Baile Municipal de Gravatá 2025 abre a festividade carnavalesca com muito fervor e animação
Publicado em 10/02/2025 às 08:55

A noite também contou com a homenageada do baile, Idalina de Mello, e teve a arrecadação destinada à ODIP. O público não ficou parado ao som da Orquestra Adelson Silva, Faringes da Paixão e Clara Sobral


O Carnaval chegou com tudo em Gravatá! Na noite de sábado (8), a cidade ferveu com o Baile Municipal de Gravatá 2025, que reuniu foliões na sede da AABB para celebrar cultura, solidariedade e, claro, muita música e diversão. A festa, que é uma das mais aguardadas, foi organizada pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.


Os foliões se jogaram ao som de um repertório que passeou pelos ritmos que fazem o coração do Carnaval pernambucano bater mais forte. A Orquestra Adelson Silva, com participações especiais, garantiu o toque clássico e inconfundível do frevo, fazendo os foliões tirarem o pé do chão. Em seguida, Faringes da Paixão trouxe todo o charme do brega para o baile. Para fechar essa noite maravilhosa, a cantora Clara Sobral incendiou a pista de dança com os hits mais animados da folia.


Além de toda a animação, o Baile Municipal de Gravatá 2025 manteve seu caráter solidário, com a arrecadação destinada à instituição Obra de Defesa da Criança Pobre (ODIP), que realiza um lindo trabalho à comunidade infantil. Uma verdadeira festa que une tradição, música e um propósito maior: fazer o bem.


Homenageada do Baile Municipal de Gravatá 2025: Em um momento de muita emoção, foi anunciado pelo prefeito Joselito Gomes, sob muitos aplausos, o nome da homenageada deste ano: Idalina Pereira de Mello. Gravataense, nascida em 14 de outubro de 1951, na casa nº 12 da Rua Padre Joaquim Cavalcanti, em frente ao CDG. Filha do Sr. Alceu e de Dona Mimi, neta do folião “arretado” Manoel Matheus de Mello. Sua árvore genealógica é um retrato da diversidade brasileira, com ascendência que vai de pessoas escravizadas a “galegos de olhos azul-turquesa”. Mais Brasil, impossível! Além disso, Idalina é absurdamente apaixonada por essa cidade bela e gentil chamada Gravatá.


Idalina de Mello, homenageada do Baile Municipal de Gravatá 2025, estava bastante emocionada e cheia de gratidão por essa escolha: “Foi uma senhora surpresa. Eu não mereço, mas eu recebo e compartilho com o pessoal que foi da minha infância, da juventude gravataense carnavalesca. Muito feliz e espero no próximo ano estar aqui”.


O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, destacou que: “Ano passado foi um sucesso total e esse ano um sucesso ainda maior. Isso é só um pontapé inicial do que vem pela frente, pois ainda tem o Carnaval de Gravatá na Rua do Norte, Carnaval do Jura, Bairro Novo em Folia, os grandes blocos como o Bloco Meu Mel, Estudantes, Tricha, Ki Língua é Essa, Zé Pereira, o Encontro de Orquestra na segunda e a gente aproveita para convidar todo mundo para Gravatá”.

 

A primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes destaca-se por ser a anfitriã do baile, comentou sobre a homenageada do Baile Municipal de Gravatá 2025: “Hoje a noite é nossa, a noite é linda e não poderíamos deixar de homenagear uma grande mulher do nosso município, uma pessoa muito conhecida e que conhece Gravatá mais do que a gente. Então, ela não sabia que seria a homenageada, nossa querida Idalina Mello que tanto contribui tanto na gestão quanto na sociedade com seu conhecimento. É uma alegria muito grande chegar aqui e encontrar tanta gente bonita, ver que tantas pessoas se interessaram pelo baile, que investiram nas suas fantasias, cada uma mais linda que a outra, e isso nos enche de alegria e prazer para que a cada ano seja mais bonito”.


