Saúde de Jucati reforçada com entrega de van zero quilômetro viabilizada por Débora Almeida. Parlamentar já havia assegurado também ambulância.
Publicado em 19/06/2026 às 09:25

Dando continuidade às ações de fortalecimento da saúde pública no Agreste pernambucano, a deputada estadual Débora Almeida (PSD) realizou a entrega oficial de uma van zero quilômetro para o município de Jucati.

O veículo será destinado ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD), garantindo mais conforto e segurança no transporte de pacientes que necessitam de atendimento médico especializado em cidades como Garanhuns, Caruaru e Recife.

A entrega contou com a presença de lideranças locais, como Claudio Cardoso, aliados da parlamentar e do prefeito do município, Clelson Peixoto, que celebraram a chegada do novo equipamento. De acordo com o gestor, o veículo representa um reforço direto no bem-estar da população mais vulnerável.

"Esse carro vai nos ajudar bastante a levar o povo de Jucati para Recife. Isso aqui não é para mim, não é para a prefeitura, é para as pessoas. Quero agradecer demais essa contribuição", destacou o prefeito.
Diferentemente de apoios anteriores com menor capilaridade política, a chegada de uma nova liderança já reflete no avanço do projeto da deputada em Jucati.


Esta não é a primeira ação articulada pela parlamentar para a saúde do município. A deputada relembra que o seu mandato já garantiu uma ambulância para a cidade, além de outras emendas parlamentares e iniciativas como a Carreta da Mulher.

"A gente já trouxe uma ambulância e agora esse carro, que vai servir e auxiliar as pessoas que precisam fazer tratamento fora. Quero reafirmar aqui o nosso compromisso com Jucati e me colocar à disposição para continuar trabalhando pelo povo daqui", afirmou a parlamentar.

“Com a nova aquisição, a frota municipal ganha mais eficiência para suprir as demandas diárias de deslocamento médico, consolidando a parceria entre o mandato de Débora Almeida e a gestão local em prol da qualidade de vida dos jucatienses”, complementa Debora Almeida.

Suape cresce 26,9% e supera 11,2 milhões de toneladas movimentadas nos cinco primeiros meses de 2026
Publicado em 19/06/2026 às 09:25

Impulsionado pela expansão da Refinaria Abreu e Lima, complexo portuário mantém trajetória de crescimento e reforça posição entre os principais hubs logísticos do Brasil.

O Complexo Industrial Portuário de Suape movimentou 11.268.644 toneladas de cargas entre janeiro e maio deste ano, volume 26,9% superior ao registrado no mesmo período de 2025. O resultado consolida a trajetória de crescimento observada desde o início de 2026 e reforça a posição estratégica do porto na logística nacional. Pelos números alcançados até 31 de maio, o atracadouro pernambucano figura como o quarto porto público mais movimentado do país, de acordo com ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O desempenho positivo já havia sido sinalizado em janeiro, quando Suape registrou aumento de 38,6% na movimentação de cargas e de 26,2% nas atracações na comparação com o primeiro mês de 2025. O acumulado dos cinco primeiros meses confirma o avanço das atividades industriais instaladas no território e o fortalecimento das operações que conectam Pernambuco aos mercados brasileiro e internacional.

As operações com granéis líquidos responderam por 66,2% de toda a movimentação do período. Foram 7.454.345 toneladas de petróleo, derivados e outros produtos líquidos, resultado 41,9% superior ao do mesmo intervalo de 2025. O crescimento reflete diretamente a ampliação da produção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), que agora opera com capacidade para processar até 130 mil barris por dia.

A movimentação de contêineres permaneceu em patamar elevado. O Tecon Suape registrou 275.714 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) entre janeiro e maio, volume semelhante ao apurado no mesmo período do ano passado e correspondente a 25,9% das operações do complexo.

Os granéis sólidos também apresentaram forte crescimento. O segmento acumulou 658.642 toneladas, alta de 43,6%, com destaque para trigo, cimento, clínquer e coque. Já as cargas gerais soltas responderam por 2,1% da movimentação total.

O aumento das operações teve reflexo direto no fluxo marítimo. Nos cinco primeiros meses do ano, Suape recebeu 693 embarcações de diferentes portes e perfis, número 14,7% superior ao registrado no mesmo período de 2025.

