o próprio empregador.”

Cidades pequenas não podem prescindir do repasse constitucional de verbas dos estados e da União e do pagamento de benefícios sociais, aposentadorias e pensões. “Quanto mais o município é dependente disso, mais forte é a prefeitura como empregadora”, ressalta.

Cláudio Hamilton Matos dos Santos, do Ipea, destaca que as transferências da União e dos estados resultam da descentralização de políticas públicas. “Os municípios têm tido cada vez mais atribuições e cada vez mais recursos para trocar essas atribuições”. Por isso, “o emprego municipal tem crescido muito fortemente ao longo das duas últimas décadas deste século.”

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirma que os municípios têm a maior parcela de servidores públicos do Brasil, empregados na provisão de serviços essenciais à população. Dados de 2022, repassados à Agência Brasil pela entidade, contabilizavam que as prefeituras tinham 2,3 milhões de profissionais da educação. Na saúde, eram 1,3 milhão de profissionais atuando em atenção básica e outros atendimentos. Na área administrativa, as prefeituras empregavam mais de 1,2 milhão de servidores e técnicos. E nos serviços gerais, como limpeza e alimentação, 940 mil servidores municipais.

A CNM calcula que a remuneração média dos servidores municipais naquele ano era de R$ 3.604. Os salários pagos variam conforme o cargo que o servidor ocupa. Assim, a média da remuneração de médicos era de R$ 11 mil. Os funcionários dos serviços de limpeza e alimentação tinham remuneração média de R$ 1,8 mil.

Subemprego

De acordo com o Censo Demográfico 2022 (IBGE), sete de cada dez municípios brasileiros (total de 3.935 cidades) são considerados de pequeno porte, têm até 20 mil habitantes. Nessas cidades, os salários são menores e a empregabilidade também é mais reduzida.

Brumadinho, Minas Gerais

Brumadinho, Minas Gerais - Imagem Google Maps

“As pessoas nas cidades menores não têm muitas oportunidades de trabalho. Ou trabalham na prefeitura ou no comércio local - esse não paga nem o salário mínimo e não faz registro em carteira de trabalho. Essas pessoas vivem do subemprego”, diz Gérson Engrácia Garcia.

De acordo com ele, o perfil mais exposto ao subemprego e até ao desemprego é o de pessoas com mais de 40 anos sem ofício, mães que querem voltar ao mercado de trabalho e jovens que se terminam o ensino médio, “não tem o que fazer”.

Nessas circunstâncias, as alternativas são o êxodo para municípios mais atrativos ou tentar o subemprego na própria cidade. “Então, um trabalha de mototáxi, o outro faz pequenos consertos, presta determinado serviço, ou vende bugigangas. As mulheres vendem peças íntimas, perfumes e cosméticos”, relata o pesquisador.