“Graças a Deus está tudo sob controle”, diz primeira dama sobre fortes chuvas em Jaboatão dos Guararapes
Publicado em 10/02/2025 às 08:54

Primeira dama de Jaboatão dos Guararapes, Andrea Medeiros concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios (RPR) e ao Blog do Alberes Xavier. Ela falou sobre as ações da gestão municipal diante os danos causados pelas fortes chuvas que ocorreram nesta semana.


“Graças a Deus está tudo sob controle, apesar de problemas pontuais que ocorreram. Foi feito um trabalho de prevenção, minimizou os danos”, disse ela citando que pessoas foram deslocadas de áreas consideradas de risco para um abrigo montado pela Prefeitura.


Andrea Medeiros revelou ainda que a gestão municipal mantém uma ‘sala de emergência’, de onde são monitoradas as principais mudanças climáticas, 24 horas por dia. “As previsões têm sido monitoradas por todo o dia, para que possamos adotar medidas preventivas, que são fundamentais para evitarmos maiores prejuízos e danos”, falou ela.

Prefeitura do Recife renova convênio com Instituto para preservar legado de Dom Helder Câmara
Publicado em 10/02/2025 às 08:53

Através de termo, município garante o repasse de R$ 300 mil para manutenção das atividades do espaço dedicado a conversar a memória do dom da paz. Neste domingo (9), prefeito João Campos prestigiou homenagem a colaboradores do ex-arcebispo


Na manhã deste domingo (9), em razão dos 116 anos do Dom da Paz, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, renovou o convênio com o Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC) para a manutenção do legado e memória do arcebispo emérito de Olinda e da capital pernambucana. O compromisso garante a manutenção das atividades e de preservação de todo acervo com um investimento de cerca de R$ 300 mil, ao longo de um ano. O prefeito João Campos assinou o convênio e, junto com familiares de colaboradores que acompanharam o ex-arcebispo, recebeu uma homenagem em nome do médico Cyro Andrade Lima, seu avô, em ato na Igreja Nossa Senhora das Fronteiras, no bairro da Boa Vista. 


“Estamos assinando, por mais um ano, a garantia do custeio para o instituto Dom Helder Câmara. Associado a este convênio, também estamos realizando um programa de visitação para as escolas municipais. Precisamos, sobretudo, legar às futuras gerações a oportunidade de conhecer um santo democrata, do povo e da justiça social”, afirmou o prefeito João Campos. 


O IDHeC é responsável pelo memorial e museu que homenageia o arcebispo emérito de Olinda e Recife. Com o convênio, todo o acervo material e documental, referente à vida pessoal, eclesiástica e à obra do religioso estará aberto ao público recifense e de outras regiões que visitam o estado. Além disso, serão cedidos bibliotecários, historiadores profissionais focados em desenvolvimento, assim como visitações de alunos e educadores da rede municipal de ensino.


As instalações do instituto, do memorial, do museu e de outras dependências também estarão à disposição do município do Recife e da FCCR, quando necessário, para realizar ações culturais, que possibilitem a preservação da memória do saudoso arcebispo. O acordo prevê ainda a realização de cursos, oficinas, simpósios, estudos, capacitações, treinamentos, pesquisas, visitas de servidores e outras atividades sobre a obra e vida de dom Helder Câmara e temas correlatados.


“A renovação do convênio demonstra o reforço e a priorização em preservar a memória e toda a vida do arcebispo. A Prefeitura do Recife, sem dúvidas, reconhece a importância dos feitos de Dom Helder, que sempre se dedicou aos que mais necessitavam”, destacou Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. 


HOMENAGENS - Na ocasião, o IDHC também homenageou os familiares dos colaboradores e colaboradoras que ajudaram, de diversas formas, Dom Helder a realizar seus sonhos e projetos. O prefeito João Campos, sua mãe, Renata Campos e tias Tânia Andrade Lima, Claudia Andrade Lima e Bebeth Andrade Lima foram homenageadas. O senador Fernando Dueire também recebeu o certificado de homenagem. 