COMPETITIVIDADE

Para o diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, os resultados demonstram a consolidação de um ciclo sustentável de expansão. "Os números confirmam a força do nosso parque industrial, o crescimento das operações energéticas e os efeitos dos investimentos que vêm ampliando a competitividade do porto. Suape fortalece sua posição como um dos principais hubs logísticos do Brasil, contribuindo para a atração de investimentos, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico de Pernambuco", destaca.

O desempenho acompanha o momento de expansão do complexo, marcado por investimentos em infraestrutura, modernização operacional e ampliação da capacidade portuária. Com localização estratégica e conexão com as principais rotas marítimas do país, Suape segue fortalecendo seu protagonismo como plataforma logística, industrial e energética do Nordeste.

“Os resultados refletem não apenas o aumento da demanda por combustíveis e derivados, mas também a importância de avançarmos com os investimentos planejados para os Píeres de Granéis Líquidos. Essas intervenções serão fundamentais para elevar a eficiência operacional, ampliar a capacidade de atendimento e garantir que Suape continue acompanhando o ritmo de crescimento da cadeia de petróleo, derivados e combustíveis que hoje movimenta a maior parte das cargas do complexo”, pontua o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, José Constantino.

Mendonça se reuniu com Wagner antes de operação da PF
Publicado em 19/06/2026 às 09:07

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça se reuniu na semana passada com o senador Jaques Wagner (PT-BA), dias antes de o parlamentar ser alvo da nova fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal.

A reunião ocorreu antes do cumprimento dos mandados relacionados à investigação. A Operação Compliance Zero apura possíveis crimes financeiros, corrupção e lavagem de dinheiro ligados ao caso.

Mendonça é o relator do inquérito que investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Master e determinou medidas no âmbito da operação deflagrada nesta semana.

Governadora Raquel Lyra autoriza início das obras do Armazém da Criatividade em Petrolina e impulsiona inovação no Sertão
Publicado em 19/06/2026 às 08:40

No fim da tarde desta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra autorizou, em Petrolina, o início das obras do Armazém da Criatividade, iniciativa em parceria com o Porto Digital.

Com investimentos de R$ 51 milhões na interiorização da inovação, além da implantação da unidade, o plano de expansão dos espaços prevê unidades avançadas em Garanhuns, no Agreste Meridional, e Araripina, no Sertão do Araripe.

Antes da cerimônia, a chefe do Executivo estadual visitou, ao lado do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, a Carreta Digital, iniciativa do Governo Federal voltada à capacitação itinerante de jovens de baixa renda. A ação foi realizada na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina.

“O início das obras do Armazém da Criatividade representa o compromisso do Governo de Pernambuco com a interiorização da inovação e da tecnologia. Em parceria com o Porto Digital, estamos criando um ambiente que vai estimular o empreendedorismo, formar talentos, apoiar novos negócios e gerar oportunidades para a população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O Armazém da Criatividade será construído com a proposta de aproximar infraestrutura, formação de talentos, apoio a startups e transformação digital das principais cadeias produtivas do interior, criando condições para a geração de empregos qualificados, o aumento da competitividade e o desenvolvimento econômico baseado no conhecimento.

O local escolhido para abrigar o Porto Digital Petrolina será o antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), situado às margens do Rio São Francisco.

Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, ressaltou o papel da pasta no fortalecimento tecnológico. “É muito importante contar com um instrumento como o Porto Digital em Petrolina. O Ministério das Comunicações tem o papel de fortalecer a infraestrutura digital no Brasil e, aqui em Pernambuco, não está sendo diferente”, afirmou o ministro.

O espaço que abrigará o equipamento está localizado em um terreno de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destacou a importância do Armazém da Criatividade. “O Porto Digital é uma política pública consolidada, que agora chega a Petrolina, no Sertão do São Francisco. O que estamos trazendo hoje é mudança de vida e inovação para a juventude”, afirmou a titular da pasta.

Anfitrião do evento, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, celebrou a chegada da iniciativa. “É um momento marcante e histórico para a nossa cidade. As startups terão a oportunidade de iniciar suas atividades e atuar na inclusão digital, na geração de empregos, de oportunidades e de educação, mas, acima de tudo, na promoção da cidadania”, afirmou o gestor municipal.