“Nós conseguimos digitalizar todo o acervo de Dom Helder através de um convênio firmado, lá trás, ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Hoje, damos continuidade a esse convênio com a Prefeitura do Recife e eu gostaria de reforçar a minha gratidão, e a de todo o IDHeC, por essa parceria tão importante”, afirmou Virgínia Pimentel, diretora executiva do Instituto.


Também estiveram presentes na santa eucaristia o vice-prefeito do Recife, Victor Marques; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a senadora Teresa Leitão; os deputados estaduais, Sileno Guedes e João Paulo; as vereadoras Liana Cirne e Cida pedrosa e a secretária de Cultura do município, Milu Megale.


DOM HÉLDER E O INSTITUTO - Dom Hélder Pessoa Câmara nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 7 de fevereiro de 1909 e faleceu no Recife, em Pernambuco, em 27 de agosto de 1999. Foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil. Pregava uma igreja simples, voltada para os pobres, e a não violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o brasileiro por mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com quatro indicações. O religioso está sepultado na Catedral da Sé, em Olinda.

 

O Instituto está localizado na antiga residência do arcebispo emérito de Olinda e Recife, no prédio anexo à Igreja das Fronteiras, na Rua Henrique Dias, na Boa Vista. Entre o conjunto das obras estão atos litúrgicos bastante procurados por fiéis, batinas, cálices, condecorações, óculos, manuscritos, prêmios, títulos e fotografias. Mil peças estão em exposição. Há móveis e utensílios usados por dom Helder no tempo que viveu por lá (1968/1999). Escrivaninha, mesa, cadeiras, rede, quadros, esculturas sacras. No andar superior, um painel mostra a linha do tempo do religioso, desde o nascimento em Fortaleza até o dia de sua morte no Recife, em 1999.

Humberto Costa cita aquilo que deverá ser prioridade no Senado Federal em 2025
Publicado em 08/02/2025 às 08:35

O senador pernambucano Humberto Costa, do PT, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e da Rede Pernambuco de Rádios (RPR). Humberto foi eleito no último sábado, dia 1º, 2º vice-presidente da Mesa Diretora do Senado Federal, que será presidido nos próximos dois anos por Davi Alcolumbre, do União Brasil.

Nesta segunda o pernambucano participou no plenário da Câmara dos Deputados da sessão conjunta com o Senado, que marca a abertura dos trabalhos legislativos em 2025. “A expectativa é a melhor possível. Temos as manifestações dos presidentes eleitos de que haverá um esforço recíproco entre os poderes, para que nós tenhamos um clima de harmonia”, disse ele.

Segundo Humberto Costa, temas importantes para todo o país, particularmente a pauta econômica, terão atenção especial no Senado. “Vamos trabalhar e priorizar alguns temas, como, o orçamento da União, o debate sobre a isenção do Imposto de Renda para quem ganha ate cinco mil reais e a discussão sobre a diminuição da jornada do trabalho”, finalizou o petista.

Mano Medeiros acompanha entrega de kits escolares na Escola Humberto Barradas em Jaboatão
Publicado em 08/02/2025 às 08:27

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e a primeira-dama, Andrea Medeiros, acompanharam nesta sexta-feira (07), a entrega de kits escolares, bancas e mesas escolares e fardamento, que serão distribuídos com os alunos da Escola Municipal Humberto Barradas, em Engenho Velho, para o ano letivo 2025. A entrega dos materiais pedagógicos já vem sendo feita na rede municipal e será concluída neste mês de fevereiro.

Mano falou da importância de promover ações como esta na área educacional. “É fundamental investir em educação, pois ela é base para um futuro promissor de crianças e adolescentes do município. A gestão municipal tem o compromisso com a qualidade do ensino e valorização dos professores. Para isso, estamos fazendo a entrega de kits escolares, mobília e fardamento para os estudantes e vamos entregar também kits pedagógicos para os professores. O município de Jaboatão está preparado para iniciar o ano letivo 2025 e as escolas municipais estão prontas para receber os alunos nesta segunda-feira”, enfatizou o prefeito.

Ao todo, serão entregues na rede municipal 64.292 mil kits escolares, sendo 7.425 (Educação Infantil), 26.859 (Anos Iniciais), 23.529 (anos Finais) e 1.781 (EJA). Para os professores, serão entregues 4.698 kits pedagógicos para os gestores que exercem funções pedagógicas. No caso dos kits pedagógicos, eles começaram a ser distribuídos a partir do dia 24 de fevereiro.

Também vão ser distribuídos 126,1 mil fardamentos destinados aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluintes. Cada aluno receberá duas camisas do fardamento. Os alunos da Educação Infantil também vão receber shorts do fardamento.

Um total de 1.289 mochilas serão entregues para estudantes da Educação Infantil e estojos escolares para os estudantes da rede municipal, além de 3.760 kits de mobília (composto por bancas e mesas escolares) que vão atender alunos dos anos finais e do EJA.

A secretária Municipal de Educação, Mônica Andrade, comentou a respeito da entrega dos materiais escolares e dos fardamentos. “A distribuição desses kits escolares e do fardamento escolar vai estimular ainda mais os alunos a desenvolverem melhor suas atividades de sala de aula, além de proporcionar equidade, comprometimento com seus estudos e autodisciplina”, enfatizou a gestora.

A rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes conta com cerca de 5 mil professores, distribuídos em 150 unidades educacionais. São mais de 60 mil estudantes das etapas de ensino Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e das modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.

INÍCIO DO ANO LETIVO

Devido às chuvas intensas registradas esta semana no município e das recomendações feitas pelos órgãos de Defesa Civil, a Prefeitura do Jaboatão resolveu transferir para a próxima segunda-feira (10) o início das aulas na rede municipal de ensino. A medida foi tomada para garantir a segurança dos alunos e servidores, principalmente em locais com possibilidade de alagamento. As aulas estavam previstas para começar na última quarta-feira (05). A Secretaria Municipal de Educação informou que as atividades pedagógicas referentes a esta quinta-feira (06) e sexta-feira (07) serão substituídas por atividades extraclasse, com as tarefas enviadas aos estudantes.

Em Vicência, na Mata Norte, governadora Raquel Lyra anuncia habitacional para famílias que tiveram residências afetadas por enchentes em 2022
Publicado em 08/02/2025 às 08:25

Famílias devem receber as novas casas do Governo de Pernambuco em até quatro meses


Cumprindo mais um compromisso da sua agenda na Mata Norte pernambucana nesta sexta-feira (7), a governadora Raquel Lyra assinou ordem de serviço para início das obras de um projeto habitacional no município de Vicência, que será construído em tempo recorde. A solução faz parte das ações do Morar Bem Pernambuco, primeiro programa de habitação de interesse social do Estado, e vai beneficiar famílias que tiveram as suas casas afetadas pelo temporal que atingiu a cidade no ano de 2022. A vice-governadora Priscila Krause também assinou o documento.


“A assinatura desta ordem de serviço se soma a uma série de investimentos que nós temos feito aqui na Zona da Mata Norte para permitir que a população desta terra possa ser mais feliz no seu chão. Hoje chegamos para dar boas novas, são 12 casas novinhas que estão serão construídas e o nosso compromisso é que daqui a quatro meses a gente possa entregar essa obra”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


A licitação desse projeto foi feita por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e prevê a construção de 12 casas em um terreno cedido pelo município na região de Chã dos Mandados. Além das unidades habitacionais, o local será beneficiado com a implantação de infraestrutura básica, área de lazer com equipamentos urbanos e paisagismo, para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos moradores.


“Serão beneficiadas 12 famílias que desde 2022 recebem auxílio-moradia e esperam por uma casa. O Governo do Estado tomou a dianteira, fizemos a licitação e agora estamos aqui dando esta boa notícia à população de Vicência”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.


A vencedora da licitação foi a empresa Converge Serviços de Engenharia, que trouxe um sistema inovador de construção baseado em painéis de concreto leve e modular. Esse sistema oferece vantagens como rapidez na execução, eficiência térmica e acústica, além de garantir a durabilidade e a sustentabilidade da edificação. 