A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços. “Petrolina tem condições que não vemos em nenhum outro lugar do Brasil. O município é referência no agro e na exportação, e esperamos que, em um futuro próximo, também se torne um grande polo exportador de inovação e tecnologia”, afirmou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Para o presidente da Fundação Nilo Coelho e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o início das obras representa a concretização de um sonho e um investimento no futuro das novas gerações. “O Governo de Pernambuco está realizando esse sonho, resgatando esse projeto e, acima de tudo, ajudando a construir um novo futuro para essa criançada e para as gerações que aqui vão sonhar junto conosco”, destacou.

Acompanharam o evento o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça; os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho; os deputados estaduais Antônio Coelho e Edson Vieira; os prefeitos Catharina Garziera (Lagoa Grande), Corrinha de Geomarco (Dormentes), Cloves Ramos (Afrânio), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Thallita Fonseca (Camutanga) e Rogério Ferreira (Jatobá); além de vereadores e lideranças locais.

Prefeito Simão recebe governadora Raquel e ministro das Comunicações para anúncio do Porto Digital de Petrolina e investimentos em inovação
Publicado em 19/06/2026 às 07:51

O prédio da Univasf localizado na Orla de Petrolina, que se encontrava sem uso, passará a abrigar um dos mais importantes equipamentos de inovação, tecnologia e economia criativa do interior do Nordeste. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (18) pela governadora Raquel Lyra, pelo prefeito Simão Durando e pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. A solenidade contou ainda com a presença do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antonio Coelho e do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho.

O Armazém da Criatividade, unidade do Porto Digital, funcionará como um centro de inovação voltado à formação de talentos, incubação de negócios, desenvolvimento de startups, economia criativa e transformação digital. O espaço será o primeiro desse tipo em todo o Sertão e contará com ambientes colaborativos, salas de coworking, auditório e estrutura para estimular a conexão entre empreendedores, pesquisadores, estudantes e empresas, fortalecendo o ecossistema de inovação de Petrolina e de todo o Sertão do São Francisco.

Durante a solenidade, o prefeito Simão Durando anunciou a criação de uma linha de crédito inédita da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina) voltada para empresas de inovação e tecnologia. A iniciativa disponibilizará financiamentos de até R$ 30 mil para startups, com três meses de carência, parcelamento em até 27 meses e juros de apenas 1% ao mês.

Ao destacar a importância do momento para o futuro da cidade, Simão classificou a chegada do Porto Digital como um marco histórico para Petrolina. "Hoje celebramos um momento histórico para Petrolina. A chegada do Porto Digital representa mais oportunidades, inclusão digital, geração de emprego, educação e cidadania. E a Prefeitura não poderia ficar de fora desse movimento. Por isso, estamos lançando uma linha de crédito para apoiar quem deseja empreender, inovar e transformar boas ideias em negócios. Estamos preparando Petrolina para o futuro", afirmou o prefeito.

Outro ponto forte do evento foi o anúncio de antenas de telefonia e internet para a zona rural. Petrolina foi a cidade pernambucana mais contemplada pela ação do Ministério das Comunicações. A ação garante conexão de internet 4G e sinal de telefonia em locais como Caititu, Serrote do Urubu, Pedrinhas entre outros, assegurando inclusão digital, possibilidade de comercialização de produtos com maquinetas de Pix, cartão de crédito, e mais avanços.

Operação na BA pode ampliar investigação sobre Banco Master para outros estados
Publicado em 19/06/2026 às 07:30

As buscas e apreensões da 9ª fase da Operação Compliance Zero podem ampliar o alcance das investigações sobre as conexões políticas do Banco Master para além da Bahia, estado que concentra o foco inicial das ações deflagradas nesta quinta-feira (18).

Durante a ação, equipes da Polícia Federal recolheram documentos em endereços vinculados à Terra Firme da Bahia Ltda e à PKL One Participações, empresas que integram o grupo de empreendimentos do empresário Augusto Lima.

A PKL é controladora da Credcesta, que, segundo balanço do Banco Master, expandiu operações para 24 estados. Executivos do mercado financeiro ouvidos pela Folha de São Paulo, em anonimato, afirmam que o grupo Terra Firme também atuava em articulação entre agentes públicos e o setor privado.

Gusttavo Lima adia show no São João de Surubim e remarca para o dia 27 de junho
Publicado em 19/06/2026 às 07:22

O show do cantor Gusttavo Lima, que aconteceria na noite desta quinta-feira (18 de junho) no Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026, no Parque J. Galdino, foi adiado e ganhou uma nova data. A apresentação do Embaixador está remarcada para o próximo dia 27 de junho. A manifestação partiu da equipe do artista, por meio de nota divulgada pela Balada Music.