Segundo o prefeito de Vicência, Eder Waltter, as construções são um passo importante para quem precisa de moradia digna. "Ao analisarmos o projeto já sentimos a diferença, o cuidado com o povo do governo de Raquel. Não é simplesmente fazer uma casa, é uma casa em que já vem tudo organizado, que tem o seu terraço, o seu jardim, praça, calçamento, até a colocação de árvores foi pensada para 'mudar a cara' da região”, disse. 


Também presente na cerimônia, o deputado estadual Antônio Moraes ressaltou os investimentos que vêm sendo feitos pelo Executivo na Mata Norte do Estado. “Com o apoio da gestão estadual, hoje nós temos calçamento, posto de saúde, escola, construção de casas populares. Estamos entregando à população de Vicência a realização de um sonho”, afirmou o deputado.


A previsão é de que essas 12 famílias, cerca de 48 pessoas, estejam com as chaves das suas residências em até quatro meses, que é o prazo previsto para a conclusão das obras. O grupo perdeu tudo o que possuía durante a enchente de 2022 e desde então recebe auxílio-moradia do município.


Estavam também presentes no ato o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, além de outras lideranças políticas da região. 


Prefeituta do Recife inaugura nova Creche Escola e Complexo Educacional da Mangabeira
Publicado em 08/02/2025 às 08:23

O Complexo terá capacidade de atender na modalidade de tempo integral 970 estudantes, desde o berçário até o 9º ano do Ensino Fundamental

Nesta sexta-feira (7), no bairro da Mangabeira, zona norte da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a Creche Escola da Mangabeira, uma das maiores da rede, e entregou também um Complexo Educacional que, além da nova creche escola, será composto pela Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira e quadra poliesportiva. Este é o primeiro complexo - de um total de cinco - que serão entregues pela atual gestão municipal até o final de 2028. Atualmente, a rede do Recife conta com 423 unidades de ensino, entre escolas e creches. O prefeito João Campos participou da entrega. “Eu prometi que ia entregar cinco complexos educacionais nesta segunda gestão e, no segundo mês do ano, já estamos entregando o primeiro do Recife. Não adianta ficar dentro do gabinete, tem que governar na rua e a creche que estamos entregando é um exemplo disso. Buscamos entender todas as necessidades, como berçário, lactário, monitoramento por vídeo e outros detalhes que fazem a diferença. Vamos seguir inovando na educação e mudando a vida dos estudantes da nossa rede municipal”, garantiu o prefeito durante a entrega.

Esses complexos integraram o plano de compromisso de campanha do prefeito João Campos para esta segunda gestão. Nos equipamentos, as crianças terão a oportunidade de estudar na modalidade de tempo integral, desde o berçário, passando por toda a educação infantil (creche e pré-escola) e por todo o ensino fundamental (1º ao 9º ano). 

Ocupando uma área de mais de 6 mil metros quadrados, e com investimentos na ordem de R$ 16 milhões o Complexo Educacional da Mangabeira vai atender 970 estudantes, reunindo em um único terreno uma creche escola, uma escola de tempo integral e uma quadra poliesportiva, tendo como eixo principal a formação dos estudantes em tempo integral, contemplando desde o berçário até a conclusão do ensino fundamental, no 9º ano. 

“É uma alegria enorme darmos início ao ano letivo de 2025 com estas duas grandes inaugurações. Hoje, estamos entregando a Creche Escola da Mangabeira e também este Complexo Educacional. 

São dois prédios de grande porte aqui na Mangabeira, que irão ofertar uma estrutura moderna e confortável para os estudantes, professores e demais profissionais. Sem contar na qualidade do ensino. Sem dúvidas, um passo muito importante para o fortalecimento da educação do Recife, uma das maiores prioridades do prefeito João Campos”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Construída ao lado da Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, entregue à comunidade escolar em maio de 2022, na primeira gestão do Prefeito João Campos, a Creche Escola - que leva o mesmo nome da unidade de ensino - terá capacidade de acolher cerca de 270 crianças, contemplando desde o berçário ao grupo V, oferecendo uma estrutura moderna e de qualidade, distribuída em 12 salas de aula, sendo dois berçários; recepção; pátio coberto; secretaria; direção e almoxarifado; coordenação; sala de professores; fraldário; lactário; biblioteca e brinquedoteca; sala de recursos multifuncionais; depósitos; bateria de banheiros para estudantes e profissionais, incluindo os de acessibilidade; refeitório; cozinha e despensa; lavanderia; terraço e parquinho infantil. 

Bruna Oliveira, 38, é mãe de uma aluna do Grupo IV e explicou sua satisfação com a entrega do complexo. “Ver o Complexo Educacional pronto dá uma sensação de paz e alívio, porque como ela estudava numa creche que só tinha integral até o grupo III, aqui ela vai poder continuar passando o dia na creche. Tranquiliza muito ver um espaço grande como esse, com segurança, com uma gestão boa. A creche está linda, ela está apaixonada. E a creche ser perto de casa é bom demais, porque quando é distante tem um impacto muito grande no nosso dia a dia e aqui já esta na minha rota do trabalho”, afirmou ela. 

“Atualmente, a Rede Municipal do Recife oferta o ensino integral apenas na etapa de creche, do berçário ao grupo III. Os grupos IV e V são ofertados de forma regular. A chegada deste complexo traz uma novidade, o ensino integral também para os estudantes que estão na pré-escola, ou seja, nos grupos IV e V. Com isso, as famílias que matricularem suas crianças na creche, terão a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento educacional através de um ensino 100% integral, desde o berçário até o 9º ano do ensino fundamental, tornando-os prontos para o ensino médio”, destaca Amancio. 

Ao concluir a pré-escola, o estudante seguirá diretamente a trajetória educacional na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, que acolhe turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A estrutura da escola conta com uma área verde de mais de 1.400 metros quadrados; 20 salas de aula; biblioteca; sala de recursos para a educação especial; laboratório de ciências; espaço maker; espaço de robótica e programação; coordenação pedagógica; sala de música e artes; área administrativa; serviços; refeitório; solários; e quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, palco e camarim. Tudo isso distribuído em um prédio com dois pavimentos.

Edson Ferreira comanda o Tarde RP e lidera audiência no Agreste Pernambucano
Publicado em 07/02/2025 às 08:51

Definitivamente a Rádio RPFM (104.3) chegou para ficar e marcar época na comunicação do Agreste pernambucano. Com uma programação de alto padrão a emissora já lidera a audiência em várias cidades do Polo de Confecções, com músicas de qualidade e radiojornalismo de primeira qualidade.


Na parte da tarde o comunicador Edson Ferreira comanda o Tarde RP, que prima por uma seleção musical voltada a grandes sucessos do pop nacional, com destaque para sucessos das décadas de 1980 e 1990 e MPB. O programa tem ainda uma atenção especial para o jornalismo, com notícias do estado, do Brasil e do mundo.


Sintonize a 104.3, a RPFM, e confira a toda a programação, que em 2025 deverá ganhar mais reforços, com a contratação de novos profissionais e o investimento em sua programação.

Rodrigo Pinheiro entrega Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na Vila do Juá
Publicado em 07/02/2025 às 08:12

O Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, por meio das Secretarias de Educação e Esportes e de Infraestrutura Urbana e Obras, entregou, nesta quarta-feira (5), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Liquinha - Maria Jesus da Conceição, na Vila do Juá, no 2º Distrito da zona rural do município.


Com capacidade para atender 230 crianças, a unidade conta com um espaço planejado para atender alunos e professores. Além de dispor de um pátio coberto, proporcionando maior integração para atividades em várias faixas etárias, e 10 salas de aula climatizadas, que atenderão alunos do Berçário ao Pré II. 