Segundo o comunicado, a mudança ocorreu em comum acordo com a Prefeitura de Surubim, com o objetivo de proporcionar ao público uma experiência à altura da grandiosidade do evento. "A alteração foi definida em comum acordo entre as partes, reafirmando o compromisso de proporcionar ao público uma experiência à altura da grandiosidade deste evento", informou a empresa, que também agradeceu a compreensão dos fãs, parceiros e colaboradores envolvidos.

A Prefeitura de Surubim também se pronunciou e informou que o adiamento ocorreu por decisão da equipe do cantor. "A Prefeitura de Surubim informa que, por decisão da equipe do artista Gusttavo Lima, sua apresentação prevista para esta noite não será realizada. Em respeito ao público e para garantir a continuidade da programação, a organização agiu de forma imediata e confirma o cantor Gusttavo Lima no dia 27/06 do São João de Surubim", destacou a nota oficial.

A gestão municipal lamentou os transtornos causados ao público e agradeceu a compreensão dos forrozeiros. Os interessados em solicitar ressarcimento dos ingressos poderão entrar em contato diretamente com a BaladAPP, plataforma responsável pela comercialização das entradas.

Apesar da mudança, a programação desta quinta-feira foi mantida. Os cantores Bruno & Marrone, Tarcísio do Acordeon e PV Calado se apresentam normalmente no Polo Vaquejada e terão seus shows estendidos para garantir a continuidade da festa na Capital da Vaquejada. A expectativa agora fica para a apresentação de Gusttavo Lima ao Parque J. Galdino no próximo dia 27 de junho, na reta final de um dos maiores festejos juninos de Pernambuco.

Operação da PF contra Jaques Wagner gera preocupação no Planalto
Publicado em 19/06/2026 às 07:00

Integrantes do governo Lula (PT) avaliam que a operação da Polícia Federal que teve como alvo o senador Jaques Wagner (PT) trouxe para o centro do Palácio do Planalto os desdobramentos das investigações relacionadas ao Banco Master.

A preocupação no entorno do presidente é de que o caso pode reduzir o impacto político das críticas que o PT vinha direcionando ao senador Flávio Bolsonaro (PL).

Após a operação, Lula telefonou ao senador para manifestar solidariedade. Apesar disso, aliados do governo ouvidos pela Folha de São Paulo afirmam que, com o aval de Lula, ministros e integrantes do governo da Bahia teriam iniciado uma articulação para convencer Wagner a deixar a função.

Haddad defende aplicação da lei após operação da PF que teve Jaques Wagner como alvo
Publicado em 19/06/2026 às 06:32

O ex-ministro da Fazenda e pré-candidato ao Governo de SP, Fernando Haddad (PT), afirmou que “a lei tem que ser aplicada independentemente de torcida” ao comentar a operação da Polícia Federal que teve o senador Jaques Wagner como alvo.

Em entrevista ao Kritike Podcast, nesta quinta-feira (18), o ex-ministro destacou que Wagner já apresentou esclarecimentos às autoridades e afirmou que caberá aos órgãos responsáveis avaliar a consistência das justificativas apresentadas, informa a Folha de São Paulo.

Durante a ação, a PF encontrou US$ 55 mil e 33 mil euros em endereços ligados ao parlamentar, valores que correspondem a cerca de R$ 471 mil. Em nota, a assessoria de Wagner informou que os recursos têm origem em diárias legalmente recebidas e declaradas às autoridades competentes.

Em Aliança, César Ramos participa de evento promovido por Eduardo da Fonte
Publicado em 19/06/2026 às 06:31

O pré-candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), César Ramos, participou do encontro “Papo que Transforma”, nesta quinta-feira, em Aliança (18) e promovido pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

A programação reuniu lideranças políticas, representantes da sociedade e moradores da região. Aliança, localizada na mata norte pernambucana, conhecida pela força de sua economia agropecuária e por sua tradição cultural, foi palco deste importante encontro de diálogo e construção de parcerias.

Durante o evento, César Ramos acompanhado dos vereadores da Casa de Duarte Coelho, Maria Arruda, Júnior Barros e Gui, reforçou seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas na região .

Para o pré-candidato, o encontro representou uma oportunidade de fortalecer as parcerias. “Foi um momento de diálogo, escuta e boas conversas, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco”, destacou César Ramos.