O projeto foi desenvolvido conforme o padrão estabelecido pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para CMEI Tipo I, assegurando um ambiente propício ao aprendizado, ao acolhimento e à formação das crianças da Vila do Juá e região. Seu nome homenageia uma mulher, trabalhadora, que marcou a história da comunidade, perpetuando seu legado de dedicação, força e perseverança para as futuras gerações.

 

“A entrega do CMEI representa um grande avanço para a educação na zona rural da nossa cidade. Esta unidade foi cuidadosamente planejada para oferecer um ambiente moderno, seguro e inclusivo, com infraestrutura adequada para garantir que nossas crianças tenham as melhores condições de ensino e aprendizagem. Vamos continuar levando educação de qualidade a cada canto da nossa cidade”, disse o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Governadora Raquel Lyra entrega novas viaturas e equipamentos para as Forças Operacionais e fortalece segurança pública
Publicado em 07/02/2025 às 08:10

Aquisições garantem uma resposta mais eficiente e célere à população de todas as regiões de Pernambuco


Investindo na reestruturação das Forças de Segurança de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (6), novas viaturas e equipamentos para reforçar as atividades operacionais dos órgãos de segurança. Durante a cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, foram entregues 133 novas viaturas para a Polícia Militar (PMPE), Polícia Civil (PCPE), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros (CBMPE). Além disso, o CBMPE recebeu 152 equipamentos operacionais, que também serão direcionados na assistência à população afetada pelas chuvas. Ao todo, 285 novos itens vão intensificar o trabalho do efetivo nos principais batalhões de todo o Estado através do Juntos pela Segurança.


“Estamos fazendo, desde o início do nosso mandato, o maior investimento na história do Corpo de Bombeiros Militar, além de estarmos entregando viaturas para as polícias para garantir a segurança pública no Estado. Somente hoje, tivemos uma entrega de mais de R$ 7 milhões de equipamentos aos Bombeiros, em parceria com o Governo Federal. Também foram entregues botes infláveis que permitem garantir o salvamento de pessoas em momentos de inundações, como as ocorridas nos últimos dias na Região Metropolitana do Recife, e itens de combate a incêndios. Estamos muito confiantes do trabalho para que a gente possa atender a cada necessidade da população pernambucana”, ressaltou a governadora Raquel Lyra. 


Do total de viaturas, 127 são locadas, com valor anual de R$ 3,2 milhões, e vão integrar a frota operacional da Secretaria de Defesa Social, sendo 104 motocicletas e 16 caminhonetes 4x4 para a Polícia Militar, seis caminhonetes 4x4 para a Polícia Civil e uma caminhonete 4x4 para a Defesa Civil. As motocicletas serão destinadas a todas as regiões, além de reforçar o projeto da Patrulha Rural, proporcionando um atendimento de maneira mais célere e eficaz aos moradores das zonas rurais. As outras seis viaturas serão para o Corpo de Bombeiros e foram adquiridas por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), no valor total de R$ 7,1 milhões.


"A Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata têm sofrido muito com as chuvas e hoje nós temos a entrega de quatro novas viaturas de salvamento, equipadas com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para essas ações. Esta evolução constante na adição da frota proporciona melhores condições de desempenho às Forças Operativas e garante uma resposta mais eficiente e célere à população”, disse o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho.


De acordo com o comandante geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, este reforço é necessário por dois motivos. “Primeiro porque as motocicletas chegam em locais onde as viaturas não conseguem e segundo porque as viaturas da Patrulha Rural conseguem fazer o policiamento comunitário e na área rural”, pontuou. O chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite, destacou a importância das aquisições. "As caminhonetes nos darão a facilidade de adentrar em locais que hoje não teríamos acesso. As unidades estão recebendo essas caminhonetes que vão nos dar uma melhor mobilidade”, explicou.


O Corpo de Bombeiros também foi contemplado com 152 novos itens que serão voltados aos serviços de salvamento e vistorias técnicas, como botes infláveis, coletes para mergulho, compressores de ar e desfibriladores. Destaque para duas viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), quatro viaturas de Auto Busca e Salvamento Média (ABSM), além de 18 embarcações.